You are on page 1of 6

GUSTAVO TEIXEIRA DE MIRANDA NUSP 7610959

RUMINESCNCIAS
UMA BREVE ANLISE DO POEMA O BOI, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

FFLCH/USP SO PAULO - 2011 RUMINESCNCIAS


UMA BREVE ANLISE DO POEMA O BOI, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

O Boi solido do boi no campo, solido do homem na rua! Entre carros, trens, telefones entre gritos, o ermo profundo solido do boi no campo, milhes sofrendo sem praga! Se h noite ou sol, indiferente a escurido rompe com o dia solido do boi no campo, homens torcendo-se calados! A cidade inexplicvel e as casas no tm sentido algum. solido do boi no campo! 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13

O navio-fantasma passa em silncio na rua cheia. Se uma tempestade de amor casse! As mos unidas, a vida salva... Mas o tempo firme. O boi s. No campo imenso a torre de petrleo

14 15 16 17 18 19

(in: ANDRADE, Carlos Drummond. Jos. Rio de Janeiro: J. Olympio; Braslia: INL, 1983.) Este poema integra o livro Jos, originalmente publicado em 1942, e imprime a imagem do homem, sem explicao, sem a sua permanncia, que o definiria, delimitaria com clareza no seu campo, no seu habitat e o seu sentido. Que homem este que vem a ser abordado no poema? Parece um ser contnuo oculto em seu prprio mistrio, que permanentemente oculto em seu prprio significado. Antes de mais nada, necessrio explicar que os poemas que integram Jos foram escritos no contexto da Segunda Guerra Mundial e da ditadura instaurada no Brasil pelo ento presidente Getlio Vargas. Segundo o professor Antonio Candido, o material produzido neste perodo rene ttulos que indicam a polaridade de sua obra [do poeta] madura; de um lado, a preocupao com os problemas sociais; do outro, com os problemas individuais, ambos referidos ao problema decisivo da expresso, que efetua a sua sntese (Candido, 2004). Em um sentido mais objetivo, o poeta aborda, de cara, uma situao conflituosa, que aponta para uma dicotomia bastante forte: de um lado, a situao da modernidade e a transformao das coisas nesse contexto de substituio de realidades. Ele aborda a insatisfao do indivduo no contexto de uma modernidade acompanhada de solido, do isolamento da sociedade e o poeta opta por expressar simblica e bucolicamente essas transformaes, calcado em uma metfora bem evidente: a mansido do campo contraposta crueza da grande cidade, aquela mesma que passa a ser envolvida pela invaso industrial, que passa a adotar uma figura de estril, oprimida, cuja beleza vai sendo dominada a beleza do racional e do irracional, diga-se de passagem do homem e do boi. Os dois, alis, traduzem bem a contento a metfora do de fora para dentro e do dentro para fora. Nesse sentido, configura-se numa dupla interpretao de aspectos progressistas e, ao mesmo tempo, negativos, que no campo da imaginao podem, inclusive, caminhar para a direo da morte. Tambm se faz interessante notar que o poeta resolve colocar tanto o homem quanto o boi no mesmo plano, uma vez que os dois passam a significar os seres que so atingidos pela mesma trama, a solido terrena.

No seria um exagero compreender que o boi carrega o peso dessa solido, mesmo sem a praga, mesmo sem remdio. Se o homem frgil por si mesmo, por sua contextura essencial e condio temporal, torna-se por si mesmo, atravs da sua prpria inteligncia voltada para o progresso, a problemtica do nada. Drummond iguala a natureza animal irracional do boi no campo, vida do homem na cidade. O tempo duro e firme que no traz amor. Tempo seco, rido tempo de solido diante de tudo que no natureza. No plano simblico, os dois elementos, boi e homem, assumem uma dimenso de desequilbrio das categorias. Se o homem consegue sobrepor-se ao pensamento selvagem, a mquina cria uma segunda feio da vida para a morte. O texto representa o homem j cansado com a passagem do tempo, devagar, a ruminar, como o prprio boi. Do ponto de vista formal, vale a pena ressaltar que o poema formado por trs quartetos e uma septilha. Verifica-se tambm que quanto s rimas, os versos so brancos ou soltos isso , no apresentam rimas. A contagem de slabas nos versos resultam na concluso de que existe uma regularidade relativa entre as slabas poticas do poema. Nas duas primeiras estrofes, possvel encontrar versos com oito slabas poticas. Nas duas ltimas, embora no se repita esse formato, o ritmo do poema no comprometido. Alis, nesse poema, de estrofe a estrofe, verifica-se uma certa repetio de ideia, a das ambiguidades e confrontos entre a modernidade e a insatisfao individual resultado do isolamento, da solido. Essa ideia, inclusive, reforada pelo encadeamento do poema. O primeiro verso das quatro estrofes repete essa ideia da solido e no seria errado concluir, tambm, que esta repetio ajuda a imprimir certo ritmo. Tambm possvel constatar, nesse plano da sonoridade, um encadeamento opressor de oclusivas, que evidenciam, ainda mais, esse problema angustioso. O sofrimento faz parte da cidade, parece inexplicvel e perplexo para quem tenta entend-la. Os homens se contorcem, calados, e no encontram sentido nas construes. E, apesar dos pesares, Drummond no deixa de mencionar a esperana ou o possvel escape. Ele, de maneira bastante rpida e furtiva, aponta para o sonho de uma sociedade fraterna: Se uma tempestade de amor casse!. Numa espcie de observao ltima, o poeta desconstri a metfora, desenvolvendo-a ironicamente em sentido literal: Mas o tempo firme. A solido, ou o estar s, no depende de estar isolado em um espao imenso, como um s boi no pasto.

O homem est to integrado s ruas, ou pertence tanto paisagem urbana, da mesma maneira que o boi ao campo. Este ambiente, mesmo cheio de sons e movimento, compara-se ao ermo, ou ao deserto interior. Fechando o poema de modo marcante, o poeta apela para uma figura que smbolo da construo verticalizada, a torre, que aparece aqui tomando o lugar do boi no campo, esguichando petrleo e modernidade, o que vai gerar a modificao da paisagem buclica, transformando isso tudo em um smbolo capitalista. Vale a pena lembrar as palavras do professor Antonio Candido: A conscincia social, e dela uma espcie de militncia atravs da poesia, surgem para o poeta como possibilidade de resgatar a conscincia do estado de emparedamento. Podemos afirmar que o poeta mineiro se liga de forma significativa s questes urbanas pela maneira como percebe a desintegrao humana causada pelo fluxo de progresso e urbanizao segregadora, que evidenciam as inquietudes que o assaltam. A detalhar: o sentimento de insuficincia do eu, entregue a si mesmo () substituindo os problemas pessoais pelos problemas de todos.

Bibliografia

ANDRADE, Carlos Drummond. Jos. Rio de Janeiro: J. Olympio; Braslia: INL, 1983. BANDEIRA, Manuel. A Versificao em Lngua Portuguesa CANDIDO, Antonio. O estudo analtico do Poema. So Paulo: Associao Editorial Humanitas, 2006. CANDIDO, Antonio. Na Sala de Aula. So Paulo: Editora tica, 2002. CANDIDO, Antonio. Vrios escritos. So Paulo e Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004.

You might also like