You are on page 1of 26

Teoria Extra 3

Introduo:

Chave de Partida Suave (Soft-Starter)

Os motores assncronos trifsicos de rotor em gaiola apresentam surtos de corrente e de conjugado indesejveis quando operados em partida direta. Para facilitar a partida minimizando tais surtos, so usadas vrias tcnicas, como chave estrela-tringulo, chave compensadora, autotransformador etc. De fato essas tcnicas conseguem uma reduo na corrente de partida, porm a comutao por degraus de tenso. Entretanto, nenhuma delas se compara com o mtodo de partida suave (que utiliza o equipamento denominado soft-starter). A figura a seguir permite comparar curvas de comportamento da corrente de partida para as tcnicas mais usuais:

Comparativo entre tcnicas de partida A popularizao da tecnologia eletroeletrnica, bem como a crescente necessidade de sistemas confiveis, incrementam a utilizao de soft-starters. Ares-condicionados, refrigerao industrial e compressores so exemplos que utilizam esse equipamento, principalmente quando ligados a fontes de alimentao no-confiveis ou fracas. Uma chave soft-starter um mdulo eletrnico tiristorizado, para partida suave de motores de induo trifsicos do tipo gaiola. O mdulo substitui as tcnicas tradicionais como estrela-tringulo, chave compensadora e autotransformador. A chave soft-starter inicia a transferncia gradual de energia para o motor, iniciando assim, suavemente a acelerao do mesmo, reduzindo os trancos e golpes nos componentes mecnicos e sobrecarga na rede eltrica durante a partida.

SENAI

Patrocnio:

1
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

As chaves soft-starters so equipamentos de eletrnica de potncia que consistem em elementos de comutao bidirecionais, compostas de pontes de tiristores (de quatro a seis tiristores SCR montados na configurao antiparalelo e acionados por uma placa de controle eletrnica) que atuam como chaves de partida esttica, projetadas para regular a rampa de acelerao nas partidas de motores de induo trifsicos (motor de corrente alternada do tipo gaiola), a fim de controlar a corrente de partida da mquina, em substituio s tcnicas mais antigas. Os soft-starters atuam tambm na rampa de desacelerao, nas paradas da mquina e ainda na proteo eltrica do motor. Seu uso comum em bombas centrfugas, ventiladores, e motores de elevada potncia cuja aplicao no exija a variao de velocidade. As chaves soft-starters so equipamentos especialmente recomendados para aplicaes em: Bomba de Vcuo a Palheta; Bombas Centrfugas; Calandras (partidas a vazio); Compressores a Parafuso (partindo em alvio); Misturadores; Refinadores de Celulose; Ventiladores Axiais (baixa inrcia carga leve).

Qualquer chave soft-starter apresenta as seguintes vantagens em relao aos equipamentos de partida de motor tradicionais. Dentre as mais importantes, temos: No provocar trancos e golpes no sistema mecnico; Reduzir e limitar a corrente de partida; Evitar picos de corrente; Incorporar parada suave e protees.

Estas chaves contribuem para a reduo dos esforos sobre acoplamentos e dispositivos de transmisso (correias, polias, etc) durante as partidas e para o aumento da vida til do motor e equipamentos mecnicos da mquina acionada, devido eliminao de choques mecnicos. Tambm contribui para a economia de energia, sendo muito utilizada em sistemas de refrigerao e em bombeamento.
SENAI

Reduo acentuada dos esforos sobre os acoplamentos e dispositivos de transmisso (redutores, polias, engrenagens, correias, etc) durante a partida; Aumento da vida til do motor e equipamentos mecnicos da mquina acionada pela eliminao de choques mecnicos; Facilidade de operao, ajuste e manuteno; Instalao eltrica simples; Operao em ambientes de at 55 C. 2 Patrocnio:
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

A soft-starter controla a tenso sobre o motor atravs do circuito de potncia, constitudo por seis SCRs, variando o ngulo de disparo dos mesmos e conseqentemente variando a tenso eficaz aplicada ao motor, podendo assim controlar a corrente de partida do motor, proporcionando uma "partida suave" (soft-start em ingls), de forma a no provocar decadas bruscas no valor da tenso eltrica na rede de alimentao devido a surtos de corrente, como ocorre em partidas diretas. As principais caractersticas que uma boa chave soft-starter deve ter so funes de: proteo, sinalizao e ajustes. Essas funes e caractersticas so bastante desejveis e esto presentes, num grau maior ou menor, em todas chaves produzidas industrialmente. O sistema de controle possui ajuste da corrente de partida, que permite evitar a subida excessiva da mesma. O mtodo utilizado o de incremento linear do ngulo de conduo dos tiristores, que conduzem a partir de uma rede trifsica. Os tiristores se encontram aos pares, em ligao antiparalelo, presentes em apenas duas ou em trs fases. O incremento linear do ngulo de conduo dos tiristores resulta em aumento suave da tenso no estator do motor. Com o crescimento da tenso, aumenta tambm o torque, at que vencido o conjugado da carga, o motor principia o movimento de seu eixo, sendo que a partir desse ponto limitada a corrente de partida mxima permissvel. Princpio de Funcionamento: O soft-starter um equipamento eletrnico capaz de controlar a potncia do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Seu princpio de funcionamento baseia-se em componentes estticos: tiristores SCRs. O controle pode ser exercido em duas ou nas trs fazes, como o caso das soft-starters mais sofisticadas, cujo circuito de eletrnica de potncia mostrado a seguir:

No entanto um grande nmero de fabricantes projeta seus soft-starters para controlar apenas duas fases (R e S, por exemplo), utilizando a terceira como referncia.
SENAI Patrocnio:

3
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Essa tcnica resulta numa simplificao tanto do circuito de potncia quanto do circuito de controle e, conseqentemente, reduz o custo do produto. O esquema genrico de um softstarter com controle atuando em apenas duas fases mostrado na figura a seguir:

Atravs da manipulao do ngulo de conduo dos tiristores, a tenso na partida reduzida, diminuindo os picos de corrente gerados pela inrcia da carga mecnica. Um dos requisitos do soft-starter controlar a potncia do motor, entretanto sem alterar sua freqncia (velocidade de sncrona da rotao). Para que isso ocorra, o controle de disparo dos tiristores atua em dois pontos distintos: controle pelo ponto de tenso zero e controle pelo ponto de corrente zero. O circuito de controle caracteriza-se como um circuito de controle de fase e produz pulsos de disparo com um retardo que temporizado a partir da ltima passagem pelo valor de zero volt da forma de onda da CA senoidal, tanto da tenso como da corrente. O sensor de corrente pode ser um T.C. (transformador de corrente) que pode ser instalado em uma nica fase (nesse caso, o sistema mede somente o ponto de cruzamento de uma fase), em duas fases ou ainda um para cada fase. Com o ajuste correto dos parmetros, o torque e a corrente so ajustados s necessidades da carga, ou seja, a corrente exigida ser a mnima necessria para acelerar a carga, sem que haja necessidade de mudanas de freqncia. Algumas caractersticas e vantagens das chaves soft-starters so:
SENAI

Ajuste da tenso de partida por um tempo pr-definido; Pulso de tenso na partida para cargas com alto conjugado de partida; Reduo rpida de tenso a um nvel ajustvel, (reduo de choques 4 Patrocnio:
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

hidrulicos em sistemas de bombeamento); Proteo contra falta de fase, sobre-corrente e subcorrente, etc.

Para que a partida do motor ocorra de modo suave, o usurio deve parametrizar a tenso inicial de partida (Vp) de modo que ela assuma o menor valor possvel suficiente para iniciar o movimento da carga. A partir da, a tenso subir linearmente segundo um tempo tambm parametrizado (tr) at atingir o valor nominal. Isso mostrado na figura a seguir:

Na frenagem, a tenso deve ser reduzida instantaneamente a um valor ajustvel (Vt), que deve ser parametrizado no nvel em que o motor inicia a reduo da rotao. A partir desse ponto, a tenso diminui linearmente (rampa ajustvel (tr)) at a tenso final Vz, quando o motor parar de girar. Nesse instante, a tenso desligada. Veja a figura seguinte:

Alm da tenso, o soft-starter tambm tem circuitos de controle de corrente. Ela


SENAI Patrocnio:

5
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

conservada num valor ajustvel por um determinado intervalo de tempo. Esse recurso permite que cargas de alta inrcia sejam aceleradas com a menor corrente possvel, alm de limitar a corrente mxima para partidas de motores em fontes limitadas (barramento noinfinito). Circuito de Controle: A aplicao de microprocessadores se expande vertiginosamente com o passar do tempo. Uma das causas da grande expanso do uso de microprocessadores o seu custo reduzido. Com o passar dos dias descobrem-se novas aplicaes. O seu manuseio j se encontra bastante facilitado, fazendo com que novos equipamentos sejam desenvolvidos sem grande esforo. Os microprocessadores atuais so versteis e consomem pouca energia. Dessa forma podem-se desenvolver equipamentos de pequeno porte com baixo custo operacional. Estes equipamentos podem substituir a mo de obra humana muitas vezes utilizada em tarefas repetitivas. Por esses motivos, o circuito de controle de um soft-starter usa um microcontroladores / microprocessadores. O circuito de controle de um soft-starter emprega um microcontrolador ou um microprocessador, usualmente do tipo DSP (Digital Signal Processor), tirando vantagem da versatilidade, baixo consumo e baixo custo deste tipo de componente.

SENAI

Patrocnio:

6
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Diagrama de Blocos Tpico de um Soft-Starter

Recursos de um Soft-Starter: Os soft-starters existentes no mercado (fabricados pela WEG, ABB, SIEMENS e outras) so equipados com interfaces homem-mquina, ou painel de indicadores luminosos para informar o status do sistema. Quanto aos recursos que um soft-starter deve ter, os mais importantes so: Indicadores luminosos de estado; Proteo do motor; Proteo da soft-starter; Sensibilidade seqncia de fase; Plug-in; Circuitos de economia de energia.

A seguir, fazemos uma breve descrio de cada tpico acima.

SENAI

Patrocnio:

7
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Sinalizaes por Indicadores Luminosos (LEDs): Qualquer chave soft-starter produzida industrialmente tem um grande nmero de sinalizaes, feitas atravs de indicadores luminosos. Essas sinalizaes tm, no geral, a funo de informar ao usurio a respeito do funcionamento da chave. Elas so citadas logo a seguir, e damos uma breve explicao sobre cada uma: Pronto para a partida: Significa que o motor no est em regime de partida, nem em fim de partida e nem em rampa de parada e neste caso pode ser comandada a partida; Rampa: sinaliza a ocorrncia das rampas de partida e parada; Rotao nominal: sinaliza somente se a rampa de partida terminou e a corrente do motor caiu para nveis nominais, indicando que o mesmo partiu. Comanda tambm a entrada do contator de By Pass quando utilizado; Frenagem: Sinaliza enquanto o motor est em processo de frenagem por injeo de corrente contnua; Booster: Sinaliza durante processo de injeo de alta corrente no inicio de partida, caso esta funo esteja selecionada.

Protees: Estas tm o objetivo de proteger tanto o motor quanto a soft-starter de qualquer eventual distrbio ou falha. Curto-Circuito: Atua caso ocorra uma corrente instantnea de valor 8 vezes a nominal do softstarter. Neste caso, faz acender o indicador luminos correspondente, inibe-se os disparos e comuta-se o rel de indicao de falha. Esta proteo no dispensa o uso de fusveis ultrarpidos para proteo dos tiristores, j que as condies de curto-circuito variam, dependendo da impedncia da rede, podendo atingir valores elevados de corrente. Neste caso, o fusvel pode atuar primeiro, garantindo uma proteo mais adequada os tiristores. Sobre-Corrente e Sub-Corrente: Para completa proteo do motor, a proteo contra sobre-corrente pode ajustada, de 70 a 120% da corrente nominal. Atua aps 10 segundos de sobrecarga, acendendo o indicador luminoso correspondente, comutando o rel de falha e inibindo-se o disparo dos
SENAI Patrocnio:

8
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

tiristores. Essa funo, que deve estar presente em toda chave soft-starter, sinaliza a ocorrncia de sobrecarga acima dos nveis ajustados. A figura a seguir apresenta a curva tpica de sobre-corrente e de sub-corrente de um soft-starter:

A proteo de subcorrente ideal para aplicao em bombas a fim de evitar o funcionamento em vazio. A limitao de corrente no opera durante o intervalo de tempo da partida e da parada suave, somente est ativa aps o motor j ter partido e por fim estar a plena rotao recebendo da Soft-Starter a plena tenso. O dispositivo pode ser configurado para dar proteo tanto para sobre-correntes quanto para sub-corrente. Quando possvel, utilizar para partidas de motores chaves softstarters que possibilitem o ajuste do torque do motor s necessidades do torque da carga, de modo que a corrente absorvida ser a mnima necessria para acelerar a carga. Veja a figura a seguir, que ilustra a limitao de corrente quando usamos softstarter:

Limitao de corrente em um soft-starter


SENAI Patrocnio:

9
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Sobre e Subtenso: Permite ajustar os limites de sobre e subtenso para a completa proteo do motor. Disponvel nos dois tipos de ligao ao motor.

Sobre-Temperatura: Uma chave bem projetada pode possui um sensor trmico nos dissipadores de calor dos tiristores. Caso ocorra elevao da temperatura, ocorrer a indicao da falha no indicador luminoso correspondente, inibio do disparo dos tiristores, e a comutao do rel de indicao de falha. Falta de Fase: Detecta falha e falta de fase na entrada da soft-starter. Quando atuada, faz acender o indicador luminoso correspondente, comuta o rel de falha e inibe-se o disparo dos tiristores. Sinaliza se ocorrer tanto falta de fase na entrada como na sada, como tambm falha interna que ocasione falta de corrente em uma das fases. Em caso de motor sem carga, desacoplado, tanto no mtodo de superviso de tenso como no de corrente esta proteo pode no atuar, j que num caso o motor gera tenso nominal na fase faltante (sem carga) e no outro caso a corrente muito baixa e a deteco feita por comparao entre as fases. No ocasiona problemas pois o motor logicamente no vai operar com carga zero ou desacoplado. Deve-se tomar cuidado durante testes com o motor desacoplado. Sensibilidade Seqncia de Fase: Os soft-starters podem ser configurados para operarem somente se a seqncia de fase estiver correta. Esse recurso assegura a proteo, principalmente mecnica, para cargas que no podem girar em sentido contrrio (bombas, por exemplo). Quando h a necessidade de reverso, podemos faz-los com contatores externos ao soft-starter.
SENAI Patrocnio:

10
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

By-Pass Incorporado: As chaves soft-starters operam com a tcnica chamada by-pass, na qual, no final do intervalo de tempo da partida quando por fim o motor estar recebendo da soft-starter a plena tenso da rede, um contator, cujos contatos NA trabalham em paralelo com o arranjo de tiristores de cada fase acionado, assumindo este a conduo da corrente nominal do motor. A corrente do motor deixa ento de fluir pelos tiristores, passando a fluir pelo contator, permitindo que os tiristores fiquem em repouso, evitando danos por sobreaquecimento aos mesmos. Minimizando as perdas de potncia e a dissipao de calor nos tiristores, proporcionando reduo de espao e contribuindo para economia de energia. Na hora da parada por Soft Stop, o contator abre sem faiscamento, pois os tiristores assumem a corrente do motor, sem interrupo e inicia-se a rampa de parada, com a interrupo da corrente final pala passagem pelo zero, portanto sem faiscamento. No caso de parada Full Stop, uma pequena temporizao no soft-starter permite que o contator abra primeiro, sem faiscamento e logo aps os tiristores interrompem a corrente pela passagem pelo valor zero de corrente, portanto tambm sem faiscamento. O contator de By Pass, apresenta, portanto, durabilidade muito grande, pois no apresenta faiscamento nos contatos no na abertura e no fechamento. Ele possui as vantagens: Plug-In: O plug-in um conjunto de facilidades que podem ser disponibilizadas no softstarter atravs de um mdulo extra, ou atravs de parmetros, como rel eletrnico, frenagem CC ou AC, dupla rampa de acelerao para motores de duas velocidades e realimentao de velocidade para acelerao independente das flutuaes de carga. Economia de energia (Funo Energy Saver): A maioria dos soft-starters modernos possui um circuito de economia de energia. 11 Patrocnio:
ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

No necessita refrigerao no painel para poucas partidas. O painel pode ser totalmente fechado em muitos casos, mantendo o equipamento limpo; No apresenta perdas e aquecimento aps a partida; As protees continuam ativas; O contator utilizado no participa da partida e da parada, no apresentando faiscamentos e desgaste prematuro; Pode ser mais econmico.

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

Essa facilidade reduz a tenso aplicada para motores a vazio, diminuindo as perdas no entreferro, que so a maior parcela de perda nos motores com baixas cargas. Esta funo diminui a tenso no motor quando a carga for abaixo da nominal do motor, sendo til em casos em que o motor possui uma partida pesada, mas que a carga diminui com o crescimento da velocidade, como ocorre em um grande nmero das aplicaes. Esta funo equivale a diminuir a potncia do motor proporcionalmente a carga, economizando energia e melhorando o fator de potncia. Em caso de picos de carga a liberao da tenso total automtica, voltando ao regime de economia aps o pico de carga. Uma economia significante pode ser experimentada para motores que operam com cargas de at 50% da potncia do motor. Entretanto, essa funo gera correntes harmnicas indesejveis na rede, devido abertura do ngulo de conduo para diminuio da tenso. A figura a seguir ilustra isso:

Economia de energia usando um soft-starter

Cabe lembrar, entretanto, que o soft-starter no melhora o fator de potncia, e tambm gera harmnicos, como qualquer outro dispositivo de acionamento esttico. Agora vamos mudar o ngulo de disparo dos tiristores, e ver o que acontece com o fator de potncia e com o consumo de energia eltrica. Queremos analisar o comportamento da potncia (traduzida em energia eltrica) na partida de um motor de induo quando se usa partida suave. Foi usado na simulao acima um ngulo de disparo dos tiristores igual a 70. Entretanto, vamos analisar torque e potncia para um ngulo de disparo diferente, igual a 100. Sendo assim, mostramos a configurao dos pulsos enviados aos tiristores, pela figura a seguir.

SENAI

Patrocnio:

12
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Pulsos enviados aos tiristores para um ngulo de disparo de 100

Aplicaes: Os soft-starters podem ser utilizados nas mais diversas aplicaes. Suas principais so em:
SENAI

Bombas centrfugas (saneamento, irrigao, petrleo); Ventiladores, exaustores e sopradores; Compressores de ar e refrigerao; Misturadores e aeradores; Britadores e moedores; Picadores de madeira; Refinadores de papel; Fornos rotativos; Serras e plainas (madeira); Moinhos (bolas e martelo); Transportadores de carga: Correias; Monovias; Escadas rolantes; Esteiras de bagagens em aeroportos; Linhas de engarrafamento.
Patrocnio:

13
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Porm, trs delas so clssicas: bombas, compressores e ventiladores. Daremos, em seguida, uma pequena descrio de cada uma dessas aplicaes. Mtodos de Partida: As Soft-Starters mais sofisticadas permitem escolher o mtodo de controle de partida a ser utilizado numa dada aplicao. Estas normalmente apresentam um conjunto de cinco tipos de controle de partida para melhor se adaptar a todas as necessidades de aplicao, conforme explicado a seguir: Rampa de Tenso: Permite a acelerao e / ou desacelerao suaves, atravs de rampas de tenso: Partida com rampa de tenso: Este o mtodo mais comumente utilizado. A Soft-Starter impe a tenso sobre o motor sem nenhum tipo de realimentao de tenso ou corrente aplicada ao motor. Aplicado a cargas com torque inicial mais baixo ou torque quadrtico. Este tipo de controle pode ser utilizado como um teste inicial de funcionamento.

Controle de Bombas: Neste tipo de aplicao, manipula-se a rampa de tenso buscando-se igualar as curvas de torque do motor e de conjugado da carga. Nesse caso, a corrente de partida limitada para aproximadamente 2,5 vezes a corrente nominal. No controle de bombas a rampa de desacelerao proporciona uma desacelerao suave diminuindo sensivelmente o choque hidrulico, evitando o Golpe de Arete. Essa a razo, alis, das empresas de saneamento especificarem soft-starters com potncias superiores a 10kW. Este mtodo de controle otimizado para proporcionar o torque necessrio para partir e parar suavemente bombas hidrulicas centrfugas. O mtodo de controle de bombas
SENAI Patrocnio:

14
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

possui um algoritmo especialmente desenvolvido para aplicaes com bombas centrfugas (cargas com conjugado quadrtico), com objetivo de minimizar os golpes de Arete (picos de contrapresso nas tubulaes hidrulicas que podem provocar rupturas ou desgastes excessivos nas mesmas).

Uma das facilidades que torna ainda mais interessante a utilizao desse equipamento no acionamento de bombas o recurso kick-start. O kick-start um pulso de tenso rpido e de grande amplitude aplicado no instante da partida. Isso ajuda a vencer a inrcia de partida quando h a presena de slidos na bomba (sujeira).

Kick Starter em Tenso ou Corrente: Permite um pulso inicial de tenso ou corrente que aplicado ao motor proporciona um reforo de torque inicial a partida, necessria para a partida de cargas com elevado atrito esttico.

SENAI

Patrocnio:

15
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Compressores: O soft-starter reduz a manuteno e permite que compressores crticos sejam desligados quando no forem necessrios. Por outro lado, evita que eles sejam desligados no funcionamento normal devido a fontes de alimentao muito fracas. Ventiladores: Os ventiladores, assim como as bombas, exigem um torque proporcional velocidade, porm, tambm tm grande inrcia. Geralmente, o limite de corrente utilizado para estender o tempo de rampa, enquanto a inrcia vencida. Limitao de Corrente: Permite ajustar o limite de corrente durante a partida de acordo com as necessidades da aplicao. O mximo nvel de corrente mantido durante a partida sendo ajustado de acordo com as necessidades da aplicao. Aplicado a cargas com torque inicial mais alto ou torque constante. Este tipo de controle utilizado para adequar a partida aos limites de capacidade da rede de alimentao.

SENAI

Patrocnio:

16
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Rampa de Corrente: Permite ajustar limites de corrente menores ou maiores para o incio da partida. Aplicado a cargas com torque inicial mais alto ou mais baixo. O mximo nvel de corrente tambm limitado durante a partida, porm, pode-se ajustar limites de correntes menores ou maiores para o incio da partida. Pode substituir a funo kick start para cargas com torque inicial mais elevado. Aplicado a cargas com torque inicial mais baixo ou mais alto. Este tipo de controle utilizado para adequar a partida aos limites de capacidade da rede de alimentao.

SENAI

Patrocnio:

17
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Controle de Torque: A algumas soft-starters possuem ainda um algoritmo de controle de torque de altssimo desempenho e totalmente flexvel para atender a necessidade de qualquer aplicao, tanto para partir como para parar o motor e sua carga suavemente. Disponvel nos dois tipos de ligao ao motor: ligao padro (3 cabos) ou ligao dentro do delta do motor (6 cabos). 1 ponto de ajuste: Torque Constante: Permite ajustar uma limitao de torque de partida constante. Fcil de ajustar e programar; 2 pontos de ajuste: Rampa de Torque linear: Permite ajustar uma limitao de torque de partida em rampa linear. Necessita de algum conhecimento da carga para ajustar e programar; 3 pontos de ajuste: Rampa de Torque Quadrtico: Permite ajustar uma limitao de torque de partida em trs pontos de ajuste: inicial, intermedirio e final. Possibilita a partida de cargas quadrticas, entre outros. Necessita de um grande conhecimento da carga para ajustar e programar.

Este tipo de controle pode permitir acelerao e desacelerao com rampa linear de velocidade. Os tipos de controle so dispostos conforme o grau de dificuldade de utilizao e programao. Portanto, utilize inicialmente os modos de controle mais fceis; Sempre que alterar o contedo do parmetro que define o mtodo de controle de partida o Soft-Starter entrar em uma rotina de seqncia de ajustes mnimos para cada tipo de controle selecionado. Deve-se percorrer e ajustar (quando necessrio) todos os parmetros desta seqncia at o ltimo, para ento acionar o motor.

SENAI

Patrocnio:

18
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Funo de Frenagem: Nas Soft-Starters em geral existem trs possibilidades de frenagens diferentes. Estes mtodos so empregados onde h a necessidade de diminuir o tempo de desacelerao ou de parada total do motor: Frenagem por Reverso, Frenagem tima e Frenagem CC.

SENAI

Patrocnio:

19
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Frenagem tima Este um eficiente mtodo para cessar cargas de mdia inrcia. Uma tenso CC aplicada somente quando pode produzir o efeito de frenagem. No h a necessidade de outros dispositivos externos como contatores. compatvel com a Soft-Starter conectada dentro da ligao delta do motor, exceto para motores de dois ou oito plos.

Utilize uma entrada digital programada para Habilita Geral a fim de parar o motor sem a frenagem. Por segurana utilize uma entrada digital programada como Sem frenagem, para possibilitar a utilizao de um sensor de parada no motor que desabilite a frenagem imediatamente. recomendada a utilizao de um sensor PTC no motor. A frenagem tima no recomendada para utilizao com motores de dois ou oito plos. Frenagem por Reverso: Este um eficiente mtodo de frenagem capaz de parar cargas de grande inrcia. O motor ir parar devido a um nvel de tenso CA, aplicado em sentido contrrio no motor, at prximo a 20% de sua velocidade nominal, quando ento acionada a frenagem tima para parar o motor. Pode-se programar o nvel de tenso CA e o nvel da frenagem tima que sero aplicados ao motor.
SENAI Patrocnio:

20
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

So necessrios dois contatores para realizarem a troca do sentido de giro do motor. compatvel com a Soft-Starter conectada dentro da ligao delta do motor, exceto para motores de dois ou oito plos.

Os contatores devem ser do mesmo modelo e suportar a corrente de partida do motor. Por segurana, deve-se utilizar intertravamento com os contatos auxiliares para evitar que os dois contatores fechem ao mesmo tempo. Utiliza-se uma entrada digital programada para Habilita Geral a fim de parar o motor sem a frenagem. Por segurana utilize uma entrada digital programada como Sem frenagem, para possibilitar a utilizao de um sensor motor parado que desabilite a frenagem imediatamente, evitando que o motor passe a girar em sentido contrrio. A Soft-Starter protege o motor durante o tempo que o nvel de tenso CA aplicado.

Funo Deteco de Cavitao: Esta proteo utilizada principalmente para bombas, detectando a diminuio drstica da corrente do motor, o que significa que a bomba no est escorvada ou seja, est com ar no sistema. Funo Booster: Esta funo permite que para cargas com muita inrcia ou atrito o soft-starter injete inicialmente por um perodo de 0 a 2 segundos, ajustvel, uma corrente de 5 vezes a nominal do motor, retomando em seguida a rampa de partida ajustada. S deve ser usado onde absolutamente necessrio e pelo menor tempo que surta o efeito desejado, para evitar sobrecorrentes desnecessrias na instalao. 21 Patrocnio: SENAI
Servio Nacional de Aprendizagem Industrial ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Funo Software CLP - SoftPLC: Algumas Soft-Starters, mais sofisticadas, possuem a capacidade de implementao de um software de controlador lgico programvel em linguagem de contato (ladder), o Soft PLC, com uma capacidade de 1k bytes de programa aplicativo. Com o Soft PLC podem ser criadas lgicas de intertravamento, entre as entradas e sadas digitais, sadas analgicas, lgicas de acionamento do motor, entre outros. Este Soft PLC programvel atravs do software WLP, conforme Manual doWLP. Cuidados: A seguir apresentamos alguns tpicos com respeito instalao de um soft-starter em geral: Os soft-starters podem ser fixados chapa de montagem por quatro parafusos da mesma forma que contatores convencionais. Os mesmos devem ser usados em instalao abrigada, sendo relativamente imunes ao ambiente agressivo, j que a nica parte mvel representada pelos ventiladores, nos modelos maiores; Os soft-starters muito grandes, que utilizam tiristores de discos, devem ser relativamente bem protegidos de p condutor ou que se torne condutor por acmulo de umidade; Os soft-starters com ou sem ventilador incorporado, geram uma quantia de calor, o qual deve ser extrado do painel, pois caso contrrio haveria um acmulo de calor, elevando muito a temperatura interna do painel, fazendo com que atue a proteo de temperatura. Deve-se, portanto, utilizar ventiladores com filtro de poeira e venezianas no painel; O ventilador mencionado no item acima deve ser adequado para trocar o ar do painel e manter o mesmo a temperaturas adequadas de operao. Evite enfileirar demais os soft-starters, de modo que o ar mais aquecido que sai de um seja o ar que vai ser sugado pelo ventilador do outro; Os soft-starters a partir de 75 A possuem ventilador incorporado. Os ventiladores ligam somente quando a temperatura do dissipador atingir 50 graus centgrados. Caso a temperatura do dissipador ultrapassar 80 graus, a sada de potncia ser bloqueada, s voltando a funcionar quando a temperatura cair.

Nem sempre possvel utilizar um soft-starter. A seguir, damos uma lista dos pontos mais crticos: 22 Patrocnio: SENAI
Servio Nacional de Aprendizagem Industrial ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Refrigerao: deve-se instalar o dispositivo sempre verticalmente, com a ventilao para cima. A perda de calor aproximada de 3,6 W/A de corrente circulante; Tipo de motor: no deve ser utilizado para partida de motores em anel. Fator de potncia: no se devem colocar capacitores na sada do soft-starter a fim de se corrigir o fator de potncia; Torque alto em velocidade zero: elevadores e guindastes necessitam de torque mximo a velocidade zero no instante da partida. Nesse caso, a utilizao do soft-starter no aconselhvel.

Qualquer chave soft-starter dever ser protegida por fusveis ultra-rpidos, levando em conta os valores i 2 t dos tiristores e dos fusveis, sendo que os valores i 2 t dos fusveis dever ser 20% menor que dos tiristores. Exemplo de Aplicao: A dinmica inerente dos motores de induo resulta em redues quadrticas do torque e da acelerao disponveis, quando redues lineares na tenso aplicada so impostas no enrolamento do motor, conforme relao abaixo:

onde:

Td Tmax I Imax

= = = =

Torque mximo a tenso nominal Torque mximo a tenso nominal Valor do limite de corrente Corrente mxima a tenso nominal

Obviamente corrente e torque variam durante o ciclo de acelerao de um motor de induo. Para calcular com preciso o torque disponvel de um motor especfico, atravs do seu ciclo de acelerao, necessrio dispor da curva corrente-torque versus velocidade do motor. Considerando que essa informao no sempre um valor especfico de limite de corrente, pode ser calculado usando os dados de corrente relativos ao torque no motor na condio de rotor bloqueado.

SENAI

Patrocnio:

23
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

onde:

Td Trb I

= = =

Torque disponvel Torque com rotor bloqueado Valor limite de corrente

Modelo Tpico de uma Chave-Soft-Starter:

SENAI

Patrocnio:

24
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

Modelo tpico de uma micro soft-starter (WEG Automao Brasil)

Software de Programao SUPERDRIVE: Software de programao via computador PC, em ambiente Windows, para parametrizao, comando e monitorao das Soft-Starters WEG SSW-05 Plus. O software gratuito e de encontra disponvel no site do fabricante. Permite editar parmetros online, diretamente na Soft-Starter e editar arquivos de parmetros offline, armazenados no microcomputador.

SENAI

Patrocnio:

25
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

possvel armazenar arquivos de parmetros de todas as Soft-Starters SSW-05 Plus existentes na instalao. O software tambm incorpora funes para transferir o conjunto de parmetros do microcomputador para a Soft-Starter, como tambm da Soft-Starter para o microcomputador. A comunicao entre a Soft-Starter e o microcomputador feita via interface serial RS-232. O software dotado ainda de uma de uma IHM virtual que permite o comando remoto.

SENAI

Patrocnio:

26
Rua Jaguar Mirim, 71 - Vila Leopoldina CEP: 05311-020 - So Paulo - SP

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

ESCOLA SENAI MARIANO FERRAZ" Autoria: Andr Luis Lenz andrellenz@hotmail.com

You might also like