You are on page 1of 2

Histrico e Conceito Grupos de Reflexo

Captulo 31- Como trabalhamos com Grupos Cap 31Disciplina - Psicologia dos Grupos Prfa. Graziele Bueno Prfa.

Os grupos de reflexo resultam da experincia de ensino e formao de grupoterapeutas conduzidos por Alejo Dellarossa em 1970, na Associao Argentina de Psicologia e Psicoterapia de Grupo e constituem um grupo operativo.

Objetivo
O objetivo da formao desses grupos era que permitisse elaborar as tenses que se geravam no trabalho com os pacientes psiquitricos e nas diferentes atividades com os professores e coordenadores da instituio assistencial.

Grupos de Reflexo
nfase no refletir, no indagar as tenses oriundas do processo de ensino aprendizagem. Abrangem reas mais amplas das relaes humanas e de seus problemas.

Grupos de Reflexo
O trao distintivo maior que permanece em relao aos grupos teraputicos, porque no visam ao tratamento das pessoas e sim, exclusivamente, o aprendizado em orientar-se para a resoluo das ansiedades ligadas ao aprendizado de tenses originadas em seus estudos, sua formao, seu trabalho, sua convivncia institucional. Quando bem sucedidos acabam tendo efeito teraputico.

Aspectos Tcnicos
O grupo de reflexo visa remoo das dificuldades que esto impedindo que os grupos realizem suas tarefas: seja de ensino/aprendizagem, do trabalho etc. Essas dificuldades so as tenses grupais e apresentam-se como clima de discrdia, conflitos intensos, competio exacerbada, elevada ansiedade e, s vezes, paralisia das atividades. Em suma, o grupo no est conseguindo estudar, conviver ou trabalhar, ou se consegue o custo emocional muito alto.

Aspectos Tcnicos
O foco do trabalho do coordenador do grupo deve estar baseado na pergunta: Por que o grupo no est conseguindo realizar o que pretendia? A resposta ou os indicadores da mesma etapa que iro determinar o plano de trabalho com o grupo. Esta etapa chamada diagnose situacional.

Diagnose Situacional
A diagnose situacional a fase em que ocorrem a formulao de uma hiptese diagnstica da situao e de qual ( ou quais so o(s) problema(s) que est(o) impedindo o grupo de efetuarem suas tarefas. Em algumas oportunidades, o trabalho com o grupo ser somente este, no caso do grupo ficar satisfeito com a compreenso e alvio obtidos neste processo.

Na conduo das sesses, valorizamos em primeiro lugar, a comunicao grupal examinando os obstculos a que ela se estabelea, particularmente os mal-entendidos, as distores, etc. Dessa forma, removem-se os obstculos para falarem ou ouvirem de modo verdadeiro e no apenas formalmente.

A comunicao tornando-se mais livre e espontnea permitir que surja o que podemos chamar de configurao fantasmtica, ou seja, a tenso especfica daquele grupo e que no est permitindo que trabalhe normalmente.

Exemplos de aplicaes prticas


As intervenes do coordenador devem sempre visar o Grupo, Ao final de cada sesso deve ser feito uma espcie de sntese do que foi abordado e examinado. Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo 1 2 3 4

You might also like