You are on page 1of 16

PRESENA AFRICANA NA AMAZNIA

NAPOLEAO FIGUEIREDO,
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO

PARA

A pesquisa cientfica sobre os contingentes tnicos formadores da atual sociedade brasileira, bem como dos processos scio-culturais ocorridos no perodo de quatro sculos de relao tnico-cultural, somente nos ltimos anos tem sido objeto cie uma anlise metodizada por parte de antroplogos brasileiros e estrangeiros. O elemento indgena, o colonizador portugus e o escravo africano (nenhum deles portador de unidade Ctnica e cultural), produziram os mais diversos tipos tnicos no Brasil - mulato, mameluco, crioulo, cafuso, curiboca, cabra, caboclo, pardo -, representam os elementos bsicos na formao de uma sociedade luso-brasileira, posteriormente de uma sociedade neebrasileira que nos dias de hoje expressa caractersticas pr6prias, definidas de tal modo, que forma uma sociedade nacional. O incio da evoluo desse conjunto encontrado no empreendimento da colonizao, caracterizado fundamentalmente por um sistema patriarcal, de explorao latifundiria, monocultora e escravocrata, com base na plantao da cana-de-acar introduzida pelo elemento portugus no nordeste brasileiro. A anlise desse processo envolve preliminarmente uma perspectiva de trabalho, pois duas alternativas so oferecidas: a primeira, nos levaria a tratar o tema debaixo de uma vizualizao global, onde a formao da sociedade brasileira, quer do ponto de vista tnico quer cultural, seria -i. resultante de atividades econmicas que criaram uma infra-estrutura, em torno da qual todas as relaes tnicas e culturais se fizeram, dando como conseqncia, subculturas regionais, configuradas de forma terica em regies culturais brasileiras. Digues J r . (1960), partindo das relaes entre o meio fsico e as condies econmicas, das inter-relaes do processo de crescimento demogrfico, econmico, social e cultural, e das ocupaes dos vazios demogrficos, divide o Brasil em regies culturais ('-z) , as quais, apesar da aparente diversificao, guardam entretanto uma unidade marcante que por sua vez caracteriza o que poderamos chamar de cultura brasileira.
Nordeste Agrrio do Litoral, MediterrAneo Pastoril, Amazbnia, Centro-Oeste, (1-2) Pastoril do Extremo-Sul, Colonizao Estrangeira, CaM, Industrial, Cacau, Sal e Pesca.

145

A segunda alternativa envolveria uma viso etnogrfica do problema, isto , o estudo em separado do elemento indgena, do portugus e do africano, portadores de nveis de cultura diferentes ( 3 ) , bem como dos demais grupos que, de forma tnica ou cultural, tenham influenciado essa formao, trazendo como corolrio normal uma viso da realidade brasileira dos dias de hoje. Quanto primeira alternativa, o autor tentou anteriormente como tantos outros, especialmente Digues J r . (1960; 1963; 1963 A; 1964) , abordar o problema partindo basicamente das condies naturais oferccidas pelo meio fsico e da evoluo das atividades econmicas, para concluir que os processos dessa ocupao foram fundamente vinculados s caractersticas fisiogrficas de cada poro do territrio brasileiro (Figueiredo & Vergolino e Silva, 1971; Figueiredo, 1973) . A "fazenda", nome genrico com que foram conhecidos esses pontos de convergncia e de fixao terra, quer fossem de base agrcola, pastoril, mineradora ou extrativista, formou os locais de encontro dessas culturas, que eram igualmente centros sociais e demogrficos, pois, alm de focos de produo econmica, era tambdm o elemento palpvel, mens~rvele atuante, que tornou possvel a ocupao e que, posteriormente, refletindo variedades de povoamento, condicionou a expanso das frentes pioneiras de penetrao. Esses focos ou ncleos correspondem, no Brasil, ao sentido do Plantation utilizado por Harris (1967), ou seja, "propriedade agrcola organizada para suprir um mercado abundante de capital, em que os fatores de produo so empregados primordialmente para aumentar o acmu10 de capital sem referncia s necessidades de gabarito social dos proprietrios; onde as relaes entre senhor e escravo eram fortemente personalizadas ou as relaes sociais tendiam a ser intimas e altamente pessoais". Assim, a "fazenda" constitui a "comunidade colonial" onde com o correr do temDo se estruturam as classes sociais e onde os casamentos e as relaes ilcitas contriburam para a mestiagem, que, dado o seu maior ou menor relacionamento com o colonizador, fizeram passar as grandes propriedades e os bens dos mais afortunados para os filhos das mulatas, mamelucas ou cabrochas, caracterizando, conforme condies, atividades econmicas e modos de vida, a ocupao da terra e a "tropicalizao" dessa nova sociedade emergente. A montagem de um modelo capaz de servir de base para a anlise dos elementos culturais que se mesclaram nos conduzir fatalmente segunda perspectiva de trabalho, qual seja o estudo em separado das con(3) Utilizando-se os critrios de Ribeiro (1969), constatariamos que essas culturas estavam atravessando os seguintes processos civilizat6rios: grupamentos indgenas De Aldeias Agrcolas Indiferenciadas; o colonizador portugus De Impbrios Mercantis Salvacionais; populaes africanas De Aldeias Agricolas Indiferenciadas a fIordas Pastoris NBmades.

tribuies do indigena, do portugus e do elemento africano, bem como de outros grupos tnicos de cuja mistura emerge a atual sociedade brasileira. Fixando a orientao do presente ensaio apenas no elemento africano, verificaramos que a tentativa de determinao tnica dos escravos africanos entrados no Brasil, utilizando-se como fonte os documentos do trfico negreiro e do comrcio de escravos, forma o contedo d o esquema historicista, encontrado nas obras de Joo Ribeiro, Slvio Romero e Pandi Calgeras, onde so investigados os locais de procedncia do trfico negro, bem como os pontos de entrada dos mesmos no Brasil e dos traos culturais de que esses africanos eram portadores, terminando por identificar como "bantus" os grupos tnicos africanos aqui entrados. Essas afirmaes, no havendo apresentado concluses satisfatrias, face a ausncia de veracidade de fontes, passaram a constituir os alicerces de um esquema falho, severamente analisado por Rodrigues (1945) que inicia por sua vez um outro tipo de anlise, o de etnologia comparada. Prosseguindo esses estudos, no logrou xito em sua tentativa de estabelecer concluses vlidas, pois, caindo no exdusivismo "nag", culmina por identificar como "sudanesas" todas as culturas africanas entradas no Brasil. Ramos (1951), seguindo a mesma orientao, analisa as sobrevivncias culturais dos grupos africanos no Brasil, classificando as mesmas em trs conjuntos distintos: Culturas Guineano-Sudanesas, Culturas Guineano-Sudanesas-Islamizadas e Culturas Bantu, que parece ter sido considerada vlida, a julgar pelo nm.ero considervel de monografias regionais publicadas, que seguiram a mesma orientao terica, tais como os trabalhos de Pereira (1947) e Eduardo (1966), para o Maranho, Fernandes (1941) e Ribeiro (1952) para Pernambuco; Duarte (1952) para Alagoas e Valente (1955; 1964), que apresentam quadros sincrticos e anlises de divindades afro-brasileiras A etapa seguinte, que representa a situao atual desses estudos no Brasil, no est mais voltada para a notcia histrica ou sobrevivncias culturais, porm a integrao do elemento negro, descendente do escravo africano, em uma sociedade de classes, onde se destacam os trabalhos de Fernandes (1960; 1965; 1968) ; Cardoso (1962) ; Ianni (1962), Costa (1966) e Pereira (1967) . Paralelamente a essa abordagem vamos encontrar os estudos de religies com sobrevivncias africanas e estudos de ajustamento social, onde so marcantes os trabalhos de Bastide (1945; 1961; 1971; 1973) ; Carneiro (1936; 1937; 1954; 1964) ; Eduardo (1966) ; Ribeiro (1952) ; Camargo (1961) ; Leacock (1972) ; Steger (1972) ; Gerbert (1970) e outros. O elemento africano tem sido objeto igualmente de anlise scio-histrica com nfase na economia e na estrutura social, na obra de Freyre (1951; 1952) onde traada a histria da sociedade patriarcal no Brasil ou nas obras de conjunto onde sobressaem os trabalhos de Ramos (1951) ;

Azevedo (1958) ; Prado Jr (1957) ; Furtado (1958) e Ditgues J r . (1963; 1963 A; 1964). O africano e seus descendentes aparecem ainda nas obras voltadas para o estudo da unidade nacional brasileira, tais como nos trabalhos de Bastide (1959) , Wagley (1965) , Lambert (1967) e Smith (1967)

Na Amaznia, esses estudos no ocorrem em termos de seqncias d e orientao terica. Partindo-se da anlise de considerar a Amaznia como um todo, a conquista da regio e domnio da terra somente podem ser entendidos por um complexo de foras geo-polticas que atuaram no espao geogrfico dessa rea (do qual participaram ndios, portuguses, africanos e mestios), formando um tringulo cujos vrtices apoiaram-se em Beltm, no Estado do Par; em Barcelos, no Estado do Amazonas e em Vila-Bela, no Estado de Mato Grosso (Mendona, 1963; 6A) . A expanso e manuteno desse territrio foi montada h base da instalao de fortificaes militares e de "aldeamentos" dirigidos por sacerdotes de diversas ordens religiosas. As primeiras, construdas em locais estratgicos que envolviam o conjunto ao longo das fronteiras vivas e mortas, tais como a Fortaleza de Macap, Fortaleza de So Joaquim, Forte de So JosC de Marabitana, Forte de So Gabriel da Cachoeira, Forte de Tabatinga, Forte de Bragana e Forte Prncipe da Beira, onde, para as mesmas, uma srie de recomendaes constantes de Cartas Rtgias, Alvars e Decises no s o mente aconselhavam como estimulavam o casamento entre portugueses e indias Os "aldeamentos" dirigidos por missionrios franciscanos da Provncia de Santo Antanio, Carmelitas, Mercedrios, Jesutas, Franciscanos da Provncia da Nossa Senhora da Piedade e Capuchos da Conceio da Beira e Minho, estabeleceram-se nas proximidades de Belm, nas atuais zonas bragantinas, guajarina, do Saigado e Gurupi; na Ilha de MarajS e no Amap. Subiram o Rio Tocantins e se instalaram nos afluentes do Amazonas (Xingu, Tapajs, Nhamund, Madeira e Negro) ; no Solimes confinaram com os aldeamentos espanhis e, em muitos casos, a penetrao no deu como resultado o estabelecimento de aldeias, entretanto atingiram os Rios Araguaia e Branco e a confluncia d o Uaups como O Negro (Maus, 1968:25) . Esses "aldeamentos" no eram dedicados apenas catequese ou s prticas religiosas, como tambm a atividades sociais e econmicas, imprimindo paralelamente a essas diretrizes, outras, capazes de encaminhar a populao nelas baseada a uma diversificao de atividades merc dos recursos existentes em sua localizao regional. Quanto ao elemento africano, as notas mais antigas nos so fornecidas pelos naturalistas viajantes, que em seus relatos nos trazem algumas informaes sobre os mesmos. Bates (1944:64) nos refere sobre a composio da populao de Belm; Agassiz (1938:195) nos relata passa-

gens da vida social da cidade; Wallace (1939:21) nos fala das festas e da participao da populao nas mesmas; Ferreira (1952; 1971) em sua iconografia, apresenta por sua vez instantneos de momento, onde aparece o africano participando da vida econmica; Spix & Martius (1938: 19) indicam apenas referncias de importao de escravos, enquanto os historiadores clssicos da Amaznia, entre eles Baena (1838) e Berredo (1849) trazem referncias sobre a atuao do negro na economia regional. Uma outra fonte de informao histrica C encontrada nos peri6dicos locais, especialmente no final do sculo passado e comeo deste, dizendo mais da presso policial s "casas de feitiaria" que perturbavam o sossego pblico nas ruidosas sesses noturnas, ou ao noticirio, tambm esparso, dos "despachos" da encruzilhada, que amedrontavam a populao dos subrbios distantes da cidade. Ao lado desse noticirio um fator constante: acusaes de "bruxas" e "feiticeiras", "espritos malficos". "magia negra" e "espritos demoniacos" que dominaram a "macumba" nos bairros pobres da cidade (Figueiredo & Vergolino e Silva, 1967; Vergolino e Silva, 1973) A situao atual de orientao histrica sobre o contingente africano na Amaznia parte da anlise feita de fontes primrias em arquivos coloniais, como se v dos trabalhos de Carreira (1969; 1972) , Dias (1970), Vergolino e Silva (1968; 1971) e Salles (1971) Esses estudos j nos permitem concluses parciais sobre o problema, quanto A modalidades do trfico, nmero aproximado de negros impors tados, portos de entrada e sua procedncia. Quanto s modalidades do trfico, o mesmo foi realizado sob diversos regimes. "O assento ou alistamento compulsrio de negros cativos na Africa, geralmente negociados com contratos da Fazenda Real com particulares - realizados nos Sculos XVII e XVIII; o estanque ou estanco, monoplio atribudo s companhias de comrcio; a iniciativa particular realizada irregularmente durante todo o perodo do trfico; o contrabando e finalmente, o comtruo interno, tambm de iniciativa particular, que deslocou escravos sobretudo da Praa da Bahia para o Maranho, e desta para o Par& atravs dos caminhos terrestres e feitos pelos comboieiros" (Salles, 1971:27) Quanto ao nmero de escravos introduzidos atravs das diversas modalidades, os dados so ainda incompletos e insuficientes para uma afirmao final sobre o assunto, entretanto, os conhecidos e constantes das obras de Carreira (1969; 1972) ; Dias (1970) e Vergolino e Silva (1971), levam-nos a acreditar que se elevam a mais de 53.000 o nmero de escravos africanos entrados na AmazGnia pelo porto de Belm. Vergolino e Silva (1971:32) ainda refere que a mo-de-obra escrava no era apenas utilizada na cidade de Belm e cercanias. Vamos encontrar essa mo-de-obra espalhada por toda a Amaznia. Em Belm, os escravos eram utilizados para os servios domsticos (cozinheira, costureira, ama-seca, criada de servir), como integrantes de bandas marciais, porteiros do Legislativo, nas construes navais, nas olarias, nos servios ur-

banos e de transporte, enfim, os servios que Ihes eram atribudos por seus possuidores, tais como amassadeiras de aai ou vendedora de tacac, pedreiros, ferreiros, sapateiros, carpinteiros, escultores, torneiros, alfaiates e teceles. Nos outros centros, tais como Ourm, Barcelos, Bragana, Macap, Boim, Ega, Oeiras, Camet, Santarm, Serpa, Bujaru, Benfica, Mazago, Acar, Borba, Vigia, Vila Vistosa, Arari, Vila Nova de Mazago, eram utilizados principalmente nas atividades agrcolas, especialmente nos engenhos de cana-de-acar, tais como o do Murutucu, nos limites de BeIm; Jaguarari, no Moju; Carmelo, no Tocantins; Cafezal, nas proximidades da Baa de Carnapij; Palheta, no arquiplago de Maraj e ainda nas reas das bacias dos Rios Acar, Capim, Moju, Igarap Miri e baixo Tocantins; nos trabalhos de fortificao (Macap) ; Olaria (Engenho do Carmelo) e tambm minerao (Borba) . O elemento africano participou tambm da pecuria principalmente ria Ilha de Maraj, especialmente nas misses religiosas existentes na ilha; em Cachoeira, Condeixa, Chaves, Monsars, Monforte e Muan. Desta forma, o escravo africano apresenta-se na Amaznia com as mesmas caractersticas sociais que se apresenta no resto do Brasil Colodial: o negro de campo e o negro domstico (Carneiro, 1964:6-10) Na primeira categoria est includo o negro de ofcio especializado nos trabalhos do engenho da cana-de-acar, e na segunda categoria, o negro de aluguel, onde seu trabalho era explorado diretamente, e o negro de ganho, onde se dava liberdade de ao para o escravo, em troca de certa quantia paga semanalmente pelo mesmo. Assim, Belm no era apenas porto de entrada de escravos africanos para o vale amaznico, porm, sua funo principal foi a de ser centro distribuidor dos mesmos para toda a regio. Esses escravos foram importados diretamente da Guin Portuguesa, pelos portos de Bissau e Cacheu, de Cabo Verde, de Cabinda e de Angola; indiretamente atravs dos portos do Maranho, Pernarnbuco, Bahia e outros portos brasileiros, bem como uma reduzida populao tambm penetrou a Ama. znia representada por grupos fugitivos das Guianas, que se instalaram em territrio brasileiro. Muitos dos escravos fugidos das senzalas organizaram quilombos nas adjacncias das principais cidades amaznicas e mesmo no interior da regio. No Par, ficaram celebres os mocambos dos Rios Curu, nas proximidades de Alenquer; Trombetas e Cumin, nas proximidades de Obidos e OriximinCi; Tocantins, nas proximidades de Tucurui, Mocajuba e Camet; Gurupi, na fronteira do Par e Maranho. No Maranho organizaram-se nos Rios Riaracassum e Turiau, nas vizinhanas da cidade de Turiau, e no Amap, nos Rios Oiapoque e Caloene, bem como perto de Mazago. Esses quilombos ou mocambos, como afirma Carneiro (1964-35)., constituram "um acontecimento singular na vida nacional seja qual for o ngulo por que o encaremos. Como forma de luta contra a escravi-

do, como estabelecimento humano, como organizao social, como reafinnao dos valores das culturas africanas sobre todos os aspectos, o quilomb revela-se como fato novo, nico, peculiar - uma sntese diltica. Movimento contra o estilo de vida que o branco queria lhe impor, o quilombo mantinha a sua independncia ?i custa das lavouras que os ex-escravos haviam aprendido com os seus senhores e a defendia quando iiecessrio, com as armas de fogo dos brancos e os arcos e flechas dos ndios. E embora em geral contra a sociedade que oprimia seus componentes, o quilombo aceitava muito dessa sociedade e foi, sem dvida, um passo importante para a nacionalizao da massa escrava". Terminado o trfico, ?i proporo que o tempo se estende e a escravaria ganha igualmente tempo para sobreviver, as mudanas sbcio-culturais sucessivas, ocorridas com o advento das leis do Ventre Livre e Septagenrios e finalmente com a Abolio, os descendentes desses escravos comeam a participar lentamente de uma sociedade estratificada, formando a base de uma pirmide social, misturados com mestios, mamelucos e caboclos, constituindo o proletariado urbano e rural. Todos os valores de que eram portadores foram perdidos, pois apesar dos elementos culturais que se mesclaram e onde muitos sofreram processos de adaptao e mudana, em tempo algum o portugus colonizador abriu mo dos padres bsicos de que era portador: a lngua, a religio, as instituies polticas, administrativas, sociais e morais, a organizao social, a maneira de construo dos povoados e vilas, a arquitetura (civil, militar ou religiosa), a vida em famlia e o esprito tradicionalista. Para tipificar o que restou desses valores, teramos evidentemente que partir da anlise dos padres culturais de que eram portadores esses elementos, oriundos de um cadinho cultural como 6 a Africa, com uma diversidade de culturas difcil de serem determinadas, pois muitas vezes, ou quase sempre, os padres culturais de que eram portadores os escravos exportados no coincidiam com os existentes nas reas dos portos de embarque com destino ao Brasil. Mesmo adotando-se um modelo terico como o de Ribeiro (1968) de classificao de cultura por nveis operacionais (4) vemos ser simplesmente impossvel realizar essa anlise.
-.-

Adotamos os critrios de Ribeiro (1969) de classificao da cultura por nveis (4) operacionais; o sistema adaptativo, compreendendo o conjunto integrado de modos culturais, de aqo sobre a natureza necessAria produo e reproduqo das condies materiais de existncia de uma sociedade: o sistema associativo, compreendendo os modos de regulamentaqo das relaes entre as pessoas para o efeito de atuarem conjugadamente no esforqo produtivo e na reproduo biolbgica d o grupo; e finalmente, o sistema ideolbgco, compreendendo alm das tcnicas p~odutivase das normas sociais em seu carter de saber abstrato, todas as formas de comunicao simbblica como a linguagem, as formulaes explcitas de conhecimento com respeito h naturaa e sociedade, os corpos de crena e as ordens de valores, bem como as explanaes, e m cujos termos os povos explicam seu modo de vida e conduta.

Incorporado compulsoriamente a uma sociedade que emergia, teve que adaptar-se s condies impostas pelo escravizador. Do nvel adaptativo, nada restou; o associativo lhe foi imposto, pois como afirma Harrie (1967) "quando os seres humanos tm o poder, a oportunidade e a necessidade se unem com membros do sexo oposto sem considerar a cor da pele ou a identidade do av. Sempre que a procriao livre numa populao de seres humanos restrita, porque um sistema maior de rela.es se encontra ameaado por semelhante liberdade". Quanto ao nvel ideolgico, ainda Harris (1967) que nos explic que "o efeito do plantation sobre as sobrevivncias dos elementos religiosos de interesse todo especial.. Uma vez que os cultos africanos constavam principalmente de danas rtmicas, de msica e de cantorias em suas fases pblicas, provvel que os senhores de engenho no apenas permitissem como at mesmo encorajassem esses vestgios africanos. Certamente quando trabalhavam no campo podiam os escravos cantar e marcar o ritmo, mantendo a produo do trabalho. Ao cair da noite, a dana com o acompanhamento de tambores era permitida e encorajada como diverso que ajudava a levantar o moral dos escravos. Enquanto os escravos faziam tentativas de associar o panteo africano ao panteo catlico, seus senhores no ficavam particularmente interessados com tais atividades pags. " Desta forma, resta apenas a religio como instrumento de pesquisa. A anlise antropolgica de religies na Amaznia com sobrevivncias africanas somente tem inicio com o estabelecimento de "reas de culto" constantes dos trabalhos de Bastide (1971:243) para o qual esses cultos seriam a resultante do sincretismo afro-ibero-indgena, e estariam enquadrados no que ele denominou de "rea do catimb"; e de Carneiro (1964: 137) para o qual "h dois tipos de culto na rea C: o batuque e o babau, que correspondem s variedades transmitidas Amaznia respectivamente, por elementos egressos da casa de Nag e da casa das Minas em So Luiz". Quer nos centros urbanos quer nos rurais da regio, um esquema rgido e conceitual dessa natureza no pode ser aplicado. Os trabalhos de campo desenvolvidos na rea forneceram um material que veio demonstrar inicialmente, no que concernia ao aspecto espirico, no serem vlidos os esquemas etnolgicos assim estabelecidos. A montagem de um modelo mecnico decalcado em uma bibliografia falha, onde foram tomadas as informaes constantes dos autores clssicos da Amaznia, como ponto de referncia, aliadas utilizao de abordagem do tipo histrico comparativo ou mesmo ecltico, determinou para a rea amaznica a colocao do problema apenas em termos do que poderamos chamar de uma classificao didtica. Assim, julgamos que, como no foi realizado o estudo do trao econmico da regio e da evoluo do processo poltico desenvolvido na rea, acrescido de ausncia de anlise de correlaes mais profundas do

..

ponto de vista histrico, no foi possvel a esses autores irem alem de ensaios duvidosos, da a razo de ser da incidncia de um "africanismo" numa deformao da realidade. A citao vaga de documentos, a ausncia de pesquisa intensiva em fontes primrias e de trabalho de campo, condicionou a repetio de conceitos errneos, porem tidos como vlidos. As primeiras contradies na faixa interiorana foram encontradas por Galvo (1953; 1955), na regio de Gurup e confirmadas por Figueiredo & Vergolino e Silva (1972) na regio do alto Cairari, quando se constatou que "fracamente assistido pelos sacerdotes catlicos e pelos missionrios evanglicos, o indivduo e a comunidade recorrem a outras crenas, que reunidas s catlicas, constituem a sua religio, o catolicismo uma filosofia de vida que se sobrepe a idias locais, cuja origem diversa, mas que dependem sobretudo de influncias amerndias absorvidas na moderna cultura do caboclo amaznico" (Galvo 1953:4-5) Nesse mundo espiritual, os Santos so entidades que protegem no somente os homens como as comunidades em que vivem, e que, devidamente reverenciados sob as formas as mais diversas, garantem prosperidade, sade e felicidade. Sua atuao, entretanto, no e total, pois existem situaes em que sua fora impotente. Essas situaes encontradas no mundo sobrenatural e na prpria natureza so fruto da atuao de outras entidades que habitam a floresta e o fundo dos rios. Esse mundo mitolgico tem suas raizes nas crenas indgenas e a prpria designao dessas entidades 6 expressa por palavras tambtm de procedncia indgena, que no guardam mais o modelo nem a funo primitiva, pois foram reformuladas pela influncia do catolicismo, dos cultos afro-brasileiros e outras, oriundas do contato dessas populaes interioranas com as frentes de penetrao nacional. Assim, o mundo sobrenatural e as instituies religiosas existentes no interior da Amaznia so a resultante, como a prpria subcultura amaznica - da integrao dos elementos culturais, de que eram portadores os que participaram do processo de colonizao da regio e as mudanas culturais hoje encontradas so decorrentes da transformao de uma sociedade colonial de ndios, portugueses, africanos e mestios, na atual sociedade amaznica. A colocao do problema. no centro macro-regional da rea, que Belm, "revela mudanas no nvel ideolgico de seus habitantes, pois se no interior paralelamente existe uma crena e uma prtica de pajelana cabocla; nos centros urbanos esse mesmo cristianismo se dilui na adeso s religies medinicas, sejam elas de fundo evangelico (Pentecostal) , kardecista (Espiritismo) e sinatica (Afro-Brasileiro) ", (Vergolino e Silva, 1973) O visitante que em Belem, sem rumo certo, percorre noite os su. brbios da cidade, invariavelmente atrado pelo toque de tambores e pelos cnticos entoados nos "terreiros".

Penetrando em qualquer uma dessas casas de culto, a experincia religiosa (5) que ir observar a resultante de um longo processo aculturativo, onde se encontram amalgamados, formando um corpo de crena nico, reminiscncias ou sobrevivncias africanas, catolicismo, xamanismo indgena, pajelana cabocla, kardecismo, teosofismo, preceitos de sociedades secretas e, dificilmente, sem anlise mais profunda, poder entender o mecanismo de funcionamento e o significado da cerimnia que observa. Esses centros medinicos esto agrupados na cidade em duas associaes distintas: a Federao Esprita Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros e o Supremo Conselho da Umbanda Crist. A primeira congrega atualmente 416 casas de culto espalhadas pela cidade e no interior do Estado, e fundamentalmente apresenta trs tipos de culto: o Nag, a Jurema e a Umbanda, com uma srie de variantes, enquanto o Supremo Conselho da Umbanda Crist congrega algumas casas que guardam uma certa unidade de funcionamento. Constata-se, igualmente, a existncia de um grande nmero de casas de culto, sem filiao associativa e sem registro policial, disseminadas pela cidade, dos subrbios mais distantes aos modernos edifcios de apartamentos no centro urbano, que funcionam como cultos domsticos ou familiares, reunindo parentes e amigos mais chegados em determinados dias da semana, para a realizao do cerimonial. Todas essas casas de culto, como j havia sido anteriormente observado por Carneiro (1964: 121-142), em uma vizualizao genrica do Brasil, guardam entre si uma certa unidade de estrutura e funcionamento, caracterizada pelo fenmeno da "incorporao" ou possesso, o carter pessoal da divindade que "baixa", a presena de Exu como mensageiro e a utilizao de processos divinatrios os mais diversos (o destino) . Entretanto, as entidades que "baixam", reformuladas e reinterpretadas ao longo do tempo, sofrem nos dias de hoje impactos cada vez maiores. "Nas estantes de livros dos pais e mes-de-santo, ao lado de uma literatura no codificada, adquirida nos mercados, feiras ou ainda em casas especializadas, onde se vendem tambm banhos, defumaes, amuletos e imagens (catlicas, ou no), encontram-se obras de autores nacionais e estrangeiros que realizaram estudos sobre esses cultos". (Figueiredo & Vergolino e Silva, 1966; Figueiredo, 1974) As idias encontradas na leitura dessa bibliografia so reformuladas e reinterpretadas dentro da experincia religiosa de cada um desses

( 5 ) O material utilizado no presente ensaio foi coletado em pesquisa de campo realizada no perodo 1966/1971 - Projeto Batuques de BelCm Universidade Federal do Pari Napoleo Figueiredo & Anaiza Vergolino e Silva. As colees etnogrificas recolhidas integram o acervo da disciplina Etnologia e Etnografia do Brasil da mesma Universidade (Col. Figueiredo & Vergolino e Silva. 1967 ns. 330 a 699; 947 a 981; Col. Vergolino e Silva & Figueiredo. 1970 ns. 1160 a 1198 e Col. Figueiredo, 1973 ns. 1259 a 1268).

chefes de culto, que as transmitem a seus "filhos" e "filhas", e ao mesmo tempo que conquistam dimenses locais, diversificam-se na unidade de cada uma dessas casas de culto, que funcionam assim com caractersticas prprias. Muitas das entidades encontradas na antiga mitologia africana, com o correr do tempo foram desaparecendo, e as que sobreviveram identificaram-se com os santos catlicos, e hoje, nessa complexa liturgia, emergem e chefiam "linhas" cada uma delas com sete "legies". Cada "legio" tem seu "guia chefe" que por sua vez chefia sete entidades menores, cada uma delas chefiando outras tantas, numa progresso infinita, onde se encontram misturados Santos Catlicos e Orixs Negros, fndios, Caboclos e Brancos, Pretos-Velhos e "Encantados", Gente Fina (Prncipes c Bares) e povos de civilizaes desaparecidas, Hindus e figuras ligadas ao teosofismo. Cada uma delas, portadora de identificaes prprias e, apesar da aparente diversidade litrgica integrada a cada uma dessas entidades, as mesmas guardam uma unidade de funo. Essas entidades contraem casamentos entre si - monogmicos e poligmicos (polindricos e polignicos) - ou simplesmente se "amigam" dando origem a uma numerosa prole e estabelecendo um intrincado sistema de parentesco com diversos "arranjos organizatrios" onde estabelecido um relacionamento formal ou informal nas diversas descendncias. Na clientela que frequenta essas casas de culto (associadas ou no) encontram-se representadas todas as classes sociais da cidade: o proletariado urbano, a classe media-baixa; a classe mdia-media; a classe mdia-alta e a classe alta. Na hora da dana ou dos "trabalhos" na "Guma" misturam-se domsticas, polticos, militares, servidores pblicos, profissionais liberais, senhoras elegantes citadas nas colunas do caf-society, todos nivelados no espao-tempo sagrado do "terreiro", participando sem distino de classe e cor desse experimento religioso. A representao das entidades que atuam nessas casas de culto tambm sofreu modificaes no tempo. Primeiramente representadas sob a forma de fetiches, proporo que o culto se modifica ganha propores de estaturia crist e finalmente conquista smbolos nos "pontos riscados" que se transformam em esculturas de ferro, com propriedades mgicas, adquiridas mediante "preparo" pelos "guias", servindo de apoio A foras extraterrenas e sobrenaturais. s As alfaias, utenslios e vasilhame so importados da Bahia ou Rio de Janeiro ou ainda de fabricao local, e a temos a registrar um fato interessante: enquanto o material de importao sempre de linha industrial e em srie, o confeccionado em Belm, como cuias, bilhas, copos ou pratos em barro, bem como as esculturas em forro, todos eles com dizeres ou smbolos representativos das entidades, so confeccionados de forma no seriada por artesos locais (pintadores de cuia, oleiros e ferreiros) que no pertencem a "irmandade", o que nos leva a concluir que esse artesanato, fabricado por gente que no "de dentro", sintoma da

difuso de um experimento religioso que se incorpora mentalidade mgica dos habitantes de Belm. Os portadores dessa mentalidade mgica agrupam-se por sua vez em trs categorias distintas: os ostensivos, os disfarados e os envergonhados. Os primeiros, participam e vivem o experimento religioso. So filiados s instituies associativas ou aos cultos de famlia ou de amigos em carter permanente. Identificam-se como membros da "irmanda&" e so reconhecidos pela coletividade como tal. Os segundos freqentam de maneira particular apenas uma ou outra casa de culto. associativa ou no, e ao mesmo tempo que partilham das "mirongas" do cerimonial, 1 praticam ostensivamente outro tipo de experimento religioso: freqentam missa, so membros de irmandades religiosas e dos Cursilhos da Cristandade ou ainda partilham do cerimonial das sinagogas. Os ltimos so frequentadores espordicos do culto, como tambm frequentam esporadicamente outro experimento religioso; mas, em suas casas, fazem as obrigaes do culto e do "santo", usam amuletos "preparados", porm no desejam identificar-se ou serem reconhecidos como participantes d o experimento (Figueiredo, 1974) . Essa nova abordagem que abandona o "africanismo" para estudar o fenmeno religioso como um todo, foi utilizada em Belm por Leacock (1964; 1964 A; 1971) e por Figueiredo & Vergolino e Silva (1966) O primeiro, adotando uma posio funcionalista, aborda o fenmeno como compensao em que se procura evidenciar "funes conscientes" (cura por exemplo) ou inconscientes (integrao e ajustamento numa sociedade que se urbaniza) ou ainda "deprivao" onde se pretende dar conta de um fato social atravs de motivaes individuais. Quanto aos segundos, adotando uma posio ecltica, deixaram de levar em conta a relevncia dessas "sobrevivncias africanas" num contextg presente, dando como resultante uma viso esttica do problema. Um outro tipo de abordagem est sendo realizado por Vergolino e Silva (1973) que partindo de uma situao social, uma cerimonia que pelo fato de aglutinar todo o conjunto da Federao Esprita Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros, por iniciativa de membros de sua Diretoria, poder permitir conhecer o histrico da mesma, sua organizao oficial e oficiosa, os processos de competio que nela ocorrem e, sobretudo, uma visiializao dos tipos de poder e prestgio que nela se apresentam. Quanto ao estudo da atual situao dos descendentes desse elemento africano, diludos em uma sociedade de classes, ainda no foram realizados na Amaznia. Finalmente quanto aos componentes raciais das populaes amaznicas, estudadas do ponto de vista gentico, temos a referir o trabalho de Xyres et alii (1968) que, utilizando marcadores genticos caractersticos de brancos, indios e negros africanos e cujas freqncias nas geraes parentais exibem diferenas acima de 10%, foram estimados preliminarmente em: branco 50y0; ndio 17y0; e negro 33%. Esses estudos prosse-

guem (6) e o ltimo informe sobre o assunto, onde foi analisado apenas um marcador gentico de toda populao estudada, revela: componentes caucaside 69y0; negride 16Y0 e ndio 15y0. Assim, concluiramos que, diludos no tempo e no espao amaznico, os traos somticos e culturais dos que participaram da conquista e da ocupao da rea (ndios, portugueses, africanos e mestios) amalgamaram-se e fundiram-se de tal forma, que impossvel dissociar qualquer um deles. Todos esses traos, inclusive os religiosos, no so antagnicos; muito ao contrrio: o conjunto aparentemente desordenado altamente organizado e harmnico, no havendo contrastes entre religies, sejam elas quais forem. Na mentalidade mgica do homem amaznico, integrada ao processo cultural que se desenvolveu e se desenvolve na rea, existe apenas um todo - suas crendices, superties, enfim, sua religio.

AI+'RICAN PRESENCE ZN AMAZONZA Starting from the presuposition that the conquest of Amazonia can only be understood by a complex of geo-political forces that act on that area, the writer.of the present essay emphasizes the role played by the fortifications built there, as well as by the village catechization. As for the African element, the most ancient referentes are found among travellers and naturalists. Another source already alluding to the last century, are periodicals. Zn Amazonia the African slave had the same characteristics as in the remainder of Colonial Brazil, divided between country Negro and domestic negro. Then, the Author begins to analyze the Negro's religiosity in the region. T h e City of Belm was and still is the great centre for this study, being placed there the various modalities this religiosity takes on. Where the social components of the Amazonian populations are concerned, he also says that they were mixed in such a way that it is impossible to dissociate any of them. PRESENCE AFRZCAZNE EN AMAZONZE Partant de la conjecture que lu conqute de I'Amazonie ne peut tre comprise que par u n complexe de forces go-politiques qui agissent dans cette aire, l'auteur de I'essai prsent relue le role jout par les fortifications difies, ainsi que par les villages de la catchkse. Quant I'element africain, les plus anciennes rfrences se trouvent duns les ecrits des voyageurs naturalistes. Une autre source, dejd allusive au dernier sicle, est constitue por les journaux . En Amazonie, l'esclave africain eut les mmes caractristiques que dans le reste du Brsil Colontal, en se divisant en ngre campagnard et n2gre domestique. Par
(6) Laboratbrio de Gentica do Centro de Cincias Biolgicas da Universidade Federal do P a d .

suzte, l'duteur analyse la religiosit noir duns la rgion; la Ville de Beltm fut et est encore le grand centre pour cette tude, car ld se sztuent plusieurs modalits que cette religiosit assume. E n ce qui.concerne les composantes raciales des populations amazoniques, i1 dit encore qu'elles se sont fondues de telle faon qu'il est aujourd hui impossible de les dissocier.
REFERENCIAS BIRLIOGRAFICAS AGASSIZ, Luiz, CARY. Elizabeth. Viagem ao Brasil (1865-1866). S. Paulo. Ed. Nacional, 1938. v. 95 (Brasiliana) AIRES, Manuel et alli. Componentes raciais da populaqo de Belm, Pari. Primeiros dados. Cincia e Cultura. S. Paulo, v. 20. nO 2, 1968. . AZEl'EDO, Fernando de. A cultura brasileira; introduo ao estudo da cultura n o Brasil. 3.a ed. So Paulo, Ed. Melhoramentos. 1958. BAENA, Antonio Monteiro. Compendio das Eras da Provincia do Pard. Santos e Santos Menor. Belm, 1838. BASTIDE, Roger. Imagens do Nordeste mstico e m preto e branco. Rio, Emp. Grfica O Cruzeiro, 1945. . Brasil, terra de contrastes. S. Paulo. Dif. Europia d o Livro., 1959. .Candombl da Bahia. S . Paulo, Ed. Nacional, 1961. (Brasiliana, v. 313.) As religies africanas n o Brasil. So Paulo. Ed. Pioneira, 1971. 2 v. . Estudos afro-brasileiros. S. Paulo, Ed. Perspectiva, 1973. 384 p. ilus. BATES. Henry Walter. O naturalista n o Rio Amazonas. S. Paulo. Ed. Perspectiva, 1944. v. 237 (Brasiliana) CAMARGO, Cndido Proc6pio Ferreira de. Kardecismo e Umbanda. S . Paulo, Ed. PLoneira, 1501. CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravido. S . Paulo. Dif. Europia do Livro, 1962. CARNEIRO, Ediaon. Religies negras. Rio, Ed. Civ. Bras., 1936. (Biblioteca de Divulgao Cientif ica) Negros bantus. Rio de Janeiro, Ed. Civ. Bras., 1937. ---Candombls da Bahia. Rio, ed. Andes, 1954. . Ladinos e crioulos. Rio, Civ. Bras., 1964. 240 p. CARREIRA. AntBnio. As Companhias Pombalinas de navegao e comrcio e trdfico de escravos entre a Costa Africana e o Nordeste Brasileiro. Porto. Imprensa Portuguesa, 1969. 565 p. . Cabo Verde; Formao e Extino de uma sociedade escravomata (1460-1878). Bissau, Centro de Estudos da Guine Portuguesa. 1972. COSTA, Emilia Viotti da. Da Senzala d ColGnia. S. Paulo, Dif. Europeia. 1966. 497 p. ilus. DIAS, Manuel Nunes. A Companhia Geral d o Gro Par e Maranho. Belem, Imp. Universitria, 1970. 2 v. DIECUES Jr., Manuel. Regies culturais do Brasil. Rio, Centro Bras. de Pesquisas Educacionais, MEC, 1960. ----Etnias e culturas n o Brasil. 3. ed. Rio. Ed. Letras e Artes, 1963. Imigrao, Urbanizao e Industrializao. Rio, Centro Bras. d e Pesquisas Educacionais, MEC, 1963. O Brasil e os brasileiros. So Paulo, Liv. Martins Ed., 1964. DUARTE, Eduardo. Sobrevivncias do culto da serpente (Dnh-Gbi) nas Alagoas. Rev. do Inst. Hist. e Geogrfico de Alagoas. Macei. Inst. Hist. Geogr. d e Alagoas, 1952.

-.

. .

v -

- - - v - - -

e -

. . .

- - A -

-----

EDUARDO, Octavio da Costa. T h e Negro in Northern Brazil; a study in acculturation. 2. ed. Seatle, Univ. of Wa~hingtonPress, 1966. FERNANDES, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. S. Paulo, Ed. Universidade de S. Paulo, 1965. , Mudanas sociais n o Brasil. S . Paulo, Dif. Europkia do Livro, 1960. . Mobilidade social e relaes sociais: o drama do negro numa sociedade em mudanya. Cadernos brasileiros. Rio, 1968, n.0 47. FERNANDES, Gonqalves. O sincretrsmo religioso no Brasil. Curitiba. Ed. Guaira, 1941. FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem filosdfica 6s Capitanias do Gro Pard, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabd. S. Paulo, Grficos Brunner, 1952. Viagem filosdfica pelas capitanias do Gro Pard, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabd, 1783-1792. Iconografia v. 1, Rio, Cons. Federal de Cultura, 1971. FIGUEIREDO, Napoleo. Estudos sobre a Cultura Portuguesa e m Portugal e n o Brasil. Mrs., 1973. ------Os caminhos de E x u . Mns.. 1974. e SILVA, Anaiza Vergolino e. Alguns elementos novos para o estudo dos batuques de Belem. Atas do Szmpdsio sobre a Biota Amaznica; Antropologia. Rio, Conselho Nacional de Pesquisas, 1966. v. 2. . Estudos e Problemas Brasileiros; Formao tnica e cultural do Povo Brasileiro. Belem, Univ. Fed. do Pari, Centro de Educao, 1971. (Mim.) . Festas de santos e encantados. Belm, Academia Paraense de Letras. 1972. FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mocambos. 2. ed. Rio, JOSCOlympio Ed., 1951. ---------- . Caso GI-ande e Senzala. 7. ed. Rio, J . Olympio Ed.. 1952. FURTADO, Celso. Formao Econ6m:'ca do Brasil. 2. ed. Rio, Ed. Fundo de Cult. 1959. GALVAO, Eduardo. A vida re1ig:osa do caboclo da Amazonia. Boletim do Museu Nacional. Rio, Museu Nacional, 1953. (Nova S6rie, Antropologia, 15) GERBERT, Martin. Religionen in Brasilien. Eine analyse der nicht-katolischen religions-formen und ihrer Entwicklung i m Sozialen Wandel der Brasilianischen Gesellschaft. Berlim. Biblioteca Ibero-Americana, 1970. (Band 13, Colloquium Verlag) HARRIS, Marvin. Padres raciais na Amrica. Rio. Ed. Civ. Bras., 1967. I.ZNNI, Octavo. As metamorfoses do Escravo. S . Paulo, Difuso Europia do Livro, 1962. LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. 3. ed. S . Paulo, Ed. Nacional, 1967. (Brasiliana. 355) 1.EACOCK. Seth. Fun-loving deities in a afro-brazilian cult. Anthropological Quaterly. Waihington, v. 37, n 3, 1964. . O . A cerimonial drinking in a afro-brazilian cult. American Anthropologisl. Washington, V . 66, n.0 2, 1964. LEACOCK, Seth e Ruth. Spirits of the deep. New York, Natural History Press, 1972. MAUES, Raimundo Heraldo. Congregaqes religiosas na Amaznia. Ao das Ordens e Congregaes religiosas na Amaznia. Belm, Grmio Literrio Portugus, 1968. MENDONA, Marcos Carneiro de. A Amaznia na era pombalina. Rio, Inst. Hist. e Geogrfico Brasileiro. 1963. PEREIRA, Joo Batista Borges. Cor, mobilidade e profisso. S . Paulo, Pioneira Ed., 1967. PEREIRA, Nunes. A casa das Minas; contribuio ao estudo das sobrmiv&ncias daompanas no Brasil. Rio, Sociedade Bras. de Antropolopia, 1947. (Publ. I) PRADO JR., Caio. Formao do Brasil contemporneo; Colnia. 5. ed. S . Paulo, Ed . Bradiense, 1957. RAMOS, Arthur. Introduo ii Antropologia Brasileira. 2. ed. Rio, Ed. Casa d o E+ tudante do Brasil. 1951. RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatdrio. Rio, Civ. Bras., 1968.

. .

-----------------

RIBEIRO, Renk. Cultos afro-brasileiros do Recife; u m estudo de ajustamento social. Recife, Inst. Joaquim Nabuco, 1952. RODRIGUES, Nina. Os africanos n o Brasil. S . Paulo, Ed. Nacional, 1932. 409 p. SALLES. Vicente. O negro no Pard; sob regime de escravido. Rio, Fundao Getiilio Vargas & Univ. Fed. do Parti, 1971. 336 p. ilus. SMITH, T. Lynn. Brasil, Povo e Instituies. Rio, Aliana para o Progresso, 1967. SPIX & MARTIUS. Viagem pelo Brasil. 2. ed. S . Paulo, Ed. Melhoramentos. s.d. v. 3 (Viagem pelo Brasil) STEGER, Hanns-Albert. E1 Transfondo revolucionario de1 sincretismo criollo; Aspectos sociales de la transformaction clandestina de Ia religion en Afro America colonial e postcolonial. VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. S. Paulo, Ed. Nacional, 1955. (Brasiliana, 280) . Sobrevivncias Daomeanas nos grupos de culto Afro-hTordestinos. Recife, Inst. Joaquim Nabuco de P. Sociais, 1964. VERGOLINO e SILVA, Anaiza. Alguns elementos para o estudo do negro na Amaz8nia. Belkm, Museu Paraense E. Goeldi, 1968. (Publ. Avulsas, 8) ------O negro no Parti: a noticia hist6rica. Antologia da Cultura Amazbnica. Belkm, Amazonia Ed. Culturais, 1971. (Antropologia e Folclore, v. 6). ------O Tambor das Flores; estruturao e simbolismo ritual de uma Festa da Federao Espfrita Umbandista e dos Cultos Afro-Brasileiros n o Pard. Campinas. Inst. Filo:oCia e C. Humanas, 1973. (Projeto de Pesquisas para tese de Mestrado em Antropologia Social, Univ. Estadual de Campinas). WAGLEY, Charles. An Introduction to Brazil. New York, Columbia University Press, 1965. WALLACE, Alfred Russel. Viagens pela Amazbnia e Rio Negro. S. Paulo, Ed. Nacional, 1939. (Brasiliana, 156).

-------

. -.

You might also like