You are on page 1of 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS DA SADE DEPARTAMENTO DE BIOQUMICA E FARMACOLOGIA CURSO DE FARMCIA DISCIPLINA DE COSMTICOS

Introduo
Crescente necessidade de informaes relacionadas

avaliao de segurana dos produtos de higiene pessoal, cosmticos e perfumes. Ganhou uma maior importncia Novos ativos Marketing

Introduo
Comprovao de eficcia para os benefcios atribudos aos

produtos. Comprovao de segurana para o uso. Anexo III da RDC 211/05

Termo de Responsabilidade: A empresa deve dispor de

dados comprobatrios que atestem a eficcia e a segurana do produto(Resoluo 79/00, Anexo XXI e suas atualizaes).

AVALIAO DE SEGURANA
A avaliao da segurana deve preceder a colocao do

produto cosmtico no mercado Consideraes: 1 - Dano e risco: o dano o prejuzo sade em funo da propriedade inerente de uma substncia; o risco a probabilidade de ocorrncia do dano; 2 - Os ingredientes para uso em produtos cosmticos devem ser avaliados em termos de risco e no de dano, conseqentemente a avaliao do risco deve relacionar o dano com o nvel de exposio;

AVALIAO DE SEGURANA
3 - A avaliao de segurana deve atender o conhecimento dos parmetros toxicolgicos de interesse dos ingredientes com base em dados correntes, observadas as condies de uso do produto cosmtico e o perfil do consumidor alvo; 4 - A avaliao de segurana de um produto cosmtico, certamente, exige o pleno conhecimento nas reas de farmacotcnica, toxicologia, farmacocintica, fases clnica, regulatria, entre outras.

Critrios a serem observados na avaliao de segurana


Condies de uso:

Categoria de produto e finalidade de uso; Modo de aplicao; Quantidade de produto por aplicao; Freqncia de uso; Tempo de contato; rea e superfcie de aplicao; Consumidor alvo; Advertncias e restries de uso.

Critrios a serem observados na avaliao de segurana


Composio do produto:
Frmula qualitativa; Concentrao dos ingredientes; Dados toxicolgicos sobre ingredientes desconhecidos, de

uso restrito ou regulamentados(d); Existncia de restries ou regulamentaes especficas para algum ingrediente; Possveis interaes entre ingredientes; Nvel de exposio (capacidade de absoro); Margem de segurana para os ingredientes mais crticos.

Critrios a serem observados na avaliao de segurana


Histrico e conhecimento do produto: Dados disponveis sobre o prprio produto e/ou sobre

produtos semelhantes; Dados experimentais existentes sobre o prprio produto e/ou sobre produtos semelhantes, em relao avaliao de risco. Literaturas especializadas, rgos regulatrios, entidades do setor privado e entidades afins, de reconhecido valor cientfico.

Eficcia de Produtos Cosmticos


Responsabilidade da Empresa. Testes em uso e/ou testes in vitro.

Profissional devidamente habilitado.


Atender Resoluo CONEP (Comisso Nacional de

tica em Pesquisa) 196/96 Cdigo de tica em Pesquisa.

Eficcia de Produtos Cosmticos


A empresa precisa submeter um dossi tcnico e

aguardar aprovao previamente ao lanamento do produto no mercado. Entretanto, todo produto, independentemente de sua classificao de risco, que apregoar benefcios declarados no rtulo dever apresentar a comprovao da sua eficcia

Ensaios in vitro de Segurana


HET-CAM (membrana corioalantide)
Avaliao semi-quantitativa do potencial irritante de um

produto . Membrana Crio-Alantide (10 dia de incubao). Escala que considera os fenmenos observados.

Ensaios in vitro de Segurana


BCOP (Permeabilidade e opacidade de crnea bovina)
Avalia quantitativamente o potencial irritante de um produto

ou de uma substncia qumica (crnea isolada de bezerro) Mede-se a opacidade e da permeabilidade da crnea aps o contato com o produto teste (opacitmetro) Passagem do corante fluorescena sdica (permeabilidade) Pontuao de irritao in vitro (IVIS) Nvel de irritao Integrado ao ensaio ocular in vivo no coelho

Ensaios in vitro de Segurana

Ensaios in vitro de Segurana


Citotoxicidade pelo mtodo MTT
Cultura de clulas adicionadas do corante vital MTT ou

brometo de [3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5-difeniltetrazlio] Mede a atividade mitocondrial das clulas viveis em metabolizar sais de tetrazolium Parmetros de avaliao:
Porcentagem de morte celular e a IC50

No aplicvel a produtos insolveis em gua.

Ensaios in vitro de Segurana


Citotoxicidade pela difuso em gel de agarose
Indicado para emulses e gis com fase contnua aquosa. Gel de agarose em contato com clulas de tecido conjuntivo de

camundongo da linhagem NCTC clone 929 (ATCC CCL1) Citotoxicidade avaliada com MTT ou Vermelho Neutro (RN) Halo de lise celular revelado pela colorao (reflete a citotoxicidade e a capacidade em se difundir no gel de agarose.

Ensaios in vitro de Segurana


Citotoxicidade pela mtodo de vermelho neutro (NRU)
Cultura de cls. SIRC CCL 60 ou outras, adicionadas do corante A captao do corante pelas clulas viveis quantificada por

espectrofotometria (leitor automtico de microplacas) Todo tipo de formulao, exceto aquelas que possuam propriedades fixadoras, como as formulaes alcolicas.

A avaliao da acurcia de lcoois, cidos fortes e substncias

alcalinas fica dificultada

Ensaios in vitro de Segurana


RBC - Red Blood Cell System
Quantificao e avaliao dos efeitos adversos dos tensoativos

empregados em xampus, sabonetes lquidos e produtos de higiene sobre a membrana plasmtica das hemcias Parmetros de avaliao:
Hemlise e ndice de desnaturao da hemoglobina (forma

oxidada) ambos quantificados por espectrofotometria.

Ensaios in vitro de Segurana


Teste de corrosividade (Corrositex)
Aplica-se o produto sobre uma unidade de epiderme

humana reconstruda. Medida da atividade mitocondrial (MTT) Forma um precipitado azul (formazan) sobre as clulas viveis, quantificado por espectrofotometria.

Ensaios in vitro de Segurana


Teste de fototoxicidade
Comparao da citotoxicidade do produto testado com ou

sem exposio adicional a doses no txicas de luz UVA A citotoxicidade utilizando-se o RN Determinao da IC50, calculada usando-se um modelo adequado de curva que expressa a resposta da curva de concentrao.

Comprovao da eficcia
Em tese, todo produto cosmtico encontrado no mercado

possui um registro junto ao rgo regulador. Para isto, foi necessrio apresentar as documentaes pertinentes sua categoria, que compreende tambm os estudos de eficcia. Os documentos para comprovao ou atendimento de cada requisito tcnico devem fazer parte do dossi, que fica na empresa disposio da Autoridade Sanitria competente. No basta apenas escrever no rtulo que a ao hidratante; necessrio que essa ao seja comprovada cientificamente.

Quais testes?
O que se observa que a grande maioria ainda so

testes in vivo. H laboratrios ou instituies que pesquisam na rea de comprovao de eficcia na tentativa de elaborar novos mtodos in vitro, diminuindo assim o uso de animais ou testes em humanos. Muitos laboratrios terceirizam esses servios.

Como e quando avaliar?


A avaliao da eficcia de um determinado produto dever sempre ocorrer aps as etapas de comprovao da estabilidade fsico-qumica, da qualidade microbiolgica e da segurana clnica. Os testes podem ser realizados em laboratrios

nacionais da Rede Brasileira de Laboratrios (REBLAS) ou por outros laboratrios. A Anvisa no estabelece metodologias especficas para os testes de eficcia. Assim, a escolha do mtodo a ser utilizado fica a cargo da empresa e sujeita avaliao da Agncia.

Produtos submetidos a testes de eficcia


Protetores solares ( RDC 237/02 Regulamento Tcnico

sobre Protetores Solares em Cosmticos ); Metodologia FDA - o Fator de Proteo Solar de um produto determinado a partir da mdia do FPS obtido atravs da aplicao do produto nas costas de 20 (vinte) voluntrios que so expostos a uma fonte de luz artificial que simula a radiao solar. Existem alguns Pareceres Tcnicos emitidos pela Cmara Tcnica de Cosmticos (CATEC) que estabelecem a necessidade de comprovao de eficcia. Exemplos: Produtos contendo Vitamina C, fosfatidilcolina e produtos indicados para olheiras.

Mtodos de Avaliao
Autobronzeadores Avaliao realizada por intermdio do equipamento Mexameter (marca da CourageKhazaka) que mensura a colorao da pele em funo do pigmento natural melanina

(fotometria). Capacidade de hidratao (Corneometria) Avaliao realizada por intermdio do equipamento Corneometer (marca da CourageKhazaka) que mensura por capacitncia eltrica o contedo hdrico presente na camada crnea da pele.

Mtodos de Avaliao
Barreira cutnea Perda de gua transepidrmica

Avaliao realizada por intermdio do equipamento Tewameter (marca da Courage-Khazaka) que mensura a perda de gua transepidrmica. Anti-rugas e sinais A avaliao do tratamento dos sinais da idade, intrnsecos ou extrnsecos, como rugas e linhas de expresso, pode ser realizada por meio das tcnicas de topografia digital e profilometria. Nestas metodologias, avalia-se a reduo da intensidade das linhas, caracterizada pelo nmero de linhas por unidade de rea superficial da pele do rosto e por sua profundidade.

Mtodos de Avaliao Despigmentantes


A avaliao do efeito despigmentante, ou clareador da pele, proporcionado por produtos cosmticos que contenham ingredientes ativos (renovadores celulares, esfoliantes, redutores de melanina) pode ser realizada por meio da mexametria - quantificao fotomtrica da melanina - ou por mtodos mais modernos de fotometria digital facial ou corporal associada anlise de imagens quantitativa. Apelo antioxidante Podem ser utilizados mtodos in vitro, baseados em modelos eletroqumicos. Higiene pessoal com ao anti-sptica Deve ser comprovada ao anti-sptica, com testes in vivo ou in vitro do produto acabado.

Grau de celulite Os produtos cosmticos destinados ao tratamento dos sinais da celulite (cremes, gis, loes) podem agir sobre diversos aspectos desta afeco, entre

Mtodos de Avaliao

os quais podemos citar: acometimento da microcirculao, perda de elasticidade da pele, alterao do relevo cutneo. - Fotoantropometria: determinao da capacidade do produto na promoo de reduo de medidas, utilizando a medio com fita mtrica associada a tcnicas modernas de fotometria digital. - Termografia de infravermelho: determinao da capacidade do produto na melhora da microcirculao cutnea, favorecendo a reduo dos sinais da celulite, por meio do mapeamento da temperatura na superfcie da pele nas regies acometidas. - Topografia digital/Profilometria: avaliao da capacidade do produto na melhora do relevo cutneo, com reduo dos aspectos acolchoado e casca-delaranja, por meio de imagem digital, reconstruo tridimensional e anlise do perfil topogrfico. - Ultra-som com Doppler: avaliao da capacidade do produto na melhora da celulite por meio da anlise das estruturas da derme, hipoderme e fluxo sanguneo nas regies acometidas. - Cutometria: avaliao da capacidade do produto na melhora da elasticidade e firmeza da pele, determinadas por meio das suas propriedades mecnicas avaliadas pelo traado da curva de deformao da pele sob suco a presso constantes.

Referncias Bibliogrficas
ABREU, C. L. C. Avaliao da citotoxicidade induzida

por produtos cosmticos pelo mtodo de quantificao de protenas totais em clulas 3T3. Rio de Janeiro, 2008.
UNIO EUROPEIA. Regulamento (UE) N 1152/2010 da

comisso de 8 de Dezembro de 2010. Jornal Oficial da Unio Europeia, 2010.

You might also like