You are on page 1of 2

Algoritmos - Lista 01

Prof. Gilbert Azevedo da Silva

Implementar programas em C++ para: 1. Ler trs valores inteiros e calcular a soma do menor valor com o maior. 2. Ler quatro valores inteiros, calcular e mostrar a mdia aritmtica entre eles. Mostrar tambm os nmeros menores e os nmeros maiores ou iguais mdia. 3. Ler dois valores monetrios em reais e centavos e calcular a soma entre eles. O valor somado dos centavos no deve ser maior ou igual a 100. 4. Ler dois valores de horas e minutos e calcular a soma entre eles. O valor somado dos minutos no deve ser maior ou igual a 60. 5. Ler a quantidade de horas e minutos marcados em um relgio analgico (nmeros inteiros) e calcular o menor ngulo formado entre os ponteiros do relgio. Mostrar uma mensagem de Hora Invlida se os valores fornecidos no formarem uma hora vlida. 6. Ler o valor de um troco em reais e centavos (nmeros inteiros) e calcular a menor quantidade de cdulas e moedas possvel para obteno deste troco. 7. Ler 4 valores inteiros diferentes e realizar as seguintes operaes: verificar se os valores so realmente diferentes e mostrar uma mensagem de erro caso contrrio; mostrar o maior valor lido; mostrar o menor valor lido e mostrar o resultado da soma entre o segundo maior valor e o segundo menor. 8. Ler 10 nmeros do teclado, mostrar o maior e o menor nmero. 9. Ler o dia, o ms e o ano de uma data (nmeros inteiros) e mostr-la por extenso. Considerar como vlidas as datas entre 1/1/1901 e 31/12/2099. Mostrar uma mensagem de Data Invlida, se os valores fornecidos no formarem uma data vlida, como por exemplo, nmero de dias incorreto no ms, ou data fora do limite acima. Considerar os anos bissextos. 10. Ler os coeficientes a, b e c da equao quadrtica aX + bX + c = 0 e calcular as suas razes reais. 11. Ler quatro valores inteiros e calcular a soma dos dois maiores em mdulo. 12. Ler dia, ms e ano de uma data; ler dia e ms de uma outra data, no mesmo ano. Calcular o nmero de dias entre a segunda data e a primeira. Considerar que as datas so vlidas. Testar se o ano bissexto. 13. Ler um nmero inteiro e criar um novo nmero inteiro com os dgitos em ordem inversa. Exemplo: Nmero lido: 5382. Nmero novo: 2835. 14. Ler dois valores inteiros positivos (x e y) e mostrar: todos os divisores de x, todos os divisores de y e os divisores comuns a x e y. 15. Ler dois nmeros inteiros e calcular a soma de todos os nmeros inteiros entre eles. 16. Mostrar os trinta primeiros nmeros primos, sendo os dez primeiros com a estrutura while, os dez seguintes com do-while e dez ltimos com for. 17. Imprimir os caracteres da tabela ASCII de cdigos 32 a 255. O programa deve imprimir cada caractere e seu cdigo decimal.
4 2

18. Mostrar os nmeros mpares no intervalo [31, 90], utilizando as estruturas for, while e do-while. 19. Mostrar os nmeros que so divisveis por 3, mas no so divisveis por 6, no intervalo [900,1000]. 20. Mostrar uma tabela de converso de temperatura de graus Celsius para graus Fahrenheit no intervalo [0C, 120C] com valores de 10 em 10C. Dado: 9C= 5(F-32). 21. Calcular o termo n da inequao: 1 + 2 + 3 + ... + n < limite 22. Uma bola largada de uma altura h sobre uma superfcie lisa, sobre a qual fica a saltar durante certo tempo. Pressupe-se que a bola toca a superfcie lisa sempre no mesmo ponto. A distncia percorrida pela bola num dado instante a soma dos movimentos descendentes com os movimentos ascendentes da bola. Em cada salto, a bola sobe a uma altura que dada pelo produto da altura do salto anterior por um fator r (0 < r < 1) denominado coeficiente de salto. Dados os valores de h, r e um nmero inteiro n, calcular a distncia percorrida pela bola ao fim do n-simo salto, bem como, a altura do n-simo salto. 23. Mostrar trinta vezes o seu nome na tela, sendo dez vezes com a estrutura while, dez vezes com do-while e dez vezes com for. 24. Calcular o fatorial de um nmero utilizando as estruturas de repetio while e do-while. 25. Calcular os nmeros primos no intervalo [A, B], dados A > 0 e B > A. 26. Calcular o nmero de anos em que a populao de um pas A, com 5.000.000 de habitantes e taxa de crescimento de 3% ao ano, ultrapassa a populao de um pas B, com 7.000.000 de habitantes e taxa de crescimento de 2%. 27. Realizar uma eleio considerando as opes de voto listadas a abaixo e calcular o nmero de votos absoluto e percentual de cada um dos candidatos, bem como de votos brancos e nulos. Apresentar ainda o ganhador da eleio. 0 Finalizar Votao 1 Candidato 1 2 Candidato 2 3 Candidato 3 4 Candidato 4 5 Voto em branco 6 Voto nulo 28. Calcular os termos de uma progresso aritmtica ou geomtrica, dados o primeiro termo, a razo, o nmero de termos e o tipo da progresso. 29. Calcular o valor aproximado do seno de um ngulo x dado em radianos, utilizando a srie abaixo:

sen(x ) =
x

x 1 x 3 x 5 x 7 x 9 x 11 + + 1 ! 3 ! 5 ! 7 ! 9 ! 11 !

30. Calcular o valor aproximado de e , dado x, utilizando a srie abaixo:

ex =

x 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x 8 x 9 x 10 x 11 x 12 + + + + + + + + + + + 1 ! 2 ! 3 ! 4 ! 5 ! 6 ! 7 ! 8 ! 9 ! 10 ! 11 ! 12 !

Bibliografia: Treinamento em Linguagem C++ Modulo 1 Mizrahi, V. V. Makron Books. Introduo ao desenvolvimento de algoritmos e estrutura de dados Pinto, W. S. Editora rica.

You might also like