You are on page 1of 13

Funo do Sistema Nervoso

O sistema nervoso responsvel pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua funo perceber e identificar as condies ambientais externas, bem como as condies reinantes dentro do prprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condies. A unidade bsica do sistema nervoso a clula nervosa, denominada neurnio, que uma clula extremamente estimulvel; capaz de perceber as mnimas variaes que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alterao eltrica que percorre sua membrana. Essa alterao eltrica o impulso nervoso. As clulas nervosas estabelecem conexes entre si de tal maneira que um neurnio pode transmitir a outros os estmulos recebidos do ambiente, gerando uma reao em cadeia.
Neurnios: clulas nervosas

Um neurnio tpico apresenta trs partes distintas: corpo celular, dentritos e axnio. No corpo celular, a parte mais volumosa da clula nervosa, se localiza o ncleo e a maioria das estruturas citoplasmticas. Os dentritos (do grego dendron, rvore) so prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estmulos captados do ambiente ou de outras clulas em direo ao corpo celular. O axnio um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja funo transmitir para outras clulas os impulsos nervosos provenientes do corpo celular. Os corpos celulares dos neurnios esto concentrados no sistema nervoso central e tambm em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gnglios nervosos. Os dentritos e o axnio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurnios entre si e s clulas sensoriais, musculares e glandulares.
Clulas Glia

Alm dos neurnios, o sistema nervoso apresenta-se constitudo pelas clulas glia, ou clulas gliais, cuja funo dar sustentao aos neurnios e auxiliar o seu funcionamento. As clulas da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encfalo. H diversos tipos de clulas gliais. Os astrcitos, por exemplo, dispem-se ao longo dos capilares sanguneos do encfalo, controlando a passagem de substncias do sangue para as clulas do sistema nervoso. Os

oligodendrcitos e as clulas de Schwann enrolam-se sobre os axnios de certos neurnios, formando envoltrios isolantes.
Impulso Nervoso

A despolarizao e a repolarizao de um neurnio ocorrem devido as modificaes na permeabilidade da membrana plasmtica. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses ons na clula. Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na regio interna na membrana, provocando sua despolarizao. Em seguida abrem-se as "portas de passagem" de K+, permitindo a sada de grande quantidade desses ons. Com isso, o interior da membrana volta a ficar com excesso de cargas negativas (repolarizao). A despolarizao em uma regio da membrana dura apenas cerca de 1,5 milsimo de segundo (ms). O estmulo provoca, assim, uma onda de despolarizaes e repolarizaes que se propaga ao longo da membrana plasmtica do neurnio. Essa onda de propagao o impulso nervoso, que se propaga em um nico sentido na fibra nervosa. Dentritos sempre conduzem o impulso em direo ao corpo celular, por isso diz que o impulso nervoso no dentrito celulpeto. O axnio por sua vez, conduz o impulso em direo s suas extremidades, isto , para longe do corpo celular; por isso diz-se que o impulso nervoso no axnio celulfugo. A velocidade de propagao do impulso nervoso na membrana de um neurnio varia entre 10cm/s e 1m/s. A propagao rpida dos impulsos nervosos garantida pela presena da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. A bainha de mielina constituda por camadas concntricas de membranas plasmticas de clulas da glia, principalmente clulas de Schwann. Entre as clulas gliais que envolvem o axnio existem pequenos espaos, os ndulos de Ranvier, onde a membrana do neurnio fica exposta. Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurnio, pula diretamente de um ndulo de Ranvier para o outro. Nesses neurnios mielinizados, a velocidade de propagao do impulso pode atingir velocidades da ordem de 200m/s (ou 720km/h ).

Sistema Nervoso Diviso Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso perifrico (SNP) Partes Encfalo Medula espinal Nervos Gnglios Funes gerais Processamento e integrao de informaes Conduo de informaes entre rgos receptores de estmulos, o SNC e rgos

efetuadores (msculos, glndulas...)

Sinapses: transmisso do impulso nervoso entre clulas

Um impulso transmitido de uma clula a outra atravs das sinapses (do grego synapsis, ao de juntar). A sinapse uma regio de contato muito prximo entre a extremidade do axnio de um neurnio e a superfcie de outras clulas. Estas clulas podem ser tanto outros neurnios como clulas sensoriais, musculares ou glandulares. As terminaes de um axnio podem estabelecer muitas sinapses simultneas. Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das clulas que fazem sinapses esto muito prximas, mas no se tocam. H um pequeno espao entre as membranas celulares (o espao sinptico ou fenda sinptica). Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axnio da clula pr-sinptica, ocorre liberao, nos espaos sinpticos, de substncias qumicas denominadas neurotransmissores ou mediadores qumicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das clula ps-sinptica, desencadeando o impulso nervoso. Esse tipo de sinapse, por envolver a participao de mediadores qumicos, chamado sinapse qumica. Os cientistas j identificaram mais de dez substncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina (ou epinefrina), a noradrenalina (ou norepinefrina), a dopamina e a serotonina.
Impulso Nervoso

Sinapses Neuromusculares

A ligao entre as terminaes axnicas e as clulas musculares chamada sinapse neuromuscular e nela ocorre liberao da substncia neurotransmissora acetilcolina que estimula a contrao muscular.
Sinapses Eltricas

Em alguns tipos de neurnios, o potencial de ao se propaga diretamente do neurnio pr-sinptico para o ps-sinptico, sem intermediao de neurotransmissores. As sinapses eltricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronizao de certos movimentos rpidos.

Mais em: http://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm#ixzz1ZpY2C21v

Sistema Nervoso Central


Introduo

O encfalo se aloja no interior do crnio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encfalo e a medula so formados por clulas da glia, por corpos celulares de neurnios e por feixes de dentritos e axnios.
Sistema nervoso central - substncia branca e cinzenta

A camada mais externa do encfalo tem cor cinzenta e formada principalmente por corpos celulares de neurnios. J a regio enceflica mais interna tem cor branca e constituda principalmente por fibras nervosas (dentritos e axnios). A cor branca se deve a bainha de mielina que reveste as fibras. Na medula espinal, a disposio das substncias cinzenta e branca se inverte em relao ao encfalo; a camada cinzenta interna e a branca, externa.
Meninges

Tanto o encfalo como a medula espinal so protegidos por trs camadas de tecido conjuntivo (as meninges). A meninge externa, mais espessa, a dura-mter; a meninge mediana a aracnide; e a mais interna a pia-mter, firmemente aderido ao encfalo e a medula. A pia-mter contm vasos sanguneos responsveis pela nutrio e oxigenao das clulas do sistema nervoso central.

Entre a aracnide e a pia-mter, h um espao preenchido pelo lquido cerebrospinal ou lquido cefalorraquidiano, que tambm circula nas cavidades internas do encfalo e da medula, esse lquido tem a funo de amortecer os choques mecnicos do sistema nervoso centralcontra os ossos do crnio e da coluna vertebral.
Partes do encfalo

Suas partes fundamentais so:


Lobo olfativo; Crebro; Tlamo; Lobo ptico; Cerebelo; Bulbo raquidiano (ou medula oblonga).

Mais em: http://www.webciencia.com/11_29snc.htm#ixzz1ZpYR6dis

Sistema Nervoso Perifrico

Introduo

O Sistema Nervoso Perifrico constitudo pelos nervos e gnglios nervosos e sua funo conectar o sistema nervoso central s diversas partes do corpo humano.
Nervos e gnglios nervosos

Nervos so feixes de fibras nervosas envoltas por uma capa de tecido conjuntivo. Nos nervos h vasos sanguneos, responsveis pela nutrio das fibras nervosas. As fibras presentes nos nervos podem ser tanto dentritos como axnios que conduzem, respectivamente, impulsos nervosos das diversas regies do corpo ao sistema nervoso central e vice-versa. Gnglios nervosos so aglomerados de corpos celulares de neurnios localizados fora do sistema nervoso central. Os gnglios aparecem como pequenas dilataes em certos nervos.
Nervos sensitivos, motores e mistos

Nervos sensitivos so os que contm somente fibras sensitivas, que conduzem impulsos dos rgos sensitivos para o sistema nervoso central. Nervos motores so os que contm somente fibras motoras, que conduzem impulsos do sistema nervoso central at os rgos efetuadores (msculos ou glndulas). Nervos mistos contm tanto fibras sensitivas quanto motoras.
Sistema Nervoso Perifrico

Nervos cranianos

So os nervos ligados ao encfalo, enquanto nervos ligados medula espinal so denominados nervos espinais ou raquidianos. Possumos doze pares de nervos cranianos, responsveis pela interveno dos rgos do sentido, dos msculos e glndulas da cabea, e tambm de alguns rgos internos.
Nervos espinais ou raquidianos

Dispem-se em pares ao longo da medula, um par por vrtebra. Cada nervo do par liga-se lateralmente medula por meio de duas "razes", uma localizada em posio mais dorsal e outra em posio mais ventral. A raiz dorsal de um nervo espinal formada por fibras sensitivas e a raiz ventral, por fibras motoras.
Gnglios espinais

Na raiz dorsal de cada nervo espinal h um gnglio, o gnglio espinal, onde se localizam os corpos celulares dos neurnios sensitivos. J os corpos celulares dos neurnios motores localizam-se dentro da medula, na substncia cinzenta. Os nervos espinais ramificam-se perto da medula e os diferentes ramos inervam os msculos, a pele e as vsceras.
Fisiologia do sistema nervoso Funes do encfalo

As informaes vindas das diversas partes do corpo, chegam at as partes especficas do encfalo, chamadas de centros nervosos, onde so integradas para gerar ordens de ao na forma de impulsos nervosos que so emitidas s diversas partes do corpo atravs das fibras motoras presentes nos nervos cranianos e espinais. O encfalo humano contm cerca de 35 bilhes de neurnios e pesa aproximadamente 1,4 kg. A regio superficial do crebro, que acomoda bilhes de corpos celulares de neurnios (substncia cinzenta), constitui o crtex cerebral. O crtex cerebral est dividido em mais de quarenta reas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma atividade especfica.
Tlamo e Hipotlamo

Todas as mensagens sensoriais, com exceo das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tlamo antes de atingir o crtex cerebral. Este uma regio de substncia cinzenta localizada entre o tronco enceflico e o crebro. O tlamo atua como estao retransmissora de impulsos nervosos para o crtex cerebral. Ele responsvel pela conduo dos impulsos s regies apropriadas do crebro onde eles devem ser processados. O hipotlamo, tambm constitudo por substncia cinzenta, o principal centro integrador das atividades dos rgos viscerais, sendo um dos

principais responsveis pela homeostase corporal. Ele faz ligao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, atuando na ativao de diversas glndulas endcrinas. o hipotlamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balano de gua no corpo e est envolvido na emoo e no comportamento sexual.
Tronco Enceflico

Formado pelo mesencfalo, pela ponte e pela medula oblonga (ou bulbo raquidiano), o tronco enceflico conecta o crebro medula espinal. Alm de coordenar e integrar as informaes que chegam ao encfalo, ele controla a atividade de diversas partes do corpo. O mesencfalo responsvel por certos reflexos. A ponte constituda principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o crtex cerebral ao cerebelo. O bulbo raquidiano participa na coordenao de diversos movimentos corporais e possui importantes centros nervosos.
Cerebelo

o responsvel pela manuteno do equilbrio corporal, graas a ele que podemos realizar aes complexas, como andar de bicicleta e tocar violo, por exemplo. O crebro recebe as informaes de diversas partes do encfalo sobre a posio das articulaes e o grau de estiramento dos msculos, bem como informaes auditivas e visuais.
Funes da medula espinal

A medula espinal elabora respostas simples para certos estmulos. Essas respostas medulares, denominadas atos reflexos, permitem ao organismo reagir rapidamente em situaes de emergncia. A medula funciona tambm como uma estao retransmissora para o encfalo. Informaes colhidas nas diversas partes do corpo chegam medula, de onde so retransmitidas ao encfalo para serem analisadas. Por outro lado, grande parte das ordens elaboradas no encfalo passa pela medula antes de chegar aos seus destinos. A parte externa da medula, de cor branca, constituda por feixes de fibras nervosas mielinizadas, denominados tratos nervosos, que so responsveis pela conduo de impulsos das diversas regies da medula para o encfalo e vice-versa.
Diviso funcional do SNP

As aes voluntrias resultam da contrao de msculos estriados esquelticos, que esto sob o controle do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico. J as aes involuntrias resultam da contrao das musculaturas lisa e cardaca, controladas pelo sistema nervoso perifrico autnomo, tambm chamado involuntrio ou visceral.
SNP Voluntrio

Tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. Ele constitudo por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos esquelticos.
SNP Autnomo

Tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade dos sistemas digestivos, cardiovascular, excretor e endcrino. Ele contm fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos msculos lisos das vsceras e musculatura do corao.
Sistema Nervoso Autnomo

SNP Autnomo Simptico e SNP Autnomo Parassimptico

O SNP autnomo (SNPA) dividido em dois ramos: simptico e parassimptico, que se distinguem tanto pela estrutura quanto pela funo. Enquanto os gnglios da via simptica localizam-se ao lado da medula espinal, distantes do rgo efetuador, os gnglios das vias parassimpticas esto longe do sistema nervoso central e prximos ou mesmo dentro do rgo efetuador. As fibras nervosas simpticas e parassimpticas inervam os mesmos rgos, mas trabalham em oposio. Enquanto um dos ramos estimula determinado rgo, o outro o inibe. Essa ao antagnica mantm o funcionamento equilibrado dos rgos internos. O SNPA simptico, de modo geral, estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Por exemplo, o SNPA simptico responsvel pela acelerao dos batimentos cardacos, pelo aumento da presso sangunea, pelo aumento da concentrao de acar no sangue e pela ativao do metabolismo geral do corpo.

J o SNPA parassimptico estimula principalmente atividades relaxantes, como a reduo do ritmo cardaco e da presso sangunea, entre outras.
Mediadores qumicos no SNPA Simptico e Parassimptico

Tanto nos gnglios do SNPA simptico como nos do parassimptico ocorrem sinapses qumicas entre os neurnios pr-ganglionares e os ps-ganglionares. Nos dois casos, a substncia neurotransmissora da sinapse a acetilcolina. No SNPA parassimptico, o neurotransmissor a acetilcolina, como nas sinapses ganglionares. J no simptico, o neurotransmissor , com poucas excees, a noradrenalina.

Mais em: http://www.webciencia.com/11_29snp.htm#ixzz1ZpYdKE4Y

Doenas e Distrbios do Sistema Nervoso


Acidente Vascular Cerebral (AVC)

um distrbio grave do sistema nervoso. Podem ser causados tanto pela obstruo de uma artria, que leva isquemia de uma rea do crebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Os neurnios alimentados pela artria atingida ficam sem oxigenao e morrem, estabelecendo-se uma leso neurolgica irreversvel. A porcentagem de bitos entre as pessoas atingidas por AVC de 20 a 30% e, dos sobreviventes, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala. Algum dos fatores que predispem ao AVC so a hipertenso arterial, a taxa elevada de colesterol no sangue, a obesidade, o diabete melito, o uso de plulas anticoncepcionais e o hbito de fumar.
Ataques Epilticos

Epilepsia no um doena e sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clnicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter causas diversas, tais como anomalias congnitas, doenas degenerativas do sistema nervoso, infeces, leses decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc.
Cefalias

So dores de cabea que podem se propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoo. Sua origem est associada a fatores diversos como tenso emocional, distrbios visuais e hormonais, hipertenso arterial, infeces, sinusites, etc. A enxaqueca um tipo de cefalia que ataca periodicamente a pessoa e se caracteriza por uma dor latejante, que geralmente afeta metade da

cabea. As enxaquecas so freqentemente acompanhadas de fotofobia (averso a luz), distrbios visuais, nuseas, vmitos, dificuldades em se concentrar, etc. As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por diversos fatores, tais como tenso emocional, tenso pr-menstrual, fadiga, atividade fsica excessiva, jejum, etc.
Doenas degenerativas do sistema nervoso

Diversos fatores podem causar morte celular e degenerao, em maior ou menor escala, do sistema nervoso. Esses fatores podem ser mutaes genticas, infeces virais, drogas psicotrpicas, intoxicao por metais, poluio, etc. As doenas nervosas degenerativas mais conhecidas so a esclerose mltipla, a doena de Parkinson, a doena de Huntington e a doena de Alzheimer.
Esclerose Mltipla

Se manifesta por volta dos 25 a 30 anos de idade, sendo mais freqente nas mulheres. Os primeiros sintomas so alteraes da sensibilidade e fraqueza muscular. Podem ocorrer perda da capacidade de andar, distrbios emocionais, incontinncia urinria, quedas de presso, sudorese intensa, etc. Quando o nervo ptico atingido, pode ocorrer diplopia (viso dupla).
Doena de Parkinson

Manifesta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade e causada por alteraes nos neurnios que constituem a "substncia negra" e o corpo estriado, dois importantes centros motores do crebro. A pessoa afetada passa a apresentar movimentos lentos, rigidez corporal, tremor incontrolvel, alm de acentuada reduo na quantidade de dopamina, substncia neurotransmissora fabricada pelos neurnios do corpo estriado.
Doena de Huntington

Comea a se manifestar por volta dos 40 anos de idade. A pessoa perde progressivamente a coordenao dos movimentos voluntrios, a capacidade intelectual e a memria. Causado pela morte dos neurnios do corpo estriado. Pode ser hereditria, causada por uma mutao gentica.
Doena de Alzheimer

O nome da doena surgiu por causa do neurologista alemo Alois Alzheimer. Esta doena uma demncia que se manifesta por volta dos cinqenta anos e se caracteriza por uma deteriorao intelectual profunda, desorientando a pessoa, que perde progressivamente a memria, as capacidades de aprender e de falar.

Essa doena considerada a primeira causa de demncia senil. A expectativa mdia de vida de quem sofre desta molstia entre cinco e dez anos, embora atualmente muitos pacientes sobrevivam por 15 anos ou mais. PS.: Demncia senil - forma clnica de deteriorao intelectual do idoso. Cerca de 10% de todas as pessoas maiores de 65 anos sofrem uma degenerao intelectual significativa. Atravs do Alzheiner, ocorre alteraes em diversos grupos de neurnios do crtex-cerebral, uma doena hereditria, tendo origem por mutao gnica. uma demncia degenerativa primria ainda pouco conhecida: pr-disposio hereditria, fatores congnitos, perturbaes metablicas diversas, intoxicaes, infeces por vrus, etc. Uma anomalia enzimtica parece ser uma provvel causa que transformaria, por fosforilao excessiva e inadequada, uma protena normal do crebro (TAU) em protena anormal (A68) encontrada nos neurofilamentos enceflicos. Mas todas essas causas ainda so consideradas hipteses. No existe uma preveno possvel para esta doena. S um tratamento mdico-psicolgico intensivo do paciente, que visa mant-lo o maior tempo possvel em seu tempo normal de vida. Com a ajuda da famlia e a organizao de uma assistncia mdico-social diversificada possvel retardar a evoluo da doena. Em 1993, a Food and Drug Administration autorizou a comercializao nos Estados Unidos, do primeiro remdio contra a doena - THA (tetrahidro-amino-acrime) ou tacrine.
Doenas infecciosas do sistema nervoso

Vrus, bactrias, protozorios e vermes podem parasitar o sistema nervoso, causando doenas de gravidade que depende do tipo de agente infeccioso, de seu estado fsico e da idade da pessoa afetada. Diversos tipos de vrus podem atingir as meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso central), causando as meningites virais. Se o encfalo for afetado, fala-se de encefalites. Se a medula espinal for afetada, fala-se de poliomielite. Infeces bacterianas tambm podem causar meningites. O protozorio Plasmodium falciparum causa a malria cerebral, que se desenvolve em cerca de 2 a 10% dos pacientes. Destes, cerca de 25% morrem em conseqncia da infeco. O verme platelminto Taenia solium (a solitria do porco) pode, em certos casos, atingir o crebro, causando cisticercose cerebral. A pessoa adquire a doena atravs da

ingesto de alimentos contaminados com ovos de tnia. Os sintomas so semelhantes aos das epilepsias.

Mais em: http://www.webciencia.com/11_29disturbios.htm#ixzz1ZpYrhjmo

You might also like