You are on page 1of 11

Caractersticas do Romantismo

O Romantismo proclama a liberdade de criao e de expresso. So caractersticas do Romantismo: Liberdade de criao e de expresso Nacionalismo Historicismo Medievalismo Tradies populares Individualismo, egocentrismo Pessimismo Escapismo Crtica social Essas so caractersticas predominantes do movimento, mas suas tendncias foram diversas. Veja algumas tendncias e seus principais temas: * Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltao dos valores e os heris nacionais, ambientando seu passado histrico, principalmente o perodo medieval. * Valorizao das fontes populares o folclore: Os autores buscavam inspirao nas narrativas orais e nas canes populares, manifestao do nacionalismo romntico. * Confessionalismo Os sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida so expressos nas obras. * Pessimismo A melancolia do poeta ingls Lord Byron se faz presente em todas as literaturas, portanto h a presena do individualismo e do egocentrismo adquirem traos doentios de adaptao. O mal do sculo ou tdio de viver conduz: - ambiente extico ou passado misterioso. - narrativas fantsticas (envolvendo o sobrenatural) - morte (como ltima soluo) * Crtica Social

O Romantismo pode assumir um carter combativo de oposio e crtica social, observamos sua ocorrncia na sua ltima fase.

As geraes romnticas

H uma ntida evoluo atravs de trs geraes de autores, cada gerao marcada por certos traos e temas.
*

Primeira gerao

Os primeiros autores conservavam caractersticas clssicas (apego s regras da produo literria). Principais temas: Em Portugal - nacionalismo - romance histrico - medievalismo No Brasil - indianismo
*

Segunda gerao

Perodo do Ultrarromantismo: exagero pelo subjetivismo e emocionalismo (o tdio, devaneio, sonho, desejo da morte esto sempre presentes)
* Terceira

gerao

Essa fase antecipa caractersticas da Escola Realista, que substituir o Romantismo. O subjetivismo e o emocionalismo cedero lugar para uma literatura de tom exaltado, baseada nos grandes debates sociais e polticos da poca.

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula

Relacionar caractersticas discursivas e ideolgicas de obras romnticas brasileiras ao contexto histrico de sua produo, circulao e recepo; localizar a pureza dalma e a fora do nativo como tendncias predominantes na obra de Gonalves Dias; reconhecer a importncia poltica para a formao da conscincia nacional a partir da valorizao do indgena na poesia romntica brasileira; reconhecer, em poemas de Gonalves Dias, conflitos e formas de resistncia de minorias sociais e polticas brasileiras; posicionar-se frente a valores, ideologias e propostas estticas representadas em obras literrias romnticas.
Durao das atividades 4 aulas de 50 minutos Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades bsicas de leitura e escrita. Iniciao ao estudo do Romantismo.


Estratgias e recursos da aula

Professor, para iniciar a aula convm apresentar aos alunos algumas consideraes feitas sobre os ndios antes mesmo do Romantismo. Com o descobrimento da Amrica, muitos relatos de viajantes e estudos de pensadores se centraram na figura do aborgene, do nativo do Novo Mundo. Montaigne e Rousseau abordaram o mito do Bom Selvagem. Ele inicia com Montaigne, especificamente no Ensaio sobre os Canibais. Rousseau, no sc. XVIII, retoma o mito, cujo sentido est centrado na natureza inocente e bondosa do homem ao nascer, sendo ela corrompida pela sociedade ao longo da vida. No caso dos ndios, a mcula viria a partir do contato com o homem branco. Essa influncia deu margem a um indianismo ideolgico e cultural associando o ndio s lutas libertrias e polticas, sempre o vendo como o ser da bondade natural e da pureza moral conforme apontava Rousseau.

Atividade 1
A partir dessa introduo:

(1) indique para os alunos uma pesquisa que busque conhecer um pouco dessa viso sobre o ndio como um "bom selvagem" a partir dos termos Montaigne e Rousseau. (2) indique a leitura do trecho da Carta de Pero Vaz Caminha ao Rei D. Manuel, na ocasio do "achamento do Brasil". (3) pea que destaquem trechos que se refiram natureza fsica e personalidade dos ndios. (4) pea que destaquem trechos em que so claros os objetivos de aculturao (como a imposio religiosa). Repare nos exemplos o quanto possvel analisar essa descrio do ndio como extico:
1. Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mos, e suas setas. 2. A feio deles serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso so de grande inocncia. Ambos traziam o beio de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mo travessa, e da grossura de um fuso de algodo, agudo na ponta como um furador. 3. Os cabelos deles so corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrs, uma espcie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutio e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeio branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e no fazia mngua mais lavagem para a levantar. 4. Ali andavam entre eles trs ou quatro moas, bem novinhas e gentis, com cabelos muito pretos e compridos pelas costas; e suas vergonhas, to altas e to cerradinhas e to limpas das cabeleiras que, de as ns muito bem olharmos, no se envergonhavam. 5. E uma daquelas moas era toda tingida de baixo a cima, daquela tintura e certo era to bem feita e to redonda, e sua vergonha to graciosa que a muitas mulheres de nossa terra, vendo-lhe tais feies envergonhara, por no terem as suas como ela. Nenhum deles era fanado, mas todos assim como ns. 6. Parece-me gente de tal inocncia que, se ns entendssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristos, visto que no tm nem entendem crena alguma, segundo as aparncias. E portanto se os degredados que aqui ho de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, no duvido que eles, segundo a santa teno de Vossa Alteza, se faro cristos e ho de crer na nossa santa f, qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque certamente esta gente boa e de bela simplicidade. E imprimir-se- facilmente neles qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. E o Ele nos para aqui trazer creio que no foi sem causa. E portanto Vossa Alteza, pois tanto deseja acrescentar a santa f catlica, deve cuidar da salvao deles. E prazer a Deus que com pouco trabalho seja assim! 7. Eles no lavram nem criam. Nem h aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E no comem seno deste inhame, de que aqui h muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as

rvores de si deitam. E com isto andam tais e to rijos e to ndios que o no somos ns tanto, com quanto trigo e legumes comemos. 8. Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar.

Atividade 2
Inicie a segunda atividade falando sobre o indianismo romntico, que aplica ptria o mesmo critrio de pesquisa herica do passado feita pelos romanticos europeus. importante que os alunos percebam que haver no Romantismo, e a imagem de Victor Meireles acima tambm um exemplo disso, um indianismo de feio patritica: como sentimento nativista, de independncia. Unem-se o indianismo como teoria social; a imagem do ndio como causa do Romantismo, associado liberdade e independncia; e o nacionalismo do qual o ndio brasileiro tambm smbolo, em busca de uma autenticidade americana, num paralelo aos padres do retorno ao cavaleiro medieval, em busca do mito histrico, da origem nacional. Para que os alunos percebam isso claramente, indique a pesquisa da biografia de Gonalves Dias, nosso maior indianista romntico, que possua sangue indgena (filho de uma guajajara com um portugus)

Atividade 3
Para a terceira atividade usaremos como suporte o poema I-Juca Pirama (o que h de ser morto), tambm de Gonalves Dias. A luta entre diferentes tribos e o canibalismo de algumas estabelecia entre os indgenas uma terrvel dialtica antropofgica, que levava uns a incorporarem sua carne a carne do inimigo. No canto de morte, parte IV do poema de Gonalves Dias, o ndio Tupi, prisioneiro dos Timbiras, alega que arrimo do pai doente e cego; os que se apresentavam para com-lo desistem do intento, em razo do seu canto que tomaram como sinal de fraqueza. Sua carne, segundo eles, s serviria para enfraquecer os fortes.

Os Timbiras, ento, permitem que ele parta sob essa alegao. O pai, o velho Tupi, quando percebe que o filho fora prisioneiro e no morrera, decide retornar tribo dos Timbiras e exige que se cumpra a regra, pela honra, e porque o filho demonstrou sua covardia ao chorar e pedir clemncia. O chefe Timbira se recusa e quando o pai vai partir, aps maldizer o filho, ouve a luta entre o prisioneiro Tupi e os Timbiras. Desta forma, aceita novamente o filho como leal e honrado, e os Timbiras decidem com-lo por sua bravura. Neste poema dramtico, o sentido do herico, o culto da lealdade e a beleza moral alcanam o pice na poesia romntica indianista. Aps a pesquisa:

(1) distribua o poema para os alunos lendo com eles em sala de aula. (2) divida a turma em trs grupos, para que seja instalado uma espcie de tribunal, mediado pelo professor, onde cada grupo ir argumentar a favor do ponto-de-vista de um dos personagens do poema. a) O prisioneiro Tupi - pede para ser solto para cuidar do velho pai, embora reconhea a supremacia do adversrio. b) O velho Tupi - quer que se cumpra a lei do mais forte, alm de discordar da atitude "covarde" do filho. c) O chefe Timbira - liberta o prisioneiro por temer que o sangue deste enfraquea sua tribo. Ao fim, a atividade servir para os trs grupos perceberem que os argumentos no esto inadequados, pois cada ndio obedece aos princpios de honra, moral e bravura.

http://sitededicas.uol.com.br/indios_costumes.htm (3) exiba para os alunos essa estimativa da populao indgena no Brasil feita pela FUNAI (Fundao Nacional do ndio) para perceberem o pouco que resta deste elemento tnico to valorizado no romantismo como nosso heri histrico. H 500 ANOS H cinco sculos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando incio a um processo de migrao que se estenderia at o incio do sculo XX, e paulatinamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indgenas. O processo de colonizao levou extino muitas sociedades indgenas que viviam no territrio dominado, seja pela ao das armas, seja em decorrncia do contgio por

doenas trazidas dos pases distantes, ou, ainda, pela aplicao de polticas visando "assimilao" dos ndios nova sociedade implantada, com forte influncia europia. Embora no se saiba exatamente quantas sociedades indgenas existiam no Brasil poca da chegada dos europeus, h estimativas sobre o nmero de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhes de indivduos. O NDIO HOJE Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil ndios, distribudos entre 225 sociedades indgenas, que perfazem cerca de 0,25% da populao brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera to-somente aqueles indgenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, alm destes, h entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indgenas, inclusive em reas urbanas. H tambm 63 referncias de ndios ainda nocontatados, alm de existirem grupos que esto requerendo o reconhecimento de sua condio indgena junto ao rgo federal indigenista.

O romantismo no Brasil, no que se refere poesia, teve trs geraes de grandes poetas. O crtico literrio Valentim Facioli, professor da Universidade de So Paulo (USP), explica o que foi e como se desenvolveu a poesia romntica na literatura brasileira. Diz-se que a literatura romntica procurou exaltar as caractersticas nacionais. Como isso aconteceu? A poesia, o romance e o teatro procuraram "revelar" os vrios e diferentes aspectos do pas e do homem brasileiro: os sentimentos de amor ptria, de grandeza do territrio brasileiro, de beleza e majestade da natureza, de igualdade de todos os habitantes do pas, da benevolncia e hospitalidade do povo, das grandes virtudes dos nossos costumes patriarcais, das incomuns qualidades afetivas e morais da mulher brasileira, do alto padro da nossa civilizao e da nossa privilegiada paz social. Essa imagem romntica do pas correspondia realidade? No. Por volta de 1850, a populao do pas era de pouco mais de 8 milhes de habitantes: 5,5 milhes dos quais eram homens livres, e 2,5 milhes, escravos. Do total de habitantes, os alfabetizados eram apenas 15 a 20%. A economia do pas era quase exclusivamente rural, agrcola, custa do trabalho escravo. Os homens livres, no-proprietrios, viviam em estreita dependncia econmica, pessoal e moral dos grandes proprietrios rurais atravs de relaes de favor e proteo. A literatura, ento, tinha um pblico restrito? Sim, era feita especialmente no Rio de Janeiro, que era a Corte, sede do Imprio. Ali floresceu um comrcio mais intenso de mercadorias e de ideias; surgiram os teatros, os bailes; as ruas movimentaram-se; a burocracia civil e militar conseguiu certa autonomia em relao aos proprietrios e polticos conservadores. E o surgimento de algumas escolas mdias e superiores, no s no Rio, mas tambm em Pernambuco, Bahia e So Paulo, favoreceu o crescimento de um bom nmero de jovens mais liberados dos rgidos controles patriarcais. As prprias mulheres puderam sair da recluso em que eram mantidas. Na verdade, os jovens estudantes, a burocracia e as mulheres mais liberadas constituram o pequeno pblico que lia e consumia a literatura romntica, tanto aquela produzida aqui, quanto a importada da Europa, especialmente da Frana. Existe um carter nico, uma semelhana de estilo nos poetas romnticos brasileiros como um todo? No. Como o Romantismo durou quase meio sculo, foram muitos os autores que escreveram sob sua influncia. Por isso, com base principalmente nas diferenas, podemos agrup-los em geraes, isto , em grupos de autores que se assemelham e viveram mais ou menos no mesmo perodo, mas, ao mesmo tempo, se diferenciam de outros. Podemos dizer que h trs geraes de romnticos brasileiros. O que caracteriza a primeira gerao romntica? Predominam o nacionalismo e patriotismo, atravs da "descoberta" de aspectos caractersticos da paisagem local, nacional tropical, em que se reala o tpico, o extico e a beleza natural, exuberante, em oposio paisagem e natureza europeias. O ndio encarado

como elemento formador do povo brasileiro, como nas obras de Gonalves Dias e Gonalves de Magalhes. H tambm forte religiosidade (oficialmente catlica) que identifica as possibilidades da poesia romntica com o sentimento cristo, em oposio ao "paganismo" da poesia neoclssica ligada tradio greco-latina. Poesia amorosa, idealizante e fortemente sentimental, marcada por certa influncia da lrica portuguesa, a medieval, a camoniana, e a dos romnticos, Garrett, principalmente. E quanto Segunda gerao? Em que ela se diferencia da anterior? A maioria das caractersticas da gerao anterior, em geral, permanece. Mas os poetas assumem agora um extremo subjetivismo, passando imitao de outros poetas europeus (Lord Byron, ingls; Alfred Musset, francs, especialmente), centrando-se numa temtica de amor e morte, dvida e ironia, entusiasmo e tdio. A evaso e o sonho caracterizam o egotismo dessa gerao, isto , o culto do eu, da subjetividade, atravs da tendncia para o devaneio, o erotismo difuso ou obsessivo, a melancolia, o tdio, o namoro com a imagem da morte, a depresso, a auto-ironia masoquista. Essa gerao no traduz tambm uma certa rebeldia juvenil, um pendor transgresso, segundo o modelo criado pelo ingls Lord Byron? O byronismo aparece atravs da figura do homem fatal, de faces plidas, olhar sem piedade, marcado pela melancolia incurvel, desespero e revolta, conjuntamente com a imagem do poeta genial, mas desgraado e perseguido pela sociedade, condenado solido, incompreendido por todos, desafiando o horror do prprio destino. O mal do sculo, uma doena indefinvel, entedia e faz desejar a morte como a nica via de libertao. Na verdade, a imagem de uma contradio insolvel entre o excesso de energia interior, do eu, a procura do absoluto, e os limites das condies reais dos homens e da sociedade. So dessa gerao: Casimiro de Abreu, Laurindo Rabelo, lvares de Azevedo, Junqueira Freire, Fagundes Varela e Bernardo Guimares. E o que se pode dizer sobre a Terceira Gerao? Os poetas desta gerao guardam enormes diferenas entre si, especialmente Castro Alves e Sousndrade. Esta a gerao mais heterognea do Romantismo no Brasil. Castro Alves, escrevendo em fins da dcada de 60, j expressa a crise do Brasil puramente rural e o lento, mas firme crescimento da cultura urbana, dos ideais democrticos e, portanto, o despontar de uma repulsa pela moral do senhor-servo, que polua as fontes da vida familiar e social no Brasil Imprio. Que ideias ou ideais esto por trs da poesia de Castro Alves? Os ideais abolicionistas e o culto do progresso so o fundo ideolgico de sua poesia, que se faz eloquente, grandiloquente, oratria, repassada de imagens e metforas de grandeza. Marcada de forte indignao, a poesia de Castro Alves faz-se liberal, renovando o tema amoroso, liberando-o das noes de pecado e culpa, cultivando um erotismo sensual, de prazer, e denunciando a escravido; abrindo, portanto, "baterias poticas" contra o conservadorismo e o atraso mental, moral do Imprio e as injustias da ordem social. isso que se convencionou chamar de condoreirismo. Sousndrade tambm se enquadra

nesse padro? Sousndrade, que comea como poeta prximo da Segunda gerao, torna-se uma voz destoante do nosso Romantismo, entrando na Terceira gerao apenas por cronologia. Esquecida durante meio sculo, sua poesia, embora marcada tambm pelo abolicionismo e republicanismo, realiza-se diferentemente dos romnticos, porque repassada de grandes novidades temticas e formais. Como assim? O processo de composio potica volta-se para inesperados arranjos sonoros, pelo uso de diversas lnguas integrativamente, com ousados "conjuntos verbais" que quebram mesmo a estrutura sinttica da lngua portuguesa. A par com isso, por ter vivido anos nos Estados Unidos, foi capaz de captar os novos modos de vida do capitalismo industrial e urbano, em o "inferno de Wall Street", trecho do poema "O Guesa", fundindo-os com certas tradies mticas e culturais dos ndios, especialmente os da Amrica espanhola, os quchuas. Qual a diferena entre o romantismo e os movimentos anteriores? O Romantismo questionou, desmoralizou e destruiu o velho princpio clssico da imitao dos modelos antigos. Para os romnticos, a expresso artstica nica, irrepetvel correspondia expresso do indivduo e suas inumerveis emoes, iluminao sbita e inspirada. Da o surgimento de uma potica da "inveno" e da "novidade" como busca permanente da expresso de cada indivduo, de cada momento, de cada sentimento, de cada paixo, como algo nico e irrepetvel. Como isso se traduz na linguagem dos poemas? Essa necessidade se impe estrutura do poema, ao ritmo, rima, dico, mtrica, alternncia de versos longos e curtos, s metforas ousadas, s hiprboles, ao aproveitamento da linguagem potica em todas as suas potencialidades musicais e expressivas. Por isso, a simples observao ligeira mostra-nos diferenas notveis entre os poetas romnticos, enquanto os neoclssicos, por exemplo, mais se assemelham por seguirem com certo rigor os modelos tradicionais. Nesse sentido, tambm em termos formais o Romantismo manifesta rebeldia e tem um qu de moderno? Ao equilbrio neoclssico, ele contrape o desequilbrio inovador e experimental. A linguagem vista como impotente, incapaz de expressar toda a emoo e o sentimento. Diante da carga nova da sensibilidade e da intuio necessrio que as regras do cdigo (isto , a gramtica da lngua) sejam questionadas, que as categorias da razo sejam descartadas e sobressaia a pa lavra carregada de sentimentos do corao do poeta para o corao do leitor. Isso faz com que o poeta romntico privilegie o emissor (o eu, a funo emotiva da linguagem, isto , aquele que fala), comportando-se, diante da palavra com a desconfiana que, por assim dizer, ele inaugura na literatura ocidental moderna. Para finalizar, qual a importncia do Romantismo no Brasil? O romantismo significa a diferenciao da nossa com a literatura portuguesa, mediante a diferenciao temtica e de linguagem. O romantismo quebrou a estreita de pendncia

lingustica que nos prendia tradio literria portuguesa, pela incorporao de peculiaridades vocabulares e sintticas e por procurar um ponto de vista nacional brasileiro. Ao mesmo tempo, pelas contradies inerentes ao nosso pas e pelas profundas diferenas entre o imprio brasileiro e a Europa burguesa, o romantismo impregnou-se de contradies que bem expressam a situao global de adaptao de uma profunda corrente cultural e artstica, nascida no exterior, s condies do Brasil, pas atrasado, dependente e preso rbita da Europa.

You might also like