You are on page 1of 8

HARTOG, Franois (org.). A Histria de Homero a Santo Agostinho. Traduo de Jacyntho Lins Brando. Belo Horizonte: Ed.

UFMG, 2001, 288p.

O conceito de Histria entre a Antiguidade Clssica e a Tardia


Diogo da Silva Roiz* Franois Hartog um historiador francs hoje mundialmente conhecido como especialista em historiografia antiga e moderna que inovou a interpretao de textos antigos, tanto em suas pesquisas como em seus seminrios ministrados na Escola de Altos Estudos em Cincias Sociais (EHESS) de Paris (onde tambm foi professor e diretor de estudos), depois lanadas como artigos e livros. Desde a dcada de 1980, com o lanamento de seu livro O espelho de Herdoto: ensaio sobre a representao do outro, sua contribuio para os estudos historiogrficos tem sido marcante, como ressaltam autores como Roger Chartier e Jacques Revel. Sua obra tem servido de base para muitos pesquisadores, da Frana e de outros pases, nos ltimos anos inclusive no Brasil, onde vrios pesquisadores o tm utilizado em suas pesquisas, o que refletiu na rpida traduo de muitos de seus livros e artigos. Aps ter sido traduzido, em 1999, o livro O espelho de Herdoto, a Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nos ofereceu, em 2001, numa verso bilngue, com a cuidadosa traduo dos originais efetuada por Jacyntho Lins Brando (responsvel pela traduo de sua obra na UFMG), da antologia de textos, organizadas pelo autor, que vo de Homero a Santo Agostinho, com o intuito de circunscreverem a forma como aqueles autores da Antiguidade Clssica e Tardia pensaram o conceito de Histria. Com esta antologia de textos, o autor pretendeu ficar entre Paul Veyne que com seu hoje clebre ensaio Como se escreve a histria, de 1971, indicou que para os historiadores a histria continuaria sendo o que desde a definio de Aristteles (e seus seguidores) se fixaria como: o relato dos acontecimentos verdadeiros que tm o homem como ator e Luciano de Samsata que em 165 de nossa era consagrou um curto tratado intitulado Como se deve escrever a histria, para prescrever as regras do ofcio de historiador e de sua escrita. Do que se depreende, segundo o autor, que enquanto Luciano (que absolutamente no historiador) prescritivo, Veyne (que o ) no visa seno a descrever o que fazem os historiadores (mesmo quando, ou sobretudo, se creem fazer outra coisa) (HARTOG, 2001, p. 9). No entanto, prossegue Hartog, nosso objetivo mais limitado que o de Veyne e diferente do objetivo de Luciano porque procurou-se delinear co-

* Mestre em Histria pelo Programa de Ps-graduao da UNESP, Campus de Franca. Foi bolsista CAPES. Coordenador do curso de Histria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Amambai.

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

145

meando por dar a palavra aos prprios historiadores, [e elaborando com isso] uma genealogia do conceito antigo de histria, uma vez que
[...] tudo no se deu de uma vez, com Herdoto ou Tucdides, mas que, na construo continuada dessa tradio de escrita, foram feitas certas escolhas, produziram-se esquecimentos, deslocamentos e tambm reformulaes: de Herdoto a Luciano e a Santo Agostinho, passando por Ccero e Tito Lvio, a mesma palavra no designou sempre a mesma mercadoria (HARTOG, 2001, p. 9-10).

Para atingir tal objetivo, Franois Hartog selecionou como fontes principais, mas no as nicas, os prefcios (alguns nem eram considerados prefcios, outros nem o eram) escritos na Antiguidade Clssica e Tardia (deixados como testemunho de seus projetos polticos e intelectuais), e que inevitvel, a distncia entre o que se diz que se quer fazer e o que se fez efetivamente (o prefcio torna-se, ele prprio, na poca helenstica, um gnero (HARTOG, 2001, p. 10). Em verdade, o autor no selecionou todos os prefcios, ou todos os prefcios que chegaram at ns, ou ainda apenas prefcios. Muito embora:
O leitor moderno est[eja] acostumado a buscar, nos prefcios, verdadeiros discursos do mtodo. Pelo menos, se h algum, a que ele se encontrar. Na tipologia elaborada por Grard Genette, esse tipo de prefcio se diz original (ou autoral). Que se pense no grande prefcio Histria da Frana de Michelet (1869), retorno sobre quarenta anos de escrita e de intercmbio incessantes entre biografia e historiografia! O prefcio tambm o lugar onde se acertam as contas: elas so calculadas ou pagas, as dvidas so reconhecidas ou negadas. nele que se confessam, afloram ou se ignoram as relaes com a instituio (em sentido preciso ou amplo), a qual autoriza e d crdito (HARTOG, 2001, p. 11).

No entanto, no perodo da Antiguidade Clssica e Tardia, o prefcio tinha um objetivo mais preciso, voltado para: ao mesmo tempo [em] que se esfora[va] em demonstrar que no se pode[ria] escrever uma histria verdadeira da Grcia arcaica, v[inha] a ser a tentativa mais bem acabada de propor algo nesse sentido (HARTOG, 2001, p. 11). E mais:
Argumentava-se tambm contra: contra aqueles, predecessores ou no, que manifestaram ignorncia, no souberam informar-se, no recorreram experincia, ou, muito simplesmente, mentiram. Eis a, num modo negativo, um procedimento constante de legitimao dos historiadores gregos a comear por Herdoto, que critica Hecateu de Mileto e o ridiculariza [...]. Na prtica, est em curso uma cadeia de crticos, como, melindrado, observou Flvio Josefo: das histrias gregas no se eleva seno uma abominvel cacofonia, ao passo que a prova da verdade reside antes na sinfonia (HARTOG, 2001, p. 11-2)

Seguindo o raciocnio de Josefo completa Hartog dizendo que a cadeia de historiadores gregos no mais que uma cascata de desacordos e de refutaes, a que se ope a sinfonia dos vinte e dois livros sagrados dos judeus (HARTOG, 2001, p. 264).

146

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

Diante disto o autor argumenta que, diferentemente do orador, o historiador no tem [ou tinha a] necessidade de captar a benevolncia de seu pblico, sendo-lhe suficiente indicar a importncia ou a utilidade do que dir, ainda mais que o prefcio no [era] jamais o momento de retrospectivas ou exames de conscincia, da mesma forma que no [era] o lugar para manifestos sobre o mtodo (HARTOG, 2001, p. 13). Nesse perodo, os prefcios serviam mais como indicadores dos caminhos percorridos e aos quais se chegou, e em alguns casos se demonstrando, no diretamente os dbitos, mas o dilogo estabelecido na forma de uma crtica voraz aos antecessores. Os prefcios, no sendo discursos sobre o mtodo como viriam a se tornar a partir do sculo XVIII, serviam para estabelecer um campo de dilogos e de certa forma servia como uma legitimao da funo social exercida pelo historiador (num perodo em que a Filosofia era reconhecida como a rea do conhecimento que centralizava todas as outras, e a Histria nem era vista e reconhecida como uma rea do conhecimento, e servindo mais, como a Literatura, como um registro e guardi da memria coletiva). Para concluir sua justificativa sobre a escolha das fontes, Hartog ressaltou que:
[...] ultrapassando os prefcios e as questes que levantam, escolhemos sobretudo textos no todos escritos por historiadores em sentido estrito que ajudam, por sua dimenso prescritiva ou reflexiva, a indicar as balizas e a marcar as etapas da longa histria do conceito de histria: as condies que a tornam possvel e suas estruturas profundas (HARTOG, 2001, p. 13).

Alm disso, essas explicaes visaram:


[...] mostrar os textos em movimento: um movimento de pensamento que lhes prprio [...] [e] tambm seu movimento com relao a outros textos. Por exemplo, Tucdides escrevendo a partir de Herdoto, ou Polbio tentando voltar atrs ou recuperar as consideraes de Aristteles sobre a histria e a tragdia. Escolher supe, enfim, eliminar e, contra nossa vontade, muitos nomes e textos possveis ou mesmo significativos no puderam ser includos neste conjunto (HARTOG, 2001, p. 13).

Com essa pretenso, o livro foi dividido em oito captulos, nos quais discutir, com base na seleo de autores e textos anteriormente apontada: a) antes da Histria (selecionando fragmentos da obra de Homero e Hesodo); b) a operao historiogrfica (com Demcrito, Hecateu de Mileto, Herdoto e Pausnias); c) a histria entre presente e passado (com Tucdides, Xenofonte, Iscrates, Dionsio de Helicarnasso e Teopompo); d) do geral ao comum, com a questo da histria universal (com Aristteles, Polbio, Estrabo e Diodoro da Siclia); e) o advogado e o historiador (com Ccero, novamente Dionsio de Helicarnasso; Quintiliano; Plnio, o Jovem, Salstio e Plutarco); f) Roma e a grandeza exemplar do passado (mais uma vez com Dionsio de Helicarnasso, Tito Lvio e Tcito); g) o historiador enquanto tal (com Luciano de Samsata); h) e, por fim, um eplogo (com Flvio Josefo, Eusbio de Cesaria e Santo Agostinho).
La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

147

Antes de tudo, Homero e Hesodo aqui se encontram para, partindo do regime do discurso pico, dar testemunho de uma pr-histria do conceito, num tempo anterior em que, contudo, se fazem escolhas duradouras. Vem em seguida o tempo dos fundadores propriamente ditos: a operao historiogrfica de Herdoto (com a histore como investigao) e sua profunda reformulao por Tucdides (em favor da histria do presente, sem jamais recorrer ao prprio nome de histora), seguidas pelas perplexidades de meias-tintas de Xenofonte (que muito menos emprega o termo) [...] A experincia dolorosa das mudanas [...] leva a invocar o passado e incita a imit-lo. da que o tema da histria como fornecedora de exemplos ir tomar seu impulso duradouro. Aristteles, evidentemente, jamais escreveu obra alguma sobre a histria e, entretanto, as reflexes da Potica, estabelecendo a superioridade da poesia trgica (que diz respeito ao geral) com relao narrativa histrica (limitada s ao particular) marcam um corte importante: uma espcie de aquisio para sempre ou um fardo que a historiografia no cessar de sopesar ou se esforar em depor. Compreende-se ento a resistncia de Polbio, em seu prefcio, em pr de novo a histria sob o signo do geral [...] Com Roma a historiografia acede enfim ao geral [...] Com Quintiliano [...] e Plnio [...] seguimos esse debate propriamente romano, aberto pelos dilogos de Ccero sobre a histria e a eloqncia, o advogado e o historiador [...] trs olhares sobre a historiografia grega e romana, vista de outro lugar, formaro o eplogo deste percurso [...] Tal esta histria de longa durao (ou antes, seu esboo), que nos conduz de Homero a Santo Agostinho, da pr-histria da histora at a proposio de uma outra histria propriamente indita e, contudo, desde sempre espera, a qual viria recapitular toda a histria passada da humanidade, dando-lhe um sentido (HARTOG, 2001, p. 14-5).

Ao final de cada captulo, o autor complementava a seleo de textos com um breve, mas esclarecedor, glossrio, no qual procurava indicar caminhos de leitura, forma de interpretao dos textos e informaes sobre a maneira como a histria estava sendo definida em cada momento. Para um maior detalhamento sobre os autores e obras citados e analisados por Franois Hartog, elaborouse o quadro (nmero 1) a seguir para indicar: autores (por nome e sobrenome, quando indicado, e que na poca se referia ao local de origem do sujeito, a cidade), vida (o tempo em que viveu, no qual a datao , e era, sempre aproximativa) e obra (citada e analisada pelo autor).

148

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

Quadro 1: Distribuio de literatos, filsofos e historiadores, segundo nome, vida e obra:

Fonte: HARTOG, Franois (org.). A Histria de Homero a Santo Agostinho. Traduo de Jacyntho Lins Brando. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001, 288p. Portanto, partindo de prefcios e outros textos, Franois Hartog, alm de delinear a maneira como se pensou a histria, tambm procurou definir como estava sendo definido o historiador e sua funo na sociedade, na Antiguidade Clssica e Tardia. Quais as fragilidades que o historiador encontraria ao tentar escrever suas histrias? Franois Hartog comea a responder a essa questo por dizer que os gregos no inventaram a histria, pois ela j era praticada no Egito, por meio da emisso de listas reais e dos anais que registravam as aes dos reis. A originalidade dos gregos estaria, antes, em pensar a figura do historiador, pois sem dvida com eles, diz o autor, que surgiu o historiador como figura subjetiva. E continua:
La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

149

Na histria intelectual grega, esse modo de afirmao de si e esse dispositivo de produo de um discurso no ficaram absolutamente reservados a historiografia. Eles so, muito pelo contrrio, a marca, a assinatura mesmo de um momento (entre o VI e o V sculo a.C.) que assistiu, entre os artistas, os filsofos da natureza e os mdicos, ascenso do egotismo: claro desejo de assinar e reivindicar para si o estatuto de autor (HARTOG, 2001, p. 17).

No entanto, conforme constatou o autor, a comeam as fragilidades:


No caso dos historiadores, essa afirmao de si no se impor, todavia, sem uma certa fragilidade, na medida em que a histria logo se tornar um gnero, mas no uma disciplina, menos ainda uma profisso. Essa histria tornada para ns, modernos, a Histria em sua evidncia nunca foi, na Grcia e em Roma, mais que um discurso minoritrio, um dentre os que, cada um a seu modo, se encarregavam da memria e contavam a genealogia e os avatares de uma certa identidade [...] [e ainda] a histria, claramente se preocupava mais com o presente que com o passado [...] O historiador, antes de tudo, foi um homem de viagem e de exlio [...]. Enfim, ltima fragilidade do historiador: aps ter-se desembaraado do poeta e ter-se tornado um mestre da prosa, no tarda a inclinar-se diante do filsofo que, desde o sculo IV, julga poder imporse como referncia intelectual maior e, por assim dizer, como rbitro dos saberes. Desde ento, tendo em vista que, numa Atenas atingida pela derrota, a histria no poderia mais pretender ser a Cincia Poltica que Tucdides sonhou faz-la, no restar ao historiador mais que convencer-se e convencer que a histria , sem dvida, til (para o poltico), agradvel (para quem gosta de ler), mas tambm filosfica (HARTOG, 2001, p. 18-9).

Todavia, isso no impediu que a histria permane[cesse] sobretudo como ocupao dos que fazem a histria, mesmo que, como lembra o autor, no perodo seguinte a ocupao de Roma efetuada pelos brbaros, entre os sculos IV e V, constitua-se a figura do historiador eclesistico. Para o autor, o historiador eclesistico no
[...] um pesquisador, mas um leitor que escolhe e colhe palavras dos que escreveram antes, visando a fazer um corpo (uma narrativa organizada), utilizando a narrativa histrica. Dessa reunio indita, que visa a salvar a memria da tradio, resulta o interesse de sua histria. Ele reencontra e retoma, desse modo, o tpos da utilidade da histria (HARTOG, 2001, p. 267-8).

O historiador eclesistico, prossegue o autor, no tem a necessidade de ver por si mesmo, basta-lhe desdobrar escrupulosamente a cadeia da tradio. Como para Flvio Josefo, a historiografia no se concebe fora da instituio. ento lgico que Eusbio pea a Deus que seja seu guia no trabalho, ainda mais porque reivindica ser o primeiro a escrever uma histria desse tipo. De fato Eusbio servir de modelo para muitos outros historiadores eclesisticos [como a Santo Agostinho, que o utilizar em sua demarcao da histria da cristandade ocidental, fixada em A cidade de Deus] e, alm disso, para os primeiros historiadores nacionais (HARTOG, 2001, p. 267).

150

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

Aps a criao das primeiras universidades na Europa, entre os sculos XII e XIII, a histria continuar restrita quele tipo de escrita, coisa que s se alterar com o Renascimento. Muito embora a primeira ctedra de histria houvesse sido criada em 1504 em Mayence, para um tradutor de Tito Lvio, seu nmero somente aumentar de maneira expressiva a partir do sculo XVIII. Para o autor, entrar-se-ia ento num outro regime de historicidade, formulado na Alemanha no ltimo tero do sculo XVIII e realizado pela Revoluo Francesa: o da histria concebida como processo e incarnada no progresso (HARTOG, 2001, p. 20). Sobre isso, talvez voltando ao eplogo (cap. VIII, p. 237-272) do autor, e ao texto de Santo Agostinho, poderamos question-lo e nos perguntar: se esse regime de historicidade, que, segundo ele, se inicia na Alemanha e com a Revoluo Francesa, j no apareceria na sua forma religiosa e sacra em Santo Agostinho e na Idade Mdia? O movimento da Ilustrao na Frana do sculo XVIII no teria simplesmente secularizado, aquele sentido religioso (com uma direo a seguir para a humanidade, e, portanto, finalista e progressiva) que era dado, em toda Idade Mdia, ao discurso histrico? Ser que esse novo regime de historicidade j no estaria em processo, desde os sculos XVI e XVII, com a obra dos antiqurios, e as contribuies de Nicolau Maquiavel (1469-1527), Ren Descartes (1596-1650), Giambattista Vico (1668-1744), e muitos outros, para a reformulao do discurso dos historiadores? Evidentemente, as questes postas servem apenas para pensarmos crtica e historicamente esta obra do autor, j que sua afirmao foi alocada mais como uma hiptese de trabalho a ser mais bem explorada, do que como uma afirmao j comprovada. Realmente, justamente isso que Franois Hartog tem feito desde ento em suas ltimas obras (algumas j traduzidas), tais como: O sculo XIX e a histria: o caso Fustel de Coulanges (impressa em 2003, pela Editora da UFRJ); Os antigos, o passado e o presente (editada tambm em 2003 pela editora da UNB, que uma coletnea de artigos, anteriormente publicados em livros e em revistas especializadas na dcada de 1990, com exceo do ltimo, que de 1982, impresso em nmero especial da revista Annales, sobre histria antiga); Memria de Ulisses: Narrativas sobre a fronteira na Grcia Antiga (publicado em 2004 pela editora da UFMG); Des regimes dhistoricit (publicada em 2003 pela Seuil); Evidence de Lhistoire. Ce que voient les historie (publicada em 2005 pela EHESS) e Anciens, modernes, sauvages (publicada tambm em 2005 pela Galaade), e que infelizmente ainda no foram traduzidas no Brasil. Nelas aparece, tal como vimos nesta obra, o investigador minucioso e persistente, atrs de indcios, provas e fragmentos de fontes que permitam inquirir melhor o passado, precisar mais adequadamente a comprovao efetuada por meio do discurso (na escrita da histria), e analisar os significados pelos quais foram passando a histria e o ofcio de historiador. Portanto, questionamento parte, para o autor (na concluso de sua introduo a antologia de textos), foi no sculo XVIII que a palavra histria passava a agrupar tanto o acontecido (o que foi vivido), quanto narrativa e interpretaLa Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

151

o daquele agir humano de outrora, e assim se completaria a separao entre o conceito antigo e o conceito moderno de histria. De modo que este livro de Franois Hartog contribui para um melhor delineamento do conceito antigo de histria, o seu debate, crtica, e, s vezes, negao entre os autores arrolados na antologia. E, ainda, esclarece como a narrativa histrica aos poucos se separa do discurso potico, e a maneira como se aproxima do discurso filosfico, demonstrando mudanas de perspectiva, de interesses, fontes e temas outrora muito pesquisados (como as guerras).

152

La Salle - Revista de Educao, Cincia e Cultura | v. 13 | n. 2 | jul./dez. 2008

You might also like