You are on page 1of 3

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Guimares (150812) Escola EB 2,3 Abel Salazar Ronfe, Guimares (343638)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------aepas 2011/2012

ATIVIDADE 3. CICLO 7. ANO Acordo Ortogrfico Base XIX Maisculas e Minsculas

1. Tipo de atividade: Construo e mobilizao de conhecimentos; Treino; Sistematizao. 2. Descritores de desempenho: Reconhecer a lngua como sistema dinmico, aberto e em elaborao contnua (DT A.4.); Sistematizar propriedades da lngua padro (DT A2.2.). 3. Conhecimentos Prvios: Maiscula e minsculas 4. Questo a que responde: Que palavras se devem grafar as letra Minscula? 5. Durao estimada: 45 min.

Pgina 1

FICHA DE TRABALHO ACORDO ORTOGRFICO BASE XIX Portugus 7. Ano de Escolaridade


Ano Letivo: 2011/2012

ACORDO ORTOGRAFICO - BASE XIX Maisculas e Minsculas

VAMOS RECORDAR

Escrevem-se com minscula: Os dias da semana, dos meses e das estaes do ano; Os termos fulano, sicrano; Os pontos cardiais, exceto quando usados de forma absoluta. Escrevem-se com maiscula: Os nomes de pessoas (antropnimos) e de locais (topnimos); Os nomes de entidades mitolgicas; Os ttulos de peridicos (jornais, revistas, concursos); As siglas, acrnimos, abreviaturas institucionalizadas e smbolos (qumicos) Os nomes de festividades e de instituies. Escrevem-se opcionalmente com maiscula ou minscula: Os ttulos dos livros (sempre com a primeira letra e os nomes prprios em maiscula) Os nomes das reas do saber; Nas formas de tratamento (axinimos); Nos ttulos dos santos (haginimos); A designao dos logradouros pblicos.

TREINA E APLICA 1. Reescreve as palavras que se seguem segundo os novo acordo ortogrfico. a) Outono ______________ f) W (oeste)____________ b) Segunda-feira __________ g) H2o ________________ c) Maro_________________ h) Sr. _________________ d) Natal__________________ i) a.c. ________________ e) Unesco________________ j) adj. ________________

Pgina 2

2. L o texto que se segue. Normalmente, no Inverno chove muito e est frio, sobretudo, em Janeiro. Por isso, eu prefiro os meses de Abril e Maio, em que o tempo comea a ficar mais ameno. claro que no h nada como o Vero: muito calor e frias. Nas ltimas frias, em Agosto, fui para o Algarve, que fica no Sul de Portugal. Nessa altura, li Os Novos Contos da Montanha de Miguel Torga e o Conto da Ilha Desconhecida de Jos Saramago, para as aulas de Portugus. Visitei a Ermida de So Lus, em Faro e a Igreja de Nossa Senhora da Graa, em Sagres. 1.1. Sublinha no texto as palavras que, segundo o novo acordo ortogrfico, esto indevidamente grafadas com maiscula. 1.2. Sublinha a cor diferente as palavras cujo emprego da maiscula facultativo. 1.3. Reescreve o testo grafando corretamente as palavras com minscula. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Com o novo acordo ortogrfico, aprendi que:

Deixa de se usar maiscula inicial em: dias da semana, meses e estaes do ano; termos fulano, sicrano; pontos cardiais, exceto quando usados de forma absoluta. Continua a usar-se maiscula inicial em: nomes de pessoas (antropnimos) e de locais (topnimos); nomes de entidades mitolgicas; ttulos de peridicos (jornais, revistas, concursos); siglas, acrnimos, abreviaturas institucionalizadas e smbolos (qumicos) nomes de festividades e de instituies. Pode-se optar por maiscula ou minscula em: ttulos dos livros (sempre com a primeira letra e os nomes prprios em maiscula) nomes das reas do saber; formas de tratamento (axinimos); ttulos dos santos (haginimos); designao dos lugares pblicos ( ruas, edifcios, igrejas)

Pgina 3

You might also like