You are on page 1of 4

Ciclo celular

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa


A Wikipdia possui o portal: Portal de Biologia Celular

Em biologia, chama-se ciclo celular o conjunto de processos que se passam numa clula viva entre duas divises celulares. O ciclo celular consiste na intrfase e na fase mittica, que inclui a mitose e a diviso celular (citocinese).[1]

Esquema do ciclo celular: I=Interfase, M=Fase Mittica. A durao da fase mittica em relao s outras fases encontra-se exagerada.

ndice

1 Fases do ciclo celular o 1.1 Intrfase o 1.2 Fase mittica 1.2.1 Mitose 1.2.2 Citocinese 2 Regulao do ciclo celular 3 Referncias

[editar] Fases do ciclo celular

[editar] Intrfase
A vida de uma clula comea no momento em que a diviso celular que a originou acaba e termina quando ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa). A interfase corresponde ao perodo entre o final de uma diviso celular e o incio da outra. Geralmente a clula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas no so visveis ao microscpio ptico. um perodo de intensa atividade na clula, quando ocorre a duplicao do material gentico.[1] A interfase divide-se em trs fases:

Fase G1 o Nesta fase sintetizam-se muitas protenas, enzimas e RNA, verifica-se tambm a formao de organitos celulares e, consequentemente, a clula cresce. Fase S
o o

nesta fase que ocorre a auto-replicao das molculas de DNA (diz-se no plural porque para cada cromossomo existe uma molcula de DNA) A partir deste momento os cromossomos passam a possuir dois cromatdeos ligados por um centrmero.

Fase G2 o Neste perodo d-se a sintese de molculas necessrias diviso celular (como os centrolos).

As fases G e S possuem estas denominaes em decorrncia de abreviaes do ingls G para gap (intervalo) e S para synthesis (sntese).

[editar] Fase mittica


Como j foi dito a fase mittica divide-se em duas fases: a Mitose (ou cariocinese) e a Citocinese. [editar] Mitose Nesta fase ocorre a diviso nuclear (nas clulas eucariticas). um processo contnuo, no entanto distinguem-se quatro fases:[1]

Prfase a etapa mais longa da mitose; Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais curtos, possibilitando assim o seu visionamento no Microscpio ptico; o Os dois pares de centrolos afastam-se em sentidos opostos, entre eles forma-se o fuso acromtico (sistema de microtbulos protecos que se agrupam e formam fibrilas); o Quando os centrolos alcanam os plos da clula o Invlucro nuclear quebra e os nuclolos desaparecem. Metfase o Os Cromossomos atingem a mxima condensao;
o o

O fuso acromtico completa o desenvolvimento e algumas fibrilas ligamse aos centrmeros (as outras ligam os dois centrolos); o Os Cromossomos encontram-se alinhados no plano equatorial (plano equidistante dos dois plos da clulas) constituindo a Placa equatorial. Anfase o A anfase comea pela duplicao dos centrmeros, libertando as cromtides-irms que passam a ser chamadas de cromossomos-filhos.As fibras do fuso, ligadas aos centrmeros, encurtam, puxando os cromossomos para os plos da clula.A anfase uma fase rpida, caracterizada pela migrao dos cromossomos para os plos do fuso. o As fibrilas encurtam-se e comeam a afastar-se; o D-se a clivagem dos centrmeros. Os cromatdios que antes pertenciam ao mesmo cromossoma, agora separados, constituem dois cromossomas independentes. Telfase o A membrana nuclear forma-se volta dos cromossomas de cada plo da clula, passando a existir assim dois ncleos com informao gentica igual; o Os nclolos reaparecem; o O fuso mittico dissolve-se; o Os Cromossomos descondensam e tornam-se menos visveis;

[editar] Citocinese Corresponde diviso celular e, consequentemente, individualizao das duas clulasfilhas;[1] A citocinese difere conforme a clula for animal ou vegetal. Na clula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contrctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a Membrana plasmtica para dentro at que as duas clulas-filhas se separam. Assim podemos dizer que a citocinese animal e centripta porque ocorre de fora para dentro. Na clula vegetal a parede celular no permite o estrangulamento do citoplasma; em vez disso formada na regio equatorial uma nova parede celular. Para isso vesculas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam, fundindo-se, uma estrutura que a membrana plasmtica das clulas filhas. Mais tarde, por deposio de fibrilas de celulose forma-se nessa regio a parede celular. As vesiculas golgianas contem elementos constituintes da parede celular, como pectinas . Esta citocinese e centrifuga, pois ocorre de dentro para fora, isto e, fundem-se primeiro as vesiculas goliganas interiores e depois as mais exteriores de uma forma progressiva.

[editar] Regulao do ciclo celular


O ciclo celular pode parar em determinados pontos e s avana se determinadas condies se verificarem, tais como a presena de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a clula atinge determinadas dimenses. A regulao do ciclo celular realizada por ciclinas e por quinases ciclino-dependentes.

Certas clulas, como os neurnios, param de se dividir quando o animal atinge o estado adulto, mantendo-se durante o resto da vida do indivduo na fase G0. Existem trs momentos em que os mecanismos de regulao atuam:

Na fase G1 o No fim desta fase existem clulas que no iniciam um novo ciclo ou que no esto em condies de o fazer, essas clulas permanecem num estgio denominado G0. o As razes para a clula passar para o estdio G0 podem ser: Clulas que no se dividem mais, essas clulas permanecero neste estgio at a sua morte, so exemplos os neurnios e as clulas das fibras musculares. Clulas que no obtiveram a quantidade de nutrientes necessria; Clulas que no atingiram o tamanho requerido.

Alem disso, no final de G1, a clula entra em apoptose celular, caso sejam detectados erros no DNA impossveis de reparar.

Na fase G2 o Antes de iniciar-se a mitose existe outro momento de controle - caso a replicao do DNA no tenha ocorrido correctamente o ciclo pode ser interrompido e a clula volta a iniciar a fase S. Na metfase o No final da metfase evidencia-se mais um mecanismo de regulao responsvel pela verificao da ligao do fuso acromtico com os cromossomas, de forma a que migre sempre um dos cromatdeos para os plos.

You might also like