You are on page 1of 22

Mdulo 3 EMPREENDEDORISMO

Unidade 1: Introduo ao Empreendedorismo Unidade 2: Caractersticas do Comportamento Empreendedor (CCE) Unidade3: Plano de Negcios

Mdulo III EMPREENDIMENTO

Unidade 1 inTROdUO aO empReendedORismO


Voc sabe como se comporta um empreendedor? Como pensa e age? Neste mdulo voc conhecer as Caractersticas do Comportamento Empreendedor, bem como metas e estratgias para o negcio. Alm disso, voc ver a estrutura de um plano de negcios e descobrir sua utilidade. Bom Trabalho! Esse mdulo est dividido da seguinte forma: Unidade 1 Introduo ao Empreendedorismo Unidade 2 Caractersticas do Comportamento Empreendedor Unidade 3 Plano de Negcios Competncias do mdulo: Prezado participante, nesse mdulo, voc desenvolver as seguintes competncias que ajudaro na sua trajetria de vida em busca de realizaes: compreender o significado das Caractersticas do Comportamento Empreendedor (CCEs); compreender a estrutura de um Plano de Negcios e sua utilidade; estar atento a oportunidades e ter a iniciativa de planejar e realizar; desenvolver o hbito de estabelecer uma rede de contatos; desenvolver atitudes e valores essenciais prtica do empreendedorismo; comprometer-se em potencializar caractersticas essenciais para o empreendedor e investir nas que julgar mais necessrias; predispor-se a correr riscos calculados; desenvolver o hbito de formular metas e estratgias para seu negcio; ser criativo; desenvolver o hbito de planejar e fazer monitoramento sistemtico de suas aes gerenciais; conhecer procedimentos para prever a necessidade de Capital de Giro do negcio. Unidade 1 - Introduo ao Empreendedorismo Aps o estudo dos mdulos sobre Mercado e Finanas, voc deve estar curioso(a) para aprender um pouco mais sobre empreendedorismo. Nessa Unidade, voc conhecer o conceito de empreendedorismo e de empreendedor, assim como o seu respectivo papel em um negcio.
2

Competncias da unidade 1 Ao final desta unidade, voc ser capaz de: compreender o significado de empreendedorismo; compreender o papel do empreendedor na busca de aes necessrias prosperidade de um negcio.

Henrique: Os empreendedores so pessoas ativas e arrojadas, so seres realizadores. Esperar, definitivamente, no com eles. Veja meu exemplo: minha condio no um limite para mim, no deixo de agir e fazer o que eu quero por estar em uma cadeira de rodas.

empreendedorismo Segundo Dolabela (1999), um neologismo derivado da livre traduo da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuao. empreendedor Segundo Schumpeter (1934), aquele capaz de visualizar uma realizao futura e, atravs do seu trabalho e recursos, combinado ao trabalho e recursos de terceiros, torn-la realidade.

Conhea um pouco mais sobre estes autores Fernando dolabela mestre em Administrao, criador de metodologias para o ensino do empreendedorismo, professor, consultor e teve vrios trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre o tema. autor do livro o Segredo de Lusa e Oficina do Empreendedor, dentre outros. Joseph schumpeter foi um reconhecido economista do sculo passado. Elaborou importante contribuio terica, hoje incorporada corrente de pensamento do empreendedorismo, estabelecendo os conceitos de destruio criadora e empresrio empreendedor. Flora: Pessoal, vale lembrar tambm que, na definio de empreendedorismo, ter uma viso no sonhar e, sim, visualizar de forma clara o que pretende para o futuro. A partir dessa viso o empreendedor age para torn-la realidade.

Henrique: Isso mesmo, Flora. O empreendedor no atribui seu sucesso ou fracasso s causas externas como: crises econmicas, concorrentes, governos, incentivos financeiros etc. papel do empreendedor na busca de aes necessrias prosperidade de um negcio: visualizar uma situao futura; planejar e monitorar a realizao dessa situao desejada; mobilizar recursos (prprios e de terceiros); ser um agente de agregao e inspirao; revitalizar os negcios - renovao; quebrar a rotina e transformar o mundo - inovao.

Jasmim: Bom, meus amigos, pelo que debatemos at agora, posso dizer que o empreendedor no age sem que tenha planejado seus passos. De posse do planejamento, ele constantemente monitora, avalia os resultados obtidos e, se necessrio, introduz mudanas no plano para que possa alcanar o futuro desejado. Flora: Exatamente, Jasmim. Ns, como empreendedores, precisamos estar o tempo inteiro planejando e monitorando nossas empresas. Sem isso no chegaremos a lugar nenhum e ainda poderemos perder muito dinheiro. Henrique: Voc tocou em um ponto importante, Jasmim, os recursos. Mobiliz-los assegurar que o seu empreendimento contar com recursos financeiros, humanos e/ou materiais de forma a permitir que o futuro desejado acontea. No sendo possvel assegurar esses recursos, o empreendedor no inicia o negcio.

A importncia dos pequenos e micronegcios para a economia do Pas Eles so importantes, pois: Representam 99% das empresas do setor de servio; Representam 99,1% das empresas do setor do comrcio; Geram 80,2% dos empregos do comrcio; Geram 60% do emprego formal do Pas; Contribuem com 20% do Produto Interno Bruto brasileiro; Constituem-se em relevante instrumento de incluso econmica e social.

Para maiores informaes acerca da situao empreendedora no Brasil e no mundo, veja esse resumo executivo da pesquisa realizada em 2009 pelo GEM.

Jasmim: Na tela anterior, vocs devem ter observado que os nmeros falam por si s. So expressivos e demonstram que os micro e pequenos negcios so importantes para a gerao de emprego e renda, contribuindo para a oferta de produtos e servios para toda a sociedade.

Flora: Muitos de nossos colegas empreendedores no tm ideia da importncia que eles tm. Devemos tentar alert-los sobre esse fato. Henrique: No prximo encontro, acho que podemos convidar a Branca. Ela adoraria acompanhar essa discusso. Flora: Por falar em prximo encontro, gostaria que fosse no meu horto. Seria timo receb-los l. Jasmim: Que tima ideia, Flora. Acho que ser muito divertido. Alm do mais, eu aproveito e pego algumas folhas e ervas que estou precisando. Aproveite para refletir sobre a importncia do empreendedor para o pas. Essa unidade deu a voc vrios subsdios para discutir sobre o assunto. Pense no seu papel como empreendedor, a sua importncia e dos demais empreendedores para a regio onde vocs atuam. At mais!

Mdulo III EMPREENDIMENTO

Unidade 2 CaRaCTeRsTiCas dO COmpORTamenTO empReendedOR (CCe)


Nesta unidade, voc conhecer s Caractersticas do Comportamento Empreendedor (CCE) e ser instigado a desenvolver hbitos empreendedores. Competncias da unidade 2 Ao final dessa unidade, voc ser capaz de: compreender o significado das CCE; desenvolver hbitos empreendedores, como: ficar sempre atento a oportunidades e ter iniciativa de planejar e realizar; desenvolver atitudes e valores essenciais prtica do empreendedorismo; desenvolver o hbito de formular metas e estratgias para seu negcio; ser criativo; comprometer-se em potencializar caractersticas essenciais para o empreendedor e investir nas que julgar mais necessrias.

Henrique: Eu tambm estou muito feliz, Flora. Jasmim: Que alegria, Flora. Acho que podemos iniciar nossa discusso falando sobre as Caractersticas do Comportamento Empreendedor, que tal? Branca: Acho uma tima ideia, Jasmim. Podemos comear relembrando-as!

Flora: timo, ento, vamos l! Em 1982, a Organizao das Naes Unidas(ONU) encomendou uma pesquisa com trs focos distintos: identificar o que seria um empreendedor; desenvolver uma forma de identificar empreendedores; desenvolver um treinamento que estimulasse as competncias empreendedoras dos indivduos. A pesquisa resultou, dentre outras coisas, em caractersticas prprias de pessoas que tm um grau de realizao superior s demais, com motivaes e atitudes diferenciadas em relao aos desafios que surgiam diante de si. Da resultaram 10 Caractersticas de Comportamento Empreendedor (CCE), que so tomadas como prticas bsicas para o sucesso do empreendedor. Vamos conhecer as 10 Caractersticas de Comportamento Empreendedor (CCE). Elas esto listadas abaixo. Ao clicar em cada uma delas, voc ser remetido a uma nova tela com uma breve explicao, na qual voc poder visualizar, tambm, uma animao que a ilustra. 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negcios, desenvolver novos produtos e servios, propor e implementar solues inovadoras. 2. Persistncia Enfrentar os obstculos decididamente, buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratgias, de acordo com as situaes. 3. Correr Riscos Calculados Analisar as alternativas, dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles. 4. Exigncia de Qualidade e Eficincia Decidir que far sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam. 5. Comprometimento Fazer sacrifcios pessoais; se esforar para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, at mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer fora para manter os clientes satisfeitos.

6. Busca de Informao Interessar-se, pessoalmente, por obter informaes sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar, pessoalmente, como fabricar um produto ou prestar um servio; consultar especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. 7. Estabelecimento de Metas Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal; definir, com clareza e objetividade, o que se quer atingir e em que prazo. 8. Planejamento e Monitoramento Sistemticos Planejar, dividindo tarefas de grande porte em tarefas menores, com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando os resultados obtidos e as mudanas circunstanciais; manter registros financeiros e utiliz-los para tomar decises. 9. Persuaso e Rede de Contatos Utilizar-se de estratgias para influenciar ou convencer os outros, a fim de conseguir melhorias no seu negcio; manter boas relaes comerciais com clientes e fornecedores. 10. Independncia e Autoconfiana Buscar manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporrio. Ter confiana na sua prpria capacidade de complementar alguma tarefa difcil ou de enfrentar desafios.

Flora: Pessoal, no existe uma caracterstica de comportamento empreendedor mais importante que a outra. Todas devem estar presentes no dia a dia dos empreendedores.

Jasmim: Sim, Flora, mas claro que existem aquelas que so mais presentes em algumas pessoas do que em outras. preciso trabalhar para desenvolver nossos pontos fracos.

Henrique: Vocs duas tm razo, porm existe uma caracterstica que norteia todas as demais. Algum sabe? Clara: O estabelecimento de metas, Henrique!

Meta o alvo que voc pretende atingir. A Meta tem que ser: Especfica Especfica ser clara o suficiente para que no haja dvidas. mensurvel ter uma maneira de ser medida. A medida ajuda a saber quando a meta foi atingida. alcanvel Uma meta alcanvel aquela que possvel de ser atingida dentro das condies que um empreendedor rene no momento em que estabelece a sua meta. A meta alcanvel um desafio no to grande que se torne impossvel de ser alcanado, nem to pequeno que deixe de ser um desafio. Ela representa um desafio, mas no uma utopia, um devaneio. Para que o empreendedor estabelea uma meta alcanvel para si mesmo, ele precisa ter autoconhecimento e bom senso. Relevante Uma meta relevante aquela que tem muito significado pessoal para o empreendedor. aquela que o faz acordar mais cedo e dormir mais tarde. algo que faz os olhos brilharem. Temporal Uma meta temporal uma meta que tem um prazo limite para acontecer.
10

Flora: Amigos, o que significa SMART? Jasmim: uma expresso em ingls, Flora, que significa esperto. utilizada apenas como recurso de memorizao para a fixao dos parmetros fundamentais definio de uma meta. Flora: Interessante! Branca: Por exemplo, Henrique, eu posso dizer que pretendo comprar um carro ou dizer que pretendo comprar um carro popular amarelo, sed, quatro portas, com ar condicionado e som. Qual delas mais especfica? Henrique: A segunda, claro.

Flora: Podemos mensurar a meta quando calculamos quanto precisamos arrecadar para aumentar o faturamento. Henrique: Isso mesmo, Flora. Tendo autoconhecimento e bom senso, podemos estabelecer uma meta como alcanvel, na medida em que temos condies para atingi-la. Branca: Certamente, Henrique. Se minha equipe de limpeza atende a trs estabelecimentos e eu sei que ela capaz de cobrir a limpeza de cinco, posso estabelecer como meta alcanvel atender a cinco estabelecimentos. Jasmim: Branca, se voc estabelecer ainda um prazo para o cumprimento desta meta de cinco estabelecimentos, ela tambm ter um vis temporal. Henrique: E para fechar o SMART eu poderia dizer que uma meta relevante para mim ampliar a distribuio da Briqueduc para todas as escolas da rede pblica de ensino. Isso que me motiva e que faz meus olhos brilharem. Jasmim: Pessoal, pelo que eu entendi at agora, para alcanar uma meta, ns empreendedores precisamos definir as estratgias de como atingir uma determinada meta.

11

exemplo: Aumentar a clientela do Jasmim Natural em 15% em relao ao fluxo de clientes do ms anterior. Possveis estratgias: oferecer descontos aos clientes em dias de menos movimento; fazer campanha publicitria, distribuindo flyers e faixas; promover dias especficos com cardpios diferenciados; capacitar equipe de garons em tcnicas de vendas e atendimento.

Flora: Achei o seu exemplo muito claro, Jasmim. Acredito que a sua sugesto de estratgia tenha ficado bem visvel para todos. Branca: Acredito que todos ns temos estratgias para atingir metas. Se algum no tiver, sugiro que comece desde j a criar uma. Usemos a nossa criatividade, ns empreendedores somos pessoas criativas e temos que us-las no nosso cotidiano. Henrique: verdade, Branca. A sugesto de Jasmim foi muito boa, mas ns podemos usar a criatividade para desenvolver outras diversas estratgias. Pensem nas melhores sadas que se adequem a seus negcios. exemplo: Aumentar a clientela do Jasmim Natural em 15% em relao ao fluxo de clientes do ms anterior. Possveis estratgias: oferecer descontos aos clientes em dias de menos movimento; fazer campanha publicitria, distribuindo flyers e faixas; promover dias especficos com cardpios diferenciados; capacitar equipe de garons em tcnicas de vendas e atendimento.

12

Vamos fazer uma pausa para reflexo? Fique numa posio bem confortvel e relaxante na cadeira. Mantenha as plantas dos ps no cho. Respire fundo. Inspire e depois expire (pausa). Inspire e novamente expire. Procure controlar a entrada e a sada de ar dos pulmes(pausa). Agora preste ateno no seu corpo. Sinta desde a sua cabea at a ponta dos ps (pausa). Procure relaxar e tomar conscincia plena do seu corpo (pausa). Agora voc est relaxado(a). Reflita por alguns segundos sobre as suas conquistas e realizaes nos ltimos anos. Voc certamente estabeleceu algumas metas pra voc e/ou para o seu negcio. Algumas voc conquistou, outras talvez no tenha conseguido alcanar. Mas agora que sabe que estabelecer metas um comportamento dos empreendedores de sucesso, que tal estabelecer uma meta para sua vida pessoal e uma para o seu negcio? Lembre-se de que uma meta precisa ser SMART, especfica, mensurvel, alcanvel, relevante e temporal. Comece pensando o que voc gostaria de ser, de ter ou fazer no prazo de cinco anos a contar de hoje... Se atenha a este momento. Como estar daqui a cinco anos? Tire uma fotografia deste momento e guarde todos os detalhes com voc. Agora pense o que voc gostaria de ser, de ter ou fazer no prazo de um ano a contar de hoje. Se atenha a este momento. Como estar daqui a um ano? Tire uma fotografia deste momento e guarde todos os detalhes com voc. Agora que est com estas duas fotos, com os resultados bem ntidos e claros do que oc pretende para o seu futuro, peo que volte para onde est.

13

Flora: Meus caros, gostaria de agradecer a presena de todos vocs aqui no meu Horto. Nossa conversa foi muito rica e interessante. Acho que temos muito o que refletir sobre o que foi dito. Jasmim: Que nada, Flora. Obrigada pelo convite. Henrique: Eu adorei conhecer o seu Horto, Flora. Branca: Muito obrigada tambm, Flora, saiba que eu compartilho de tudo que voc acabou de falar. Voc acabou de conhecer as Caractersticas do Comportamento Empreendedor (CCE) que so: Busca de Oportunidades e Iniciativa, Busca de Informao, Persistncia, Estabelecimento de Metas, Correr Riscos Calculados, Planejamento e Monitoramento Sistemticos, Exigncia de Qualidade e Eficincia, Comprometimento, Persuaso e Rede de Contatos, Independncia e Autoconfiana. Mantenha-as em mente, no deixe de pratic-las e lembre-se de que sua meta deve ser SMART: eSpecfica, Mensurvel, Alcanvel, Relevante, Temporal. At a prxima unidade!

14

Mdulo III EMPREENDIMENTO

Unidade 3 planO de negCiOs


J pensou como seria til se a sua empresa tivesse um manual de instrues, no qual seus funcionrios e clientes pudessem ver como se d o funcionamento dela? O Plano de Negcios pode ser esse manual. Nesta unidade, voc conhecer o que o Plano de Negcios, sua utilidade e sua estrutura. Competncias da unidade 3 Ao final desta unidade, voc ser capaz de: compreender o que o Plano de Negcios (PN); compreender a utilidade do Plano de Negcios (PN); reconhecer a estrutura do Plano de Negcios (PN). Jasmim: Ol, seja bem-vindo(a) a esta unidade de fechamento do curso Aprender a Empreender. Para tratar do ltimo tpico a ser estudado, eu convidei todos os meus colegas que contriburam com o curso para um grande almoo aqui no restaurante.

Henrique: Que tima ideia nos convidar para um almoo.

15

Bartolomeu: Eu adorei o convite, h tempo que no vinha ao Jasmim Natural. Flora: bom que poderemos nos conhecer melhor, alm do mais sempre bom comer aqui. Minhas folhas e legumes nunca foram to bem aproveitados. Jasmim: Meus amigos, eu os chamei at aqui para fecharmos com chave de ouro esse nosso ciclo de discusses que tivemos sobre empreendedorismo. Notei que no tnhamos falado sobre Plano de Negcios e eu no estou muito segura quanto a esse tema. Henrique: Voc tem razo, Jasmim, eu tinha notado que no falamos sobre Plano de Negcios. Bartolomeu: Vocs no falaram sobre Plano de Negcios? um ponto muito importante para a empresa!

Jasmim: Eu sei, Bart, por isso no quis perder tempo. Clara: Bom, o Plano de Negcios, tambm chamado de PN, um documento que rene informaes sobre as caractersticas, condies e necessidades do seu atual ou futuro empreendimento. Jasmim: Eu sei que ele um instrumento muito til, porque ajuda a gerenciar e monitorar o dia a dia da minha empresa. Bartolomeu: Isso mesmo, Jasmim. No Plano de Negcios, o empreendedor faz uma descrio completa de como o seu empreendimento, quais so suas formas de gesto e seus antecedentes, assim ele pode entender melhor seu negcio, identificar oportunidades e os prximos passos que deve dar para faz-lo crescer. Flora: O Plano de Negcios tambm pode ser elaborado para servir de fonte de consulta para funcionrios e parceiros, ou para que outros interessados conheam melhor o seu empreendimento. Muitas pessoas no sabem como funciona um Hortorgnico; portanto, eu sempre tenho mo o PN da minha empresa.

Henrique: Nossa, Flora, que interessante. Assim, voc tambm perde menos tempo tentando explicar para um funcionrio novo, por exemplo, como funciona o seu negcio.

16

Jasmim: Eu acho que o Plano de Negcios pode ajudar muito na criao de metas de crescimento e desenvolvimento, pois ele d a voc todas as informaes sobre seu negcio e como est situado no mercado. Bartolomeu: Perfeitamente, Jasmim. importantssimo que voc reserve um tempo para pensar e conhecer ainda melhor o seu negcio, afinal, voc a melhor pessoa para contar para o mundo como ele e aonde voc quer chegar com tanta dedicao.

Campos para preenchimento / PN analisado Roteiro individual de Coleta de Informaes 1. Sumrio Executivo Resumo do PN 1.1. Resumo dos Principais pontos do projeto 1.2. Dados dos empreendedores, experincia profissional e atribuies 1.3. Dados do Empreendimento 1.4. Setor de Atividades

Comentrios Diante das informaes necessrias para elaborao do Plano de Negcios, optou-se em incluir a ferramenta oteiro individual de Coleta de Dados para que o empreendedor se conscientize da importncia e necessidade de planejar aes antecipadamente. A ser preenchido no final.

Sensibilizar o empreendedor quanto relao da experincia profissional dele com a atividade que deseja desempenhar1. Incluindo a misso Servio ou Comrcio ou Indstria.
17

1.5. Forma Jurdica 1.6. Enquadramento Tributrio 1.7. Capital Social 1.8. Fonte de Recursos 1.9. Anlise de mercado e Anlise da matriz FOFA. competitividade Perfil, renda, capacidade de consumo, localizao e outras 1.10. Cliente caractersticas especficas para o empreendimento. Quem so? Localizao, sistema de comercializao, estratgia de divulgao, imagem da empresa perante o 1.11. Concorrente mercado, preo de venda, forma de pagamento e outros itens especficos do ramo. Quem so? Localizao, lote mnimo de compra, frete, tempo 1.12. Fornecedor de entrega. 2. Plano de Marketing Com base na pesquisa de Mercado. Descrio dos Principais Produtos Estratgias Promocionais Localizao do Negcio 3. Plano Operacional 3.1. Layout Buscar informaes quanto legislao prpria. 3.2. Capacidade Produtiva, Comercial e/ Quanto pode produzir/vender (ser realista). ou Prestao de Servios 3.3. Processo de Produo e/ou de Prestao de Servios 3.4. Necessidade de Sugere-se elaborar fluxograma, descrevendo o responsvel Pessoal por cada atividade. 4. Plano Financeiro Sugere-se constar estimativa de investimento para pelo 4.1. Estimativa de menos 3 anos, incluindo solues tecnolgicas que a Investimento Fixo empresa desenvolve ou ir desenvolver. Inclui investimentos fixos, gastos pr-operacionais e capital 4.2. Estimativa de de giro (at iniciar operaes). Determinao das polticas de Investimento Financeiro prazos e custos. Em capital de giro, considerar estoque e caixa (Capital de Giro) mnimo. 4;3; Estimativa de Investimentos Properacionais

18

4.4. Estimativa de Investimento Total (Resumo) 4.5. Estimativa de Faturamento Mensal 4.6. Estimativa de custo unitrio de matriaprima meteriais diretos e terceirizados 4.7. Custos de Comercializao (comisso, impostos, etc.) 4.8. Apurao dos custos de materiais diretos e mercadorias vendidas 4.9. Estimativa dos Custos com mo de obra 4.10. Estimativa dos Custo com depreciao 4.11. Estimativa dos Custos Fixos Operacionais Mensais 4.12. Demonstrativo de Resultados 5. Indicadores de Viabilidade 5.1. Ponto de Equilbrio 5.2. Lucratividade 5.3. Rentabilidade 5.4. Prazo de retorno do Investimento 5.5. Avaliao do lano de Negcio 5.6. Construo do Cenrio

Quadro de usos e fontes. Com base na Pesquisa de Mercado e considerando o preo de venda exgeno.

Trabalhar os encargos.

Imbutir a mo de obra (conceitual) L = RT T (RT = vendas no perodo; CT = somente dos itens utilizados para a produo do perodo. No considerar estoques.

Somente em faturamento e percentual de vendas. Rentabilidade simples.

19

Branca: Pessoal, importante lembrar que um Plano de Negcios no se faz da noite para o dia. preciso um profundo estudo sobre o negcio.

Bartolomeu: E para que esse estudo acontea de forma organizada, o primeiro passo utilizar a estrutura do plano de negcios para iniciar os estudos. Jasmim: Ento, um bom plano de negcios uma pea indispensvel para o sucesso de qualquer negcio, certo? Henrique: Exatamente. Bartolomeu: Empreender um gesto de cidadania e de amor ptria, meus caros. O empreendedor contribui para a incluso social, para a gerao de renda e para a oferta de produtos e servios. Henrique: O Brasil conta com empreendedores como ns para auxiliar no seu desenvolvimento, e a economia movida em grande parte pelo nosso trabalho!

20

Jasmim: Carssimos amigos! Quero agradecer a presena de todos vocs e dizer que tudo o que disseram foi de grande importncia para mim. Bartolomeu: Jasmim, eu gostaria de agradec-la pela iniciativa. raro ver empreendedoras e empreendedores como vocs, preocupados com o domnio de seu negcio.

21

Henrique: Realmente, Bart, a Jasmim um exemplo, mas gostaria de parabenizar a todos. Todos vocs foram brilhantes!

Branca: Todos vocs so grandes empreendedores de esprito e estou certa de que tambm sero em seus negcios. Aprendi bastante com todos. Flora: Agradeo as palavras de todos, foi muito enriquecedor pra mim tambm. Espero que essa experincia que tivemos no fique apenas em nossa memria, mas coloquemos tudo isso em prtica!

22

You might also like