You are on page 1of 10

Empirismo

Introduo
A doutrina do empirismo foi definida explicitamente pela primeira vez pelo filsofo ingls John Locke no sculo XVII. Locke argumentou que a mente seria, originalmente, um "quadro em branco" (tbua rasa), sobre o qual gravado o conhecimento, cuja base a sensao. Ou seja, todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impresso nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir aprendido pela experincia, pela tentativa e erro. Historicamente, o empirismo se ope a escola conhecida como racionalismo, segundo a qual o homem nasceria com certas ideias inatas, as quais iriam "aflorando" conscincia e constituiriam as verdades acerca do Universo. A partir dessas ideias, o homem poderia entender os fenmenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, no dependeria dos sentidos fsicos.

Noo de Empirismo

Empirismo a escola de Epistemologia (na

filosofia ou psicologia) que avana que todo o conhecimento o resultado das nossas experincias (teoria da "Tbua Rasa" de J. Locke). O empirismo um aliado prximo do materialismo (filosfico) e do positivismo, sendo oposto ao racionalismo europeu continental ou intuicionismo. O empirismo geralmente observado como sendo o fulcro do mtodo cientfico moderno. Defende que as nossas teorias devem ser baseadas nas nossas observaes do mundo, em vez da intuio ou f. Defende a investigao emprica e o raciocnio dedutivo. Kant tentou obter um compromisso entre o empirismo e a corrente oposta, o racionalismo.

Caractersticas do Empirismo
Conhecimento cientifico: Para o Empirismo, a Experincia a base do conhecimento cientfico, ou seja, adquire-se a Sabedoria atravs da percepo do Mundo externo, ou ento do exame da actividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos exterior e as modifica internamente. Da ser o Empirismo de carcter

individualista, pois tal conhecimento varia da percepo, que diferente de um indivduo para o outro. Origem das ideias: O Empirismo diz que a origem das Ideias o processo de abstraco que se inicia com a percepo que temos das coisas atravs dos nossos sentidos. Da diferencia-se o Empirismo: no preocupado com a coisa em si, estritamente objectivista; nem to pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuda pela Razo, como ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega at ns atravs dos sentidos. Relao de causa-efeito: Para o Empirismo a relao de causa e efeito nada mais do que o resultado da nossa forma habitual de perceber fenmenos e relacion-los como causa e consequncia atravs de uma repetio constante. Ou seja, as leis da Natureza s seriam leis porque se observaram repetidamente pelos Homens. Autonomia do sujeito: O Empirismo nega tal identidade permanente, pois o contedo da nossa conscincia varia de um momento para outro de tal forma que ao longo do tempo essa conscincia teria, em momentos diferentes, um contedo diferente. A explicao est no facto de que a conscincia, como sendo um conjunto de representaes, dependeria das impresses que temos das coisas, mas sendo impresses estariam sujeitas a variaes. Concepo de razo: O Empirismo apesar de no possuir pensamento contraditrio entende de forma bem diferente: diz que a Razo dependente da experincia sensvel, logo no v dualidade entre esprito e extenso (como no Racionalismo), de tal forma que ambos so extremidades de um mesmo objecto. Matemtica como linguagem: No Empirismo tal mtodo matemtico no aceite. A experincia o ponto de partida de nosso conhecimento, logo no h necessidade de fazer hipteses. Assim caracteriza-se o mtodo indutivo que parte do particular (experincias) para a elaborao de princpios gerais.

Mrito e limites do Empirismo:


O grande mrito do empirismo consiste em ter salientado a importncia da experincia no conhecimento humano.

Limites do empirismo: Na medida em que todos os contedos do conhecimento procedem da experincia, o conhecimento fica encerrado nos limites do mundo emprico (o que traz algumas consequncias menos positivas). Rejeitando a razo como fonte do conhecimento, o empirismo no pode aspirar ao conhecimento universal e necessrio e, por isso, no oferece qualquer espcie de segurana ou certeza, pois o conhecimento est sujeito mobilidade das impresses sensoriais desencadeadas pelos objectos. A sua particularidade e contingncia fazem do conhecimento emprico, um conhecimento meramente relativo. O conhecimento emprico, baseando-se em raciocnios indutivos, no nos d rigor nem certezas, antes pelo contrrio, este tipo de raciocnio possibilita o erro. no futuro. Ora, tudo isto impossibilita a cincia: Um tipo de conhecimento que capta o acidental ou circunstancial e no capta o essencial, o permanente, e que, alm disso, infere o geral de casos particulares, no nos d certezas cientficas, pois no permite a elaborao de leis. Por no ter necessidade lgica, apenas nos d garantias psicolgicas. Assim, D.Hume, afirma que o conhecimento cientfico se baseia na crena, numa certa regularidade da natureza e no hbito (associao repetida de fenmenos), adquirido a partir de tal regularidade. Como consequncia de tudo isto: assim como os racionalistas tendem para um dogmatismo, os empiristas tendem para o cepticismo, isto , para a negao de que se possa alcanar a verdade, pois, uma vez que a possibilidade do conhecimento fica confinada experincia. Pela induo apenas podemos acreditar, pela experincia do passado, que determinados fenmenos que se foram repetindo, continuaro a repetir-se

Doutrinrios do Empirismo:
J. Locke J. Locke, foi um dos principais representantes da corrente empirista.
J. Locke considerava que todas as nossas ideias vm de fora e todo o nosso conhecimento adquirido atravs da experincia. A mente (razo) uma tbua rasa ou uma folha em branco na qual nada h (nenhuma ideia, nenhum conhecimento) antes da primeira experincia. As ideias formam-se a partir da induo de experincias particulares. O empirismo nega, pois, a existncia de ideias inatas. ( aqui que reside a grande diferena relativamente ao racionalismo) isto , ideias que a razo descobre em si mesma

independentemente de qualquer experincia. Os dados que vo sendo escritos na mente provm de dois tipos de percepo ou experincia: da percepo externa cuja fonte a sensao; da percepo interna cuja fonte a reflexo. O empirismo procura mostrar que a razo no propriamente criativa, isto , ela no pode criar conhecimentos a partir de si mesma, mas, s pode usar materiais extrados da experincia. A razo, segundo J. Locke (e os demais empiristas) tem apenas como funo organizar os dados empricos, limitandose a unir uns aos outros os diferentes dados que lhe chegam por via da experincia. Ento podemos afirmar, como defende J. Locke que Nada pode existir na mente que no tenha passado antes pelos sentidos.

D. Hume
D. Hume nega a existncia de ideias complexas e uma delas a ideia de causalidade. Assim, D. Hume tenta explicar como que podemos afirmar conexo necessria entre conhecimento e outro. Como que estabelecemos uma relao causa-efeito? Segundo os empiristas, aquilo que afirmamos ser causa e efeito so dois factos inteiramente diferentes, cada um dos quais nada tem em si que exija necessariamente o outro. Por ex.: quando vemos uma bola que corre em direco outra supomos que o movimento da 2 bola como resultado do seu encontro. A experincia diz-nos que o choque da 1 bola ps em movimento a 2, mas a experincia no nos ensina mais nada e nada diz acerca do futuro. Logo, a ideia de causalidade uma mera associao de ideias. Assim, tudo aquilo que sabe que nos parece semelhantes, esperamos efeitos semelhantes. Mas o vnculo entre causa e efeito no pode ser demonstrado como objectivamente necessrio, dado que o curso da natureza pode mudar. Portanto a ideia de causalidade surge em virtude de uma regularidade, mas sobretudo, da unio de ideias que se repetem muitas vezes unidas. E por isso, quando pensamos em algumas delas surge-nos a ideia da outra, por sucesso. Quando vemos, muitas vezes, unidos dois acontecimentos, somos levados pelo hbito a esperar quando o outro se mostra. O hbito e a crena na regularidade da natureza explicam a conjuno que estabelecem entre os factos, no a sua conexo necessria. Devido a estes limites e, sobretudo, aos raciocnios indutivos, no possvel fazer cincia.

Empirismo na filosofia
A doutrina do empirismo foi definida explicitamente pela primeira vez pelo filsofo ingls John Locke no sculo XVII. Locke argumentou que a mente seria, originalmente, um "quadro em branco" (tabula rasa), sobre o qual gravado o conhecimento, cuja base a sensao. Ou seja, todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber de absolutamente nada, sem impresso nenhuma, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir aprendido pela experincia, pela tentativa e erro. Historicamente, o empirismo se ope a escola conhecida como racionalismo, segundo a qual o homem nasceria com certas idias inatas, as quais iriam "aflorando" conscincia e constituiriam as verdades acerca do Universo. A partir dessas idias, o homem poderia entender os fenmenos particulares apresentados pelos sentidos. O conhecimento da verdade, portanto, independeria dos sentidos fsicos. Alguns filsofos normalmente associados com o empirismo so: Aristteles, Toms de Aquino, Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley, David Hume e John Stuart Mill. Embora no geral seja relacionado com a teoria do conhecimento, o empirismo, ao longo da histria da filosofia, teve implicaes na lgica, filosofia da linguagem, filosofia poltica, teologia, tica, dentre outros ramos.

[editar] Antiguidade

Aristteles deu grande importncia induo baseada na experincia sensvel A ideia de que todos os conhecimentos so provenientes das experincias aparece pela primeira vez, embora muito pouco definida, nos filsofos sofistas, que acreditavam na viso relativa do mundo, sintetizada na frase de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. Essa mxima mostra que o mundo conhecido de uma forma particular e muito pessoal por cada indivduo, sendo a experincia, certamente, fator importante para esse conhecimento.

A filosofia socrtica provocou o "declnio" do empirismo, ao combater o relativismo dos sofistas. Scrates e Plato viam os sentidos como incapazes de apreender a realidade como verdadeiramente era e tentaram captar os conceitos absolutos de cada coisa, processo que desembocar na teoria platnica do mundo das ideias. Aristteles retomar o empirismo, ao considerar a observao do mundo como base para a induo; ou seja, a partir da obteno de dados particulares, no caso, a observao emprica, se poderia tirar concluses (ou conhecimentos) de verdades mais absolutas. Aps Aristteles, os filsofos esticos e epicuristas formularam teorias empiristas mais explcitas acerca da formao das idias e dos conceitos. Os esticos, atencipando Locke em centenas de anos, acreditavam que a mente humana era uma tabula rasa que seria marcada pelas ideias advindas da experincia sensvel. Entretanto, admitiram a existncia de ideias a-priori, ou seja, ideias inatas, na mente humana. Os epicuristas tiveram uma viso empiristas mais forte, afirmando que a verdade provinha apenas da sensao. Para eles, as coisas so conhecidas atravs de imagens em miniatura, os chamados fantasmas, que se desprendem do ser e chegam at ns indo diretamente alma, ou indiretamente, atravs dos sentidos. Dessa forma, explicaram a origem das "noes comuns", cuja procedncia seria pretensamente um conhecimento apriorstico A ltima grande escola empirista da Antigidade foi o ceticismo, cujo maior representante foi Sexto, conhecido como O Emprico. Esse filsofo via a epistemologia como integralmente fundamentada nos sentidos. Desse modo, as verdades a respeito do Universo seriam inacessveis ao ser humano. Ele tambm acreditava que, embora a base do conhecimento fosse os sentidos, estes possuam limitaes, que distorciam a imagem do mundo real que chega at ns, apresentando-nos iluses.

[editar] Idade Mdia


Durante quase toda a Idade Mdia, o pensamento cristo subordinava a filosofia religio, fazendo as preocupaes com a experincia sensvel darem lugar a "ideias" como Deus e a Trindade, que no poderiam ser comprovadas, nem refutadas, experimentalmente. Reflexo disso foi o pensamento de Santo Agostinho, que acreditava ser a existncia de Deus comprovada por intuio. Opondo-se doutrina agostiniana, a escolstica acreditava que f e empirismo no eram excludentes, e sim complementares. O maior filsofo escolstico, Toms de Aquino, v o conhecimento em duas fases: sensvel e intelectual, sendo que a segunda depende da primeira, mas ultrapassa-a: o intelecto v a natureza das coisas (intus legit) mais profundamente do que os sentidos, sobre os quais exerce a sua atividade. Atravs da observao, o conhecimento intelecual abstrai de cada objeto individual a sua essncia, a forma universal das coisas. Portanto, Deus cogniscvel atravs da experincia sensvel e racional. Baseado nisso, Aquino prope as chamadas "cinco provas da existncia de Deus" (quinquae viae), das quais procedem demonstraes igualmente racionais. O nominalismo, corrente proveniente da Escolstica, foi outra notvel escola empirista medieval. Argumentava que os termos que designavam idias abstratas ou universais no teriam correspondncia no mundo real, sendo conceitos que s existiriam no papel. S nomes que designam indivduos e coisas que a experincia pode provar corresponderiam verdade filosfica. No sculo XIV, essas ideias foram desenvolvidas

e levadas ao extremo por William de Ockham, filsofo ingls que separou filosofia e religio, chegando a admitir que a filosofia ocupa-se apenas dos dados obtidos pela experincia.

[editar] Idade Moderna

A partir de Francis Bacon, foi sendo elaborado um mtodo que sistematizasse as impresses dos sentidos Na Idade Moderna, graas aos trabalhos do filsofo ingls Francis Bacon, o empirismo comeou a se delimitar tal como o conhecemos hoje. Bacon criticava tanto o conhecimento que no fosse proveniente dos sentidos quanto os prprios empiristas de pocas anteriores. Para ele, o mtodo utilizado por empiristas anteriores no era sistemtico: embora recolhessem dados da experincia, essas informaes eram "capturadas" ao acaso, sem o auxlio de um mtodo rigoroso e sem constituir um todo coerente. Era necessrio, portanto, um mtodo que classificasse e sistematizasse as vrias experincias e as orientasse no sentido de dar ao homem uma cincia til, em oposio ao conhecimento cientfico medieval. A partir das sensaes, a inteligncia, seguindo o mtodo da induo, elaboraria o conhecimento cientfico. Dessa maneira, se relacionaria o conhecimento sensvel, que forneceria material para a inteligncia, e a racionalidade, que manipularia e daria sentido aos dados dos sentidos. Partindo desses princpios, Francis Bacon traou as bases de uma cincia sistemtica em sua obra mais famosa, Novum Organum, publicada em 1620. Apropriando-se das idias de Bacon, Thomas Hobbes, outro filsofo ingls, aplicou-as ao estudo da sociedade e da poltica. Dessa forma, se distanciava de Francis Bacon, que se preocupou basicamente das cincias que estudam o mundo fsico. Para Hobbes, o homem s poderia atingir a verdade atravs de raciocnios corretos, fundamentados pelas sensaes. Assim, em seus estudos, ele comea definindo os termos e noes que vai usar, preocupando-se em estabelecer um mtodo rigoroso segundo o qual manipular as dedues lgicas provenientes da experincia, representada pelos acontecimentos passados na histria. Processo semelhante de anlise da Histria e da situao poltica do momento pode ser encontrado em outros pensadores anteriores a Thomas Hobbes, como Nicolau Maquiavel.

[editar] Empirismo britnico

John Locke considerado o fundador do empirismo britnico O mtodo emprico de Francis Bacon e de Thomas Hobbes influenciou toda uma gerao de filsofos no Reino Unido a partir do sculo XVII. John Locke considerado o fundador dessa tradio, que ficou conhecida como empirismo britnico, em oposio ao racionalismo que predominava na maior parte da Europa continental. Em seu livro Ensaio Sobre o Entendimento Humano, Locke descreve a mente humana como uma tabula rasa (literalmente, uma "ardsia em branco"), onde, por meio da experincia, vo sendo gravadas as idias [1]. A partir dessa anlise empirista da epistemologia, Locke diferencia dois tipos de idias: as idias simples, sobre as quais no se poderia estabelecer distines, como a de amarelo, duro, etc., e as idias complexas, que seriam associaes de idias simples (por exemplo ouro que uma substncia dura e de cor amarelada). Com isso, formara-se um conceito abstrato da substncia material. No sculo XVIII, George Berkeley desenvolve o empirismo de John Locke, mas no admite a passagem dos conhecimentos fornecidos pelos dados da experincia para o conceito abstrato de substncia material. Por isso, Berkeley afirma que uma substncia material no pode ser conhecida em si mesma. O que se conhece, na verdade, resume-se s qualidades reveladas durante o processo perceptivo. Assim, o que existe realmente nada mais que um feixe de sensaes. Da sua famosa frase: ser ser percebido [2]. Entretanto, para fugir do subjetivismo individualista (pois tudo que existe somente existiria para a mente individual de cada observador), Berkeley postula a existncia de uma mente csmica, que seria universal e superior mente dos homens individuais. Deus essa mente e tudo o mais seria percebido por Ele, de modo que a existncia do mundo exterior mente individual estaria garantida. No entanto, apesar de existir, o mundo seria impossvel de ser conhecido verdadeiramente pelo homem, pois esse conhecimento s acessvel a Deus. Ao assumir esse empirismo radical, George Berkeley cria a corrente conhecida como idealismo subjetivo.

Ao afirmar que s podemos conhecer aquilo que percebemos imediatamamente, David Hume rejeitou a idia de causalidade Levando ainda mais adiante o pensamento de Berkeley, o escocs David Hume identifica dois tipos de conhecimento: matrias de fato e relao de idias. O primeiro est relacionado com a percepo imediata e seria a nica forma verdadeira de conhecimento. A relao de ideias uma inferncia de outras ideias, ou seja ao relacionar duas ideias que temos na nossa mente provenientes da experiencia concluimos outra ideia. Esta nova ideia, logicamente verdadeira e necessria, pois inferida atravs de um raciocinio demonstrativo (regras da lgica formal). Mas este conhecimento tautolgico, pois no acrescenta nada de novo, apenas uma relao de ideias que j possuiamos. Baseado nisso, Hume refuta a prpria causalidade, a noo de causa e efeito, fundamental para a cincia. Ao observarmos, por exemplo, um pedao de metal, podemos chegar a um conceito de metal, que corresponde realidade concreta, perceptvel. Se aproximamos nossas mos do fogo, temos uma idia de calor, que tambm corresponde realidade. Mas quando aproximamos um metal do fogo e observamos que ele se dilata com o calor, no podemos concluir que "o corpo se dilata porque esquenta". As idias "o corpo esquenta" e "o corpo se dilata" teriam como origem duas impresses dos sentidos, provenientes, respectivamente, do tato e da viso. O problema est na expresso porque. Que impresso sensvel origina a idia de porqu? Como conclumos que um fenmeno a causa de outro? Para Hume, o simples fato de um fenmeno ser sempre seguido de outro faz com que eles se relacionem entre si de tal forma que um encarado como causa do outro. Causa e efeito, enquanto impresses sensveis, no seriam mais do que um evento seguido de outro. A noo de causalidade seria, portanto, uma "criao" humana, uma acumulao de hbitos desenvolvido em resposta s sensaes. No entanto, a crena nessas "verdades" pretensamente inabalveis, que dariam ao mundo uma aparncia de estabilidade, seria iluso. Dessa forma, muitas verdades cientficas seriam apenas relaes de idias que no existiriam na realidade, e, portanto, impossveis de se confirmar. Muitos cientistas e filsofos consideram exagerado o empirismo de David Hume, que nega as verdades racionais obtidas a partir da observao. Mas seu pensamento serviu

de alerta s pretenses de uma cincia exclusivamente emprica, pois estaria sujeita aos impasses do idealismo, tal como foi demonstrado por ele.

[editar] Sculo XIX


No sculo XIX, vrias escolas filsoficas foram influenciadas pelo empirismo, destacando-se principalmente o positivismo e o fenomenalismo. Igualmente numerosas foram as tentativas de relacionar empirismo e racionalismo (ver tpico abaixo: Integrao do empirismo com o racionalismo).

[editar] Empirismo lgico


Ver artigo principal: Positivismo lgico Entre as correntes contemporneas de empirismo destaca-se o empirismo lgico (tambm conhecido como positivismo ou neopositivismo lgico, embora alguns no concordem com essa sinonmia), uma tentativa de sintetizar as idias essenciais do empirismo britnico (por exemplo, a forte nfase na experincia sensorial como base para o conhecimento) com determinadas idias da lgica matemtica, conforme foi desenvolvida por Gottlob Frege e Ludwig Wittgenstein. Algumas das figuras chaves neste movimento foram os ingleses Bertrand Russell e George Moore, os alemes Moritz Schlick e Rudolf Carnap e os norte-americanos Willard Van Orman Quine, John Austin e A. J. Ayer. Para os empiristas lgicos, a filosofia seria o esclarecimento conceitual dos mtodos, idias e descobertas da Cincia. Portanto, poder-se-ia analisar os dados das diversas disciplinas cientficas em busca de uma sntese do conhecimento, de um modo de adequar a lgica do raciocnio abstrato lgica das experincias prticas e de um discurso logicamente perfeito, livre de ambigidades provocadas especialmente pela metafsica

Referncias
1. Locke, John, An Essay Concerning Human Understanding, Kenneth P. Winkler (ed.), pp. 3336, Hackett Publishing Company, Indianapolis, IN, 1996. 2. Berkeley G. Tratado sobre os princpios do conhecimento humano. In: Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural; 1992.

You might also like