You are on page 1of 4

A Potica de Herberto Helder: o ponto de partida

Intelijencia, dame / el nombre exacto de las cosas! ... Que mi palabra sea / la cosa misma, creada por mi alma nuevamente [...] Juan RAMN JIMNEZ Refletir sobre Literatura atitude que desde sempre foi posta em prtica. Meios para tal no faltam: ensaios, manifestos, tratados Na contemporaneidade, mais at do que em outras pocas, um espao no qual esta reflexo freqentemente surge o prprio texto literrio notadamente a poesia (1). Tal condio faz valer a mxima de que nada, nem ningum, capaz de dizer mais sobre um texto literrio que o prprio texto independentemente da matria nele tratada (2). Significativo nome da literatura portuguesa atual, Herberto Helder autor que no foge a esta inquietao. Para ele, necessrio ir alm da prxis da poesia: sente tambm a necessidade de expor, na linguagem atomizada e fragmentria da lrica (singularizada, mas nem por isso isolada, como diz BOSI (3)), como e por qu e para qu se cria. Na carne e no esprito, procura condensar sua viso de mundo num inqurito aparentemente teleolgico da existncia que, em ltima anlise, mesmo regressivo os constantes avanos so dados no sentido do descobrimento das causas primeiras. O percurso escolhido por este poeta nascido na ilha da Madeira (em 1930) para apresentar o seu processo criativo no rima com prescritivismo ou simplismo muitssimo pelo contrrio. Como j lembrara GUEDES (4), a viagem helderiana permeada de obstculos, tornando sua potica hermtica e dificultando a reordenao das referncias feitas nos textos. O poema que nos dispusemos a ler tem mesmo este nome (O Poema) e trata-se, na realidade, de uma srie de setes poemas, todos numerados em romanos. Foi composto por Herberto Helder no incio de seu percurso literrio e publicado em Colher na Boca (1961), estria do autor em livro, se contarmos que Amor em Visita muito mais um folheto. Por a lira de HELDER no caber na limitao de amarras formais, diversidade o que h na composio estrutural de O Poema. Embora digno de investigao, tal aspecto tem aqui de ser relevado temos propsitos outros.

Aquilo que apontara DCIO como ponto central do fazer potico helderiano a preocupao com a construo do poema, com o rigor da expresso, na luta contra as palavras (5) observado no poema I de O Poema, que comea redigido no presente do indicativo tempo das verdades universais. O eu observa que Um poema cresce inseguramente / na confuso da carne. / Sobe ainda sem palavras, s ferocidade e gosto / talvez com sangue (6). J nestes primeiros versos identificamos um elemento recorrente na obra do poeta portugus: a concepo da criao lrica como uma atividade corporal, sangnea, resultado do anseio pela expresso mais adequada, pela palavra que no existe ou que, se existe, no est ao alcance do poeta. Na reconstruo da fragmentada realidade vislumbrada por sua lente potica, o eu elege o poema como o ambiente ideal para faz-lo com amplido (E o poema cresce tomando tudo em seu regao), naquilo que Carlos Felipe MOISS (7), considerando a lrica como um todo, afirma ser o ngulo potico o ngulo no qual esto includos todos os outros (histrico, sociolgico, filosfico). , ao mesmo tempo, um e todos. Ainda no poema I vemos a fora da poesia: E j nenhum poder destri o poema. Esta viso universal proporcionada pelo texto potico est imune a contestaes e sua inviolabilidade fato incontestvel: paira sobre o universo. Para recolher os elementos de metapoesia observveis em O Poema, somos forados a passar por cima das outras aluses existentes ao longo dos sete poemas. A ressaltar apenas a recorrncia de temas do amor carnal (o xtase, o beijo etc.) e da natureza (a rvore, o pssaro) usuais na potica helderiana e representativos do sincretismo entre o fsico e o transcendente que se d no universo do poeta. No poema III, flagramos o eu a pensar, no futuro do pretrito na condio da solido e do silncio , que haveria uma palavra vingativa e pura,. este oxmoro que marca a extenso da palavra buscada pelo poeta, a palavra que seria seria, pois inatingvel a mais propcia para se expressar na vastido que s o canal potico pode proporcionar. curioso notar que, na busca do nome exato, temos uma jornada que impele o homem para a frente e para trs: vai adiante na busca da palavra primeira (In principio erat Verbum.). E que palavra seria esta? O eu arrisca algumas respostas: Um abstracto nome de mulher ou pssaro. / Quem sabe? Espelho, Cotovia, ou a desconhecida / palavra amor. (poema III). O x da questo pode estar, assim, nas maiores motivaes do poeta: o amor da mulher e a natureza circundante (que no exatamente um locus amnus).

O poeta assume tambm uma perspectivao idiossincrtica, quando destaca, no poema

IV,

ser o trabalho lrico resultado de uma rigorosa viso e a experincia / desmedida da carne.. E vemos aqui, mais uma vez, o tema do corpo. Corpo que em HELDER no um amontoado de impulsos nervosos, e sim a porta por onde externada a inspirao Uma inspirao que fende lrios na minha testa, / fende-nos ao meio / como os raios fendem as direitas taas de pedra. (poema
VII).

O sangue , tambm, o elemento criativo que flui pelas veias do criador, que

transforma, que renova, que anima (anima = alma), que proporciona novas possibilidades de se encarar o universo (meta)fsico onde o eu concebe sua poesia. E nessa marcha de um sopro alucinado (poema
VI),

da loucura das pontes celestes

(poema V), temos um arremate marcado pela unio entre gozo e sofrimento: O poema di-me, faz-me feliz / e trgico. A gerao do poema ajuda o eu a compreender o mundo circundante, mas h sempre haver a impossibilidade de encontrar a palavra precisa, justa Feliz por poder externar sua voz, triste por no chegar ao fim (que o comeo). Se ponto pacfico o fato de a leitura de um texto literrio no deixar nenhum receptor indiferente, da poesia de Herberto Helder impossvel no se sair com um grande sentimento de inquietao, e, face linguagem calculadamente catica proposta pelo poeta, no apenas ver as palavras e lembremos que a poesia helderiana essencialmente sensorial (especialmente visual) por se oporem umas s outras, mas sim em sua prpria essncia, em sua faceta material, em sua corporeidade. Da multiplicidade que a obra de Herberto Helder, pudemos dar uma plida impresso. No entanto, como j dizamos no incio deste pequeno ensaio, nada diz mais acerca do texto artstico que o prprio. Nossa modesta e limitada leitura apenas mais uma. Lendo Helder, ter a sua Notas (1) mais do que evidente que no cabe aqui divagar sobre o que seria ou no um texto literrio. Para evitar redues ou prolixidade, deixemos a questo de lado: que se interprete a proposio livremente. (2) Com isto, desejamos ressaltar que no apenas a metapoesia que defende uma concepo da criao potica. Todo e qualquer texto, literrio ou no, defende uma noo de escrita.
(3) (4)

BOSI, Alfredo. O Ser e o Tempo da Poesia. 4. ed. So Paulo: Cultrix, 1993. p. 113. GUEDES, Maria Estela. Viagem e Utopia em Herberto Helder. Colquio / Letras, Lisboa, n. 46, p. 36-45, nov. 1978. p. 37.

(5)

DCIO, Joo. Para um Estudo do Processo Criador na Poesia de Herberto Hlder. In:
COLQUIO LUSO-BRASILEIRO DE PROFESSORES UNIVERSITRIOS DE LITERATURAS DE PORTUGUESA, EXPRESSO

1., 1984. Lisboa; Coimbra; Porto. Actas. Lisboa: Instituto

de

Cultura

Brasileira / Universidade de Lisboa, 1984, p. 447-453. p. 451 (6) Esta citao de O Poema e todas as demais foram extradas de:
(7)

HELDER, Herberto. Poesia Toda: 1953-1980. Lisboa: Assrio e Alvim, 1981. p. 40-59: Poema. MOISS, Carlos Felipe. 23.

(8)

Poesia e Realidade: ensaios acerca de poesia brasileira e

portuguesa. So Paulo: Cultrix / Secretaria de Cultura, Cincia e Tecnologia, 1977. p.

Antony C. Bezerra, 2000


antonycbezerra@hotmail.com

You might also like