You are on page 1of 10

Segurana em Laboratrios

Por que devemos nos preocupar com a segurana nos Laboratrios? Segundo a Declarao dos Direitos Humanos todo homem tem direito vida precisamos nos preocupar em preserv-la. Uma forma de preserv-la preocupar-se com a sua segurana no ambiente de trabalho e, se voc trabalha em um laboratrio, precisa conhecer os riscos a que est exposto e como melhorar suas condies de segurana. Por que os acidentes acontecem? A variedade de riscos nos laboratrios muito ampla, devido presena de substncias letais, txicas, corrosivas, irritantes, inflamveis, alm da utilizao de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alterao de temperatura, radiaes e ainda trabalhos que utilizam agentes biolgicos e patognicos. As causas para ocorrncia de acidentes nos laboratrios so muitas, mas resumidamente so instrues no adequadas, supervises insuficientes do executor e ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de caractersticas desconhecidas, alteraes emocionais e exibicionismo. Os acidentes que advm dessas causas geralmente so: Intoxicaes, queimaduras trmicas, Qumicas, Choques eltricos, Incndios, Exploses, contaminaes por agentes biolgicos e, Interaes com radiaes.

Segurana nos Laboratrios Os equipamentos de segurana listados abaixo devem estar no alcance de todos os que trabalhem nos laboratrios e o funcionrio deve certificar-se de que sabe us-los: - extintores de incndios; - chuveiro de emergncia; - lavador de olhos; - aventais e luvas contra produtos corrosivos (de PVC); - protetores faciais: mscaras e culos de segurana; - luvas e aventais de PVC; - mscara contra gases.

Segurana de Ordem Pessoal -

Trabalhar com seriedade evitando brincadeiras. Trabalhe com ateno e calma. Planejar sua experincia, procurando conhecer os riscos envolvidos precaues a serem tomadas e como descartar corretamente os resduos. Usar roupas adequadas como calas compridas, sapatos fechado avental e o guarda-p deve ser de manga comprida e abotoada. Conservar os cabelos presos. Nunca abrir frascos reagentes antes de ler o rtulo e no testar substncias qumicas pelo odor ou sabor. No dirigir a abertura de tubos de ensaio ou frascos contra si prprio e as outras pessoas. No colocar alimentos nas bancadas, armrios e geladeiras dos laboratrios. As lentes de contato sob vapores corrosivos podem causar leses aos olhos. No trabalhe sozinho, principalmente fora do horrio de expediente. No fume, coma ou beba nos laboratrios. Lave bem as mos ao deixar o recinto. Ao ser designado para trabalhar em um determinado laboratrio, imprescindvel o conhecimento da localizao dos acessrios de segurana. Antes de usar reagentes que no conhea, consulte a bibliografia adequada e informe-se sobre como manuse-los e descart-los. No retorne reagentes aos frascos originais, mesmo que no tenham sido usados. Evite circular com eles pelo laboratrio. No use nenhum equipamento em que no tenha sido treinado ou autorizado a utilizar. Use sempre luvas de isolamento trmico ao manipular material quente. Nunca pipete lquidos com a boca. Neste caso, use bulbos de borracha ou trompas de vcuo.

Segurana Referente ao Laboratrio O laboratrio deve estar sempre organizado, no deixe sobre os bancados materiais estranhos ao trabalho, como bolsa, livro, blusa, etc. Rotular imediatamente qualquer reagente ou soluo preparada e as amostras coletadas com nome do reagente, nome da pessoa que preparou e data.

Usar pinas e materiais de tamanho adequado e em perfeito estado de conservao. Antes de executar uma reao desconhecida fazer uma, em menor escala, na capela. Limpar imediatamente qualquer derramamento de reagentes (no caso de cidos e bases fortes, o produto deve ser neutralizado antes de proceder a sua limpeza). Em caso de dvida sobre a toxidez ou derramado, consultar seu superior antes de efetuar a remoo. Ao realizar uma experincia informar a todos do laboratrio.

Uso de Materiais de Vidro Colocar todo o material de vidro no local que dever ser previamente indicado na rea do laboratrio. No jogar caco de vidro em recipiente de lixo, mas sim em um recipiente preparado para isto. No utilizar materiais de vidro quando trincados. Usar luvas e culos de segurana sempre que: atravessar e remover tubos de vidro ou termmetros em rolhas de borracha ou cortia; remover tampas de vidros emperradas; remover cacos de vidro (usar tambm em p de lixo e escova); colocar frascos quentes sobre placas antitrmicas; no usar frascos para amostras sem certificar-se de que so adequados ao servio executado; no inspecionar o estado das bordas dos frascos de vidro com as mos sem antes fazer uma inspeo visual; tomar cuidado ao aquecer recipiente de vidro com chama direta.

Uso de Chamas De preferncia, usar chama na capela e somente nos laboratrios onde for permitido; Ao acender o bico de busen verificar eliminar os seguintes problemas: - Vazamentos; - Dobra no tubo de gs; - Ajuste inadequado entre o tubo de gs e suas conexes; - Existncia de inflamveis ao redor; - No acender maaricos, bico de busen, etc., com vlvula de gs combustvel muito aberta; - Apagar a chama imediatamente aps o trmino do servio. Uso de Equipamentos Eltricos

Nunca ligar equipamentos eltricos sem antes verificar a voltagem correta; S opere equipamentos quando: Fios, tomadas e plugues estiverem em perfeitas condies; O fio terra estiver ligado; No operar equipamentos eltricos sobre superfcies midas; Verificar periodicamente a temperatura do conjunto de pluguetomada, caso esteja fora do normal, desligar o equipamento e comunicar ao responsvel do laboratrio; No usar equipamentos eltricos que no tiver identificao de voltagem; No confiar completamente no controle automtico de equipamentos eltricos, inspeciona-los quando em operao; No deixar equipamentos eltricos ligados no laboratrio, fora do expediente, sem anotar no livro de avisos; Remover frascos de inflamveis das proximidades do local onde sero usados equipamentos eltricos; Combater o fogo em equipamentos eltricos somente com extintores de CO2; Enxugar qualquer lquido derramado no cho antes de operar com equipamentos eltricos.

Uso de Estufas No deixar a estufa aquecida ou em operao sem o aviso estufa quente. Desligar a estufa e no colocar em operao se: O termmetro deixar de indicar a temperatura; A temperatura ultrapassar a voltagem ajustada. No abra a porta da estufa de modo brusco quando a mesa estiver aquecida. No tentar remover ou introduzir cadinhos na estufa sem utilizar: Pinas adequadas; Protetor facial; Luvas apropriadas; Aventais e protetores de braos, se necessrio. No evaporar lquidos, nem queimar leos em estufas; Empregar para calcinao somente cadinhos ou cpsulas de materiais resistentes a altas temperaturas.

Primeiros socorros 1- Por objetos quentes: se a roupa aderir a superfcie queimada, no tente remove-la; corte cuidadosamente a roupa em volta da queimadura.

2- cidos e Bases fortes: lavar imediatamente com grande quantidade de gua. No caso de base, lavar com uma soluo a 1% de cido actico (vinagre). No caso de cido, lavar com bicarbonato a 50%. 3- Fsforos: a queimadura deve ser coberta com uma soluo a 1% de sulfato de cobre

Equipamentos de Laboratrio
Abaixo esto os materiais de laboratrio mais comuns e suas utilidades
1. Almofariz e Pistilo - Aparelho usado na triturao e

pulverizao de slidos.
2. Anel ou Argola - Empregado como suporte do funil de filtrao

3.

4.

5. 6.

7. 8. Balana comum: um instrumento que permite aferir massas de substncias, sua


sensibilidade pode chegar at 0,1 grama. algumas chegam a 0,0001 grama.

simples ou do funil de separao de lquidos no miscveis entre si. Agitador e Aquecedor Magntico: utilizado para a agitao de misturas, tendo por base um sistema eletromagntico. Balo de destilao ou Balo de Engler - Balo de fundo chato com sada lateral para passagem dos vapores durante uma destilao. Balo de fundo chato - Empregado para aquecimento ou armazenamento de lquidos ou soluo. Balo de fundo redondo - Usado para aquecimento de lquidos e reaes com desprendimento gasoso. Balo volumtrico - Usado para preparao de solues.

9. Balana analtica: um instrumento que tem uma grande sensibilidade de pesagem 10. Banho Maria: um dispositivo que permite aquecer

substncias de forma indireta(banho-maria), ou seja, que no podem ser expostas a fogo direto. 11. Basto de vidro ou Baqueta - um basto macio de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissolues, mantendo as massas lquidas em constante movimento. Tambm auxilia na filtrao. 12. Bico de Bunsen - a fonte de aquecimento mais usado no laboratrio. 13. Bico de gs: um dos aparelhos mais frequentemente usados em laboratrio o bico de gs, que pode receber vrias designaes de acordo com o seu aspecto, sendo o mais comum o Bico de Bunsen. 14. Bureta - Serve para dar escoamento a volumes variveis de lquidos. No deve ser aquecida. constituda de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em dcimos de mililitro. provida de um dispositivo que permite o fcil controle de escoamento. 15. Capela: Local fechado, dotado de um exaustor onde se realizam as reaes que liberam gases txicos num laboratrio. 16. Cpsula de porcelana - Pea de porcelana utilizada em sublimaes ou evaporaes de lquidos e solues.

17. Centrfuga: um aparelho que acelera o processo de

decantao. Devido ao movimento de rotao, as partculas de maior densidade, por inrcia, so arremessadas para o fundo do tubo. 18. Colher de deflagrao: Se utiliza para realizar pequenas combustes de substncias ou observar o tipo de chama, reaco, etc. 19. Colormetro: instrumento que utiliza amostras de substncias desconhecidas para determin-las, atravs do nvel de absoro, que modifica sua colorao. 20. Coluna de Vigreaux - Utilizada na destilao fracionada 21. Condensador - Utilizado em destilaes. Tem por finalidade condensar os vapores dos lquidos. 22. Copo de Bquer: Recipiente usado em reaes, dissoluo de substncias, aquecimentos de lquidos, etc. Para lev-lo ao fogo, use trip com a proteo da tela de amianto. 23. Cristalizador: So de vidro, possuem grande superfcie que faz com que o solvente evapore com maior rapidez. 24. Cuvete: Recipiente utilizado para fazer leitura em espectrofotmetro. 25. Desecador - Usado para resfriamento de substncias em atmosfera contendo baixo teor de umidade. 26. Erlenmeyer - Utilizado para titulaes, aquecimento de lquidos, dissoluo de substncias e realizao de reaes qumicas. Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto.
27. Escova para tubo de ensaio: Permite lavar tubos de ensaio 28. Esptula - Material de ao ou porcelana, usado para

transferncia de substncias slidas. Deve ser lavada e enxugada aps cada transferncia. 29. Espectrofotmetro: utilizado para leituras de transmitncia, absorvncia e
concentrao

30. Estante para tubos de ensaio - Suporte para tubos de

ensaio. Funil comum: Usado para transferncia de lquidos. 31. Estufa: Aparelho eltrico utilizado para dessecao ou secagem de substncias slidas, evaporaes lentas de lquidos, etc. 32. Funil analtico - Usado para filtrao para reteno de partculas slidas. Deve conter em seu interior um filtro que pode ser de papel, l de vidro, algodo vegetal, dependendo do material a ser filtrado. O funil no deve ser aquecido. 33. Funil de Buchner - Usado na filtrao a vcuo. 34. Funil de decantao ou de separao - Recipiente de vidro em forma de pra, que possui uma torneira. Utilizado para separar lquidos imiscveis. Deixa-se decantar a mistura; a seguir abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa.
na separao das fases de misturas heterogneas.

35. Funil de vidro: Usado em transferncias de lquidos e em filtraes de laboratrio, isto 36. Frascos para reativos: Permitem guardar as solues para armazenamento.Nos
frascos de cor mbar so colocadas as substncias que se decompem em presena

37. Furador de rolhas - Usado para furar rolhas de cortia ou de

da luz. Nos frascos brancos so colocadas as solues que no se decompem em presena da luz.

borracha. Garra de condensador: Usada para prender o condensador a haste do suporte ou outras peas como bales, erlenmeyer, etc. 38. Kitassato - Usado em conjunto com o funil de Buchner na filtrao a vcuo. 39. Lamparina de vidro: Usado para calcinao (aquecimento a seco muito intenso) de substncias. Pode ser aquecido diretamente a chama do bico de Bunsen, apoiado sobre tringulo de porcelana, platina, amianto etc. 40. Manta aquecedora: Acoplado a uma pipeta ajuda a "puxar" e "expelir" o lquido 41. Mariotte - Frasco utilizado para armazenamento de gua destilada em laboratrio. 42. Microscpio: aparelho utilizado para visualizar estruturas minsculas. 43. Mufa: tipo de estufa para altas temperaturas usada em laboratrios, principalmente de qumica. Consiste basicamente de uma cmara metlica com revestimento interno feito de material refractrio e equipada com resistncias capazes de elevar a temperatura interior a valores acima de 1000C. As muflas mais comuns possuem faixas de trabalho que variam de 200C a 1400C. 44. Papel de filtro: Papel poroso, que retm as partculas slidas, deixando passar apenas a fase lquida. 45. Picnmetro - Usado para determinar a densidade de lquidos. um material de vidro e de grande preciso; por isso no pode ser secado por aquecimento. 46. Pra - Usada para pipetar solues. 47. Pina de madeira - Usada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen. 48. Pina metlica ou Tenaz de ao - Usada para manipular materiais aquecidos, como cadinhos, bquers, etc. 49. Pina de Mohr e de Hoffman - Usadas para impedir ou reduzir a passagem de gases ou lquidos atravs de tubos flexveis. 50. Pipeta graduada - Consiste de um tubo de vidro estreito geralmente graduado em 0,1 ml. usada para medir pequenos volumes lquidos. Encontra pouca aplicao sempre que se deseja medir volumes lquidos com maior preciso. No deve ser aquecida. 51. Pipeta volumtrica - constituda por um tubo de vidro com um bulbo na parte central. O trao de referncia gravado na parte do tubo acima do bulbo. usada para medir volumes de lquidos com elevada preciso. No deve ser aquecida. 52. Pisseta ou Frasco lavador: empregada na lavagem de recipientes por meio de jactos de gua ou de outros solventes. O mais utilizado o de plstico pois prtico e seguro.

53. Placa de Petri: Possui diversos usos em laboratorio. 54. Proveta ou Cilindro graduado - Recipiente de vidro ou

plstico utilizado para medir e transferir volumes de lquidos. No deve ser aquecida. 55. Tela de amianto - um tranado de fios de ferro, tendo no centro um disco de amianto. Cujo, recebe calor do bico de Bunsen e distribui o calor uniformemente para todos os recipientes sobre ela. 56. Termmetro - Usado para medir a temperatura durante o aquecimento em operaes como: destilao simples, fracionada, etc. 57. Tringulo de porcelana - Suporte para cadinhos em aquecimento direto no bico de Bunsen. 58. Trip de ferro - Suporte para tela de amianto ou tringulo de porcelana. Usado em aquecimento. 59. Trompa de vcuo: aproveita-se de uma corrente de gua para aspirar o ar, por uma abertura lateral; usada para as filtraes a vcuo. 60. Tubo de ensaio - Empregado para fazer reaes em pequena escala, notadamente em teste de reaes. Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen. 61. Tubos em U: Tubo recurvado em forma de U, quando preenchido com uma soluo especial funciona como ponte salina permitindo a passagem de ons na montagem de uma pilha de Daniell. 62. Tubo de Thielle - Usado na determinao do ponto de fuso. 63. Vareta de vidro - Cilindro de vidro, oco, de baixo ponto de fuso. Serve para interligar bales, condensadores, ou fabricao de pipetas e capilares. 64. Vidro de relgio - Pea de vidro de forma cncava. usado para cobrir bquers, em evaporaes, pesagens de diversos fins. No pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen. 65. Suporte Universal: Um tipo de suporte que sustenta todos os tipos de materiais de laboratrio, composto por uma placa de ferro, e uma barra de ferro onde se colocam garras, prendedores e argolas para segurar os equipamentosl.

IMAGENS

You might also like