You are on page 1of 18

3

INTRODUO

O crescimento da mortalidade por trauma se traduz, hoje, em um fenmeno mundial, atingindo tanto pases desenvolvidos como os em desenvolvimento, mas o aumento mais espetacular observa-se nos pases em vias de desenvolvimento tendo uma proporo significativa de trauma devido a acidentes de viao e industrial que afeta uma populao em geral jovem. Contribui para tal fenmeno o avano da vida urbanizada, o acelerado ritmo econmico e as complexas relaes sociais. No Brasil, os acidentes e as violncias configuram um problema de sade pblica de grande magnitude e transcendncia, que tem provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade da populao. Gerar sade populao, com qualidade e contribuindo na construo da cidadania, tem respaldo na Constituio Federal, no que se refere sade publica e, consequentemente, em uma legislao dela decorrente. Assim, possvel alcanar estratgias de promoo de sade e de preveno de doenas e agravos, melhor adequao das aes relativas assistncia, recuperao e reabilitao, mediante um conjunto de aes articuladas e sistematizadas. Os primeiros socorros so atendimentos bsicos e simples dados a vitima no local do acidente ou prximo a este. So procedimentos que na maioria das vezes salva e/ou diminui o sofrimento do acidentado. Se todos soubessem noes bsicas de primeiros socorros muitas vidas poderiam ser salvas. O objetivo dos Primeiros Socorros de manter o paciente com vida ou at a chegada de socorro mdico apropriado ou at que o ferido chegue at um local onde possa ser dado o devido atendimento. A morbidade e mortalidade associada a este trauma pode ser reduzida por uma interveno mdica precoce e eficaz.

1 PRIMEIROS SOCORROS E LEGISLAO

1.1 Primeiros Socorros 1.1.1 Uma Viso Global

A maior parte dos pases do mundo padece de uma epidemia de trauma, mas o aumento mais espetacular observa-se nos pases em vias de desenvolvimento. A proliferao de estradas e o aumento do nmero de veculos levou a um rpido aumento do nmero de vtimas e de mortes, e muitas unidades sanitrias perifricas enfrentam mltiplas urgncias devidas a choques de automveis e outros desastres. So tambm comuns queimaduras severas quer nas reas urbanas quer rurais. H uma srie de diferenas muito importantes entre os pases desenvolvidos e aos pases em via de desenvolvimento que tornam este curso de interesses particular para estes ltimos. Elas incluem: A grande distncia que os casos de urgncias devem percorrer para chegar a uma unidade sanitria; O tempo necessrio para os doentes terem acesso aos cuidados mdicos; A ausncia de equipamento diferenciado e de consumveis; A ausncia de pessoal habilitado para estabiliz-los e trat-los.

A preveno do trauma de longe a mais barata e o modo mais seguro para gerir o trauma. Isto depende da alocao de recursos e de fatores como: Cultura Recursos humanos Poltica Oramento para a sade

Formao

Assim, sendo, o caminho poltico torna-se decisivo, no sentido da reduo da morbimortalidade por acidentes e violncias. A Poltica Nacional sobre o tema recente, embora existam iniciativas particulares de alguns estados desde a dcada de 1980. A tentativa de homogeneizar os procedimentos e expandir os servios em territrio nacional tem lugar com a Portaria no 824/GM de 24 de junho de 1999, que foi revogada em 16 de maio de 2001 pela portaria no 737/GM, cujas diretrizes e responsabilidades institucionais propostas visam a medidas inerentes promoo da sade e preveno de acidentes e violncias, mediante o estabelecimento de processos de articulao com diferentes segmentos sociais. Acidentes e violncias resultam de aes intencionais ou no, omisses humanas e de condicionantes tcnicos sociais, podendo ser realizados por indivduos, grupos, classes e naes, que ocasionam danos fsicos, emocionais ou morais a si prprios ou a outros. Portanto, trata-se de um conjunto de agravos sade, apresentando-se acidentais ou intencionais de acordo com a Classificao Internacional das Doenas (CID), podendo envolver todo tipo de leso e envenenamento. O conjunto das ocorrncias acidentais e violentas pode levar ao bito ou agravar sade, o que demanda atendimento nos servios de sade. Some-se a esse grupo os eventos que, mesmo no chegando aos servios de sade publica, so do conhecimento de outros setores da sociedade, como policiais, hospitais e ambulatrios no credenciados pelo SUS, entre outros. Na dcada de 1980 o trauma foi apontado como a segunda causa de bitos no quadro da mortalidade geral, chegando a alcanar ndices alarmantes: cerca de 15% dos bitos registrados no pas. Essa tendncia vem aumentando de forma visvel nas reas urbanizadas, onde se configuram cerca de 75% do total das mortes por causas violentas. A faixa etria mais atingida est entre 5 e 39 anos de idade, sendo a maior incidncia entre a populao masculina, por se expor mais s armas de fogo, drogas, ao lcool, mercado de trabalho e trnsito, entre outros fatores de risco. Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vitima de acidentes ou de mal sbito, cujo estado fsico pe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funes vitais e evitar o agravamento

de suas condies, aplicando medidas e procedimentos at a chegada de assistncia qualificada. Os principais objetivos dos primeiros socorros so:

Reconhecer situaes que ponham a vida em risco; Aplicar respirao e circulao artificiais quando necessrio; Controlar sangramento; Tratar de outras condies que ponham a vida em risco; Minimizar o risco de outras leses e complicaes; Evitar infeces; Deixar a vitima o mais confortvel possvel; Providenciar assistncia mdica e transporte.

Qualquer pessoa treinada poder prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreenso e confiana. Manter a calma e o prprio controle, porm, o controle de outras pessoas igualmente importante. Aes valem mais que as palavras, portanto, muitas vezes o ato de informar ao acidentado sobre seu estado, sua evoluo ou mesmo sobre a situao em que se encontra deve ser avaliado com ponderao para no causar ansiedade ou medo desnecessrio. O tom de voz tranqilo e confortante dar a vitima sensao de confiana na pessoa que o est socorrendo.

1.1.2 Procedimentos Gerais de Primeiros Socorros

Estar envolvido em uma situao de leso ou doena repentina exige raciocnio rpido e ao imediata. Tente adotar o seguinte plano de ao: Observe o local do acidente medida que se aproxima.

Cuide de sua segurana e da segurana das outras pessoas no local; se necessrio, pea para um espectador desviar o trfego direto do local do acidente, posicionar sinalizao de segurana, manter os espectadores a uma distancia segura, desligar os motores que ainda estiverem funcionando, etc.

Consiga acesso at a(s) vitima(s) e verifique se h qualquer perigo imediato de vida.

Fornea suporte bsico vida das pessoas que estiverem em risco; sempre d prioridade de atendimento s vitimas mais graves.

Obtenha assistncia mdica mais avanada, se necessrio. Deve-se ativar o Servio de Resgate Mdico (pelo telefone 193-CORPO DE BOMBEIRO ou 192-SAMU) caso haja iminncia de parto, suspeita de ataque cardaco ou leso medular, ou se a vitima estiver afogada, eletrocutada, queimada, envenenada, engasgada ou sangrando profusamente, ou ainda, caso a vitima apresente dificuldade respiratria, paralisia, alterao no nvel de conscincia ou mais de uma crise convulsiva.

1.1.3 As Habilidades do Socorrista

Aps o individuo ter feito o treinamento para primeiros socorros ele ser capaz de desenvolver as seguintes habilidades: Controlar o local do acidente para evitar maiores leses; Obter acesso s vitimas da maneira mais fcil e segura possvel; Desobstruir as vias areas da vitima; Administrar a respirao de salvamento; Administrar a ressuscitao cardiopulmonar feita por um ou dois Socorristas;

Controlar o sangramento com presso direta, elevao, pontos de presso e torniquetes;

Detectar casos de choques; Detectar leses internas e das partes moles; Conhecer as tcnicas bsicas de curativos e bandagens; Detectar fraturas expostas e fechadas; Detectar casos de envenenamento, incluindo intoxicao por lcool ou drogas;

Detectar ataques cardacos, acidentes vasculares (AVC), coma diabtico, choque insulnico e crises convulsivas;

Detectar leses faciais, cranianas e torcicas (incluindo fratura de costela, trax flcido e ferimentos penetrantes no trax);

Detectar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus e inalao de fumaa;

Detectar leses relacionadas ao calor ou ao frio; Prestar auxilio em caso de parto e nos cuidados com o recm-nascido; Fornecer apoio psicolgico a vitima de crises e desastres; Efetuar o transporte, emergencial ou no, das vitimas.

1.2 Legislao 1.2.1 Constituio

Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Art. 50 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: Da Sade Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

1.2.2 Cdigo Penal

Art. 135 Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade publica: Pena deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplica, se resulta a morte. Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa no possui um treinamento especfico ou no se sente confiante para atuar, j descaracteriza a ocorrncia de omisso de socorro.

1.2.3 Direitos da Pessoa que Estiver Sendo Atendida

O prestador de socorro deve ter em mente que a vitima possui o direito de recusar o atendimento. No caso de adultos, esse direito existe quando eles estiverem conscientes e com clareza de pensamento. Isto pode ocorrer por diversos motivos, tais como: crenas religiosas ou falta de confiana no prestador de socorro que for realizar o atendimento. Nestes casos, a vitima no pode ser forada a receber os primeiros socorros, devendo assim certificar-se de

10

que o socorro especializado foi solicitado e continuar monitorando a vitima, enquanto tenta ganhar a sua confiana atravs do dialogo. Caso a vitima esteja impedida de falar em decorrncia do acidente, como um trauma na boca por exemplo, mas demonstre atravs de sinais que no aceita o atendimento, fazendo uma negativa com a cabea ou empurrando a mo do prestador de socorro, deve-se proceder da seguinte maneira: No discuta com a vitima; No questione suas razes, principalmente se elas forem baseadas em crenas religiosas; No toque na vitima, isso poder ser considerado como violao dos seus direitos;

Converse com a vitima. Informe a ela que voc possui treinamento em primeiros socorros, que ir respeitar o direito dela de recusar o atendimento, mas que est pronto para auxili-la no que for necessrio;

Arrole testemunhas de que o atendimento foi recusado por parte da vitima.

No caso de crianas, a recusa do atendimento pode ser feita pelo pai, pela me ou pelo responsvel legal. Se a criana retirada do local do acidente antes da chegada do socorro especializado, o prestador de socorro dever, se possvel, arrolar testemunhas que comprovem o fato. O consentimento para o atendimento de primeiros socorros pode ser: 1 formal, quando a vitima verbaliza ou sinaliza que concorda com o atendimento, aps o prestador de socorro ter se identificado como tal e ter informado a vitima que possui treinamento em primeiros socorros; 2 implcito, quando a vitima est inconsciente, confusa ou gravemente ferida a ponto de no poder verbalizar ou sinalizar consentindo com o atendimento. Nesse caso, a legislao cita que a vitima daria o consentimento, caso tivesse condies de expressar o seu desejo de receber o atendimento de primeiros socorros.

11

O consentimento implcito pode ser adotado tambm no caso de acidentes envolvendo menores desacompanhados dos pais ou responsveis legais. Do mesmo modo, a legislao cita que o consentimento seria dado pelos pais ou responsveis, caso estivessem presentes no local.

1.2.4 Aspectos Legais dos Primeiros Socorros

Os Socorristas esto sujeitos aos mesmos estatutos legais que outros prestadores de atendimento de emergncia. De forma geral, os deveres do Socorrista podem ser definidos legalmente da seguinte maneira: O Socorrista no deve interferir nos primeiros socorros administrados por outras pessoas. O Socorrista deve seguir as instrues de um policial e fazer o que um Socorrista consciente faria em tal circunstncia. Se a vitima no quiser receber ajuda, o Socorrista no deve for-la, a no ser que a situao seja potencialmente fatal. Aps o Socorrista ter iniciado o atendimento voluntariamente, ele no deve interromp-lo nem deixar o local at que seja dispensado por uma pessoa qualificada e responsvel que administre o atendimento em um nvel igual ou superior. Caso contrrio, sair do local ou interromper o atendimento ser considerado abandono do ponto de vista legal, e o Socorrista estar sujeito a processo judicial.

O Socorrista deve seguir procedimentos de atendimento de emergncia reconhecidos e aceitos que constem em textos didticos sobre primeiros socorros.

O Socorrista deve respeitar a privacidade da vitima e revelar informaes confidenciais como condio mdica da vitima, leses, condio fsica ou

12

medicamentos apenas para as pessoas que precisam conhec-las por razoes mdicas. Todo Socorrista envolvido com uma vitima na cena de um crime deve documentar e preservar quaisquer provas, alm de obedecer a leis estaduais que exijam a comunicao de incidentes criminais especficos (como abuso, estupro e ferimentos causados por armas de fogo). Dever de Agir significa que existe obrigao legal de prestar socorro ou proporcionar atendimento de emergncia. Essa obrigao legal pode existir nas seguintes situaes: Quando houver uma responsabilidade preexistente a pessoa j estabeleceu um relacionamento que a obriga legalmente a prestar socorro, como a relao entre motorista e passageiro ou entre pais e filhos. Quando o emprego exigir como no caso de professores, guardas florestais, salva-vidas, policiais e bombeiros. Quando iniciados os procedimentos de primeiros socorros o Socorrista deve prosseguir com eles at que tenha feito tudo o que lhe era possvel.

2 ABCDE DO TRAUMA

O tratamento do politraumatizado requer a identificao e tratamento prioritrio daquelas leses que pem em risco a vida do doente. Esta primeira avaliao se feita corretamente, dever identificar tais leses como: Obstruo da via area Leses torcicas com dificuldade respiratria Hemorragia severa interna ou externa Leses abdominais

13

A avaliao inicial deve identificar leses que comprometem a vida do paciente e, no deve demorar mais que 2-5 minutos, simultaneamente, estabelecer condutas para a estabilizao das condies vitais e tratamento destas anormalidades. A avaliao segue uma ordem de prioridades e so as mesmas para as crianas, adultos, gestantes e idosos. Este processo se constitui no ABCDE do atendimento ao traumatizado: A (Airway) Vias areas e controle da coluna cervical; B (Breathing) Respirao e ventilao; C (Circulation) Circulao com controle de hemorragia; D (Disability) Exame neurolgico sumrio; E (Exposure) Exposio com controle da hipotermia. A avaliao de cada item implica em diagnosticar alteraes e tomar decises concomitantes antes de se proceder ao passo seguinte.

A Vias Areas Com Controle da Coluna Cervical

A avaliao das vias areas e as condutas que garantem a sua permeabilizao prioritria no trauma. Principais causas de obstruo de vias areas: - Queda da lngua em pacientes inconscientes; - Presena de corpos estranhos, sangue e restos alimentares; - Fraturas de face; - Traumas cervicais rupturas da laringe e traqueia. A maneira mais simples de diagnosticar problema com as vias areas atravs da resposta verbal da vitima, pois estando esta respondendo evidencia-se a permeabilidade das

14

vias. Sinais como agitao, cianose ou respirao ruidosa podem significar obstruo das vias areas. Outra questo importante neste item refere-se a colocao do colar cervical na vitima pois o politraumatizado at que provem o contrario portador de leses de coluna cervical. Avaliar a via area. Se obstrudo, os passos a considerar so: - elevao do queixo/subluxao da mandbula (a lngua est agarrada mandbula) - aspirao (se disponvel) - tubo orofarngeo/nasofarngeo - intubao. NB manter o pescoo imobilizado em posio neutra.

B Respirao e Ventilao

A primeira etapa do atendimento inicial j discutido apenas garante ao paciente a permeabilidade de suas vias areas, mas isto no significa que este esteja com ventilao adequada. Sendo assim torna-se fundamental a avaliao das condies ventilatrias do paciente. A ventilao pode estar prejudicada tanto por obstruo das vias areas, como por alteraes da mecnica ventilatria ou por depresso do sistema nervoso central. Formas de diagnosticar problemas de ventilao: - Observe as incurses torcicas procurando simtricos de inspirao e expirao. A assimetria sugere fraturas ou trax flcido; - Ausculte ambos os hemitrax. Murmrio vesicular diminudo ou ausente, deve alertar para a possibilidade de existir leso torcica; - Frequncia respiratria elevada pode indicar falta ar; - Oxmetro de pulso pode ser um bom aliado apesar de no garantir que a ventilao seja adequada.

15

Aps o diagnstico de problemas ventilatrias no paciente medidas corretivas devem ser imediatamente tomadas. A respirao avaliada quando a patncia da via area e adequabilidade da respirao so reavaliadas. Se inadequada, os passos a considerar so: - descompresso e drenagem de pneumotrax/hemotrax sob tenso - encerramento de ferida aberta do trax - ventilao artificial - administrar oxignio se disponvel

C Circulao Com Controle de Hemorragia

A hipovolemia com conseqente choque hemorrgico a pagina causa de morte nas primeiras horas aps o trauma. Hipotenso arterial em vitimas de trauma deve ser sempre considerada como conseqncia de hipovolemia. Alguns parmetros so de fundamental importncia na avaliao inicial e determinao da hipovolemia: - Nvel de conscincia; - Colorao da pele; - Freqncia e amplitude de pulso; - Perfuso perifrica enchimento capilar menor que 2 segundos sinal de hipovolemia; - Presso arterial; - Presso de pulso; - Sudorese.

16

To importante quanto o diagnostico do choque hipovolmico a determinao do ponto de sangramento. Aps a localizao da hemorragia medidas de conteno devem ser tomadas a fim de evitar leses irreversveis no paciente at seu bito. Avaliar a circulao, quando a administrao de oxignio, a patncia da via area e a adequabilidade da respirao foram avaliadas. Se inadequadas, os passos a considerar so os seguintes: - parar a hemorragia externa - estabelecer duas linhas venosas (cnulas 14-16G) se possvel - administrar fluidos se disponveis

D Exame Neurolgico

Uma rpida avaliao do estado neurolgico deve determinar o nvel de conscincia e a reatividade pupilar do traumatizado. O rebaixamento do nvel de conscincia indicativo de diminuio da oxigenao, leso direta do encfalo ou uso de drogas e/ou lcool. Na avaliao inicial, utiliza-se o mtodo AVDI. A Alerta; V Resposta ao estimulo verbal; D Responde ao estimulo doloroso; I Irresponsivo aos estmulos. Inconscincia, resposta motora lateralizada, alterao da funo pupilar, esto, frequentemente, relacionadas ao aumento da presso intracraniana e implicam na necessidade de canulao da via area e hiperventilao. O exame neurolgico mais detalhado do paciente deve ser realizado posteriormente e o mesmo deve ser classificado de acordo com a Escala de Coma de Glasgow que ir melhor definir qual o estado neurolgico do paciente.

17

E Exposio do Paciente Com Controle da Hipotermia

O paciente traumatizado deve ser completamente despido para facilitar o exame completo e a determinao de leses que podem comprometer a sua vida. Para se evitar movimentos e eventual mobilizao de fraturas ou luxaes, as vestes devem ser cortadas antes da remoo. A proteo do paciente contra hipotermia de suma importncia, pois cerca de 43% dos pacientes desenvolvem este tipo de alterao durante a fase de atendimento inicial. A hipotermia exerce efeitos deletrios sobre o organismo do traumatizado portanto, deve ser protegido contra o frio atravs de cobertores aquecidos e infuso de lquidos tambm aquecidos.

18

CONCLUSO

Toda pessoa que for realizar o atendimento pr hospitalar (APH), mais conhecido como primeiros socorros, deve antes de tudo, atentar para a sua prpria segurana. O impulso de ajudar a outra pessoa, no justifica a tomada de atitudes inconseqentes, que acabem transformando-o em mais uma vtima. A seriedade e o respeito so premissas bsicas para um bom atendimento de APH (primeiros socorros). Para tanto, evite que a vitima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informaes pessoais que ela lhe revele durante o atendimento. Quando se est lidando com vidas, o tempo um fator que no deve ser desprezado em hiptese alguma. A demora na prestao do atendimento pode definir a vida ou a morte da vitima, assim como procedimentos inadequados.

19

Importante lembrar que um ser humano pode passar at trs semanas sem comida, uma semana sem gua, porm pouco provvel, que sobreviva mais que cinco minutos sem oxignio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HAFEN, Brent Q.; KARREN, Keith J.; FRANDSEN, Kathryn J. Guia de Primeiros Socorros para Estudantes. So Paulo: Ed. Manole, 2002. MANTOVANI, Mario Suporte Bsico e Avanado de Vida no Trauma. So Paulo: Ed. Atheneu, So Paulo, 2005. http://pt.scribd.com/doc/57582106/Manual-de-Abordagem-Primaria-no-Trauma www.cref7.org.br/Topicos/Materias/Primeiros%20Socorros.pdf http://sardoemergencia.no.sapo.pt/abcdedotrauma.htm http://www.guiavertical.com/site/primeiros_socorros/socorros.htm

20

You might also like