You are on page 1of 8

Isaac Newton e sua ma

Introduo

Newton pode ser considerado o crebro mais refinado que a humanidade j produziu. Sua obra apresenta um grande avano do nosso pensamento.

A descoberta da gravitao universal era uma das maiores descobertas importantes de Isaac Newton. Ele trouxe o conceito de fora, criou o clculo, estudou a natureza da luz. Enfim, Newton deu para a humanidade as bases da fsica e da matemtica em sua grande obra PRINCIPIA MATHEMATICA.

Na opinio de Isaac Newton, ele conseguira pouco: como se tivesse sido apenas um menino brincando na praia, divertindo se de vez em quando ao encontrar um seixo mais arredondado ou uma concha mais bonita do que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanecia totalmente inexplorado diante de mim.

Contudo, por trs de um grande gnio, Newton tinha uma personalidade marcante e era uma pessoa profundamente perturbada e vingativa.

Neste trabalho vou apresentar um pouco sobre a obra Isaac Newton e sua ma um desenvolvimento da leitura, minha opinio sobre o assunto tratado e o modo de como o livro foi escrito.

Cronologia da vida de Isaac Newton


1642 - Nasce no povoado de Woolsthorp, Lincolnshire;

1644 - Sua me casa-se e muda-se, deixando Newton com sua av;

1653 - Sua me volta aps a morte de seu marido;

1661 - Newton vai para o Trinity College, Cambridge como bolsista;

1665 - Gradua-se em Cambridge e volta para casa para evitar a peste;

1665/66 - Lei da gravitao universal;

1667 - Retorna a Cambridge e eleito membro do Trinity College;

1669 - Torna-se Lucasian, professor de matemtica em Cambridge;

1672 - Eleito membro da Royal Society;

1678 - Primeiro esgotamento nervoso aps a controvrsia com Hooke;

1687 - Publica o Principia Mathematica;

1696 - Muda-se para Londres e se torna inspetor da casa da moeda;

1699 - Promovido a diretor da casa da moeda;

1703 - Aceita a presidncia da Royal Society aps a morte de Hooke;

1704 - Publica a ptica;

1727 - Morre aos 84 anos;

Resenha Crtica

Quando Isaac Newton completou 12 anos, a me, sem saber o que fazer com aquele filho esquisito, que no se adequava ao trabalho da fazenda, mandouo para a cidade e para a escola. No povoado, Newton ficou na casa de um boticrio, Sr. Clark.

O pequeno Newton no se interessava muito pelos estudos, que consistiam, basicamente, em aprender gramtica latina. Alm disso, era o alvo predileto do enteado do Sr. Clark. Uma vez em que este lhe chutou a barriga, Newton decidiu ir forra. Deu uma grande surra no rapaz e esfregou seu nariz num muro. E tomou uma deciso: a partir da seria o melhor da turma em latim. E no s isso. Seria tambm o melhor em tudo o que pudesse. No h dvidas de que ele conseguiu. Assim que se formou em Cambridge, em 1665 e 1666, ele fez algumas das maiores descobertas de todos os tempos e elaborou a teoria que serviria de paradigma para a cincia durante sculos e s seria suplantada pela teoria da relatividade. Em dois anos ele elaborou o teorema do binmio, as tangentes, a lei da gravidade, o clculo diferencial, as cores e o clculo integral.

justamente a histria desse gnio que o livro "Isaac Newton e sua ma" conta. Escrito de forma muito divertida, o volume faz qualquer um se interessar pelas descobertas de Newton, mesmo quem nunca teve muito interesse por fsica ou matemtica.

Com a ajuda de histrias em quadrinhos, ilustraes e muitas metforas, os autores fazem com que conceitos complicadssimos como, o clculo diferencial paream coisa de criana.

Para no chatear o leitor, os autores entremeiam as explicaes cientficas de fatos histricos e curiosidades sobre a vida de Newton. Entre elas o fato de que Newton simplesmente no divulgava suas ideias. O livro reproduz um dirio de Newton em que ele teria escrito: "Acabei de inventar a tcnica matemtica mais

til do mundo, mas no vou contar para NINGUM!". Esse era o velho Newton que, alm dessa tinha outras excentricidades, como espetar o olho ou ficar horas olhando para o cu na tentativa de descobrir como se formavam as cores (ele quase ficou cego, mas descobriu que as cores no eram uma juno de preto e branco, como acreditavam os antigos).

Para explicar o que acelerao constante, o livro sugere que o leitor faa uma experincia engraada. Para fazer a experincia necessrio um avio grande, com uma porta imensa, um elefante com velocmetro, um cronmetro, um binculo e esfrego e baldes enormes. Quando estiver a milhares de metros acima do solo, jogue o elefante do avio, ligue o cronmetro e observe pelo binculo. Voc ir constatar que a velocidade aumentar 10 metros a cada segundo. Duas coisas afetam a acelerao constante. Uma delas o ar, que, devido ao atrito, diminui a velocidade do elefante, especialmente se ele abrir as orelhas. A outra coisa o cho... Bem, a que voc vai precisar do esfrego e do balde...

O livro traz uma linguagem muito tranquila e gostosa de ler, conta tambm uma histria cmica de uma semente que virou rvore chamada Alice que derruba a ma na cabea de Newton que o faz perceber o que fez a ma cair, descobrindo assim a gravidade.

Alm de mostrar a histria de Isaac Newton de uma forma cmica, o livro conta pequenos episdios de vrios fsicos, matemticos e filsofos, como Aristteles, Galileu Galilei, que relacionado como aps ter morrido ter sido reencarnado no corpo de Isaac Newton, alguns amigos como Locke e outros inimigos como Robert Hooke que aparece vrias vezes durante o meio e fim do livro para contestar as descobertas de Newton, afirmando estarem erradas e acusando Newton de roubar suas ideias.

Tambm vale a pena destacar que Newton era um grande estudioso da bblia e acabou chegando concluso de que esta no verdadeira e sim, que foi uma inveno de um homem. Apesar de Newton ter chegado a esta concluso ele acreditava que Deus existia, por meio de sua f e chegou a falar que os

homens devem orar direto a Deus, e acreditar verdadeiramente nele, mas sempre fez uma nica pergunta: Onde est Deus?.

O livro conta tambm grandes acontecimentos, como a guerra civil, o grande incndio de Londres, a peste bubnica, e vrias trocas de reis do poder da Inglaterra. Ao final Newton escreve seus livros e os aperfeioa, vai trabalhar na casa da moeda, assim conseguindo retomar uma melhor economia, j que a Inglaterra passava por uma crise.

Newton acaba adoecendo e morrendo aos 84 anos, sua sobrinha e seu marido tomam conta dele at sua morte, vrios registros da histria de Newton so do marido de sua sobrinha que procurou pesquisar e escrever tudo o que pde sobre Newton.

H quem acredite que se deva divulgar cincia da maneira mais sria possvel. Para essas pessoas, contar detalhes curiosos da vida de Newton seria um verdadeiro sacrilgio. Nada mais falso. Ao contar pequenos detalhes interessantes da vida de um cientista, o autor mostra ao pblico que cientistas tambm so humanos e que a cincia no est separada de nossa vida. Pelo contrrio, tudo nossa volta se relaciona de alguma maneira com descobertas e teorias cientficas. A importncia do livro est justamente a, em mostrar que a cincia pode ser um tema divertido e interessante.

No final do Livro h um trecho relatando o seguinte: Para Isaac, a morte deve ter sido a derradeira experincia por meio da qual ele obteria a resposta final para a maior de todas as perguntas: Onde est Deus?

O fim do livro termina com a morte de Alice mostrando a importncia que ela teve para a histria de Isaac Newton.

Desenvolvimento
Isaac Newton e sua Ma de Kjartan Poskill. A provvel inteno do autor despertar o leitor pelo gosto fsica, pois traz todo o contedo bem simplificado e de fcil compreenso. meio que uma espcie de biografia do Isaac Newton, do qual o autor procura ser bem descontrado para no cansar muito o leitor.

Essa

literatura

dedicada

principalmente

ao

publico

infanto-juvenil.

Este livro no um livro de fsica propriamente dito, mas sim de uma biografia de um cientista de fsica, traz apenas algumas das principais formulas de Newton. interessante por que o autor no se limita apenas a vida do cientista, mas conta sobre fatos histricos ocorrido no perodo, alm de detalhes gerais, sobre outros assuntos tambm. claro de forma que envolva de alguma forma Newton.

Newton segundo o livro (sntese): Newton teve um pssimo comeo, no incio de quando foi para a escola de gramtica (ao qual estudou at se formar), era um pssimo aluno, o ltimo da sala.. Era sempre meio tmido at que de tanto os colegas lhe encherem a pacincia ele estourou, tinha a personalidade muito forte, no aguentava criticas (motivos que o levaram a ter muitos atritos com outro cientista Robert Hooke), e ento resolveu ser melhor do que todos em tudo acabou sendo bem sucedido, ningum conseguia ser to bom como ele no colgio, Isaac lia muito, era superesforo. Ento vai para a universidade, ao se formar j lanou o Teorema do Binmio, Tangentes, Gravidade, Clculo diferencial, Cores, Calculo integral.

Isaac recebeu muitas criticas de Hooke, o que odiava. At evitou espalhar muito sobre isso. Ele era muito religioso, at que comeou a ter algumas dvidas sobre a bblia, mas preferiu guardar para si, assim escapando da

forca, ou algo anlogo. Alm das praticas de Alquimia que poderiam proporcionar para ele um desses fins. Ento ele procurava manter a maioria das coisas em segredo, muita coisa que ele fez foi perdida.

Isaac nos ajudou muito no desenvolvimento da fsica, devemos muito a esse Gnio, doido e estressado.

Concluso
O livro nos proporciona uma leitura bem agradvel, de fcil compreenso, pude observar que podemos relacion-lo com as aulas de fsica estudadas, como as leis de Newton, e at mesmo a lei de Hooke, ficou muito claro que o livro foi feito para uma leitura focada mais para os jovens, pois no usa palavras de vocabulrio difcil o que nos permite um aperfeioamento da leitura, tambm, o livro no nos prende sempre em apenas alguma histria e quando o livro comea a ficar chato, no prximo captulo sempre vem algo bom. O livro tem poucos clculos que para melhor entendimento dos jovens e teorias relativamente fceis. Tambm h bastantes figuras descontradas e algumas charges durante os episdios, faz ns imaginarmos dentro do livro, estando l no momento em que o livro se passa. O livro muito bom para quem no um f de fsica, pois de um modo divertido nos faz entender as leis, o clculo diferencial por exemplo. Isaac Newton e sua ma uma biografia divertida sobre Newton, mas tambm conta um pouco sobre o contexto histrico daquela poca, grandes acontecimentos e um pouco sobre a histria de outros filsofos, fsicos e matemticos que fizeram parte da vida de Newton, como Robert Hooke, Galileu Galilei, Halley, Locke entre outros.

You might also like