You are on page 1of 6

Ideias para o trabalho de Finanas e Gesto Oramental

Administrao pblica em Portugal


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa A administrao pblica em Portugal definida como organizaes e instituies portuguesas que dependem directamente do estado. As suas funes so diversas mas no essencial, devem servir o estado e o cidado portugus. Uma pessoa que trabalhe na administrao pblica designada de funcionrio pblico.

ndice
[esconder]

1 Organizao 2 tica da administrao pblica o 2.1 Princpios de Actuao 3 Peso da funo pblica na Europa 4 Referncias 5 Ligaes externas 6 Ver tambm

[editar] Organizao
A Administrao Pblica Portuguesa pode ser categorizada em 3 grandes grupos, de acordo com a sua relao com o Governo:

Administrao directa do Estado Administrao indirecta do Estado Administrao Autnoma.

O grupo Administrao directa do Estado rene todos os rgos, servios e agentes do Estado que visam a satisfao das necessidades colectivas. Este grupo pode ser divido em:

Servios centrais - Servios com competncia em todo o territrio nacional, como o caso da Direco Geral de Viao Servios perifricos - Servios regionais com zona de aco limitada, como por exemplo as Direces Regionais de Educao ou os Governos Civis

O segundo grupo Administrao indirecta do Estado rene as entidades pblicas, dotadas de personalidade jurdica e autonomia administrativa e financeira. Por prosseguir objectivos do Estado entram na categoria de Administrao Pblica, mas por serem conseguidos por entidades distintas do Estado diz-se que Administrao indirecta. Cada uma das entidades deste grupo est associada a um ministrio, que se designa por ministrio de tutela. Este grupo pode ser subdividido nos seguintes grupos:

Servios personalizados - Pessoas colectivas de natureza institucional dotadas de personalidade jurdica. Exemplos so o Instituto Nacional de Estatstica e o Laboratrio Nacional de Engenharia Civil Fundos personalizados - Pessoas colectivas de direito pblico, institudas por acto do poder pblico, com natureza patrimonial. Exemplos incluem Servios Sociais das foras de segurana. Entidades pblicas empresariais - Pessoas colectivas de natureza empresarial, com fim lucrativo, que visam a prestao de bens ou servios de interesse pblico, com total capital do Estado. Exemplos so o Hospital de Santa Maria e Hospital Geral de Santo Antnio.

O terceiro e ltimo grupo Administrao autnoma rene as entidades que prosseguem interesses prprios das pessoas que as constituem e que definem autonomamente e com independncia a sua orientao e actividade. Estas entidades podem se subdividir trs categorias:

Administrao Regional (autnoma) - Copia a organizao da Administrao Directa e Indirecta do Estado, aplicando-a a uma regio autnoma. Exemplos so as Regies Autnomas dos Aores e da Madeira Administrao Local (autnoma) - Copia a organizao da Administrao Directa e Indirecta do Estado, aplicando-a a um nvel local. Associaes pblicas - Pessoas colectivas de natureza associativa, criadas pelo poder pblico para assegurar a prossecuo dos interesses no lucrativos pertencentes a um grupo de pessoas que se organizam para a sua prossecuo. Exemplos so as Ordens Profissionais.

[editar] tica da administrao pblica


Segundo a carta tica da administrao pblica,[1][2] os seus funcionrios encontram-se ao servio exclusivo da comunidade e dos cidados, prevalecendo sempre o interesse pblico sobre os interesses particulares ou de grupo.

[editar] Princpios de Actuao

Princpio do Servio Pblico - Os funcionrios encontram-se ao servio exclusivo da comunidade e dos cidados, prevalecendo sempre o interesse pblico sobre os interesses particulares ou de grupo. Princpio da Legalidade - Os funcionrios actuam em conformidade com os princpios constitucionais e de acordo com a lei e o direito.

Prncipio da Justia e da Imparcialidade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem tratar de forma justa e imparcial todos os cidados, actuando segundo rigorosos princpios de neutralidade. Princpio da Igualdade - Os funcionrios no podem beneficiar ou prejudicar qualquer cidado em funo da sua ascendncia, sexo, raa, lngua, convices polticas, ideolgicas ou religiosas, situao econmica ou condio social. Princpio da Proporcionalidade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, s podem exigir aos cidados o indispensvel realizao da actividade administrativa. Princpio da Colaborao e da Boa F - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem colaborar com os cidados, segundo o princpio da Boa F, tendo em vista a realizao do interesse da comunidade e fomentar a sua participao na realizao da actividade administrativa. Princpio da Informao e da Qualidade - Os funcionrios devem prestar informaes e/ou esclarecimentos de forma clara, simples, corts e rpida. Princpio da Lealdade - Os funcionrios, no exerccio da sua actividade, devem agir de forma leal, solidria e cooperante. Princpio da Integridade - Os funcionrios regem-se segundo critrios de honestidade pessoal e de integridade de carcter. Princpio da Competncia e Responsabilidade - Os funcionrios agem de forma responsvel e competente, dedicada e crtica, empenhando-se na valorizao profissional.

[editar] Peso da funo pblica na Europa


Peso dos funcionrios pblicos na populao activa (Dados de 2004, Eurostat):[3] Pas Funcionrios pblicos (%) Sucia 33,3 30,4 Dinamarca Blgica 28,8 Reino Unido 27,4 Finlndia 26,4 Pases Baixos 25,9 Frana 24,6 Alemanha 24 Hungria 22 Eslovquia 21,4 ustria 20,9 Grcia 20,6 Irlanda 20,6 Polnia 19,8 Itlia 19,2 Repblica Checa 19,2 Portugal 17,9

Espanha Luxemburgo

17,2 16

Referncias
1. Carta tica da Administrao Pblica. Pgina visitada em 11 de Agosto de 2008. 2. Princpios ticos da Administrao Pblica. Pgina visitada em 11 de Agosto de 2008. 3. Bananas da Repblica,. Pgina visitada em 11 de Outubro de 2008.

[editar] Ligaes externas


Direco-geral da administrao pblica Instituto Nacional de Administrao Sindicato dos Quadros Tcnicos do Estado Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas - Licenciatura, Ps-graduaes, Mestrados e Doutoramentos em Gesto e Administrao Pblica Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa - Mestrado em Administrao e Polticas Pblicas

[editar] Ver tambm

Administrao pblica

Portal de Portugal Portal de economia e negcios

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Administra%C3%A7%C3%A3o_p%C3%B Ablica_em_Portugal&oldid=19947897" Categoria:

Administrao pblica de Portugal

Categoria oculta:

!Portal:Economia e negcios/Artigos relacionados sobre administrao

Ferramentas pessoais

Entrar / criar conta

Espaos nominais

Artigo Discusso

Variantes Vistas Aes Busca

Ler Editar Ver histrico

Navegao

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar

Criar um livro Descarregar como PDF Verso para impresso

Ferramentas

Pginas afluentes Alteraes relacionadas Carregar ficheiro Pginas especiais Ligao permanente

Citar esta pgina Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 18h42min de 30 de abril de 2010. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes. Poltica de privacidade Sobre a Wikipdia Avisos gerais Verso mvel

You might also like