You are on page 1of 12

Keimelion - reviso de textos 1

REVISO DE TEXTOS TCNICOS DE ENGENHARIA Betania Viana Alves Claudine Figueiredo Andrada

RESUMO: Este trabalho tem a finalidade de contribuir para a divulgao da importncia da atividade
profissional do revisor de textos e de esclarecer como se desenvolve o processo de reviso de textos tcnicos de Engenharia. As autoras desenvolveram a pesquisa com base em suas atividades profissionais e em dados coletados a partir de entrevistas feitas em empresas de Engenharia. Foi constatada a falta de valorizao da atividade de reviso e, conseqentemente, da qualidade do material emitido pelas empresas.

PALAVRAS-CHAVE: Reviso de Textos. Revisor. Texto Tcnico. Engenharia. Qualidade.

1. INTRODUO

A redao de manuais tcnicos , muitas vezes, um processo complexo que envolve muitas pessoas e uma srie de etapas, em um perodo de tempo relativamente curto. Ainda que a informtica contribua para que esse processo se torne mais gil, sua complexidade e o avano incessante da tecnologia exigem do usurio, seja ele o autor ou a equipe responsvel pela reviso, conhecimentos cada vez mais precisos. Embora indispensvel, ela pode dificultar ou atrasar o processo de edio, quando, por exemplo, vrias pessoas usam os mesmos recursos de formas diferentes. Nesse sentido, pode-se afirmar a grande necessidade de uma padronizao referente tcnica de reviso de textos e de seu controle, que devem ser realizados por um profissional habilitado e competente para tal funo. Entretanto, sabe-se que, apesar da importncia dada qualidade nos dias de hoje, a

Revisora ATAN CINCIA DA INFORMACO LTDA. Graduada em Letras Licenciaturas: Portugus e Ingls (UFMG), especializada em Reviso de Textos (IEC PUC MINAS) e mestranda em Literatura de Lngua Portuguesa tambm pela PUC-MINAS. E-mail: betaniaviana@yahoo.com.br

Revisora ATAN CINCIA DA INFORMACO LTDA. Graduada em Letras Licenciaturas: Portugus e Espanhol (UFMG), especializada em Reviso de Textos (IEC PUC MINAS) e mestranda em Literatura de Lngua Portuguesa tambm pela PUC-MINAS. E-mail: claudineandrada@yahoo.com.br

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 2

atividade de reviso de textos no considerada essencial nos diversos segmentos mercadolgicos, principalmente naqueles que se julgam puramente tcnicos. Entendemos que a escassez de bibliografia sobre o assunto um dos principais fatores que contribuem para a falta de legitimidade da profisso de revisor. Intenciona-se, assim, com este artigo, esclarecer e divulgar conceitos relevantes ao entendimento do processo de reviso e, tambm, mostrar como um revisor (profissional de uma rea bem diferente da de Engenharia) pode contribuir substancialmente para a garantia da qualidade em uma empresa. Alm disso, este artigo no deixa de ser uma tentativa de iniciar uma bibliografia nesta rea, como forma de tentar legitimar e valorizar a profisso. Com a finalidade de aprofundar mais na importncia da reviso de textos e apresentar com mais clareza a relevncia dessa atividade, optamos por fazer um recorte frente aos diversos tipos de texto e de segmentos mercadolgicos. Nossos esclarecimentos e exemplos foram todos baseados na reviso do texto tcnico, no ramo da Engenharia. Foram feitas pesquisas em empresas de Engenharia, a maioria instalada em Belo Horizonte, em que foram constatados fatos de extrema relevncia para a rea de reviso. Foi elaborado um simples questionrio para que os engenheiros de algumas dessas conceituadas empresas respondessem e tambm foram feitas vrias entrevistas com os responsveis pela administrao e qualidade destas. 2. A REVISO DO TEXTO TCNICO DE ENGENHARIA 2.1. Consideraes iniciais Para um melhor entendimento desse tpico, decidimos definir um conceito importante que se insere no contexto da reviso de textos: lngua padro ou norma cannica. Lngua padro o conceito que remete a um padro lingstico ideal que se estabeleceu como de uso geral e que se admite como correto. Tambm chamado de norma culta, tal padro transmitido pela escola e est descrito em dicionrios e gramticas. O que se chama de lngua padro, contudo, no corresponde fala de nenhum grupo social (PERINI, 1995). Funciona como uma lei lingstica, que determina os usos orais e escritos e serve de referncia para a correo das formas lingsticas. O uso oral da linguagem tem prevalecido to fortemente com nossas prticas cotidianas de comunicao, que os modelos de texto escrito tornam-se cada vez mais distantes (PERINI-SANTOS, 2005). Diminuir essa distncia, adaptando o texto norma padro e aproximando-o da realidade do leitor, fundamental, e este papel desempenhado pelo revisor.

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 3

Ao contrrio do que a maioria das pessoas pensa, os revisores no so (ou pelo menos no devem ser), verdadeiros seguidores da norma culta padro, mesmo quando se trata da escrita. Embora seja a lngua padro a referncia para a correo de textos, na reviso destes leva-se em considerao a variao lingstica utilizada naquele determinado ramo mercadolgico, a forma de padronizao dessa variao que socialmente reconhecida pelos usurios daquele texto (gneros textuais) e, tambm, o contexto no qual o mesmo ser empregado. J no podemos mais examinar a oralidade e a escrita como opostas, mas, sim, como atividades interativas e complementares no contexto das prticas sociais e culturais (MARCUSCHI, 2003). Marcuschi define o homem como um ser que fala e no como um ser que escreve, apesar de a escrita ser um bem social indispensvel para que ele possa interagir no dia-a-dia. Ele tambm refora que se deve partir sempre da oralidade para a escrita, trabalhando as diferenas e semelhanas entre as duas modalidades, visto que o fim maior do ensino de portugus o pleno domnio e uso de ambas as modalidades nos seus diferentes nveis. Todos os povos tm ou tiveram uma tradio oral, mas poucos tiveram ou tm uma tradio escrita. Mesmo para os que tiveram tambm a tradio escrita, importante ressaltar que esta foi sempre posterior oral. Entretanto, o fato de uma ser posterior outra no faz com que nenhuma delas seja mais importante.

2.2. Reviso de textos A dificuldade que a maioria das pessoas enfrenta ao redigir um texto, bem como a rapidez com que as informaes chegam at ns, faz com que os autores no tenham preocupao nem tempo para verificarem seus erros. Isso sem entrar no mrito da falta de clareza e de adequao do texto sua finalidade. Assim, a nosso ver, hoje ainda maior a necessidade da reviso de todo e qualquer contedo de circulao pblica, ou seja, todo texto merece uma reviso. Uma das grandes vantagens de se ter um profissional da reviso de textos em uma empresa exatamente o fato de este poder flexibilizar o uso da norma culta, adequando a escrita realidade do ramo de atuao e contextualizando melhor os conceitos. O conhecimento dos gneros textuais pertinentes rea em que se atua tambm de fundamental importncia, pois, com ele, o revisor pode ter mais critrio, antes de fazer demasiadas intervenes no texto.

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 4

2.2.1. Reviso ortogrfica e gramatical de textos A primeira etapa da reviso de textos a correo ortogrfica e gramatical, visto que, muitas vezes, a repetio de uma palavra num texto, como tambm pequenos erros ortogrficos, de conjugao verbal ou de emprego de determinadas palavras e expresses, passam despercebidos pelo autor. Evidentemente, nesse momento da reviso, o revisor deve se ater intencionalidade do autor, j que muitos aparentes equvocos podem ter sido escritos propositalmente. Essa uma etapa fundamental da reviso, pois elimina vcios de linguagem e d clareza s idias apresentadas.

2.2.2. Orientao de texto Um bom revisor leva em considerao no apenas os aspectos gramaticais do texto, como a correo ortogrfica e as concordncias, mas tambm d ao autor sugestes para melhorar a semntica do contedo, atentando-se para a estrutura e a coerncia do que foi escrito. O profissional de reviso deve sempre considerar o estilo lingstico de quem escreveu o texto, ou seja, a maneira peculiar que cada autor possui para expressar seus pensamentos. Tal maneira pode ser evidenciada atravs de palavras, expresses, construes sintticas e jarges, muitas vezes identificando o autor como pertencente a determinada rea ou profisso. Uma orientao de texto de qualidade deve sempre levar em conta, tambm, o sentido que o autor deseja dar ao texto, afinal, o seu sentido no , jamais, definido pelo revisor.

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 5

2.3. Quem o revisor de textos? A funo bsica deste profissional ler o texto procura de incorrees, atuando como um fiscal da lngua e da linguagem. Ele deve corrigir erros sintticos, ortogrficos e de pontuao, alm de adequar melhor os recursos lingsticos. tambm responsvel pela leitura do texto final impresso, comparando-o com o seu respectivo original. Alm desta funo bsica de tratar de incorrees ortogrficas e gramaticais, o revisor deve estar apto a trabalhar com textos de diferentes tipos e gneros, sendo hbil em confrontlos e em diferenciar os nveis de lngua empregados em cada especificidade. Alm disso, deve saber fazer a transposio de um nvel lingstico para outro, de um gnero para outro, atentando para os efeitos de sentido que a pertinncia ou no do nvel de lngua usado pode provocar e observando que o contexto que define o gnero do texto a ser utilizado, bem como o nvel de lngua mais apropriado. Por falta de regulamentao, no se exige curso superior especfico para o revisor, mas sua funo , normalmente, desempenhada por quem graduado em Comunicao Social ou Letras, podendo trabalhar em uma redao de jornal ou revista, editoras de livros, em empresas de traduo, entre outros. Antigamente, a norma culta padro era mais valorizada e, por isso, encontrava-se mais revisores atuando, uma vez que estes sempre foram intitulados como aqueles que prescrevem o que certo ou errado. Com o avano tecnolgico, a profisso de revisor tornou-se rara, pois, acredita-se (embora muito equivocadamente) que a reviso de textos possa ser feita por qualquer pessoa que tenha um corretor ortogrfico instalado no computador.

2.4. Texto tcnico Observamos que a bibliografia sobre textos tcnicos escassa. De um modo geral, os livros limitam-se a afirmar que esse tipo de texto se caracteriza pela objetividade, como a definio seguinte de linguagem tcnica:
Um uso especfico que se circunscreve a uma dada rea scio-profissional e que nem sempre tem uma funo prtica, visa a obter assentimento das pessoas, dar reforo para atitudes desejadas, provocar mudanas de opinio ou de comportamento, dar orientao para novas aes, bem como subsidiar decises (CINTRA, 1995).

Acreditamos que a redao do texto tcnico, por se tratar de um texto no-ficcional, deve ter a mesma verdade para escritor e leitor, ou seja, o leitor deve chegar mesma compreenso de contedo que o escritor intenciona. Diferentemente do texto ficcional (em

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 6

que a concatenao de idias pode ficar a cargo do leitor), no texto tcnico, o leitor precisa compreender o contedo e no, simplesmente, interpretar o que l sua maneira/tica particular. Garcia (1985) e Carvalho (1991) utilizam a expresso "tcnico-cientfico" para designar os textos tcnicos de cunho acadmico referentes a especialidades de determinado ramo. Entretanto, aqui, denominaremos a linguagem tcnica como aquela dos textos referentes ao funcionamento de mquinas, peas e descrio de equipamentos, deixando a expresso "linguagem cientfica" para as publicaes de carter cientfico, que no so o nosso objeto de anlise neste trabalho. Sendo tcnica diferente de cincia respectivamente habilidade e conhecimento podemos distinguir texto tcnico de texto cientfico. Genouvrier e Peytard (1973, p.288) diferenciam o saber tcnico do saber cientfico:
Deve-se distinguir terminologia tcnica de metalingstica cientfica: a primeira exerce um papel de denominao dos ramos ou objetos prprios de uma tcnica e estabelece uma classificao entre os resultados obtidos pela tcnica enquanto atividade: a segunda rene as palavras por meio das quais se designam os conceitos operatrios de uma pesquisa ou de uma reflexo cientfica (GENOUVRIER & PEYTARD, 1973).

Apesar da vasta utilizao do texto tcnico nas empresas descrio de peas, equipamentos, relatrios de manuteno, manual de instruo , percebemos que este no tem recebido a merecida ateno por parte da maioria dos elaboradores, divulgadores e usurios. Mesmo por parte dos estudiosos da lngua, observamos pouca bibliografia no que tange orientao na hora de elaborar tais textos. Acredita-se que, pelo fato do texto tcnico ter estado sempre relacionado ao curso tcnico, essa modalidade textual no receba a devida importncia. Percebemos tambm que a dificuldade relacionada especificidade lexical do texto tcnico, associada a aspectos histrico-educacionais, contribui para esse descaso, uma vez que, como sabemos, o tradicional ensino de redao tem o objetivo nico de preparar o aluno para o exame vestibular. Tendo em vista, porm, os limites deste trabalho, deixaremos esses aspectos para outra oportunidade. Apesar de alguns reveses, acreditamos que nossa experincia de cinco anos no ramo da reviso tcnica seja vlida e, portanto, passvel de ser comentada, motivo este que nos levou a tratar, nesse artigo, do tema relacionado nossa atividade profissional: reviso do texto tcnico de engenharia.

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 7

2.5. Prtica da reviso do texto tcnico de Engenharia O servio de reviso, como j mencionado na introduo, trata-se de algo extremamente importante nas mais diversas reas que primam pela qualidade do servio. Alm de ser apresentado sem erros bsicos de ortografia e concordncia, necessrio que o texto seja coerente. Estes dois aspectos textuais microestrutura e macroestrutura retratam a qualidade de um texto. A leitura detalhada de um manual por parte de algum que no tenha participado da sua elaborao pode detectar mais facilmente possveis incoerncias e ambigidades que tenham passado despercebidas pelo autor. Na reviso, no fundamental o conhecimento tcnico do assunto, que o que Heinemam & Viehweger (1991) definem como Conhecimento Enciclopdico, tambm comentado por Ingedore Kock (2004):
O conhecimento enciclopdico, semntico ou conhecimento de mundo aquele que se encontra armazenado na memria de cada indivduo, quer se trate de conhecimento do tipo declarativo, constitudo por proposies a respeito dos fatos do mundo, quer do tipo episdico, constitudo por modelos cognitivos socioculturalmente determinados e adquiridos atravs da experincia (p.22).

Trata-se, pois de um conhecimento amplo relativo a determinada rea. Dessa forma, na reviso macroestrutural do texto, o revisor pode no possuir o conhecimento enciclopdico do assunto, mas, ainda assim, tornar claros os conceitos e/ou instrues abordados no manual em questo. O que acontece, normalmente, que o revisor no possui o conhecimento enciclopdico, mas o lingstico. Assim, na etapa de leitura dos textos, comum surgirem dvidas, nem sempre simples de resolver, j que uma pequena alterao, causada por uma tentativa de acerto (sem conhecimento enciclopdico), pode gerar algum problema de compreenso por parte, por exemplo, de um operador de mquina que esteja seguindo as instrues de um texto mal revisado. Conseqentemente, uma pane no sistema poder ocorrer, gerando prejuzo financeiro para a empresa e conseqente falha no sistema. A soluo mais coerente , portanto, o contnuo dilogo e a troca de experincias entre o revisor e o autor do texto, a fim de evitar contradies. claro que o contato com o tema (no caso, o texto tcnico de engenharia) e a experincia so aliados preciosos do revisor que, muitas vezes, economiza tempo para ele e para o autor. Entretanto, humildade e bom senso so fundamentais em caso de dvida (por mnima que parea), devendo o autor ser sempre consultado. Afinal, se o autor, que especialista no tema, se utiliza dos conhecimentos do revisor para agregar qualidade ao seu trabalho, fundamental que este o faa com competncia. http://www.keimelion.com.br keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 8

Atravs das entrevistas e dos questionrios utilizados para coletar dados referentes ao trabalho/relevncia da reviso em documentos tcnicos, um dos engenheiros funcionrio de uma renomada empresa de Engenharia de Belo Horizonte , apesar de no considerar o trabalho de reviso relevante, admite que, algumas vezes, devido a uma redao no muito clara, teve problemas com clientes que no manusearam bem o sistema, por no compreender a instruo. Provavelmente, se tais manuais tivessem passado por um revisor, o resultado seria outro, porque o trabalho deste complementar ao do autor e, caso no compreendesse o significado de determinada parte do texto, sanaria as dvidas com o autor e, deixando o texto livre de ambigidades para o cliente final. Na nossa prtica diria de revisores, deparamo-nos com esta realidade. A grande maioria dos engenheiros (autores dos manuais tcnicos de engenharia) acha desnecessrio o trabalho de reviso. Assim, de maneira geral, eles s procuram esse servio se houver presso superior (do seu gerente) ou reclamaes externas (por parte do cliente). Entretanto, quando cede ao servio de reviso uma vez, o engenheiro parece perder o receio de confiar o seu texto ao revisor, talvez por certificar-se de que se trata de um trabalho conjunto e por perceber que o revisor no faz nenhuma alterao considervel sem a sua permisso. O revisor, no seu papel de mediador entre o autor e o leitor, funciona como um parceiro e no como um corretor automtico1. Quase sempre, aps a leitura, aparecem sugestes. Nesses casos, a deciso final sempre do autor. Apenas correes de gramtica e ortografia dispensam a sua aprovao. Cria-se, portanto, um lao de confiana e integrao entre ambos os profissionais, e, a partir de ento, os engenheiros passam a usar o revisor no como um inimigo, mas como um aliado e primeiro leitor do seu texto. Na reviso microestrutural do texto, o revisor se preocupa no com o significado geral, mas com as pequenas estruturas, corrigindo eventuais erros de gramtica e ortografia, eliminando a repetio silbica e a de estruturas semelhantes e afins. No h exemplos concretos de problemas ocorridos com clientes, na aplicao dos sistemas, causados por erros microestruturais. Entretanto, j houve insatisfao por parte de um cliente, com relao esttica/qualidade textual. Ainda que o contedo estivesse compreensvel, as inconsistncias gramaticais o incomodaram deveras. Ele fez reclamaes explcitas referentes a um trecho (cerca de trs pginas) do documento que estava mal escrito e com erros primrios2. Tratava-se, entretanto, de um trecho inserido pelo autor, depois de j haver passado pela reviso. Graas ao controle rgido que feito dos arquivos, tnhamos uma
1 2

Este termo ser retomado para tratar do recurso que o software Word oferece, de mesmo nome. Informao obtida atravs de entrevista realizada em 08/03/2006.

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 9

cpia do documento original que revisamos, sem o trecho citado, no caindo sobre ns a responsabilidade do fato. Apesar do constrangimento, o projeto foi aceito devido qualidade do contedo. Este acontecimento serviu, para, de alguma forma, valorizar o trabalho do revisor, que um pouco ingrato em termos de reconhecimento; afinal, ele s visvel quando h erros; o que foi corrigido e o processo de correo no aparente, mas aquilo que passa despercebido suficiente para chamar a ateno do leitor. Na Macroestrutura, pelo fato de envolver a semntica e a coerncia textuais, comum ocorrerem problemas mais graves decorridos da falta de reviso, como o caso da interpretao equivocada ou ambgua de algum item descrito em um manual tcnico. A m utilizao de equipamentos e/ou softwares, por exemplo, acarreta desperdcio de tempo e de dinheiro. Certa vez, um operador que utilizava um sistema de combate a incndio, interpretou erroneamente a mensagem apresentada na tela (Gs Detectado) e desativou o sistema, acreditando que havia perigo de fogo. A mensagem, entretanto, s queria indicar a presena de gs, como tambm de outros componentes que no apresentavam risco de incndio. Naquele software, o risco de incndio s era sinalizado atravs da mensagem Gs Confirmado. Do ponto de vista lingstico, a dvida do operador foi pertinente, j que, no campo semntico, essas duas palavras podem ser sinnimas em diversas situaes. Um bom revisor, sendo o primeiro leitor, provavelmente, sugeriria, neste programa, uma forma mais clara de expressar tal mensagem. A reviso dos manuais tcnicos exige agilidade, devido concorrncia (quanto antes entregar, maior o prestgio) e ao prazo (o cliente sempre tem urgncia em ver o servio executado). O nosso dia-a-dia tem, portanto, este agravante: a urgncia. Cada releitura do documento um momento privilegiado para corrigir erros e sugerir solues para os problemas encontrados. Na prtica, quase nunca possvel a realizao de releituras (nem pelo prprio revisor nem por terceiros); assim sendo, preciso concentrar-se ao mximo durante as revises, a fim de incorrer no menor nmero de falhas.

2.6. A reviso como auxiliar da qualidade O trabalho de reviso pode auxiliar na qualidade do servio, uma vez que as empresas que emitem documentos primam no s pela qualidade tcnica, como tambm pela esttica dos seus textos. Muitas vezes recebemos documentos elaborados por engenheiros que dizem no sentir tanta necessidade dos textos serem revisados, mas que, como requisito de qualidade e conseqente satisfao do cliente, preferem nos encaminhar os documentos antes de emiti-

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 10

los. Um dos engenheiros entrevistados, inclusive, declarou que sua empresa passou a terceirizar o servio de reviso, porque, apesar de no poderem manter fixo um profissional para faz-lo, a empresa prima pela qualidade e busca certificaes referentes Qualidade. Alm do mais, muitos deles perceberam, aps participarem de vrias licitaes em que a ATAN esteve presente, que o diferencial da reviso viabiliza grande impacto, uma vez que os clientes no hesitam em contratar um servio que, ainda que possa ser mais caro, transparea qualidade. Com a atual preocupao da Certificao da Qualidade, as empresas tm se voltado mais para os aspectos que contribuem para a obteno desse certificado. O processo de certificao implica em vistorias semestrais por parte do auditor (recertificao), devendo, pois, ser uma constante preocupao da empresa. No basta somente atingir um patamar de qualidade, deve-se permanecer nele, para no correr o risco de perder a certificao. Qualquer servio, portanto, que auxilie na garantia da qualidade em uma empresa , a cada dia, mais valorizado. Nesse sentido, a reviso textual pode ser considerada um dos mais fortes indicativos de qualidade e, por essa razo, vem ocupando um espao importante e promissor nas empresas. De acordo com a nossa pesquisa, a ATAN pioneira na reviso de textos tcnicos de Engenharia. a nica empresa, dentre as que entrevistamos, que possui um setor de reviso de textos formado por profissionais devidamente registrados e habilitados para tal funo. Para nossa surpresa, no foram poucos os entrevistados que admitiram que o diferencial reviso de textos gera grande impacto aos olhos do cliente. A falta de um setor de reviso numa empresa de Engenharia pode gerar sobrecarga para os gerentes, que devem, alm de planejar e coordenar, revisar textos eventualmente mal redigidos. Ser capaz de redigir com correo, clareza e preciso exigncia indispensvel a todos que se acham incumbidos de expressar, por escrito, informao, opinio ou parecer, quando no, as concluses de um estudo, o texto de um projeto ou as normas de um servio. Na prtica, entretanto, percebe-se que isso no acontece na maioria das vezes. Da a necessidade de recorrer ao trabalho de reviso.

2.7. Parceria entre revisor e autor na nossa prtica diria A linguagem tcnica, especificamente a de Engenharia, faz-se a partir dos conhecimentos especficos que a permeiam. Ainda que de posse de tais conhecimentos, os engenheiros devem adequar a redao dos textos finalidade a que estes se propem, tendo em mente que escrever bem no significa escrever difcil. http://www.keimelion.com.br keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 11

No exerccio da profisso de revisor, atentamos sempre para alguns detalhes que fazem diferena, como, por exemplo, o de orientar os engenheiros em relao redao de seus manuais. Sugerimos, por exemplo, que evitem diversos vcios de linguagem que prejudicam a compreenso final do tema. muito importante observar sugerir sem, entretanto, generalizar. Muitas vezes, o que parece incorreo pode ser proposital e fazer parte do estilo do redator ou do destaque que ele queira dar a algum trecho, como, por exemplo, o uso de pleonasmos e de adjetivos aparentemente suprfluos.

3. CONCLUSO Aps esse estudo, podemos depreender, entre outros aspectos, a necessidade de uma maior conscientizao, por parte das empresas, em relao ao trabalho do revisor. Servindo no apenas como mantenedor da qualidade e da esttica, o revisor funciona tambm como um mediador entre o autor e o seu pblico-alvo, atuando como o primeiro leitor do texto. Em se tratando da reviso do texto tcnico de engenharia, podemos, inclusive, afirmar que, em diversas situaes, alm de propiciar aos tcnicos uma compreenso clara e inteligvel das instrues propostas em um manual, a reviso serve como um preventivo contra erros operacionais, evitando, na prtica, equvocos que poderiam gerar perda de tempo e de dinheiro para as empresas. Fica, ento, comprovada a grande importncia desse profissional (revisor) no s nas reas que mais valorizam a linguagem, mas em todas aquelas que utilizam a escrita como meio de comunicao. Seria, portanto, uma soluo plausvel e de grande valia, a insero do revisor de textos nos mais diversos segmentos mercadolgicos, de forma a quebrar o paradigma de que a sua atuao restrita rea de Humanas. Acreditamos que, desta forma, alm de se estarem abrindo os caminhos para o revisor, a manuteno da qualidade dos textos seria garantida. Consistiria, pois, em uma via de mo dupla, na qual reas distintas se complementariam em busca de sucesso profissional. Alm do trabalho de reviso, que visa a adequao do texto finalizado, outra sugesto vlida, que pode e deve ser analisada em trabalhos futuros, a reformulao dos currculos das reas tcnicas. A idia seria aperfeio-los, incluindo disciplinas que primassem pelos gneros textuais prprios de cada rea. O revisor licenciado em Letras seria o profissional apto para ministrar essas disciplinas: elaboraria os currculos adequados, baseado em sua experincia e saberia como http://www.keimelion.com.br keimelion@gmail.com

Keimelion - reviso de textos 12

transmitir o conhecimento, aproveitando-se dos contedos gramaticais e didticos aprendidos na sua formao.

REFERNCIAS [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] [14] BAGNO, Marcos (org.). Lingstica da Norma. So Paulo: Loyola, 2002. BORBA, Francisco da Silva. Dicionrio gramatical de verbos. Araraquara: Unesp, 1991. BRASIL. Manual de Redao da Presidncia da Repblica; Gilmar Ferreira Mendes [et al.] Braslia: Presidncia da Repblica, 1991. CARVALHO, Nelly A terminologia cientfica. So Paulo: tica, 1991. CHAMADOIRA, Joo Batista, Uma modalidade de texto tcnico: descrio de objeto. Disponvel em <http://www.cefetsp.br/sinergia/jbatista.html>. Acesso em 07/03/2006. CINTRA, Ana et al. Portugus instrumental. So Paulo: Atlas, 1995. FRIEIRO, Eduardo. Os Livros: Nossos Amigos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1999. GARCIA, Othon. Maria. Comunicao em prosa moderna. Rio Janeiro: Fund. G. Vargas, 1985. GENOUVRIER, Emile e PEYTARD, Jean. Lingstica e ensino do Portugus. Coimbra: Almeidina, 1973. KOCK, Ingedore Grunfeld Villaa. Introduo Lingstica Textual Trajetria e grandes temas. So Paulo: Martins Fontes, 2004. MARCUSCHI Luiz Antnio. Da fala para a escrita Atividades de retextualizao-, So Paulo, Cortez Editora, 2003 MINAS GERAIS. Assemblia Legislativa. Manual de Redao Parlamentar Belo Horizonte, 2005. NEY, Joo Luiz. Pronturio de Redao Oficial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. PERINI-SANTOS, Pedro. Por que as pessoas tm dificuldade de escrever? reflexes sobre a limitao repertorial e cognitiva da sociedade contempornea. In: 1 ENCONTRO MINEIRO DE ANLISE DO DISCURSO. UFMG: 2005. PETEROSSI, Helena G. Formao do professor para o ensino tcnico. So Paulo: tica, 1995. SARAMAGO, Jos. Histria do Cerco de Lisboa. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. TECGRAF PUC-Rio. Disponvel em www.tecgraf.puc-rio.br. Acesso em 29/09/2005. ULIJN, J. M. Reading for professional purpose: psylinguistics evidence in a crosslinguistic perspective. In: PUGH, A. K. and ULIJN, J. M. (ed.) Reading for profissional purposes languages, London: Henemann, 1984. VALENA, Ana. Roteiro de Redao. Scipione, 1998. VILLEGAS, Oscar Uribe. La sociolingstica actual Algunos de sus problemas, plantemantos y soluciones. Mxico, Universidad Nacional Autnoma de Mxico, 1974. WEINRICH, Harald. Estructura y funcin de los tiempos en el linguaje. Madrid: Gredos, 1968. ZAMBONIM, Joo Devino. Lngua natural: enfoque scio-lingstico. In: Alfa n 33, Araraquara: Unesp, 1989.

[15] [16] [17] [18]

[19] [20]

[21] [22]

http://www.keimelion.com.br

keimelion@gmail.com

You might also like