You are on page 1of 3

[11/2/2008]

Curva de progresso da mancha de olho pardo do cafeeiro


A Mancha de Olho Pardo do cafeeiro, causada pelo fungo Cercospora coffeicola (Berk. & Cooke), uma doena de ampla distribuio geogrfica, nas regies produtoras da Amrica do Sul e Amrica Central. uma doena que recebe vrias denominaes (nomes), dependendo do local onde ocorre, tais como: "Cercosporiose", "manchas circulares", "mancha de olho pardo", "mancha olho de pomba", "Chiasparria", "mancha de hierro", "mancha del fruto del cafeto" e "brown eye spot". No Brasil, em funo da expanso da cafeicultura para reas de solos de baixa fertilidade natural, com dficit hdrico e o plantio de cultivares de alta capacidade produtiva, o ataque da doena tem sido mais severo, principalmente nas trs primeiras safras de cultivo. Nas reas tradicionais de cultivo, at pouco tempo atrs era uma doena considerada de importncia secundria. ndices cada vez mais elevados da doena vm sendo registrados nas lavouras com o passar dos anos e o prejuzo causado acaba passando despercebido. Pouca ateno est sendo dada nos estudos epidemiolgicos da doena em condies de campo, visando estabelecer poca mais adequada de manejo e quantificao dos prejuzos causados. O controle qumico geralmente feito na mesma poca da ferrugem do cafeeiro. Mesmo assim alguma desfolha nas plantas devido a mancha de olho pardo ocorre na poca mais seca e fria do ano. Em lavouras corretamente adubadas tambm tem sido encontrada a doena nesta poca do ano. A mancha de olho pardo favorecida por fatores ligados ao hospedeiro, ao patgeno, ao ambiente e ao manejo. Entre eles destacam: baixas temperaturas, alta umidade relativa do ar, ventos frios, excesso de insolao, deficincia hdrica severa no solo, nutrio desequilibrada ou deficiente (principalmente nitrognio e potssio), sistema radicular pouco desenvolvido (causado por adensamento de solo ou "pio torto"), ausncia de gentipos resistentes ao patgeno, aplicao intensiva de fungicidas sistmicos via solo ou foliar com mecanismo de ao especfico sobre ferrugem, entre outros. Os condios (esporos do fungo capazes de causar doena) so formados principalmente noite e em dias frios e nublados. Eles so produzidos em grandes quantidades nas leses presentes em ambas as faces da folha e tambm na superfcie dos frutos atacados. Pesquisadores da Colmbia relataram que a produo de inculo (condios) est diretamente relacionada com a umidade relativa, sendo mais favorecida no perodo das chuvas, mas podem ser produzidos o ano inteiro.

Figura 1 - Produo de condios e conidiforos de C. coffeicola nas leses presentes em frutos e folhas de caf. Conidiforo a estrutura sobre a qual so produzidos os condios. O vento e gua de chuva ou de irrigao so os principais agentes de disseminao da doena no campo, fazendo com que os condios produzidos numa leso doente atinjam a superfcie de folhas e frutos sadios. Os condios germinam em ampla faixa de temperatura, variando de 15 a 30o C, sendo que a temperatura tima observada para crescimento em meio de cultura no laboratrio (crescimento "in vitro") est na faixa de 24 a 25o C. As condies climticas de campo ideais para ocorrncia de doena so aquelas de umidade relativa alta e temperatura variando entre 10 e 25o C. Para germinar sobre a superfcie da folha, os condios necessitam de uma fina camada de gua livre, o que geralmente corresponde a uma umidade relativa maior ou igual a 92%. Nestas condies ocorre a formao do tubo germinativo que penetra diretamente nos estmatos foliares ou indiretamente por meio de ferimentos nos frutos, por exemplo, causados pela queimadura do sol. A incidncia da doena nas folhas e nos frutos ocorre em proporo direta com a quantidade de luz recebida pela lavoura. O excesso de luminosidade favorece o desenvolvimento da infeco em qualquer parte do limbo foliar, com queda prematura da folha, principalmente se as leses estiverem situadas mais prximas ao pecolo. Uma nica leso pode ser suficiente para causar a queda da folha.

A desfolha reduz drasticamente a relao folha/fruto nos ramos e expe os frutos a radiao solar direta, o que geralmente causa ferimentos em suas superfcies. Nos ramos desfolhados os frutos so invadidos pelo fungo, acelerando o processo de maturao, caindo antes que os demais frutos atinjam o ponto de colheita. O fungo normalmente sobrevive em folhas e frutos doentes. O emprego adequado de algumas medidas preventivas de controle como implantao de quebra vento em reas de encosta exposta alta intensidade luminosa; construo de curvas de nvel no terreno para conter a gua das chuvas; adio de matria orgnica no solo; acompanhamento da nutrio das plantas por meio da anlise qumica de solo e foliar; recomendao da adubao baseada nos resultados da anlise de solo; manejo adequado do mato de forma a evitar a exposio do solo nas reas de encosta podem at dispensar a adoo do controle qumico. Em muitos casos isto no tem sido suficiente para conter a evoluo da doena e mesmo adotando as prticas culturais adequadas, a incidncia da doena tem sido elevada nas lavouras. Alguns cultivares resistentes a ferrugem tm apresentado maior incidncia de mancha de olho pardo no campo, entretanto, ainda faltam estudos para compreender o problema. Tambm no existem fontes de resistncia contra C. coffeicola e o manejo da doena depende basicamente da associao de prticas culturais com controle qumico. Em razo da alta eficincia no controle qumico da ferrugem do cafeeiro com fungicidas de ao especfica, tm-se observado maior incidncia e severidade da mancha de olho pardo nas lavouras tratadas com estes produtos. Atualmente existem no mercado formulaes mistas contendo num mesmo produto comercial ingredientes ativos com ao contra Hemileia vastatrix e contra C. coffeicola (misturas de triazis+ estrobilurinas e outras misturas). Alguns triazis, como por exemplo, o tebuconazol tem ao contra as duas doenas. De maneira geral, os fungicidas cpricos so eficientes no controle da mancha de olho pardo, com destaque para o Oxicloreto de Cobre. O controle qumico da doena deve ser iniciado na poca de frutificao e maturao dos frutos, devido ao maior estresse fisiolgico causado nas plantas pelo esgotamento nutricional. Alguns programas de controle baseiam-se apenas no uso de calendrios fixos de aplicao de fungicidas protetores ou sistmicos, enquanto outros visam a integrao de fungicidas cpricos e ou fungicidas sistmicos com ao conjunta no controle da ferrugem e da mancha de olho pardo, no perodo de dezembro a maro. Em Viosa-MG acompanhamos a evoluo da doena num talho irrigado por gotejamento e num talho sem irrigao durante seis anos (Figura 1). Observou-se que nos meses de novembro e dezembro a porcentagem de infeco foi mais baixa na maioria dos anos avaliados, tanto no talho irrigado quanto no talho no irrigado. Os picos de incidncia da mancha de olho pardo variaram de ano para ano, entre os meses de maro e outubro.

Clique na imagem para ampli-la. Figura 2 - Curva de progresso da mancha de olho pardo em cafeeiro irrigado e no irrigado, na regio de Viosa-MG, entre janeiro de 2001 a junho de 2006. * Os meses dentro dos crculos azuis correspondem ao pico da doena ocorrido em cada ano. A curva de progresso da doena foi semelhante nos dois talhes avaliados. Trabalho realizado por Talamini et al., 2003, mostrou que os picos de incidncia da doena na regio de Lavras-MG ocorreram entre os meses de maio a setembro. Juliatti et al, 2001 observou no cerrado mineiro que o pico de incidncia da mancha de olho pardo ocorreu entre os meses de junho e julho, devido aos aspectos nutricionais da planta e das condies climticas presentes nesta poca do ano, como baixas temperaturas e dficit hdrico no solo. Em geral a curva de progresso da doena varia entre os talhes numa mesma propriedade, em funo da nutrio das plantas, das condies climticas locais, da exposio da lavoura, das condies fsicas do solo e da irrigao, mas estabelecer a poca de maior incidncia da doena no campo de importncia fundamental no estabelecimento de prticas adequadas ao manejo doena. Manter um controle eficiente da ferrugem importante para manter a produtividade do cafeeiro. Entretanto, os trabalhos acima mostraram que a mancha de olho pardo pode causar desfolha numa poca em que as plantas

podem estar enfolhadas no campo devido ao controle eficiente da ferrugem. Por outro lado, a poca de pico da doena coincide com a poca da colheita, limitando a aplicao de fungicidas nas lavouras. Logo precisamos investir em trabalhos de pesquisas e no manejo integrado da doena para quantificar as perdas e danos causados pela doena nesta poca de forma a manter a doena dentro de determinados nveis que no causem danos nas plantas e prejuzos aos produtores. Bibliografia Consultada Almeida, S.R. (1986) Doenas do cafeeiro. In: Rena, A.B.; Malavolta, E.; Rocha, M.; Yamada, T. Cultura do caf: fatores que afetam a produtividade. Piracicaba, Associao Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato. pp. 391-399. Buitrago, S.H.L.; Fernandez, B.O. (1982). Esporulacin "In vitro" de Cercospora coffeicola Berk y Cooke. Cenicaf (Colmbia) 33: 3-14. Carvalho, V.L.; Chalfoun, S.M. (1998). Manejo integrado das principais doenas do cafeeiro. Informe Agropecurio. Belo Horizonte. 19:27-35. Chupp, C.A. (1953). Monograph of the Fungus Genus Cercospora. Ed. Ithaca, New York. 667p. Echandi, E. (1959). La chasparria de los cafetos causada por el hongo Cercospora coffeicola Berk and Cooke. Turrialba (Costa Rica) 9: 54-67. EMATER -MG. (2003). Cercosporiose do Cafeeiro. Informativo do caf. Ano II, no 13. Fernandez, B.O., Cadena, G.G., Lopez, D.S., Buitrago, S.H.L.; Arango, B.L.G. (1983). La mancha de hierro del cafeto Cercospora coffeicola Berk y Cooke: biologa, epidemiologa y control. Pars (Francia), ASIC. pp.541-551. Juliatti, F.C., Ramos, A.S., Mendona, F.C.; Santos, C.M. (2000). Incidncia e severidade da cercosporiose em lavoura cafeeira conduzida sob diferentes sistemas de irrigao e lminas dgua. In: II Simpsio de Pesquisa dos Cafs do Brasil - Poos de Caldas, MG. Resumos expandidos... pp. 219-222. Juliatti, F.C., Silva, S.A.; Juliatti, F.C. (2001). Problemas Fitossanitrios em Culturas Sob Piv Central no Tringulo Mineiro e Alto Paranaiba. In: L. Zambolim, L. Manejo Integrado e Fitossanidade: cultivo protegido, piv central e plantio direto. Viosa. pp. 205 - 255. Leguizamon, C.J.E. (1997) La mancha de hierro del cafeto. Avances Tcnicos Cenicaf (Colombia) pp. 1-8. Lopez, D. S.; Fernandez, B.O. (1969) Epidemiologa de la mancha de hierro del cafeto/Cercospora coffeicola/ Berk y Cook.. Cenicaf (Colombia) 20: 3-19. Quesada, G.T.R. (1950). Estudios sobre la mancha de la hoja del caf producida por Cercospora en la regin de urrialba, Costa Rica. Turrialba (Costa Rica) 90 p. Siddiqi, M.A. (1970). Incidence, development and symptoms of Cercospora disease of coffee in Malawi. Transactions of the British Mycological Society. 54: 415-421. Somarriba, B.G., Monterroso, S.D.; Gutierrez, G.J. (1995). Epidemiologa de la mancha de hierro del caf (Cercospora coffeicola Berk & Cooke) en las regiones norte y pacfico de Nicaragua. Simpsio sobre Caficultura Latinoamericana (16. : 1993 : Managua, Nicaragua) 1: 340-350. TalaminI, V.; Pozza, E.A.; Souza, P.E.; Silva, A. M. (2003). Progresso da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro (Coffea arabica L.) com diferentes pocas de incio e parcelamento da fertirrigao. Cincia e Agrotecnologia 27: 141-149. Zambolim, L.; Do Vale, F.X.R. (1997). Controle de Doenas de Plantas: grandes culturas. Viosa: UFV. V.1, pp.83-141. Anterior | Prxima

You might also like