You are on page 1of 10

O ESPAO COSTEIRO EM ESTILHAOS: resistncias, permanncias e transformaes (a insero) do cumbuco a partir da modernizao seletiva do capital

Eider de Olivindo Cavalcante AGB- Seo Fortaleza UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR eidercavalcante@hotmail.com

A desordem varrer a ordem, da qual ela expresso para criar outra ordem. Esta ser a grande surpresa. Henri Lefebvre

RESUMO Em perodos histricos pretritos o po, ou seja, sua escassez era tpico das principais pautas de debates. Todavia, na modernidade, como nos diz Lefebvre, o espao passa a ser a nova raridade, fomentada pelas crises de sobreacumulao do capital e o seu processo de reestruturao produtiva, oriundas desde a dcada de 1970 que intensificou a busca por novos espaos e setores de produo, de explorao e de dominao, como o lazer, a vida cotidiana, o conhecimento e a arte, a urbanizao. Neste sentido, analisamos o Cumbuco (comunidade pesqueira martima), que est em conflito com o atual processo de modernizao da Zona Costeira Cearense, comunidade que est sendo estilhaada pelo modo de vida da sociedade urbana. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade, modernizao, transformaes.

INTRODUO Divulga-se neste pequeno ensaio os primeiros resultados da pesquisa que tem como objetivo analisar os conflitos, mudanas e permanncias do Cumbuco (comunidade pesqueira martima localizada no municpio de Caucaia no estado do Cear), diante as contradies inerentes a especulao imobiliria, a valorizao do espao, ao processo de urbanizao e a atividade do turismo. A comunidade supracitada se destaca, j ao observarmos a sua paisagem, pois a aproximadamente 30 km (Oeste) de Fortaleza, em meio as Dunas, coqueiros e o mar, chegamos a um pequeno conglomerado de pequenas casas de alvenaria sufocado por grandes pousadas, barracas de praia (de donos estrangeiros), boates, resorts, grandes manses, lojas e toda uma infra-estrutura que vem ao auxlio de uma dinmica que no existia no local h alguns anos.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Este pequeno conglomerado mencionado que conhecido como Cumbuco se consubstancia como residncia de uma parte dos pescadores martimos da localidade, que tiram da labuta pesqueira, em meio ao sol e o mar, o sustento dirio de suas famlias. Pescadores esses, que alm de todos os transtornos dirios do ato de pescar em uma pequena jangada, paquete ou bote em mar aberto; da crise atual da pesca artesanal; do fato de um s pescador ter vrias embarcaes, enquanto os demais serem somente empregados; de todos os conflitos com os atravessadores; hoje, esses pescadores tm seu cotidiano bombardeado por todo um leque de novos conflitos e contradies que comeam a por em cheque a identidade de comunidade pesqueira martima. Sobre uma bela amenidade natural, uma grande duna mvel, um pouco antes da entrada do Cumbuco, podemos ver ainda, uma srie de prottipos de residncias inacabadas com total desorganizao e insalubridade. Fruto da sada de pescadores e/ou filhos de pescadores de suas antigas residncias e que esto construindo suas moradias sobre das dunas, distante do seu local de trabalho, escola, lazer etc.. As noites da comunidade, hoje, so assoladas pelo consumo de drogas e pela prostituio, adentrando nesta dinmica filhas e filhos destes pescadores e/ou moradores da comunidade. Neste sentido, temos como questo principal de nosso trabalho, verificar se suas tradies, costumes e modos de vida especficos foram/esto sendo suplantadas pelo modo de vida urbano. Se o Cumbuco, como espao social est sendo estilhaado pela modernizao do capital (espao abstrato).

ENTRE AS ORDENS PRXIMAS E DISTANTES DO CUMBUCO

Apresentamos como fio condutor a atual conjuntura histrico-geogrfica que marcada por uma srie de mudanas e transformaes que impressionam pela rapidez e fluidez dos momentos, fruto da acelerao contempornea (SANTOS, 1997). A sociedade est a cada dia mais integrada/ fragmentada devido (re)produo das relaes de produo capitalista. O Estado do Cear, neste contexto, vem sofrendo, nas ltimas dcadas, importantes mudanas em sua dimenso socioespacial, transformaes essas que ocorrem principalmente em funo da introduo das novas dinmicas da racionalizao capitalista que operam no estado, fruto do movimento de mundializao do capital.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

neste sentido que apresentamos o Cumbuco (litoral oeste do Estado do Cear), localizado no municpio de Caucaia que se configura como o segundo maior municpio do Estado, no cerne de sua populao e ainda se localiza na Regio Metropolitana de Fortaleza. A partir das tessituras construdas por Santos (1994) o espao costeiro, nessas ltimas dcadas, vem sendo caracterizado como um dos pontos luminosos visto o seu recente processo de modernizao, ao afirmar que o capital externo busca novos espaos para a produo ou informao, atuando seletivamente nos espaos. E trabalhando nesta argumentao Lima (2007) afirma que estes espaos, que antes consistiam como neutros para a acumulao capitalista, passam a ser estratgicos e seletivos para a acumulao do capital. Com a iniciativa de comear a fazer o processo de superao da anlise das aparncias formais da paisagem e entender quais determinaes que levaram a insero da zona costeira do Cumbuco, como tambm todo o contexto de reestruturao socioespacial no estado do Cear, faz necessrio entender como o capitalismo conseguiu superar suas crises de sobreacumulao, que constitui a pedra fundamental para a teorizao espacial. Resposta que encontramos em Lefebvre (1973, p.21) ao afirmar que fora ocupando o espao, produzindo um espao, que o capitalismo conseguiu sobreviver a suas crises de sobreacumulao, mesmo sem resolv-las. E Harvey, numa tentativa de empiricisar e superar os pensamentos de Lefebvre e de outros pensadores, procura construir uma anlise da dialtica do interior-exterior, que trata da continuidade da acumulao primitiva, que nos atuais contextos, o autor vai chamar de acumulao por espoliao, afirmando que as anlises fixadas somente na dialtica interna entendem como no mais relevantes a acumulao baseada na relao predatria e fraudulenta e na violncia de uma etapa original, todavia, Harvey aponta para a continuidade destas relaes. ( HARVEY, 2005, p. 120). A teorizao da acumulao por espoliao primordial para entendermos a atual modernizao seletiva no Estado do Cear, particularmente do espao costeiro do Cumbuco, pois segundo Harvey (2005) a acumulao por espoliao, no cerne do processo de expanso geogrfica do capital, toma maior fora com a crise do capitalismo na dcada de 1970, pois somente as indstrias no suportavam os investimentos de capital sobreacumulado, se fazendo necessrio a espoliao de territrios onde se ainda se podia observar a primazia do espao social e o seu no estilhaamento pelo espao abstrato calcado no consumo dirigido.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Com as contribuies de Lefebvre podemos perceber que esta modernizao a fora do espao abstrato correspondendo a exteriorizao de prticas econmicas e polticas que se originam com a classe capitalista e com o Estado, que se apresenta de homogneo/fragmentado e hierrquico, que subordinam o espao social, este ultimo referente ao espao de valores de uso produzidos pela complexa interao de todas as classes na vivncia diria, criados historicamente no Cumbuco. Em outras palavras, o valor de uso do espao existente no cotidiano da comunidade subordinada ao valor de troca da sociedade do consumo dirigido, ou seja, o espao costeiro passa a ser utilizado diretamente na reproduo das relaes de produo capitalistas. Assim, para analisarmos o atual patamar da modernizao tendemos a nos aprofundar na anlise do ordenamento espao-temporal ou ajuste espacial, que no caso do espao costeiro tem como principais vetores os investimentos tursticos e o processo de urbanizao (ambiente construdo) e que em nossa argumentao so os principais agentes espoliadores gerados pela modernizao seletiva do capital no contexto do Cumbuco. Contudo, faz-se a ressalva que o espao local cearense tem suas determinaes que se relacionam dialeticamente com as ordens distantes, principalmente no contexto iniciado nos anos sessenta, com o chamado governo dos coronis e se consolidando a partir de 1987 com o denominado Governo das Mudanas. Segundo Quintiliano e Lima (2008), a atuao do dito Governo das Mudanas se caracterizou como a prtica rgida do receiturio da modernidade atual, fazendo aluso ao que Milton Santos denominou de guerra dos lugares, de acordo com a configurao territorial e as contrapartidas de cada Estado para absorver em seus territrios os mais diversos ramos de atividades, podendo visualizar o papel fundamental do Estado no atual estgio do processo de reestruturao socio-espacial do Cear.

RESISTNCIAS, PERMANNCIAS E TRANSFORMAES DA REALIDADE SOCIOESPACIAL DO CUMBUCO

O principal vetor da modernizao da zona costeira cearense o turismo, atividade que atualmente tambm ocupa um papel importante no conjunto de relaes polticas e econmicas do Cear. Atividade que vem se consolidando cada vez mais no estado devido diversos fatores dentre os quais Coriolano e Fernandes (2007) destacam: as possibilidades de acesso a todo o territrio

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

cearense, a oferta da criao de atrativos naturais e culturais para o turista, a qualidade profissional dos servios prestados, os equipamentos tursticos e o marketing. A zona costeira cearense torna-se um dos principais focos de interesse dos turistas por oferecer amenidades naturais como: praias, dunas, falsias, lagoas, enseadas, entre outros, que atrai a preferncia dos visitantes por suas belezas naturais e para o aproveitamento do sol e do mar. Essa oferta fortalecida pela construo de equipamentos hoteleiros, resorts, pousadas e parques temticos. Entretanto, a ocupao da zona costeira e sua funcionalidade vo sendo delineadas de maneira diferente seja atualmente, seja no desenrolar socioespacial do Brasil pelos diferentes processos/conflitos que influenciam essa formao socioespacial. Nesse contexto, a reestruturao do capital e a busca de novos espaos para o lucro desencadearam uma valorizao da zona costeira, consumindo-a enquanto espao de lazer e no decorrer do tempo essa nova racionalidade, fomentada pela crise de sobreacumulao do capital e o seu processo de reestruturao produtiva, oriundas desde a dcada de 1970, intensificou a busca por novos setores e espaos de produo, de explorao e de dominao, como o lazer, a vida cotidiana, o conhecimento e a arte, a urbanizao (Lefebvre, 2006). Fato que incitou mudanas na estrutura de vida das populaes costeiras. A zona costeira passa a ser disputada, no contexto do Cumbuco mais fortemente na dcada de 90, pelos agentes imobilirios que se articulam em prol de certo tipo de urbanizao, localizada junto ao mar e em suas imediaes. A inteno desta mudana visa dotar esses espaos de infra-estruturas fsicas, ou seja, todo um aparato que fomenta formao de um ambiente construdo (HARVEY, 2005), com a instalao de calamentos, energia eltrica, servio de telefonia, saneamento bsico e gua potvel, para a valorizao dos mesmos com a finalidade de venda e da explorao de atividades tursticas. O processo de insero do cumbuco comeou na dcada de 1970, mas s realmente adentra na economia mundial na dcada de 1990, com a sua incorporao na cadeia produtiva, principalmente com as atividades tursticas e com o forte processo de urbanizao. O Cear, com uma extensa linha de costa de 573 km de atrativas praias, passou pelo processo de implantao de melhorias na infra-estrutura viria e de servios atravs do poder estatal, propiciando a implantao dos empreendimentos imobilirios e tursticos, no qual gerou intensivas mudanas e conflitos socioespaciais e que impactam diretamente na realidade das comunidades pesqueiras. Fato no vivenciado somente no cumbuco, mas tambm em vrias outras

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

comunidades espalhadas pelo territrio cearense, levando muitas comunidades a se organizarem diante principalmente por conta dos grileiros e especuladores imobilirios que por sua vez pe em risco a permanncia destas comunidades e suas prticas (LIMA, 2002). Neste sentido, o PRODETUR NE, programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste, foi aplicado no final da dcada de 1980 na Bahia, Cear, Pernambuco e Rio Grande do Norte na inteno de apontar para a possibilidade de fortalecimento do estado local (governos locais estaduais), com indicao de projetos prprios, definidores de suas aes estratgicas e de suas reas prioritrias. O estado Cear, especificamente com o PRODETUR CE, programa de desenvolvimento do Turismo do Cear, passa a captar recursos nacionais e estrangeiros, no sentido de suscitar o desenvolvimento da atividade turstica, principalmente a internacional (DANTAS, 2002; BERNAL, 2004). No cumbuco, os primeiros sinais de mudanas ocorreram por volta de meados de 1970, antes do PRODETUR - CE, com o incio do processo de especulao imobiliria. O Cumbuco, aqui em estudo, passou por mudanas, em consonncia/conflito com a tendncia que se apresentava ao nvel mundial. O mesmo foi incorporado dinmica de mercado, tendo o intento de satisfazer aqueles que vm de fora. Assim, surgem as primeiras casas de veraneio, conhecidos como segundas residncias, e depois se percebe a dinamizao desse espao, com bares, chals, pousadas, resorts e outros estabelecimentos que tem como pblico alvo os consumidores desse espao e da imagem natural e rstica que ele trs. Nas palavras de Lefebvre (2008) o estilhaamento da comunidade tradicional. O Cumbuco, como se localiza na Regio Metropolitana de Fortaleza e pela proximidade com a capital cearense, tem uma dupla insero na modernizao seletiva do capital, em que a primeira consiste na prpria insero do litoral na acumulao do capital atravs do turismo, processo que no somente presente no litoral do Cumbuco, mas em vrias praias e municpios litorneos de nosso estado e que j apresenta um forte debate de pesquisadores Cearenses. Entretanto, o cumbuco tem uma forte peculiaridade, qual seja sua insero como continuao do espao costeiro da capital Fortaleza e principalmente pelas fortes marcas do processo de metropolizao. Todavia, cabe a ressalva que no temos como um de nossos objetivos a anlise do processo de metropolizao, mas buscar dentro do processo de urbanizao, principalmente atravs do debate do ambiente construdo, a (re)produo das relaes sociais de produo da sociedade do consumo dirigido.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Com tal projeto de insero que se caracteriza como um verdadeiro agente espoliador da comunidade tradicional e com o exemplo colocado anteriormente de outras comunidades que comearam a se organizar, faz-se um pergunta: Eles, os pescadores e moradores em geral, no se organizam de nenhum modo para reivindicar seus direitos e deveres? Sim, no Cumbuco existe a associao da colnia de pescadores e a associao de moradores. Entretanto, essas organizaes ainda esto presas em prticas burocrticas, ao crdito na representatividade e com acordos com especuladores e gestores, diferentemente das prticas de outras comunidades destacadas por Lima (2007) que conseguiram formar um forte movimento em torno da iniciativa comum de garantir a manuteno de seus modos de vida, articulando-se interna e externamente a outras comunidades que sofrem o mesmo problema, formando verdadeiras frentes de luta e resistncia. Esta autora traa as vrias estratgias e aes bem sucedidas de outras comunidades que resistem e se (re)produzem bravamente diante a aes espoliadoras que a todo o momento tencionam sua expropriao. O Cumbuco, que por se localizar na Regio Metropolitana e por conta dos processos j mencionadas sofre um poder espoliante exacerbado, ainda peca no carter organizativo. Ficando praticamente inertes a complexidade dos acontecimentos, esperando de seus gestores alguns paliativos, como o exemplo do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida que parou todo um movimento pr-habitao que germinava. Fato que caracteriza o crdito das associaes locais para com a democracia representativa, que est longe das organizaes populares histricas que precederam esta forma de organizar os trabalhadores que primavam na construo de uma democracia popular-participativa, esta ultima que difere totalmente da democracia poltica vigente (PANNEKOEK, 2007). Diante do exposto podemos questionar: Como explicar a ocupao desordenada nas dunas do Cumbuco que tanto chama ateno na paisagem? Como compreender o processo referente a forma de relao entre a comunidade e o lugar, a partir da lgica da venda do espao enquanto mercadoria? Como compreender o contexto a qual a as atividades do turismo e o processo de urbanizao vem interferindo diretamente nessa dinmica de mudanas? Os dobramentos relacionados s novas formas de sobrevivncia destas comunidades frente ao mercado de trabalho renovado pelo turismo e lazer? O olhar de comunidade frente a todo esse turbilho? O que o muda e o que permanece neste contexto? A comunidade, em seu atual contexto, tem foras para

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

resistir/combater tais aes espoliadoras? Estaria se tornando apenas um povoado litorneo, no passo que perde suas caractersticas que permeiam as atividades da pesca e do extrativismo?

CONCLUSES PRELIMINARES O Cumbuco e suas tradies, costumes e modos de vida especficos esto sendo colocado em cheque vide um ponto crucial, qual seja o fatos dos moradores da comunidade esto saindo de suas casas e construindo suas casas sobre as dunas, alm do fato da insero de todo um leque de novas dinmicas que anteriormente no existiam. A falta de organizao e luta dos moradores, como tambm da associao e da colnia, condiz com tal poltica dominante. Afinal, somente h explorao com consentimento, bem como no h poltica porque antes no houve mobilizao expressiva dos moradores na luta por melhores condies de vida, para fazer a poltica deixar de ser omissa. Acredita-se ser necessrio perceber o papel da fragmentao das lutas, bem como a busca por interesses meramente imediatistas e individualizados dos moradores e de suas lideranas sobre as polticas pblicas. Parafraseando Milton Santos (2000), precisamos quebrar a hegemonia desta globalizao como perversidade e construir novas sociabilidades contra-hegemonias que possam mudar a realidade tanto dos pescadores e demais moradores de comunidades tradicionais, que mesmo com ataque, ainda no sucumbiram quanto os demais sujeitos da histria.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BERNAL, Maria Cleide Carlos. A Metrpole Emergente: a ao do capital imobilirio na estruturao urbana de Fortaleza. Fortaleza: Editora UFC/Banco do Nordeste do Brasil S.A, 2004. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re) produo do espao urbano. So Paulo: Edusp, 1994. _______. Lugar no/do mundo. Ed. Hucitec. So Paulo, 1996. _______. De la geografa de la acumulacin a la geografa de la reproduccin: un dilogo con Harvey. Diez aos de cambios en el Mundo, en la Geografa y en las Ciencias Sociales, 1999-2008. Actas del X Coloquio Internacional de Geocrtica, Universidad de Barcelona, 26-30 de mayo de 2008. MENDES, Eluziane Gonzaga; QUINTILIANO, Aridenio; CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Formao scio espacial do Cear. In: CORIOLANO, Luzia Neide; VASCONCELOS, Fbio Perdigo. Turismo e a relao sociedade-natureza: realidades, conflitos e resistncias.Fortaleza: Ed. Uece, 2007. MORAES, A. C. R. Contribuies para a gesto da zona costeira do Brasil. Elementos para uma Geografia do Litoral Brasileiro. So Paulo: Hucitec/Edusp, 2007. CORIOLANO, Luzia Neide M. T.; FERNANDES; Laura Mary M. Turismo: Aes e contradies da Realidade Cearense. In: Cear: um novo Olhar Geogrfico. Silva, J. B. da; Cavalcante, T. C.; Dantas, E. (org.) Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007. DANTAS, Eustgio W. . O Pescador na Terra. In: Cear: um novo Olhar Geogrfico. Silva, J. B. da; Cavalcante, T. C.; Dantas, E. (org.) Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007. GEERTZ, Clifford. Uma descrio Densa: Por uma teoria interpretativa da cultura. In: A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989. GOTTDIENER, Mark. A produo social do espao urbano. So Paulo, Ed. Edusp, 1997. HARVEY, David. O Novo Imperialismo. So Paulo: Loyola, 2005. KRIPPENDORF, Jost. Desenvolvimento do turismo em harmonia com os seres humanos e o ambiente natural.In: Gastal, Suzana (Org.). Turismo: investigao e crtica. So Paulo: Contexto, 2002. LEFEBVRE, Henri. A reproduo das relaes de produo. Porto: Escorpio, 1973. ______. Vida cotidiana no mundo moderno. So Paulo: tica, 1991. ______. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. ______. O direito cidade. 4 ed. So Paulo: Centauro, 2006. ______. Espao e Poltica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

______. O espao e o Estado. (p. 259 324). In : LEFEBVRE, Henri. De l'tat. Tome VI. Paris: Union Gnrale dEdition, 1976. Tradutor e ano da traduo desconhecidos. LIMA, Maria do Cu de. Comunidades Pesqueiras Martimas no Cear: territrio, costume e conflitos. So Paulo, 2002. 22f. Tese de Doutorado. Universidade de So Paulo (FFLCH), 2002. ______. Comunidades Pesqueiras martimas do Cear: mariscando resistncias. In: Cear: um novo olhar geogrfico. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007. LIMA, Luis Cruz. Redes de integrao do territrio cearense: dos caminhos da pecuria as estradas virtuais. In: SILVA, J. B. et al (Orgs.). Cear: um novo olhar Geogrfico. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 2007. OLIVA, Jaime Tadeu . O Espao Geogrfico como componente social. Terra Livre, So Paulo, v. no 17, 2002. PANNEKOEK, Anton . A Revoluo dos trabalhadores. Editora Barba Ruiva. Brasil, 2007. QUINTILIANO, Aridenio Bezerra; LIMA, Luiz Cruz. Reestruturao socioespacial do Cear: aes do Estado. Fortaleza: EdUECE, 2008. SANTOS, Milton. A natureza do espao. Tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1997. ________. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal, Rio de Janeiro, Record, 2000 ________. Pensando o espao do homem. So Paulo: Edusp, 2007. SOUZA, Marcelo Lopes de . Em torno de um hfen. Formao (Presidente Prudente), v. 15, p. 159-161, 2008.

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

You might also like