You are on page 1of 6

DISLEXIA Pimenta, Luciane Lopes de Araujo Discente do 7 perodo de pedagogia da Faculdade de Cincias Sociais e Agrrias de Itapeva FAIT

Resumo
A Dislexia se define como sendo uma dificuldade na leitura e escrita. Na atualidade a definio mais usada que a Dislexia um dos diversos distrbios de aprendizagem, ela no considerada uma doena, portanto, no devemos falar em cura. Desde a pr escola, preciso que o professor preste ateno em alguns sintomas que a criana pode apresentar como; falta de ateno; no capaz de brincar com outras crianas; tem atraso no desenvolvimento da fala e escrita e no desenvolvimento visual; falta de coordenao motora; dificuldade em aprender; falta de interesse em materiais impressos entre outros. O professor deve observar a criana e encaminh-la para um especialista. Somente aps a realizao de exames especficos, clnicos e objetivos, que o diagnstico pode ser concludo. Nem toda criana com dificuldade dislxica isto um mito ao qual quero me aprofundar cientificamente para ter certeza. A verdade que sei at o momento de que a dislexia no afeta outras reas da vida da criana, apenas a leitura e a escrita. Chama-se a ateno para termos certo cuidado e no fazermos diagnsticos precipitados e preconceituosos em relao aos dislxicos.

Abstract
Dyslexia is defined as a difficulty in reading and writing. Currently the most widely used definition is that Dyslexia is one of several learning disorders, it is not considered a disease, one must not speak of a cure. From pre school, it is necessary that the teacher pays attention to certain symptoms that may present as a child, lack of attention, is not able to play with other children, has delayed development of speech and writing and visual development, lack of motor coordination, difficulty in learning, lack of interest in printed materials among others. The teacher should observe the child and refer her to a specialist. Only after the completion of specific examinations, clinical and objective, is that the diagnosis can be completed. Not every child is dyslexic difficulty with this is a myth to which I want to develop scientifically to be sure. The truth we know so far is that dyslexia does not affect other areas of the child's life, just reading and writing. Called attention to certain terms carefully and not make hasty and biased diagnoses in relation to dyslexia.

Introduo
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnstico multidisciplinar, s indicam um distrbio de aprendizagem, no confirmam a dislexia. E no pra por ai os mesmos sintomas podem indicar outras situaes, como leses, sndromes etc.. Identificando o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada por uma equipe multidisciplinar, formada por psiclogo, fonaudiolaga e psicopedagoga clinica, deve iniciar uma minuciosa investigao.Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangncia no processo de avaliao, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista e outros conforme o caso. A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnostico de dislexia. o que chamamos de avaliao multidisciplinar e de excluso. Outros fatores deveram ser descartados como dficit intelectual, disfunes ou deficincias auditivas e visuais, leses cerebrais (congnitas e adquiridas),desordem afetivas anteriores a processo de fracasso escolar,( com constantes fracassos escolares ou dislxicos ira apresentar prejuzos emocionais,mas estes so conseqncias,no causa da dislexia). Neste processo ainda muito importante: Tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o histrico familiar e de evoluo do paciente. Essa avaliao no s identifica as causas das dificuldades apresentadas,assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso,por meio de relatrio por escrito. Sendo diagnostica a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante as particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso no precisar de um tempo, para identificao do problema, bem como ter ainda o acesso a pareceres importantes.Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades da criana, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente.Os resultados iro aparecer de forma consciente e progressiva. Ao contrario do que muitos pensam, o dislxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho.Ele responde bem as situaes que possam ser associadas a vivencia concretas e aos mltiplos sentidos.O dislxico tambm tem sua prpria lgica sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente. Material e Mtodo Ao contrrio do que muitos pensam a dislexia no o resultado de m alfabetizao, desateno, desmotivao, condio scia econmico ou baixa inteligncia. Ela uma condio hereditria com alteraes genticas. A criana dislxica tem dificuldade de compreender o que est escrito e de escrever o que est pensando. Quando tenta expressar-se no papel o faz de maneira incorreta fazendo com que o leitor no compreenda suas idias. Na atualidade a definio mais usada que a Dislexia um dos diversos distrbios de aprendizagem, ela no considerada uma doena, portanto, no devemos falar em cura.

Desde a pr escola, preciso que o professor preste ateno em alguns sintomas que a criana pode apresentar como; falta de ateno; no capaz de brincar com outras crianas; tem atraso no desenvolvimento da fala e escrita e no desenvolvimento visual; falta de coordenao motora; dificuldade em aprender; falta de interesse em materiais impressos entre outros. O professor deve observar a criana e encaminh-la para um especialista. Somente aps a realizao de exames especficos, clnicos e objetivos, que o diagnstico pode ser concludo. Resultados e Discusso Nem toda criana com dificuldade dislxica isto um mito ao qual quero me aprofundar cientificamente para ter certeza. A verdade que sei at o momento de que a dislexia no afeta outras reas da vida da criana, apenas a leitura e a escrita. Chama-se a ateno para termos certo cuidado e no fazermos diagnsticos precipitados e preconceituosos em relao aos dislxicos. MASSI,G de A.,(2004) Partindo da anlise lingstica de dados da escrita inicial, possvel afirmar que a dislexia no se sustenta como um distrbio vinculado aquisio da escrita, mas, antes disso, evidencia a concretizao da aprendizagem dessa modalidade de linguagem A autora parte do principio de que muitas crianas por no seguirem um padro de conhecimento como os demais alunos so diagnosticados pelos professores como crianas portadoras de dislexia ou dificuldade de aprendizagem na escrita. Os indcios desta dificuldade, relacionado na maioria das vezes as trocas de palavras ou uma segmentao inadequada de vocabulrio, quando investigado linguisticamente no apontam como distrbio, mas desvendam o prprio processo de aquisio da linguagem escrita. O distrbio hereditrio, e que no uma doena. "A dislexia uma disfuno neurolgica: a informao faz um caminho mais longo e demora um pouco mais para ser processada" explica a (ABD) A associao estima que 10% da populao brasileira sofre de dislexia, e o importante, nestes casos fazer o diagnostico precoce. Para a autora a dislexia foi descoberta a mais de um sculo e at hoje surgem discusses a cerca do assunto, o que realmente a dislexia afeta, a leitura ou a escrita? Ou os, dois, isso motivo de duvidas para todos que no tm conhecimento do distrbio de aprendizagem. A falta de conhecimento nos educadores contribui para que os alunos dislxicos acabem por abandonar a escola. A dislexia uma dificuldade que se bem trabalhada pode ser superada e o dislxico ter uma vida norma com apenas uma dificuldade em determinada rea. A dificuldade de conhecimento e de definio do que dislexia, faz com que se tenha criado um mundo to diversificado de informaes, que confunde e desinforma e causa ainda ignorada evaso escolar em nosso pas, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformao ou na informao imprecisa, no considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.

Pode-se dizer que a IDA (Interanational Dyslexia Association), a me de todas as associaes que existe, pois atravs dela que surgiram vrias entidades para contribuir com os dislxicos que como a prpria citou a dificuldade que estes tm De acordo com a (ABD) Associao Brasileira de Dislexia, a definio vem do grego e do latim: DIS, de distrbio, vem do latim, e LEXIA, do grego, significa linguagem. Ou seja, dislexia uma disfuno neurolgica que apresenta como conseqncia, dificuldades na leitura e escrita. Concluso Hoje, os mais abrangentes e srios estudos a respeito desse assunto, registram 20% da populao americana como dislxica, com a observao adicional: "existem muitos dislxicos no diagnosticados em nosso pas". Para sublinhar, de cada 10 alunos em sala de aula, dois so dislxicos, com algum grau significativo de dificuldades. Graus leves, embora importantes, no costumam sequer ser considerados. Segundo os estudiosos do assunto todos tratam a dislexia como um distrbio de aprendizagem e no como uma doena patolgica, assim como a populao desinformada trata os dislxicos que so alvos das criticas em sala de aula o que os levam os alunos a ser evasados.

Referncias Bibliogrficas:

DAVIS, R. D. & BRAUN, E. M. O Dom da Dislexia. O Novo Mtodo Revolucionrio de Correo da Dislexia e de outros Transtornos de aprendizagem. Traduo de Ana Lima e Garcia Badar Massad. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. Frank,Robert A vida secreta da criana com Dislexia(2003) So Paulo M.Books do Brasil Editora Ltda 1 Parenting MASSI, G. A. A. A outra face da dislexia. Curitiba, 2004. 244 f. Tese (Doutorado em Letras) - Setor de Cincias Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paran. (http://www.dislexia.org.br/abd/dislexia...) http://www.dislexia.com.br/

You might also like