You are on page 1of 7

O que cdigo QR e como usar

Sabia que o Brasil Critical tem uma verso para celular? E sabia tambm que voc pode chegar a ela sem digitar nada, somente apontando a cmera de seu celular para essa imagem ao lado? No sabia? Ento tira essa celular da frente da tela que vou explicar como funciona. O cdigo QR como um cdigo de barra com atributos especiais, ele consegue armazenar informaes que podem ser traduzidas por um software especifico, chamado leitor QR. Esses cdigos vem sendo usados como anexo para informaes extras em revistas, jornais, publicidade e tambm como atalho de sites para uma verso mobile. Devido a sua versatilidade, tem sido popularizado em todo mundo.

A maioria dos dispositivos moveis (90% dos smartphones) vem com algum leitor QR instalado, mais caso o seu celular no tenha nenhum leitor, no mais desculpa para no entrar na onda do apontar e navegar, o site Mobile Barcodes disponibiliza esse software para todas as plataformas existentes, o que mais recomendo o UpCode, que funciona na popular plataforma J2ME, presente na maioria do celulares.
Esse foi meu primeiro post usando a nova verso do Windows Live Writer, a Microsoft est de parabns. =D

Cdigo QR
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Link para a pagina principal da Wikipdia (PT) em QR Code

Cdigo QR um cdigo de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. Esse cdigo vai ser convertido em uma pedao de texto (interativo) e/ou um link que o celular os identifica.

Histria
Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construo de veculos, hoje o QR Code(acrnimo do ingls Quick Response) usado no gerenciamento de inventrio em uma grande variedade de indstrias. Desde 2003, esto sendo desenvolvidas aplicaes direcionadas para ajudar os usurios na tarefa de adicionar dados em telefones celulares usando a cmara fotogrfica. Os QR Codes so muito comuns tambm em revistas e propagandas, onde usam-se os cdigos para guardar endereos e URLs, alm de informaes pessoais detalhadas, no caso de cartes de visitas, facilitando muito a insero destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens. O padro Japons para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padro internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000. "QR Code aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, no praticada." (retirado do site da Denso-Wave). A banda Pet Shop Boys utilizou imagens do cdigo QR no clipe da msica "Integral". So dezenas de cdigos que aparecem durante o clipe. Todas as imagens quando decodificadas apresentam links para diferentes sites, em geral tratando da questo da privacidade no mundo contemporneo.

No Brasil, o primeiro anncio publicitrio a utilizar o cdigo QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anncio com o cdigo em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Cdigo QR em novembro de 2008.A Revista Galileu da Editora Globo tambm aderiu QR para que o usuario tivesse acesso a informaes extras atraves do seu celular. Tambm em novembro de 2008, durante o Salo do Automvel, a Volkswagen aproveitou o cdigo para uma pequena ao em sua estande. O Jornal A TARDE, localizado na cidade de Salvador - Bahia [1] tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no Pas - reconhecido pela Associao Nacional de Jornais(ANJ) - a utilizar o cdigo em suas pginas como selo integrador de mdias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo mvel(celular)[2].

Padres

Existem diversas padronizaes abordando a codificao de cdigos QR:[1]


Outubro de 1997 AIM (Association for Automatic Identification and Mobility) International[2] Janeiro de 1999 JIS X 0510 Junho de 2000 ISO/IEC 18004:2000Information technology Automatic identification and data capture techniques Bar code symbology QR Code (now withdrawn) Defines QR Code Model 1 and QR Code Model 2 symbols. 1 de setembro de 2006 ISO/IEC 18004:2006 Information technology Automatic identification and data capture techniques QR Code 2005 bar code symbology specification Defines QR Code 2005 symbols, an extension of QR Code Model 2. Does not specify how to read QR Code Model 1 symbols, or require this for compliance.

Na camada de aplicao, existem variadas formas de implementao. NTT DoCoMo estabeleceu um padro para codificao de URLs, informaes de contatos e muitos outros tipos de informao.[3] O projeto de cdigo aberto "ZXing" mantm uma lista de tipo de cdigo QR.[4]

Capacidade de armazenamento

Numrica - Max. 7.089 caracteres Alfanumerica - Max. 4.296 caracteres Binrio (8 bits) - Max. 2.953 bytes Kanji/Kana - Max. 1.817 caracteres

Capacidade de correo de erros


Nvel L 7% Nvel M 15% Nvel Q 25% Nvel H 30%

Licena
O uso de cdigos QR livre de qualquer licena, sendo definido e publicado como um padro ISO. Os direitos de patente pertencem a Denso Wave, mas a empresa escolheu no usa-los.[1] O termo QR code, em ingls, que significa cdigo QR em portugus, uma marca registrada da Denso Wave Incorporated.[5]

Cdigo QR: a evoluo do cdigo de barras

Do Japo comea a aparecer um novo padro para o cdigo de barras. Trata-se do cdigo QR (Quick Response), um cdigo bidimensional que armazena tanto nmeros como letras, ao contrrio do cdigo de barras tradicional que registra somente at 20 nmeros. Veja mais sobre o cdigo QR na Wikipedia.

Esse cdigo tem sido utilizado para distribuio de informaes de contato, pois no necessrio um leitor apropriado. Ou seja, ao invs de digitar manualmente em seu celular, basta tirar uma foto da imagem do cdigo e atravs de um software instalado no celular os dados so convertidos. A imagem ao lado, por exemplo, traz meus dados pessoais e um link para esse blog. A empresa Kaywa oferece todo o servio, gratuitamente. Para obter o software e instalar em seu celular, clique aqui. A DensoWave, empresa que criou o cdigo, desenvolveu um site sobre o projeto, onde possvel obter softwares para PC que geram e fazem a leitura do cdigo QR. Outra empresa que oferece gratuitamente o software de decodificao para celular a QuickMark, clique aqui para ver os modelos de celular que rodam esse software.

A designer Julia Vallera j apropriou-se da idia e desenvolveu um projeto interessante. Denominado "My diary" ela estampou camisetas com o cdigo QR. A idia promover a interao entre as pessoas, pois a imagem pode ser fotografada pelo celular para revelar o que est inscrito no cdigo. Quem desejar pode solicitar, atravs do site da artista, uma camiseta com o cdgo QR do seu prprio texto. No site da Kaywa tambm h um servio que gera automaticamente o cdigo QR de um texto ou se preferir, de um link para um site ou blog, veja aqui. J existe, inclusive, uma rede social voltada para os usurios do novo cdigo. Os profiles de cada usurio so convertidos em imagens do cdigo QR, conhea o SmartPox. Se a idia pegar em breve veremos aplicaes no marketing e na publicidade. Os anncios publicitrios podero trazer imagens do cdigo para interligar o anncio ao celular do pblicoalvo, enviando dados para contato, links para hotsites promocionais ou simplesmente um link para o e-mail, telefone de contato, enfim, as possibilidades so infinitas, basta criatividade. No Brasil a Tellvoz vem desenvolvendo aes com uma tecnologia semelhante ao cdigo QR. No Japo algumas iniciativas que fazem uso do QR j esto acontecendo, conforme as ilustraes que seguem. Os cartuchos de tinta originais das impressoras jato-de-tinta tambm j utilizam o cdigo. Da prxima vez que trocar o cartucho repare na embalagem do produto.

Mais sobre: - Link para montar seu prprio cdigo QR

You might also like