You are on page 1of 4

T.D PIRMIDE, CILINDRO, CONE E ESFERA PROF.

TIAGO LEO

1) Numa pirmide quadrangular regular a rea da base mede 100cm e ngulo formado entre a cada face e o plano da base mede 60, calcule o volume da pirmide.

2) Uma pirmide hexagonal regular com 12cm de altura tem aresta da base medindo

cm, calcular:

a) aptema da base b) aptema da pirmide c) rea da base d) rea lateral e) volume

3) A geratriz de um cone circular reto mede 20 cm e forma um ngulo de 60 com o plano da base. Determinar a rea lateral, rea total e o volume do cone.

4) As reas das bases de um cone circular reto e de um prisma quadrangular reto so iguais. O prisma tem altura 12 cm e volume igual ao dobro do volume do cone. Determinar a altura do cone.

5) Anderson colocou uma casquinha de sorvete dentro de uma lata cilndrica de mesma base, mesmo raio r e mesma altura h da casquinha. Qual o volume do espao (vazio) compreendido entre a lata e a casquinha de sorvete?

6) Um cilindro eqiltero tem 250 cm de volume. Calcule a rea da seco paralela ao eixo, distante 3cm do eixo.

7) Dados dois cilindros com altura igual a 5cm, a diferena entre os volumes igual a 400cm e a diferena entre os raios igual a 8cm. Determine o raio de maior volume.

8) Uma seco meridiana de um cilindro equiltero tem 144 cm de rea. Calcule a rea lateral, rea total e o volume desse cilindro.

9) Determine a rea total da superfcie e o volume do tronco de cone reto da figura abaixo.

10) Se, a medida do raio da esfera , acrescentarmos 10% do seu valor, obteremos a medida do raio da esfera Determine de quantos por cento foi o aumento no volume da esfera .

11) Uma esfera de ouro de raio 6cm foi derretida e transformada num cetro cilndrico de mesmo raio, determine o comprimento desse cetro.

12) Uma esfera est inscrita num cone de forma que a esfera tangencia todas as faces do cone. Sabendo que o raio do cone mede 6cm e que sua altura mede 8cm, calcular o volume da esfera.

(ENEM 2004) Uma empresa produz tampas circulares de alumnio para tanques cilndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas mdias e 16 tampas pequenas.

As sobras de material da produo diria das tampas grandes, mdias e pequenas dessa empresa so doadas, respectivamente, a trs entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informaes, pode-se concluir que (A) a entidade I recebe mais material do que a entidade II. (B) a entidade I recebe metade de material do que a entidade III. (C) a entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III. (D) as entidade I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III. (E) as trs entidades recebem iguais quantidades de material. (ENEM 2006) Uma artes confecciona dois diferentes tipos de vela ornamental a partir de moldes feitos com cartes de papel retangulares de 20 cm X 10 cm (conforme ilustram as figuras abaixo). Unindo dois lados opostos do carto, de duas maneiras, a artes forma cilindros e, em seguida, os preenche completamente com parafina.

Supondo-se que o custo da vela seja diretamente proporcional ao volume da parafina empregado, o custo da vela do tipo I, em relao ao custo da vela de tipo II ser: (A) O triplo (B) O dobro (C) igual (D) A metade (E) A tera parte

(ENEM 2009) Um vasilhame na forma de um cilindro circular reto de raio da base de 5cm e altura de 30 cm est parcialmente ocupado por de lcool. Suponha que sobre o vasilhame seja fixado um funil na forma de um cone circular reto de raio da base de 5cm e altura de 6cm, conforme ilustra a figura 1. O

conjunto, como mostra a figura 2, virado para baixo, sendo H a distncia da superfcie do lcool at o fundo do vasilhame. Considerando-se essas informaes, qual o valor da distncia H? (A) 5 cm (B) 7 cm (C) 8 cm (D) 12 cm (E) 18 cm ENEM 2009) Um artista plstico construiu, com certa quantidade de massa modeladora, um cilindro circular reto cujo dimetro da base mede 24 cm e cuja altura mede 15 cm. Antes que a massa secasse, ele resolveu transformar aquele cilindro em uma esfera. Analisando as caractersticas das figuras geomtricas envolvidas, conclui-se que o raio R da esfera assim construda igual a: (A) 15 (B) 12 (C) 24 (D) 3 (E) 6

You might also like