You are on page 1of 2

Sugesto de Vdeos Endeavor

Gesto Estratgica de Custos Como reverter as despesas em vantagens para sua empresa
O Instituto Empreender Endeavor uma organizao sem fins lucrativos que tem como misso gerar emprego e renda atravs do fomento cultura empreendedora baseada na oportunidade e inovao. Como est instalado no 4o andar do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, nada mais natural do que esperar uma maior aproximao entre o instituto e a escola. Das vrias formas de viabilizar isto, uma delas a apresentao, ao corpo docente da escola, do vasto contedo disponvel em sua biblioteca e videoteca on line que pode ser de grande valia para o professor utilizar em sala de aula. O Centro de Empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, sob a coordenao do Prof. Marcos Hashimoto, tem como um dos objetivos explorar ao mximo esta relao de parceria. Para este fim, estar encaminhando aos professores, todos os meses, a recomendao de um vdeo devidamente analisado e comentado, com as devidas sugestes de aplicabilidade e uso. Esperamos que este trabalho no s traga valor para os professores mas que ajude a divulgar mais o importante papel que a Endeavor (www.iee.org.br) vem realizando no pas. O vdeo Gesto Estratgica de Custos Como reverter as despesas em vantagens para sua empresa apresenta a palestra proferida por Mario Lucio de Oliveira, Diretor Presidente da Trio Alimentos e Raimundo Francisco de Sousa, Diretor Executivo do Grupo Totvs. A apresentao aconteceu no dia 23 de Agosto de 2006, tem 2h08 de durao e pode ser acessada gratuitamente no site http://endeavor.isat.com.br/info.asp?Palestra_ID=252 Resumo: Atualmente, muitas empresas no do a devida ateno Gesto de Custos, sendo este um dos pilares essenciais para garantir a competitividade das organizaes. O gerenciamento dos gastos deve ser realizado com a perspectiva de gerao de valor, isto , garantir que o custo incorrido proporcione, efetivamente, um ganho superior ao respectivo desembolso. Atravs da utilizao de conceitos de melhoria contnua, do mtodo PDCA e da metodologia de Oramento Base Zero, os scios da Totvs BMI apresentam como realizar a gesto estratgica dos custos de uma organizao seja esta pblica, privada ou no governamental. Diferentemente da gesto tradicional de custos, em que as metas so impostas pelos superiores, os scios da Totvs apresentam o modelo de oramento participativo, que leva em considerao o trabalho em equipe e a seguinte questo: qual o potencial de gerao de riqueza de meus gastos? Alm de falar da importncia de se fazer um oramento levando em considerao as perspectivas futuras, os palestrantes destacam a importncia do comprometimento das pessoas para que o resultado seja alcanado, sendo elas as responsveis pelo desempenho organizacional e competitividade da empresa no mercado. Comentrios:

De maneira didtica, clara e objetiva, os scios da Totvs BMI apresentam diversos aspectos de extrema relevncia para a gesto estratgica dos custos de qualquer organizao, com exemplos que podem ser aplicados a empresas de qualquer porte. Sem dvidas, trata-se de um material extremamente rico para os gestores que pretendem otimizar a sua estrutura de gastos e, principalmente, garantir a competitividade e gerao de riqueza no dia-a-dia. Aplicabilidade: Gesto de Custos Diversos conceitos so apresentados, sendo a metodologia de Oramento Base Zero o mais relevante. O vdeo apresenta todas as etapas para a realizao do oramento, desde o Planejamento (Definio das Metas), Execuo, Verificao (Instrumentos de Acompanhamento) e Aes de Correo. Apresenta-se a importncia de se analisar sempre as variveis preo e produtividade em todos os tipos de gastos, para que as melhorem decises possam ser tomadas visando otimizao dos gastos. Ainda, outros conceitos como Centros de Custos e Tipos de Gastos so apresentados, bem como a importncia de haver uma sistemtica de acompanhamento do oramento, para que aes de bloqueio e corretivas sejam tomadas ao longo do processo. Qualidade Ao longo de todo o vdeo, apresenta-se a importncia da aplicao da metodologia PDCA para que o Oramento Base Zero seja eficiente e eficaz. Ainda, a filosofia de melhoria contnua apresentada, destacando-se a importncia da atitude pessoal e comprometimento de cada indivduo para que os resultados sejam alcanados pela organizao. Economia No incio da palestra, os scios da Totvs BMI apresentam uma anlise de expectativas e projees econmicas para o ano de 2007, bem como um estudo da consultoria McKinsey publicada na revista Exame a respeito de como o Brasil poderia crescer 9% ao ano. Alm disso, foi apresentado um estudo realizado pela FIESP sobre Competitividade Mundial, destacando-se a pssima posio do Brasil no ranking e a importncia de se investir em capacitao de pessoas para o desenvolvimento sustentvel. Escrito e desenvolvido por:

Marcelo Godoy Rigobello


Voluntrio do Centro de Empreendedorismo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Administrador de Empresas com nfase em Empreendedorismo & PMEs (UNIFEI), atualmente na rea de Desenvolvimento de Produtos da DHL Express International Americas e Autor do Book-Blog Vida de Estagirio [vidaestagiario.blogspot.com] Contato: marcelorigobello@gmail.com

You might also like