You are on page 1of 20

2

O projeto
~ ~ A ideia e simples. Quer fazer radio ? entao nao espere muito. Abra uma conta de radio WEB no Projeto Dissonante e exercite o direito de se comunicar , de falar , de se expressar. Individuos, ~ coletivos e organizacoes sociais podem utilizar a ~ ~ internet como um espaco de expressao livre. Nao e ~ preciso ser tecnico. Nos nao somos. Este guia pretende ajudar a criar e configurar uma radio web de forma facil. Para abrir uma conta no projeto, , acesse o sitio www.dissonante.org ou escreva para projetodissonante@gmail.com.

Faca Bom uso, seja livre. Dissonantes

3
O barulho relativo ao silncio que o precede. Quanto mais absoluta a quietude, mais devastadoras as palmas. Nossos governantes no ouvem a voz do povo h geraes, Evey... e ela muito mais alta do que eles se recordam.
V de vingana, Alan Moore

sumario:
faca-radio-web-voce-mesmo
Como montar uma radio web requisitos minimos Configurando Testando Deu rolo, e agora? ^ Leve a radio com voce p. 5 p. 6 p. 8 p. 13 p. 14 p. 14 ^

Um convite para pensar


~ Comunicacao e cotidiano Participe da Radio Coletiva tecnologia, pessoas e o sac para viver alguns sonhos ~ Ralacoco & comunicacao Comunitaria & radiolivre.org origem & Conceito dissonante & Copyleft PoLitica de uso & quem fez p. 4 p. 15 p. 16 p. 17 p. 18 p. 19 p. 20

Comunicacao e cotidiano

E s falar em Comunicao que surge aquela idia comum de que somente jornalistas, locutores e apresentadores de auditrio a exercem. Mas comunicar-se uma atitude de tod@s. Das conversas de vizinhana at o uso de programas de bate-papo pela internet, estamos trocando idias e formando opinies. No toa que quando algum imposta a voz e sabe falar em pblico, logo considerado como comunicativo.

Se for pensar bem, a mesma coisa na tev, nos jornais e no rdio. Algum chega e impe uma viso porque possui mais recursos tcnicos, dinheiro e domina os principais meios de Comunicao. Da, fica parecendo que apenas profissionais da rea tm voz para dizer o que pensam ou o que pensam suas empresas. Contudo, com o avano e o barateamento de novas tecnologias, podemos mudar essa lOgica. Nem sempre caro comunicar-se no dia-a-dia. Muitas vezes custa vontade. Indivduos, grupos de amig@s, bandas locais, rdios livres e comunitrias a comunidade em si esto sempre buscando caminhos para se expressar. Logo, Comunicao no apenas algo que o mercado nos vende. Alternativas simples como a veiculao de zines ou de uma Rdio web aumentam a participao das pessoas em atitudes diretas que ajudam a defender a Comunicao como um direito de tod@s.

toq u tom e a no ta .e o si m guer fora d ^ len r o cio a con tra impo sto !

como montar uma radio web


Antes, o que ? Rdio web um novo meio de Comunicao com caractersticas das rdios convencionais e peculiaridades da internet. Funciona transmitindo o udio de um computador para vrios outros em tempo real. Tecnicamente, os sons so transformados em arquivos compactados, distribudos e recebidos por outros usurios novamente como sons.

Possibilidades - suprimir as distncias fsicas ao se fazer rdio; - transmitir a programao de rdios convencionais, utilizando a internet; - reproduzir msicas autorais em tempo real para amig@s; - transmitir programas gravados ou ao vivo; - divulgar projetos e aes sociais de coletivos e grupos pela internet; - retransmitir qualquer udio da internet para rdios FM ou AM.

Crie outras possibilidades!

Requisitos minimos
1 - O que voc precisa ter - computador e acesso internet (pode ser conexo discada) -uma conta de Rdio web* para fazer streaming;** -um microfone; -msicas ou gravaes em formato mp3, ogg e/ou aparelho de som conectado ao PC para tocar CD, fita K7, vinil, etc. -programas Darksnow/Darkice (Linux) ou Oddcast (Windows). Ver pg 08. 2 - Ligando os equipamentos -comece descolando um microfone. Pode ser aquele vendido para PC. Escolha as msicas e gravaes que vo ser tocadas; -conecte o plug P2 do microfone na entrada Mic da placa de som que fica atrs do pc (figura A). Caso o plug seja diferente, procure um adaptador em lojas de eletrnica ou de som. A pea no deve custar mais do que R$ 10,00. -procure no seu aparelho de som uma sada de udio e a conecte na

g
Dica: se voc atua em rdios livres ou comunitrias, aproveite a estrutura do estdio. s procurar uma sada geral de udio da mesa de som e conect-la ao PC com os cabos corretos. 3 - Abrindo uma conta O Projeto Dissonante mantm dois servidores experimentais para fazer streaming de udio (que foram apelidados de Bill eTed) e cria contas gratuitamente para pessoas, grupos, coletivos e outras entidades que queiram usar a Rdio web de maneira diferente do modelo comercial. Seja para fazer uma programao sem fins lucrativos, seja para debater ou divulgar idias e temticas sociais. Se voc ou seu grupo se encaixa nesse perfil, entre em contato com a gente.

entrada Line In da placa de udio do seu PC, usando um cabo adequado (o mais comum o cabo com plug p2/p2)

A peca da maquina da qual tudo depende

7
(Figura A) Como conectar os equipamentos

Acesse o sitio www.youtube.com/PROJETOdissonante e veja / o tutorial em video de como fazer radio web! tambem * voc tambm pode criar um servidor de Rdio web a partir do seu prprio computador. Mas isto vai depender da configurao da mquina e de uma boa conexo de banda larga, alm de um endereo de IP fixo (nmero que identifica o computador na rede). Saiba mais no stio www.dissonante.org. **streaming: mecanismo que permite o envio de informao multimdia por meio de pacotes de udio ou vdeo, utilizando redes de computadores, sobretudo a internet. Quando as ligaes de rede so de banda larga, a velocidade de transmisso da informao elevada, dando a sensao de transmisso em tempo real (fonte: Wikipdia).

8 Configurando
4 - Instale os programas Com uma conta de Rdio web criada, voc vai precisar de um programa (software) para acess-la e fazer o streaming de udio. Nesta etapa, veja como instalar o programa adequado de acordo com o seu sistema operacional. 4.1 - No Linux Darkice/Darksnow Enquanto o programa Darksnow cuida da configurao de sua conta de Rdio web, o Darkice faz a transmisso dos dados. Como existem vrias distribuies de Linux, mostraremos apenas como configurar aquelas derivadas do sistema Debian (como o Ubuntu, Kurumin, etc), bastante usado para udio e vdeo. O stio www.dissonante.org disponibiliza alguns links que podem explicar melhor como fazer a instalao em outros sistemas Linux. Baixe o software Acesse o seu gerenciador de pacotes (ex.: apt-get, aptitude, synaptic) e procure por Darkice e depois Darksnow.

1 clique com o boto direito do mouse

no programa escolhido e marque para instalar, conforme a figura B. 2 clique na opo aplicar e siga as instrues. (Figura B)

Dica: o sistema Linux mais estvel e tem maior compatibilidade tcnica com diversos programas criados para streaming, alm de ter tudo a ver com o exerccio de uma comunicao livre. Leia mais em www.dissonante.org.

9
Para abrir Depois dos programas instalados, abra o Darksnow. Para isso, pressione Alt+F2, digite darksnow e aperte o enter; (Figura C)

Preencha os dados Pegue os dados da sua conta (servidor, porta, ponto de montagem e senha). Voc vai receb-los por e-mail caso tenha criado a conta pelo Projeto Dissonante. Ou use os dados de uma conta de outro servidor.

(Figura D)

1 na primeira janela, digite: Destino: Icecast2 Servidor: ex.: bill.dissonante.org Porta: 443 Ponto: ex.: radio Senha: (sua senha) Nvel de verbosidade: 10

2 caso queira salvar a transmisso, escreva algum nome no campo Arquivo de Dump. J para identificar o programa que ser salvo, clique no boto Arquivo de Dump Local e escolha onde salvar o arquivo da transmisso.

10
(Figura E) Configurar opes de udio

3 Opes de udio: Formato: mp3 ou ogg/vorbis (leia mais na pgina 11) Codificao: constante Razo de bits: 24 Taxa: 22050 Qualidade: 0.8 (se o PC for antigo, tente 0.5) Bits por amostra: 16 Nmero de canais: 1 - Mono Buffer: 10 Dispositivo: depende do tipo da sua da placa de udio. O /dev/dsp o mais simples. 4 Descreva sua rdio Nome: ex.: Radio Coletiva Descrio: (seja sucint@) URL: (digite seu stio) Gnero: ex.: alternativo (estilo da programao) Pblica: (sim ou no?)
Obs.: nenhum dos dados do item 4 obrigatrio. Mas so eles que lhe identificam na internet.

(Figura F) Descrever a rdio

5 Transmita Aperte o boto iniciar. Se funcionou, timo. Se no, verifique possveis erros na pgina 14. 5

Dica: para transmitir arquivos de udio do seu computador, ou para mixar o som de aparelhos com as msicas do PC necessrio usar outros programas como o Jack. Contudo, Comece com o mais simples, usando apenas /dev/dsp. Depois, experimente novas possibilidades.

11
4.2 - No Windows

Oddcast O programa Oddcast poder ser instalado como plugin (acessrio) dos programas de msica Winamp ou Foobar. Aqui ensinaremos a instalar uma verso que funciona sozinha, o Oddcast Standalone. - Acesse o site www.oddsock.org e baixe a ltima verso do programa. (links no stio do Projeto Dissonante). Instalar Basta clicar duas vezes no arquivo baixado e pedir para instalar, seguindo as instrues. ( aconselhvel aceitar todas as marcaes padres do Oddcast, durante as mensagens de instalao) (Figura G) Abrir Oddcast

1
(Figura H) Inserir dados

1 Abra o programa Depois da instalao, um icone do Oddcast vai aparecer na rea de trabalho (desktop) e no menu Iniciar. 2 Configure a conta Com a janela aberta, clique no boto Add Encoder conforme a figura H. Quando surgir uma nova janela, preencha os dados padres da sua conta de Rdio web, a partir do exemplo da pgina 12.

12
(Figura I) Configurar opes de udio

3 Digitar dados da conta


Bitrate: 24 Samplerate: 22050 Channels: 1 ServerType: Icecast2 Encoder type: mp3 Lame ou ogg Server Ip: ex.: bill.dissonante.org Server Port: 443 Password: (digite sua senha) Mountpoint: ex.: /dissonante Connect Seconds: 5

Configuraes avanadas Use apenas caso queira armazenar sua transmisso. Selecione Save Archive of Stream e escolha uma pasta para salvar o seu programa de rdio.

Salve as configuraes Depois de digitar todos os dados da rdio, aperte o boto OK para salvar a configurao dos dados.

4 Identifique sua rdio Web Repita os procedimentos da pgina 10. Tanto no Linux como no Windows esses dados servem para identificar a rdio na rede.

Transmita Aperte o boto Connect. Se os dados estiverem corretos, vai aparecer a palavra connected, Se no, verifique possveis erros na pgina 14.

Dica: mp3 e ogg/vorbis so dois formatos diferentes de compactao de arquivos de udio. Tanto no Linux como no Windows voc vai precisar de um codec (dispositivo de codificao e decodificao) para transmitir em mp3. Procure mais informaes no stio www.dissonante.org.

13

testando
Teste a conexo Para saber se a conexo funcionou, confira o status na parte inferior: - no Oddcast: Connected - no Darksnow: Conexo Iniciada - Acesse o stio www.dissonante.org, clique em Rdios Online e veja se a sua est listada. Divulgando o endereo da rdio Com a transmisso funcionando na web, basta passar para todo mundo o seu endereo. Existe um padro a ser seguido. Ex.: http://nome.stio.org:8000/nomedasuardio ou http://ted.dissonante.org:8000/nomedasuaradio Para no ter que decorar, ou sempre que esquecer, acesse a rea de Rdios Online no stio do Dissonante, clique com o boto direito do mouse em ouvir, copie o link, cole no seu site e/ou distribua para quem quiser. A maioria dos players de udio abrem automaticamente o link da Rdio web (Winamp, Windows Media Player, XMMS, VLC, etc)

Alo, som??
Como saber se o seu som est sando direito? - Depois de tudo configurado, acesse o seu controle de volume no PC e verifique as opes de canais selecionados para gravao: ~ - no Windows: v em opes, depois Nao deixe que a em propriedades e clique em gravao. tecnologia te cale Depois, basta selecionar o dispositivo preferido (microfone, CD player, wave, etc) - no Linux, existem diversas formas de encontrar e selecionar as opes de gravao, de acordo com a sua distribuio. Normalmente, h um boto vermelho no controle de volume que indica gravar. Dica: para usar todos os sons ao mesmo tempo (microfone, cd player, msicas), selecione a opo de gravao mixagem estreo e deixe todos as opes selecionadas no modo reproduo. No entendeu? Acesse www.dissonante.org.

14

, Deu rolo, e agora

Sugestes para caso a rdio no tenha funcionado: 1 - Verifique a conexo de internet; 2 - Revise suas configuraes. Algum dado da conta pode estar errado; 3 - Fique atent@ s mensagens de erro. Talvez o problema seja mais fcil do que parece; 4 - Quando for transmitir selecionando a opo de compactar em mp3, no esquea de baixar o Codec especfico (ver pg. 12). O formato ogg costuma vir instalado como padro na maioria dos programas livres. 5 Acesse a pgina www.dissonante.org. Se ela estiver fora do ar, pode ter acontecido algum problema temporrio ou est em manuteno; 6 Caso comece a transmistir, mas no saia som algum, releia as pginas 6, 7 e 13; 7 No se esquea de pedir para algum escutar a rdio de outro PC; 8 Se, mesmo assim, no rolar, mande um e-mail para projetodissonante@gmail.com. Se estiver ao nosso alcance, podemos trocar algumas idias sobre o problema. 9 O stio www.dissonante.org est armazenando, aos poucos, sugestes de links sobre problemas relatados. Entre e confira.

Leve a

radio

com voce

Nem sempre possvel baixar os programas e instal-los de imediato. Para ajudar a fazer uma transmisso rpida, o Projeto Dissonante criou um pacote (zip) com os programas bsicos para Windows e Linux (sistemas debian), e os codecs para compactao em mp3. Na maioria dos computadores, basta descompactar o programa correspondente e seguir as instrues abaixo e executar: - no Windows: baixe o pacote no campo Downloads do stio do Dissonante, descompacte o arquivo em uma pasta e execute Oddcast.exe. - no Linux: pelo ambiente grfico ou linha de comando, abra a pasta descompactada e execute o Darksnow. Depois, s configurar com os dados da rdio e correr pro abrao. Dica: descompacte o arquivo zipado em qualquer mdia removvel (disquete, pen drive, cd-r, etc) e leve a rdio com voc para qualquer lugar. No preciso copi-lo para o pc. Basta abr-lo da sua prpria mdia.

15
a radio Coletiva
O Projeto Dissonante foi concebido como um espao livre na internet no apenas para coletivos e organizaes sociais j estabelecidas. Indivduos com vontade de fazer rdio tambm podem participar da iniciativa. Para isso, foi criado o espao da Rdio Coletiva. Diferentes pessoas de diferentes lugares contribuindo coletivamente para a construo de uma programao livre e alternativa. Funciona da seguinte maneira. Acesse www.dissonante.org e v at o item Rdio Coletiva, no Menu Superior. Clique no boto para se cadastrar e preencha o formulrio. Fale um pouco de quem voc, qual o programa que gostaria de fazer e qual a sua disponibilidade de horrio. Voc receber um e-mail com os detalhes para instalao dos programas no seu computador. Depois disso, basta conectar um microfone, fazer o seu programa, acompanhar e participar de encontros online da Rdio Coletiva no Projeto Dissonante. A idia que, com o passar do tempo, tenhamos uma rdio independente e totalmente virtual dentro do projeto. Quadro de horrios, programao fixa, reunies de planejamento, realidades que compem boa parte do funcionamento das rdios livres. Tudo gerido de maneira horizontal pelas prprias pessoas que fazem os programas. S que dessa vez cada um em sua casa, e nem por isso uma construo menos coletiva. Entendemos a rdio coletiva como uma maneira de utilizarmos a tecnologia que temos acesso para diminuir e at mesmo romper todo e qualquer tipo de fronteira. Se em diversos momentos o conhecimento foi historicamente utilizado para separar pessoas, agora queremos us-lo para unir. Uma comunidade no apenas um espao fsico e um uso autnomo da internet pode ser o caminho para encurtar as distncias e alargar as afinidades.

16

Tecnologia, pessoas e o Sac


comum vermos algum reclamar do computador, dizendo que precisa de um melhor. Assim com o carro, o celular e outras tecnologias que usamos no dia-a-dia. Se pensarmos criticamente a relao da nossa sociedade com o consumo, possvel perceber que nem sempre o equipamento que est defeituoso ou aqum de nossas necessidades. Muitas vezes, o problema no da tecnologia. Mas da forma de lidarmos com ela. Nos desesperamos com nossa falta de jeito em no saber mexer em algo. Quando tentamos aprender a usar um produto, preferimos no entender o funcionamento. Apenas trocamos por um mais novo. Na prtica, eles s so melhores temporariamente. Em breve sero obsoletos, j que fazem parte de uma lgica de mercado, que torna tudo descartvel em prol da novidade. Contudo, trocar o leo e manter o nvel da gua no carro so exemplos de atitudes maiis viveis -- para ns e para o planeta -- do que sempre desejar o carro do ano. Tambm, quando queremos resolver um problema, perguntamos a algum que sabe. Mas o vemos como um SAC - Servio de Atendimento ao Consumidor. Normalmente, so aqueles colegas, amigos ou parentes que lidam melhor com a situao. Mas, na maioria das vezes, esquecemos que so pessoas e no servios de telemarketing. Afinal, elas possuem vivncias que devem e querem compartilhar. Ao buscarmos solues, nem sempre ouvimos alguma dica que acrescente uma nova sada. Preferimos saber como voltar ao nosso estilo antigo de usar o equipamento...at que um novo problema aparea. Nessa relao complicada, acabamos por eleger os "amigos-tcnicos" como nosso suporte tcnico particular e esquecemos de olhar a tecnologia como algo cultural, parte de nossas vidas. Lidar com um celular no saber bater foto, entrar em roaming. estar conectado com vrias pessoas mesmo distantes, poder registrar momentos importantes. Se no entendemos isso, vamos continuar refns da tecnoburocracia: seremos alvo dos manuais e continuaremos a reproduzir a tcnica, em vez de usarmos a tecnologia para transformar. Se aquele programa no funciona no computador, logo queremos comprar outro... outro computador. Em vez de solues simples e baratas, buscamos o que o mercado diz que d status e poder. Mas existem iniciativas que buscam mudar isso. Procure se informar sobre metarreciclagem, software livre, web colaborativa e outros termos novos e transformadores que esto surgindo. A idia no deixar a tecnologia dominar o ser humano ou o contrrio. Na verdade, entender que ela um produto do ato de pensar. Tecnologia tem muito mais a ver com raciocinar em como utilizar a tcnica, do que a tcnica em si. E ela est em nossa volta, em lugares que menos imaginamos. D uma boa olhada nos aparelhos de sua casa. Ser que seu toca-fitas ou vinil no um voltar ao tempo de nossos avs? E a internet? No ser uma viagem diria ao futuro sem sair da sala? Por isso, o Projeto Dissonante: fazer rdio de forma simples e bacana, usando a internet para ajudar a transformar o mundo. Algo que nenhum servio 0800 pode fazer por voc.

17

Para viver alguns sonhos


Poltica uma palavra complicada e que costuma ser carregada de ms impresses. Existe, entretanto, duas polticas e elas so bastante diferentes: A Poltica com p maisculo e a poltica com p minsculo. A primeira se trata da Poltica partidria e institucional, do jogo da democracia representativa e do poder do Estado. A segunda a poltica do cotidiano, de grupos e pessoas que agem para transformar a realidade em sua volta. Poltica de comportamento e poltica pessoal. A Poltica institucional, muitas vezes, serve para que as pessoas no faam poltica cotidianamente. Pensar o cotidiano politicamente pensar que o que pessoal pode e deve ser politizado. Das suas relaes pessoais ao prato de comida. Isso no quer dizer que polticas pessoais so inseparveis de uma viso para alm do local. As duas polticas no representam a dicotomia entre macro e microestrura. Pelo contrrio, politizar o cotidiano justamente criar essa ponte entre o local

Inverta essa logica!


e o global. Pensar globalmente, agir localmente. Uma poltica que se preocupa apenas com o micro totalmente imanente ao capitalismo. Pode se transformar em um estilo de vida vendvel como j aconteceu algumas vezes com o prpria cultura Punk, Hippie e Metal. Por outro lado, uma poltica que se preocupa apenas com o macro de um estruturalismo sufocante. Acreditar que a nica maneira de se conseguir liberdade transformando as grandes estruturas, como o Estado, angustiante. Na verdade, desestimulante, no sentido que estimula apenas o conformismo e a crena de que no h sada ou esperana para os problemas desse mundo. E assumir isso o primeiro passo para se garantir a destruio. Como escrevem os anarcopunks ingleses do Active Minds, acreditar que apenas as grandes transformaes so decisivas no destino do planeta torna mais fcil no se importar com as pequenas coisas que nos cercam e que geram opresso e sofrimento. Esse descaso de que nada tem importncia se voc no pode revolucionar o grande jogo. Mas voc pode transformar o seu mundo, a sua vida e as suas relaes com o planeta. Acreditar que voc no uma pea importante apenas mais uma maneira de se eximir de responsabilidade. Ns devemos buscar por maneiras prticas de viver alguns dos nossos sonhos. Fazer um ~ programa em uma Rdio Livre no vai dar fim ao monoplio das grandes corporaes da ~ mdia. Tudo bem, s vezes mostrar uma alternativa pode ser tao importante quanto acabar com as outras. As idias que constroem essa iniciativa sugerem uma outra forma para se pensar Polticas de Comunicao. Ao Direta , para alm de intervir na realidade, uma maneira de ter o controle de nossas vidas e de nossos destinos em nossas mos. sobre isso, tanto quanto sobre Comunicao, que se trata o Projeto Dissonante.

18 & Comunicacao comunitaria


~
utilizar a tecnologia como um instrumento de promoo do ato de comunicar e se torna mais um brao de aes da Ralacoco e do Projeto de Comunicao Comunitria da UnB. Em tempos de uso tecnolgico cada vez mais contnuo, nem sempre h informao suficiente das possibilidades que os aparelhos nos trazem. Assim, nada melhor que estar disposto a informar potencialidades, estimulando o contato entre as pessoas e promovendo a transformao de suas realidades. Expressando, dizendo o que se sente. Contando o que acontece. Ouvindo e sendo ouvido, estaremos em melhores condies para nos sentirmos humanos e percebermos a existncia dos outros. Participe deste movimento. Acesse agora mesmo o stio www.dissonante.org e seja mais um envolvid@ nessa iniciativa. Tenho certeza que sua vida ir mudar, alcanando possibilidades de emitir e interagir. Dissonantes somos ns. Na internet e em nossa rotina". Fernando O. Paulino, jornalista e professor universitrio

Desde 2001, grupo de estudantes e professores universitrios da UnB tm se dedicado a planejar atividades de comunicao comunitria na periferia de Braslia. Aliando conhecimento popular com saber acadmico, h um potencial crescente de transformao dentro e fora do campus, j que a a comunicao pode dar plenitude aos sentidos humanos, principalmente quando vista como partilha, como comunho. Nesse contexto, surgiu tambm a Ralacoco (Rdio Laboratrio de Comunicao Comunitria) O Projeto Dissonante, mais um passo desse processo, tem o real interesse de

A idia do portal radiolivre.org surgiu em 2003 a partir de um grupo de integrantes de rdios livres que, reunidos no Frum Social Mundial daquele ano, admitiram um certo isolamento dos coletivos existentes no Brasil, principalmente. O projeto do stio foi proposto como um ponto de encontro para as rdios livres, provendo espao para hospedarem seus stios, trocarem contedos e idias atravs de uma lista de discusso e transmitirem ao vivo seus programas pela Internet. Desde aquele ano, muita coisa mudou, novas rdios surgiram, alm de

quatro encontros de rdios livres que, aos poucos, est se viabilizando como uma rede de solidariedade visando proteo contra intentos da Polcia Federal E, por ltimo, o rizoma possibilita a entrada das rdios em rede, como a Rede Arrasto de Rdios Livres, que colocou algumas rdios livres do pas no ar juntas em algumas ocasies especiais . Rafael Diniz, criador do programa Darksnow
Leia mais em www.radiolivre.org e www.dissonante.org

19

Origem
A primeira inspirao do Projeto Dissonante surgiu do radiolivre.org. Em 2006, o programa Underground Ways da Ralacoco foi ouvido na web por mais de 80 ouvintes, sendo que a mdia aproximada de 5 a 10 pessoas por dia. Logo, o servidor do radiolivre.org precisou ser melhorado. Ainda no mesmo ano, outro dissonante viajava para o Encontro de Rdios Livres em Recife. A idia era discutir a relao de como a tecnologia poderia ser uma estratgia de transformao social para a Comunicao. Mas do encontro saiu mais do que a anlise. Surgiu a proposta de se somar esforos, espalhando mais servidores de Rdio web pelas universidades. Esses dois acontecimentos juntaram-se s atividades da Ralacoco. Comeava-se, ento, a tocar uma nota um pouco mais dissonante a ponto de se tornar um projeto, um discurso, um jeito de se fazer comunicao libertria.

Conceito Dissonante
Em msica, dissonncia a qualidade dos sons parecerem instveis. Uma nota que no se enquadra na harmonia prevalecente. No algo necessariamente desagradvel ou irritante, j que toda msica composta em uma base tonal incorpora um certo grau de dissonncia. A dissonncia , na verdade, um instrumento colaborador para a criatividade. Responsvel por causar tenso e incmodo. Um rudo que valoriza a harmonia. A nota fora que d um colorido dos acordes. Alguns estilos consideram esse efeito abjeto e fazem todos os esforos para elimin-lo. Outros, o consideram uma parte atraente do timbre e assim buscam criar instrumentos que intensifiquem essa leve aspereza como propriedade. Dissonante estar fora de compasso e ainda assim construir uma melodia.

opylefT
Esta cartilha foi produzida com direitos de Copyleft. Ela pode ser modificada e distribuda livremente, desde que os seus conhecimentos no sejam tomados como posse. O copyleft uma forma de proteo dos direitos autorais com o objetivo de prevenir que no sejam colocadas barreiras utilizao, difuso e modificao de uma obra criativa devido aplicao clssica das normas de Propriedade Intelectual. Criado como trocadilho do termo copyright, se traduzido literalmente, copyleft significa deixamos copiar (Wikipdia). O prprio Wikipdia uma enciclopdia colaborativa que trabalha com copyleft. Mais em pt.wikipedia.org.

Politica de Uso
Ao usar a estrutura do Projeto Dissonante, grupos e pessoas interessadas concordam em ser livres com as seguintes responsabilidades: I) respeitar os direitos humanos a) respeitar sempre a liberdade de opinio, credo, crena e a diversidade poltica, tnica e religiosa; b) zelar pela diversidade cultural e regional, sem cercear nenhum tipo de expresso; c) no disseminar nenhum contedo ofensivo de carter homofbico, sexista, racista, ou discriminatrio em qualquer espcie. II) ter responsabilidade social a) responder pelos seus atos de acordo com o item I; b) ter clareza que responsvel pelo que expressa. III) por parte do Projeto Dissonante O Projeto no responsvel pelo descumprimento dos itens acima e estimula a ao coletiva entre indivduos e grupos para filtrar e excluir possveis desrespeitos a esse acordo mtuo. Em caso de problemas, envie e-mail para projetodissonante@gmail.com.

Quem Fez:
O Projeto Dissonante fruto do trabalho de concluso de curso de Comunicao Social da Universidade Braslia (UnB), habilitao em Jornalismo, realizado por: Leyberson Pedrosa e Pedro Arcanjo Matos Orientador: Prof. Murilo Csar Ramos Co-orientador: Prof. Fernando Oliveira Paulino Ilustraes: Eric Drooker, Juliana Mendes, radicalgraphics.org Logo: Marcos Paulo do Hirax Fotocolagem: Kau Garcia e Carol Mouro Colaboradores: Juliana Mendes, Lehilton Pedrosa, Maria Jos Rodrigues, Patrcia Semensato, Marcos do Hirax Apoio: Rdio Ralacoco, Comunicao Comunitria-UnB, Radiolivre.org e Casa Brasil

Duvidas com alguma palavra?


Acesse www.dissonante.org e clique em glossario.

Agradecemos a tod@s que nos ajudaram. Coletivamente, funcionamos. Caso contrario, nem estariamos aqui. E quando no estivermos, o Projeto Dissonante livre para continuar forte e autnomo com nov@s dissonantes. Poneyley.

You might also like