You are on page 1of 8

Instituto Tecnolgico de Aeronutica Fsica 1991

Questo 01 - Para efeito de anlise dimensional, considere as associaes de grandezas apresentadas nas alternativas e indique qual delas no tem dimenso de tempo. Sejam: R = resitncia eltrico, C = capacitncia; M = momento angular, E = energia, B = induo magntica, S = rea e l = corrente eltrica. a) R.C b) (B.S)/(I.R) c) M/E d) (. . )/ e) todas as alternativas tm dimenso de tempo. Questo 02 - Considere a Terra como sendo uma esfera de raio R e massa M, uniformemente distribuda. Um satlite artificial descreve uma rbita circular a uma altura h da superfcie da Terra, onde a acelerao gravitacional (sobre a rbita) g. Em termos de algarismos significativos, o quadrado da velocidade do satlite melhor representado por: Dados: R = 6,378 x 106m, M = 5,983 x 1024 kg, h = 2,00 x 105 m e g = 9,2 m / s2 a) 16,81 x 106 (km/h)2 b) 3,62 x 103 2 (km/h)2 c) 6,05 x 107 (m/s)2 d) 6,0517 x 107(m/s)2 e) nenhum dos valores apresentados adequado. Questo 03 - A figura representa uma vista area de um trecho retilneo de ferrovia. Duas locomotivas a vapor, A e B, deslocam-se em sentidos contrrios com velocidades constantes de 50,4 km/h e 72,0 km/h, respectivamente. Uma vez que AC corresponde ao rastro da fumaa do trem A, BC ao rastro da fumaa do trem B e que AC = BC, determine a velocidade do vento. Despreze a distncia entre os trilhos de A e B. a) 5,00 m/s. b) 4,00 m/s. c) 17,5 m/s. d) 18,0 m/s. e) 14,4 m/s.

Questo 04 - Considere dois carros que estejam participando de uma corrida. O carro A consegue realizar cada volta em 80 s enquanto o carro B 5,0% mais lento. O carro A forado a uma parada nos boxes ao completar a volta de nmero 6. Incluindo acelerao, desacelerao e reparos, o carro A perde 135 s. Qual deve ser o nmero mnimo de voltas completas da corrida para que o carro A possa vencer? a) 28. b) 27. c) 33.

Organizao: Lucas Lemos

d) 34. e) Nenhuma das alternativas anteriores. Questo 05 - Uma luminria cujo peso P est suspensa por duas cordas AC e BC que (conforme a figura) formam com a horizontal ngulos iguais a . Determine a fora de tenso T em cada corda. a) T = P/2cos b) T = P/2sen c) T = P/2tg d) T = Pcos /2 e) Nenhuma das anteriores.

Questo 06 - Uma partcula move-se em rbita circular com acelerao tangencial de mdulo constante. Considere que a velocidade angular era nula no instante t = 0. Em dado instante t', o ngulo entre o vetor acelerao e a direo ao longo do raio /4. Indique qual das alternativas exibe um valor de acelerao angular () adequado partcula no instante t'. a) = 1/t b) = 2t c) = 1/t2 d) = 1/2t2 e) = 2/t Questo 07 - Segundo um observador acoplado a um referencial inercial, duas partculas de massa mA e mB possuem velocidades vA e vB , respectivamente. Qual a quantidade de movimento pA que um observador preso ao centro de massa do sistema mede para a partcula A ? a) pA = mA . vA b) pA = mA . (vA vB ) c) pA = d) pA = mA . mB . vA mA + m B

mA . mB . (vA vB ) mA + m B e) Nenhuma das anteriores. Questo 08 - Uma haste rgida de peso desprezvel e comprimento , carrega uma massa 2m em sua extremidade. Outra haste, idntica suporta uma massa m em seu ponto mdio e outra massa m em sua extremidade. As hastes podem girar ao redor do ponto fixo A,conforme a figura. Qual a velocidade horizontal mnima que deve ser comunicada s suas extremidades para que cada haste deflia at atingir a horizontal? a) v1 = g e v2 = 0,8g b) v1 = 2g e v2 = 0,8g c) v1 = g e v2 = 2,4g

Organizao: Lucas Lemos

d) v1 = 2g e v2 = 2,4g e) Nenhuma das anteriores. Questo 09 - Considere um planeta cuja a massa o triplo da massa da Terra e seu raio, o dobro do raio da Terra. Determine a relao entre a velocidade de escape deste planeta e a da Terra (vP/vT) e a relao entre a acelerao gravitacional na superfcie do planeta e da Terra (gP/gT). a) vp/vT = 3/4 e gp/gT = 3/4 b) vp/vT = 3/2 e gp/gT = 3/4 c) vp/vT = 3/2 e gp/gT = 3/2 d) vp/vT = 3/2 e gp/gT = 3/4 e) Nenhuma das anteriores. Questo 10 - Um satlite artificial geo-estacionrio permanece acima de um mesmo ponto da superfcie da Terra em uma rbita de raio R. Usando um valor de RT = 6400 km para o raio da Terra. A razo R/RT aproximadamente igual a: Dado: g = 9,8 m/s2 a) 290 b) 66 c) 6,6 d) 11,2 e) Indeterminada pois a massa do satlite no conhecida. Questo 11 - A equao x = 1,0sen (2,0 t) expressa a posio de uma partcula em unidades do Sistema Internacional. Qual seria a forma do grfico velocidade (v) X posio (x) desta partcula? a) Uma reta paralela ao eixo de posio. b) Uma reta inclinada passando pela origem. c) Uma parbola. d) Uma circunferncia. e) Uma elipse. Questo 12 - Um pndulo simples de comprimento e massa m posto a oscilar. Cada vez que o pndulo o passa pela posio de equilbrio atua sobre ele, durante um pequeno intervalo de tempo t, uma fora F. Est fora constantemente ajustada para, a cada passagem, ter mesma direo e sentido que a velocidade m. Quantas oscilaes completas so necessrias para que o pndulo forme um ngulo reto com a direo vertical de equilbrio? a) n = m g 2Ft b) n = mg 2 2Ft c) n = m 2g 2Ft d) n = (mg Ft) + 1 e) Nenhuma das anteriores.

Organizao: Lucas Lemos

Questo 13 - O sistema de vasos comunicantes da figura cujas seces retas so S e S', est preenchido com mercrio de massa especfica m.Coloca-se no ramo esquerdo com cilindro de ferro de massa especfica F < m, volume V e seco S''. O cilindro introduzido de modo que seu eixo permanea vertical. Desprezando o empuxo do ar, podemos afirmar que o equilbrio: a) h desnvel igual a FV/(mS') entre dois ramos. b) o nvel sobe FV/(m(S+S'-S'')) em ambos os ramos. c) h desnvel igual a FV/(mS'') entre dois ramos. d) o nvel sobe (m-F)V/(m(S+S'-S'')) em ambos os ramos. e) o nvel sobe (V/S'') em ambos os ramos.

Questo 14 - Um recipiente continha inicialmente 10,0 kg de gs sob presso de 1010 6 N/m2. Uma quantidade m de gs saiu do recipiente sem que a temperatura variasse. Determine m sabendo que a presso caiu para 2,5106 N/m2. a) 2,5 kg. b) 5,0 kg. c) 7,5 kg. d) 4,0 kg. e) Nenhuma das anteriores. Questo 15 - Uma corda de comprimento = 50,0 cm e massa m = 1,00 g est presa em ambas as extremidades sob tenso F = 80,0 N. Nestas condies, a freqncia fundamental de vibrao desta corda : a) 400 Hz b) 320 Hz c) 200 Hz d) 100 Hz e) Nenhuma das anteriores. Questo 16 - Um edifcio iluminado pelos raios solares, projeta uma sombra de comprimento L = 72,0 m. Simultaneamente, uma vara vertical de 2,50 m de latura, colocada ao lado do edifcio projeta uma sombra de comprimento = 3,00 m. Qual a altura do edifcio? a) 90,0 m b) 86,0 m c) 60,0 m d) 45,0 m e) Nenhuma das anteriores. Questo 17 - Seja E um espelho cncavo cujo raio de curvatura 60,0 cm. Qual tipo de imagem obteremos se colocarmos um objeto real de 7,50 cm de altura, verticalmente, a 20,0 cm do vrtice de E? a) virtual e reduzida a 1/3 do tamanho do objeto. b) real e colocada a 60,0 cm da frente do espelho.

Organizao: Lucas Lemos

c) virtual e trs vezes mais alta que o objeto. d) real, invertida e de tamanho igual ao do objeto. e) Nenhuma das anteriores. Questo 18 - A luz do laser de hlio-nenio tem um comprimento de ondas, no vcuo, de 633 nm. O comprimento de onda desta radiao quando imersa em um meio de ndice de refrao absoluto igual a 1,6 : a) 633 nm b) 396 nm c) 1012 nm d) 422 nm e) Nenhuma das anteriores. Questo 19 - Em uma regio do espao onde existe um campo eltrico uniforme , dois pndulos simples de massas m = 0,20 kg e comprimento L so postos a oscilar. A massa do primeiro pndulo est carregada com q1 = 0,20 C e a massa do segundo pndulo com q2 = -0,20 C. So dados que a acelerao da gravidade local g = 10,0 m/s 2, que o campo eltrico tem mesma direo e mesmo sentido que e sua intensidade E = 6,0 V/m. A razo (p1/p2), entre os perodos p1 e p2 dos pndulos 1 e 2, : a) 1/4 b) 1/2 c) 1 d) 2 e) 4 Questo 20 - Determine a intensidade da corrente que atravessa o resistor R2, da figura, quando a tenso entre os pontos A e B for igual a V e as resistncias R1, R2 e R3 forem iguais a R. a) V/R. b) V/(3R). c) 3V/R. d) 2V/(3R). e) nenhuma das anteriores. Questo 21 - Na figura, AB representa um resistor filiforme, de resistncia r e comprimento L. As distncias AP e QB so 2L/5 e L/5, respectivamente. A resistncia R vale 0,40r. Quando a chave C est aberta, a corrente constante i 0 = 6,00A passa por r. Quando a chave C for fechada, considerando a tenso entre A e B constante, a corrente que entrar em A ser: a) 7,5A. b) 12,0A. c) 4,5A. d) 9,0A. e) indeterminada pois o valor de r no foi fornecido.

Organizao: Lucas Lemos

Questo 22 - Um atirador, situado sobre a linha do equador, dispara um projtil dirigido de oeste para leste. Considere que, devido ao atrito no cano da arma, o projtil adquiriu carga q. A interao do campo magntico da Terra com a carga do projtil tende a desvilo para: a) o norte geogrfico independente do sinal de q. b) o sul geogrfico independente do sinal de q. c) o norte geogrfico se q for positivo. d) o norte geogrfico se q for negativo. e) nenhuma das anteriores. Questo 23 - Considere as seguintes afirmaes: I. II. III. Uma partcula carregada, libertada sobre uma linha de campo eltrico continuar todo seu movimento sobre esta mesma linha. O movimento circular e uniforme assim chamado pois sua acelerao nula. A fora magntica, aplicada a uma partcula carregada por um campo magntico esttico incapaz de realizar trabalho.

a) Apenas I correta. b) apenas II correta. c) Apenas III correta. d) Todas as afirmaes esto corretas. e) Todas as afirmaes esto erradas Questo 24 - Uma espira em forma de U est ligada a um condutor mvel AB. Este conjunto submetido a um campo de induo magntica B = 4,0 T, perpendicular ao papel e dirigido para dentro dele. Conforme mostra a figura, a largura do U de 2,0 cm. Determine a tenso induzida e o sentido da correte, sabendo-se que a velocidade de Ab de 20 cm/s. a) 1,6 V e a corrente tem sentido horrio. b) 1,6 V e a corrente tem sentido anti-horrio. c) 0,16 V e a corrente tem sentido horrio. d) 0,16 V e a corrente tem sentido anti-horrio. e) nenhuma das anteriores.

Questo 25 - Um medidor de intensidade luminosa indica que uma placa de vidro interposta a um feixe de luz incidente permite a passagem de 80% da intensidade original lo Obtenha uma expresso para a intensidade ln (quando n placas iguais forem interpostas) como funo de lo e n. Determine, tambm, o nmero mnimo de placas que devem ser interpostas para que a intensidade seja menor que 20% de lo. Dado: log 5 = 0,699

Organizao: Lucas Lemos

a) In = (0,8)n.Io e 7 placas. b) In = (0,2)n.Io e 2 placas. c) In = (0,8)n.Io e 8 placas. d) In = (0,8)n.Io e 5 placas. e) Nenhuma das anteriores.

Organizao: Lucas Lemos

GABARITO 1. e 2. c 3. a 4. c 5. b 6. c 7. d 8. d 9. b 10. c 11. e 12. c 13. b 14. c 15. c 16. c 17. c 18. b 19. b 20. a 21. a 22. e 23. c 24. e 25. c

Organizao: Lucas Lemos

You might also like