You are on page 1of 1

INFORME COMERCIAL

Caxias do Sul, 27 de outubro de 2011

Gestantes
PIONEIRO

UNISHNKARA YOGA

Postura atravs do yoga


Unishnkara Yoga Ashram, trabalha h 21 anos com o propsito de ensinar as pessoas a conquistar equilbrio e bem-estar atravs do auto-desenvolvimento, oferecendo aulas especcas para pers diferentes como: aulas de yoga em grupo, aulas individuais, yogaterapia, yoga para gestantes e ps-gestao, yoga para crianas, programa teraputico, formao prossional e retiros espirituais. Uma das grandes procuras vem sendo o programa de acompanhamento das futuras mes desde a concepo, passando pelo nascimento do beb at os seis primeiros meses. A professora Ranise Mablia explica que este perodo marcado por grandes mudanas no corpo da mulher. O crescimento do tero e aumento de peso, por exemplo, provocam presso nos rgos internos e mudanas no eixo vertebral e a gestante necessita adaptar sua postura para administrar este impacto e sentir-se o mais confortvel possvel. Preparar o corpo de forma adequada e tomar conscincia de tudo a melhor forma de vivenciar esta aventura magnca da vida completa Ranise. Unishnkara Yoga Endereo: Rua Os 18 do Forte, 975, salas 1 e 2, bairro Lourdes, Caxias do Sul. Fone: (54) 3533.6346. E-mail: ranise@terra.com.br Horrios de atendimento: Aulas de grupo para gestantes: teras e quintas das 18h s 19h. Aulas individuais: conforme agendamento.

NEREU DE ALMEIDA

Programa de acompanhamento a gestantes vem crescendo porque as futuras mames necessitam adaptar sua postura

O programa est organizado da seguinte forma:


Durante a gestao: A ao hormonal e mudana anatmica da musculatura e rgos geram uma acelerao da circulao, mudando o padro respiratrio e metablico da gestante, que geralmente sente este impacto atravs de sintomas como nuseas, dores de cabea, alterao da presso arterial, padro de sono, dentre outros. Nesta fase trabalha-se posturas e tcnicas respiratrias, exerccios de yoga que ajudam a futura mame a eliminar desconfortos, relaxar e adequar sua postura. O programa tambm inclui duas sesses de massoterapia por ms. Todo o trabalho adaptado a cada mulher e tambm a cada fase da gestao, dividida em trs trimestres, sendo que nos ltimos trs meses o enfoque est na preparao para o parto. O yoga tambm proporciona desenvolvimento emocional e espiritual, pois a prtica regular contribui para o controle do nvel de estresse, ansiedade e estados de humor alterados. Durante esse perodo o programa tambm ensina a gestante a tomar conscincia de tudo o que est se passando, seja em nvel fsico, mental e espiritual. Ps-gestao: Existem cinco fases no programa ps-gestao, que comea aps 15 dias do parto ou cesariana, quando a mame j pode retomar seu programa de yoga e acompanhada de seu beb. O perodo ps-gestao se estende at seis meses aps o nascimento do beb e ajuda a mulher a recuperar seu tnus muscular, ajustando novamente seus rgos e eixo vertebral, preparando-a para voltar a praticar atividades fsicas sem restries.

MATERNIDADE

Desao para os apressadinhos


A importncia de as mulheres fazerem o pr-natal pode prevenir, inclusive, que o seu beb nasa antes do tempo. Quem tem lhos prematuros conhece bem o drama de deixar os pequenos em uma incubadora rodeada de aparelhos. O beb costuma ter alta do hospital somente aps atingir os dois quilos. Conforme o obstetra Eduardo Vanni, que trabalha na rea h mais de 20 anos, o acompanhamento das futuras mames deve acontecer durante toda a gestao. Ter infeces, bolsa rota (quando ela rompe antes do tempo), diabetes, idade superior h 35 anos, utilizar drogas ou cigarros, estresse no trabalho e pr-eclmpsia podem causar convulses e comprometer esse perodo. O beb considerado prematuro abaixo de 37 semanas _ explica Vanni. Uma ampla campanha de conscientizao de mdicos e da populao sobre a importncia adequada da imunizao dos prematuros est sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizaes (SBIm), com o apoio do Instituto Abrace e dos laboratrios Abbott. Conforme a SBIm, a vacinao nesse grupo muitas vezes esquecida.

You might also like