You are on page 1of 19

DELORS, JACQUES E EUFRAZIO, JOS CARLOS.EDUCAO: UM TESOURO A DESCOBRIR.

SO PAULO:CORTEZ, 1998

APRESENTAO ELABORADA POR ALESSANDRO RUBENS alessandrorubens@hotmail.com

SOBRE O AUTOR
>Nasceu em Paris. >Poltico europeu de nacionalidade francesa. >De origem humilde. >Foi funcionrio do Banco de Frana. >Estudou Economia na Sorbonne. >Filiou-se ao Partido Socialista Francs. >Foi nomeado ministro da Economia e Finanas de Frana. >Assumiu a Presidncia da Comisso Europeia (CE) e assegurou trs mandatos (1985 1995). >27 de maro de 1995 foi inaugurado o Centro com seu nome CIEJD Centro de Informao Europia Jacques Delors. >Presidiu a Comisso Internacional sobre a educao para o sculo XXI (1992 1996). >Foi presidente do Conselho de Administrao do Colgio Europe de Burges. >Atualmente tambm Presidente do Conselho de Emprego, de Receitas

Jacques Delors

e da Coeso Social (CERC) (Desde maio de 2000).

1 - DA COMUNIDADE DE BASE SOCIEDADE MUNDIAL


Para o autor a globalizao expressa no livre comrcio, na abertura financeira, na queda da ex. Unio sovitica, nas tecnologias da informao e na interdependncia planetria cria um clima de incerteza e, at, de apreenso, que torna ainda mais hesitante a busca de uma soluo dos problemas realmente em escala mundial.

A comunicao universal
As novas tecnologias fizeram a humanidade entrar na era da comunicao universal; abolindo as distncias, moldando a sociedade do futuro, que no corresponder, por isso mesmo, a nenhum modelo do passado. A interatividade permite no s emitir e receber informaes, mas tambm dialogar, discutir e transmitir informaes e conhecimentos, sem limite de distncia ou de tempo. Esse processo desigual, da a importncia da educao.

A educao tem, sem dvida, um papel importante a desempenhar, se se quiser dominar o desenvolvimento do entrecruzar de redes de comunicao que, pondo os homens a escutarem-se uns aos outros, faz deles verdadeiros vizinhos.

Um mundo multiriscos
As transformaes do final da dcada 1980 e incio de 1990(Queda da URSS, fim da guerra fria)marcou a entrada das pessoas em um mundo de multirriscos. Esse fato uma das caractersticas dos finais do sculo XX, que perturba e inquieta profundamente a conscincia mundial. Armas, terrorismo,insegurana etc.

O local e o global
O mal-estar, causado pela falta de viso clara do futuro,conjuga-se com a conscincia cada vez maior das diferenas existentes no mundo, e das mltiplas tenses que da resultam, entre o local e o global.
Por vezes esse processo pode gerar fraturas sociais

DA COESO SOCIAL PARTICIPAO DEMOCRTICA

Em todo o mundo, a educao, sob as suas diversas formas, tem por misso

criar, entre as pessoas, vnculos sociais que tenham na sua origem


referncias comuns, nesse sentido, o objetivo essencial da educao deve ser o desenvolvimento do ser humano na sua dimenso social.

Os veculos de cultura so essncias para a coeso social, definida pelo


autor como construo de um espao de socializao, e como caminho de preparao de um projeto comum.

A educao deve, assim, assumir a difcil tarefa que consiste em fazer da diversidade um fator positivo de compreenso mtua entre indivduos e grupos humanos. A sua maior ambio passa a ser dar a todos os meios necessrios a uma cidadania consciente e ativa, que s pode se realizar, plenamente, num contexto de sociedades democrticas.

Uma educao prova da crise das relaes sociais a) A educao e a luta contra as excluses A educao pode ser um fator de coeso, se procurar ter em conta a diversidade dos indivduos e dos grupos humanos, evitando tornar-se um fator de excluso social.

DO CRESCIMENTO ECONMICO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO


Para o autor devemos ter a conscincia de que o modelo de crescimento atual depara-se com limites evidentes, devido s desigualdades que induz e aos custos humanos e ecolgicos que comporta, o autor julga necessrio definir a educao, no apenas na perspectiva dos seus efeitos sobre o crescimento econmico, mas de acordo com uma viso mais larga: a do desenvolvimento humano.

Um crescimento econmico mundial profundamente desigual

A riqueza mundial cresceu consideravelmente a partir de 1950 sob os efeitos conjugados da segunda revoluo industrial, do aumento da produtividade e do progresso tecnolgico. Contudo, a desigualdades so cada vez mais latentes!!!!!

A procura de educao para fins econmicos


Observa-se, de fato, que no decurso do perodo considerado e sob a presso do progresso tcnico e da modernizao, a procura de educao com fins econmicos no parou de crescer na maior parte dos pases. As comparaes internacionais realam a importncia do capital humano e, portanto, do investimento educativo para a produtividade. A relao entre o ritmo do progresso tcnico e a qualidade da interveno humana torna-se, ento, cada vez mais evidente, assim como a necessidade de formar agentes econmicos aptos a utilizar as novas tecnologias e que revelem um comportamento inovador. Requerem-se novas aptides e os sistemas educativos devem dar resposta a esta necessidade, no s assegurando os anos de escolarizao ou de formao profissional estritamente necessrios, mas formando cientistas, inovadores e quadros tcnicos de alto nvel.

UMA REFLEXO NECESSRIA: OS PREJUZOS DO PROGRESSO

O progresso tcnico avana mais depressa do que a nossa capacidade de imaginar solues para os novos problemas que ele coloca s pessoas e s sociedades modernas. preciso repensar a sociedade em funo desta evoluo inevitvel.

OS QUATRO PILARES DA EDUCAO

Para poder dar resposta ao conjunto das suas misses, a educao deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, sero de algum modo para cada indivduo, os pilares do conhecimento:

Aprender a conhecer Indica o interesse, a abertura para o conhecimento, dominar os instrumentos e os mtodos de pesquisa.
Aprender a fazer Mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar. Ensinar o aluno a por em prtica seus conhecimentos. Aprender a conviver Traz desafios da convivncia que apresenta o respeito a todos e o exerccio de fraternidade como caminho do entendimento. Aprender a ser O mais importante por explicitar o papel do cidado e o objetivo de viver.

Quais os objetivos dos Pilares


Uma nova concepo ampliada de educao devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo . revelar o tesouro escondido em cada um de ns.

FIM!!! OBRIGADO!!! E ESTUDEM PARA NO ACREDITAR NESSA BESTEIRADA TODA.

You might also like