You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE INTRODUO AO DIREITO Acadmico (a): ______________________________________ Data: 20.10.

11 EXERCCIO PARA VERIFICAO DE APRENDIZAGEM

1. (Magistratura/SP 171. VUNESP) Editada uma lei que no seja tributria, que possui normatizao especfica: (A)Ela entra em vigor, no estrangeiro, quando admitida, 3 meses depois da publicao, e no Pas, 45 dias depois de publicada, seno contiver disposio expressa referente ao incio de sua vigncia. (B)Ela comea a existir com a promulgao, entrando em vigor com a publicao oficial.
(C) A

vacatio legis o intervalo entre a aprovao da lei e sua entrada em vigor.

(D)No silncio da lei editada, ela entra em vigor 60 dias aps a data de sua publicao oficial.

2. (Procurador do estado/SP FCC 2009) No que diz respeito vigncia da norma jurdica, (A)A ab-rogao a supresso parcial da norma anterior, enquanto a derrogao vem a ser a supresso total da norma anterior. (B)Os efeitos da lei revogada podero ser restaurados se houver previso expressa na lei revogadora. (C)A revogao de uma lei opera efeito repristinatrio automtico em caso de lacuna temporria. (D)A lei no pode ter vigncia temporria.

(E) A

lei comea a vigorar em todo o pas, salvo disposio em contrrio, 40 (quarenta) dias depois de oficialmente publicada, denominando-se perodo de vacatio legis.

3. (Delegado/SP 2008) Quando, por disposio expressa, a lei revogada restaura-se por ter a lei revogadora perdido a vigncia, d-se um caso de (A)Renovao (B)Revogao ficta (C)Remisso legal (D)Repristinao (E) Restaurao

4.

(Magistratura federal/3. Regio 10.) Por repristinao deve-se entender que: (A)A lei nova tem sua vigncia suspensa at o implemento da condio nela estipulada para sua eficcia plena. (B)A lei no incide duplamente sobre o mesmo fato. (C)A lei revogada restaura-se por ter a lei revogadora perdido a vigncia. (D)A lei posterior produz efeitos imediatos revogando as leis com ela incompatveis.

5.(Ministrio Pblico/SP 79) Do Princpio da irretroatividade das leis decorre: (A) Que a lei nova no preservar aquelas situaes j consolidadas em que o interesse individual prevalece. (B) Impossibilidade de aplicao imediata da lei nova. (C) Que a lei velha continuar regrando os casos ainda no julgados.

(D) Respeito ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada. (E) Repristinao dos efeitos da lei velha para alcanar negcios de execuo j iniciada, mas ainda no concluda.

6. Explique quando uma norma jurdica considerada vlida. 7. Fale do trmino da Vigncia das Normas Jurdicas. 8. Quando uma norma jurdica considerada obrigatria pelo sistema normativo brasileiro? 9. O que significa

VALIDADE, VIGNCIA E EFICCIA DAS NORMAS JURDICAS

VALIDADE DAS NORMAS JURDICAS Norma jurdica vlida aquela aprovada e promulgada segundo os ditames do sistema jurdico, vige no tempo e no espao (validade tcnico-formal) Em outro aspecto, temos a validade tica como condio que legitima a norma jurdica, tornando-a vlida.

VIGNCIA DAS NORMAS JURDICAS

As normas jurdicas tem vida prpria, nascendo, existindo, alterando-se e por fim morrendo. A vigncia temporal uma qualidade da norma, relativa ao tempo de sua atuao. Est ligada validade mas com ela no se confunde. Uma norma jurdica vlida pode ser promulgada, porm, no estar ainda em vigor. A vigncia implica que a norma jurdica seja obrigatria, e isso acontece com a publicao oficial. A promulgao torna a lei existente, mas ainda no obrigatria. Com a publicao oficial supre-se a condio da publicidade e conclui-se o ciclo para que a norma jurdica entre em vigor. Uma vez posta em vigor, a norma jurdica passa a viger, apta a incidir no meio social.

O Incio da Vigncia A Norma jurdica entra em vigor aps a publicao oficial, que no plano federal se d no Dirio Oficial da Unio DOU e no estadual no Dirio Oficial do Estado DOE. A Norma jurdica pode entrar em vigor imediatamente aps a publicao ou na data em que ela o determinar, cabendo ao rgo que a elaborou definir. Como regra, o critrio para essa determinao o da necessidade e urgncia para a entrada em vigor. Se a prpria norma jurdica no designar a data de sua entrada em vigor, considerar-se- vigente 45 dias aps sua publicao oficial (Art. 1., caput, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro - LICC). Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 3 (trs) meses depois de oficialmente publicada. O perodo de tempo existente entre a publicao oficial da norma jurdica e sua entrada em vigor denominado vacatio legis.

Havendo nova publicao em perodo de vacatio legis para o fim de corrigir erros materiais e falhas de ortografia, comea-se a contar o prazo novamente. As correes de texto de lei j em vigor consideram-se lei nova, sujeita naturalmente aos prazos por ela prpria determinados ou aos do caput do art. 1., pargrafo 1. Da LICC. A contagem dos prazos para entrada em vigor quando a norma jurdica no determinar vigncia imediata far-se- excluindo-se o dia da publicao, iniciando-se a contagem pelo dia seguinte e incluindo o ltimo dia de prazo, que ser ento o primeiro dia de vigncia da norma jurdica. O fato de o dia seguinte publicao, bem como de o ltimo dia da contagem do prazo cair em um domingo ou feriado irrelevante para a contagem. Contam-se todos os dias, e a norma jurdica entra em vigor mesmo em domingo ou feriado. Quanto as normas jurdicas de natureza tributria, existem dispositivos especiais para sua vigncia, aplicando a LICC supletivamente. A norma jurdica que institui ou aumenta tributos somente pode ter vigncia no exerccio financeiro seguinte quele em que tenha sido publicada, ou seja, em 1. de janeiro do ano seguinte ao da publicao (CF, Art. 150, III, b Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: (...) III cobrar tributos: (...) b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou). O Trmino da Vigncia A norma jurdica normalmente tem carter permanente, s perdendo sua vigncia quando revogada. Mas h normas jurdicas cujo fim predeterminado, tendo ento, vigncia temporria, e seu trmino ocorre quando seu prprio texto dispe a data de seu fim (por ex. as leis cuja vigncia est subordinada a um fato ou situao jurdica, como ao estado de guerra, de stio, de calamidade pblica, etc). A medida provisria sui generis, pois ela no perde a vigncia, perde a eficcia. Por disposio constitucional, Art. 62, caput, ela perde eficcia,

desde a data de sua publicao se no for transformada em lei no prazo de 30 dias a partir de sua publicao. A outra forma de trmino de vigncia da norma jurdica a revogao.

Revogao das Normas Jurdicas As normas jurdicas podem ser revogadas, isto , podem deixar de ter vigncia quando substitudas por outras ou mesmo retiradas de vigor. Revogar significa tirar de vigor uma norma jurdica, total ou parcialmente (mediante colocao em vigor de outra mais nova) Art. 2. Da LICC. A Revogao est dividida em:
a. b.

Ab-rogao que a supresso total da norma jurdica anterior. Derrogao que torna fora de vigncia apenas parte da norma jurdica anterior um s captulo, uma s seo, um s artigo, um nico inciso, apenas um pargrafo, ou mesmo parte deles.

O termo genrico utilizado revogao. So dois os critrios utilizados que conduzem revogao: a. O hierrquico b. O cronolgico No plano hierrquico uma norma jurdica somente pode revogar a outra se pertencer ao mesmo plano hierrquico ou se for de plano hierrquico superior norma jurdica a ser revogada. No plano cronolgico a norma jurdica nova revoga a antiga. A Revogao pode expressa ou tcita. expressa quando a nova norma jurdica, revogadora, declara qual ou quais normas jurdicas anteriores ou, ainda, quais aspectos captulos, artigos, etc. de normas jurdicas anteriores esto sendo revogadas. A revogao tcita ou indireta aquela que no declara quais as especficas normas jurdicas esto sendo revogadas, tornando aquelas incompatveis

com a nova norma, regulamentando inteiramente a matria de que tratava a norma anterior. Via de regra, o ltimo artigo das normas jurdicas traz a expresso: revogam-se as disposies em contrrio. Mas havendo ou no essa expressa a revogao se dar pela incompatibilidade ou regulao total da matria.

You might also like