You are on page 1of 29

Setembro/2009

Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias


Mdulo Externo - SGIPEx

Manual do Usurio

Diagramao: COEDE/SGP-TSE

SGIP Mdulo Externo

Pgina 2 de 29

Contedo

Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias .........................................................................3 I Apresentao ......................................................................................................................................4 II O Mdulo Externo do SGIP (SGIPex) ................................................................................................5 2.1. Acesso ao mdulo externo do SGIP (SGIPex) ..........................................................................6 2.2. Tipos de usurios .......................................................................................................................6 2.3. Cadastramento de usurios .......................................................................................................7 2.4. Alterao ou reenvio de senha ..................................................................................................8 III. Estrutura Funcional do SGIPex ...........................................................................................................9 IV. Perfis de Acesso .............................................................................................................................. 10 4.1. Abrangncia de atuao ......................................................................................................... 10 V Funcionalidades do Sistema ........................................................................................................... 11 5.1. Direcionadas ao usurio externo nacional .............................................................................. 11 Outras operaes possveis .................................................................................................... 16 5.2. Direcionadas ao usurio externo regional .............................................................................. 25 5.3. Direcionadas ao usurio externo municipal ............................................................................ 29

SGIP Mdulo Externo

Pgina 3 de 29

Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias


Secretaria Judiciria Tribunal Superior Eleitoral (SJD/TSE)

O Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias (SGIP) foi desenvolvido objetivando cumprir os fins previstos na Lei n 9096, de 19 de setembro de 1995, no que tange ao registro dos partidos polticos, de seus rgos de direo e delegados. A utilizao do SGIP passar a ser obrigatria Justia Eleitoral e aos partidos polticos, a partir de 3 de outubro de 2009, nos termos da Resoluo TSE n 23.093, publicada em 17 de agosto de 2009. O presente manual foi organizado em cinco tpicos, de forma a oferecer um caminho para entender o funcionamento do mdulo externo do SGIP (SGIPex). medida que os tpicos so apresentados, sero explicados alguns termos e conceitos, alm de recomendarmos materiais que complementam este.

Aps a leitura deste manual, esperamos que voc possa:

SGIP Mdulo Externo

Pgina 4 de 29

I Apresentao
O Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias (SGIP) foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser usado no gerenciamento do registro dos partidos polticos, de seus rgos de direo e delegados perante a Justia Eleitoral. As principais premissas usadas para o desenvolvimento do SGIP foram: somente sero anotados os rgos diretivos dos partidos e no os consultivos (conselhos ou equivalentes); no ser possvel a coexistncia de mais de um rgo do mesmo partido em uma mesma abrangncia (nacional, estadual ou no mesmo municpio), haja vista a necessidade de individualizao para efeitos de responsabilizao. o Somente ser possvel a existncia de dois rgos simultaneamente em duas situaes, quando se tratar de: comisso executiva e comisso provisria/diretrio (somente para o TSE); coincidncia entre o ltimo dia de vigncia de um rgo e o primeiro dia da vigncia de outro, ou seja, tratando-se de dois diretrios; duas comisses provisrias; duas comisses interventoras; um diretrio e uma comisso provisria; um diretrio e uma comisso interventora; ou uma comisso provisria e uma comisso interventora. para fins de padronizao, estabeleceu-se que os rgos, ao menos em princpio, no sero anotados de acordo com a nomenclatura indicada pelos partidos. Desta forma, sero anotados somente: o diretrios, assim considerados os rgos eleitos; o comisses provisrias, assim consideradas os rgos designados (ainda que por vezes haja comisses provisrias de validade indeterminada, o que em princpio seria um contrassenso, caso se trate de rgo designado, assim ser anotado); o comisses interventoras, entendidas como os rgos que indicam interveno direta de uma instncia superior do rgo em relao a uma hierarquicamente inferior, ou seja, o rgo nacional pode intervir no estadual ou municipal, e rgo estadual pode intervir no municipal; e o comisses executivas, entendidas como rgos executivos que atuam na direo do partido (sua utilizao exclusiva no mbito do TSE).

A utilizao do SGIP obrigatria tanto para Justia Eleitoral como para os partidos polticos. Para atender as especificidades de cada usurio, o sistema foi organizado em trs mdulos, a saber: o Mdulo Interno de uso obrigatrio e exclusivo pela Justia Eleitoral, tem por finalidade o gerenciamento das informaes referentes aos partidos polticos, a seus rgos de direo, membros e delegados; o Mdulo Consulta Web disponvel na Internet e Intranet do Tribunal Superior Eleitoral, possibilita a consulta dos dados inseridos no mdulo interno, possibilitando a emisso de certides com certificao ou autenticao digital; o Mdulo Externo (SGIPex) de uso obrigatrio pela Justia Eleitoral e pelos partidos polticos, permite aos representantes das agremiaes o envio Justia Eleitoral, por meio da Internet, dos dados referentes constituio, alteraes nos rgos de direo, credenciamento e descredenciamento de delegados.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 5 de 29

II O Mdulo Externo do SGIP (SGIPex)


O SGIPex usado pelos partidos polticos para: o indicar os novos rgos para anotao, registrando, assim, sua estrutura organizacional com os respectivos membros dos rgos diretivos e os respectivos dados do rgo (vigncia, endereo, telefone, dentre outros); o efetuar as alteraes na composio ou vigncia dos rgos anotados; o credenciar e descredenciar delegados perante a Justia Eleitoral. Aps a insero dos dados no SGIPex emitido um recibo de anotao que, devidamente assinado por pessoa legitimada, dever ser encaminhado Justia Eleitoral para realizar a anotao, juntamente com o relatrio da respectiva anotao. Subscrever o recibo de anotao: o o representante legal do partido, no caso de proposies de anotao de rgos partidrios; o o presidente do rgo diretivo do partido, no caso de credenciamento ou descredenciamento de delegados. De posse do recibo e do relatrio, o servidor da Justia Eleitoral proceder, aps autorizada a anotao dos dados pela autoridade competente, validao dos mesmos, os quais sero migrados para a base de dados (Mdulo Interno) e ficaro disponveis na Internet para consulta e emisso de certides online (Mdulo Consulta Web).

SGIP Mdulo Externo

Pgina 6 de 29

2.1. Acesso ao mdulo externo do SGIP (SGIPex)


O acesso ao SGIPex feito pelo stio do Tribunal Superior Eleitoral, endereo www.tse.jus.br. O caminho Partidos> Partidos Polticos> Mdulo Externo SGIPex.

Ao clicar na opo Mdulo Externo SGIPex, uma nova janela aberta solicitando a digitao do usurio e da senha. Antes de falar do acesso, sero apresentados os Usurios do Mdulo Externo do SGIP (SGIPex).

2.2. Tipos de usurios


O SGIPex comporta cinco tipos de usurios distintos, com atribuies especficas. A descrio destes usurios e respectivos responsveis pelo cadastramento apresentada na figura a seguir:

SGIP Mdulo Externo

Pgina 7 de 29

Antes da apresentao do passo-a-passo de como cadastrar um usurio no sistema, preciso saber que: em princpio, no h restries quanto ao nmero de usurios a ser cadastrados em cada esfera ou por partido poltico/abrangncia, ficando a cargo de cada tribunal ou de cada partido a eventual limitao; no h um prazo pr-determinado para que a senha do usurio cadastrado expire por falta de utilizao; o sistema permite a utilizao do mesmo nome, CPF e ttulo de eleitor para mais de um acesso ao sistema, porm o mesmo e-mail poder ser utilizado apenas uma vez; os administradores do sistema so servidores da Justia Eleitoral, e; cabe ao usurio externo regional o gerenciamento dos usurios externos municipais.

2.3. Cadastramento de usurios


O cadastramento dos usurios administradores do SGIPex de responsabilidade da Justia Eleitoral. Os usurios externos nacionais e regionais so de responsabilidade desses administradores. Apenas o usurio externo municipal cadastrado pelo usurio externo regional. O acesso ao SGIPex s permitido para os usurios previamente cadastrados. O diagrama a seguir exibe quem, o qu, como e para quem devem ser encaminhadas as informaes sobre o cadastramento no SGIPex:

SGIP Mdulo Externo 2.4. Alterao ou reenvio de senha

Pgina 8 de 29

Tanto para os administradores quanto para os usurios externos do SGIPex, os procedimentos para alterao e reenvio de senha so os mesmos:

2.4.1. Alterao de Senha


1. Para alterar a senha, basta que o usurio faa o login e, na parte superior da tela, clique sobre a opo Alterar Senha.

2. Na prxima tela, o usurio ir digitar a nova senha, e confirm-la. Em seguida, clicar no boto Alterar.

3. O sistema informar alterao da senha.

2.4.2. Reenvio de Senha


1. Caso o usurio tenha se esquecido de sua senha, basta, na tela principal de acesso ao sistema, clicar sobre Lembrar Senha.

2. O sistema solicitar que seja informado o login (e-mail informado no momento da solicitao do cadastro).

3. O sistema ir gerar uma nova senha e encaminh-la para o e-mail indicado.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 9 de 29

III. Estrutura Funcional do SGIPex


O SGIPex foi desenvolvido visando uma operao mais transparente possvel. Para tanto, esto disponveis diferentes recursos em sua estrutura funcional, tais como: 1. identificao do perfil, abrangncia de atuao e partido poltico do usurio logado no sistema na parte superior da tela; 2. possibilidade de alterao ou reenvio de senha e informaes sobre o ltimo acesso; 3. apresentao das opes de operao permitidas para o usurio logado na tela do sistema; 4. apresentao, em vermelho, de mensagens de alerta para chamar a ateno em relao as restries de uso do sistema; 5. apresentao de mensagens de informao e erro durante a operao do sistema.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 10 de 29

IV. Perfis de Acesso


Para ter acesso ao SGIPex, o usurio dever usar o login e senha previamente recebidos via e-mail encaminhado pelo responsvel pelo cadastramento, e ter acesso somente s funcionalidades permitidas para o seu perfil, considerando o quadro a seguir:

4.1. Abrangncia de atuao


Chama-se abrangncia a esfera na qual o usurio est fazendo alguma proposio de anotao. Dependendo do tipo de usurio (nacional, regional ou municipal), haver restries em relao abrangncia na qual podero ser propostas anotaes.
Em que abrangncia pode atuar O que pode fazer em relao a rgos partidrios Inserir novos rgos ou alterar composio ou vigncia de rgos j anotados, nas abrangncias nacional, regional ou municipal; Inserir novos rgos ou alterar composio ou vigncia de rgos j anotados, nas abrangncias regional ou municipal; Inserir novos rgos ou alterar composio ou vigncia de rgos j anotados, na abrangncia do respectivo municpio; Conferncia do recibo de anotao

Usurio

O que pode fazer em relao a delegados

Gerenciamento de usurios

Nacional

Nacional, regional ou municipal

Credenciar ou descredenciar delegados nacionais e regionais

No h

No h

Regional

Regional ou municipal

Credenciar ou descredenciar delegados regionais

Gerencia usurios municipais (se cadastrados opcional)

Pode conferir a anotao inserida pelo usurio municipal

Municipal*

Somente municipal

Os delegados municipais, nos termos do art. 10 da Resoluo TSE n 23.093/2009, sero credenciados ou descredenciados diretamente perante os juzes eleitorais, no sendo possvel, portanto, a utilizao do SGIPex para seu credenciamento ou descredenciamento.

No h

No h

*Quando cadastrado pelo usurio externo regional

Neste manual, as funcionalidades do SGIPex sero apresentadas por perfil de usurio.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 11 de 29

V Funcionalidades do Sistema
As funcionalidades sero descritas de acordo com os perfis de acesso.

5.1. Direcionadas ao usurio externo nacional


O usurio externo nacional poder: 1. definir abrangncia de atuao; 2. inserir informaes relativas a rgos partidrios nas trs esferas: nacional, regional e municipal; 3. trabalhar com informaes de delegados nacionais ou estaduais; o os delegados municipais, nos termos do art. 28 da Resoluo TSE n 19.406/95, sero credenciados ou descredenciados diretamente perante os juzes eleitorais, no sendo possvel, a utilizao do SGIPex para seu credenciamento ou descredenciamento.

5.1.1. Definir a abrangncia


A primeira opo que o usurio nacional ter que fazer quanto abrangncia na qual ir trabalhar. Como padro, vem ativa a abrangncia nacional. Para inserir novas abrangncias (opcional), o usurio dever clicar sobre a opo + Adicionar Abrangncia.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 12 de 29

Caso deseje trabalhar na abrangncia estadual, o usurio nacional dever clicar em +Adicionar Abrangncia ,e o sistema disponibilizar a pgina Cadastro de abrangncias: BRASIL Nacional para que seja selecionado o Estado no qual sero propostas anotaes de rgos diretivos ou delegados regionais. Aps a seleo, clicar em Incluir.

Se o usurio nacional desejar cadastrar rgos municipais, dever selecionar, alm do Estado, o Municpio respectivo, e clicar em Incluir, conforme abaixo ilustrado:

O sistema remeter automaticamente para a pgina Abrangncias Cadastradas, para que seja selecionada a abrangncia em que sero propostas anotaes de rgos diretivos ou delegados.

Aps clicar sobre a abrangncia, o sistema identificar em qual abrangncia o usurio est trabalhando, podendo optar por inserir informaes de rgos partidrios ou delegados, como ser apresentado a seguir.

SGIP Mdulo Externo


5.1.2. rgo partidrio

Pgina 13 de 29

O usurio externo nacional poder efetuar as seguintes operaes para os rgos partidrios: 1. Cadastrar novos rgos partidrios; 2. Importar dados dos rgos vigentes que constam no banco de dados da Justia Eleitoral; 3. Propor alteraes nestes rgos; 4. Visualizar as informaes sobre os rgos partidrios nos quais foram propostas anotaes; 5. Enviar dados anotados dos rgos partidrios para a Justia Eleitoral.

5.1.2.1. Cadastrar rgo partidrio e inserir membros


Clicando sobre o nome rgo partidrio, na coluna Anotao, o usurio poder cadastrar um novo rgo partidrio. Para tanto, basta que clique na opo + Cadastrar rgo Partidrio, opo apresentada na parte superior da tela. Os dados do rgo partidrio devero ser preenchidos para sua incluso e, posteriormente, incluso dos membros.
Caso o usurio tente incluir um rgo sem as informaes obrigatrias, o sistema emitir alerta e no permitir a concluso da operao.

Ao marcar a opo Vigncia indeterminada no ser preciso definir a data de fim da vigncia da composio.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 14 de 29

No ser possvel a incluso de um rgo se j houver outro includo na mesma abrangncia, salvo em mbito nacional, no qual permitida a coexistncia de comisso executiva e diretrio/comisso provisria. Aps inseridos os dados do rgo, ele passar a constar em uma lista, na qual constar o tipo de rgo e vigncia. O usurio poder, ento: cadastrar membros no rgo recm includo, clicando sobre o boto da coluna Alterar Composio alterar os dados que acabou de incluir clicando sobre o boto da coluna Alterar Dados remover o rgo registrado do sistema, a partir do boto da coluna Remover (caso se trate de um novo rgo, se o usurio clicar sobre remover, as informaes inseridas sero apagadas, no sendo possvel o resgate destas informaes o usurio ter que inserir novamente os dados; caso seja um rgo cujos dados foram importados do banco de Dados da Justia Eleitoral a explicao sobre a importao est em tpico frente o remover servir apenas para que no sejam propostas alteraes no referido rgo, mas os dados que j constam no banco de dados da Justia Eleitoral permanecero inalterados)

Clicando sobre o boto da coluna Alterar Composio, o usurio poder cadastrar os membros do novo rgo partidrio.

Surgir a mesma tela de alterao de dados, mas com a opo de + Cadastrar Membro. Atente-se ao fato de que, nesta tela, os dados do rgo somente sero visualizados, no sendo possvel sua alterao (lembre-se que somente possvel a alterao de dados do rgo a partir do cone da coluna Alterar dados). Para iniciar ao cadastro dos membros, basta que se clique na opo +Cadastrar Membro:

SGIP Mdulo Externo

Pgina 15 de 29

O usurio ter, ento, acesso tela de preenchimento dos dados do membro. Vale lembrar que o incio e o fim do exerccio dos membros correspondem ao incio e fim da vigncia rgo, no sendo preciso definir o perodo do exerccio (somente quando se trata de alterao na composio de rgo j anotado perante a Justia Eleitoral que haver perodo de exerccio do membro diferente da vigncia do rgo).
Se o usurio tentar incluir um membro sem as informaes obrigatrias, o sistema emitir alerta e no permitir a concluso da operao.

O cargo ser descrito em trs campos: 1. nmero ordinal referente ao cargo; 2. cargo, que j est previamente cadastrados no sistema; 3. campo em branco para que o cargo seja complementado. O objetivo desta disposio evitar que o banco de dados de cargos fique muito extenso. Assim, a ttulo de exemplo:

Necessitando a incluso de cargo (campo central) que no conste no SGIPex, entre em contato com o rgo da Justia Eleitoral correspondente para as providncias.

Depois de inserido um membro, o sistema informar que foi realizada a insero com sucesso. Clicando no boto Voltar, o sistema trar uma relao com todos os membros cadastrados, os respectivos ttulos de eleitor e cargos.

Para alterar ou excluir dados de membro cadastrado, clique sobre os cones da coluna Ao.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 16 de 29

Outras operaes possveis

Para trabalhar com composies de outra abrangncia, clicar em Incio>>Alterar Abrangncia. O usurio ser redirecionado tela onde constam as abrangncias previamente inseridas, podendo assim selecionar a abrangncia na qual ir trabalhar em seguida:

Se o usurio escolher a opo Funes do Sistema (Concluir anotao), ser redirecionado tela na qual poder visualizar os dados inseridos; enviar os dados para a Justia Eleitoral; ou ainda trabalhar com delegados (credenciando ou descredenciando).

Caso queira inserir novo rgo partidrio, da mesma abrangncia, situao possvel somente no mbito nacional, no qual haver diretrio, comisso executiva e comisso provisria, sendo que a comisso executiva poder coexistir com qualquer dos outros rgos, basta clicar em + Cadastrar rgo Partidrio.

SGIP Mdulo Externo


5.1.2.2. Importar dados

Pgina 17 de 29

A importao de dados do mdulo interno do SGIP ocorrer de forma automtica para os rgos vigentes na abrangncia que est sendo tratada, ou seja, caso haja um rgo vigente, ao clicar sobre rgo Partidrio, o sistema j trar o rgo, possibilitando alterao da vigncia, da composio ou alterao de dados. Havendo algum tipo de problema na importao automtica, o usurio poder, a partir da tela Funes do Sistema, disponvel na parte superior da tela em Funes do Sistema (Concluir anotao), e escolher a importao de dados de forma manual.

Realizada a importao, o sistema trar mensagem confirmando que os dados foram importados com sucesso.

Somente sero importados dados de rgos ativos. Se o rgo estiver com a validade vencida ou por qualquer outro motivo no esteja vigente, no ser possvel a importao destas informaes.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 18 de 29

Assim, quando o usurio clicar sobre rgo Partidrio, j constaro as informaes dos rgos ativos importadas, de forma automtica ou manual, do banco de dados da Justia Eleitoral.

Importante: Caso o usurio realize alteraes em um rgo importado, ou cadastre novos rgos e depois selecione a opo Importar Dados, ainda que no haja dados a serem importados, o sistema apagar todas as inseres e/ou alteraes realizadas.

5.1.2.3. Alteraes no rgo anotado perante a Justia Eleitoral


possvel efetuar as seguintes alteraes no rgo anotado perante a Justia Eleitoral: Vigncia; Composio; Dados; Remoo. Alterar Vigncia - Para alterar a vigncia de um rgo j anotado perante a Justia Eleitoral, basta clicar sobre o boto da coluna Alterar Vigncia.

Vir a tela com os dados do rgo, sendo que o usurio somente poder fazer alteraes nos campos de data da deliberao e fim da vigncia.

Assim que for confirmada, a nova vigncia j ficar visvel nos dados do rgo e haver uma informao do sistema de que a vigncia do rgo foi alterada com sucesso. No exemplo, o fim da vigncia foi alterado de 01/07/2010 para 01/07/2011.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 19 de 29

Alterar Composio Serve para alterar dados de uma composio anotada perante a Justia Eleitoral. Uma tela mostrada com informaes do rgo e a lista com os membros anotados. O usurio poder cadastrar novos membros ou alterar dados dos membros j anotados.

Cadastrar novos membros: escolher a opo + Cadastrar Membro. Neste caso, obrigatoriamente dever informar o incio do exerccio deste membro no rgo, que provavelmente coincidir com a data da reunio partidria que definiu por sua insero no rgo. Alterar dados: clicar no cone , da coluna Ao. Para se manter um histrico fiel da composio do rgo, no poder ser alterado o cargo nem o perodo de exerccio do membro. Excluir membros de uma composio anotada na Justia Eleitoral: clicar sobre o cone , da coluna Ao, sendo obrigatrio, neste caso, informar o final do exerccio deste membro no rgo, que provavelmente coincidir com a data da reunio partidria que definiu por sua excluso. Aps preenchido o final do exerccio do membro, surgir a expresso membro excludo. Caso tenha realizado a excluso por equvoco, ser possvel ao usurio desfaz-la, clicando sobre a opo desfazer.

SGIP Mdulo Externo


Assim, exemplificando o que foi exposto, tem-se:

Pgina 20 de 29
Diretrio com vigncia de 25/05/2005 a 25/05/2007 Membros originrios: Hugo Presidente exerccio 25/05/2005 a 25/05/2007 Manoel Tesoureiro exerccio 25/05/2005 a 25/05/2007 * Em 01/01/2006 o partido resolve alterar a composio do rgo, destituindo Hugo, transformando Manoel em Presidente e incluindo Nair no cargo de Tesoureiro. Assim, as aes que devero ocorrer no SGIPex sero as seguintes: 1) Excluso de Hugo (ex-presidente) sistema abre tela para que informe, obrigatoriamente, a data de final do exerccio deste membro (provavelmente ser a data em que se deliberou a alterao no rgo 01/01/2006) 2) Excluso de Manoel (ex-tesoureiro) sistema abre tela para que informe, obrigatoriamente, a data de final do exerccio deste membro (provavelmente ser a data em que se deliberou a alterao no rgo- 01/01/2006) 3) Cadastro de novo membro Manoel, agora Presidente. O final do exerccio vir previamente preenchido, coincidindo com o fim da vigncia do rgo (25/05/2007). O incio da vigncia dever ser obrigatoriamente preenchido pelo usurio (provavelmente ser a data em que se deliberou a alterao no rgo 01/01/2006). 4) Cadastro de novo membro Nair, ocupando o cargo de Tesoureiro. O final do exerccio vir previamente preenchido, coincidindo com o fim da vigncia do rgo (25/05/2007). O incio da vigncia dever ser obrigatoriamente preenchido pelo usurio (provavelmente ser a data em que se deliberou a alterao no rgo 01/01/2006). Dessa forma, o sistema manter o histrico de responsabilidade, qual seja: Presidente: de 25/05/2005 a 01/01/2006 Hugo de 01/01/2006 a 25/05/2007 Manoel Tesoureiro: de 25/05/2005 a 01/01/2006 Manoel de 01/01/2006 a 25/05/2007 Nair

Alterar Dados Esta opo funciona da mesma forma que o Alterar Dados de um novo rgo, sendo que a nica diferena que, tratando-se de rgo j anotado perante a Justia Eleitoral, no ser possvel alterar a vigncia do rgo por meio desta opo, por existir funcionalidade prpria Alterar Vigncia.

Remover - A opo de remover, quanto aos rgos importados, no significa o requerimento de excluso daquele rgo perante a Justia Eleitoral, indica apenas que o usurio no ir propor alteraes no referido rgo.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 21 de 29

Ao clicar em na opo Remover, o sistema ir trazer mensagem pedindo confirmao se o usurio realmente no ir realizar alteraes no rgo partidrio em questo. Confirmando, no ser possvel propor alteraes para o rgo, salvo se o usurio clicar em Desfazer.

5.1.2.4. Visualizar as informaes do rgo partidrio


Depois de concluir as inseres de novos rgos ou alteraes nos rgos anotados perante a Justia Eleitoral (importados), possvel visualizar um relatrio com todas as operaes efetuadas para os rgos partidrios naquela abrangncia.
O usurio deve clicar Funes do Sistema (Concluir Anotao) e clicar no cone da coluna Visualizar.

O relatrio ser apresentado com todas as informaes inseridas/alteradas para simples conferncia. So mostradas informaes tanto do rgo quanto dos membros.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 22 de 29

Ao final do relatrio, consta a data da impresso, o nome do usurio responsvel pela insero dos dados e a mensagem de que o relatrio para simples conferncia e que, para ser enviado Justia eleitoral, o usurio deve clicar sobre Enviar para J.E..

5.1.2.5. Enviar dados do rgo partidrio para Justia Eleitoral (emitir recibo)
Aps visualizar e conferir as informaes registradas, o usurio dever encaminhar o requerimento de anotao para a Justia Eleitoral. Basta que clique sobre o cone , disponvel na coluna Enviar para J. E. (emitir recibo.)

O recibo emitido deve ser encaminhado Justia Eleitoral, devidamente subscrito pelo representante do partido e, ainda, dever constar o nome completo do subscritor e seu cargo. Alm da proposio de anotaes, consta do recibo, ainda, o cdigo referente anotao, contendo 12 (doze) dgitos, entre algarismos e letras, a data e hora de emisso do recibo, e o usurio responsvel pela insero dos dados no sistema. Estas informaes garantiro a perfeita equivalncia entre o que foi inserido no sistema pelo usurio externo e o que ser migrado para o mdulo interno do SGIP.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 23 de 29

Ficar a cargo de cada tribunal a exigncia ou no do relatrio que especifica o que est sendo proposto para anotao. Como alternativa, os administradores nacionais e regionais podem reemitir o relatrio quando o recibo for entregue Justia Eleitoral, com requerimento de anotao. Reemitir recibo Junto da emisso do recibo, constar um texto com a informao da data e horrio de emisso do recibo. Para reimprimir o recibo, basta clicar no cone , disponvel na coluna Reemitir recibo. Ressalte-se que, independente da data e hora de reemisso, constaro no recibo as informaes da emisso.

Excluir recibo Aps emitido o recibo, o usurio no poder fazer mais qualquer alterao ou insero de informaes de outro rgo na mesma abrangncia, at que o recibo anterior tenha sido validado pela Justia Eleitoral. Dessa forma, caso note algum tipo de equvoco, ou por qualquer outro motivo, queira fazer novas alteraes ou propor outro rgo na abrangncia que j consta com recibo emitido, o usurio dever excluir o recibo, e iniciar novamente a insero de dados no sistema. Para efetivar a excluso do recibo, basta clicar no cone confirmar a mensagem de alerta do sistema. , disponvel na coluna Excluir recibo e

5.1.3. DELEGADOS
O usurio poder efetuar as seguintes operaes para os delegados: 1. importar dados dos delegados credenciados que constam no banco de dados da Justia Eleitoral; 2. credenciar novos delegados; 3. propor descredenciamento de delegados.

5.1.3.1. Importar dados


Quanto importao de dados, em regra, havendo delegados credenciados na abrangncia pretendida, ao clicar sobre Delegados, o sistema importa os dados atualmente credenciados, possibilitando alteraes e descredenciamento.

SGIP Mdulo Externo


5.1.3.2. Credenciamento de delegados

Pgina 24 de 29

Para o cadastro de novos delegados, o usurio deve clicar em +Cadastrar Delegado. Os nicos dados obrigatrios so o nome e o ttulo de eleitor.

Ressalte-se que dever ser observado o limite legal do nmero de delegados por abrangncia, ou seja, nos termos do art. 28 da Resoluo TSE n 19.406/95, podem ser credenciados: at 4 (quatro) delegados perante os TREs; e at 5 (cinco) delegados perante o TSE. IMPORTANTE: Quanto aos delegados municipais, que so no mximo 3 (trs), estes no sero indicados por meio do SGIPex, considerando que nas zonas eleitorais o sistema no estar presente. Dessa forma, o credenciamento e descredenciamento permanecem sendo realizados perante os juzes eleitorais, responsveis pelo envio destas informaes, por meio eletrnico, aos tribunais regionais eleitorais respectivos, que por sua vez faro a insero dos dados no sistema, por meio do mdulo interno do SGIP. Assim, mesmo no tendo sido inseridos pelo SGIPex, ser possvel a consulta dos delegados municipais por meio do mdulo Consulta Web do SGIP.

5.1.3.3. Descredenciamento de delegados


Para descredenciar delegados que j esto credenciados perante a Justia Eleitoral, basta que o usurio clique no cone , disponvel na coluna Ao.

O sistema ir emitir alerta de confirmao do descredenciamento.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 25 de 29

Passar a constar a inscrio Delegado descredenciado, ao lado das informaes do delegado correspondente. Caso o usurio queria reverter o descredenciamento, basta que clique sobre X desfazer. Ressalte-se que so dois procedimentos diferentes a solicitao de descredenciamento e a excluso de um delegado que acaba de ser cadastrado. No exemplo das imagens, j constavam como credenciados perante a Justia Eleitoral 4 (quatro) delegados: Seu Z, Seu Antonio, Dona Maria e Dona Aparecida. O delegado Seu Creysson foi includo neste momento. Para exclu-lo, como ainda no foi credenciado perante a Justia Eleitoral, basta clicar no cone que suas informaes deixaro de constar da lista. No ser possvel desfazer esta ao. O usurio, caso queira, ter que cadastr-lo novamente. Em relao s atividades de visualizar o que foi proposto, enviar para a Justia Eleitoral, reemitir recibo e excluir recibo, observam-se os mesmos procedimentos adotados para rgo partidrio. A nica diferena que, nos termos do art. 28, 1 da Resoluo TSE n 19.406/95, e do art. 9, 2 da Resoluo TSE n 23.093/2009, o legitimado para solicitar credenciamento e descredenciamento de delegados perante a Justia Eleitoral o presidente do rgo partidrio. Desta forma, o presidente do rgo diretivo do partido dever subscrever o formulrio de envio das informaes de delegados.

5.2. Direcionadas ao usurio externo regional


O usurio externo regional poder adicionar abrangncia (UF respectiva e seus municpios ou zonas, no caso do DF), inserir informaes relativas a rgos partidrios nas esferas regional e municipal, e, ainda, trabalhar com informaes de delegados estaduais. Todas as funcionalidades que o usurio externo nacional tem acesso para rgos partidrios e delegados se aplicam tambm aos usurios externos regionais e j foram apresentadas no tpico anterior. A seguir sero apresentadas as outras duas funcionalidades que esto disponvel para o usurio regional: cadastrar e gerenciar usurios municipais; conferir o recibo dE anotao.

SGIP Mdulo Externo


5.2.1. Cadastrar e gerenciar representantes municipais

Pgina 26 de 29

Conforme j apresentado anteriormente, o cadastro de usurios municipais trata-se de uma faculdade do usurio regional do respectivo partido, de forma a constituir mera descentralizao administrativa de atividades, tais como o registrar no SGIPex a composio dos rgos. A legitimidade para encaminhar pedidos de anotao de rgos municipais permanece com os rgos diretivos regionais, nos termos do art. 18 da Resoluo TSE n 19.406/95. Assim, optando pelo cadastro de representantes municipais, o usurio regional dever clicar sobre Gerenciar representantes municipais.

Na prxima tela, o usurio regional ir clicar sobre + Cadastrar representante Municipal.

SGIP Mdulo Externo


Depois de preencher os dados do usurio municipal, clicar em Confirmar.

Pgina 27 de 29

O usurio externo municipal dever: confirmar o cadastro clicando no link enviado por e-mail; verificar o usurio e senha que lhe foram concedidos a partir de um novo e-mail que ser enviado com o link de acesso ao SGIPex. Como o cadastro de usurios municipais uma responsabilidade do usurio regional, este poder gerenciar todos os usurios cadastrados em sua abrangncia e seu partido, bem como exclu-los.

Para excluir um usurio externo municipal, basta clicar sobre o cone na coluna Excluir. Ressaltese que h duas situaes diversas: situao do usurio ativo confirmou o cadastro e recebeu o login e senha. Ao se tentar excluir um usurio ativo, surgir um alerta, informando que, se houver recibos emitidos por este usurio e ainda no validados pela Justia Eleitoral, estes sero desconsiderados. Contudo, caso alguma anotao proposta pelo usurio a ser excludo j tenha sido validada, permanecer vlida a anotao. situao do usurio no confirmado no confirmou o cadastro e, portanto, no recebeu usurio e senha. Caso seja excludo um usurio no confirmado, o usurio ser excludo do sistema, sem maiores consequncias, haja vista que nunca chegou a utiliz-lo.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 28 de 29

Tratando-se de um usurio ativo que tenha sido excludo, ser possvel seu retorno, bastando para isto que o usurio clique em desfazer. Neste caso as proposies que ainda no haviam sido homologadas pela Justia Eleitoral passam novamente a serem passveis de anotao.

E, por ser o usurio regional o responsvel pelo envio das informaes dos rgos municipais ao tribunal regional eleitoral, ele ter acesso a ferramenta para conferir o teor da anotao realizada pelo usurio municipal (semelhante validao do recibo que o administrador regional possui).

5.2.2. Conferncia de recibos de anotao


Na pgina inicial do SGIPex, a outra funcionalidade disponvel para o usurio externo regional a Conferncia de recibo de anotao. A finalidade desta ferramenta possibilitar ao usurio regional a conferncia das informaes preenchidas pelos usurios municipais (se tiverem sido cadastrados), considerando que de competncia do representante partidrio regional o envio das informaes relativas aos rgos municipais para anotao perante a Justia Eleitoral.

SGIP Mdulo Externo

Pgina 29 de 29

O usurio dever informar: tipo de anotao rgos partidrios ou delegados; cdigo do relatrio nmero impresso no recibo que o usurio municipal trouxer para assinatura do representante regional; data e hora de gerao do relatrio.

Ao confirmar a operao, uma janela ser apresentada com informaes sobre o partido, o nome do responsvel que gerou o documento, bem como a data e hora da gerao. H, ainda, um boto para visualizao do relatrio da anotao proposta.

O boto Visualizar relatrio gera o relatrio de conferncia das inseres de dados realizadas pelo usurio externo municipal, possibilitando, ao usurio externo regional, verificar se as inseres correspondem com as definies do partido para aquele municpio.

Seguindo-se conferncia dos dados, o representante legal do partido dever assinar o formulrio a ser encaminhado para a Justia Eleitoral. O TRE pode determinar que, alm do formulrio, seja encaminhada cpia do relatrio com a anotao, ou outros documentos pertinentes.

5.3. Direcionadas ao usurio externo municipal


O usurio externo municipal poder inserir informaes relativas a rgos partidrios somente na esfera do municpio no qual foi cadastrado. No poder trabalhar com informaes de delegados municipais e nem tampouco definir outra abrangncia de atuao que no seu prprio municipal. Todas as funcionalidades que o usurio externo nacional e o estadual tm acesso para rgos partidrios se aplicam tambm aos usurios externos municipais. A diferena na abrangncia qual o usurio municipal ter acesso. Lembrando que o recibo da anotao dever ser encaminhado Justia Eleitoral por meio de um representante regional do partido poltico.

You might also like