You are on page 1of 11

Critrios de Avaliao na Escola

Jos Augusto Pacheco Universidade do Minho

Na definio de critrios de avaliao, uma questo pode ser colocada: como estabelecer critrios de avaliao na escola no contexto de uma autonomia curricular relativa?

As polticas curriculares descentralizadas, ou localizadas, trazem-nos uma outra escola, dotada de autonomia organizacional, e uma outra construo do currculo, por parte dos professores, sobretudo se forem considerados o Projecto Curricular de Escola e os Projectos Curriculares de Turma. Porm, a autonomia curricular da escola releva, por fora dos normativos e dos pressupostos de uma educao que pensada para definir os percursos de formao dos jovens em idade de escolarizao, da aco da Administrao central, que estabelece os parmetros globais de aco dos professores atravs do currculo nacional. Neste mbito, a autonomia curricular, vista do lado da Administrao, uma autonomia em sintonia com aspectos que so comuns a todos os alunos e a todos os professores. Por sua vez, a autonomia curricular, encarada do lado da escola, um espao de identidade, construdo na singularidade de projectos, que exige aos professores um trabalho em equipa. Tal trabalho torna-se ainda mais obrigatrio pela necessidade simultnea de reflectir sobre a subjectividade intrnseca ao acto de avaliar e de formular critrios em funo de referentes concretos.

Subjectividade Os discursos tericos sobre avaliao da aprendizagem tm originado abordagens que vo no sentido tanto da preciso e eficincia social dos resultados quanto da descrio e compreenso dos processos. Mesmo assim, e apesar de uma evoluo terica significativa que conduziu a inmeras definies, a anlise da prtica tem realado, na linha do pensamento tyleriano, a valorizao da avaliao como um processo de determinar at que ponto os objectivos educacionais so efectivamente alcanados. A partir do trabalho quotidiano na sala de aula e na escola, o professor recolhe informao muito diversa em relao aos seus alunos e que, obrigatoriamente, formaliza em registos estruturados. A este processo de recolha formal e informal de informao e tratamento valorativo, de modo a obter-se uma deciso, d-se o nome de notao. Por mais tcnicas que se utilizem para a objectivar, a notao parte integrante de um processo subjectivamente construdo a partir de inmeros factores. A este propsito, Noizet e Caverni ( 1 9 8 3 ) afirmam que o insucesso escolar pode ser originado, pelo menos em parte, pelos procedimentos de avaliao dos trabalhos e produes dos alunos. Contrariamente, poder-se- argumentar que o insucesso do aluno explicado em grande parte, por uma dbil prtica de construo do referente ou da clarificao dos critrios que servem para julgar o seu desempenho (Pacheco, 1 998). Critrios d e a v a l i a o As escolas definem critrios de avaliao? Qual o respectivo contedo? A resposta, retirada do estudo realizado por Alaiz, Gonalves e Barbosa ( 1 9 9 7 , p . 69), indica que " quase todas as escolas dos vrios ciclos [do ensino bsico] definem critrios de avaliao. Esses critrios referem--se maioritariamente avaliao sumativa. No entanto, existe referncia significativa avaliao formativa nesses documentos". Com este texto, pretendemos olhar para a avaliao numa perspectiva de integrao e formao (Alves, 2001). A definio de critrios de

avaliao pela escola faz-se tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a avaliao dos projectos que identificam a escola como unidade de formao. Por escassez de espao, centrar-nos-emos na avaliao da aprendizagem, tendo em ateno os pontos 1 3 , 1 4 e 15 do despacho normativo n. 2 3 0 / 2 0 0 1 :
"No incio do ano lectivo, compete ao conselho pedaggico, de acordo com as orientaes do currculo nacional, definir os critrios de avaliao para cada Ciclo e ano de escolaridade, sob proposta, no 1 2 Ciclo, dos conselhos de docentes e, nos 2 e 3 Ciclos, dos departamentos curriculares e coordenadores de Ciclo. Os critrios de avaliao mencionados no nmero anterior constituem referenciais comuns, no interior de cada escola, sendo operacionalizados pelo professor titular da turma, no 1 2 Ciclo, e pelo conselho de turma, nos 2 2 e 3 2 Ciclos, no mbito do respectivo projecto curricular de turma. O rgo de direco executiva da escola deve garantir a divulgao dos critrios referidos nos nmeros anteriores junto dos diversos intervenientes, nomeadamente alunos e encarregados de educao".

Decorre dos enunciados, e pretendemos deixar isso bem claro, que os professores tm um espao consagrado na sua autonomia que nem sempre pretendem [ou no podem] assumir. Das principais etapas dos processos de avaliao da aprendizagem destaca-se o da enunciao clara dos critrios que esto na base de recolha, tratamento e comunicao dos dados. Podemos, assim, falar de critrios estabelecidos numa escola, de modo a tornar a avaliao numa aco com orientaes precisas. Tornar-se- mais fcil avaliar quando a Administrao central estabelece critrios uniformes? Como dizem Fullan e Hargreaves ( 2 0 0 1 , p. 7 2 ) , "o ensino no a profisso mais antiga do mundo mas certamente, uma das mais solitrias". Ora, a formulao de critrios de avaliao exige a colaborao, o trabalho conjunto, a discusso, a problematizao entre professores, por um lado, e a assuno no artificial de competncias pelos rgos e elementos responsveis na escola, por outro.

A complexidade da avaliao da aprendizagem exige um esforo conjunto de todos os ctores educativos, principalmente quando se pressupe que a escola existe para a promoo do sucesso educativo. O critrio em avaliao um princpio utilizado para julgar, apreciar, comparar. De um lado, existe o referido, ligado aos dados recolhidos que constituem o objecto de avaliao; do outro lado, h lugar para o referente, ou seja, o conjunto de parmetros que so tidos como ideais de comparao do referido. No possvel avaliar com rigor e objectividade, nem to pouco valorizar a dimenso formadora, se os professores e os rgos escolares no estabelecerem formas justas de julgar o que os alunos fazem no interior da escola. O critrio , por isso, uma forma de reunir dados, de julg-los, de atribuir--lhes um juzo de valor e de comunic-los aos encarregados de educao. Se a escola esclarecer os critrios de avaliao, de acordo com as modalidades e procedimentos determinados pela Administrao central, ento o aluno e o encarregado de educao entendero a avaliao como um jogo, cujas regras conhecem e para as quais podem ser chamados a intervir. Trata-se de um jogo que implica a apropriao de critrios, na medida em que estes resultam da participao de todos. Mais do que apresentar um receiturio de critrios, pretendemos esclarecer que a cada escola que compete formular os seus princpios de aco em termos de avaliao. No existe uma grelha uniforme porque as escolas, e todos os seus actores, diferenciam-se em muitos aspectos. Mesmo assim, e dado que a avaliao exige um compromisso plural para que a relao do aluno com o saber no seja ditada pelo pragmatismo de aprender para o teste, no hesitamos em tornar pblica a viso do problema, ou seja, dizer que a aprendizagem exige critrios bem definidos, competindo aos conselhos de docentes, aos departamentos curriculares e aos coordenadores de ciclo procurar princpios globais de aco dos professores, e tornando possvel que os encarregados de educao e os alunos entendam a avaliao como um acto de responsabilidade e de utilidade educativa e social.

Das inmeras definies possveis sobre o termo, avaliar decidir na base de um juzo de valor, formulado sobre um processo de recolha de dados, em funo de critrios bem definidos (Pacheco, 1996). Numa avaliao integrada, a recolha de dados feita a partir de diversas fontes, atravs de instrumentao diversa e tem o contributo de professores, alunos e encarregados de educao. Neste caso, avaliar comunicar, o que contempla, segundo Blair (1999), a inteno (clarificao de objectivos e competncias), a instrumentao (negociao dos instrumentos e critrios de avaliao), o julgamento (negociao dos juzos de valor formulados a partir de critrios especficos) e a deciso (transmisso dos resultados de avaliao). Na definio de critrios de avaliao da aprendizagem dos alunos, e tendo em conta a necessria "transparncia do processo de avaliao, nomeadamente atravs da clarificao e da explicitao dos critrios adoptados" ,. pode-se inventariar os seguintes percursos de trabalho quer para rgos escolares (Conselho de docentes do 1 ' ciclo, Departamentos Curriculares e Coordenadores de Ciclo, Conselho Pedaggico, Orgo de Direco Executiva da Escola) quer para professores, alunos e encarregados de educao:
1

a ) Objecto d e a v a lia o

"A avaliao incide sobre as aprendizagens e competncias definidas no currculo nacional para as diversas reas e disciplinas, de cada Ciclo, considerando a concretizao das mesmas no projecto curricular de escola e no projecto curricular de turma, por ano de escolaridade"2 .

Na prtica de avaliao constam principalmente os contedos das reas e disciplinas de cada ciclo. A dimenso cognitiva da aprendizagem uma componente que tem vindo a ser reforada pelos professores, embora se diga que atitudes, valores e comportamentos tambm devem,

1 2

Alnea dl, ponto 6 do Despacho Normativo n. 30/2001, de 19 de Julho. Ponto 4 do Despacho Normativo n. 30/2001, de 19 de Julho.

obrigatoriamente, tornar-se em objecto de avaliao. A singularidade da dimenso cognitiva advm, por fora da tradio escolar, do currculo nacional, por um lado, e da imagem social da escola, por outro. Aprender , sem dvida, dominar contedos, mas, tambm mobilizar esses saberes para o domnio de competncias acadmicas. No estamos longe do braso que identifica a escola de qualidade porque avaliar pressupe o exerccio de uma autoridade por parte do professor nas reas curriculares disciplinares. Porm, aprender/avaliar no se restringe dimenso cognitiva. Integra, indissociavelmente conhecimentos, capacidades, comportamentos e atitudes e ainda constituem o objecto de avaliao as reas curriculares no disciplinares (rea de Projecto; Estudo Acompanhado; Formao Cvica). Que critrios podemos elaborar na escola para os explicitar? O trabalho cooperativo de professores, alunos e encarregados de educao em torno da formulao de critrios pode iluminar a avaliao que se pretende integrada.
Faamos um pequeno exerccio: no incio do ano e / ou ciclo existe um caminho a percorrer. Um caminho de formao, com uma pluralidade de percursos e com um sentido nico para a aquisio de um conjunto nuclear de aprendizagens bsicas. Quem estabelece o que se aprende? Quem define as regras e instrumentos para a recolha de dados? De que forma so enunciados os procedimentos a adoptar na classificao? Quem clarifica as formas de comunicao? Se no soubermos responder, tambm no saberemos estabelecer os critrios de avaliao.

N o percurso de avaliao dos alunos, os critrios so referenciais comuns que exigem a partilha de ideias e prticas sobre a prossecuo de objectivos de aprendizagem e o domnio de competncias pelos alunos. No entanto, imperioso que tanto os alunos como os encarregados de educao conheam o caminho a percorrer, isto , que os critrios sejam definidos e negociados. Neste caminhar h lugar para a auto-avaliao

dos alunos, para a criao de regras claras a utilizar pelos professores e para o sentido de colectivo a adoptar pela escola e / o u agrupamento de escolas. Entre professores, alunos e encarregados de educao falar-se- uma mesma linguagem, elucidativa daquilo que objecto de avaliao e daquilo que serve para julgar os dados recolhidos.
"As aprendizagens ligadas a componentes do currculo de carcter transversal ou de natureza instrumental, nomeadamente no mbito da educao para a cidadania, da compreenso e expresso em lngua materna ou da utilizao das tecnologias de informao e comunicao, constituem objecto de avaliao em todas as reas curriculares e disciplinas' 3

As formaes transdisciplinares revestem-se de um carcter globalizados, o que no impede que, na avaliao da aprendizagem, sejam utilizados como critrios de consolidao dos saberes. Na disciplina e / o u rea e na rea curricular no disciplinar de que modo so construdos os critrios para a valorizao das formaes transdisciplinares? Qual a sua visibilidade formal na avaliao trimestral, anual e de ciclo? Em sntese, a definio do objecto de avaliao da aprendizagem um jogo, cujas regras so os critrios a formular na escola, e para bem jogar preciso saber primeiro ao que se joga" (Hadli,1994, p. 83).
"

b) I n s t r u m e n t a o A objectividade da avaliao depende dos dispositivos criados pelos professores, em colaborao com alunos e encarregados de educao, em funo de trs aspectos fundamentais: modalidades de avaliao; natureza e pertinncia dos dados a recolher; instrumentos de avaliao. Neste aspecto, o dispositivo definido como "o conjunto das modalidades previstas de levantamento e tratamento da informao", tornando-se necessrio estabelecer critrios bem precisos, quer de ordem interna sala

Ponto 5 do Despacho Normativo n. 30/2001, de 19 de julho.

de aula, quer de ordem externa no contexto da escola, de entre os quais salientamos os seguintes: periodicidade da avaliao; intervenientes na recolha de informao (alunos, professores, encarregados de educao e outros intervenientes no processo educativo); natureza da informao (qualitativa, quantitativa); funo da avaliao (pedaggica, social, de controlo, crtica); instrumentos elaborados pelos professores e alunos para a recolha de informao;
instrumentos de comunicao e publicitao da avaliao. c)

Converso dos res ultados

Por norma, a atribuio de uma nota e de uma classificao expressa os resultados da aprendizagem. Os professores necessitam de buscar, em conjunto, critrios de objectividade para a classificao que atribuem aos alunos. Eis alguns dos critrios possveis (Pacheco, 1 9 9 6 : Clareza: Independentemente do sistema que se utilizar, deve-se clarificar o significado dos smbolos e termos utilizados de modo a que os alunos e os encarregados de educao compreendam as linguagens de avaliao. Acessibilidade: a avaliao tem que ser acessvel a todos os intervenientes. Qual o peso da avaliao sumativa? Qual a lgica de utilizao da avaliao formativa? De que modo so integrados os trabalhos dos alunos feitos em casa e / o u na sala de aula? Que peso tem a participao? E a assiduidade? Homogeneidade: os critrios utilizados pelos professores devem ser homogneos havendo uma uniformizao em cada escola, de acordo com o que estabelecido para cada ciclo do ensino bsico. Os smbolos devem significar o mesmo para todos e os critrios de avaliao devem ser o mais possvel aproximados de forma a que todos os professores interpretem e valorizem de igual modo os dados recolhidos.

Facilidade: qualquer sistema de classificao que no resulte imediatamente econmico (a nvel do esforo e do tempo que exige para o seu cumprimento) est condenado ao fracasso. Convergncia de indcios: os avaliadores, sobretudo os professores, devem considerar os dados que possuem dos alunos, aceitando a ideia de que o processo de notao uma operao subjectiva apesar dos critrios objectivos em que se baseiam. A) Credibilidade da avaliao que contribui para a credibilidade da avaliao, quantitativa ou qualitativa, a existncia de critrios que funcionam como um verdadeiro :digo de conduta e de postura tica. As diversas normas, propostas pelo oint Committee on Standards for Educacional Evaluation, so repartidas Dor estas quatro condies: A avaliao deve ser til. Os critrios devem assegurar que uma avaliao proporcione as informaes prticas de que necessita uma audincia determinada. A avaliao deve ser exequvel, vivel. Os critrios esto concebidos para assegurar uma avaliao realista, prudente, diplomtica e moderada. A avaliao deve ser tica. Os critrios esto concebidos para permitir que uma avaliao seja realizada legal e eticamente. A avaliao deve ser exacta, rigorosa. Os critrios esto estabelecidos de modo que uma avaliao revele e transmita uma informao exacta acerca do que est a ser julgado.

Concluso
6

, avaliao define, em muitos sentidos, o percurso escolar dos alunos. pela avaliao, cada vez mais uma exigncia social, que o aluno Drogride nos ciclos da escolaridade obrigatria, colocando-se marcos

escolares que traduzem, em termos qualitativos ou quantitativos, a distncia que seria ainda necessrio percorrer para o pleno domnio de competncias e objectivos. Como tudo se traduz numa caminhada com regras, professores, alunos e encarregados de educao necessitam de esclarecer no s o que se exige em cada etapa, bem como o que se torna necessrio estabelecer como critrio. Uma escola orientada para o sucesso s pode ser uma escola com critrios de avaliao estabelecidos e compreendidos por todos os intervenientes em funo do que oficializado no currculo nacional e no projecto curricular de escola. A autonomia curricular relativa depende, em grande parte, da relao entre o que pode ser ao nvel da escola e / o u agrupamento e o que deve ser a nvel nacional. E nesta relao que h lugar para a enunciao de critrios de avaliao, que funcionem como marcadores de orientao de um complexo processo que jamais pode funcionar sem regras, a estabelecer por professores e alunos. Referncias bibliogrficas
Alaiz, Vitor; Gonalves, M Conceio e Barbosa, Joo (1997), Implementao do modelo de avaliao no ensino bsico, Lisboa: Instituto de Inovao Educacional. Alves, M. Palmira (2001). A (des) construo do currculo: o papel dos professores na avaliao dos alunos, Universidade de Grenoble/Universidade do Minho, Tese de doutoramento (policopiada). Blair, Louise (1999), L'valuation dons I'cole, Paris: ESF Editeur. Hadji, Charles (1994), A avaliao, regras do jogo, Porto: Porto Editora. Noizet, G. E Caverni, J. (1983), Les procdures d'valuation ont-elles leur part de responsabilit dons I'chec scolaire? Revue Franaise de Pdagogie, 62, 7-14. Pacheco, Jos (1996), A avaliao dos alunos na perspectiva da reforma (2 ed.), Porto: Porto Editora. Pacheco, Jos (1998), A avaliao da aprendizagem.ln L. Almeida e J. Tavares (org.). Conhecer, aprender e avaliar, Porto: Porto Editora, pp. 1 11-132.

Pacheco, Jos A. B. 2002. Critrios de avaliao na escola. In Avaliao das aprendizagens: das concepes s prticas., 53 - 64. Lisboa: Departamento da Educao Bsica

You might also like