You are on page 1of 62

Karate Do Shotokan

"Covarde no aquele que foge de uma luta, mas sim o que bate no mais fraco"

Bruce Lee

"O karateca no se aperfeioa para lutar, luta para se aperfeioar."

ndice :

ndice Apresentao

1 2 4

A Histria do Karat O Esporte 5

O que o Karate-do? Ginchin Funakoshi 7

A Origem do Tigre Shotokan Dojo Kun Shoto Niju Kun Comportamento Kata Katas Heian Katas Srie Tekki Kata Superior Educao para a Vida O Kiai 20 21 16 19 13 15 15 9 11 12

Quadris ( A fora oculta )

Mizu No Kokoro - A mente como gua Zuki No Kokoro A mente como a Lua

21 22

Terminologias: Termos mais utilizados do Karat Do Tradicional 22 Bases Kihon 26 27 28 31

Bases Defesas e Golpes A graduao no Karat Proverbios Concluso 33 40

Apresentao

Contato
www.prokaestudantil.zip.net E-mail para contato antoniomatioli@uol.com.br

Karat Do (Caminho das Mos Vazias) Histria e Tcnicas

Por mais que uma pessoa avance, nunca deve perder a Humildade. Isso muito importante. Ter 3 ou 4 Graus, apesar de ser professor e poder abrir academia, s a entrada, o comeo, a primeira poca. O respeito tambm importante. Em Okinawa se deve cumprimentar o altar de joelhos, ao entrar ou sair do Dojo. Certa vez, uma faixa preta 3 Dan (Grau) pensou que o meu Mestre no estava olhando e entrou sem o cumprimento. Na mesma hora ele apareceu e disse: O que veio fazer aqui ?, No fez o cumprimento, o que significa que j sabe todo o Karat. Nada tenho a lhe ensinar. Por favor, v embora. De nada adiantaram os pedidos de desculpas, pois o desrespeito j havia sido feito. E o respeito uma das lies mais importantes do Karat.

Sensei Yassunory Yonamine

A Histria do Karat

A origem das Artes Marciais

Na antiga ndia, por volta de 5.000 anos a.C., surgiu um estilo de luta marcial de nome "Vajramushti", em Snscrito , traduo significava "punho real", ou "direto". Era uma arte guerreira, desenvolvida na ndia pela elite chamada Dshastra. Por volta de 3.000 a.C., j haviam registros de lutas entre os monjes que atravs dos movimentos e da disciplina por eles gerada, estabeleciam rituais semelhantes dana. No karate , temos como pioneiro e precursor , Ginchin Funakoshi que respeitado e idealizado pelos karatecas em todo mundo , e cuja histria e vida fascina e serve de caminho.

Influncia Chinesa

Na china, tambm vrias lendas contam as origens da arte marcial que veio um dia chamar-se Karat, abordando seu aspecto guerreiro, filosfico, educacional e medicinal, entre outros. Uma destas lendas descreve as atividades de um mdico chins de nome HUAN T'O, que criou uma seguncia de movimentos semelhantes ao KATA, com o objetivo de aliviar a tenso emocional e fortalecer o corpo. Outra, traz ao nosso conhecimento, o trabalho do general YUEN FEI que codificou em 12 trabalhos, aquilo que seria inicialmente a seqncia dos movimentos bsicos do Karat, atravs do livro PATUANCHIN. Dentre todas a mais popular aquela que fala sobre o monge indiano BODHIDHARMA, conhecido dos japoneses pelo nome de DARUMA, identificando-o como o instrutor destes exerccios guerreiros na China. BODHI DHARMA, foi o vigsimo oitavo patriarca zenbudista, instalado no mosteiro SHAOLIN, ou em japons, SHORINJI, originalmente uma escola de meditao CH-AN ou ZEN que alcanou seu esplendor pelos idos de 532 d.C. Na poca em que os monges cultivavam exclusivamente a meditao, BODHIDHARMA percebia que vrios deles no podendo suportar os rigores da disciplina mental, necessria para atingir a iluminao, dormiam durante os perodos de concentrao mental, e tambm estavam com sua sade prejudicada. Para sanear este vcio DARUMA codificou ento um srie de exerccios psicofsicos ativos e passivos, praticados na ndia, para servir de complemento ao treinamento ZEN. Como todas as artes marciais do Oriente, o Karat reflete o esprito do zen-budismo, procurando, com a educao da vontade e rigoroso treinamento fsico, o esclarecimento mental do indivduo. Mtodo de luta ofensiva e desarmada, o Karat ("mos vazias") utiliza todos os recursos e potencialidades do corpo humano, sobretudo braos e pernas, para o ataque e a defesa. O ataque feito com a aplicao de golpes quase sempre traumticos ou mortais. Todavia, os movimentos, chamados katas, so basicamente defensivos, pois o Karat, em sua essncia, uma arte de defesa pessoal; exige apurada tcnica e concentrao da mente. A verdadeira origem do Karat est envolta em lendas. Acredita-se, porm, que uma luta similar, com movimentos semelhantes s danas rituais, j existia na ndia muitos sculos antes de Cristo e que, mais tarde, foi incorporada filosofia do zen-budismo. No ano 520 da era crist, o monge indiano Bodhidharma, fundador da filosofia zen, mudou-se para o mosteiro de ShaoLin na China, onde seus mtodos de educao fsica e mental tornaram os bonzos -- monges budistas -- famosos pela fora de seus punhos. Essa arte propagou-se rapidamente por todo o pas. O Karat foi introduzido no Japo no incio do sculo XVII. A princpio praticado somente por intelectuais e guerreiros nobres, difundiu-se depois na ilha de Okinawa, na poca dominada pelo senhor de Shimazu, que, a fim de evitar possveis levantes, proibiu a posse e o uso de armas pela populao.

Para se livrar da opresso, os habitantes da ilha aperfeioaram esse mtodo de combate sem armas e chegaram a desenvolver uma tcnica mortal, baseada em golpes de mos e ps. Em 1913, o Karat foi oficialmente incorporado prtica da educao fsica no Japo. O filsofo e desportista Funakoshi Gichin levou essa luta para as universidades japonesas e preparou toda sua atual base filosfica. Como atividade desportiva, difundiu-se ento por todo o pas e no resto do mundo. Foi introduzido no Brasil, na dcada de 1940, como parte do jiu-jitsu. Desfechado subitamente, o golpe em geral acompanhado de um grito, o kiai, que ajuda a liberar as energias e a evitar que o lutador disperse sua ateno.

O Esporte

Como qualquer outro esporte, existem suas diferenas regionais. As pessoas que praticam karat, nem sempre so agressivas: muitas procuram um esporte ou uma forma de condicionamento do corpo... mesmo porque, com o advento das armas de fogo, no existe luta nem defesa pessoal que resista plvora. At mesmo executivos com cargos importantes podem treinar, sabendo que vo sair para uma reunio sem hematomas. As tcnicas de luta atuais so baseadas em antecipar o golpe do adversrio: o atacante consegue ser mais rpido que seu oponente. Outro ponto vital para a luta a distncia de luta: os atletas devem ficar numa distncia ideal, de modo que consigam atacar e recuar sem ser pego em um contra-golpe.

O que o Karate-do?

O karate-do uma arte marcial originria do Japo, na qual se aprende a combater com as mos nuas (sem armas) ao mesmo tempo que se obtm controle de si mesmo e melhoria das qualidades fsicas. Sua prtica composta de : 1) exerccios para trabalhar as qualidades fsicas (tais sejam: a fora, a flexibilidade, a resistncia e a coordenao), 2) repetio de movimentos para dominar a mecnica de certos golpes de perna, brao e deslocamento em base para movimentao, chamado genericamente de kihon ;

3) repetio de sequncias de movimentos predeterminados que iniciam e terminam no mesmo lugar, chamados Kata; 4) treinamento de tcnicas de defesa pessoal e combate aplicando os golpes, tcnicas e bases treinadas nas fases anteriores, chamado Kumite. O nome dos que praticam o karate-do Karate-ka. quele que ensina karate-do se chama respeitosamente Sensei, que significa: "nascido antes" ou seja que iniciou antes no aprendizado da arte e tem o que transmitir. Uma aula de Karate - aprendendo a lutar Uma aula de karate clssica tem geralmente 3 elementos: um primeiro momento de ginstica de aquecimento com o propsito de preparar o corpo para a atividade prevenindo leses, um segundo momento de treinamento das tcnicas bsicas do karate atravs da repetio de certos movimentos isolados ou combinados (kihon e Kata) e por fim o treinamento das tcnicas de combate propriamente ditas (kumite) A ginstica da aula de karate no tem por objetivo trabalhar a questo do condicionamento fsico e a fora, podendo fazer isto mas no havendo obrigatoriedade neste sentido, mas tem necessariamente, que preparar o aparelho cardiovascular e musculoesqueltico para os esforos que viro a seguir, ou seja, deve ser progressiva e sempre possuir exerccios de alongamento de todos os msculos. A maioria dos professores inclui neste momento ou durante a aula, exerccios de fora de abdomen e membros superiores. O segundo momento a alma do aprendizado do karate mesmo pois quando o iniciante aprender os movimentos, o aluno mais graduado poder aprimor-lo e quando se trabalha a resistncia fsica especfica do karate.Existem variantes infinitas de tipos treinamentos propsitos a se alcanar aqui, mas a maioria dos professores trabalha umas poucas tcnicas por aula preferindo a qualidade das tcnicas quantidade das tcnicas mas enfrentam um problema grande pois a mentalidade das pessoas formadas numa sociedade de consumo gosta de variedade para "descansar a cabea" e o sacrifcio de exerccio de mente vazia (mushin) nem lhes passa pela cabea. O terceiro momento da aula quando se aprende a lutar, mas engana-se quem pensa que se luta logo na primeira aula. O karate no uma arte marcial fcil, embora seja simples. Ele exige empenho e dedicao para ser eficiente em seus propsitos e se se lutasse bem logo na primeira aula, certamente ningum enfrentaria 5 anos para conseguir o reconhecimento de faixa preta diante de uma banca examinadora sria. Inicia-se aprendendo a dar socos e mirar e acertar num alvo segundo uma trajetria excelente (soco reto) isto em p diante do adversrio. Neste momento fica claro que a pancada dada com maldade pode resultar em outra no sentido contrrio e surge o respeito pelo reconhecimento da prpria fragilidade. Passa-se a aplicar golpes pr-determinados em deslocamento em linha reta para se aprender a noo da coordenao em deslocamento, a tcnica de se aplicar um golpe com fora e equilbrio e o tempo correto de se aplicar a defesa (principalmente) e o contra ataque: o Gohon-kumite e o SambomKumite. Dominada esta etapa, vem o treinamento de defesas com esquivas onde se aprende a ficar mais ousado (porque se ficou mais rpido e com uma melhor noao de tempo de combate) e se esperar at o ltimo segundo antes de se desviar dos golpes do adversrio obtendo-se assim o efeito surpresa e a

possibilidade de atacar pontos vitais antes difceis de acertar no contra-ataque pela prpria posio do adversrio e a prpria: O Ippon-Kumite. Ento se inicia o treinamento de simulaes de combate com base livre onde um adversrio fala que golpe vai ser feito e tenta vasar a guarda do outro que dever conter o medo que o faz querer afastar-se e esperar o ataque para devender-se e contra-atacar. Quem ataca vai desenvolver, aqui, a velocidade de ataque (no a finta) e quem defende vai desenvolver confiana em si mesmo (coragem) para esperar e poder fazer o melhor contra-ataque. o Jiyu-Ippon- Kumite. Pode-se paralelamente a este treinamento, iniciar os treinamento de tempo de combate, iniciando pelo mais simples, que o GO-NO-SEN, onde o propsito o contra-ataque. Neste treinamento, quem ataca vai definir qual ataque vai fazer e o adversrio tentar defender e contra-atacar. No necessariamente os golpes devem ser golpes de deslocamento como Oizuki ou maegueri, que so os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite, certamente para forar tanto o que ataca (pela dificuldade de aplicar estes golpes, principalmente quando o adversrio sabe que sero eles os aplicados) como quem defende, antes, geralmente se fazem golpes que se usam mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki. Dominada esta tcnica, pode-se treinar as tcnicas de SEN-NO-SEN e TAI-NO-SEN, mas a discusso delas ser assunto de outro texto. parte disto pode-se ensinar os alunos a "brincar de Karate" no SHIAI-KUMITE que o combate por pontos segundo determinadas regras, excelente motivao para os alunos mas perigoso quando no h amadurecimento adequado no aluno sobre o real significado dele. Nos momentos finais, antes da meditao (MOKUSO) pode o professor fazer alguns comentrios sobre a aula e a vida e ento faz-se a formao para o encerramento

Ginchin Funakoshi

Gichin Funacoshi nasceu em 1869 em Shuri, distrito de Yamakawa-Cho, Okinawa, filho nico prestou exame na Escola de Medicina de Tquio, no qual foi aprovado, mas devido uma nova lei que proibia aos homens o porte do CHON MAGE (smbolo de virilidade e da maturidade) no pde realizar seus estudos. E por esse motivo voltou-se para a pratica e estudo aprofundado do Karat , no qual se tornaria posteriormente seu representante maximo. Ele tinha uma personalidade marcante e alguns aspectos como natural benevolncia, distino de maneiras e mpar gentileza e respeito a todos ,alem de uma energia forte,muita coragem, determinao e fora mental altamente capacitada ,o tornaram uma figura que, para muitos era sinnimo de algum "mais que humano" - um "tatsujin" (indivduo fora do comum) ainda mais se contrastando suas virtudes com seu porte fsico pequeno (1,67m. para 67 Kg.),sendo admirado por seus contemporneos. Na sua poca a prtica das artes marciais era proibida no Japo, e ele treinava em segredo, onde era obrigado a repetir exausto o mesmo Kata,(como escrevera em suas memrias), sem que seus movimentos chegassem uma grande harmonia e preciso era proibido de passar a um novo Kata, sem a permisso de seu mestre, o que lhe tornou um exmio mestre. Em 1922, fora escolhido para representar a arte de Okinawa em uma apresentao em Tquio para demonstrando o Karate. Como j tinha mais de cinquenta anos, no correspondia, ao mito do 'budika terrvel" que o Japo procurava fazer sobreviver, na poca, e mesmo assim a sua apresentao foi muito bem sucedida. Muitos aspectos da personalidade de Funakoshi passaram a ser conhecidos atravs de histrias daqueles que conviviam com ele, como por exemplo Genshin Hironishi, seu discpulo que dizia que seu mestre se opunha s geraes vindas aps a Segunda Guerra Mundial, pois continuava a seguir hbitos de sua poca, anterior Primeira Guerra Mundial. Dizia ele que Funakoshi se recusava a freqentar uma cozinha ou a pronunciar certas palavras japonesas modernas, existentes em sua poca dizendo que sem elas passava muito bem.

Uma outra peculiaridade interessante em seu comportamento, que a primeira coisa que ele fazia era sua toalete matinal que durava cerca de uma hora; durante a qual escovava seus cabelos com infinita pacincia, quando ento voltava-se em direo ao Palcio Imperial e o saudava com respeito inclinando-se ,e aps fazia a mesma saudao Okinawa. Depois desses rituais tomava o ch da manh, e se reiterava de seus afazeres do dia. Sensei Funakoshi deixou-nos, muitos pensamentos, que espelham a filosofia do karate e suas tcnicas ,bem como a sabedoria oriental. Alm disso, deixou-nos dois importantes caminhos que levam uma vida harmoniosa, so eles o DOJOKUN e o NIJUKUN que so os lemas do Karate, os quais devem ser seguidos por todos os karatecas.

A Origem do Tigre Shotokan

O Tigre foi pintado pelo grande artista Japons, Hoan Kosugi. Para honra-lo o mestre Funakoshi que o usou na capa de seu primeiro livro para simbolizar Fora e Coragem. A irregularidade do circulo indica que ele foi provavelmente pintado com uma s pincelada. As caracteristica da cauda do tigre denotam o nome do artista.

Dojo Kun

Hitotsu. Jinkaku Kansei ni Tsutomuro Koto.

Primeiro. Esforar-se para formao do carter.

Em qualquer academia os atletas cumprimentam-se com a expresso OSS que significa: aptido, perseverana e resistncia, qualidades que todo ser humano deve procurar adquirir para sua formao fsica e espiritual. Estas qualidades so fundamentais para combater com sabedoria e tambm para saber vencer as adversidades da vida. No deve o Karateca iludir-se com alegrias momentneas, mas sim desenvolver a aptido e a resistncia para a prtica do Karat e sua vida pessoal.

Hitotsu. Makoto no Michi wo Mamoru Koto.

Primeiro. Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razo.

Um provrbio japons diz: A gratido e o reconhecimento so mais altos que a montanha e mais profundas que o mar O sentimento de sinceridade deve atingir um grau quase inexplicvel. Seria como a essncia do sentimento dos pais para com os filhos. O reconhecimento ntimo desta renncia e dedicao a conscincia mtua da intensidade destes sentimentos. Identificando este sentimento de sinceridade procurar difund-lo s nossas amizades, fazendo brotar em cada um a semente do verdadeiro calor humano.

Hitotsu. Doryoku no Seishin o Yashinau Koto.

Primeiro. Criar o intuito de esforo.

Em todos os esportes, principalmente nas artes marciais, preciso dedicao que a mola propulsora da continuidade e da perseverana. O Karat, tambm necessita de concentrao e determinao, a ponto de se captar os mais leves movimentos do adversrio, mesmo em piscar de olhos; principalmente espera do ataque e do momento exato de contra-atacar, para tanto exige-se do Karateca muito treinamento. No Karat fundamental a harmonia entre corpo e o esprito aliados tcnica. S se consegue a perfeita harmonia empenhando-se ao mximo, Esta harmonia tem como finalidade a formao do ser humano. Tudo que se queira alcanar, quer no Dojo quanto na vida pessoal exige muito empenho, liberando toda a energia acumulada na consecuso do objetivo almejado

Hitotsu. Reigi o Omonzuru Koto.

Primeiro. Respeitar acima de tudo. Hitotsu. Kekki no Yu o Imashimuru Koto.

Primeiro. Reprimir o esprito de agresso.

Quando voc l o Kun voc provavelmente deve notar algo. Cada Linha comea com o numero 1 (Primeiro). Porque? Por que no 1, 2, 3, etc? Bem, o Mestre Funakoshi achou que nenhum item do Kun fosse mais importante do que outro, por isso cada item foi numerado com 1. Voc deve ler e estudar o Kun , quanto mais voc o faz, melhor voc enteder da prxima vez que llo.

Vocabulrio Do Dojo Kun

DOJO

local onde se pratica uma arte marcial; academia

KUN mandamento; obrigao

HITOTSU um; uma unidade

JINKAKU carter; personalidade

KANSEI formao; concluso; trmino; acabamento

TSUTOMURU esforar-se; empenhar-se; tentar arduamente

MAKOTO verdade; sinceridade; honestidade

MICHI caminho

MAMORU

obedecer; respeitar; guardar; cumprir; defender

DORYOKU esforo; empenho

SEISHIN esprito; alma; vontade; inteno; mentalidade

YASHINAU alimentar; sustentar; manter; criar

REIGI etiqueta; cortesia; civilidade; boa educao; respeito

OMONZURU respeitar; ter muita considerao em; apreciar; estimar; venerar; honrar

KEKKI impetuosidade; arrebatamento; violncia

YU vigor; coragem

IMASHIMURU

repreender; proibir; reprimir; conter

KOTO sufixo que transforma a expresso numa ordem

Preposies:

NI para

NO de; do; da

O indica objeto direto.

Shoto Niju Kun


(Os Vinte Mandamentos do Mestre Gichin Funakoshi) 1. Karate-do wa rei ni hajimari, rei ni owaru koto wo wasuruna. Karate comea e termina com cortesia.

2. Karate ni sente nashi. No h primeiro ataque no karate

3. Karate wa gi no tasuke. Karate um assitente justia

4. Mazu jiko wo shire, shikoshite tao wo shire. Conhea voc mesmo antes de conhecer os outros.

5. Gijutsu yori shinjutsu. Esprito antes da tcnica.

6. Kokoro wa hanatan koto wo yosu. Esteja pronto para liberar a sua mente.

7. Wazawai wa getai ni shozu. Acidentes vem da falta de ateno.

8. Dojo nomino karate to omou na. Treinar Karate no somente no dojo.

9. Karate no shugyo wa issho de aru. Voc nuca parar de aprender karate.

10. Arai-yuru mono wo karate-ka seyo, soko ni myo-mi ari. Faa do karat parte de sua vida e voc achar myo.

11. Karate wa yu no goto shi taezu natsudo wo ataezareba moto no mizu ni kaeru. Karate como agua quente. Se no continuar a aquecer ela esfria.

12. Katsu kangae wa motsu na makenu kangae wa hitsuyo No pense que voc tem que vencer, pense que voc no tem que perder.

13. Tekki ni yotte tenka seyo. A vitria depende da sua habilidade de tronar pontos vulnerveis em no vulnerveis.

14. Tattakai wa kyo-jitsu no soju ikan ni ari. Mova-se de acordo com o seu oponente.

15. Hito no te ashi wo ken to omoe. Pense nos seu ps e mo como espadas.

16. Danshi mon wo izureba hyakuman no tekki ari. Esteja a par de suas atitudes para no arranjar confuso.

17. Kamae wa shoshinsha ni ato wa shizentai. Primeiro domine as coisas pequenas, depois a postura natural.

18. Kata wa tadashiku jissen wa betsu mono. A pratica do kata no subtitui a realidade.

19. Chikara no kyojaku, karada no shinshuku, waza no kankyu wo wasaruna. No esquea (1)leveza e peso na aplicao da fora, (2) expanso e contrao do corpo, (3) vagarisodade e velocidade nas tcnicas.

20. Tsune ni shinen kufu seyo. Pense num meio de aplicar estas percepes no seu dia-a-dia.

Comportamento

Os procedimentos prprios de uma academia de Artes Marciais muitas vezes foge compreenso dos iniciantes, mas importante procurar entender e praticar estas formas de etiquetas para formar o carter, entender o respeito e a hierarquia. O Karate comea e termina com cortesia, no incio e final de cada aula sempre existir o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do Dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinao frente (lembre-se: quem busca mais do que socar e chutar, dever entender o significado da palavra humildade, pois a arrogncia prpria dos fracos de esprito), e o som prprio para este cumprimento O S S ! ! !, que uma contrao da palavra em Japons ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde etc. Dentro do Dojo sempre fale baixo, isto far voc manter a sua concentrao no treinamento e no atrapalhar os demais. Quando precisar amarrar a sua faixa, vire-se de frente para a parede, esta tambm uma forma de demonstrar ao Sensei respeito e disposio em aprender Karate. Dojo, formado pelas palavras Do = caminho, Jo = sala, ou seja, uma rea selecionada para o seu desenvolvimento fsico e espiritual, dever ter todo o seu respeito com um leve cumprimento ao entrar. Mestre funakoshi, pela sua grande dedicao e determinao em codificar o treinamento do Karate e pelos seus estudos na arte das mos vazias, trazendo ensinamentos valiosos para todos os praticantes de Karate Shotokan, tambm recebe o seu cumprimento como parte do ritual. Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, dever cumpriment-lo, esta uma forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participao, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto. Jamais abandone o local de treinamento sem a permisso do Sensei. depois de iniciado o treinamento desligue-se de contatos externos, evite contatos telefnicos, conversas desnecessrias, concentre-se somente no seu treinamento, isto lhe permitir um equilbrio saudvel entre corpo e mente.

Kata
Esta a relao dos 26 katas praticados atualmente no estilo Shotokan: HEIAN SHODAN HEIAN NIDAN HEIAN SANDAN HEIAN YONDAN HEIAN GODAN TEKKI SHODAN TEKKI NIDAN TEKKI SANDAN BASSAI DAI KANKU DAI JITTE HANGETSU ENPI GANKAKU Grou (tsuru) JION BASSAI SHO KANKU SHO CHINTE UNSU SOCHIN NIJUSHIHO GOJUSHIHO DAI Paz e tranquilidade (nvel inicial) Paz e tranquilidade (nvel dois) Paz e tranquilidade (nvel trs) Paz e tranquilidade (nvel quatro) Paz e tranquilidade (nvel cinco) Cavaleiro de ferro (nvel inicial) Cavaleiro de ferro (nvel dois) Cavaleiro de ferro (nvel trs) Romper a fortaleza Contemplar o cu Dez mos (ou dez tcnicas) Meia lua Vo da Andorinha Sobre a rocha Amor e gratido (Jion o nome de um templo) Romper a fortaleza Contemplar o cu Mos estranhas (ou tcnicas estranhas) Mos de nuvens (ou separando as nuvens) Esprito inabalvel 24 passos 54 passos

GOJUSHIHO SHO MEIKYO JIIN WANKAN

54 passos Espelho limpo Amor e proteo Coroa real

Katas Heian

So considerados os katas bsicos do Karat-do, uma especie de luta simulada contra um ou vrios adversrios e significa paz e serenidade. Tem como objetivos principais o aperfeioamento das bases(zenkutsu-dachi,kokutsu-dachi, Kibadachi etc) a transio (ritmo, tempo e deslocamento) e a apreendizagem dos principios do soco e do chute. Foram aperfeioados pelo sensei YASUTSUNE ITOSU , que era conhecido na poca como,"o punho sagrado." Seu objetivo era divulgar e simplificar as tcnicas bsicas do karat-do, ensinadas nas escolas secundrias, diferenciando assim das tcnicas ensinadas nas universidades. O HEIAN SHODAN , o primeiro kata da srie Heian. composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes, sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI ,quatro golpes de defesa na postura de KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aparece no kyodo 9 e 17. O segundo kata conhecido como HEIAN NIDAN. Possui 26 kyodos,(movimentos) executados em 20 posturas ( ZENKUTSU,OU KOKUTSU )ao tempo de aproximadamente 1(um) minuto, sendo o kiai emitido no 11 e 26 kyodos. O objetivo assemelha-se ao 1 kata ou seja firmeza de base, equilibrio e potncia de golpes,porm apresenta tambm trabalhos de coordenao motora, velocidade e agilidade. O terceiro kata conhecido como HEIAN SANDAN e possui 20 kyodos e o kiai emitido no 10 e 20 kyodos. Possui tcnicas que possibilitam que o praticante liberte-se de agarramentos por trs e tcnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos.Suas tcnicas so executadas nas bases ZENKUTSU DACHI, KOKUTSU DACHI, e KIBA DACHI. o seu tempo de execuo registra-se em torno de cinquenta (50) segundos. O quarto kata provavelmente dentre os elementares, o que apresenta o maior grau de dificuldade. O foramento excessivo por parte do praticante,acarreta erros no EMBUSEM. O trabalho com a agilidade, objetividade e mudana de ritmo,

so os seus objetivos principais nas variadas sequncias tcnicas de golpes. conhecido como HEIAN YONDAN e possui vinte e sete (27) kyodos e o kiai emitido n os movimentos 13 e 25. O seu tempo aproximado de quarenta e cinco segundos (45"). O quinto kat conhecido como HEIAN GODAN e possui 23 kyodos, e o kiai emitido no 12 e 19 movimentos.A sua execuo total, demora aproximadamente sessenta segundos (60").

Katas Srie Tekki

Os katas da srie tekki so tres e so executados na postura kibadachi, que por sua forma tambm denominada a Postura do cavaleiro. Seus objetivos so iguais as dos Heians ou seja o aperfeioamento das bases e a adoo de uma postura firme. Os deslocamentos so sempre para as laterais, nunca para frente nem para trs.

TEKKI SHODAN o primeiro desta srie e tambm conhecido como NAIHANCHI, sendo originrio do estilo SHURITE. Possui 29 kyodos (movimentos) em um tempo equivalente a cinquenta segundos totalmente na postura KIBA DACHI , exceto nos deslocamentos, em que pode se observar a postura KAKE DACHI o kiai aparece nos 15 e 29 kyodos. As tcnicas de braos so defensivas e quando ofensivas os golpes utilizados so cotovelados e socos curtos. As tcnicas de pernas so usadas em bases ou aplicaes de defesas na forma de ASHI NAMI GAESHI , ou com pises dirigidos ao p ou ao joelho do adversrio. TEKKI NIDAN O TEKKI n 2 possui todas as caractersticas do n 1 e tambm conhecido como NAIHANCHI e seus deslocamentos tambm so para os lados. O principal argumento para explicar o porque do deslocamento para os lados dos katas da srie tekki que as tcnicas utilizadas, eram usadas em combates no interior de barcos ou muros dos antigos castelos, onde os combatentes no podiam recuar sobre pena de cair em um precipcio e por isso desenvolviam tcnicas para os lados. Tanto o TEKKI NIDAN quanto TEKKI SANDAN, foram desenvolvidos por Mestre Itosu que praticava o estilo SHURITE. < /b> O TEKKI NIDAN possui 24 kyodos e o kiai emitido 16 e 24 movimentos, e o seu tempo de execuo equivalente a cinquenta segundos. TEKKI SANDAN

Possui 36 kyodos e seu tempo de execuo cinquenta segundos; registrando-se os seus kiais no 16 36 kyodos. Da enfase a velocidade dos braos em tcnicas de soco, cotovelada para trs e formas de livrar

Kata Superior

BASSAI (Romper Fortaleza) Kyodos:(Movimentos) 42 Caracterstica:Criar energia para romper barreiras(fora de espirito e poder) Objetivos:Treino para desenvolver potncia e ser capaz de transformar uma situao desfavorvel em favorvel. KANKU (Contemplar o Universo) Kyodos:(Movimentos) 65 Caractersticas: Capacidade de transformar a si prprio para superar mais de oito adversrios, compreender kyo(falha mental ou fsica) e jitsu(estado de alerta. Objetivos: Rpida rotao e deslocamento do corpo,fora e suavidade,expanso e compresso do corpo, salto e projeo ao solo. JITE (Dez Mos) Kyodos:(Movimentos) 24 Caracterstica: Defesa e contra-ataque contra basto,espirito inabalvel,fora de impacto e grande potncia. Objetivos: Aprender dinmica dos quadris e sries de defesa contra basto. HANGETSU (Meia Lua) Kyodos:(Movimentos) 41 Caractersticas: Respirao com movimentos do corpo e deslocamentos em meia lua. Objetivos: Estudo de deslocamento em meia lua e respirao rpida e lenta, aplicao dos movimentos do corpo e membros em sintonia. EMPI (Vo da Andorinha)

Kyodos:(Movimentos) 37 Caractersticas: Simboliza leveza, como a andorinha, dinmica do corpo de forma alta e baixa,mudana de direo em forma rotativa. Objetivos: Leveza, rpidez e agilidade,ague zuki, em seguida tobi komi zuki e rpida mudana de direo. GANKAKU (Gara sobre a Rocha) Kyodos:(Movimentos) 42 Caractersticas: Equilibrio sobre uma perna, como uma gara sobre o penhasco, encarando um adversrio(presena de um forte estado de espirito num conflito de vida ou morte). Objetivos: Defesa,plano lateral, kakiwake, expresso mental(de gara sobre a rocha.) JION (Gratido e Piedade) Kyodos:(Movimentos) 47 Caractersticas: Maturidade, como Buda, movimentos tranquilos; uma energia do espirito contida como uma brasa (fogo interno), essncia do avano com rotao em movimentos de oportunidade. Objetivos: Exerccios de avano com rotao, giro do corpo e yori-achi. NIJUSHIHO (24 Passos) Kyodos:(Movimentos) 34 Caractersticas: H duas grandes caractersticas - fluncia como correnteza de gua e explso seguida de fora, suavidade e alternancia de velocidade(lento e rpido). Objetivos: (1 a 3) trabalho fluente que expressa correnteza de gua, principalmente no 1, ajustar velocidade do adversrio, desviando a energia; no 2 movimento realizar uma exploso e no 3 aproveitar essa energia de exploso transformando em energia de compresso. CHINT (Tcnicas Estranhas ou Mos Estranhas) Kyodos (Movimentos) 33 Caractersticas: H um ensinamento especfico desse kata - mesmo quem tem um corpo frgil consegue defender-se contra um adversrio mais forte, expresso das ondas do mar (representando serenidade e tranquilidade das guas ao retornar da praia ao mar) ou expresso da natureza contrastando ao e calmaria.

Objetivos: Mudana de sochim-dachi para zenkutsu-dachi e guiaku-zuki em forma de tate-ken; ataque nos olhos com nihon nukite de forma ague zuki, tangenciando corpo nasal, e eficiente tcnica de defesa pessoal. UNSU (Nuvens e Mos) Kyodos (Movimentos) 53 Caractersticas: Capacidade de reagir a qualquer tipo de acontecimento. Destina-se a karatecas de alto nvel, principalmente queles que dominam todos os 15 katas bsicos. Objetivos: Principalmente desenvolver velocidade e agilidade, domnio das trs essencias no kata (alternncia de velocidade, domnio de fora e suavidade, compresso e expanso do corpo). SOCHIM (Fortaleza Inabalvel) Kyodos (Movimentos)36 Caractersticas: uma expresso de energia como um vendaval, domnio caracterizado pelo sochim-dachi e domnio de estabilidade, soma de zenkutsu-dachi com kiba-dachi(zenkutsu-dachi forte frontalmente, e kiba-dachi forte lateralmente); contrao silenciosa e gradativa dos msculos e ao mesmo tempo exploso rpida e contrao; domnio do sochim-dachi, principalmente com forte expanso dos joelho como o arco e flecha. WANKAN (Coroa do Rei) Kyodos: (Movimentos) 16 Caractersticas: Explorar o kyo (falha fsica ou mental) do adversrio; esse kata tem pouco nmero de kyodos e os movimentos so discretos, portanto considerado um kata de muita dificuldade para expressar as trs essncias do kata. GOJUSHIHO-SHO Kyodos (Movimentos) 65 Caractersticas: Transformao de gojushiho-dai, kata que representa defesa contra ataque de basto; transforma sua mo em uma espada,aplica-se defesa segura conjugada com eficiente contra - ataque; kata cujo treino recomendado para aquele que domina as tcnicas de karat com maturidade. GOJUSHIHO-DAI Kyodos (Movimentos) 62 Caractersticas: Exige movimentao harmoniosa utilizando a energia do solo em neko-ashi, portanto exige muito equilibrio e giro do corpo, domnio de keit uke (cabea de galo) e contra ataque utilizando-se da energia do corpo em deslocamento e de cima para baixo. Considerado kata avanado, exige alto domnio de qualidade tcnica.

MEYKYO (Espelho Limpo) Kyodos (Movimentos) 33 Caractersticas: Defesa contra basto e salto triangular, que considerada tcnica lendria (sankaku-tobi). So extradas todas as bases do kata heians, exigindo como espelho limpo o estado de serenidade, transforma estado de desvantagem em vantagem; para domnio desse kata exige-se alto domnio tcnico. KANKU-SHO Kyodos (Movimentos) 47 Kan significa contemplar e compreender algo mais como um artista.kuu, kara ou vazio pode significar o universo. Dai significa grande e sho significa pequeno, mas possvel interpretar uma dualidade, mundo exterior e mundo interior. Caracteristicas: Aprender defesa, contra-ataque de basto e agarramentos como defesa pessoal; estudo de como imobilizar o adversrio e puxar.

BASSAI-SHO Kyodos (Movimentos) 29 O significado igual ao bassai-dai, porm sho poder significar que existem tcnicas escondidas em relao ao dai.

Educao para a Vida

Um mau discpulo utiliza a influncia de seu mestre. Um discpulo razovel admira a bondade do seu Mestre. Um bom discpulo fortalece-se sob a disciplina de seu Mestre

Toda a Ate Marcial objetiva o aperfeioamento do carter.

A maioria dos Kata apareceram h muito tempo, criados pelos antigos Mestres de Artes Marciais. Os Katas foram concebidos de maneira a que, o ataque e a devesa sejam realizados de diferentes formas e em vrias direes. Existem Kata que exigem muita flexibilidade, outros onde predomina a fora, e outros ainda onde a velocidade a rainha. Todos devem ser coordenados com a respirao, para que a exatido, a harmonia e a equanimidade se mantenham presentes e unidas. A aprendizagem de um Kata iniciada por determinadas opes isoladas e incmodas, cuja utilidade, como principiantes, nos escapa. A primeira etapa sempre a mais dura e difcil, pois exige dos praticantes uma grande capacidade de autodomnio e pacincia. Uma Arte Marcial uma aprendizagem para a vida, e este aspecto sobressai logo na primeira etapa da aprendizagem (desde que o ensino seja bem conduzido e para tal necessrio um Mestre), na medida em que se desenvolvem determinadas qualidades com grande valor educativo: concentrao, reflexo, vontade e autodomnio, incluindo todo o desenvolvimento corporal (melhoria do sistema circulatrio, respiratrio, aquisio de bons hbitos posturais, etc). Todos aqueles que querem aprender uma Arte Marcial com fins ofensivos, destrutivos e violentos, felizmente no conseguem compreender a necessidade dessa dura aprendizagem e ao fim de pouco tempo, acabam por desistir. A essncia das Artes Marciais s comea quando conseguimos adquirir o domnio das tcnicas isoladas, quando deixamos de pensar no que devemos fazer e no que estamos a fazer. A partir do momento em que os movimentos so transportados para o domnio do instinto e do natural, o esprito pode atender a dez mil coisas numa s. O primordial incutir no praticante, essa atitude de esprito perante a vida, atravs de luta contra si mesmo. Aquele que no capaz de enfrentar as diversas situaes da vida e que se recusa a resistir a elas, est a renunciar a algo que lhe pertence. Este um dos males do nosso sculo XX e incio do XXI. A humanidade (principalmente os jovens) deixou de lutar contra o que lhe malfico (salvo raras excees) e mergulhou na escurido, nos prazeres carnais e superficiais, sem se conscientizar que a vida tem um sentido e que deixar-se entreter uma forma de morrer, um aborrecimento profundo do qual dificilmente se acordar. Tudo aquilo que nos propomos fazer na vida, deve ser feito como se fosse a primeira e ltima coisa, que fizemos nesta existncia. Devemos dar o mximo de ns, para que consigamos compreender a razo da vida e qual a atitude que devemos ter, pois essa atitude, s nos pertence se for intuitiva e natural. Esta a atitude que o Kata nos revela: ATITUDE CERTA NO MOMENTO CERTO. Nunca repousar sobre os louros j colhidos uma frase de Goethe que nos indica ao, combatividade, luta constante; luta esta onde o orgulho no tem lugar. A humildade uma caracterstica daqueles que so verdadeiros, porque estes no tem necessidade de provar, aos olhos alheios, tudo o que sabem. Tambm Taiji Kase, referindo-se ao karat, afirmou que uma coisa muito profunda, podemos ir sempre mais longe, sem nunca o conseguir esgotar. E todos aqueles que se gabam de saber centenas de tcnicas, sem no fundo as conseguirem dominar eficazmente, no compreendem a razo da existncia dessa arte. Os Kata que so aprendidos na primeira etapa de aprendizagem, revestem-se de grande importncia, na medida em que alm de nos facilitarem a aquisio de futuros movimentos, vo-nos acompanhar durante todo o nosso progresso. Nunca devemos desprezar uma nica tcnica bsica, que a priori se poderia, por ignorncia, considerar intil. Em relao s tcnicas bsicas, conta-se uma histria verdica, que envolveu um campons e dois campees de Artes Marciais. Esta histria encontra-se num livro de Kung-Fu, e comea assim: O campons estava em visita a uma cidade e

dirigiu-se ao maior e mais respeitado centro de treino nela existente, onde todos os Mestres famosos se reuniam para demonstrar e testar as suas aptides. O campons pediu autorizao para tomar parte nas atividades e, depois de observar durante algum tempo, pediu a um reconhecido campeo, que lutasse contra ele uma nica tcnica bem executada decidiria o vencedor. O campeo, pensando brincar com o rstico, concordou sorridente, e observado pelos admiradores, dirigiu-se para a rea, onde se ia realizar a disputa. Ali chegando, foi rapidamente lanado ao cho pelo campons, recorrendo este a uma tcnica ensinada no primeiro ms de treino aos principiantes. Este resultado inesperado chocou bastante os espectadores, e o campeo pediu que o teste continuasse, mas o campons manteve firmemente o combinado uma nica tcnica bastaria para determinar o vencedor. O campons retirou-se, ento calmamente para um canto da rea dos espectadores e sentou-se. Depois de poucas horas, enquanto entardecia, o constante entrar e sair de espectadores e lutadores, teve como conseqncia que, no recinto se encontrassem novos participantes e espectadores, que no deram qualquer ateno ao desconhecido sentado sozinho num canto. O campons pediu novamente, de maneira polida, ao maior campeo presente que lutasse com ele, de novo combinando que bastaria uma tcnica para decidir o vencedor. Confiante nas suas capacidades para tratar sumariamente um tal opositor, o campeo tambm concordou. Num fechar de olhos, ele sofreu a vergonha de ir dar com as costas no solo, por uma tcnica de principiante, que j fora aplicada ao anterior campeo. O campons abandonou, ento calmamente o local, talvez para voltar a sua longnqua aldeia, deixando atrs de si dois campees bastante envergonhados. A concluso salta a vista, pois o orgulho, a pressa de aprender, a confiana em demasia, tudo isto ignorncia, que nos leva ao esquecimento daquilo que essencial. Esta a educao dos Kata, que nos ensinam a aperfeioar e aplicar o pouco que sabemos , porque este pouco j muito, para aqueles que julgam tudo saber. Por aqui comea esta educao, que se poder denominar de educao do pouco mas bom, de onde resulta a plenitude e perfeio. Isto exige um esforo, exige uma disciplina interior, e s os homens fortes o conseguiro, porque com este esforo e esta vontade inicial, que deveremos deixar o ltimo dos nossos dias. Tornar a nossa existncia eficaz sermos eficazes nos comportamentos, nas formas de pensar, sentir e agir, e assim sendo para ns, seremos para o mundo; no que este precise de ns, mas pela simples razo de que ele nos d uma oportunidade de aperfeioamento, que no devemos deixar fugir. Um Kata existe porque existem vrias situaes, que lhe do razo de existir. Treinar verdadeiramente um Kata, ser consciente das diversas situaes que o envolvem, estudando constantemente a situao: eu-mundo, estar sempre presente. O Kata a transmutao de uma forma de combate, numa forma de Arte. Esta por sua vez, um conjunto de smbolos, que ao relacionarem-se, se aproximam dos arqutipos: o Belo, o Sublime, etc. Toda a Arte, ou tudo aquilo que artstico, pressupe contato com o sublime e o divino. Esta a Arte de viver, a Arte do poder interno.

Kata Educao para a Vida - Extrado do Manual da Nova Era Paulo Nabais

O Kiai

Ei, espere um pouco. No o Kiai o grito que eu ouo quando os alunos esto socando ou chutando? Como isso pode ser tcnica? Como? Fcil! Um mestre de karat pode afugentar um oponente somente pelo seu kiai. Sabendo como usar um kiai, e como exatamente execut-lo e aplic-lo to importante quanto saber como chutar e como socar .O kiai uma tcnica como um soco ou chute, mas no to fsico Um kiai executado exalando-se rapidamente o ar dos pulmes e ao mesmo tempo fazendo um som monossilbico. "AI", "RAI" e "II" so bons sons para serem usados para kiai. Voc quer que o seu kiai seja curto e to alto quanto possvel, porem o kiai no deve ser confundido com um simples grito. Um kiai bem executado no far sua garganta sentir-se spera como um grito faz. Quando feito corretamente, o kiai faz trs coisas.

1. Ele limpa o ar de seus pulmes. Isso bom, porque se voc for barrado aps executar o kiai, as chance de " ter o ar comprimido para fora de voc" so bastante reduzidas. Tambm por tirar o ar dos pulmes faz de voc um alvo mais forte e denso. E se voc for acertado depois do kiai no ser to machucado. 2. Ele deve assustar seu oponente. Mesmo uma simples pausa ou um piscar de olhos do seu oponente podem abrir uma brecha para voc. Use o kiai para ajudar a abrir esta entrada.

Ele deve " irritar" a voc mesmo. Pense nele como uma conversa consigo mesmo antes da grande luta. O kiai deve liberar a sua adrenalina.

Quadris ( A fora oculta )

O golfista prepara a sua tacada, Olha fixamente para a bola, concentra-se, com um golpe poderoso arremessa a bolinha no outro lado do campo prximo ao buraco onde consolidara a sua jogada No jogo de baisebol o arremessador lana a bola e o rebatedor com um golpe sensacional, manda-a para o outro lado do campo fazendo vibrar a torcida. Nesses dois esportes tanto o golfista, como o rebatedor no baisebol fazem uso do quadril para marcar seus pontos. Toda a sua fora e sua tcnica est praticamente centrada nesse "balano". No karat no diferente nas tcnicas de ( kime-waza ), a combinao dos movimentos da parte superior com a inferior formada pelo quadris em um giro que arremessa o brao ou a perna com fora em direo ao adversrio que sentir o impacto e ficar admirado com a potncia daquele golpe fulminante. Em karat, todas as tcnicas so feitas a partir dos quadris; bloqueios, socos e chutes no seriam certeiros e decisivos se no se fizer o uso da rotatividade dos quadris. Os movimentos devem ser rpidos como se uma mola que estivesse comprimida de repente se soltasse projetando o brao ou a perna em direo ao adversrio. Quanto mais rpido o giro dos quadris mais poderoso e veloz ser o golpe. Quando se bloqueia a "mola" esta comprimida ou seja, em uma posio semi-voltada para frente, bloquear como torcer a mola e um soco neste caso como soltar a mola. Ex.: recuo de brao ( hiki-te ) - giro dos quadris ( bloqueio ) - rotao inversa dos quadris - soco Mizu No Kokoro - A mente como gua

Quando pensando, praticando ou usando o karat, voc deve manter a " Mente como gua" . Sim, Claro. Do que voc est falando?!? Isto se refere a atitude mental enquanto se enfrenta o atual oponente. Isso se refere a necessidade de fazer a mente calma, como um pacato leito dgua. A agua calma reflete exatamente a imagem de tudo o que esta ao seu alcance, e se a mente mantida calma, a compreenso dos movimentos do oponente, ambos psicolgicos e fsicos, sero imediatos e acurados, juntamente com a resposta, tanto de defesa como de ataque, que sero apropriados e adequados.

Por outro lado, se a superfcie da gua estiver conturbada, as images que ela reflete estaro distorcidas. Em outras palavras, se a mente est preocupada com pensamentos de ataque e defesa ela no vai compreender a inteno do oponente, criando uma oportunidade para o ataque dele. A gua tem tambm outras propriedades. Ela pode ser bastante destrutiva. De fato , a gua uma das foras mais destrutivas da natureza na terra. Sua mente deve ser como gua. Quando necessrio, ser to destrutiva quanto se pode.

Zuki No Kokoro A mente como a Lua

Isto se refere a necessidade constante do conhecimento da totalidade do oponente e seus movimentos ,assim como o luar atinge igualmente tudo ao seu alcance. Isto significa que voc no deve olhar somente partes do corpo do seu oponente, como as mos e pernas, e sim todo o seu corpo. Com o crescente desenvolvimento dessa atitude, a conscincia vai estar imediatamente informada de qualquer abertura da defesa de seu oponente. Nuvens bloqueando a luz da lua so ligadas ao nervosismo ou distraes. Estas distraes fazem a luz parar de brilhar sobre tudo. Elas tambm fazem a compreenso e a reao aos movimentos do oponentes ficarem mais difceis do que elas deveriam ser.

Terminologias: Termos mais utilizados do Karat Do Tradicional

Bases: Terminologia DACHI HEISOKU DACHI MUSUBI DACHI HEIKO DACHI HACHINOJI DACHI UCHI HACHINOJI DACHI TEIJI DACHI RENOJI DACHI ZENKUTSU DACHI KOKUTSU DACHI Significado Base base com os ps unidos e apontando para frente base com os ps unidos e apontando para fora base natural com os ps afastados e apontando para frente base natural com os ps afastados e apontando para fora base natural com os ps afastados e apontando para dentro base em "T" base em "L" base com peso frente base com peso atrs

KIBA DACHI SANCHIN DACHI HANGETSU DACHI SHIKO DACHI FUDO DACHI NEKO ASHI DACHI TSURU ASHI DACHI KOSA DACHI Defesas: Terminologia UKE WAZA GEDAN BARAI AGE UKE SOTO UDE UKE UCHI UDE UKE SHUTO UKE KAKUTO UKE KEITO UKE SEIRYUTO UKE TATE SHUTO UKE TEISHO UKE MOROTE UKE HAISHU UKE HAITO UKE OSAE UKE SUKUI UKE JUJI UKE KAKIWAKE UKE NAGASHI UKE Tcnicas de brao: Terminologia TSUKI WAZA

base base base base base base base base

do cavaleiro pequena meia-lua meia-lua de SUMO imvel (SOCHIN DACHI) do gato do grou com as pernas cruzadas

Significado tcnica de defesa defesa baixa (varrendo) defesa alta (ascendente) defesa com a parte externa do antebrao defesa com a parte interna do antebrao defesa com a mo em espada defesa com o dorso do pulso dobrado defesa com a mo em crista de galo defesa com a base da mo em espada defesa vertical com a mo em espada defesa com a base da palma da mo defesa com os dois braos, um apoiando o outro defesa com o dorso da mo defesa com o dorso da mo em espada defesa pressionando defesa em concha defesa em cruz defesa abrindo caminho com as duas mos defesa esquivando-se

Significado tcnica de soco

CHOKU ZUKI GYAKU ZUKI KIZAMI ZUKI OI ZUKI AGE ZUKI KAGI ZUKI TATE ZUKI NUKITE UCHI WAZA URAKEN UCHI SHUTO UCHI TETTSUI UCHI TEISHO UCHI ENPI UCHI Tcnicas de Perna Terminologia ASHI WAZA ASHI BARAI NAMI GAESHI SURI ASHI YORI ASHI KERI WAZA MAE GERI MAWASHI GERI YOKO GERI KEKOMI YOKO GERI KEAGE USHIRO GERI TOBI GERI NIDAN GERI MIKAZUKI GERI FUMI KOMI GERI HIZA GERI Arbitragem: Terminologia AKA SHIRO SHOMEN NI REI SHINPAN NI REI

soco direto soco contrrio soco curto soco avanando soco ascendente soco gancho soco vertical mo em ponta de lana tcnica de ataque golpe com o dorso do punho golpe com a mo em espada golpe com punho martelo golpe com a base da palma da mo golpe com o cotovelo (HIJI ATE)

Significado tcnica de perna rasteira "onda que retorna" - usado como defesa ou ataque deslocamento curto; caminhando pouco a pouco deslocamento longo tcnica de chute chute frontal chute circular chute lateral em penetrao chute lateral ascendente chute para trs chute saltando chute duplo chute crescente chute em estocada para baixo piso joelhada

Significado vermelho branco cumprimento para frente cumprimento para os rbitros

OTAGAI NI REI SAGATE SUWATE NAKAE SHOBU IPPON HAJIME TSUZUKETE HAJIME YAME AKA JOGAI IKKAI SHIRO JOGAI IKKAI AKA JOGAI NIKAI SHIRO WAZA ARI SHIRO JOGAI NIKAI AKA WAZA ARI YOWAI TORIMASEN AIUCHI MIENAI ATOSHIBARAKU SOREMADE JIKAN FUKUSHIN FUKUSHIN SHUGO HANTEI KETEISEN KEIKOKU CHUI HANSOKU TAIDO SHIKKAKU MUNO SHIKKAKU WAZA ARI IPPON AWASETE IPPON AKA NO KACHI SHIRO NO KACHI AKA KIKEN SHIRO NO KACHI SHIRO KIKEN AKA NO KACHI

cumprimento mtuo entre os lutadores recuar e sentar ordem para entrar na rea de luta iniciar a luta - disputa por um ponto reiniciar a luta parar a luta vermelho saiu da rea de luta uma vez branco saiu da rea de luta uma vez vermelho saiu da rea de luta duas vezes - WAZA ARI para o branco branco saiu da rea de luta duas vezes - WAZA ARI para o vermelho golpe fraco no marcou ponto lutadores deram golpes simultneos rbitro no viu 30 segundos para terminar a luta final da luta Tempo reunio de determinados rbitros auxiliares reunio de todos os rbitros auxiliares deciso dos rbitros - julgamento luta decisiva infrao leve infrao moderada infrao grave conduta anti-esportiva desclassificado desclassificado - no sabe karate meio ponto - golpe quase perfeito um ponto - golpe perfeito dois WAZA ARI reconhecidos como um IPPON vitria do vermelho vitria do branco Desistncia do vermelho - vitria do branco Desistncia do branco - vitria do vermelho

Nmeros: Terminologia ICHI NI SAN SHI (YON) GO ROKU SHICHI (NANA) HACHI KYU JU NIJU SANJU YONJU GOJU ROKUJU NANAJU HACHIJU KYUJU HYAKU SEN MAN Significado Um Dois Trs Quatro Cinco Seis Sete Oito nove dez vinte trinta quarenta cinquenta sessenta setenta oitenta noventa cem mil dez mil

Outros termos: Outros termos: Terminologia Significado estudo das tcnicas e aplicaes BUNKAI de KATA CHUDAN nvel intermedirio (alvo) um caminho rumo iluminao DO espiritual; uma arte Zen ENBUSEN linha de atuao GEDAN nvel inferior (alvo) HIKITE puxada de mo JODAN nvel superior (alvo) KAMAE posio de alerta - guarda exerccios formais executados de maneira encadeada e pr KATA determinada, representativos de um estilo

KIAI KIHON KIME KUMITE MAKIWARA MOKUSO MUSHIN REI SEIZA SENSEI SHIZENTAI TAI SABAKI YOI YUDANSHA ZANSHIN ZAREI

grito liberado com o propsito de focalizar toda energia em um nico momento - manifestao de KI fundamentos, tcnicas bsicas foco de potncia; arremate; finalizao; unio de energia fsica e mental no momento do contato luta; combate alvo de treinamento feito de palha prensada e enrolada meditao estado de integrao entre a mente e o corpo no qual a mente acha-se livre de iluses (pensamentos desnecessrios) cumprimentar! maneira correta de sentar professor; mestre posio natural - corpo permanece relaxado mas alerta esquiva preparar! praticante graduado; faixa preta (qualquer grau) estado de reserva mental/espiritual cumprimento sentado

Bases

Zenkutsu-dachi = Tem a largura dos ombros, 70% do peso do corpo na perna da frente, 30% na perna de trs, joelho da frente para fora e para frente perpendicular ao p, joelho de trs esticado, p de trs o mais pra frente possvel, quadril encaixado e forando-o para baixo Kokutsu-dachi = Calcanhares alinhados, 70% do peso do corpo na perna de trs e 30% na da frente levemente flexionada, joelho de trs perpendicular ao p, forando-o para fora e para baixo o joelho da frente deve estar para fora, os ps devem formar um ngulo de 90 graus entre si, quadril encaixado e a 45 graus, possui o mesmo tamanho da zenkutsu-dachi Kiba-dachi = Ps paralelos, calcanhres alinhados, 50% do peso do corpo em cada perna, joelhos para fora e para baixo, alinhados com os dedos dos ps, quadril encaixado, coluna reta, possui o mesmo tamanho das outras duas bases

Mosubi-dachi = Calcanhares encostados um no outro, ponta dos ps para fora, em p. Posio de cumprimento dos homens Heiko-dachi = Ps paralelos, na largura do ombro, em p. Posio de Yoe Heisoku-dachi = Ps fechados, em p. Posio de cumprimento das mulheres Hachiji-dachi = Heiko-dachi com os ps para fora Uchi-Hachiji-dachi = Heiko-dachi com os ps para dentro Koza-dachi = 80% do peso do corpo na perna da frente, 20% na perna de trs, joelhos encostados, p de trs passa por trs do calcanhar da frente e fica encostado com o mesmo com o koshi no cho Teiji-dachi = Base em "T". Calcanhres desalinhados, perpendiculares entre si, na largura dos ombros, pode ser com o p inteiro no cho ou s com o koshi Henoji-dachi = Base em "L". Teiji-dachi com os ps alinhados, mas com o p inteiro no cho Moto-dachi = Os ps devem estar na largura dos ombros, praticamente em p, dedo do p de trs deve estar alinhado com o calcanhar da frente, os ps devem estar paralelos entre si Sanchin-dachi = (pequena meia-lua). Moto-dachi com os ps virados para dentro Hangetsu-dachi = (grande meia-lua). Possui praticamente as mesmas caractersticas da zenkutsudachi, mas com os ps para dentro e o joelho tambm. Nekoashi-dachi = 90% do peso do corpo na perna de trs e 10% na perna da frente, p de trs virado para fora com um ngulo de 45 graus em relao ao p da frente, joelho de trs deve estar perpendicular com o p, joelho da frente tambm deve estar dobrado, p da frente deve estar somente com o koshi no ch, quadril encaixado, joelhos devem estar para dentro Shiko-dachi = Possui as mesmas caractersticas da kiba-dachi, mas com o quadril mais baixo e os ps virados pra fora Fudo-dachi = Possui todas as caractersticas da zenkutsu-dachi, mas com o joelho de trs dobrado e o p da frente levemente virado para dentro

Kihon

Tcnicas de Braos

Def: Zuki=Ataque; Uke=Defesa, Gedan-Barai=Defesa

Tcnicas de Pernas Def: Geri=Pernas

Posies Base

Def: Dachi=Posio

Bases Defesas e Golpes

Os movimentos do Karate so muito complexos, necessitando-se de muitos anos de treinamento rduo, dedicao, disciplina e muita fora de vontade para buscar cada vez mais a perfeio. Basicamente, um movimento composto da base, que posio das pernas e a forma de distribuir o peso do corpo sobre elas e um movimento dos braos, que pode ser uma defesa, um ataque ou os dois combinados. Existe uma infinidade de variaes para cada tipo de posio ou movimento, estas ilustraes so apenas um exemplo, no tendo a preteno de transmitir um conhecimento que s pode ser adquirido atravs de treinamento real.

Bases

Defesas

Golpes

Chutes

Mae Geri

Yoko Geri

Tempo para troca de faixa

Tempo para troca de faixas"Faixa Branca Amarela Vermelha Laranja Verde Roxa Marrom Faixa Preta Preta Preta

Kyu 7 6 5 4 3 2 1 Dan 1 2 3...

Carncia mnima de treinamento 4 meses 4 meses 4 meses 6 meses 1 ano 1 ano 2 anos Carncia mnima de treinamento 1 ano 2 anos 3 anos

A graduao no Karat
"O homem faz a tcnica, e no o contrrio. o nvel tcnico do praticante que valoriza sua faixa "

As artes marciais provenientes do Japo e Okinawa, apresentam uma variedade de ttulos e classes de graduaes. O sistema atual de graduao de faixas coloridas o mais aceito; Antes disso, muitos mtodos distintos eram usados para marcar os vrios nveis dos praticantes. Alguns sistemas , recorriam a trs tipos de certificados para seus membros: 1-SHODAN- significando que se havia adquirido o status de principiante. 2-TIUDAN- significava a obteno de um nvel mdio de prtica. Isso significava que o indivduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre. 3-JODAN- A graduao mais alta. Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradio secreta das artes marciais).

Se o indivduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicao, recebia o Menkio, a licena que permitia ensinar. Essa licena podia ter diferentes denominaes como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular. A licena definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, alm de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.

O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ( classe) e Dan (grau) , foi criado por Jigro Kano, o fundador do Jud Kodokan. Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que so muitos os que necessitam de estmulos imediatamente depois de haver comeado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante no pode ser saciada por objetivos a longo prazo. No Karat Shotokan, as faixas e cres so as seguintes:

faixa branca faixa amarela faixa vermelha faixa laranja faixa verde faixa roxa faixa marrom faixa preta

iniciante 6 Kyu 5 Kyu 4 Kyu 3 Kyu 2 Kyu 1 Kyu 1 DAN

Na classificao de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificao em ordem decrescente. Na classificao de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1 Dan, a segunda faixa preta 2 Dan e assim por diante em ordem crescente at o 10 Dan (homenagem pstuma). Em um plano simblico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento. No Japo, o ttulo mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI; um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades fsicas ou tcnicas, significa mestre exemplar. Porm, nenhum ttulo mais conhecido que "Sensei". Mas , o que significa Sensei ? Literalmente, SENSEI significa vida prvia. Isto significa em contexto oriental, que se est ante uma pessoa com conhecimento avanado da arte e um nvel de conhecimento humano elevado. Portanto, Sensei no significa somente professor de arte marcial, mas tambm pessoa culta, educada e de conduta irrepreensvel. O Significado do OBI (FAIXA)

O obi um cinturo ou faixa que serve para manter o kimno fechado, a faixa tem um significado simblico. Esse aspecto simblico so as cores. Tradicionalmente, quando algum comea a praticar Karat, recebe a faixa branca. Aps anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma colorao marrom. Se continuar praticando, ela vai se tornando preta. A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karat por muitos anos. Quando o karateca realmente se dedica ao Karat, sua faixa, aps a preta ,comea a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo. Branco a cor da inocncia

Indica quem tem a mente e o esprito "vazios", algum que leigo nos aspectos espirituais do Karat-d. Tambm indica que esse praticante ainda no conhece bem as tcnicas do Karat. Marrom, a cor da terra

a cor da solidificao. A faixa marrom indica que o praticante j se tornou competente, mas sua mente ainda frtil.. Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficientes e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem. Preto a fuso de todas as cores

Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessrios para superar os obstculos encontrados nos primeiros anos de Karat.

Aps tornar-se um Yudansha (faixa preta), que realmente comea a jornada de um karateca. Cada Karateca deveria saber que a faixa preta no sinnimo de um prmio, mas um objetivo e um smbolo da realizao de um grande esforo dentro de um sistema de graduao.

EXISTEM TRS TIPOS DE FAIXAS PRETAS:

1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgao do Karat-d tem o reconhecimento de seu servio com um certificado de Faixa preta Honorrio (chamado em japons de Mey-dan ) . 2-) Existe a pessoa que Karateka e treina regularmente, mas no possui para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento demonstrado. o Suisen-dan (grau por ndice tcnico e para evitar ao empenho antiguidade).

3-) E, por ltimo, existe o Jitsu-Kyoku--dan ( que o meu caso ), que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nvel tcnico e treinamento que justifica a sua graduao. IMPORTANTE: faixa preta de Karat no sinnimo de professor de Karat, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente.

Antigo Provrbio Chins

Aquele que no sabe e pensa que sabe, um tolo: Fuja dele. Aquele que sabe e pensa que no sabe, est dormindo : Acorde-o. Aquele que no sabe e sabe que no sabe, humilde: Guie-o. Aquele que sabe e sabe que sabe, um mestre: Siga-o.

"O orador pode ser tolo, desde que o ouvinte seja sbio!" Mxima japonesa "Nunca encarregues outros daquilo que tu mesmo podes fazer" Mxima japons

"A vergonha como uma cicatriz na rvore, cresce com o tempo, em vez de desaparecer." Velha mxima dos samurais " Fcil morrer, mas difcil viver." Provrbio Japons "Nada mais deplorvel, nem mais presunoso do que o homem!" Ibara Saikaku

"Se cares sete vezes, levanta-te oito."

"Conhecer o tempo significa compreender o passado e o presente" Dazai Shundai

"S atravs dos desgostos e mgoas aprendemos o que no est

escrito nos livros"

Provrbio Japons "Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento no inteligente." Lao-Ts

"Assim como com uma vela acesa se acende outra, o mestre transmite o genuno esprito da arte, de corao a corao, para que eles se iluminem. Ento, se a graa lhe reservada, o discpulo descobre em si mesmo que a obra interior que ele deve realizar bem mais importante que as obras exteriores, por mais atraentes que sejam, e que ele deve persegui-la se quiser ser o artfice do seu destino de artista." Eugen Herrigel " O pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou no da gua depender do prprio animal." Masutatsu Oyama

"Perder dinheiro perder pouco, perder confiana perder muito, mas perder a coragem perder tudo, porque perder a si mesmo. Portanto, mantenha a coragem como o bem mais precioso da vida. Dinheiro no tudo, nem o mais importante da vida. Ele deve vir naturalmente a voc, como fruto do seu trabalho honrado." Masutatsu Oyama

"O homem que alcanou o domnio de uma arte revela-o em cada um de seus atos." Mxima Samurai

"O Karat um desafio para toda a vida, que explicado pelo Dojo Kun - carter, honestidade, esforo, respeito e autocontrole. Estudar as tcnicas lhe d autoconfiana e esta lhe proporciona autodefesa. Mas autodefesa um estado mental, no uma combinao de tcnicas. A melhor defesa evitar conflitos. Karat no um estudo sobre as lutas, mas sobre as pessoas. Kata e kumite so como duas rodas de uma bicicleta. Kata afia o fio de sua espada... enquanto o kumite usar a espada." Yutaka Yaguchi

"Quem no souber viver com pouco ser sempre um escravo." Horcio "Atravs da experincia amarga aprendi a suprema lio: controlar minha ira e transform-la, como o calor, que convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa fora

capaz de mover o mundo." Mahatma Ghandi "A fora no povm da capacidade fsica, e sim de uma vontade indomvel." Mahatma Ghandi "Nunca perca a f na humanidade, pois ela como um oceano. S porque existem algumas gotas de gua suja nele, no quer dizer que ele esteja sujo por completo." Mahatma Ghandi "O homem violento derrotado tanto na batalha quanto na vida." Mxima Samurai "S encontrar a sua vida aquele que a perdeu." Provrbio Zen "Milhares de repeties, e a perfeio emerge a partir do nosso verdadeiro ser." Provrbio Zen "A justia atrasada no justia, seno injustia qualificada e manifesta." Rui Barbosa "O vigor fsico bom, o vigor intelectual melhor ainda, mas, muito acima de ambos, est o vigor do carter." Theodore Roosevelt

"A primeira lei da natureza a tolerncia, j que temos todos uma poro de erros e fraquezas." Voltaire "Em tudo na vida a perfeio finalmente atingida, no quando nada mais existe para acrescentar, mas quando no h mais nada para retirar." Antoine de Saint-Exupry "aos olhos." apenas com o corao que se pode ver direito, o essencial invisvel Antoine de Saint-Exupry "Tudo vale a pena quando a alma no pequena." Fernando Pessoa "Meu telhado e minha casa se incendiaram. Agora nada oculta a lua que brilha". Ditado Zen

"No siga as pegadas dos antigos, procurem o que eles procuraram".

Matsu Basho

"Na mente do principiante h muitas possibilidades, mas na do perito restam poucas" Suzuki Shuryu

"O oponente mais poderoso est dentro de ns mesmos." Hidetaka Nishiyama " O caminho para o sucesso no tem atalhos." Masahiko Tanaka

" O sucesso num combate fruto 10% de tcnica e 90% de "alma". No caso de lutadores muito bons, pode ser 20% de tcnica e 80% de "alma"." Shigeru Sogo "O Dojo o campo de batalha da vida, um "campo de vida e de morte. A nica diferena que existe entre ele e o campo de batalha de uma guerra que no Dojo quem est sendo treinado pode morrer muitas vezes seguidas e ficar vivo para contabilizar essas mortes como experincias que favorecem o seu desenvolvimento nos caminhos e, eventualmente, capacitam-no a transcender a vida e a morte." Jackson Morisawa (Mestre Zen) ....O ser humano uma criatura vulnervel que possivelmente no pode ser perfeita e que depois da morte retorna aos 5 elementos:terra, gua, fogo, ar e vazio. Matria vazio. Tudo vaidade. Somos como folhas de grama ou como rvores da floresta, criaes do universo, e como o universo no tem vida nem morte a vaidade o nico obstculo vida. " Sokon Matsumura

O conhecimento tcnico no basta. preciso converter a tcnica numa arte sem arte, brotando do inconsciente. Este o caminho para quem deseja aprender a estratgia : 1 - No pense com desonestidade. 2 - O caminho est no treinamento. 3 - Trave contato com todas as artes.

4 - Conhea o caminho de todas as profisses. 5 - Aprenda a distinguir ganho de perda em assuntos materiais. 6 - Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreenso de tudo. 7 - Perceba as coisas que no pode ser vistas. 8 - Preste ateno at no que no tem importncia. 9 - No faa nada de que nada sirva. Miyamoto Musashi

Quem conhece os outros inteligente. Quem conhece a si mesmo sbio. Quem vence os outros forte. Quem vence a si mesmo poderoso. Quem se faz valer tem fora de vontade. Quem auto suficiente rico. Quem no perde o seu lugar estvel. Quem mesmo na morte no perece, esse vive" D. T. Suzuki "Se no tens um amigo para te corrigir os defeitos, paga ha um inimigo para te prestar este benefcio." Pitgoras " Se voc no souber para onde vai, j est perdido antes de partir." H. E. Cobb " Quem ouve, esquece; quem l, aprende; quem faz, sabe." Pensamento chins " A inveja sempre reflete o complexo de inferioridade de quem a abriga."

Plnio " Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha." Confcio "O orgulho nunca desce de onde sobe porque sempre cai de onde subiu." Quevedo Villegas

" Duas coisas indicam fraquezas: calar-se quando preciso falar e falar quando preciso calarse." Provrbio Persa " Pense em tudo que voc fala, mas no fale tudo o que voc pensa." Patrick Delaney "O homem que disse:' No pode ser feito'- foi vencido pelo homem que estava fazendo." Samuel Smiles "O pessimista diz:' Se eu tentar,posso falhar.' O otimista diz:'Se eu tentar, posso vencer.' " "Uma grande tentativa gloriosa, mesmo quando fracassa." Thomas Edison "Mostrai-me um homem violento que tenha chegado a um bom fim e eu o tomarei por mestre." Lao-Ts "A falha surge da acomodao mental e fsica" "O objetivo da filosofia marcial o de desenvolver um carter ao ser humano, e no apenas trein-lo contra inimigos fsicos." "No pense em vencer, pense em no ser vencido."

"O que voc sabe no tem valor, o valor est no que voc faz com o que sabe" Bruce Lee

"E os teus inimigos colaboram contigo, porque no h inimigo algum no mundo. O inimigo o que faz limitar-te, dar-te a tua forma e alicerar-te."

"Tudo no fim d certo; se no der certo, porque no chegou ao fim."

"Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, no precisas de temer o resultado de cem batalhas.Se te conheces a ti mesmo, mas no conheces o inimigo, por cada vitria sofrers tambm uma derrota. Se no te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo, perders todas as batalhas" Sun Tzu, A Arte da Guerra

"A disciplina a parte mais importante do xito" Truman Capote

"A gente tropea sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga logo" Provrbio Japons

"Pouco se aprende com a vitria, mas muito com a derrota." Provrbio Japons

"Jamais se desespere em meio s mais sombrias aflies de sua vida, pois das nuvens mais negras cai gua lmpida e fecunda." Provrbio Chins

"A sabedoria vem de escutar; de falar vem o arrependimento." Provrbio Italiano

Deixe que ele corte suas vestes, para voc cortar a pele dele

Deixe ele cortar sua pele, para voc cortar a carne dele Deixe ele cortar a carne para voc cortar os ossos dele Ter pacincia onde se pode Ter, qualquer pessoa consegue, porm, Ter pacincia onde no se pode Ter, o mais verdadeiro.

"A sabedoria vem da pacincia.

Quando a inteno da mente agredir, devemos reprimir a agresso, quando nosso corpo quer agredir, nossa mente deve reprimir.

Drago atolado em gua rasa, diverte as rs.

At uma jornada de mil milhas comea com o 1 passo.

Mesmo que o cego no a veja, a luz sempre luz"

Suportar o que nos parece insuportvel realmente suportar!"

Conseguir 100 vitrias em 100 batalhas no a maior das habilidades. Vencer a batalha antes de comear o confronto a maior das habilidades

S quem conhece as prprias fraquezas capaz de revelar as de seu prximo.

O orador pode ser tolo, desde que o ouvinte seja sbio.

Quem conhece os outros sbio. Quem conhece a si mesmo iluminado Quem sabe que bastante bastante sempre ter bastante.

Quem tem nada a perder rico.

Quem pergunta bobo por 5 minutos. Quem no pergunta, bobo para sempre.

Aprenda primeiro a perder.Depois aprenda a no perder de voc mesmo... finalmente voc estar apto a vencer.

Aquele que no sabe e pensa que sabe, um tolo:Fuja dele! Aquele que sabe e pensa que no sabe, esta dormindo: Acorde-o! Aquele que no sabe e sabe que no sabe, humilde: Guie-o! Aquele que sabe e sabe que sabe, um mestre: Siga-o!!! Se o adversrio inferior a ti, ento porque brigas? Se o adversrio superior a ti, ento porque brigas? Se o adversrio igual a ti, compreender-ir O que tu compreendes... Ento no haver luta. Honra no orgulho, a conscincia real do que se possui...

Para o descontrolado no existe sabedoria e nem concentrao, e para quem no tem concentrao, no existe domnio. Para quem no tem domnio no existe paz.

O equilbrio entre a vitria e a derrota muitas vezes depende de pequenas coisas.

impossvel descrever o sabor do baiacu a algum que nunca o provou.

"O objetivo do KARAT no est contido na vitria ou na derrota, mas sim na perfeio de carter dos seus praticantes." Gichin Funakoshi

"O karateca no se aperfeioa pra lutar, luta pra se aperfeioar"

"No seja forte como uma onda que tudo derruba e sim como uma rocha que tudo suporta" " no fazendo nada que se aprende a fazer o mal" "Qualquer um pode suportar o suportvel. O objetivo do karateca suportar o insuportvel." Gogen Yamaguchi

"Covarde no aquele que foge de uma luta, mas sim o que bate no mais fraco" Bruce Lee "Sejam perseverantes! As artes marciais exigem um trabalho de muito flego: o rochedo mais duro que a gua, mas a gua desgasta a pedra lentamente. S o trabalho paciente traz seus frutos. A regularidade nos treinos essencial. S ela lhes permite progredir."

Hiroshi Shirai

Concluso

O trabalho aqui exposto apenas um pequeno passo para aqueles que pretendem se dedicar a arte do Karat, pois existe muito mais a ser estudado, o Karat uma constante evoluo do indivduo. Cabe a cada um de ns, Karatecas, buscar conhecimentos tcnicos a respeito dessa arte milenar , que no se trata somente da prtica de Katas e Kumites (Combates), mas principalmente o domnio do medo, a evoluo mental e espiritual, a tolerncia, a sabedoria e o respeito a tudo o que existe.

37

You might also like