You are on page 1of 4

GABARITO EXTRAOFICIAL 1 FASE EXAME OAB 2010.

3 DIREITO EMPRESARIAL

As questes abaixo no esto numeradas, pois existem diversos cadernos de prova em que a ordem modificada, para tanto, o examinando ao conferir o gabarito deve faz-lo atravs da comparao dos enunciados e das respostas possveis. O Gabarito tem base no material que foi levado em primeira mo aos examinandos pelo Curso FMB, j que transmitimos ao vivo via TWITTER (twitcam) os nossos comentrios sobre a prova.

ENUNCIADO DA QUESTO: As Sociedades Annimas tm uma pesada estrutura, necessitando, assim, de vrios rgos para atingir seu desiderato, cada um com sua funo especfica. Um desses rgos a Diretoria, sendo seus diretores efetivamente os administradores da Companhia. Esses diretores possuem alguns deveres para com a sociedade empresarial e para com o mercado. Entre esses deveres encontra-se o desclosure, que o dever

(A) De fiscalizar os gastos da sociedade e se ela est cumprindo o que est disposto no estatuto social. (B) Que os administradores possuem de agir de forma diligente, respeitando o estatuto social, de forma a no causar prejuzo aos acionistas, podendo responder de forma pessoal com seu patrimnio caso violem esse dever. (C) Que os diretores possuem de convocar os acionistas para deliberar sobre determinado assunto ou vrios assuntos que devem constar de uma pauta previamente escolhida. (D) Que os administradores tm para com o mercado de informar todas as operaes em que a companhia estiver envolvida e que possam influir na cotao de suas aes, das debntures e dos valores mobilirios.

COMENTRIOS: Os deveres da Diretoria so DEVER DE DILIGNCIA, LEALDADE e de INFORMAR, para tanto, nos parece capricho usar o termo DESCLOSURE, ainda que mera busca no Google pode demonstrar que o termo correto DISCLOSURE, que demonstra o que se pretende traduzir no j consagrado Direito de informao utilizado pela doutrina e jurisprudncia clssica. Para tanto, a utilizao do termo um capricho e a resposta que demonstra tal dever facilmente percebida na alternativa D. A resposta se afastava das bases legal, doutrinria ou jurisprudencial. Alternativa correta: D.

ENUNCIADO DA QUESTO: A Lei das Sociedades por Aes estabelece responsabilidades para os Administradores, membros do Conselho Fiscal e para o acionista controlador. A

violao a tais deveres pode causar responsabilidade civil, administrativa e penal. (A) Somente nas companhias fechadas que todos os administradores so responsveis pelos prejuzos que causarem pelo no cumprimento dos deveres impostos pela lei para assegurar o funcionamento normal da companhia, ainda que, de acordo com o estatuto, tais deveres no sejam de competncia de todos eles. (B) A nica obrigao do acionista a integralizao de suas aes, no tendo qualquer outra responsabilidade para com a companhia. (C) Para que os administradores sejam responsabilizados pela prtica de seus atos, h necessidade de se causarem prejuzos efetivos companhia, e apenas se seus atos forem comissivos. (D) O acionista controlador sempre o acionista majoritrio, ou seja, aquele com maior nmero de aes da companhia, devendo usar seu poder de controle para fazer, a qualquer custo, com que a companhia tenha uma maior margem de lucro.

COMENTRIOS: A questo complexa porque enseja a necessidade de interpretao dos 2 e 3 do art. 158, que no sentido de que o descumprimento de dever imposto por lei para assegurar o normal funcionamento da companhia, os administradores que incorreram no ilcito respondero solidariamente pelos danos causados (art. 158, 2), e os demais tambm tero responsabilidade solidria, ainda que suas atribuies no guardem relao com o dever descumprido, se no fizerem consignar a sua divergncia em ata de reunio do rgo da administrao de que participam (art. 158, 1). A princpio, a aparncia de que estamos falando de abertas e fechadas, mas no se interpreta um artigo somente com a parte que lhe interessa. Para isso, 3 restringe s sociedades para as companhias abertas, logo 2 s quer trazer a questo das SOCIEDADES FECHADAS. Assim, se a companhia aberta, o descumprimento de dever dessa ordem somente acarreta a solidariedade dos administradores cujas funes esto relacionadas com a irregularidade, podendo estes ressalvar a responsabilidade por meio da consignao, em ata, de sua divergncia e da comunicao da irregularidade e da divergncia assemblia geral (art. 158, 3 e 4). Se o dever no imposto por lei para assegurar o normal funcionamento da companhia, responder cada administrador especificadamente pelos seus atos, no havendo solidariedade, tanto na companhia fechada como na aberta. se negligenciar em descobri-los ou se, deles tendo conhecimento, deixar de agir para impedir a sua prtica. Finalmente, aps toda essa mega interpretao, a alternativa correta a A. A alternativa B est errada, pois qualquer acionista tem no mnimo, dever de lealdade. A alternativa C est incorreta, j que os atos omissivos de conhecimento dos scios e que geram prejuzos a sociedade, tambm acarretam responsabilidade, j que existia o dever de impedir tais prticas. A alternativa D est incorreta, sendo que a maioria de votos que confira a possibilidade de eleio de administradores uma das hipteses para que se fale no conceito de acionista controlador. Alternativa correta: A. FUNDAMENTOS DOUTRINRIOS: COELHO, Fbio Ulha. Curso de Direito Comercial.

ENUNCIADO DA QUESTO: A sociedade empresria denominada KLM Fbrica de Mveis Ltda. teve a sua falncia decretada. No curso do processo, restou apurado que a sociedade, pouco antes do ajuizamento do requerimento que resultou na decretao de sua quebra, havia promovido a venda de seu estabelecimento, independentemente do pagamento de todos os

credores ao tempo existentes, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, e sem que lhe restassem bens suficientes para solver o seu passivo.

(A) Revogvel por iniciativa do administrador judicial. (B) Ineficaz em relao massa falida. (C) Anulvel por iniciativa do administrador judicial. (D) Nula de pleno direito.

COMENTRIOS: Esse o tipo de questo que a OAB deve trabalhar em seus exames, demonstra estudo legal e doutrinrio. A resposta est objetiva no art. 129 da Lei de Falncias e Recuperaes de Empresas.

ENUNCIADO DA QUESTO. Em relao aos ttulos de crdito, correto afirmar que, quando (A) Insuficientes os fundos disponveis, o portador de um cheque pode requerer a responsabilidade cambiria do banco sacado pelo seu pagamento. (B) Presente na letra de cmbio, a clusula no ordem impede a circulao do crdito. (C) No aceita a duplicata, o protesto do ttulo a providncia suficiente para o ajuizamento da ao de execuo contra o sacado. (D) Firmado em branco, o aval da nota promissria entendido como dado em favor do sacador.

COMENTRIOS: A resposta correta facilmente percebida no art. 31 da Conveno de Genebra, como adiante: Art. 31 - O aval escrito na prpria letra ou numa folha anexa. Exprime-se pelas palavras "bom para aval" ou por qualquer frmula equivalente; e assinado pelo dador do aval. O aval considera-se como resultante da simples assinatura do dador aposta na face anterior da letra, salvo se se trata das assinaturas do sacado ou do sacador. O aval deve indicar a pessoa por quem se d. Na falta de indicao entender-se- ser pelo sacador. (GRIFO NOSSO). A alternativa A est errada, pois o banco no paga pelo emitente que no disponibiliza fundos em sua conta. A alternativa B est errada, pois ainda que no seja possvel circular o ttulo por endosso, possvel por cesso civil de crdito. A alternativa C est errada pois a ao ainda depende da juntada de comprovante de entrega de mercadorias.Alternativa correta: "D". ENUNCIADO DA QUESTO: Com relao excluso do scio da sociedade por justa causa, assinale a alternativa correta. (A) Se for ajuizada ao para se efetivar a expulso do scio, o juiz somente poder verificar os aspectos formais que levaram excluso, como, por exemplo, se se respeito o quorum necessrio, no podendo examinar o mrito do ato expulsrio. (B) A justa causa a violao ou falta de cumprimento das obrigaes sociais, sendo que o scio excludo no perde o valor patrimonial de sua participao societria.

(C) Como o scio majoritrio possui a maioria do capital social, ele no poder ser expulso em razo da vontade dos demais scios, ainda que haja justo motivo para tal expulso. (D) A deliberao para excluso do scio majoritrio no remisso deve ocorrer por assemblia convocada especificamente para tal fim, sendo a deliberao comunicada ao scio que se visa excluir, e este dever, em 48 horas, deixar a sociedade, podendo aps esse prazo ser feita a devida alterao contratual.

COMENTRIOS: O conceito verificado na alternativa B est correto. A alternativa C polmica como cita o Professor COELHO, Fbio Ulha in Manual de Direito Comercial. Editora Saraiva, p. 144 e 145. As alternativas A e D so facilmente excludas, por no constarem daquilo que a legislao trata.

ENUNCIADO DA QUESTO: a operao que consiste na tomada de uma posio no mercado futuro aproximadamente igual mas em sentido contrrio quela que se detm ou que se pretende vir a tomar no mercado vista. uma forma de o investidor se proteger contra os feitos da oscilao de preo. O conceito acima, extrado do Vocabulrio do Mercado de Capitais, expedido pela Comisso Nacional de Bolsas de Valores em 1990, corresponde a que tipo de contrato relacionado compra e venda empresarial? (A) Hedging ou Hedge. (B) Preempo. (C) Venda com reserva de domnio. (D) Contrato estimatrio.

COMENTRIOS: A questo retirada de material bastante especfico, exigindo do aluno conhecimento fora das bases doutrinrias e at jurisprudenciais, fica a crtica. O examinando encontra a resposta por excluso das demais, sendo verdade que a resposta somente seria respondida conscientemente caso o examinando fizesse a leitura acima. Vale dizer que esse tipo de questo no cobrado nas provas do Ministrio Pblico ou Magistratura, como se pode perceber pela obra DIREITO EMPRESARIAL PARA CONCURSO DE JUIZ DO TRABALHO, de minha autoria, que comenta as questes daquele concurso. Alternativa correta: A.

You might also like