You are on page 1of 3

Quais os principais aspectos que devem ser considerados pelo professor durante o planejamento para que estabelea uma

relao de conhecimento mtuo com a sua turma? Quais estratgias devem ser consideradas pelo professor durante a elaborao do seu planejamento visando compreender a sequncia e as etapas a serem postas em prtica na sala de aula? Qual a importncia da definio dos objetivos para que as etapas de um planejamento de disciplina fiquem bem delimitadas

TG-13 - ENCADEAMENTO DE IDIAS


1. Caracterizao da tcnica
Discusso com grupos entre 12 e 30 pessoas, sobre assunto j trabalhado com todo o grupo. Possibilita recordao agradvel e estimulante exerccio mental.

2.

A tcnica til para:


a. Aprofundar o estudo de um tema. b. Obter dados sobre o nvel de informao e compreenso individual do assunto. c. Agilizao do raciocnio. d. Estimular o interesse do grupo sobre o tema. e. Estimular a participao geral do grupo. f. Discutir grande nmero de questes em pouco tempo.

3.

Use a tcnica quando:


a. O grupo possuir entre 12 e 30 membros. b. O grupo j domine o assunto e houver interesse em reviso. c. Desejarmos a participao de todos os membros do grupo. d. Desejarmos identificar cada membro do grupo. e. Desejarmos estimular e agilizar o raciocnio.

4.

Como usar a tcnica


a. Organizar duas fileiras de cadeiras, voltadas face a face. b. A dinmica se inicia com o primeiro da fileira direita fazendo uma pergunta ao primeiro da esquerda.

c. Respondida a questo, o segundo da direita usar a resposta dada para formular a sua pergunta ao segundo da esquerda, mantendo o encadeamento da ideia. E assim sucessivamente. d. Terminado, volta-se ao incio, mas agora invertendo as posies. e. Tanto as perguntas como as respostas devem ser feitas e dadas rapidamente, de forma concisa, no havendo intervalo entre perguntaresposta-pergunta-resposta-....

http://www.ajes.edu.br/arquivos/20090507102159.pdf
TG-16 - TCNICA DE RUMINAO 1. Caracterizao da tcnica Possibilita fundir o esforo individual com o do grupo, no entendimento de um texto. Leva a uma leitura cuidadosa, minuciosa e profunda do texto, de forma individual. 2. A tcnica til para: a. Habituar a leu um texto com o mximo de ateno. b. Habituar a ler compreensivamente. c. Exercitar a apreender detalhes de um texto. d. Exercitar a apreender os aspectos gerais de um texto. 3. Use a tcnica quando: a. No souber as condies do grupo em apreender um texto. b. Quiser treinar leitura e interpretao de texto. c. Quando grupo tiver um mnimo de condies de leitura. d. O assunto exigir aprofundamento. 4. Como usar a tcnica a. Distribuir o texto entre os participantes, solicitando-se que o mesmo seja lido integralmente e de uma s vez, pelo que o referido texto no deve ser nem muito longo nem muito sinttico. b. Aps esta primeira leitura, os participantes so convidados a uma segunda leitura, devendo ser anotadas as partes no compreendidas, bem como aquelas compreendidas e consideradas significativas ou fundamentais do texto. c. Aps esta segunda leitura, ser levado a efeito um trabalho de esclarecimento quanto s partes no compreendidas, com a cooperao de todo o grupo e o coordenador. Cada participante expe

suas dvidas, que o grupo procurar esclarecer, sendo que, quando a mesma no conseguir, o orientador o far. d. Terminados os esclarecimentos, ser feita uma terceira leitura em que cada participante far um questionrio a respeito do texto, indicando: i. dvidas que o texto tenha sugerido; ii. dvidas paralelas que a leitura tenha suscitado; iii. interpretao geral do texto e suas intenes; iv. questes outras que o texto possa sugerir. v. e. Os participantes, a seguir, se reuniro em grupos de 3 a 5 pessoas e discutiro as suas dvidas, vi. reduzindo-as a uma s relao. f. A seguir, cada grupo apresentar as suas dvidas ou questes que sero discutidas por todos. g. Finalmente, aps o trmino do momento anterior, o orientador far uma apreciao do trabalho desenvolvido, completando-o se necessrio. A didtica o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condies e os modos de realizao da instruo e do ensino. A ela cabe converter objetivos scio-polticos e pedaggicos em objetivos de ensino, selecionar contedos e mtodos em funo desses objetivos (LIBNEO, 1992, p.25).

You might also like