You are on page 1of 5

A Arca de No

Sete em cores, de repente O arco-ris se desata Na gua lmpida e contente Do ribeirinho da mata. O sol, ao vu transparente Da chuva de ouro e de prata Resplandece resplendente No cu, no cho, na cascata. E abre-se a porta da Arca De par em par: surgem francas A alegria e as barbas brancas Do prudente patriarca No, o inventor da uva E que, por justo e temente Jeov, clementemente Salvou da praga da chuva. To verde se alteia a serra Pelas planuras vizinhas Que diz No: "Boa terra para plantar minhas vinhas!" E sai levando a famlia A ver; enquanto, em bonana Colorida maravilha Brilha o arco da aliana. Ora vai, na porta aberta De repente, vacilante Surge lenta, longa e incerta Uma tromba de elefante. E logo aps, no buraco De uma janela, aparece Uma cara de macaco Que espia e desaparece. Enquanto, entre as altas vigas Das janelinhas do sto Duas girafas amigas De fora a cabea botam. Grita uma arara, e se escuta De dentro um miado e um zurro Late um cachorro em disputa Com um gato, escouceia um burro. A Arca desconjuntada Parece que vai ruir Aos pulos da bicharada Toda querendo sair. Vai! No vai! Quem vai primeiro? As aves, por mais espertas Saem voando ligeiro Pelas janelas abertas. Enquanto, em grande atropelo Junto porta de sada Lutam os bichos de pelo Pela terra prometida. "Os bosques so todos meus!"

Ruge soberbo o leo "Tambm sou filho de Deus!" Um protesta; e o tigre "No!" Afinal, e no sem custo Em longa fila, aos casais Uns com raiva, outros com susto Vo saindo os animais. Os maiores vm frente Trazendo a cabea erguida E os fracos, humildemente Vm atrs, como na vida. Conduzidos por No Ei-los em terra benquista Que passam, passam at Onde a vista no avista Na serra o arco-ris se esvai . . . E . . . desde que houve essa histria Quando o vu da noite cai Na terra, e os astros em glria Enchem o cu de seus caprichos doce ouvir na calada A fala mansa dos bichos Na terra repovoada.

O Leo
Leo! Leo! Leo! Rugindo como um trovo Deu um pulo, e era uma vez Um cabritinho monts. Leo! Leo! Leo! s o rei da criao! Tua goela uma fornalha Teu salto, uma labareda Tua garra, uma navalha Cortando a presa na queda. Leo longe, leo perto Nas areias do deserto. Leo alto, sobranceiro Junto do despenhadeiro. Leo na caa diurna Saindo a correr da furna. Leo! Leo! Leo! Foi Deus que te fez ou no? O salto do tigre rpido Como o raio; mas no h Tigre no mundo que escape Do salto que o Leo d. No conheo quem defronte O feroz rinoceronte. Pois bem, se ele v o Leo Foge como um furaco. Leo se esgueirando, espera Da passagem de outra fera . . . Vem o tigre; como um dardo Cai-lhe em cima o leopardo E enquanto brigam, tranqilo O leo fica olhando aquilo. Quando se cansam, o Leo Mata um com cada mo. Leo! Leo! Leo! s o rei da criao!

O Pato
L vem o Pato Pata aqui, pata acol La vem o Pato Para ver o que que h. O Pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco Pulou do poleiro No p do cavalo Levou um coice Criou um galo Comeu um pedao

De jenipapo Ficou engasgado Com dor no papo Caiu no poo Quebrou a tigela Tantas fez o moo Que foi pra panela.

A Galinha d'Angola
Coitada Da galinhaD'Angola No anda Regulando Da bola No pra De comer A matraca E vive A reclamar Que est fraca: "Tou fraca! Tou fraca!"

O Peru
Glu! Glu! Glu! Abram alas pro Peru! O Peru foi a passeio Pensando que era pavo Tico-tico riu-se tanto Que morreu de congesto. O Peru dana de roda Numa roda de carvo Quando acaba fica tonto De quase cair no cho.

A Casa
Era uma casa Muito engraada No tinha teto No tinha nada Ningum podia Entrar nela no Porque na casa No tinha cho Ningum podia Dormir na rede Porque na casa No tinha parede

Ningum podia Fazer pipi Porque penico No tinha ali Mas era feita Com muito esmero Na Rua dos Bobos Nmero Zero ..................................................................................................

You might also like