You are on page 1of 29

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE SO VICENTE DO SUL DISCIPLINA: FRUTICULTURA PROFESSOR:

JOO FLAVIO CARVALHO

CANCRO CTRICO LARVA MINADORA CVC - CIGARINHAS

TIAGO DE OLIVEIRA BULIGON TURMA: 3 AGRI A

SO VICENTE DO SUL, RS 28 DE OUTUBRO DE 2008

CANCRO CTRICO Nome Comum: Cancro Ctrico Nome Cientifico: Xanthomonas axonopodis pv. citri IDENTIFICAO A doena manifesta-se por leses em folhas, frutos e ramos, e quando em altas severidades pode provocar a queda de frutos e folhas com sintomas. As leses podem ter variaes nas suas caractersticas, podendo ser confundidas com outras doenas e pragas. As leses provocadas pelo cancro ctrico so salientes, o que no ocorre na maioria das outras doenas e pragas. Os primeiros sintomas aparecem nas folhas, e nestas que se encontram em maior quantidade, em comparao com a presena de sintomas em frutos e ramos. Folhas - O primeiro sintoma visvel o aparecimento de pequenas leses salientes, que surgem nos dois lados das folhas, sem deform-las. As leses aparecem na cor amarela e logo se tornam marrons. a nica doena conhecida com leses salientes que aparecem dos dois lados da folha. Quando a doena est em estgio mais avanado, as leses nas folhas ficam corticosas, com centro marrom e um anel amarelado em volta.

Folha com pequenas leses Folhas com leses circundadas Detalhe das leses corticosas salientes, sintomas iniciais do por anel amarelado nas duas faces das folhas cancro ctrico

Frutos - A doena se manifesta pelo surgimento de pequenas manchas amarelas, com um ponto marrom no centro, que aos poucos vo crescendo e podem ocupar grande parte da casca do fruto. As manchas so salientes, mais superficiais, parecidas com verrugas, de cor marrom no centro. Em estgio avanado, as leses provocam o rompimento da casca. Diferentemente do que ocorre com as leses de verrugose, as leses de cancro ctrico no se destacam facilmente da casca de frutos doentes e esta uma das maneiras de diferenciar as duas doenas quando em frutos.

Leses causadas pelo cancro ctrico em frutos

Detalhe das leses: manchas marrons salientes

Leses vo se aglutinando e podem causar o rompimento da casca

Ramos - As leses tambm so salientes, na forma de crostas de cor parda.

Sintomas do cancro ctrico em ramos

Detalhe das leses salientes e de cor parta em ramos

Detalhe das leses (crostas) em ramos

INTRODUO Causado pela bactria Xanthomonas axonopodis pv. citri, o cancro ctrico ataca todas as variedades e espcies de citros e constitue-se numa das mais graves doenas da citricultura brasileira. No h medidas de controle capazes de eliminar completamente a doena. As plantas quando infectadas e a eliminao da bactria de uma rea exige a erradicao das plantas doentes e das demais suspeitas de contaminao. Por tratar-se de uma "praga" quarentenria o comrcio de frutos ctricos, suco concentrado e seus derivados regulamentado por legislao internacional e a no adoo de medidas de excluso/erradicao impede o comrcio destes produtos para pases livres do patgeno. COMO A BACTRIA SE DISSEMINA A bactria causadora do cancro se espalha de forma muito fcil, e um dos maiores agentes dessa disseminao o homem, por meio do trnsito indiscriminado de pessoas pelos pomares, materiais de colheita, veculos, mudas e outros materiais ctricos contaminados. Folhas, ramos e frutos jovens so mais facilmente contaminados pela doena. Para que a bactria penetre em folhas, frutos e ramos mais velhos e provoque os

sintomas da doena, preciso haver ferimentos, causados normalmente por material de colheita (escadas, sacolas), veculos que podem trazer a bactria ou provocar ferimentos, pelo vento e, principalmente, pelo minador dos citros. A bactria do cancro ctrico pode sobreviver por vrios anos em material vegetal ctrico contaminado destacado da planta. Em outros materiais, como metal, plstico, madeira e tecido, a sobrevivncia da bactria mais curta, geralmente de dias a semanas. DISSEMINAO DO POMAR Homem O principal responsvel pela disseminao da doena o prprio homem, que leva as bactrias de um lugar para outro nos materiais de colheita, em veculos, mquinas e implementos, ou mesmo por meio do transporte de folhas, ramos e frutos.

Natureza A bactria tambm pode ser levada pelo vento, quando associado com chuvas, caracterizando uma disseminao de curta distncia, ou seja, dentro do prprio pomar, ou mesmo de mdias a longas distncias, entre pomares e propriedades vizinhas. Mudas As mudas contaminadas tambm contribuem para disseminar o cancro ctrico, levando a bactria de uma propriedade para outra, ou para regies distantes. Constitue-se na principal forma de disseminao da doena a longas distncias (kilmetros) e por meio de mudas e materiais ctricos contaminados a doena pode atingir cidades, estados e pases at ento livres da doena.

Veja como o cancro ctrico se espalha pelo pomar

A bactria se espalha rapidamente no pomar: em uma a duas semanas depois da primeira leso ter surgido, formam-se 1.000.000 de bactrias que, aps a disseminao, podem formar 10 leses com 10.000.000 de bactrias. Em mais duas semanas, j sero cerca de 100 leses com 100.000.000 de bactrias e assim por diante.

COMO A DOENA SE DISTRIBUI NO POMAR A distribuio do cancro ctrico, dentro de um pomar ocorre entre folhas, frutos e ramos de uma mesma planta doente e tambm entre plantas, vizinhas ou no. Geralmente, quando em baixas contaminaes (quantidade de plantas doentes), as plantas com sintomas encontram-se prximas umas das outras. Com o passar do tempo a doenas atinge novas plantas, mais distantes das plantas inicialmente contaminadas, e pode se disseminar por todo o pomar. O tempo necessrio para o avano da doena no pomar e a contaminao de vrias plantas, distantes das inicialmente contaminadas, depende da variedade/espcie ctrica, idade e condio do pomar, ocorrncia de chuvas com ventos, trnsito de pessoas, da adoo de medidas de controle (preveno) da doena, entre outros fatores. Quando as condies so favorveis para a disseminao da doena o nmero de plantas contaminadas pode ser altssimo em poucos meses (numa mesma estao de chuvas, por exemplo), mesmo quando inicialmente existia apenas uma planta doente. Com a introduo do minador no Brasil, em 1996, ocorreu uma mudana no padro de disseminao do cancro ctrico e a metodologia de erradicao at ento adotada passou a no ser mais eficaz no controle da doena. Por este motivo que foi mudada a metodologia da erradicao.

Veja como ocorre a distribuio dentro de um talho

1. Talho no incio da contaminao

2. Propagao adiantada

3. Contaminao fora de controle

O natural aumento da movimentao no pomar durante a colheita exige uma vigilncia redobrada. S permita que circulem no pomar pessoas e veculos que passaram pelas medidas preventivas de desinfestao. Descontamine Tudo Todos os veculos que entrarem na propriedade, sejam caminhes ou nibus de trabalhadores, devem ser desinfestados. Isso pode ser feito pelo arco-rodolvio, ou por meio de pulverizador, aplicando amnia quaternria. Queime os restos Veculos que venham de outras propriedades, antes de passar pelo arcorodolvio ou pela pulverizao, devem ser limpos: restos de colheita ou material vegetal (galhos, folhas ou frutos) devem ser coletados e queimados. Lembre-se que a bactria do cancro ctrico sobrevive por anos em material ctrico. Bins de Limite Caminhes circulando no pomar podem ser transmissores da bactria do cancro e tambm podem ferir as plantas, o que facilita a penetrao da bactria. Procure construir bins nos limites da propriedade. Eles podem ser de barranco, metlicos ou mveis.

Uso de arco rodolvio na entrada da propriedade

Limpeza de restos de colheita, Uso de bins para evitar o que devem ser queimados trnsito de caminhes no pomar

CONTROLE

Como no existe mtodo curativo para a doena, a nica forma de eliminar o cancro ctrico por erradicao do material contaminado. Por essa razo o citricultor deve estar atento s medidas de preveno e no esquecer da inspeo rotineira. Mtodos de conteno da disseminaao da doena usados anteriormente, como a poda drstica e a desfolha qumica foram suspensos pois no estavam sendo eficazes na eliminao da bactria. Essa deciso foi tomada na Campanha Nacional de Erradicao do Cancro Ctrico (CANECC) e vai vigorar por tempo indeterminado. No entanto, s a erradicao das rvores contaminadas no garante a eliminao da bactria causadora do cancro ctrico. Tambm importante eliminar as rebrotas que surgem na rea onde foi realizada a erradicao e queima das rvores. Essas rebrotas podem estar contaminadas pelo cancro ctrico. Todo o material (como enxadas), mquinas e implementos (trator e grade) usados na eliminao das rebrotas devem ser pulverizados com bactericida. A rea (talho) onde o foco da doena foi encontrado fica temporariamente interditada. Os demais talhes podem ser comercializados, depois de inspecionados. No permitido o replantio de citros por um perodo de dois anos, nas reas que tiveram plantas erradicadas por causa da doena. A SOLUO ESTA NA PREVENO A bactria pode se espalhar rapidamente por toda a propriedade e vizinhos, portanto, para evitar grandes prejuzos o produtor deve adotar todas medidas de preveno. Mudas O maior meio de disseminao do cancro ctrico, principalmente a longas distncia, est nas mudas, por isso, o primeiro cuidado preventivo deve ser em relao a elas. Quando for comprar mudas, conhea antes o viveiro e veja se ele cumpre as recomendaes da Secretaria da Agricultura. Exija certificado de procedncia de todo o material de propagao. O Fundecitrus inspeciona, a cada dois meses, todos os viveiros; em caso de dvidas sobre o viveiro, procure o Fundecitrus. Material de colheita Prefira usar seu prprio material de colheita: escadas, caixas, sacolas e sacos-caixa. Se tiver que usar material vindo de fora, faa antes a desinfestao: mergulhe o material em uma soluo de 1 litro de amnia quaternria em mil litros de gua, e pulverize muito bem as escadas com essa soluo. Mergulhar caixas e sacolas na soluo melhor do que apenas pulveriz-las. Quebra-Ventos O plantio de rvores de grande porte nas fronteiras diminui a ao do vento e da poeira sobre o pomar e dificulta a entrada ou disseminao da bactria e outras

pragas e doenas. Os quebra-ventos protegem uma distncia de oito a dez vezes maior que sua altura.

Mudas certificadas produzidas sob viveiro telado

Desinfestao de material de O uso de quebra-ventos pode colheita em soluo de amnia dificultar a entrada ou quaternria disseminao do cancro

Controle de Entrada Cerque a sua propriedade, de preferncia com cerca-viva (sanso do campo, jambolo), para evitar a entrada de pessoas estranhas, veculos ou animais. Controle do minador dos citros O minador provoca ferimentos que servem de porta de entrada para a bactria do cancro ctrico.

Fiscalizao Quanto mais cedo o cancro ctrico for descoberto, menor ser o prejuzo para o citricultor e seus vizinhos. Por esse motivo, no deixe de fazer inspees rotineiras em seu pomar.

Uso de cerca-viva para evitar Controle do minador dos citros a entrada de intrusos no pomar

Inspees de rotina

ERRADICAO A nica maneira de eliminar o cancro ctrico, uma vez que no existe controle qumico para a doena, a erradicao de plantas contaminadas. Uma nova metodologia passou a vigorar a partir de agosto de 1999, estabelecida por uma legislao estadual paulista com base em lei federal. Se for detectada uma planta contaminada, trs equipes diferentes fazem inspees consecutivas. Se no talho houver mais de 0,5% de rvores contaminadas (6 ou mais plantas em um talho com 1000 plantas, por exemplo), todo ele deve ser

erradicado. Se o nmero de plantas contaminadas for menor ou igual a 0,5%, so eliminadas a(s) planta(s) foco e as que esto num raio de 30 metros. Nas reinspees em talhes contaminados, se o nmero de rvores doentes for menor ou igual a 0,5%, so eliminadas apenas as rvores com sintomas, que sero queimadas no local. Se este nmero for maior que 0,5% todo o talho deve ser erradicado. Plantio e Colheita

Propriedades contaminadas ficam proibidas de comercializar sua produo at que os trabalhos de erradicao sejam concludos. Por dois anos no podem ser replantadas plantas ctricas na rea erradicada. Rebrota

O produtor deve ficar atento para o surgimento de rebrotas, comuns aps o processo de erradicao. As rebrotas devem ser eliminadas.

Processo de erradicao de focos de cancro ctrico

Erradicao de plantas focos Vista area de propriedade com e raio de 30 metros reas onde foi feita a erracadicao

LARVA MINADORA

Nome Comum: Minadora dos citros Nome cientifico: Phyllocnistis citrella IDENTIFICAO As lagartas provocam a formao de galerias nos tecidos das folhas. Essas galerias aparecem inicialmente como um pequeno risco de colorao branca e posteriormente formam um zigue-zague mais largo. Elas atacam as duas faces da folha e pode-se observar a presena de mais de uma larva em cada folha.

INTRODUO O minador dos citros, Phyllocnistis citrella, ataca brotaes novas de todas as variedades ctricas. Os ovos so depositados nas folhas novas, de onde emerge a larva, que se alimenta da folha, formando galerias. Normalmente ataca folhas, no entanto, em alta populao, pode ser observada nos ramos das vegetaes novas e em frutos. final da sua fase de lagarta, o minador migra para a borda das folhas onde constri um casulo que a abrigar durante a fase de pupa, at se tornar adulta. A sua presena nos pomares favorece a contaminao pela bactria do cancro ctrico. Foi detectada no Brasil no incio de 1996 e se espalhou, em poucos meses, por todas as regies do pas.

DESCRIO E CICLO DE VIDA

Ovos Larva no 1o estgio Claros, eles parecem Transparente, tem a uma cabea maior que o gota d'gua. So postos corpo em folhas novas, de e ainda est preferncia na face caminhando ventral. junto nervura.

Larva no 2o estgio Larva Nesta fase, se torna Detalhe da larva e das amarela e j comea a galerias que constri formar a serpentina. nas folhas. A cabea e corpo tm o mesmo tamanho.

Galerias Proteo Pupa Detalhe das galerias, Depois de terminar seu Na dobra ela forma a em caminho, a larva faz pupa zigue-zague, formadas uma (crislida). Nesta fase, nos tecidos das folhas. dobra no canto da folha, os onde fica protegida. inseticidas no conseguem atingir a praga.

Adulto A pequena mariposa tem como principal caracterstica uma pinta escura na terminao de cada asa.

O MINADOR E O CANCRO CITRICO Por atacar folhas jovens, da mesma forma que a bactria do cancro ctrico, o minador facilita a penetrao e o desenvolvimento da bactria na planta. Quando se alimenta das folhas, a lagarta provoca galerias onde a bactria se multiplica, aumentando o potencial de inculo. As leses do cancro ctrico seguem o caminho das galerias feitas pela larva.

Galerias de minador com leses de cancro em folha

Detalhe de galerias de minador com leses de cancro em folha

Galerias de minador com leses de cancro em ramo

CONTROLE Devido sua preferncia por vegetaes novas, o controle deve ser iniciado na primavera, quando observado o estgio inicial das brotaes, perodo de desenvolvimento da lagarta. O controle da praga importante pois diminui as chances do pomar ser contaminado pelo cancro ctrico e evita que as plantas fiquem debilitadas pela ao do prprio minador. No entanto, antes de se iniciar o controle preciso conhecer a incidncia da praga nos talhes: Divida a propriedade em talhes de aproximadamente 2 mil plantas.

Em cada talho escolha aleatoriamente 1% delas (20 rvores) para fazer o levantamento das plantas em formao ou em produo que estejam na fase de vegetao. Examine em cada planta alguns ponteiros de ramos recm brotados e anote se h ou no a presena da praga. A presena positiva quando h na folha pelo menos uma lagarta que esteja no primeiro ou segundo estgio. - 1o estgio: lagarta cuja cabea maior que o corpo; - 2o estgio: lagarta que se encontra em galerias ainda pouco desenvolvidas, ainda esto distantes da lateral da folha. O controle deve ser adotado em pomares novos quando o talho apresentar 10% de ramos com lagarta vivas no primeiro e segundo estgio e no caso de pomares adultos, quando 30% de ramos apresentarem lagarta no primeiro e segundo estgio. No entanto, se a propriedade estiver em uma rea crtica com relao ao cancro ctrico ou se o pomar teve registro de contaminao pela doena, o controle deve ser feito mesmo que haja apenas uma nica lagarta no talho. CONTROLE QUMICO Depois de conhecida a incidncia nos talhes, o controle qumico feito por meio de pulverizaes e devem ser aplicados produtos seletivos aos inimigos naturais do minador. CONTROLE BIOLGICO Pesquisadores do Fundecitrus, Embrapa, ESALQ/USP e Gravena Manejo Ecolgico trouxeram da Flrida (EUA), em agosto de 1998, a microvespa Ageniaspis citricola, inimigo natural do minador dos citros. O inseto parasita o ovo e o primeiro estgio da larva. A presena deste inseto nos pomares baixa a populao do minador dos citros, o que leva queda das

contaminaes pela bactria do cancro ctrico. Na fase de desenvolvimento em que quando a larva j fez todo o caminho, a vespa no consegue parasit-la. Os ovos depositados pela vespa se multiplicam dentro do minador e vo dar origem a vrias vespas.

Vespa Ageniaspis citricola

Galerias feitas pelas larvas

Ovos depositados pela vespa

O trabalho de liberao relativamente simples. Aps a reproduo em laboratrio, as vespas so colocadas em gaiolas com folhas infestadas pelo minador, onde parasitam a praga. Em seguida, so levadas para o pomar em recipientes protegidos com tela, que so fixados nos galhos das rvores. Alguns dias depois os adultos emergem e se espalham pelos talhes.

Folhas atacadas pelo minador e parasitadas pela vespa, so colocadas em recipientes protegidos com tela.

Liberao nos pomares: os recipientes so fixados nos galhos das rvores

Nos Estados Unidos, a microvespa chega a parasitar 95% dos ovos e lagartas. Para que esse inimigo natural tenha a mesma eficincia no Brasil necessrio que os citricultores usem inseticidas seletivos para que a Ageniaspis citricola no seja eliminada dos pomares. No Brasil, o controle atinge nveis semelhantes aos dos EUA, e a praga tem diminudo gradativamente.

CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS CVC

Nome Comum: Clorose variegada dos citros CVC Nome cientifico: Xylella fastidiosa IDENTIFICAO Os primeiros sintomas so vistos nas folhas, passam posteriormente para os frutos e acabam afetando toda a planta. Nas folhas - Os primeiros sintomas da clorose aparecem nas folhas maduras da copa. Em folhas novas, mesmo de plantas severamente afetadas, no h manifestao da doena. Surgem pequenas manchas amareladas, espalhadas na parte lisa da folha (frente) e que correspondem a leses de cor palha nas costas. Essas manchas evoluem para leses de cor palha dos dois lados da folha. Com o avano da CVC, observa-se a desfolha dos ramos mais altos da planta, locais mais atacados pelas cigarrinhas.

Folhas com sintomas de CVC (pequenas manchas amareladas)

Estgio mais avanado leses de cor palha

Desfolha dos ramos mais altos da planta

Nos frutos - No incio, pode-se observar poucos ramos com frutos pequenos. Em estgio avanado, toda a planta produz frutos midos. Quanto mais nova a planta infectada, mais rapidamente ela ser totalmente afetada. Com o agravamento da doena, os frutos ficam queimados pelo sol, com tamanho reduzido, endurecidos e com maturao precoce. Nesse estgio, so imprestveis para o comrcio.

Frutos sadios ao lado de Sintomas de murcha em Detalhe de murcha em frutos de tamanho folhas e queimadura do sol folhas e queimadura do sol reduzido devido doena em frutos em frutos.
A identificao precoce ajuda na recuperao da planta e pode retardar a

disseminao da CVC.

DIFERENAS comum o citricultor confundir os sintomas da CVC com deficincia de zinco ou sarampo. Esse engano pode retardar as prticas recomendadas pelos tcnicos para eliminar o mais rpido possvel a presena da bactria na rvore. Veja a diferena entre as doenas:

Sarampo Os pontos amarelos que identificam o sarampo so circulares, menores e distribudos pela folha.

Deficincia de Zinco CVC Neste caso, as manchas so Pequenas manchas amareladas semelhantes s da CVC, mas a espalhadas na face superior da folha no apresenta leses da folha e que correspondem a cor leses palha na parte inferior. de cor palha face inferior da folha.

INTRODUO A clorose variegada dos citros (CVC), conhecida como amarelinho, uma doena causada pela bactria Xylella fastidiosa, que atinge todas as variedades de citros comerciais. Restrita ao xilema da planta, a bactria provoca o entupimento dos vasos responsveis por levar gua e nutrientes da raiz para a copa da planta. A produo do pomar afetado cai rapidamente, os frutos ficam duros, pequenos e amadurecem precocemente. A perda de peso do fruto pode chegar a 75%. A bactria transmitida e disseminada nos pomares por insetos vetores. Como ainda no h uma forma especfica de combate Xylella fastidiosa, os citricultores devem implantar em seus pomares as estratgias de manejo da doena.

Planta com sintomas de Vasos do xilema obstrudo CVC por clulas de Xylella fastidiosa (ME)

Clulas de Xylella fastidiosa (ME)

A CVC foi identificada oficialmente no Brasil, em 1987, em pomares do Tringulo Mineiro e do Norte e Noroeste do Estado de So Paulo. Embora essas sejam as regies mais afetadas at hoje, ela j est presente em quase todas as reas citrcolas do pas, com intensidades diferentes. TRANSMISSO Onze espcies de cigarrinhas so comprovadamente capazes de transmitir a bactria Xylella fastidiosa e, portanto, so responsveis pela disseminao da CVC em todas as regies citrcolas do pas. Ao se alimentarem no xilema de rvores contaminadas, as cigarrinhas adquirem a bactria e passam a transmiti-la para outras plantas sadias. Entre as medidas mais importantes de manejo da doena est o controle de cigarrinhas no pomar. O primeiro passo saber reconhec-las:

Acrogonia citrina

Oncometopia facialis

Bucephalogonia xanthophis

Dilobopterus costalimai

Plesiommata corniculata

Macugonalia leucomelas

Sonesimia grossa

Ferrariana trivittata

Acrogonia virescens

Parathona gratiosa

Homalodisca ignorata

ESTRATGIAS DE MANEJO O manejo da CVC exige cuidados e dedicao por parte do citricultor e est baseado em trs estratgias: Utilizao de mudas sadias

Poda de ramos com sintomas iniciais em plantas com mais de dois anos e erradicao de plantas abaixo dessa idade; Controle do vetor cigarrinhas

Alm dessas medidas, importante manter os tratos culturais exigidos pelo pomar. Deve-se ressaltar que nenhuma das medidas de convivncia poder ter eficincia isoladamente. 1. Mudas Sadias Para que o citricultor no corra o risco de levar a bactria Xylella fastidiosa para a sua propriedade e nem perca a rvore antes que ela comece a produzir, o primeiro passo adquirir mudas que estejam livres da doena. Verifique se o viveiro adota todas as medidas de segurana que garantem a produo de mudas sadias. Elas devem ser compradas em viveiros certificados, que respeitam uma srie de regras sanitrias estabelecidas pela Secretaria da Agricultura do Estado de So Paulo. O citricultor precisa dobrar a vigilncia na poca da colheita, quando aumenta o trnsito de equipamentos, veculos e frutos por todo o estado.

Muda Sadia A base para um pomar sem CVC

2. Poda Essa uma das mais importantes medidas de controle da CVC. A poda e, em alguns casos a erradicao, evita a proliferao da bactria na planta e elimina as fontes de inculo, nas quais as cigarrinhas poderiam adquirir a bactria e posteriormente transmiti-la. O sucesso da poda ocorre principalmente nos sintomas iniciais da doena. Os melhores resultados so obtidos em pomares com poucas rvores contaminadas. rvores com sintomas severos apresentam a bactria distribuda pela planta, chegando at o tronco. Nesses casos, a poda no eficaz e deve-se fazer a erradicao da planta.

Poda de ramos doentes em plantas com mais de 2 anos

Passos da Poda: Inspeo

Inspecione o pomar para identificar ramos com sintomas de CVC, que precisam ser podados. Quanto mais cedo os sintomas forem identificados, mais eficiente ser a poda. As inspees devem ser feitas entre janeiro e julho, por ser a poca em que os sintomas esto mais evidentes. Identificao

Para facilitar o trabalho, o galho com sintoma pode ser identificado com uma marca. Na foto abaixo, o citricultor usou uma fita. O galho deve ser eliminado o mais rpido possvel ou de preferncia durante a inspeo. Poda

Depois de feita a inspeo e identificados os galhos com sintomas, deve-se iniciar a poda. Para que seja eficiente, o corte deve ser feito em uma forquilha, distante mais de 70 cm dos sintomas. Proteo

Nos locais que foram serrados durante a poda, faa a aplicao da pasta cprica. Trata-se de uma proteo contra doenas causadas por fungos e bactrias.

Inspeo Sintoma inicial de CVC Perda de turgidez

Identificao Poda Proteo Uso de algum tipo de Corte deve ser feito em Aplicao da pasta marca, como, por uma forquilha a cerca cprica nos locais que exemplo, uma fita de 70 cm dos sintomas foram serrados durante a poda.

Recomendaes:

Em plantas acima de seis anos, com sintomas iniciais de frutos midos, a poda deve ser feita na "forquilha" do galho contaminado. Por precauo, as serras so desinfestadas com bactericida (amnia quaternria). Plantas abaixo de dois anos, com sintomas, devem ser erradicadas e substitudas por mudas sadias. 3. Monitoramento e controle de cigarrinhas Em anos chuvosos as cigarrinhas aparecem na primavera e, em anos secos, surgem mais tarde, no vero. No meio do ano, quando se inicia a seca, elas comeam a sumir dos pomares. Monitoramento Existem vrios mtodos de amostragem da populao de cigarrinhas, entre eles: armadilha adesiva amarela, observao visual e por rede entomolgica (pu). Em qualquer dos casos necessrio treinamento para identificar as cigarrinhas que transmitem a doena. O nmero de plantas inspecionadas deve corresponder a 1% ou 2% do pomar, em locais bem definidos. Escolha plantas que apresentam vegetao intensa, que so as preferidas pelas cigarrinhas.

Armadilha adesiva amarela

Armadilha com cigarrinhas capturadas

Pu

Controle Qumico Deve ser feito quando for constatado 10% das plantas de um talho com cigarrinhas, independente da espcie. Faa o controle at as plantas atingirem 6 anos. aconselhado monitoramentos e pulverizaes peridicas em talhes mais velhos, que esto prximos a talhes novos. A mesma recomendao vale para locais prximos a matas naturais e baixadas. Em plantas com at trs anos de idade, pode-se aplicar inseticidas sistmicos no incio e final do perodo das guas, com aplicaes de inseticidas de contato durante a seca. Caso se opte pela utilizao somente de inseticidas de contato no controle do vetor, recomendado a aplicao mensal do perodo das guas e, a cada dois meses, durante a seca. Se os pomares forem mais velhos, a recomendao dos tcnicos para o combate basear as aplicaes de acordo com a populao de cigarrinhas. As pulverizaes devem ser criteriosas. O uso indiscriminado de produtos qumicos elimina os inimigos naturais que, sozinhos, so responsveis pelo controle de 40% da populao de cigarrinhas e podem causar surtos de pragas secundrias.

CIGARRINHAS Nome Comum: Minadora dos citros

Nome cientifico: Phyllocnistis citrella INTRODUO As cigarrinhas so insetos sugadores que se alimentam em um grande nmero de espcies de plantas. S na cultura de citros existem aproximadamente de 60 a 70 espcies de cigarrinhas que podem ser observadas nas rvores e na vegetao espontnea. Em anos chuvosos elas aparecem na primavera e, em anos secos, comeam a surgir mais tarde, no incio do vero. O motivo est no fato de preferirem se alimentar de brotaes jovens, que ocorrem com maior freqncia em pocas de chuva. No meio do ano, quando se inicia a seca, as cigarrinhas comeam a migrar para outras vegetaes. Muitos desses insetos podem transmitir doenas em diversas culturas. Um exemplo a clorose variegada dos citros (CVC) ou amarelinho - doena causada pela bactria Xylella fastidiosa, que vive nos vasos do xilema da planta. Para a sua disseminao natural e inoculao em plantas, essa bactria depende de insetos vetores, que so algumas espcies de cigarrinhas. Alm de viver nos vasos do xilema da planta, a Xylella fastidiosa consegue sobreviver no aparelho bucal dessas espcies transmissoras. Durante a sua alimentao, as cigarrinhas infectadas podem inocular a bactria nas plantas. Todas as fases de desenvolvimento das cigarrinhas podem transmitir a bactria, mas a fase mais importante a adulta. Ao adquirir a bactria, as cigarrinhas adultas passam a transmiti-la pelo resto de suas vidas. Com relao a preferncia das cigarrinhas, as mais abundantes na natureza se alimentam em gramneas. Algumas, como Bucephalogonia xanthophis, preferem plantas em viveiros e novos plantios. Outras espcies apresentam hbitos arbreos e se alimentam de plantas ctricas maiores, como Dilobopterus costalimai, Oncometopia facialis, Acrogonia citrina, Homolodisca ignorota, Acrogonia virescens e Parathona gratiosa. ESPCIES TRANSMISSORAS Onze espcies de cigarrinhas so comprovadamente capazes de transmitir a CVC, ao inocularem a bactria em plantas sadias. As cigarrinhas adquirem a bactria ao se alimentarem de plantas doentes. Dilobopterus costalimai

Tem por hbito alimentar-se de brotaes novas e tenras da planta e, algumas vezes, de folhas novas. Dificilmente vista em pomares que no tenham vegetaes novas.

Os ovos, amarelados, so depositados dentro de folhas tenras e novas, ao longo das nervuras. Antes de atingir a fase adulta passa por cinco estgios ninfais, com durao mdia de 65 dias. O adulto mede cerca de 0,8 cm, apresenta linhas escuras na cabea e possui olhos grandes e negros. Ocorre na Argentina, Brasil e Paraguai.

Ovos, depositados em folhas novas

Estgio ninfal

Adulto de Dilobopterus costalimai

Acrogonia citrina

Localizam-se predominantemente na parte superior das folhas, preferindo as mais tenras e novas. Os ovos so alongados e dispostos lado a lado, em duas camadas. Geralmente so recobertos com cera pela fmea. Ao sarem dos ovos, as ninfas so brancas, mas depois tornam-se esverdeadas. Essa fase tem durao de 50 dias. Os adultos possuem barriga e as pernas amarelas, as asas so marrons com nervuras verdes. As cigarrinhas medem cerca de 0,9 cm. encontrada na Argentina e no Brasil.

Ovos, recobertos com cera

ninfas

Adulto de Acrogonia citrina

Oncometopia facialis

Prefere ramos mais desenvolvidos, mas no completamente lenhosos, sendo encontrada com mais freqncia em ramos eretos. Os ovos so depositados lado a lado, em uma nica camada, e recobertos com cera pela fmea. Normalmente, postos na face inferior da folha. As ninfas so escuras ao nascerem do ovo. Essa fase tem durao de 76 dias. A espcie tem asas de cor marrom com terminao transparente e reas douradas. Mede cerca de 1,1 cm e a caracterstica marcante a mancha escura na parte posterior da cabea.

Ocorre na Argentina, Bolvia, Brasil, Colmbia, Equador e Paraguai.

Adultos de Oncometopia facialis

Bucephalogonia xanthophis

Essa cigarrinha tem importncia especial porque muito encontrada em viveiros a cu aberto e, provavelmente, a maior responsvel pela transmisso da doena para mudas. Tambm est presente em plantas novas e na vegetao invasora do pomar. Os ovos so translcidos e depositados em pares. Preferencialmente, so postos nos ramos tenros da planta. De tamanho pequeno, mede no mximo 0,5 cm de comprimento. Tem colorao esverdeada e a terminao de suas asas transparente. Ocorre na Argentina e no Brasil.

Adulto de Bucephalogonia xanthophis

Plesiommata corniculata

uma espcie abundante, facilmente observada em gramneas e est presente na planta ctrica. Seu tamanho varia entre 0,4 cm e 0,7 cm de comprimento. Caracteriza-se por apresentar colorao entre gelo e palha, com nervuras marrons ou escuras nas asas. A colorao do corpo, abdmen e pernas tambm clara. Encontrada na Bolvia, Brasil, Colmbia, Costa Rica, Paraguai e Peru.

Adulto de Plesiommata corniculata

Outros vetores

Macugonalia leucomela Prefere gramneas, mas eventualmente pode ser vista em plantas ctricas. Apresenta grande diversidade de cores. As asas tm colorao escura com manchas amarelas ou brancas. Sonesimia grossa Uma das maiores espcies, chega a um centmetro de comprimento. Raramente observada em plantas ctricas, vive nas gramneas. Tem colorao marrom, com nervuras claras nas asas. Ferrariana trivittata Ocorre na vegetao invasora do pomar, principalmente gramneas. As asas tm faixas de cor azul e laranja. Corpo e pernas so esbranquiados.

Macugonalia leucomelas

Sonesimia grossa

Ferrariana trivittata

Homalodisca ignorata Semelhante a Oncometopia facialis, s que menos abundante. A diferenciao entre essas duas espcies se d pela cor do corpo: Homalodisca ignorata apresenta colorao creme, enquanto O. facialis tem colorao arroxeada. Acrogonia virescens Vive preferencialmente em plantas ctricas. A colorao verde intenso. Parathona gratiosa Tambm prefere viver sobre citros. A principal caracterstica a mancha clara e arredondada nas asas, que tambm so cobertas de pintas amarelas.

Homalodisca ignorata

Acrogonia virescens

Parathona gratiosa

MONITORAMENTO DE CIGARINHAS Existem vrios mtodos de amostragem da populao de cigarrinhas. Na hora da escolha, contudo, deve-se levar em considerao a sua eficincia e praticidade. Armadilha adesiva amarela

A sua distribuio deve ser uniforme pelo talho. O tamanho mais comum 12x7cm. Elas devem ser colocadas preferencialmente na face norte das plantas a uma altura de 1,5 a 1,8 m do cho. A sua durao de no mximo um ms e podem ser afetadas pela chuva e poeira. Entre as suas vantagens esto a possibilidade de coleta constante e a indicao da movimentao e quantidade de cigarrinhas. O uso de armadilhas adesivas tem apresentado resultados relativamente eficientes no monitoramento de insetos em pomares. Com a nacionalizao da armadilha amarela adesiva, os custos tornaram-se acessveis e pode ser uma grande ferramenta para monitoramento da praga. A sua eficincia pode ser influenciada pela presena de brotaes, mais atrativas s cigarrinhas do que a colorao amarela da armadilha. Na ausncia de vegetao, um mtodo de amostragem superior aos demais.

Armadilha adesiva amarela

Observao visual

um mtodo eficiente desde que o amostrador tenha prtica e seja bem treinado para reconhecer as principais espcies. Alm disso, preciso conhecer os hbitos das cigarrinhas para facilitar a localizao na planta. A principal vantagem que esse mtodo pode ser realizado com as inspees rotineiras de caros e outras pragas. Em pomares adultos, o ideal fazer a amostragem nas replantas ou nas brotaes novas. Nas reas em formao no preciso distinguir as plantas. Para uma margem de segurana razovel, a base para a amostragem deve ser de 1% a 2% das rvores, com uma boa distribuio dentro do talho.

Rede entomolgica (pu)

um mtodo eficaz de amostragem e capaz de capturar cigarrinhas que escapam observao visual. Com a rede possvel alcanar ramos mais altos da planta. Para uma amostragem confivel, prtica e rpida, o ideal aliar a observao visual com a rede ontomolgica. Num primeiro momento pode-se visualizar os principais locais de preferncia das cigarrinhas e, posteriormente, usar a rede nos ramos novos e naqueles que esto eretos, destacando-se da planta. O uso da rede deve ser feito de modo que ela cubra rapidamente toda a extenso do ramo. A boca do pu torcida para evitar a fuga das cigarrinhas. Em seguida agite o pu ou o ramo para que os insetos passem para a rede. Retire o pu com cuidado e ento registre o nmero e as espcies capturadas. Como na observao visual, haver segurana razovel se a base de amostragem for de 1% a 2% das rvores com uma boa distribuio no talho.

Uso de rede entomolgica

Controle

O controle qumico de cigarrinhas, tem como objetivo reduzir ao mximo a sua populao e, deve ser realizado: o Em pomares novos - at trs anos de idade Nesse perodo o controle deve ser realizado de forma preventiva para proteger a planta durante todo o ano, pois se a laranjeira for contaminada nesse momento, praticamente estar perdida. O controle pode ser realizado com a utilizao de inseticidas sistmicos no perodo das chuvas, aliados inseticida de contato no perodo seco do ano ou pela utilizao somente de inseticidas de contato. Nas duas estratgias de controle deve-se levar em considerao o perodo de controle de cada produto. O controle deve ser mais rigoroso quando os novos plantios esto prximos a pomares em produo contaminados. O fato de um pomar estar isolado de outros no elimina a necessidade de controle do vetor, pois tem-se constatado a presena

de plantas doentes em reas de plantios relativamente isolados, mesmo com programas rigorosos de controle das cigarrinhas. O reflexo do controle ineficiente, no ser notado de imediato, isso ocorre um a dois anos aps, quando investiu-se um grande montante no plantio e manuteno da muda. O controle do vetor tambm no elimina a necessidade de vistoria do pomar e eliminao de plantas doentes. O plantio de mudas produzidas em viveiro telado no significa que as mesmas sero resistentes s pragas e doenas. Nessas tambm, o controle deve ser rigoroso e de forma sistemtica.

Sintoma inicial de CVC Perda de turgidez

o Em plantas acima de quatro anos O controle deve ser realizado quando houver a presena de, no mnimo, 10% das rvores vistoriadas, com pelo menos uma cigarrinha, ou quando for constatada a presena de cigarrinhas na armadilha adesiva amarela. Em pomares em produo, a pulverizao pode ser feita juntamente com o controle de outras pragas, diminuindo dessa maneira os custos da aplicao. Em talhes com incidncia da doena ou prximos a pomares com um grande nmero de plantas afetadas, pode-se adicionar inseticidas aos acaricidas que so utilizados, corriqueiramente para controle de caros, principalmente, nos perodos de grande presso de praga (primavera/vero). Nos pomares com incidncia da doena que esto prximos a pomares novos, pode ser feita a pulverizao 30 m de borda para dentro do talho velho. O controle das cigarrinhas deve ser estudado para evitar que o citricultor cause um desequilbrio ecolgico em seu pomar e induza o aparecimento de outras pragas. Por isso, as pulverizaes no devem ser areas, em reas totais ou ainda com produtos de ampla faixa de ao sem necessidade. importante salientar que existem inimigos naturais nos pomares, que reduzem entre 15% a 40% a populao das cigarrinhas.

Quando escolher o mtodo de controle no esquea do manejo ecolgico. O Fundecitrus mantm uma linha de pesquisa de inseticidas eficientes com menor grau de agressividade ao meio ambiente e formas de pulverizao tambm menos agressivas. O uso de inseticidas sistmicos aplicados via tronco ou solo vem apresentando um bom controle das cigarrinhas com baixo impacto ao ambiente.

Aplicao via tronco

BIBLIOGRAFIA http://www.fundecitrus.com.br/ acessado dia 14 de outubro de 2008 www.geocities.com/~esabio/clorose/CVC1.htm acessado dia 15 de outubro de 2008 www.cati.sp.gov.br acessado dia 21 de outubro de 2008

You might also like