You are on page 1of 4

So Paulo, agosto de 2011 A APAE DE SO PAULO promove nesta quinta-feira (25), em Rio Claro, a capacitao dos agentes locais

s para fortalecer a rede de proteo nos 46 municpios envolvidos no projeto Todos Pelos Direitos: Deficincia Intelectual, cidadania e combate violncia. Idealizado pela APAE DE SO PAULO, com patrocnio da Petrobras, o projeto foi criado para fortalecer a rede de proteo criana e ao adolescente com deficincia no Estado de So Paulo, prevenindo e enfrentando as aes de violncia fsica e moral sofridas por essa populao, bem como violaes dos direitos associados. Segundo o Censo 2000, 14,5% da populao do Estado apresentam algum tipo de deficincia, sendo o grupo de crianas e adolescentes o mais vulnervel pela fragilidade fsico-emocional, tornando-se alvo frequente da violncia. Ao todo, foram ouvidos cerca de 1 mil profissionais multidisciplinares das reas de sade, educao e assistncia social, entre conselheiros tutelares e representantes de rgos como Conselho Municipal da Pessoa Com Deficincia, Vara da Infncia e Juventude e Segurana Pblica, alm de agentes das APAEs locais e demais ONGs.

A iniciativa tem como objetivo central capacitar os potenciais multiplicadores da rede de proteo, contemplando aes de sensibilizao e de intervenes destinadas s necessidades locais dos municpios envolvidos. Em Rio Claro, o seminrio de capacitao ser realizado no Auditrio do NAM (Ncleo Administrativo Municipal), no Alto de Santana, das 8h s 17h, com a presena de palestrantes convidados que iro abordar os temas da deficincia intelectual e do sistema de defesa e garantia de direitos.

Para a coordenadora do servio de Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa com Deficincia Intelectual da APAE DE SO PAULO, Marilena Ardore, a relevncia do projeto se d na capacitao dos profissionais locais que atuam com crianas e jovens, para detectar a violncia, pois muitas vezes a pessoa com deficincia relata os casos sofridos, mas no ouvida. Sensibilizando esses atores sociais para as especificidades da Deficincia Intelectual e fortalecendo a rede, conseguiremos fazer com que as prticas de preveno e de encaminhamentos dos casos de violncia contra crianas e adolescentes sejam melhor gerenciadas explica.

Aberto ao pblico, o evento contar com palestras sobre deficincia intelectual e violncia, alm de oficinas temticas. No perodo da manh, das 9h30 s 10h30, a questo da deficincia intelectual ser abordada pelo psiclogo e psicanalista Marco

Aurlio Teixeira de Queiroz, que trabalha nas reas de deficincia e incluso desde 1995. Na sequncia, das 10h45 s 11h45, o psiclogo Daniel Brando de Souza, coordenador do Projeto Firmeza, feito pela CEDAP (Centro de Educao e Assessoria Popular) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas contra a explorao sexual de crianas e adolescentes, abordar o tema da cidadania e o enfrentamento da violncia. No perodo da tarde, a partir das 14h, esto programadas oficinas temticas sobre a importncia do trabalho em rede na defesa e a garantia dos direitos de pessoas com Deficincia Intelectual.

Sobre o Projeto Todos Pelos Direitos Durante dois meses, a Organizao aplicou cerca de mil questionrios em agentes locais, como conselheiros tutelares e representantes de alguns rgos, como Conselho Municipal da Pessoa Com Deficincia; profissionais das reas de Sade, Educao e Assistncia Social; Vara da Infncia e Juventude e Segurana Pblica, alm de agentes das APAEs locais, em cada um dos municpios visitados, para conhecer a rede de proteo. Aps reunir esses dados, a APAE DE SO PAULO realizar capacitaes com esses potenciais multiplicadores, alm de aes de sensibilizao e intervenes destinadas s necessidades locais.

Como passo seguinte, a APAE DE SO PAULO planeja manter a integrao e a comunicao entre os profissionais e servios que atuam na rede de proteo e defesa dos direitos das crianas e adolescentes com Deficincia Intelectual. Alm disso, a Organizao ir disseminar para a sociedade o contato compilado nas prticas do projeto. No final de 2012, ser realizado um encontro, aberto ao pblico, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em So Paulo, para fechar o projeto. Na ocasio, ser lanada uma publicao com contedo das capacitaes, dados levantados e manuais de cada tipologia segundo os indicadores investigados.

Entenda o que Deficincia Intelectual A Deficincia Intelectual, segundo a Associao Americana sobre Deficincia Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD), caracteriza-se por limitaes significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades prticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos 18 anos de idade.

No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficincia Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficincia Intelectual resultado, quase sempre, de uma alterao no desempenho cerebral, provocada por fatores genticos, distrbios na gestao, problemas no parto ou na vida aps o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da rea que em grande parte dos casos estudados essa alterao no tem uma causa conhecida ou identificada.

Direitos e Benefcios A pessoa com Deficincia Intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidados, assegurados pela Constituio Federal do nosso pas: direito vida, liberdade, igualdade, no discriminao, segurana, propriedade, educao, sade, trabalho, moradia, lazer, previdncia e assistncia social, entre outros. E tambm alguns direitos especficos, que so fundamentais para garantir as diferenciaes necessrias para que tenham as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa. Esses direitos dizem respeito a reserva de vagas para pessoas com deficincia nas empresas que tem acima de 100 funcionrios; gratuidade no sistema de transporte pblico municipal e intermunicipal, inclusive para o acompanhante; entre outros.

Sobre a APAE DE SO PAULO A APAE DE SO PAULO uma Organizao da sociedade civil sem fins lucrativos, referncia na preveno e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficincia Intelectual. H 50 anos, atua em todas as fases da vida, da infncia ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, a Organizao possui o maior laboratrio do Pas especializado na rea e credenciado pelo Ministrio da Sade como Servio de Referncia em Triagem Neonatal. Desde a implementao do exame, j foram realizados mais de 13 milhes de testes em bebs brasileiros. Ainda como preveno da Deficincia Intelectual, a Organizao promove e apia pesquisas, investe em desenvolvimento tecnolgico, produz e difunde conhecimento cientfico. Alm disso, promove a incluso social da pessoa com Deficincia Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoream e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurdico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficincia. Para conhecer mais sobre a APAE DE SO PAULO, acesse o site

www.apaesp.org.br, ou entre contato por email atendimento@apaesp.org.br ou por telefone, no nmero (11) 5080-7123.

Servio Seminrio de Capacitao Todos pelos Direitos: Deficincia Intelectual, cidadania e combate violncia Data: 25 de agosto de 2011 (quinta-feira) Horrio: 8h s 17h Local: Auditrio do NAM (Ncleo Administrativo Municipal Rua 6, nmero 3.265 Alto de Santana Rio Claro SP)

Contatos para a imprensa Perspectiva Comunicao Ana Luiza Silveira ana.silveira@perspectivabrasil.com.br Jos Carlos Videira josecarlos.videira@perspectivabrasil.com.br Patrcia Carbonell patricia.carbonell@perspectivabrasil.com.br Telefone: (11) 3706-3333

You might also like