You are on page 1of 8

CENTRO EDUCACIONAL CASULO

MACHADO DE ASSIS - O ALIENISTA

GRUPO: AMANDA, DANIELA, JOO, LARISSA, LORENA, LUCAS LEITE, RAPHAEL QUEIROZ E THBATA. PROFESSORA: FERNANDA MATRIA: LITERATURA TURMA: 2001

OUTUBRO 2011

Trabalho Escrito O Alienista Machado de Assis, em O alienista, ao criar a personagem Simo Bacamarte, revela o paradoxo de um mdico que anseia de forma doentia a cura para a insanidade, a loucura, o alienismo. O autor produz na narrativa situaes irreversveis que dessacralizam a figura do mito do cientista, especialista e mdico. Ironicamente, o escritor questiona as verdades cientficas positivistas to comuns sua poca. Estilo da poca Embora no se possa prender Machado de Assis s delimitaes de um estilo de poca, parece-nos pondervel em O Alienista o estilo de poca realista a que Machado, indiretamente, estava ligado. Como voc deve saber, a base cultural e histrica do Realismo a cincia, que dominou as atenes na segunda metade do sculo XIX, chegando mesmo a adentrar no sculo XX. Varreu o mundo uma onda impetuosa de materialismo, como o positivismo de Conte, o evolucionismo de Darwin, o psicologismo de Wundt, o determinismo de Taine, que se alastra pelo esprito humano como uma verdadeira paixo. Nasce da o gosto pela anlise (psicolgica ou sociolgica), a objetividade, a observao, a fidelidade, a impassibilidade, a impessoalidade, etc. que so as caractersticas dominantes no Realismo. A preocupao na literatura era mostrar a realidade, formando-lhe um retrato fiel e preciso. Neste sentido, pode-se dizer que o Realismo foi um estilo engajado-vetado para a realidade, assumindo uma atitude polmica e crtica em relao sociedade burguesa de ento e aos valores apregoados pela poca. Em suma, como chegou a afirmar Ea de Queiroz: "o Realismo a anatomia do carter. a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."

1. A grande caracterstica realista em O Alienista o tom satrico e irnico


que perpassa a obra, numa crtica ao mesmo tempo veemente e humorstica dos valores cientficos da poca. Aqui Machado se volta, impiedosamente, contra a tirania cientificista do Dr. Simo Bacamarte, tirania essa que vem configurada no prprio nome do doutor (="bacamarte"). o que observa Eugnio Gomes quando afirma: "n O Alienista o Dr. Simo Bacamarte, j caracterizado pelo sobrenome, institui a ditadura da cincia com um autoritarismo feroz, que revela as duas faces da stira: a da monomania ideolgica e a da crueldade do homem contra o homem em nome de princpios sagrados" (op. cit. p. 12).

"Se o Humanismo importa num libelo aos sistemas filosficos da passada centria, O Alienista constitui a maior invectiva j feita s suas convices cientficas." Afirma Vianna Moog (op. cit. p. 132). Mas a stira do conto no se volta apenas contra a cincia. Est patente tambm no livro a figura do barbeiro que encarna a figura dos chefes polticos. E dos pices de ironia e sarcasmos cheio de humor a passagem em que Machado de Assis narra a tomada do governo pela fora das circunstncias, quando se invertem os papis de modo ridculo e cmico.

2. Alm deste ingrediente prprio do Realismo, pode-se observar ainda no


livro a preocupao em narrar a histria com esprito de objetividade e impessoalidade, apresentando com fidelidade os fatos contidos nas "crnicas": "Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses, no mesmo estado em que entrou, sem Ter podido alcanas nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco, alm dele, em Itagua". (ob. Cit. p. 135). 3. Da perspectiva do Dr. Bacamarte, o gosto pela anlise se acha configurada com diversas passagens. O doutor era homem de cincia, como se sabe, e a sua abordagem de realidade tinha que ser, obviamente, dele, empanados pela cogitao, subiam do livro ao teto e baixavam do teto a livro, cegos para a realidade exterior, videntes para os profundos trabalhos mentais" (op. cit. p. 207). Estilo Machadiano A mensagem transmitida por Machado de Assis em seus livros tem sempre como veculo de expresso um estilo inconfundvel, marcado pelo humor e pela ironia, em uma linguagem sempre correta e bem cuidada, alm de sbria e apurada.

1. Posto como irradiao das Memrias Pstumas de Brs Cubas, O Alienista


herdou desse romance o gosto pelo humor, pela ironia, pela stira, pelo sarcasmo. Como as Memrias, O Alienista tambm escrito "com a pena da galhofa e a tinta da melancolia". Todo o livro pode ser colocado como exemplo desses ingredientes. Dentre outros exemplos que o livro oferece, o alienista escolhe a esposa para perpetuar a dinastia, justificando assim a escolha a um tio, visto no ser a eleita (= D. Evaristo) muito bonita: "Simo Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condies fisiolgicas e anatmicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sos e inteligentes" (op. cit. p. 179). Apesar da escolha criteriosa (quase cientfica), D. Evarista no lhe deu nenhum filho: "D. Evarista mentiu s esperanas do Dr. Bacamarte, no lhe deu filhos

robustos nem mofinos" (P. 180), embora o doutor tivesse feito "um estudo profundo da matria" e enviado "consultas s universidades italianas e alems". Outro exemplo claro a resposta que o alienista d ao rei de Portugal desejoso de prend-lo na metrpole para usufruir de seus conhecimentos: "- A Cincia, disse ele Sua Majestade, o meu emprego nico; Itagua o meu universo" (op. cit. p. 179). Carregado de humor e ironia o episdio do barbeiro, que foi recolhido Casa Verde por Ter liderado a rebelio que deps a "Cmara", e, recolhido uma segunda vez, por manifestar-se indisposto (um ato de lucidez) a participar-se de uma segunda rebelio: "Preso por Ter co, preso por no Ter co! Exclamou o infeliz" (op. cit. p. 229). 2. Outra constante no estilo de Machado de Assis o gosto pelas citaes que comprovam algum pensamento que quer transmitir ou servem de suporte a alguma ironia ou idia. De qualquer forma, as citaes sempre constituem uma dificuldade para o leitor mediano e refletem a cultura machadiana, apesar de seu autodidaticismo. 3. Outra coisa que sempre chama a ateno na leitura de Machado de Assis o "status" das suas personagens: em geral, so pessoas bem estabelecidas na vida cujo nico trabalho serem personagens de Machado de Assis. Isto reflete ao padro de vida da sociedade de ento caracterizadamente burguesa. Alis, como quer Gustavo Coro, reflete tambm qualquer coisa do escritor: "Como homem e cidado, Machado de Assis um genuno representante da sociedade liberal burguesa, e h de ser por isto que, insensivelmente, inconscientemente, o trabalho no entra na dinmica de sua fico". Estrutura da Obra 1. Trata-se de um conto um tanto longo, estruturado em treze captulos. 2. Quanto montagem, interessante observar que Machado de Assis se fundamenta em possveis "crnicas". Observe que, com alguma freqncia, ele se refere aos "cronistas" e s "crnicas da vila de Itagua" como, alis, tem incio O Alienista: "As crnicas da vila de Itagua dizem que em tempos remotos vivera ali um certo mdico, o Dr. Simo Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos mdicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas." (op. cit. p. 179). 3. A narrativa feita em terceira pessoa, com o narrador fundamentado nas aludidas crnicas. 4. evidente que a ao se desenvolve em torno do Dr. Simo Bacamarte, no passando as outras de personagens referenciais.

a) Dr. Simo Bacamarte: o protagonista da estria. A cincia era o seu


universo o seu "emprego nico", como diz. "Homem de Cincia, e s de Cincia, nada o consternava fora da Cincia" (p. 189). Representa bem a caricatura do depotismo cientificista do sculo XIX (como est no prprio sobrenome). Acabou se tornando vtima de suas prprias idias, recolhendo-se Casa Verde por se considerar o nico crebro bem organizado de Itagua. D. Evarista: a eleita do Dr. Bacamarte para consorte de suas glrias cientficas. Embora no fosse "bonita nem simptica", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reuni condies fisiolgicas e anatmicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, so e inteligentes" (p. 179). Chegou a ser recolhida Casa Verde, certa vez, por manifestar algum desequilbrio mental. Crispim Soares: era o boticrio. Muito amigo do Dr. Bacamarte e grande admirador de sua obra humanitria. Tambm passou pela Casa Verde, pois no soube "ser prudente em tempos de revoluo", aderindo, momentaneamente, causa do barbeiro. Padre Lopes: era o vigrio local. Homem de muitas virtudes, foi recolhido tambm Casa Verde por isso mesmo. Depois foi posto em liberdade porque sua reverendssima se saiu muito bem numa traduo de grego e hebraico, embora no soubesse nada dessas lnguas. Foi considerado normal apesar da aureola de santo. Porfrio, o barbeiro: sua participao no conto das mais importantes, posto que representa a caricatura poltica na satrica machadiana. Representa bem a ambio de poder, quando lidera a rebelio que deps o governo legal. Foi preso na Casa Verde duas vezes; primeiro, por Ter liderado a rebelio; segundo, porque se negou a participar de uma segunda revoluo: "preso por Ter co, preso por no Ter co" (pg 229).

b)

c)

d)

e)

Outros figurantes aparecem no conto. Cada um representando anomalias e possveis virtudes do ser humano. H loucos de todos os tipos no livro. Problemtica Apresentada Embora no sculo passado, a obra machadiana se revela sempre atual, visto que a problemtica apresentada pelo autor tem sentido universal: so os eternos problemas humanos que Machado, na sua viso aquilina, analisa de maneira profunda e pungente. "E vo assim as cousas humanas!" exclama ele no cap. XI. As cousas humanas de qualquer poca, porque as verdades patticas e pungentes que envolvem a espcie humana no envelhecem. Talvez envileam. Os sculos correm e sempre a mesma loucura, numa repetio cada vez mais acelerada e alucinante. A Psiquiatra ou a Psicanlise moderna uma rplica da Cincia do Dr. Bacamarte. A Casa Verde caberia os loucos do mundo atual. Itagua, sem dvida,

apenas uma metonmia. O fenmeno universal, - o que parecia "uma ilha" era, na verdade, "um continente", como comeava a suspeitar o Dr. Bacamarte. Dois aspectos so ponderveis em O Alienista, colocados, na viso machadiana, satiricamente:

1. A stira ao cientificismo da poca, configurada no Dr. Simo Bacamarte.


O despotismo cientificista do Dr. Bacamarte na populao de Itagua ia capitulando impiedosamente. Em nome da Cincia, "quatro quintos da populao estavam aposentados na Casa Verde" (p. 222). Implantou-se o terror na cidadezinha. "No se sabia j quem estava so, nem quem estava doudo" (p. 202). A Casa Verde chegou a ser considerada "um crcere privado" por um mdico sem clnica, dadas as excentricidades cientificistas do Dr. Bacamarte. A situao chegou a tal ponto, que, liderada pelo barbeiro, eclodiu uma rebelio em Itagua. A Casa Verde se tornara a "Bastilha da razo humana." Era preciso destru-la. Era preciso destruir o Dr. Bacamarte. "Morra o Dr. Bacamarte! Morra o tirano!" (p. 207). "- Abaixo a Casa Verde!" (p. 208). Os nimos se serenaram quando o Dr. Bacamarte "recolheu Casa Verde a prpria mulher, a quem amava com todas as foras da alma. Ningum mais tinha o direito de resistir-lhe, menos ainda o de atribuir-lhe intuitos alheios Cincia" (op. cit. p. 221). Mas o inesperado haveria de acontecer nas experincias cientficas do Dr. Bacamarte: revendo a sua teoria a respeito da loucura, o doutor chegou a concluso sensata (quase toda a populao de Itagua estava encerrada na Casa Verde) de que tinha que "admitir como normal e exemplar o desequilbrio das faculdades e como hipteses patolgicas todos os casos em que aquele equilbrio fosse ininterrupto" (p. 222). Quer dizer, seria considerado louco agora todo aquele que manifestasse, "perfeito equilbrio das faculdades mentais": num mundo de mentecaptos "louco" seria quem manifestasse alguma virtude, "um crebro bem organizado". Em nome da Cincia, o Dr. Bacamarte procedeu nova caa cientificista: o padre Lemos, um juiz-de-fora, um vereador honesto, um antigo rival que manifestou "retido de sentimentos, boa f, respeito humano e generosidade" (p. 226) a mulher do boticrio que revelara alguma "beleza moral", e mais alguns espcimes raros que viviam em Itagua. Colhido o material, o doutor procedeu anlise dos exemplares e ao paciente trabalho da cura dos pacientes: "cada beleza moral ou mental era atacada no ponto em que a perfeio parecia mais slida; e o efeito era certo" (p. 231).

Nenhuma virtude dos "equilibrados morais ou mentais" conseguia resistir s provas a que os submetia o Dr. Bacamarte. A todos, o alienista ia restituindo a liberdade, depois de demonstrar "o perfeito desequilbrio do crebro" (p. 233) de cada um deles. Todos voltavam louca e alucinante vida normal de cada dia. Ser que "no havia loucos em Itagua?" "Itagua no possuiria um nico crebro concertado?" (p. 233). O Dr. Bacamarte ia chegando a essas concluses. O trabalho da Cincia tinha sido em vo. A cincia no conseguiu alterar a rota alucinante da humanidade. E, entre alegre e triste, o Dr. Bacamarte chegou a concluso de que o nico "crebro bem organizado" em Itagua era o dele. Submetido prova, o doutor se revelou como o nico possuidor de "um perfeito equilbrio das faculdades mentais e morais". Estava comprovado: O Dr. Bacamarte era o nico louco de Itagua. E, "com os olhos acesos de convico cientfica", o Dr. Simo Bacamarte, o mais ilustre dos sbios dessas paisagens, recolheu-se, solenemente Casa Verde: era uma exigncia da cincia. Por trs da stira machadiana, escondem-se os eternos e pungentes dramas humanos: o homem na sua caminhada pela vida fora, numa corrida louca e insensata. Mais do que uma histria, diz Massaud Moiss, O Alienista uma interpretao condensada na angstia do homem em face de sua condio de alienado na terra onde vive e sua priso apenas desfeita pela morte ou pela loucura impiedosa. o problema do homem de sempre em face das mesmas interrogaes. No gesto derradeiro do Dr. Bacamarte, mais uma ironia profunda de Machado de Assis: num mundo de mentecaptos e alienados, s os lcidos (= os que tm perfeito equilbrio mental e moral) so os verdadeiros loucos.

2. A segunda stira machadiana de carter poltico e se concentra na


figura do barbeiro Porfrio que, eferamente, se tornou "o protetor da vila (de Itagua) em nome de Sua Majestade e do povo". Seu objetivo era "libertar Itagua da Casa Verde e do terrvel Simo Bacamarte" (p. 213). Seu reinado, entretanto, dura pouco, sendo deposto por outro barbeiro, numa manobra rpida e fulminante. A maneira como Machado de Assis narra os fatos bastante humorstica dentro do contexto da obra. O episdio de Itagua, sem dvida, no desmente as tradies polticas e revolucionrias. Nem mesmo desmente as tradies do belicoso povo latino-americano. Esto a os exemplos atuais: quase que diariamente se v governo que cai e outro que sobe nos pases latinoamericanos. O poder cai nas mos de mentecaptos, como esse barbeiro do conto, que pouca coisa entende alm da navalha e da barba. Levados pela ambio do poder e pelas circunstncias do momento se elegem como ditadores vitalcios em defesa dos ideais democrticos e da ordem, em manobras rpidas e fulminantes.

You might also like