You are on page 1of 2

CONSTITUIO NORMATIVA, NOMINAL E SEMNTICA

Segundo Karl Loewenstein, h trs categorias em que uma constituio pode ser classificada: a normativa, a nominal ou a semntica. A classificao ontolgica define as constituies pela concordncia entre as normas nelas escritas e a realidade do processo do poder e pelo que os dominantes e os dominados fazem delas.

A constituio normativa real e efetiva, aquela em que os destinatrios e detentores do poder efetivamente usam e obedecem corretamente. Para que isso ocorra, preciso mais do que a validade jurdica. A constituio deve ser integrada na comunidade e vice-versa. Para essa ser implantada, o meio social e poltico deve ser favorvel, ou seja, a sociedade j deve ser educada e desenvolvida nesses sentidos para que a constituio seja vivida, obedecida tanto pela populao quanto pelo governo. Em um estado no democrtico, o costume autocrtico dever se tornar suficientemente impopular entre os dominados e os dominantes para que o Estado constitucional tenha uma chance justa para ser implantado. O carter normativo costuma ser encontrado em pases ocidentais, com alta homogeneidade social econmica e tradio de governo constitucional, como na Gr Bretanha, EUA, Frana, Itlia e Alemanha.

Por sua vez, a constituio nominal juridicamente vlida, porm no real e efetiva. No s as emendas, mas tambm o meio social e poltico mudam as normas da constituio quando chegam prtica. Neste caso, o ambiente social e econmico (baixa educao, inexistncia de uma classe mdia) no favorvel concordncia entre as normas e a realidade do processo do poder, ou seja, prematuro para uma constituio normativa. O carter nominal costuma ser encontrado em estados com uma ordem social colonial ou agrrio-feudal onde o constitucionalismo democrtico ocidental se implantou (estados asiticos, africanos e latino-americanos). No se pode esquecer, porm, que muitos desses paises latinoamericanos se encontram numa transio entre o processo nominal e o normativo, como o caso do Brasil, Chile, Colmbia, Uruguai, Mxico e Costa Rica.

J a constituio semntica vlida juridicamente e bem aplicada, porm apenas a formalizao da existente situao do poder poltico, favorecendo os dominadores, que usam a coero como instrumento. Apesar do objetivo original da constituio ser limitar a concentrao do poder, a constituio semntica usada para consolidar e perpetuar a interveno dos detentores do poder. Esta apenas um disfarce, pois poderia ser dispensada. O carter semntico pode surgir em qualquer lugar. Alguns exemplos desse tipo de constituio so as constituies Napolenicas, as constituies da maioria dos estados islmicos, neopresidencialistas, a constituio de Cuba, entre outras. A distino entre essas categorias pode ser difcil j que as constituies guardam silncio sobre alguns aspectos e as nominais e semnticas presumem sempre serem normativas. Entretanto, as semnticas so mais distinguveis ao observarmos poder temporal ilimitado, plebiscitos manipulados e unipartidarismo. As instituies polticas e o mtodo de domnio so aparentemente semelhantes e as constituies nominais e normativas so comumente confundidas. Dessa forma, preciso analisar a realidade do

processo do poder para classificar uma constituio.

Ao contrrio do texto de Loewenstein, que classifica as constituies de acordo com seu grau de concordncia com a realidade, o texto de Lasalle procura definir uma constituio ideal, que seria aquela onde a Constituio Formal est de acordo com a Constituio Material, sendo essa composta pelos fatores que regem o nosso comportamento dirio e o funcionamento das intituies no pas.

Em essncia, o que uma Constituio? O texto de Ferdinand Lassale procura responder essa pergunta, primeiro a diferenciando de uma lei bsica e ento a definindo como resultado de fatores reais de poder, e, no caso dos estados modernos, como a unio destes fatores com "a folha de papel", ou seja, o texto formal da Constituio.

Segundo seu raciocnio, tanto as normas constitucionais e as normas bsicas so leis. No entanto, as primeiras esto hierarquicamente acima das segundas, dado que as fundamentam. Uma vez que so fundamentais, explica-se porque elas devem ser inflexveis: Elas so decorrentes das necessidades das demais leis de terem embasamento jurdico.

No entanto, o que concede poder Constituio? Se, como no exemplo dado em aula, do desaparecimento de toda fonte formal da Constituio, desapareceria tambm todo o seu poder real? A resposta, segundo Lassale, : No, pois a fora ativa da Constituio ainda estaria presente nas foras reais do poder. Por foras reais do poder, no se pode dizer com preciso quais so, pois dependem de um contexto para serem definidas. Em linhas gerais, pode-se dizer que so formadas pelas instituies de um pas e o equilbrio de foras entre estas. Exemplos importantes so o Exrcito, que garante o funcionamento do poder pelo uso da fora fsica, a influncia do grande capital, e, em casos de insatisfao extrema com a situao atual de uma nao, at mesmo o povo em geral, como ocorreu na Revoluo Francesa.

Logo, pode-se dizer que a Constituio formada pela soma de fatores reais de poder, e, uma vez criada uma "folha de papel", ou seja, o texto formal para esta, torna-se o fundamento das instituies jurdicas. Sendo desta forma, possvel se dizer que todo pas, mesmo onde a constituio escrita no presente, possui uma Constituio real e efetiva e que a constituio escrita s respeitada e duradoura se baseada nos foras reais de poder.

You might also like