You are on page 1of 53

AINTERPRETAODASCULTURAS CliordGeertz(19262006)

Sexualidade,subje=vidade,cultura denisecou=nho1@gmail

Captulo1 UMADESCRIODENSA

ANTROPOLOGIAINTERPRETATIVA: leituradassociedadescomotextosoucomo anlogasatextosliterrios Cr=caaousogeneralistaeuniversalizantede cultura Visareduziloaumadimensojusta Tomarocomportamentocomoaosimblica Construirsignicadosparaalargarouniversodo discursohumano(p.8) Tarefadoetngrafo:descriodensaeno empregodemtodos. (GilbertRyle,19001976)

O conceito de cultura que eu defendo essencialmente semi=co. Acreditando, como Max Weber, que o homem um animal amarrado teias de signicado que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendoestasteiasesuaanlise,portanto,no comoumacinciaexperimentalembuscade leis, mas como uma cincia interpreta=va, procuradosignicado(Geertz,1978,p.4).

A cultura no um poder, algo ao qual possam ser atribudos casualmente os acontecimentossociais,oscomportamentos, asins=tuiesouosprocessos: ELAUMCONTEXTO, algodentrodoqualelespodemserdescritos de forma inteligvel isto , descritos com densidade(p.10).

Os textos antropolgicos so eles mesmos interpretaese,naverdade,desegundaou terceira mo. Tratase, portanto, de ces, no sen=do de que so algo construdo, algo modelado [] e mais claramente ato de imaginao. Umac#oumafabricao.
(p.11).

Sevocquercompreenderoqueacincia,voc deve olhar, em primeiro lugar, no para as suas teoriasoudescobertas[];vocdeveveroqueos pra=cantesdacinciafazem.(p.4) ObjetodaEtnograa:umahierarquiaestra=cada de estruturas signicantes [] como categoria cultural. A anlise , portanto, escolher entre as estruturas de signicao [] e determinar sua base social e importncia [] no como um decifrador de cdigos,mascomoumcr=coliterrio.(p.7)

Fazeraetnograacomotentarlerummanuscrito estranho,desbotado,cheiodeelipses,incoerncias, emendas suspeitas e comentrios tendenciosos, escrito no como os sinais convencionais do som, mas como exemplos transitrios de comportamentomodelado.(p.7) A cultura, esse documento de atuao, portanto pblica[]. Ideaonotsica,masnoumaen=dadeoculta.

O que se deve perguntar a respeito de uma piscadela burlesca ou de uma incurso fracassada aoscarneirosnoqualoseustatusontolgico.

Oquedevemosindagarqualasuaimportncia: oqueestsendotransmi=docomasuaocorrncia eatravsdasuaagncia,sejaelaumridculoouum desao,umaironiaouumazanga,umdebocheou umorgulho.(p.8)

A cultura seria uma realidade superorgnica autocon=da, com foras e propsitosemsimesma?

A cultura consis=ria no padro bruto de acontecimentos comportamentais que de fato observamos ocorrer em uma comunidadeiden=cvel?

Embora a cultura exista no posto comercial, no forte da colina ou no pastoreio de carneiros, a antropologia existenolivro,noar=go,naconferncia, naexposiodomuseuou,comoocorre hoje,noslmes.(p.11)

A linha entre o modo de representao e o contedo substan=vo to intravel na anliseculturalcomonapintura.Eestefato parece ameaar o status obje=vo do conhecimento antropolgico, sugerindo que sua fonte no a realidade social, mas um ar=tcioerudito.(p.12)

Acoerncianopodeseroprincipaltestede validade de uma descrio cultural. Os sistemasculturaistmqueterummnimode coerncia,docontrrionooschamaramos sistemas [] mas no h nada to coerente quantoailusodeumparanicoouaestria de um trapaceiro. A fora de nossas interpretaes no pode repousar [] na rigidez com que elas se mantm ou na seguranacomquesoargumentadas.(p.12)

Creio que nada contribui mais para desacreditar a anlise cultural do que a construoderepresentaesimpecveisde ordemformal,emcujaexistnciaverdadeira pra=camenteningumpodeacreditar. Construodeumaleituradoqueacontece nessa ocasio, naquele lugar, com pessoas especcas que dizem algo, fazendo algo, sendolhesfeitoalgo.(p.13)

Oetngrafoinscreveodiscursosocial:ele oanota. Constrieconservaopassadoparaestudo. Oquefazoetngrafo?Eleescreve. A resposta padro, ele observa, registra, analisa [] como operaes autnomas podemnemsequerexis=r.(p.14) ANTROPLOGO: UMINTERESSADOTEMPORRIO

Caracters=casdadescrioetnogrca Interpreta=va Interpretaouxododiscursosocial Tenta salvar o dito para xlo em formas pesquisveis microscpica.(p.15)

O que se encontra em pequenas cidades e vilas(porsinal)avidadepequenascidades evilas.(p.15) Os antroplogos no estudam as aldeias, elesestudamnasaldeias.[]Issonofazdo lugaroquevocestestudando.

LABORATRIO

A noo de laboratrio natural perniciosa,queespciedelaboratrioesse onde nenhum dos parmetros manipulvel?[]elalevanoodequeos dados ob=dos com os estudos etnogrcos so mais puros, ou mais fundamentais, ou mais slidos, ou menos condicionados do que aqueles conseguidos atravs de outras espciesdepesquisasocial.(p.16)

O mais profundo dilema terico da antropologia: De que maneira tal variao [das formas culturais] pode enquadrarse com a unidade biolgicadaespciehumana? No possvel (embora haja aqueles que tentam) isolar os ys dos xs para escrever a funoadequada.(p.16)

Os famosos estudos sobre Complexo de dipo que funcionavaaocontrrionasilhasTrobriand[]so hipteses no testadas e aprovadas cien=camente. So interpretaes, ou interpretaes errneas, como tantas outras, a que chegamos da mesma maneira que tantos outros, e to inerentemente inconclusas como tantas outras, e a tenta=va de inves=las da autoridade da experimentao tsica nopassadeumapres=digitaometodolgica.Os achadosetnogrcosnosoprivilegiados,apenas par=culares.(p.16)

Oqueimportantenosachadosdoantroplogosua especicidadecomplexa,suacircunstancialidade. justamentecomessaespciedematerialproduzido por um trabalho de campo quase obsessivo de peneiramento,alongoprazo,principalmente(embora no exclusivamente) qualita=vo, altamente par=cipante [] que os megaconceitos com os quais se aige a cincia social contempornea [] podem adquiriratualidadesensvelquepossibilitapensarno apenas realista e concretamente sobre eles, mas, o que mais importante, cria=va e imagina=vamente comeles.(p.167)

Estamosreduzidosainsinuarteoriasporquefalta nosopoderdeexpresslas. Somente pequenos vos de raciocnio tendem a serefe=vosemantropologia. Qualquer generalidade que consegue alcanar surge da delicadeza de suas dis=nes, no da amplidodesuasabstraes.(p.17) Osestudosconstroemsesobreoutrosestudos. (p.
18)

poressarazoqueoensaiopareceserognero natural [] e porque, se algum procura tratados sistem=cos na rea, logo se desaponta, principalmenteseencontraalgum.

Tafera da construo terica: no codocar regularidades abstratas, mas tornar possveis descries minuciosas; no generalizar atravs dos casos, mas generalizar dentro deles (inferncia clnica). Elanoprof=ca.(p.18) No apenas a interpretao que refaz todo o caminho at o nvel observacional imediato: o mesmo acontece com a teoria da qual depende conceptualmentetalinterpretao.(p.20)

Aanliseculturalintrinsecamenteincompletae, o que pior, quanto mais profunda, menos completa.[]Masessaqueavidadoetngrafo, alm de perseguir pessoas su=s com questes obtusas.(p.20) Tentarmanteraanlisedasformassimblicasto estreitamente ligadas quanto possvel aos acontecimentossociaisesituaesconcretas[]de modo que as interpretaes descri=vas no sejam obscurecidas.(p.21)

Tambmnomeimpressionaramasalegaesde que as lingus=cas estruturais, a engenharia de computaoouqualqueroutraformaavanadade pensamento possibilitarnos compreender os homenssemconheclos.

Na busca das tartarugas demasiado profundas, est sempre presente o perigo de que a anlise cultural perca contato com as supertcies duras da vida.(p.21)

Olharasdimensessimblicasdaaosocialarte, religio, ideologia, cincia, lei, moralidade, senso comum no afastarse dos dilemas existenciais da vida em favor de algum domnio emprico de formas noemocionalizadas; mergulhar no meio delas. A vocao essencial da antropologia interpreta=va no responder s nossas questes mais profundas, mas colocar nossa disposio as respostasqueoutrosderamapascentandooutros carneiros em outros vales e assim inclulas no registrodeconsultassobreoquehomemfalou. (p.
21)

ParteIICaptulo2 OIMPACTODOCONCEITODECULTURASOBREO CONCEITODEHOMEM

Aantropologiaouascinciashumanasnodevem tentarreduzir/simplicaracomplexidade,masbuscar formasdecomplexidademaisinteligveis. ILUMINISMO: Souniversalvlido Ohomemcons=tuaumaspeacomanatureza (cincianatural) Humanaturezahumanaregularmente organizadaemleisimutveis.

Aberraesnascinciassociais Umamarchandosobabandeiradorela=vismo cultural:traosadvencios,perifricos. Outrasobabandeiradaevoluocultural:traos essenciais. Parafazerumageneralizaoemtornodeumavida eternaidn=caparaosconfucionistaseoscalvinistas, paraoszenbudistaseosbudistas=betanos,hque sedenilanostermosmaisgeraistogeraisque qualquerforaqueporventuratenhavirtualmentese evapora.(p.29)

ANTROPOLOGIA:universaisdacultura SOCIOLOGIA:social PSICOLOGIA:psquico(psicolgico) BIOLOGIA:orgnico Serqueaperspec=vadomaisbaixodenominador comumdahumanidadeexatamenteoquequeremos?


(p.31)

Podeserquenaspar=cularidadesculturaisdospovos nassuasesquisi=cessejamencontradasalgumas dasrevelaesmaisinstru=vasdoqueser genericamentehumano.(p.32)

DUASIDEIAS(p.32) Aculturamenoscomplexosdepadresconcretos decomportamentosemaisumconjuntode mecanismosdecontroleparagovernaro comportamento.

Oserhumanooanimalmaisdesesperadamente dependentedetaismecanismosdecontrole, extragen=cos,foradapele,detaisprogramas culturais,paraordenarseucomportamento.

Umdosfatosmaissignica=vosanossorespeito podeser,nalmente,quetodosnscomeamoscom oequipamentonaturalparavivermilharesde espciesdevidas,masterminamosporviverapenas umaespcie.(p.33) Aculturanoapenasumornamentodaexistncia humana,masumacondioessencialparaelaa principalbasedesuaespecicidade.

EmergnciadoHomosapiensdoseuambientegeral primata 1. Nohouvesequnciaderelaesentreevoluo tsicaedesenvolvimentocultural. 2. Amaiorpartedasmudanasbiolgicassedeuno crebro. 3. Oserhumanoumanimalincompleto,inacabado.

Ento, queodis=nguemaisgracamentedosnohomens menossuasimpleshabilidadedeaprenderdoque quantoequeespciepar=culardecoisaseletemque aprenderantesdepoderfuncionar.(p.34) Oshomenscomemoramaniversrios, masohomem,no. Acultura,emvezdeseracrescentada,porassimdizer, aumanimalacabadoouvirtualmenteacabado,foium ingrediente,eumingredienteessencial,naproduo dessemesmoanimal.

Submetendoseaogovernodeprogramas simbolicamentemediadosparaaproduodeartefatos, organizandoavidasocialouexpressandoemoes,o homemdeterminou,emborainconscientemente,os estgiosculminantesdoseuprpriodes=nobiolgico. Literalmente,emborainadver=damente,eleprpriose criou.(p.35) Oquesepara,aparentemente,osverdadeiroshomens dosprotohomensno,aparentemente,aforma corpreatotal,masacomplexidadedaorganizao nervosa.

Noexis=riaoquechamamosdenatureza humanaindependentedacultura.(p.35)

Oneocrtexcresceu,emsuamaiorparte,em interaocomacultura,eleincapazdedirigir nossocomportamentoouorganizarnossa experinciasemaorientaofornecidapor sistemasdesmbolossignicantes.

Ossmbolossonoapenassimplesexpresses, instrumentalidadeoucorrelatosdenossaexistncia biolgica,psicolgicaousocial:elessoseuspr requisitos.(p.36) Nossacapacidadedefalarinatacertamente,nossa capacidadedefalaringls,porm,semdvidacultural. Nossasideias,valores,atos,atmesmonossasemoes so,comonossoprpriosistemanervoso,produtos culturais. Homens:elestambm,atol=modeles,soartefatos culturais.(p.37)

Captulo3 OCRESCIMENTODACULTURAEAEVOLUODAMENTE

Amentenosequerumlugar.(RyleapudGeertz,p.41) OMecanicismoumafarsa;oSubje=vismotambm. Umdosmtodossugeridoscommaisfrequnciapara reabilitaramentecomoumconceitocienco=l transformlanumverboounumpar=cpio.Mente mentalizar,areaodeumorganismocomoumtodo, comoumaunidadecoerente[umaperspec=vaque]nos liberadojogoverbaldeumametatsicaestrile paralisanteenosdeixalivreparasemearecolhernum campoquedarfrutos(White,1949,Thescienceof Culture).

Ofatodetransformlanumverbonorepresentauma verdadeiraproteocontraumametatsicaestrile paralisante. Dopontodevistacienco,iden=caramentecomo comportamentoreaodoorganismocomoumtodo tornlatoinu=lmenteredundantecomoiden=c lacomumaen=dademaisfantasmagricadoqueum fantasma.(p.43)

Amaiorpartedaexpansocor=calhumanaseguiu,e noprecedeu,oinciodacultura.(p.47) Aacumulaoculturalnosjestavaencaminhada muitoantesdecessarodesenvolvimentoorgnico,mas talacumulaocertamentedesempenhouumpapel a=vomoldandoosestgiosnaisdesse desenvolvimento. Provavelmente[]maiscorretopensaremmuitoda nossaestruturacomoresultantedacultura,emvezde pensarnoshomens,anatomicamenteiguaisans, descobrindolentamenteacultura(Washburn).

ComotriunfoinequvocodoHomosapienseocessar dasglaciaes,oeloentreamudanaorgnicaea culturalenfraqueceusemuito,sequenofoi cortado.Desdeessaocasio,aevoluoorgnicana linhahumanadiminuiuconsideravelmenteseuritmo, emboraocrescimentodaculturatenhaprosseguido comrapidezsemprecrescente.(p.51)

Oanimalsuperiorestmenossujeitoaesmulos.A aocerebralmuitomenoscontroladapeloinput aferente,portantoocomportamentomuitomenos predizvelapar=rdasituaoemqueoanimal colocado.[]Humamaiora=vidadeautnomano crebrosuperioremaiorsele=vidadequantoaqual a=vidadeaferenteserintegradanacorrentede pensamento. Oanimalsuperiorpossuiumagamamaisamplade interesses,eointeressedomomentodesempenha umapartemaisimportantenocomportamento,oque signicamaiorimprevisibilidadequantoaoesmuloa querespondeeaformadessaresposta.(p.52)

Comoumanimalassustado,umhomematemorizado podecorrer,esconderse,esbravejar,dissimular, apaziguarou,desesperado,atacar.Nocasodo homem,porm,apadronizaoprecisadetaisatos notriosorientadapredominantementepor gabaritosculturaisemvezdegen=cos. Essatendnciaparecerepresentarumaextenso lgicadajustamentefamosavariaoculturalnas pr=cassexuaisdohomem.(p.55)

Ocrebrohumanointeiramentedependentedos recursosculturaisparaoseuprpriofuncionamento. Assim,taisrecursosnosoapenasadjuntos,mas cons=tuintesdaa=vidademental. Aculturahumanaumingredienteenoum suplementodopensamentohumano.(p.56)

Jsedemonstrou,muitasvezes,queohomem, sendo,como,fetalizado,domes=cadoe geralmenteirresoluto,seriaumanimalsicamente invivelseindependentedacultura.Menos observadoofatodequeeleseriatambm mentalmenteinvivel. Osimpulsoser=cossoes=muladosporumasrie dear=tciostortuososparaosquaisnohlimites, evidentemente;maselessoimpedidosdeproliferar atravsdeumainsistncianaexecuoprivadadas a=vidadesexplicitamentesexuais.(p.58)

apercepomoldadapelaimaginaoquenos forneceomundoexteriorqueconhecemos.a con=nuidadedopensamentoquesistema=zanossas reaesemocionaisema=tudesdetonsdis=ntosde sen=mentoeestabeleceumcertoescopoparaas paixesindividuais.Emoutraspalavras:emvirtudede nossopensamentoedenossaimaginao,dispomos noapenasdesen=mentos,masdeumavidade sen=mentos.(LANGER,1953apudGEERTZ,2011,p.59)

Au=lizaodeummaparodoviriopermitenos

ircomprecisodeS.FranciscoaNY;aleituradas novelasdeKaapossibilitanosformarumaideia dis=ntaebemdenidadaburocraciamoderna. Adquirimosacapacidadededesenharaviesque voamemtneisaerodinmicos;desenvolvemosa capacidadedesen=rumarevernciaverdadeira naigreja.Umacrianacontanosdedosantesde contarnasuacabea;elasenteoamoremsua peleantesdesen=lonoseucorao.No apenasasideias,masasprpriasemoesso,no homem,artefatosculturais.(p.59)

Paratomarnossasdecises,precisamossaber

comonossen=mosarespeitodascoisas;para sabercomonossen=mosarespeitodascoisas precisamosdeimagenspblicasdesen=mentos queapenasoritual,omitoeaartepodem fornecer. Aspesquisasrecentesdaantropologiaindicam comoincorretaaperspec=vaemvigordequeas disposiesmentaisdohomemso gene=camenteanterioresculturaequesuas capacidadesreaisrepresentamaamplicaoou extensodessasdisposiespreexistentesatravs demeiosculturais.(p.60)

You might also like