You are on page 1of 9

INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA

3 ANO DA LICENCIATURA DE PSICOLOGIA

LABORATRIO DE PROCESSOS COGNITIVOS

Resumo Captulo II Aspecto, Atitude e Actividade

DOCENTE: Prof. Doutor Ivandro Soares Monteiro Alunos: Turma C Germana Amaral, n. 21114 Ifignia Monteiro, n. 19273 Joo Melo, n. 21110 Liliana Costa, n 22135 Rui Pinto, n 21185

Resumo
Uma vez j estudado o Capitulo I onde falamos sobre: O que o Exame do Estado Mental? Daremos sequncia ento ao captulo II, onde este nos fala dos aspectos, atitudes e actividade do cliente a quem o examinador est em uma constante observao desde a sala de espera, onde observado o comportamento do cliente para com os outros clientes, at o decorrer da entrevista, tendo sempre em conta esses trs importantes aspectos, que daro uma noo geral do cliente, pois ser a partir deles que o entrevistador far uma melhor avaliao do cliente, traando objectivos precisos e conclusivos para um melhor tratamento. Vrios cuidados devem ser tomados pelo examinador no momento da entrevista, o principal deles, o uso do vocabulrio e o de no fazer juzo de valor, em relao a aparncia, atitude do cliente. Deve ter tambm uma ateno especial sua prpria atitude, com um vocabulrio mais adequado quando for necessrio descrever a idade, sexo, raa ou outras reas em que pode encontrar influncia social (Trzepacz, & Baker, 2001). Pra melhor compreender o comportamento geral do cliente, teremos que tomar em conta as principais questes abordadas neste captulo como, o aspecto, a atitude, e actividade.

1.

O aspecto. Refere-se s caractersticas fsicas do doente, nomeadamente o tipo corporal, anomalias ou deficincias fsicas, modo de vestir e higiene. O aspecto pode dar-nos pistas sobre o humor, grau de envelhecimento, estado cognitivo, autoconhecimento, presena de perturbao de pensamento, perturbao motora e estado geral. (Trzepacz & Baker, 2001, p 25). Como aplicao prtica, os autores Trzepacz e Baker, (2001), informam o primeiro critrio para registo do estado mental do cliente que a aparncia, que pode basear-se nos odores ou sons emitidos pelo cliente e nos elementos do registo exaustivo dos aspectos que so:

a) Os Nveis de conscincia, tambm denominados de estados de alerta e nvel


de viglia do cliente. Para que seja avaliado, a ateno no examinador, deve centrar-se na resposta a estmulos, estando ocasionalmente, em estado de hipervigilia ou hiperalerta (no relaxam, assustam-se com facilidade, esto a todo momento atentos). Este estado pode estar relacionado com algumas patologias tais como: mania, ansiedade, parania e perturbaes orgnicas. Porm o estado mais frequente nos clientes por ordem aproximada de gravidade crescente como: sonolento, letrgico, obnubuiado, comatoso, estado
2

vegetativo persistente e algumas leses neurolgicas, estuporoso (sinonimo de coma, que um estado de inconscincia sem reaco nervosa e pouca ou nenhuma reaco a estmulos externos), (Trzepacz & Baker, 2001).

b)

Idade: Quando os clientes parecem mais velhos do que so, isso pode indicar mau estado geral devido a doena fsica, abuso de lcool, depresso ou talvez uma vida com demasiada preocupao, como os sem abrigo. (Trzepacz & Baker, 2001, p 29).

c)

Posio e postura: Ter que ser observada do inicio ao fim da entrevista. Pois cada postura e posio ter uma leitura particular quando integrada na restante informao do exame psiquitrico do estado mental, como a afectividade e a atitude. A posio refere-se localizao do corpo do cliente no espao (deitado, sentado, ajoelhado, etc.), quanto a postura se refere posio relativa das partes do corpo (de braos cruzados, inclinado para frente, etc.). A postura e a posio do cliente, constituem informao no verbal importante sobre o humor do cliente. Por exemplo, o doente que se apresenta sentado com ombros descados, a cabea pendente e os olhos baixo demonstra desnimo ou desespero (Trzepacz & Baker, 2001, p 29).

d) Vesturio e cuidado no vestir: O cuidado no vestir pode variar de acordo com


o contexto e a patologia do cliente. Desde um contexto social como a profisso, o nvel social, passando pela motivao, auto-estima e interesse pela vida. Outros contextos podem influenciar no vesturio e devem ser levados em conta na entrevista, como por exemplo o ambiente hospitalar, onde o cliente possivelmente estar com um ar mais descuidado, com a barba grande, cabelos despenteados, pijama, corpo sujo ou roupas manchadas podendo at indicar autonegligncia. J num contexto ambulatorial o examinador deve ter ateno na higiene geral do cliente (unhas, cabelos penteados, barba, higiene oral e odores), como tambm no vesturio. A forma como o cliente se cuida, pode revelar tambm algumas patologias como: a mania, depresso, esquizofrenia, demncia e delirum, num aspecto mais desleixado ou sujo, uma psicose como, uma maquilhagem estranha e exagerada. No Obsessivo Compulsivo ou os narcsicos, apresentam arranjos minuciosos (Trzepacz & Baker, 2001).

e)

Contacto com o olhar: Indica o grau de conforto do cliente perante o examinador ou na entrevista. O contacto com o olhar tambm vai variar culturalmente e de pessoa para pessoa, como por exemplo nas pessoas desconfiadas ou tmidas que no mostram um contacto ocular, evitando-o ao mximo. Os doentes hostis, pelo contrrio mantm um contacto ocular fixo, como prova de desafiar o examinador. Os deprimidos, mantm um olhar baixo. Os doentes de alucinao olham inesperadamente noutra direco em resposta aos estmulos visuais e auditivos internos. Num contexto cultural com nos pases do mdio oriente por exemplo, o contacto ocular e considerado indelicado (Trzepacz & Baker, 2001).

f)

Caractersticas fsicas: Determinas caractersticas fsicas devem ser anotadas como tatuagens, marcas de agulhas, cicatrizes de tentativas de suicdio anteriores ou de automutilao, leses cutneas, marcas faciais pouco comuns, obesidade ou magreza entre muitos outros, para alm dos descritos demogrficos como raa, cor de pele e sexo. O examinador deve anotar qualquer odor emanado do doente, incluindo o odor a lcool, fezes, urinas, falta de higiene ou devido a causas mdicas (Trzepacz & Baker, 2001, p.31).

g) Expresso facial: Determinadas expresses faciais podem tambm dar


informaes sobre o humor do doente, embora possam ser culturalmente influenciadas. Exemplos dessas expresses: Triste, alegre, zangado, surpreendido, aborrecido, irritado, desgostoso, confuso, ansioso ou com dor. Os doentes com leses no hemisfrio cerebral direito podem ter alteraes da expresso facial, das suas emoes e dificuldade em reconhecer as expresses dos outros (Trzepacz & Baker, 2001, p. 31).

2.

Atitude. Refere-se forma como o cliente enfrenta a entrevista e interage com o examinador, por exemplo, pode ser colaborante: onde o individuo est sempre alerta e atento, que tenta dar informaes relevantes ao examinador Trzepacz & Baker, 2001, p. 32). Ou ento demasiado ntimo, tmido ou hostil, que combinadas, com a desconfiana, vigilncia e retraco devem ter uma ateno cuidadosa do examinador em suas anotaes. Trzepacz & Baker, 2001.) Pode haver tambm resistncia, que a tentativa consciente ou inconsciente do cliente para reter informaes sensveis e conflituosas, ou emoes, escondendo-as do
4

examinador. (Trzepacz & Baker, 2001, p. 32). Para exemplificar os tipos de resistncias observamos algumas estratgias de acordo com os doentes e com sua patologia: os doentes que possuem perturbao da personalidade, so manipulativos, um doente anti-social demonstra ser com frequncia encantador, mas pode evitar responder algumas questes, um doente histrico pode ser sedutor para tentar ganhar controlo da entrevista. (Trzepacz & Baker, 2001, p. 33). Juntamente com o cliente colaborante e resistente, podemos denominar tambm a clivagem onde os autores classificam o termo usado para, descrever a incapacidade de uma pessoa reconhecer simultaneamente boas e ms qualidades noutra pessoa ou (instituio). do a impresso de terem dificuldade em tolerar sentimentos mistos ou ambguos e de vacilar entre sentimentos estritamente positivos (idealizao) e negativos (desvalorizao). (Trzepacz & Baker, 2001, p. 33). A atitude do cliente vai para alm dos conceitos j demonstrados, incluem tambm as expresses faciais e a postura, adequao das respostas, tom de voz, vontade em cooperar, ateno, grau de evaso das respostas e as fantasias e desejos do paciente, e como este as exprime durante a entrevista. (Trzepacz & Baker, 2001, p. 32). A atitude pode sofrer alteraes mediante alguns factores tais como: nveis elevados ou baixos de ansiedade (que podero estar na base de sentimentos negativos, e com a preocupao da confidencialidade) que levar por sua vez a alteraes nos dados obtidos, o que influenciar a qualidade de contactos futuros (Trzepacz & Baker, 2001).

3.

Actividade. O nvel de actividade do cliente, juntamente com a postura e posio deve ser bem observados no exame psiquitrico do estado mental para que o profissional possa referir alteraes anormais, comportamentais particulares, repetitivos ou excessivos. Os nveis de actividade podem variar entre a hiperactividade, bradicinesia e imobilidade absoluta (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 34). Na actividade do cliente, podemos avaliar vrios momentos durante a entrevista, desde os movimentos, onde observamos a ausncia em algumas partes do corpo podendo indicar paresia (falta de fora) ou paralisia (facial), a acinesia (falta de movimento de uma parte do corpo, a hipocinesia (manifestao menos intensa do mesmo fenmeno), os doentes bradicinticos (movimentos mais lentos que o normal), movimentos acessrios (diminuio dos movimentos automticos, como andar e balanar os braos), a marcha festinante (pequenos passos, e acelera

gradualmente, pode ter dificuldade em parar), os doentes fcies ammico (expresso facial reduzida ou ausente), a lentificao psicomotora (abrandamento fsico de origem psicolgica, por oposio ao de causa puramente fsica), a catatonia (forma extrema de lentificao psicomotora, frequente na esquizofrenia, depresso e etc.), a inquietao (discreto agitar das pernas e outros movimentos) e por fim a agitao psicomotora (aumento geral da actividade associada a determinadas doenas psiquitricas (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 35-36).

4.

Os tremores, que so movimentos oscilantes que ocorrem com um ritmo relativamente constante. A maior decorrncia de tremores e observada em situao de stress. Os tremores podem ser classificados de acordo com as circunstancias que ocorre: o tremor de repouso ( grosseiro e de baixa frequncia, podendo desaparecer temporariamente quando o doente executa algum movimento, podendo ocorrer na doena de Wilson, etc.), os tremores postural e de aco (surgem quando se mantm activamente uma posio por exemplo os braos abertos, dependendo da sua etiologia, os tremores posturais e de aco podem ter uma frequncia to baixa como os de repouso, frequente no Parkinson, etc.), o temor intencional (ocorre durante as fases mais exigente de uma aco como esticar os braos e tocar alternadamente o nariz e observado como na intoxicao a lcool, sedativos ou fenitonina, etc.). (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 37).

5.

Os movimentos coreoatetoides. Nessa fase, classificamos em quatro tipos de movimentos coreotedoides diferentes. O primeiro ser os movimentos atetides: que so ondulaes, movimentos de reptao da lngua, face ou extremidades. So lentos e tortuosos. O segundo so os movimentos coreiformes, contores mais rudes, mais sacudidos e mais discreto que os atetides. Podem ser movimento breve e involuntrio. O terceiro os hemibalismo, so movimentos mais violentos, de atirar ou expelir com uma das extremidades, geralmente de um s lado do corpo. O quarto e ltimo a discinesia tardia, movimentos grosseiros e desfigurante, mas so em geral subtis; assim, podem facilmente passar desapercebido ao examinador, se este no os pesquisar activamente. A discinesia tardia deve ser avaliada de forma seriada para observao da evoluo ou da resposta teraputica. (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 38).

6.

Distonias. Corresponde a aumentos involuntrios do tnus muscular que resultam em contores sustidas levando o doente a permanecer numa posio distorcida tal como o pescoo flectido para trs ou torcido. As distonias esto classificadas em seis tipos diferentes: Primeiras as distonias agudas, so os tipos mais frequentemente encontradas na psiquiatria. Tem durao geralmente de alguns segundos a mais de uma hora (se no tratada). Os locais do corpo mais comum so: o torcer da cabea e do tronco, olhos revirados para cima, musculo da lngua e da faringe, etc. Em segundo as ditonias crnica, so reversveis mas recorrente. Em terceiro temos a distonia fixa, so alteraes fixas da postura. Em quarto, o blefarospasmo, ou encerramento espasmdico repetido das plpebras. Em quinto temos a distonia tardia bastante semelhante discinesia tardia, porem so movimentos mais longos e menos espasmdicos. O sexto lugar descreve o opisttono e a tetania que podem surgir no envenenamento por Clostridium tetani (Trzepacz, & Baker, 2001).

7.

Movimentos automticos. So movimentos involuntrios, inconsciente iniciados, que podem ser simples ou complexos, geralmente sem finalidade e podem parecer bizarros. A conscincia est alterada durante a actividade automtica. Regra geral o doente nunca se recorda do automatismo. Exemplos de movimentos automtico mastigar, lamber estalar os lbios. No automatismo inclui comportamentos mais complexos como despir-se ou continuar a conduzir o automvel (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 38).

8.

Tiques. So movimentos ou vocalizao involuntria, e pode variar de simples a complexo. Surgem com bastante frequncia em indivduo aparentemente sem patologia psiquitrica e em crianas pr-pberes. A doena de Gilles de la Tourette e uma das mais graves doenas associadas aos tiques, o doente pode repetir compulsivamente as suas prprias palavras (palilalia), as palavras dos outros (ecolalia) ou vocalizao de obscenidadse (coprolalia). O termo esteriotipia e a descrio de comportamento repetidos no violentos que so mais complexos que os tiques, mas, ao contrario dos automatismos, no se associam a alteraes de conscincia. (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 40).

9.

Maneirismo. Corresponde forma consistente, caracterstica, particular, aparentemente intencional e altamente estilizada com os doentes fazem as coisas.

Podem parecer muito exagerados ou bizarros, como na esquizofrenia (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 41).

10.

Compulses. So aces que acompanham paralelamente as obsesses e pode

ser o resultado motor de pensamento e impulsos semelhantes s obsesses. Durante a supresso voluntaria das compulses, o doente fica ansioso e a ansiedade aliviada quando ele cede execuo dos actos compulsivos. O impulso ou a necessidade de executar um acto compulsivo introduz-se a si prprio repetidamente na conscincia do doente, o que alguns autores denominam obsesso impulsiva. As aces compulsivas que resultam em comportamento com consequncia para o prprio ou terceiros tm particular relevncia clnica. Um verdadeiro impulso compulsivo irresistvel; o seu objectivo psicolgico diminudo a ansiedade, e pode ser reprimido apenas temporariamente e gerando desconforto. Alguns exemplos: Cleptomania (rouba), necrofilia (atraco sexual por cadveres), pedofilia (atraco por crianas), etc. (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 42).

11.

Outras anomalias motoras. A perseverao uma incapacidade ou dificuldade

em mudar de uma tarefa para outra. E tipicamente verbal, como a repetio inapropriada de uma palavra ou frase. (Tambm conhecida como verbigerao) Mas, tambm pode ser motora tal como executar repetidamente uma aco que foi solicitada anteriormente. Fixao de postura, refere-se adopo de uma posio de no repouso mantida e sem objectivo aparente, tal como manter um brao levantado durante minutos ou dias. A ecopraxia a imitao involuntria dos movimentos ou postura de outra pessoa. Na catalepsia ou flexibilidade crea, um membro ou outra parte do corpo mantido numa posio qualquer, mesmo ridcula, em que uma outra pessoa o colocou (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 43).

12.

Outras expresses motoras. As manifestaes fsicas das expresses

emocionais tambm so relevantes. Estas inclui chorar, rir, gritar, fungar, assobiar, resmungar e cantar. Estas expresses podem ser apropriadas (chorar quando esta triste) ou incongruentes em relao ao contexto (chorar quando esta alegre), facto que importante anotarem (Trzepacz, & Baker, 2001, p. 43). Com tudo para alem de registar as alteraes da actividade motora as expresses, os aspectos, o examinador ter que ter em conta a leitura cuidadosa de
8

cada situao, para que, a formulao das suas hipteses sejam precisas conseguindo assim um melhor diagnostico e um tratamento mais adequado para cada cliente. (Trzepacz, & Baker, 2001)

Referencia Bibliogrfica - Trzepacz, P., T., &, Baker, R., W. (2001). Exame Psiquitrico do Estado Mental. Lisboa: Climepsi Editores.

You might also like