You are on page 1of 34

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO DISTNCIA

FLAVIO AUGUSTO MARQUES FRANCO DE OLIVEIRA RA 286711 ESRAEL CELESTINO DE SOUZA RA 291414 ROSILENE CARDOSO DA MOTA RA 286710 ROSANA MOTA DE OLIVEIRA RA 286725 VALDE DA SILVA SANTIAGO RA 284174

INTRODUO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO: Os Primrdios da Administrao e Abordagem Clssica da Administrao

Manaus-AM 2011/02

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO DISTNCIA

FLAVIO AUGUSTO MARQUES FRANCO DE OLIVEIRA RA 286711 ESRAEL CELESTINO DE SOUZA RA 291414 ROSILENE CARDOSO DA MOTA RA 286710 ROSANA MOTA DE OLIVEIRA RA 286725 VALDE DA SILVA SANTIAGO RA 284174

INTRODUO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO: Os Primrdios da Administrao e Abordagem Clssica da Administrao Trabalho atividade desafio apresentado a Faculdade de Educao a Distncia Anhanguera, para avaliao parcial da disciplina Teoria de Administrao, como requisito obteno do grau de Bacharel em Cincias Contbeis sob a orientao do professor tutor presencial Eneas Andrade.

Manaus-AM 2011/02

RESUMO

O estudo da TGA nos proporciona o entendimento sobre diversos aspectos da administrao, como surgiu, suas caractersticas e seu desenvolvimento ao longo da historia, com participao de vrios filsofos e precursores dessa teoria.

Os acontecimentos marcantes da poca, que at os dias de hoje refletem vrios aspectos dessa abordagem, no qual as organizaes se definem e assim dando lugar ao constante crescimento. Palavra-chave: Desenvolvimento.

ABSTRACT

The TGA study gives us an understanding of various aspects of administration, as it came, its characteristics and its development throughout history, with involvement of several philosophers and precursors of this theory. The milestones of the time, that even today reflect various aspects of this approach, in which organizations define and thus giving rise to constant growth. Key-word: Development.

SUMARIO

1. INTRODUO ........................................................................................................ 6 2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 7 2.1. Introduo Teoria da Administrao .............................................................. 7 2.2. Os Primrdios da Administrao ....................................................................... 8 2.3. Abordagem Clssica da Administrao ............................................................ 9 3. CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 13 4. REFERENCIAS ..................................................................................................... 14

INTRODUO

O estudo da TGA nos proporciona compreender e entender que a Administrao no apenas desempenho, planejamento, organizao,

direcionamento e monitorao de esforos, obteno de resultado. Portanto ela envolve arte, tcnica e cincia. Quando lidamos com recursos humanos temos que lidar com variantes no qual os Administradores tm de estar preparados para lidar com cada situao assim que forem surgindo. Envolvem questes como emoes, motivaes, determinaes, liderana pelas quais o grupo desempenha destro de uma organizao, sendo ela pblica ou privada.

DESENVOLVIMENTO

Introduo Teoria Geral da administrao A palavra administrao tem sua origem no latim (ad, direo para, tendncia e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter,subordinao ou obedincia, isto , aquele que realiza uma funo abaixo do comando de outrem, significa subordinao e servio. No comeo do sculo XX, com seu precursor, pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (856-1915), onde provocou revolues no pensamento administrativo e no mundo industrial da poca, centralizando a organizao no qual esta administrada, que maneja a tecnologia, a informao e a produtividade, dando nfase no trabalho das pessoas e atravs delas, neste sentido a inteligncia organizacional se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operaes para poder assim alcanar seus objetivos e conseguir resultados esplendidos. Henri Fayol (1841-1925) onde esse engenheiro francs substitui o enfoque analtico e concreto de Taylor por uma viso sinttica, global e universal. No qual defendia que os mesmos princpios podiam ser aplicados em empresas de dimenses diferente e de todo tipo, com viso anatmica da empresa, pois suas funes administrativas constituem as prprias funes do administrador. Frederick W.Taylor acreditava que deveriam ser pagos salrios melhores, reduzir custos, aplicar mtodos cientficos e padronizados, haver seleo de empregado, adequar estes aos seus postos de trabalho, treinamentos e aperfeioamentos de empregados, cooperao entre empregado e administrao, dentro das organizaes. Para Henri Fayol, teriam que ter; diviso do trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina, Unidade de Comando, Unidade de Direo,

Subordinao do interesse individual ao interesse da organizao, Remunerao dos funcionrios, Centralizao, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionrios, uma vez feito e seguido esse princpios a organizao se desenvolveria de maneira plena.

Os primrdios da Administrao As influencias na Administrao, tiveram a participao de diversos filsofos como: Scrates, (470 a.C. 399 a. C) Sob a direo de um forte general, no haver jamais soldados fracos. Aquilo que no puderes controlar, no ordene. Chamo de preguioso o homem que podia estar melhor empregado. Scrates dizia que se o homem no souber o que precisa no ser capaz de prover. Plato, filsofo grego (429 a.C 347 a.C) Tente mover o mundo - o primeiro passo ser mover a si mesmo. O que faz andar o barco no a vela enfunada, mas o vento que no se v. No h nada bom nem mau a no ser estas duas coisas: a sabedoria que um bem e a ignorncia que um mal. Plato por sua vez, se aprofundou nos problemas polticos inerentes da forma democrtica de governo e da administrao publica e seus negcios. Aristteles, filsofo grego (384 a.C 384 a.C) Ns somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelncia, ento, no um modo de agir, mas um hbito. Para nos mantermos bem necessrio comer pouco e trabalhar muito. Para nos mantermos bem necessrio comer pouco e trabalhar muito. Para Aristteles uma das formas de crescimento era a educao, pois com a educao haveria o crescimento intelectual de cada individuo. No decorrer da evoluo, a administrao teve a participao da Igreja Catlica Romana e as Organizaes Militares, Uma era exemplo de organizao formal eficiente que no decorre dos anos opera satisfatria sob o comando de uma s cabea executiva e a outra de hierarquia de poder rgida, onde adotava o principio da direo, onde todo soldado deve saber o que se espera e o que ele deve fazer. A Revoluo Industrial teve seu papel na Administrao, teve seu inicio no sculo XVIII e foi marcado pelo grande salto tecnolgico nos transportes e maquinas. Houve mudanas dentre das fabricas que tinham seus trabalhadores em condies de trabalho precrias, o que levou os mesmos a reagirem e se organizarem para lutar por melhorias de condies de trabalho, forando as fabrica demitirem seus trabalhadores gerando um grande aumento no desemprego.

As maquinas tomando o lugar de pessoas dava aos donos de fabricas a sensao de melhorias, ate o perodo de hoje esse um problema para pases em desenvolvimento, visto que as organizaes dependem de mo de obra para se desenvolverem plenamente.

Abordagem Clssica da Administrao As mudanas ocorridas no incio do sculo XX, em decorrncia da Revoluo Industrial, exigiram mtodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mo-de-obra evitando desperdcios, ou seja, a improvisao deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo cincia: a Cincia da Administrao. (CHIAVENATO, 2004, p. 43). Faz-se importante nesse contexto, uma retrospeco histrica, uma vez que, j no sc. XVII Descartes j negava todo saber que fosse tradicional, ou seja, baseado em costumes e crenas, afirmando que esses deviam ser substitudos pelo racional e no sc. XVIII, o Racionalismo passou a ser aplicado s cincias naturais e sociais, porm o trabalho ainda no abandonara as antigas tcnicas para adotar a racionalizao da organizao e execuo do trabalho. (MOTTA; VASCONCELOS, 2002, p. 32). Os aspectos organizacionais so analisados de cima para baixo (da direo, para execuo) e do todo para as partes (da sntese para a anlise), exatamente o contrrio da abordagem da administrao cientfica. Os objetivos tanto da Administrao Cientfica quanto da Teoria Clssica so os mesmo: a busca da eficincia das organizaes. Segundo Fayol toda empresa desempenha seis funes bsica: 1. Funes Tcnicas: relacionadas com a produo de bens ou de servios da empresa. 2. Funes Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutao. 3. Funes Financeiras: relacionadas com a procura e gerncia de capitais. 4. Funes de Segurana: relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas. 5. Funes Contbeis: relacionadas com inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas.

10

6. Funes Administrativas: coordenam e sincronizam as demais funes. Para autores clssicos, a Administrao - como toda cincia deve basear-se em leis ou em princpios universais aplicveis a todas a situaes com o que o administrador deve defrontar. Da o carter prescritivo e normativo da Teoria Clssica, e estes seriam: 1. Diviso do trabalho: Consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma consequncia natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: Depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 4. Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens apenas de um superior. o princpio da autoridade nica. 5. Unidade de direo: Uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remunerao do pessoal: Deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: Refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo em funo do princpio do comando. 10. Ordem: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. a ordem material e humana. 11. Equidade: Amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal. 12. Estabilidade pessoal: A rotatividade do pessoal prejudicial para a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo,

11

tanto melhor para a empresa. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Esprito de equipe: A harmonia entre as pessoas so grandes foras para a organizao. Concluses sobre a capacidade das pessoas segundo Fayol 1. A capacidade principal de um operrio a capacidade tcnica. 2. A medida que se eleva na escala hierrquica, a importncia relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade tcnica diminue. 3. A capacidade principal do diretor a capacidade administrativa. Quanto mais elevado o nvel hierrquico do diretor, mais essa capacidade domina. Administrao como Cincia Fayol afirma a necessidade de um ensino organizado e metodolgico da Administrao, de carter geral para formar administradores, a partir de suas aptides e qualidades pessoais. Em sua poca, essa ideia era uma novidade. Esta teoria concebe a organizao como se fosse uma estrutura, forma e disposio das partes que a constituem, alm do inter-relacionamento entre as partes. Para Fayol as funes administrativas so compostas pelos elementos a administrao, a saber: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar.

Diviso do Trabalho Autoridade e Responsabilidad e Unidade de Comando Princpios Gerais de Administrao Hierarquia ou Cadeia Escolar Organizao Formal Mxima Eficincia

Departamentaliz ao Coordenao

12

A Teoria Clssica ao contrrio da Administrao Cientfica se preocupa com a diviso no nvel dos rgos que compem a organizao, isto , com os departamentos, divises, sees e unidades.
Seleo Cientifica do Trabalhador Estudo do Tempo e Movimento Definio do Mtodo de Trabalho Lei da Fadiga Padro de Produo

Plano de Incentivo Salarial Superviso Funcional Mxima Eficincia Maiores Lucros e maiores Salrios

Condies Ambientais de Trabalho

A nfase nas tarefas no nvel do operrio representa o primeiro enfoque administrativo, ainda mope, limitado e reduzido a algumas poucas variveis da realidade empresarial. Foi o primeiro passo da TGA.

13

CONSIDERAOES FINAIS Com o surgimento das organizaes, que ocorrem em massa com a Revoluo Industrial, houve uma grande necessidade de adequao, regras e normas fazendo com que surgissem as teorias, contudo, cada teoria respeita sua poca. Ao implantamos algo descobrimos as falhas, nessas podemos dizer em relao s teorias, tratavam-se das crticas, as desvantagens, fazendo com que as solues a esses problemas fossem buscados. O comandado atravs de um lder essencial em uma organizao, visto que, para colocar em prtica tudo em favor dos operrios e ao mesmo tempo aos donos das organizaes, que visam o lucro, imprescindvel seguir regras, e estas regras universais foram iniciadas por Fayol. Por meio de estudos e ainda pela prpria evoluo da administrao possvel afirmar que nas organizaes que tem um relacionamento mais aberto entre os lideres e seus comandados, se tem um aproveitamento eficiente e eficaz da empresa e dos trabalhadores. Neste sentido hoje o investimento no capital intelectual tornou-se obrigatrio, pois a busca constante por desenvolvimento a base de nossa evoluo.

14

REFERENCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: Teoria, Processo e Prtica. Programa do Livro Texto-PLT. So Paulo: Elsevier, 2011. Cap. 1, 2, 3 e 4, p. 4 - 100.

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da Administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes: edio compacta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Cap. 1, 2, 3, 4, 5 e 6, p. 7- 116.

MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Significados da administrao. In: MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria geral da administrao. So Paulo: Atlas, 2006. Cap. 1, p. 3-16. FERREIRA, A.; REIS, C.; PEREIRA, I.. Gesto empresarial: de Taylor aos nossos dias: evoluo e tendncias da moderna administrao de empresas. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PEREIRA, Mariah, Teoria Clssica da Administrao, Teoria da Administrao, So Paulo, 2007. Disponvel em: < http: / / www.htmlstaff.org / xkurt / projetos / portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=685>. Acesso em 10 de Outubro de 2011.

RAFIUSX. Administrao Evoluo, Situao Atual e Perspectiva, Rio de Janeiro, 2011. Disponvel em: < http://www.trabalhosfeitos. Com / ensaios / Administra % C3 %A7%C3%A3o-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Situa%C3%A7%C3%A3o-Atual-e / 60705 html >. Acesso em 10 de Outubro de 2011.

OLIVEIRA, Cezar A.O que Administrao. 6 p. Disponvel em : < http:// www. professorcezar.adm.br / Textos / O%20que%20e%20 administracao.pdf.>. Acesso em 10 de Outubro de 2011

15

OLIVEIRA, Cezar. A. Influencias Histricas da Administrao. 4p. Disponvel em : <http://www.professorcezar.adm.br/Textos/InfluenciasHistoricasAdm.pdf.>. em 10 de Outubro de 2011 Acesso

LIMA,

Alex.

Os

Primrdios

da

Administrao.

Disponvel

em:

<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-primordios-daadministracao/47194/>. Acesso em 10 de Outubro de 2011

CAETANO, Jssica L. N. Organizaes mecanicistas x organizaes flexveis: existiria um meio termo?. Administradores: o portal da Administrao. Disponvel em: < http:// administradores.com.br / artigos / organizacoes _ mecaniscista _ x _ organizacoes_flexiveis_existiria_um_meio_termo / 35537/ >. Acesso em 10 de Outubro de 2011.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO DISTNCIA

FLAVIO AUGUSTO MARQUES FRANCO DE OLIVEIRA RA 286711 ESRAEL CELESTINO DE SOUZA RA 291414 ROSILENE CARDOSO DA MOTA RA 286710 ROSANA MOTA DE OLIVEIRA RA 286725 VALDE DA SILVA SANTIAGO RA 284174

ABORDAGENS HUMANSTICA, NEOCLSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAO

Manaus-AM 2011/02

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO DISTNCIA

FLAVIO AUGUSTO MARQUES FRANCO DE OLIVEIRA RA 286711 ESRAEL CELESTINO DE SOUZA RA 291414 ROSILENE CARDOSO DA MOTA RA 286710 ROSANA MOTA DE OLIVEIRA RA 286725 VALDE DA SILVA SANTIAGO RA 284174

ABORDAGENS HUMANSTICA, NEOCLSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAO Trabalho atividade desafio apresentado a Faculdade de Educao a Distncia Anhanguera, para avaliao parcial da disciplina Teoria de Administrao, como requisito obteno do grau de Bacharel em Cincias Contbeis sob a orientao do professor tutor presencial Eneas Andrade.

Manaus-AM 2011/02

RESUMO

As abordagens apresentadas neste trabalho, como a Humanstica, Neoclssica e Estruturalista surgiram para corrigir a tendncia da desumanizao iniciadas pelos precursores da administrao. O que vamos explanar trata-se das principais caractersticas dessas teorias, procurando enfatizar as razes que levam ao surgimento dessas abordagens. Palavra chave: abordagens - surgimento

ABSTRACT

The approaches presented in this work, such as Humanities, Neoclassical and Structuralist appeared to correct the trend of dehumanization precursors initiated by the administration. What do we explain these are the main features of these theories, emphasizing the reasons that lead to the emergence of these approaches.

Key-words: approaches - emergence

SUMARIO

1. INTRODUO ........................................................................................................ 6 2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 7 2.1. Teoria das Relaes Humanas ......................................................................... 7 2.2. Teoria Neoclssica ............................................................................................ 9 2.3. Teoria Estruturalista ........................................................................................ 12 2.4. Artigo ............................................................................................................... 15 3. CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 17 4. REFERENCIAS ..................................................................................................... 18

INTRODUCO

A Administrao um fenmeno, neste novo cenrio os pases que melhor souberem administrar seus recursos humanos e materiais sairo na frente.

Nossa sociedade institucionalizada, composta por organizaes com atividades relacionadas a prestao de bens e prestao de servios so planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas, bases da

administrao criadas por Taylor e Fayol. O que procuremos demonstrar o surgimento das teorias, sempre na busca de solues aos problemas apresentados em cada momento da estria da evoluo da administrao.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato estamos em uma poca de mudanas e incertezas a Administrao tornou-se o centro da atividade humana. O mundo moderno se caracteriza por organizaes nas quais o esforo cooperativo do homem base fundamental da sociedade. A tarefa bsica da Administrao fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. O avano tecnolgico e o desenvolvimento do conhecimento, por si s no produzem efeitos se a qualidade da administrao no permitir uma utilizao eficaz dos recursos humanos e materiais.

Teoria das Relaes Humanas

A Teoria das Relaes Humanas surgiu com a Experincia de Hawthorne, realizada numa fbrica no bairro que d nome pesquisa, em Chicago, EUA. O mdico e socilogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produo, na busca por variveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produo. O primeiro teste foi realizado para encontrar a relao entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porm, foi encontrada uma varivel difcil de ser isolada, o fator psicolgico dos trabalhadores. Por conta desse fator mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudana (ex: lanches, intervalos, mudana nos incentivos e nos horrios de trabalho) As Experincia de Hawthorne geraram um novo paradigma para os administradores mundiais. Suas concluses mais importantes so: Integrao social como determinante da produo, ou seja, quanto maior sua integrao social no grupo maior ser sua vontade de produzir, ao contrrio do que dizia a Escola Clssica, que coloca fatores fsicos como determinantes. Comportamento do empregado baseado no comportamento dos grupos e

organizaes informais, cada empregado no age isoladamente. As necessidades psicolgicas e sociais e a ateno para novas formas de recompensa e sanes no-materiais. A nfase nos aspectos emocionais e no-racionais do comportamento das pessoas. A importncia do contedo dos cargos e tarefas, pois para as pessoas eram realizadas trocas de posio para evitar a monotonia, mesmo que provocassem queda na produtividade aumentavam a moral do grupo. Autores tambm importantes para a Escola de Relaes Humanas foram Roethlisberger e William Dickson por suas descries das primeiras experincias em sua obra Management and the worker nos ano de 1939, houve outros tericos que ganharam destaque na Escola das Relaes Humanas, como : Mary Parker Follet, que foi uma das precursoras ao analisar os padres de comportamento e a importncia das relaes individuais. Barnard criou a Teoria da Cooperao, que foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho e analisar as organizaes informais promovidas por eles. As principais crticas a essa teoria so: Ela apresenta uma viso inadequada dos problemas de relaes industriais em alguns aspectos a experincia de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relaes humanas em produto da tica e do princpio democrtico ento existente nos Estados Unidos. Apesar de os Industriais tenderem a julgar sempre as concluses de Mayo verdadeiras, estes as consideravam inaplicveis, como citado por um "Tudo isto muito interessante, mas o que psiclogos e tericos em geral parecem esquecer que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar muito justo no devido lugar, mas , no final das contas, um problema secundrio na indstria e no a sua funo principal.". [1] Crticas feitas por psiclogos que as concluses de Mayo so bvias, contudo este tem seu mrito por tirar este conceito das cincias e aplic-lo s prticas administrativas.

Socilogos criticam que Mayo e seus seguidores tm uma tendncia em favorecer a administrao ante os funcionrios. H tambm uma oposio ferrenha teoria clssica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relaes humanas negava. A viso ingnua e romntica do operrio - as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu, considere ainda a nfase exagerada nos grupos informais colaborou rapidamente para que esta teoria fosse repensada. Seu enfoque manipulativo e certamente demagogo no deixou de ser descoberto e identificado pelos operrios e seus sindicatos. Ao receber tantas crticas, a teoria das relaes humanas precisou de uma reestruturao que deu origem teoria comportamental.

Teoria Neoclssica da Administrao

A teoria neoclssica da administrao o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na dcada de 1950 e que propem uma retomada das abordagens clssica e cientfica da administrao. A teoria tem como principal referncia Peter Drucker, mas tambm inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry. A Teoria Neoclssica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos vlidos e relevantes da Teoria Clssica, expurgando-os dos exageros e distores tpicos de qualquer teoria pioneira e condensando-os com outros conceitos igualmente vlidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das trs ltimas dcadas. E ainda pelo o surgimento desta Teoria deu-se tambm pelo crescimento exagerado das organizaes. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralizao versus descentralizao. Boa parte do trabalho dos neoclssicos est voltada para fatores que levam deciso de descentralizao, bem como s vantagens e desvantagens que a descentralizao proporciona .

10

Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: nfase na prtica da administrao; Reafirmao relativa das proposies clssicas; nfase nos princpios gerais de gesto; nfase nos objetivos e resultados. Para os autores neoclssicos, a Administrao consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. E o bom administrador , naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcanar seus objetivos com o mnimo dispndio de recursos e de esforo e com menos atritos com outras atividades teis. A Administrao uma atividade generalizada essencial a todo esforo humano coletivo, seja na empresa industrial, na empresa de servios, no exrcito, nos hospitais, na igreja etc. O homem cada vez mais necessita cooperao basicamente a coordenao de atividade grupal. No fundo, todas as instituies e empresas so organizaes e,

consequentemente, tm uma dimenso administrativa comum. De acordo com a Teoria Neoclssica h trs aspectos principais nas organizaes: Quanto aos objetivos: as organizaes no vivem para si prprias, mas so meios, so rgos sociais que visam realizao de uma tarefa social. Quanto administrao: todas as grandes organizaes so diferentes em seus objetivos, seus propsitos, mas so essencialmente semelhantes na rea administrativa. Quanto ao desempenho individual: o campo em que h menor diferena entre as organizaes. O desempenho individual a eficcia do pessoal que trabalha dentro das organizaes. So os indivduos que fazem, decidem e planejam. Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficcia e de eficincia, simultaneamente. Eficcia uma medida normativa do alcance de resultados, enquanto eficincia uma medida normativa de utilizao dos recursos

11

nesse processo.

Eficincia nfase nos meios Fazer corretamente as coisas Resolver problemas Salvaguardar os recursos Cumprir tarefas e obrigaes Treinar os subordinados Manter as mquinas Presena nos templos Rezar Jogar futebol com arte

Eficcia nfase nos resultados Fazer as coisas corretas Atingir objetivos Otimizar a utilizao dos recursos Obter resultados Proporcionar habilidades aos Subordinados Mquinas disponveis Prtica dos valores religiosos Ganhar o cu Ganhar a partida

Centralizao A centralizao ocorre quando a autoridade retida e circunscrita nas mos do executivo mximo da organizao. Vantagens da Centralizao As decises so tomadas por administradores que possuem uma viso global da empresa Tomadores de deciso situados no topo so geralmente mais bem treinados do que os que esto nos nveis mais baixos As decises so mais consistentes com os objetivos empresariais globais Elimina esforos duplicados e reduz custos operacionais com a descentralizao Certas funes como compras promovem maior especializao e aumento de habilidades com a centralizao. Desvantagens da Centralizao As decises so tomadas por administradores que esto distanciados dos fatos Tomadores de deciso situados no topo raramente tm contato com as pessoas e situaes envolvidas. Administradores nos nveis inferiores esto distanciados dos objetivos globais. As linhas de comunicao mais distanciadas provocam demoras e maior custo operacional Pelo envolvimento de muitas pessoas, cresce a possibilidade de distores e erros pessoais no processo.

Vantagens da Descentralizao Desvantagens da Descentralizao As decises so tomadas mais Pode ocorrer falta de informao e rapidamente pelos prprios executores da coordenao entre os departamentos ao. envolvidos

12

Maior custo pela exigncia de melhor seleo e treinamento dos administradores mdios. Riscos da sub objetivao: os Maior participao no processo decisorial administradores podem defender mais promove motivao e moral elevado entre objetivos departamentais do que os os administradores mdios. empresariais. Proporciona excelente treinamento para As polticas podem variar por os administradores mdios. departamento Tomadores de deciso so os que tm mais informaes sobre a situao. A Teoria Neoclssica enfatiza as funes do administrador: O Planejamento, a organizao, a direo e o controle. No seu conjunto, essas funes administrativas formam o processo administrativo.

Teoria Estruturalista A Teoria Estruturalista surgiu por volta da dcada de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clssica e pela Teoria das Relaes Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizaes com o seu ambiente externo, que a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizaes, caracterizada pela interdependncia entre as organizaes. A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, tambm faz parte da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista na estrutura e no ambiente, e ainda de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relao s anteriores. Ela mostra a organizao como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizaes. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais no so a mera justaposio das partes. De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua mltipla abordagem, englobando em sua anlise a organizao formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma anlise comparativa entre as organizaes, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980),

13

na qual ele se baseia no conceito de obedincia, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficirio principal. As origens da Teoria Estruturalista na Administrao foram as seguintes: A oposio surgida entre a Teoria Clssica e a Teoria das Relaes Humanas incompatveis entre si - tornou necessria uma posio mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma sntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber. A necessidade de visualizar "a organizao como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organizao (como a viabilidade econmica da organizao), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior dilogo foi com a Teoria das Relaes Humanas. A influncia do estruturalismo nas cincias sociais e sua repercusso no estudo das organizaes. O estruturalismo influenciou a Filosofia, a Psicologia (com a Gestalt), a Antropologia (com Claude Lvi-Strauss), a Matemtica (com N. Bourbaki), a Lingustica, chegando at a teoria das organizaes com Thompson, Etzioni e Blau. Na teoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizaes sociais. Novo conceito de estrutura. O conceito de estrutura antigo. Herclito; nos primrdios da histria da Filosofia, concebia o "logos" como uma unidade estrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligvel. a estrutura que permite reconhecer o mesmo rio, embora suas guas jamais sejam as mesmas devido contnua mudana das coisas. Estrutura o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudana, seja na diversidade de contedos, isto , a estrutura mantmse mesmo com a alterao de um dos seus elementos ou relaes. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes reas, e a compreenso das estruturas fundamentais em alguns campos de atividade permite o reconhecimento das mesmas estruturas em outros campos. O estruturalismo est voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituio do todo. A totalidade, a interdependncia das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma

14

das partes so as caractersticas do estruturalismo. Enquanto a Teoria Clssica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relaes Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papis em vrias

organizaes. Na sociedade de organizaes, moderna e industrializada, avulta a figura do homem organizacional que participa de vrias organizaes. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizaes, precisa ter as seguintes caractersticas de personalidade: Flexibilidade, em face das constantes mudanas que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papis desempenhados nas organizaes. Tolerncia s frustraes para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediao feita atravs de normas racionais, escritas e exaustivas. Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organizao em detrimento de preferncias pessoais. Permanente desejo de realizao para garantir cooperao e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais. As organizaes so consequncias da necessidade que as pessoas tm de relacionar-se e juntar-se em busca de seus objetivos. Dentro da organizao social, as pessoas ocupam certos papis. Cada pessoa pertence a vrios grupos e organizaes, e desempenha diversos papis, ocupa vrias posies e suporta grande nmero de normas e regras, pois cada organizao tem suas normas e regras. Segundo Ferreira, A.; Reis, C.; Pereira, I. (2002), as crticas feitas ao Estruturalismo normalmente so respostas s crticas formuladas pelos prprios estruturalistas em relao outras teorias, principalmente Teoria das Relaes Humanas. Dentre as crticas recebidas, destacam-se: Ampliao da abordagem: A Teoria Estruturalista ampliou o campo de viso da administrao que antes se limitava ao indivduo, na Teoria Clssica, e ao grupo, na Teoria das Relaes Humanas, e que agora abrange tambm a estrutura da organizao, considerando-a um sistema social que requer ateno em si mesmo.

15

Ampliao do estudo para outros campos: A Teoria Estruturalista alargou tambm o campo de pesquisa da administrao, incluindo organizaes no- industriais e sem fins lucrativos em seus estudos. Convergncia de vrias teorias: Na viso de Chiavenato (2003), nota-se, no Estruturalismo, uma tentativa de integrao em ampliao nos conceitos das teorias que o antecederam, a saber: A Teoria Clssica, a Teoria das Relaes Humanas e a Teoria da Burocracia. Dupla tendncia terica: Ainda para Chiavenato (2003), alguns dos autores estruturalistas enfatizavam somente a estrutura e os aspectos que integravam a organizao, onde a mesma o objeto da anlise. Outros autores se atm aos aspectos como conflitos e divises na organizao. Os estruturalistas procuram ter em vista a estrutura formal, porm, integrando a uma abordagem mais humana, portanto, que ela uma sntese da Teoria Clssica (formal) e da Teoria das Relaes Humanas (informal), tentando integrar as duas.

Artigo

Segundo os autores, conforme descrito as teorias administrativas e a evoluo das mesmas, conclui-se que as proposies no so antagnicas, mas se completam. Assim, cada instabilidade encontrada nessas tem sido aprimoradas por novas teorias posteriores, desenvolvidas at os dias atuais, adaptadas ao cenrio vigente de sua formulao. O capitalismo moderno tem determinado que as atividades intelectuais e de comunicao integrem crescentemente todos os nveis das atividades produtivas, incluindo os trabalhadores da linha de produo, e exigindo que esses sejam polivalentes, ou seja, carece de uma aliana entre a produtividade e a capacidade humana dos operrios. WOOD Jr. (1992) enfatiza que o modelo organizacional deve agregar especializao tcnica, coordenao, sincronismo incrementadas com arte. Atendendo a essa demanda, a gesto participativa surge como um avano da concepo mecanicista em direo s propostas das organizaes flexveis: unindo a racionalizao da produo capitalista (de acordo com as Teorias Clssicas) com

16

as sugestes dadas pelos trabalhadores (criatividade e produo intelectual humana). Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma varivel, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias so propostas de acordo com os contextos histricos em que esto inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na poca em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clssica, responsvel pela nfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores,. A Escola de Relaes Humanas logo aps a consolidao do pensamento clssico como uma espcie de crtica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionrio como recurso produtivo. a Teoria Neoclssica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras teorias prvias. A Estruturalista veio como um desdobramento da Teoria da Burocracia que surgiram de necessidades que as organizaes sentiram de ordem e exatido e tambm aproximao as Teorias das Relaes Humanas.

17

CONSIDERACES FINAIS

De acordo com os autores do artigo, bem como os autores do PLT, a linha de raciocnio gira em torno de que os objetivos centrais para o surgimento de tais teorias veio principalmente como crtica aos pontos falhos das teorias imediatamente anteriores. Ainda, segundo MAXIMIANO(2006), todas as teorias so a mesma linha de pensamento ou um conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque, pois com o surgimento de uma nova teoria, esta se aproveitava das vantagens oferecidas pela precursora. As teorias surgiram para que pudessem ser solucionados os problemas enfrentados pela teoria anterior, ou seja, uma adaptao ao cenrio vigente sua formulao, sempre que esse cenrio mudava novos problemas surgiam e em consequncia novas teorias. H de se considerar ainda que cada poca desenvolvia uma forma organizacional apropriada as suas caractersticas e exigncias. Mas apesar da evoluo constate que perduram at os dias atuais, nossas bases continuam sendo Taylor e Fayol que definiram funes bsicas para o conceito de administrao, bem como, procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organizao ou empresa.

18

REFERENCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da Administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes: edio compacta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Cap. 1, 2, 3, 4, 5 e 6, p. 7- 116.

GARCIA, Fernando Coutinho; BRONZO, Marcelo. As bases epistemolgicas do pensamento administrativo convencional e a crtica teoria das organizaes. Disponvel em: <http://www.abrad.org.br/eneo/2000/dwn/eneo2000-02.pdf>. Acesso em: 26 set. 2009.

MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Significados da administrao. In: MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria geral da administrao. So Paulo: Atlas, 2006. Cap. 1, p. 3-16. FERREIRA, A.; REIS, C.; PEREIRA, I.. Gesto empresarial: de Taylor aos nossos dias: evoluo e tendncias da moderna administrao de empresas. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao: uma viso abrangente da moderna administrao das organizaes. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

OLIVEIRA, Cezar. A. Abordagem Neoclssica da Administrao. 5p. Disponvel em: < http://www.professorcezar.adm.br/Textos/InfluenciasHistoricasAdm.pdf. >. Acesso em 13 de Outubro de 2011

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: Teoria, Processo e Prtica. Programa do Livro Texto-PLT. So Paulo: Elsevier, 2011. 302p.

19

CAETANO, Jssica L. N. Organizaes mecanicistas x organizaes flexveis: existiria um meio termo?. Administradores: o portal da Administrao. Disponvel em: < http:// administradores.com.br / artigos / organizacoes _ mecaniscista _ x _ organizacoes_flexiveis_existiria_um_meio_termo/35537/>. Outubro de 2011. Acesso em 10 de

You might also like