You are on page 1of 11

Coraes Desgovernados ou Era pra ser um Monlogo

Personagens: Pedro Marcos Camila Figurantes (seis)


CENA 1 Pedro entra num palco vazio sem cenrio fazendo malabarismo com trs coraes de plstico ou borracha, ele comea a falar ainda fazendo malabarismo. PEDRO: Coraes desgovernados. No passam de coraes desgovernados. (interrompe o malabarismo deixando cair dois coraes e um deles fica numa das mos) Querem amar, mas no sabem a quem se entregar. Querem viver sem sofrer. Sentir saudades to bom. E aconteceu com esse corao que seguro na minha mo e caiu em paixo, daquelas aterradoras, visceral e intensa. Mas o outro corao sequer deu ateno. Porm esse corao que caiu em desolao tempos atrs deixou de viver uma grande paixo e ps fim sem qualquer compaixo. Ai vo dizer que aqui se faz aqui se paga. a vida. Mas h tantos outros coraes que esto cegos, mas mesmo assim querem enxergar aquele algum em outro algum. Como eu j tinha dito, esses coraes andam pelas ruas sem saber pra onde ir, querem ir pra esquerda, mas vo para a direita, esto sem rumo, esto desgovernados. Mas no era sobre isso que eu queria dizer, na verdade eu vim falar sobre o fim do mundo. Preparem-se pelo que vir, asterides aqui, maremotos acol e coraes totalmente desgovernados, ainda no me conformo com aquele corao que largou outro e foi atrs de um que no quer nada com ningum. Como ia dizendo, est chegando o fim em que tudo isso vai acabar e espero que acabe logo porque no aguento mais ver esse pobre corao se apaixonar pelas pessoas erradas, quero dizer, erradas para esse corao. Afinal ningum est certo e ningum est errado, tudo uma questo de ponto de vista. CENA 2 Marcos surge da plateia.

Miguel Rodrigues

MARCOS: Discordo! PEDRO: P Marcos, era pra ser um monlogo! Voc estragou! MARCOS: Quem estragou foi voc! Tnhamos combinado que faramos um trio e encenaramos o que aconteceu com seu amigo. PEDRO: Mas eu mudei de ideia. Alis, ele mudou de ideia. MARCOS: Que egosta! Fazer um monlogo! Coisa mais solitria! O bacana compartilhar, trocar uma ideia, quem sabe a gente encontre uma soluo. PEDRO: Soluo para qu? MARCOS: Soluo pro seu amigo que se apaixona pelas garotas erradas. PEDRO: Ele me pediu um monlogo e foi o que fiz, e sai logo porque voc est atrapalhando o espetculo. MARCOS: Negativo. Voc apareceu l em casa quinze dias atrs querendo fazer um trio e tinha at nome para a pea: Coraes Desgovernados. PEDRO: Sim, mas eu tinha pensado em outras formas de representar e no encontrei, falei pro meu amigo e ele disse pra fazer um monlogo. MARCOS: Sei e por que no falou pra gente? Eu fiquei a noite toda decorando texto, ensaiei com a Camila tambm. PEDRO: Ainda tem a Camila!. Mas cara foi a sada que encontrei.

Miguel Rodrigues

MARCOS: Tudo bem pode continuar com seu monlogo, eu vou ao lado porque uma pea vai comear daqui a pouco. PEDRO: Como se chama a pea? MARCOS: Era pra ser um monlogo (cai na gargalhada). PEDRO: Muito engraado. Monlogo j era agora dilogo. MARCOS: Pode virar um trilogo, pois a Camila pode aparecer a qualquer momento. CENA 3: Camila surge do fundo do palco. MARCOS: Falando em assombrao. PEDRO: Ah! voc? CAMILA: No! a Falecida. MARCOS: Voc viu Camila? O Pedro est apresentando um monlogo e nem nos avisou. PEDRO: Parem com isso, as pessoas esto olhando e querem que algo acontea, vamos deixar dessa lenga lenga e apresentar algo. MARCOS: Apresentar o que meu filho? Voc tomou o espetculo pra si agora se vira e continua com seu texto. CAMILA: Tanta indeciso! Quer saber, vou chamar meus alunos pra apresentar uma pea pra todos. Venham todos! (entram os figurantes)
Miguel Rodrigues

PEDRO: Mas o que t acontecendo aqui? MARCOS: Eita ns! Quanta gente! Agora sim o monlogo vai acontecer. PEDRO: Agora chega! Saiam todos (andando por todos os lados do palco expulsando os alunos que faziam mmicas, cambalhotas, jogos teatrais). CAMILA: Que estresse! Vou sair porque pode ser contagioso. MARCOS: Tambm vou sair, deixa esse egosta com o seu monlogo. Todos saem. CENA 4: Pedro recomea seu espetculo aparecendo com seu malabarismo de coraes. PEDRO (recomeando a fala inicial): Coraes desgovernados. No passam de coraes desgovernados... De repente Camila entra em cena correndo e pega um dos coraes, fazendo outro cair, sobrando apenas um na mo de Pedro. CAMILA: Devolva o meu corao! Quantas vezes j lhe disse pra no roubar o meu corao, o nico que tenho. PEDRO: Espera... Marcos tambm entra correndo e pega o outro corao que caiu no cho. MARCOS: Fala tanto dos coraes desgovernados que deixa cair e justo o meu que j sofreu tanto por desiluses. Devia ter mais cuidado com o corao dos outros, j o seu est seguro em suas mos.

Miguel Rodrigues

PEDRO: Vocs disseram que iam me deixar continuar. MARCOS: No mude de assunto, voc sabe bem que eu gosto da Camila, mas a Camila gosta de voc que gosta de uma a que nunca vai te dar chance. PEDRO: De onde voc tirou isso? MARCOS: a verdade! CAMILA: Voc gosta mesmo de mim Marcos? MARCOS: Sim, eu gosto. CAMILA: Mas voc sabe n de quem eu gosto. PEDRO: No estou entendendo mais nada. Camila, voc gosta de mim? CAMILA: Gosto e j faz tempo. PEDRO: E por que eu no sei de nada? MARCOS: Por que voc se esqueceu da gente. Ficou andando com um cara ai e deixou a gente de lado. Isso no se faz. Enquanto isso eu e a Camila vivamos no dilema de eu gostar dela, mas ela no gostar de mim, ai a vida pra, precisvamos de voc pra completar o tringulo. PEDRO: que esse meu amigo tambm se encrencou de uma forma que nem te conto. CAMILA: E nem queremos saber, o assunto agora a gente. Ento, voc vai continuar me descartando?
Miguel Rodrigues

PEDRO: Mas eu nunca te descartei! Eu nem sabia que voc gostava de mim. MARCOS: E voc Camila, continuar no gostando de mim? CAMILA: Infelizmente sim. Melhor me esquecer. Cansei disso tudo, vou-me embora. MARCOS: Bem que voc tem razo, nossos coraes esto desgovernados, nos apaixonamos pelas pessoas erradas e perdemos a direo, quero ir pra esquerda, mas meu corao insiste ir pra direita. Agora srio, pode continuar seu espetculo. PEDRO: Esperem... Marcos sai logo depois de Camila. CENA 5 PEDRO: Onde foi que parei mesmo? MARCOS (falando dos bastidores): tudo uma questo de ponto de vista. PEDRO (bem a frente da plateia) : Opa obrigado. Como ia dizendo, tudo uma questo de ponto de vista. Querem saber, no consigo continuar desse jeito. Acabo de descobrir que a Camila gosta de mim, mas no gosta do Marcos que gosta dela, eita que confuso. Mas vamos em frente e direi uma grande verdade: nossos coraes nos surpreendem de tal forma que no h razo que suporte, toda aquela seriedade, sisudez, vo por gua abaixo quando uma paixo inesperada invade o peito. Imaginem: um rapaz (Marcos entra ao fundo) que est solitrio, mas no triste, diria conformado por no ter encontrado sua garota dos sonhos que atualmente est nos braos de outro rapaz (entra Camila com um rapaz aos beijos e abraos), a o rapaz desgruda da moa e vai embora, ela v o rapaz solitrio e se aproxima e diz: Sei que voc gosta de mim e eu gosto muito de voc, mas no ser possvel ns dois juntos. Isso quebra o
Miguel Rodrigues

corao do rapaz e o deixa desorientado (Marcos anda todo torto). Ainda bem que esse rapaz no tem carro, por que se no. Como ia dizendo (Pedro vira-se para o fundo do palco, mas antes que ele tenha se virado Marcos j no est mais) as coisas do corao so nada fceis. S um instante, j volto, tenho uma coisa a resolver. Pedro sai e Marcos entra. CENA 6: MARCOS (tentando fazer malabarismo, mas no consegue, desiste e joga no cho): Coraes enganados. Isso sim. O que mais vejo por ai corao enganando o outro, dizendo que gosta, mas l na frente faz uma tremenda bobagem, uma estupidez. Tem corao que covarde, que no admite, e engana sem d nem piedade. Antes de dizer que gosta de algum, que perto de amar algo bem simples, tenha certeza do que est dizendo, pra no enganar o outro e nem a si mesmo e depois que estiver gostando mesmo ai poder um dia dizer que ama, caso contrrio esquea e assim no brincar com os sentimentos alheios. Falo isso porque j fui enganado, nunca enganei, mas fui vtima desse duro golpe que certos coraes do, at pode ser sem maldade, porm transborda imaturidade. A coisa bem simples, se no est bom para um dos dois, a coisa acabou e com o maior egosmo do mundo termina tudo sem consultar a pessoa. Como dizia uma amiga, pura convenincia, duro dizer, mas verdade. No me convm ento nada est bem. Pode uma coisa dessas? Voc passa dias, semanas, meses ou at anos com algum no maior egosmo, s pra satisfao pessoal? Vai pro quinto dos infernos! PEDRO (surgindo da plateia e aplaudindo) Parabns, gostei, isso mesmo desabafa! Pe tudo pra fora. MARCOS: A coxinha da cantina tambm? PEDRO: No fala isso porque acabei de com-la. MARCOS: Sabia que voc atrapalhou. Era pra ser um monlogo. PEDRO: Jura? P foi mal! No era a inteno.
Miguel Rodrigues

MARCOS: Tudo bem, no sou egosta igual a voc. PEDRO: Tambm no precisa ofender. MARCOS: Desculpa, mas ento voc j pagou aquela sua dvida do carto de crdito? PEDRO: Que nada cara, paguei o mnimo e verei no que d. MARCOS: duro viver na base do mnimo, ainda mais quando o salrio assim. PEDRO: Espera ai, vamos ficar batendo papo toa aqui? Tem um monte de gente aqui que pagou pra nos assistir e no ta interessada de que forma paguei meu carto de crdito. Se formos pensar eles podem mandar na gente, tudo patro nosso. MARCOS: No seja to radical, seria muito cacique pra pouco ndio. Mas j que eles querem espetculo, a gente faz algo legal pra ter valido a pena o ingresso. PEDRO: Mas o qu? MARCOS: A gente pode fazer um festival de monlogo, que tal? PEDRO: Que ideia mais absurda! No tem pior, no? MARCOS: Pior que no. Camila entra em cena.

Miguel Rodrigues

CENA 7 CAMILA: Que bonito heim. Conversando na hora de servio! Vamos trabalhar, vamos! PEDRO: Voc tem alguma ideia do que podemos apresentar? CAMILA: Sim, tenho. PEDRO: Ento diga! CAMILA: Eu! MARCOS: Como assim? CAMILA: Est na hora de eu fazer o meu monlogo. PEDRO: O povo j cansou de monlogos, temos que fazer algo mais divertido. CAMILA: Acontece que o meu monlogo muito divertido, sentam e vejam. Pedro e Marcos ficam na lateral do palco. CENA 8 CAMILA: Sem essa de fazer malabarismo com coraes, isso j mostra como esses dois rapazes tratam os nossos coraes, sim, o corao das garotas, eles tratam como brinquedos. Outra coisa que tenho a dizer: vocs deviam encarar com naturalidade uma pessoa deixar de gostar de outra, no crime algum, errado deixar de gostar, no falar e se relacionar com outras pessoas, isso sim errado. Pronto, acabou. Pensaram que eu ia me esgoelar de falar, s porque sou mulher, pensaram errado. Agora podem ir pras suas casas que acabou.

Miguel Rodrigues

Pedro vai correndo pro centro do palco. PEDRO: No, esperem. No acabou. Voc ficou louca Camila? CAMILA: Fiquei nada. A gente tinha combinado uma coisa, saiu outra. Voc aparece com monlogo e deixou o Marcos e eu a ver navios. Voc decidiu tudo sozinho, assim que funciona? MARCOS: Calma Camila, a gente interrompeu e conseguimos fazer que fosse diferente. CAMILA: Calma nada. Ficou horrvel. E as pessoas pagaram por isso. No justo. Vou devolver o dinheiro de todos. PEDRO: No d ideia. Com o dinheiro da arrecadao vou tentar pagar um pouco da minha dvida. MARCOS: Parem vocs dois. Vamos fazer assim: a gente se rene e faz uma pea usando os alunos da Camila. Eu escrevo a pea, a Camila dirige e o Pedro produz. PEDRO: Ser que algum saber fazer malabarismo com corao? CAMILA: Esquea esses malditos coraes! MARCOS: Chega de brigar! No v que j se encheram de ns? PEDRO: Bobagem, o pessoal adorou. CAMILA: Nem ouse perguntar pra plateia se gostaram, seno voc pode ter a maior decepo da sua carreira de ator.

Miguel Rodrigues

10

MARCOS: Vamos fazer assim, a gente sai de fininho, sem ningum perceber, e corremos pelos fundos. PEDRO: Pra que correr? MARCOS: Acorda! Deve ter gente que odiou o que fizemos e esto esperando a gente acabar pra nos linchar e pegar todo o dinheiro que temos. Eu vi um cara olhando torto pra mim. PEDRO: Que exagero! MARCOS: Vai nessa, se duvidar ele deixou de pagar uma dvida de carto de crdito pra vir assistir a essa pea, j pensou a raiva dele? PEDRO: Quero ver quem ter coragem de cobrar ingresso de volta, ai quem vai ficar com raiva serei eu. CAMILA: Acho melhor irmos, antes que piore pro nosso lado. MARCOS: Sim, vamos. CAMILA (correndo pros fundos): O ltimo a chegar a mulher do vigrio. PEDRO (correndo): No era padre? O palco fica vazio por alguns instantes. Logo depois Pedro volta fazendo malabarismo com coraes, Camila volta com sua turma de alunos fazendo encenaes sem sentido e Marcos volta num monociclo com muita dificuldade para se equilibrar.

FIM!
27/01/2010
Miguel Rodrigues

Miguel Rodrigues
11

You might also like