You are on page 1of 5

VIII AVALIAO DE HISTRIA 4 ANO MS DE NOVEMBRO PROF.

SOCORRO MACHADO

Entre as dcadas de 1930 e 1960, ocorreu um grande deslocamento de pessoas que saram, principalmente, dos estados da Bahia, Pernambuco, alagoas,Cear, Sergipe, Paraba e Piau. Como esses estados ficam localizados no Nordeste, esse deslocamento ficou conhecido como migrao de nordestinos. Leia o trecho do poema Dois Quadros, que trata desse assunto, em seguida responda aos questionamentos.

Pg. 117 (A escola nossa 4 ano)

1. De acordo com o poema, que motivou a migrao do povo nordestino entre as dcadas de 1930 e 1960? 2. Para onde se dirigiam esses migrantes? E o que esses migrantes esperavam encontrar nos lugares para onde se dirigiam?

So Paulo e Rio de Janeiro foram os estados que mais atraram migrantes em diferentes pocas. Porm, entre os anos de 1950 e 1960, estado do Paran tambm recebeu muitos migrantes. Observe o mapa a seguir.

Pg.124 ( A escola nossa 4 ano)

Responda aos questionamentos a seguir com base nas observaes feita no mapa. 3. De acordo com o mapa, quais eram os principais estados brasileiros de sada de migrantes? 4. Entre as dcadas de 1950 e 1960, grupos de migrantes tambm se dirigiram para outros trs estados brasileiros. Quais so esses estados? 5. No perodo de 1950 e 1960 quais estados brasileiros foram destinos para os migrantes que saram principalmente da regio Nordeste?

Os deslocamentos populacionais continuam ocorrendo em nosso pas. Observe a tabela a seguir que mostra os cinco estados brasileiros que mais tm atrado pessoas e os cinco estados de onde mais tm sado pessoas. Pg. 126 ( A escola nossa 4ano)

6. Qual o estado brasileiro que mais tem atrado migrantes nos ltimos anos? E qual estado brasileiro de onde mais tem sado pessoas nos ltimos anos? 7. De acordo com a tabela, qual o estado brasileiro que aparece ao mesmo tempo como estado de entrada e sada de migrantes? 8. Leia o texto com ateno, e responda: Pg. 126 (A escola nossa 4 ano)

Por que So Paulo no mais to receptivo aos migrantes nordestino? Justifique. 9. No Brasil h festas durante o ano inteiro. H aquelas que so realizadas em todas as regies e que so comemoram acontecimentos importantes para toda a nao. Alm dessas, h as festas regionais. Cada regio tem caractersticas culturais e histricas prprias, que ensejam muita comemorao. Escreva o nome de quatro festas populares que acontecem no Brasil e comemoram datas cvicas,as religiosas e regionais. 10. Leia a notcia abaixo que foi publicada dias depois da Proclamao da Repblica, em seguida responda aos questionamentos. A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode se considerar finda a Monarquia, passando a regime francamente democrtico. [] Foi o exrcito que operou esta magna transformao.[...] Assim desaparece a nica Monarquia que existia na Amrica, e fazendo votos para que o novo regime encaminhe a nossa Ptria a seus grandes destinos[...] Viva o Brasil ! Viva a democracia ! Viva a liberdade ! a) Quando teve incio a Repblica no Brasil? b) Quem liderava a tropa militar que extinguiu a Monarquia e estabeleceu o governo republicano no Brasil?

ROTEIRO VIII - AVALIAO DE HISTRIA 4 ANO - MS DE NOVEMBRO PROF. SOCORRO MACHADO Unidade 3: Gente que vem, gente que vai. Captulo : A cultura do povo brasileiro. (pgs. 151 a 157) Reforo Escolar: O crescimento das cidades (pgs. 199 a 202) Contedos Complementares: Um povo em festa Em busca de uma vida melhor Proclamao da Repblica O mundo ligado pelos meios de comunicaes

You might also like