You are on page 1of 4

SISTEMA LOGSTICO

Uma das premissas bsicas no planejamento de um sistema logstico que as atividades que compem a operao logstica devem ser estruturadas de modo a se atingir um determinado nvel de servio ao cliente, ao menor custo total possvel. O nvel de servio logstico uma das variveis do mix de marketing : refere-se ao "P" de Praa que, juntamente com os itens Produto, Preo e Promoo, formam as quatro variveis controlveis utilizadas na definio da estratgia de mercado da empresa. O papel do sistema logstico garantir que os nveis de servio determinados neste posicionamento de mercado da empresa sejam alcanados. No atingir os nveis de servio determinados significa desbalancear o planejamento de marketing. Por sua vez, ultrapassar esses nveis de servio estabelecidos pode significar a gerao de custos adicionais desnecessrios para a empresa.

O sistema logstico O sistema logstico e seu funcionamento podem ser melhor entendidos conforme a figura abaixo:

A utilizao racional dos recursos, levando reduo dos custos, e a possibilidade de ofertar maior nvel de servio, agregando mais valor, podero ser transformados num aumento da lucratividade para a empresa. Isto uma preocupao constante e que pode ser, em muito, favorecida pelo estabelecimento de um sistema logstico eficiente.

Em suma, um sistema logstico eficiente ira criar uma menor necessidade de recursos e alavancar melhores resultados. Isto permite uma grande eficincia e esta ir ser refletida em melhores ndices financeiros e maior lucratividade. Em ltima anlise, o objetivo de qualquer sistema logstico satisfazer os consumidores atravs do nvel e da qualidade de servio que estes pretendem, ao mais baixo custo possvel para a cadeia de abastecimento. Para que um sistema logstico seja corretamente implantado e atinja os objetivos planejados, alguns pontos precisam ser observados: a) o sistema deve ser planejado para atender as necessidades dos clientes; b) c) o pessoal ser e envolvido definidos com os a deve nveis ser de treinado servios de e a estar serem cada capacitado; oferecidos; segmento; devem

d) a segmentao dos servios deve dar-se de acordo com os requisitos de servio dos clientes operaes; f) h que haver consistentes previses de demanda e a percepo do seu comportamento; g) por fim, necessita-se da adoo de indicadores de desempenho que permitam garantir que os objetivos sejam alcanados. O gerenciamento integrado dos diversos componentes do sistema logstico condio necessria, para que as empresas atinjam excelncia operacional com baixos custos, a integrao externa com a cadeia de suprimento, permite eliminar desperdcios reduzindo custos. No gerenciamento da logstica integrada o melhoramento em todos os elementos do sistema logstico, ou seja, servios ao cliente, gesto de estoques, previso de vendas, transportes, armazenagem e custos logsticos, tem que ser contemplado com viso sistmica, ou seja, buscar o melhoramento contnuo de todo o sistema, no apenas de um elemento isolado, e sempre com o foco no cliente. O servio ao cliente a principal fonte da vantagem competitiva, desta forma o objetivo da logstica integrada projetar estratgias que possibilitem a realizao de um servio de qualidade superior e a preo justo. lucratividade e) faz-se necessria a utilizao de tecnologia de informao para integrar as

Fundamentos de Logstica Transporte (distncia) e gerncia de estoques (tempo) representam as duas funes bsicas de um sistema logstico. O sistema logstico tradicional Estgio I Sistema de Obteno de Produtos Bsicos Estgio II Sistema de Gerncia da Produo Estgio III Sistema de Distribuio Fsica de Produtos Acabados O sistema logstico o conjunto de facilidades, equipamentos, pessoas e polticas operacionais que tornam possvel o fluxo de bens, e transmisso da informao, desde a obteno dos produtos bsicos e passando pela produo at as mos do cliente. Maiores componentes de projeto de sistemas logsticos A Funo Aquisio de Insumos ( "procurement function"): Responsvel pela garantia dos insumos necessrios para a produo (centralizada ou no; escolha das ofertas). O Processamento de Pedidos: Projeto de ciclos de pedidos; automao no processamento de pedidos (impacto na eficincia do sistema logstico). A Poltica de Manuteno de Estoques: Nvel de cobertura dos estoques; estoques de segurana; local e forma em que os estoques so mantidos ("raw materials", "work in process", "finished goods", ...). A Poltica de Transportes: Escolha das modalidades de transporte; anlise de "tradeoffs" de modalidades caras mas rpidas, ou baratas mas lentas; (consolidao espao - temporal dos fluxos). As Polticas de Servio ao Cliente: Afetam vendas diretamente; velocidade e preciso no processamento de pedidos e nas entregas influenciam vendas, lucros e custos. O Projeto e a Gerncia da Rede de Facilidades/Instalaes: Projeto de "ns" na rede de multifacilidades; variao nas redes de distribuio (localizao, layout, especializao, entregas diretas ou no); projeto de fluxos de informao no sistema. Tcnicas para o projeto de sistemas logsticos - Modelos x Processos: O processo de planejamento de sistemas logsticos compreende trs diferentes estgios, e diferentes tcnicas de pesquisa operacional a eles adequam-se, que seriam:

I. O estgio do planejamento estratgico (1 a 5 anos) definio de objetivos em termos de maximizao de lucro, minimizao de custo, qualidade do servio; previso de demanda de mdio e longo-prazo; projeto dos sistemas logsticos: (*) localizao de depsitos e armazns, (*) alocao de clientes aos depsitos, (*) definio de zonas de influncia logstica das instalaes da rede, ... II. O estgio do planejamento ttico (3 meses a 1 ano) projeto da rede de distribuio vivel; planejamento mensal da distribuio e da armazenagem; planejamento da frota de veculos,... III. O planejamento operacional (at trs meses- "real-time") transporte das fbricas aos armazns e depsitos; controle dos estoques; preparao dos pedidos; roteamento e programao de viagens dos depsitos aos clientes e gerncia de veculos vazios, ... O objetivo nico de qualquer sistema logstico maximizar a lucratividade e, para que isso acontea, se torna necessrio buscar sempre a otimizao das operaes logsticas. Para Dornier (2000), os principais fatores a serem considerados nesta anlise so os custos, a qualidade, o servio ao cliente e a flexibilidade.

You might also like