You are on page 1of 72

O guia do SNC Getting on the right track

Audit Setembro 2009

ndice
6 7 Abreviaturas O novo Sistema de Normalizao Contabilstica

14 Resumo das NCRF e das NI 62 Resumo de Algumas Diferenas entre o SNC, o POC/DC e as IFRS 71 Endereos Electrnicos

O guia do SNC Getting on the right track

Introduo
Esta publicao pretende resumir o essencial do novo referencial contabilstico em Portugal, materializado atravs do novo Sistema de Normalizao Contabilstica (SNC) e tem por finalidade servir de guia aos profissionais da contabilidade em Portugal e aos utentes das demonstraes financeiras em geral, no entendimento e na aplicao do novo normativo contabilstico portugus. O relato financeiro em Portugal est a sofrer um importante e abrangente processo de transformao. Em 2005 tornouse obrigatrio, para as demonstraes financeiras consolidadas das entidades com valores mobilirios admitidos cotao, o relato financeiro de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro tal como adoptadas na Unio Europeia (IFRS). Nesse ano, esta forma de relato mantevese ainda facultativa para as demonstraes financeiras consolidadas de outras entidades e para as demonstraes financeiras individuais das entidades que adoptam as IFRS na preparao das suas demonstraes financeiras consolidadas ou que estejam no permetro de consolidao daquelas. Face a esta evoluo e seguindo as melhores prticas europeias, Portugal iniciou um
4

processo igualmente evolutivo de relato financeiro, o qual deu origem ao SNC. Este sistema, embora em grande parte coincidente com as IFRS, tem particularidades que importa ter em considerao. A adopo do SNC fazse, assim, num contexto de integrao internacional em que cada vez mais pases esto a acolher as IFRS como modelo de relato financeiro de referncia, existindo um claro processo global de convergncia das normas de relato financeiro em torno das IFRS. Sintomtico deste processo o esforo crescente de aproximao que se tem registado nos ltimos anos entre o organismo responsvel pela emisso de normas contabilsticas e de relato financeiro nos Estados Unidos da Amrica Financial Accounting Standards Board (FASB) e o organismo responsvel pela emisso das IFRS International Accounting Standards Board (IASB).

A entrada em vigor do SNC ocorrer em 1 de Janeiro de 2010, pelo que os desafios de adaptao a um referencial de relato financeiro, conceptualmente muito distinto do Plano Oficial de Contabilidade (POC), no podem ser ignorados. Sendo tais desafios particularmente exigentes e complexos para o vasto universo de entidades existentes no nosso pas que no efectuaram o exerccio de aplicao das IFRS, ou cujo conhecimento desse normativo reduzido, no so exclusivos das mesmas. Esses desafios estendemse, igualmente, s demais entidades que relatam, s autoridades fiscais, aos auditores, s instituies financeiras, s universidades e aos analistas financeiros. A adopo do SNC , de facto, uma mudana de paradigma, onde conceitos simples so profundamente repensados. A ttulo de exemplo, destacase o conceito de documento contabilstico. Com a adopo do novo normativo, o conceito de documento contabilstico ou de suporte aos registos e ao relato financeiro passa a ser muito mais abrangente, incluindo um vasto conjunto de memorandos e documentao relacionada, como resposta aos formalismos documentais impostos pelo novo normativo.

A experincia tem demonstrado que o processo de transio para um novo referencial de relato financeiro beneficia muito com a colaborao entre as vrias partes afectadas pelo fenmeno. A Deloitte pensa poder contribuir com uma importante maisvalia no processo de divulgao do SNC, em virtude da vasta experincia nas IFRS e no SNC que os nossos profissionais tm e do conjunto abrangente de valncias que possumos. Neste contexto, a Deloitte tomou a iniciativa de preparar a presente publicao. Esperamos que esta publicao possa ser uma ferramenta til para o perodo de transio ao nvel do relato financeiro em Portugal que todos enfrentamos.

Manuel Maria Reis Boto Leading Audit Partner Deloitte & Associados, SROC, S.A. Setembro 2009

O guia do SNC Getting on the right track

Abreviaturas
CMVM CNC DC FASB IAS Comisso do Mercado de Valores Mobilirios Comisso de Normalizao Contabilstica Directrizes Contabilsticas da CNC Financial Accounting Standards Board (US) International Accounting Standards ou Normas Internacionais de Contabilidade International Accounting Standards Board International Financial Reporting Interpretations Committee do IASB e as interpretaes emanadas por esse comit International Financial Reporting Standards ou Normas Internacionais de Relato Financeiro Normas Contabilsticas e de Relato Financeiro Norma Contabilstica e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades Normas Interpretativas Plano Oficial de Contabilidade Normativo contabilstico nacional formado pelo POC, pelas Directrizes Contabilsticas da CNC e por diversa legislao complementar Standard Interpretations Committee do IASB e as interpretaes emanadas por esse comit Sistema de Normalizao Contabilstica

IASB IFRIC

IFRS

NCRF NCRF-PE

NI POC POC/DC

SIC

SNC

O novo Sistema de Normalizao Contabilstica


O Regulamento (CE) n 1606/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Julho, estabeleceu as regras de adopo das IFRS na Comunidade Europeia, nomeadamente a obrigatoriedade de, a partir de 1 de Janeiro de 2005, todas as entidades da Comunidade com ttulos cotados num mercado regulamentado prepararem as suas demonstraes financeiras consolidadas de acordo com aquele referencial de relato financeiro. O Estado Portugus, atravs do DecretoLei n 35/2005, de 17 de Fevereiro, veio a definir, dentro das opes permitidas pelo referido Regulamento, os moldes de aplicao das IFRS em Portugal, as quais se tornaram apenas obrigatrias na preparao de demonstraes financeiras consolidadas de entidades com valores mobilirios cotados. Esta soluo levou a que a grande maioria das entidades nacionais mantenha a aplicao do POC/DC no seu relato financeiro. O POC (e posteriormente as DC), tendo sido de primordial importncia no relato financeiro em Portugal nas ltimas trs dcadas, apresentase, contudo, insuficiente para dar resposta s necessidades qualitativas de relato financeiro cada vez mais exigentes. Esta constatao, aliada necessidade natural de alinhamento com os padres comunitrios e mundiais de relato financeiro, levou criao de um novo Sistema de Normalizao Contabilstica SNC, aprovado pelo DecretoLei 158/2009, de 13 de Julho, cuja estrutura conceptual segue, em linhas gerais, a estrutura conceptual do IASB.

O guia do SNC Getting on the right track

O SNC composto pelos seguintes elementos:

Elemento Estrutura conceptual

Caracterizao Conjunto de conceitos contabilsticos estruturantes que regula todo o sistema So regras sobre o que constitui e a que princpios essenciais deve obedecer um conjunto completo de demonstraes financeiras Formatos padronizados para o balano, demonstraes dos resultados (por naturezas e por funes), demonstrao de alteraes no capital prprio e demonstrao dos fluxos de caixa, assim como um modelo orientador para o anexo Estrutura codificada e uniforme de contas Normas e interpretaes adaptadas a partir das IFRS adoptadas pela UE; Instrumento de normalizao onde so prescritos os vrios tratamentos tcnicos a adoptar ao nvel do reconhecimento, mensurao, apresentao e divulgao Norma que, de forma unitria e simplificada, contempla os tratamentos de reconhecimento, mensurao, apresentao e divulgao que, de entre os consagrados nas NCRF, so considerados como os pertinentes e os mnimos a ser adoptados por entidades de menor dimenso

Bases para a apresentao de demonstraes financeiras Modelos de demonstraes financeiras

Cdigo de contas Normas contabilsticas e de relato financeiro NCRF

Norma contabilstica e de relato financeiro para pequenas entidades NCRFPE

O SNC pretende assegurar coerncia e consistncia dos normativos contabilsticos aplicveis aos vrios tipos de entidades a operar em Portugal: entidades com valores mobilirios cotados; entidades de menor dimenso; outras entidades que relatam. Est, assim, prevista uma organizao do relato financeiro em trs nveis:

Referencial aplicvel IFRS

Nveis de relato financeiro Aplicao obrigatria (demonstraes financeiras consolidadas) para todas as entidades com valores mobilirios cotados; Opo de aplicao (demonstraes financeiras individuais) para as entidades com valores mobilirios cotados que preparam demonstraes financeiras consolidadas; Opo de aplicao (demonstraes financeiras individuais e consolidadas) para outras entidades que apresentam demonstraes financeiras consolidadas; Opo de aplicao (demonstraes financeiras individuais) para as subsidirias de entidades que aplicam as IFRS nas suas demonstraes financeiras consolidadas, desde que sujeitas a Certificao Legal das Contas.

NCRF e NI

Todas as entidades que relatam e que: No sejam obrigadas aplicao das IFRS; No optem pela aplicao das IFRS; No optem pela aplicao da NCRF-PE.

NCRFPE

Opo de aplicao por parte de entidades que: No ultrapassem dois dos trs limites seguintes: total do balano: 500.000; total dos rendimentos: 1.000.000; nmero mdio de trabalhadores durante o exerccio: 20; No apresentem demonstraes financeiras consolidadas; No sejam subsidirias de entidades que apresentam demonstraes financeiras consolidadas; No sejam obrigadas e no optem pela aplicao das IFRS; No tenham as suas demonstraes financeiras, por razes legais ou estatutrias, sujeitas a Certificao Legal das Contas.

O guia do SNC Getting on the right track

A opo de aplicao das IFRS global e produz efeitos por um perodo obrigatrio de trs exerccios. Este perodo no se aplica no caso de entidades que, tendo optado pela aplicao das IFRS, passem a estar includas no mbito da consolidao de entidades que no adoptem esse referencial de relato financeiro. O SNC no se aplica a entidades sujeitas a superviso por parte do Banco de Portugal, do Instituto de Seguros de Portugal e da CMVM. Esses organismos tm competncias para definir as normas de contabilidade aplicveis s entidades sujeitas sua superviso. O SNC no se aplica igualmente s entidades que adoptam os seguintes planos de contas: Decreto-Lei n. 78/89, de 3 de Maro - PCIPSS (instituies particulares de solidariedade social); Decreto-Lei n. 74/98, de 27 de Maro - PROFAC (federaes desportivas, associaes e agrupamentos de clubes); Portaria n. 794/2000, de 20 de Setembro - POC - Educao (entidades do sector da educao); Decreto-Lei n. 54-A/99, de 22 de Fevereiro - POCAL (autarquias locais); Portaria n. 898/2000, de 28 de Setembro - POC do Ministrio da Sade (entidades pblicas ou outras entidades sem fins lucrativos dependentes de entidades pblicas que operem no sector da sade); Decreto-Lei n. 12/2002, de 25 de Janeiro - POCISSSS (instituies do sistema de solidariedade e segurana social). Ficam dispensadas de aplicar o SNC as pessoas que, exercendo a ttulo individual qualquer actividade comercial, industrial ou agrcola, no atinjam, na mdia dos ltimos trs exerccios, um volume de negcios superior a 150.000. Uma entidade deixa de poder exercer a opo de aplicao da NCRFPE a partir do segundo exerccio seguinte quele em que forem ultrapassados dois dos trs limites atrs descritos, inclusive. Esta opo passa a ser novamente permitida a partir do segundo exerccio seguinte quele em que deixarem de ser ultrapassados dois dos trs limites referidos, inclusive. O SNC aplicvel para os exerccios iniciados em ou aps 1 de Janeiro de 2010.
10

Estrutura Conceptual de Preparao e Apresentao de Demonstraes Financeiras Resumo A estrutura conceptual define o objectivo das demonstraes financeiras de uma entidade. Tal objectivo consiste em proporcionar informao sobre a situao patrimonial e financeira da entidade, sobre o seu desempenho e sobre as alteraes na sua posio financeira que sejam teis a um vasto leque de utentes na tomada de decises econmicas. A estrutura conceptual identifica as caractersticas qualitativas que tornam teis as informaes proporcionadas nas demonstraes financeiras. Tais caractersticas so: A compreensibilidade; A relevncia; A fiabilidade; A comparabilidade. A estrutura conceptual define os elementos bsicos das demonstraes financeiras e os conceitos para o seu registo e mensurao nas demonstraes financeiras. Os elementos directamente relacionados com a posio financeira so: Activo: recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluam para a entidade benefcios econmicos futuros; Passivo: obrigao presente da entidade proveniente de acontecimentos passados, da liquidao da qual se espera que resulte um exfluxo de recursos da entidade incorporando benefcios econmicos; Capital prprio: o interesse residual nos activos da entidade depois de deduzir todos os seus passivos.

O guia do SNC Getting on the right track 11

Os elementos directamente relacionados com o desempenho so: Rendimentos: aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na forma de influxos ou aumentos de activos ou diminuies de passivos que resultem em aumentos no capital prprio, que no sejam os relacionados com as contribuies dos detentores do capital prprio; Gastos: diminuies nos benefcios econmicos durante o perodo contabilstico na forma de exfluxos ou diminuies de activos, ou de aumentos de passivos que resultem em diminuies de capital prprio, que no sejam relacionadas com distribuies aos detentores do capital prprio. Bases para a Apresentao de Demonstraes Financeiras Objectivo Estabelecer os requisitos globais que permitem assegurar a comparabilidade, quer com as demonstraes financeiras de perodos anteriores da entidade, quer com as demonstraes financeiras de outras entidades. As demonstraes financeiras constituem uma representao estruturada que tem como objectivo proporcionar informao sobre a posio financeira, o desempenho financeiro e os fluxos de caixa de uma entidade que seja til aos seus utentes na tomada de deciso. Um conjunto completo de demonstraes financeiras inclui: Um balano; Uma demonstrao dos resultados; Uma demonstrao das alteraes no capital prprio; Uma demonstrao dos fluxos de caixa; Um anexo onde sejam divulgadas as bases de apresentao, as polticas contabilsticas e outras informaes exigidas pelas NCRF.

Resumo

12

Princpios fundamentais subjacentes elaborao das demonstraes financeiras: Continuidade; Regime do acrscimo; Consistncia de apresentao; Materialidade e agregao; Compensao; Informao comparativa. Activos e passivos e rendimentos e gastos no so apresentados lquidos, salvo se a compensao for permitida ou exigida por uma NCRF. A menos que uma NCRF o permita ou exija de outra forma, deve ser divulgada informao comparativa com respeito ao perodo anterior para todas as quantias relatadas nas demonstraes financeiras.

O guia do SNC Getting on the right track 13

Resumo das NCRF e das NI


NCRF 1 . Estrutura e Contedo das Demonstraes Financeiras Objectivo Prescrever as bases quanto estrutura e contedo do balano, da demonstrao dos resultados, da demonstrao das alteraes no capital prprio e do anexo. As demonstraes financeiras so geralmente preparadas anualmente. Se houver alterao da data base do exerccio e as demonstraes financeiras forem apresentadas para um perodo diferente de um ano, sero efectuadas divulgaes adicionais. Uma entidade deve apresentar na face do balano, como classificaes separadas, activos correntes e no correntes e passivos correntes e no correntes. Os itens devem ser apresentados na face da demonstrao dos resultados com base numa classificao que atenda sua natureza, podendo, adicionalmente, ser apresentada uma demonstrao dos resultados em que a classificao dos itens se baseie na sua funo. No existem itens extraordinrios na demonstrao dos resultados. A demonstrao das alteraes no capital prprio apresenta a evoluo dos activos lquidos da entidade durante o perodo, evidenciando: O total de rendimentos e gastos reconhecidos, quer nos resultados, quer directamente como alteraes no capital prprio; Os efeitos em cada componente do capital prprio dos ajustamentos retrospectivos resultantes de alteraes de polticas contabilsticas e das reexpresses retrospectivas para correco de erros, conforme disposto na NCRF 4; As transaces com os detentores do capital agindo na sua capacidade de detentores;

Resumo

14

Uma reconciliao entre os saldos de abertura e de encerramento para cada componente do capital prprio, divulgando separadamente cada alterao. As divulgaes mnimas do anexo incluem: Bases de preparao e polticas contabilsticas usadas; Informao requerida pelas restantes NCRF que no seja apresentada na face das demonstraes financeiras; Informao adicional no apresentada na face das demonstraes financeiras que seja relevante para uma melhor compreenso de qualquer uma delas. Uma entidade deve divulgar no anexo informao sobre os principais pressupostos relativos ao futuro e outras fontes de incerteza das estimativas que tenham um risco significativo de provocar um ajustamento material nas quantias escrituradas de activos e passivos durante o perodo seguinte. NCRF 2 . Demonstrao de Fluxos de Caixa Objectivo Exigir a apresentao de informaes sobre as alteraes histricas de caixa e seus equivalentes de uma entidade por meio de uma demonstrao de fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa durante o perodo em actividades operacionais, de investimento e de financiamento. A demonstrao dos fluxos de caixa analisa as variaes na caixa e equivalentes de caixa durante o perodo. Actividades de financiamento so as actividades que tm como consequncia alteraes na dimenso e composio do capital prprio contribudo e nos emprstimos obtidos pela entidade. Actividades de investimento esto associadas aquisio e alienao de activos a longo prazo e de outros investimentos no includos em equivalentes de caixa.
O guia do SNC Getting on the right track 15

Resumo

Actividades operacionais so as principais actividades geradoras de rdito da entidade e outras actividades que no sejam de investimento e de financiamento. Caixa compreende dinheiro em caixa e em depsitos ordem. Equivalentes de caixa investimentos financeiros a curto prazo, altamente lquidos, prontamente convertveis em quantias conhecidas de dinheiro e sujeitos a um risco insignificante de alterao de valor. Fluxos de caixa durante o perodo classificados por actividades operacionais, de investimento e de financiamento. Os fluxos de caixa so relatados pelo mtodo directo. Os fluxos de caixa provenientes de impostos sobre o rendimento devem ser divulgados separadamente e so classificados como operacionais, a menos que possam ser especificamente identificados com actividades de investimento ou de financiamento. Os fluxos de caixa resultantes de transaces em moeda estrangeira e os fluxos de caixa de uma subsidiria estrangeira devem ser relatados usando as taxas de cmbio em vigor na data em que ocorreram. Os fluxos de caixa agregados provenientes de aquisies e de alienaes de subsidirias e de outras unidades de negcio so apresentados separadamente e classificados como actividades de investimento, com divulgaes adicionais especficas. As operaes de investimento e financiamento que no exigem o uso de caixa e seus equivalentes so excludas da demonstrao de fluxos de caixa, sendo, contudo, sujeitas a divulgao apropriada em separado.

16

NCRF 3 . Adopo pela primeira vez das NCRF Objectivo Assegurar que as primeiras demonstraes financeiras de acordo com as NCRF contenham informao que: Seja transparente para os utentes e comparvel em todos os perodos apresentados; Proporcione um ponto de partida conveniente para a contabilizao segundo as NCRF; Possa ser gerada a um custo que no exceda os benefcios para os utentes. Resumo As primeiras demonstraes financeiras de uma entidade de acordo com as NCRF so as primeiras demonstraes financeiras anuais nas quais a entidade adoptou de uma forma completa e integral as NCRF. Na data de transio, correspondente data de incio do perodo comparativo mais antigo das primeiras demonstraes financeiras de acordo com as NCRF, deve ser preparado um balano de abertura, no qual: Sejam reconhecidos os activos e os passivos cujo reconhecimento exigido pelas NCRF; No sejam reconhecidos activos e passivos que as NCRF no permitam; Sejam reclassificados os elementos do activo, passivo e capital prprio de acordo com as classificaes das NCRF; Sejam aplicadas as NCRF na mensurao de todos os activos e passivos reconhecidos. requerida a aplicao retrospectiva das NCRF com algumas excepes (isenes e proibies) estabelecidas na NCRF 3.

O guia do SNC Getting on the right track 17

Os ajustamentos decorrentes das diferenas de polticas contabilsticas, determinados data de transio, devero ser reconhecidos directamente em resultados transitados, ou, se apropriado, noutra rubrica do capital prprio. As primeiras demonstraes financeiras de acordo com as NCRF devero conter uma explicao sobre os impactos da transio para as NCRF, bem como um conjunto de reconciliaes entre as ltimas demonstraes financeiras preparadas de acordo com os anteriores princpios contabilsticos e as correspondentes demonstraes financeiras reapresentadas de acordo com as NCRF. NCRF 4 . Polticas Contabilsticas, Alteraes nas Estimativas Contabilsticas e Erros Objectivo Estabelecer os critrios para a seleco e alterao das polticas contabilsticas, bem como o tratamento contabilstico e a divulgao de alteraes em polticas contabilsticas e correces de erros. Hierarquia de escolha das polticas contabilsticas: As NCRF e interpretaes (NI) do Sistema de Normalizao Contabilstica; Na ausncia de normas e interpretaes directamente aplicveis, considerar os requisitos e as orientaes nas normas e interpretaes que lidam com questes similares e relacionadas; As definies, critrios de reconhecimento e conceitos de mensurao para activos, passivos, rendimentos e gastos na estrutura conceptual de preparao e apresentao de demonstraes financeiras. As polticas contabilsticas so aplicadas consistentemente a transaces semelhantes. Uma poltica contabilstica alterada somente se tal for requerido por uma norma ou interpretao, ou se tal alterao resultar em informao fivel e mais relevante.

Resumo

18

Se a alterao na poltica contabilstica for requerida por uma norma, devero ser seguidas as respectivas disposies transitrias. Se a alterao na poltica contabilstica for requerida por uma norma que no especifica quaisquer disposies transitrias, ou se a alterao for voluntria, a nova poltica contabilstica deve ser aplicada retrospectivamente. A aplicao retrospectiva da alterao na poltica contabilstica implica que: Seja ajustado o saldo de abertura de cada componente do capital prprio afectado para o perodo anterior mais antigo; Sejam ajustadas as outras quantias comparativas divulgadas para cada perodo anterior apresentado, como se a nova poltica tivesse sido sempre aplicada. Quando for impraticvel determinar os efeitos especficos num perodo anterior resultantes da alterao na poltica contabilstica, a nova poltica aplicada prospectivamente desde o incio do perodo mais antigo em que tal determinao seja praticvel. As alteraes nas estimativas contabilsticas (por exemplo, a mudana na vida til de um activo) so contabilizadas prospectivamente, sendo os respectivos efeitos includos nos resultados do perodo corrente e dos perodos futuros afectados pela alterao. Todos os erros materiais de perodos anteriores devem ser corrigidos retrospectivamente atravs da reexpresso das quantias comparativas para os perodos anteriores apresentados em que tenha ocorrido o erro. Se o erro ocorreu antes do perodo anterior mais antigo apresentado, devem ser reexpressos os saldos de abertura dos activos, passivos e elementos do capital prprio desse perodo.

O guia do SNC Getting on the right track 19

NCRF 5 . Divulgao de Partes Relacionadas Objectivo Assegurar que as demonstraes financeiras de uma entidade incluem as divulgaes necessrias para chamar a ateno para a possibilidade de que a sua posio financeira e resultados possam ter sido afectados pela existncia de partes relacionadas. Partes relacionadas so partes que controlam ou detm influncia significativa sobre uma entidade (incluindo a sua empresame, os seus detentores de capital e familiares, principais investidores e pessoalchave da gesto) e partes que so controladas ou influenciadas de forma significativa por uma entidade (incluindo subsidirias, entidades conjuntamente controladas, associadas e planos de benefcios psemprego). Esta Norma requer divulgaes sobre: Relacionamentos que envolvam controlo, ainda que no tenham ocorrido transaces; Transaces com partes relacionadas; Remunerao do pessoalchave, incluindo uma descrio sobre cada natureza de remunerao. Para as transaces com partes relacionadas, uma entidade deve divulgar a natureza do relacionamento, bem como a informao necessria para a compreenso do potencial efeito das transaces nas demonstraes financeiras. Exemplos de transaces com partes relacionadas que devem ser divulgadas ao abrigo desta Norma: Compra ou venda de bens; Compra ou venda de outros activos; Prestao ou aquisio de servios; Locaes; Transferncias de pesquisa e desenvolvimento; Transferncias segundo acordos de licenas;
20

Resumo

Transferncias segundo acordos financeiros (incluindo emprstimos e contribuies de capital); Prestao de garantias ou colaterais; Liquidao de passivos por outra parte em nome da entidade, ou pela entidade em nome de outra parte. NCRF 6 . Activos Intangveis Objectivo Prescrever o tratamento de activos intangveis que no sejam especificamente tratados noutras Normas. Um activo intangvel, adquirido ou gerado internamente, deve ser reconhecido se, e apenas se: For provvel que os benefcios econmicos futuros esperados que sejam atribuveis ao activo fluam para a entidade; e O custo do activo possa ser mensurado com fiabilidade. No caso de activos intangveis gerados internamente, existem critrios adicionais de reconhecimento, nomeadamente: Dispndios relacionados com a fase de pesquisa de activos intangveis devem ser reconhecidos como um gasto quando incorridos; Dispndios relacionados com a fase de desenvolvimento de activos intangveis apenas devem ser reconhecidos a partir do momento em que puder ser demonstrada a viabilidade tcnica e comercial dos produtos e servios resultantes, entre outras condies. Os activos intangveis, incluindo os projectos de pesquisa e desenvolvimento, adquiridos em concentraes de actividades empresariais so reconhecidos separadamente do goodwill se decorrerem de direitos contratuais ou outros direitos legais. Nestas circunstncias, os critrios de reconhecimento (probabilidade de ocorrncia de benefcios econmicos futuros e custo mensurvel com fiabilidade) so sempre considerados como estando satisfeitos.

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 21

Goodwill, marcas, cabealhos, ttulos de publicaes e listas de clientes, quando gerados internamente, bem como dispndios com actividades de arranque, formao, publicidade e promocionais, custos com a mudana de local ou reorganizao no devero ser reconhecidos como activos. Se um item intangvel no cumprir a definio ou os critrios de reconhecimento como activo intangvel, deve ser reconhecido como um gasto quando for incorrido, a menos que este seja adquirido numa concentrao de actividades empresariais, caso em que esse dispndio deve fazer parte da quantia atribuda ao goodwill na data da aquisio. Para efeitos de mensurao aps o reconhecimento inicial, os activos intangveis so classificados como: Com vidas teis indefinidas: no existe limite previsvel para o perodo durante o qual se espera que o activo gere influxos de caixa lquidos para a entidade (indefinido no significa infinito); Com vidas teis finitas: perodo limitado de benefcio para a entidade. Os activos intangveis podem ser contabilizados usando o modelo do custo ou o modelo de revalorizao (apenas permitido em circunstncias restritas identificadas abaixo). No modelo do custo, os activos so escriturados pelo seu custo deduzido de quaisquer amortizaes e perdas por imparidade acumuladas. Se o activo intangvel tiver cotao num mercado activo (situao pouco usual), permitido o uso do modelo de revalorizao. De acordo com o modelo de revalorizao, o activo escriturado por uma quantia revalorizada, a qual corresponde ao seu justo valor data da revalorizao, deduzida de quaisquer amortizaes e perdas por imparidade acumuladas subsequentes. O custo de um activo intangvel com uma vida til finita (o valor residual geralmente zero) amortizado ao longo dessa vida til. Testes de imparidade, efectuados de acordo com a NCRF 12, so exigidos quando

22

existam indcios de que a quantia escriturada do activo intangvel excede a sua quantia recupervel. Activos intangveis com vidas teis indefinidas no devem ser amortizados, sendo, contudo, sujeitos a testes de imparidade numa base anual. Se a quantia recupervel for inferior quantia escriturada, deve ser reconhecida uma perda por imparidade. Deve ser igualmente avaliado se o activo continua a ter uma vida til indefinida. De acordo com o modelo de revalorizao, devem ser efectuadas revalorizaes regularmente. Todos os itens de uma classe de activos intangveis so simultaneamente revalorizados (a no ser que no exista um mercado activo para um activo em particular). Os aumentos na quantia escriturada devem ser creditados directamente no capital prprio. Contudo, o aumento deve ser reconhecido nos resultados at ao ponto em que reverta um decrscimo de revalorizao do mesmo activo previamente reconhecido nos resultados. Diminuies da quantia escriturada de um activo so debitadas directamente no capital prprio at concorrncia de qualquer saldo credor do excedente de revalorizao com respeito a esse activo. Qualquer excesso das diminuies relativamente a esse saldo credor deve ser reconhecido nos resultados. Quando o activo revalorizado desreconhecido, o excedente de revalorizao includo no capital prprio com respeito a esse activo permanece em capital prprio, no sendo reclassificado para resultados. Regra geral, dispndios com activos intangveis aps a sua aquisio ou concluso, so reconhecidos como um gasto. Apenas em circunstncias raras so cumpridos os critrios para reconhecimento dos mesmos como um activo. NCRF 7 . Activos Fixos Tangveis Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico para o reconhecimento e mensurao de activos fixos tangveis. O custo dos itens do activo fixo tangvel deve ser reconhecido como activo se, e apenas se:
O guia do SNC Getting on the right track 23

Resumo

For provvel que os benefcios econmicos futuros associados aos itens fluam para a entidade; e O custo dos itens possa ser mensurado com fiabilidade. Os activos fixos tangveis so inicialmente mensurados pelo seu custo, o qual inclui todos os dispndios necessrios para colocar o activo na localizao e condio necessrias para operar da forma pretendida. Se o pagamento for diferido, a diferena entre o equivalente ao preo a dinheiro e o pagamento total reconhecida como juro. Os activos fixos tangveis podem ser contabilizados usando o modelo do custo ou o modelo de revalorizao: Modelo do custo: o activo escriturado pelo seu custo deduzido de depreciaes e perdas por imparidade acumuladas; Modelo de revalorizao: o activo escriturado pela quantia revalorizada, a qual corresponde ao seu justo valor data da revalorizao, deduzida de depreciaes e perdas por imparidade acumuladas. De acordo com o modelo de revalorizao, devem ser efectuadas revalorizaes regularmente. Todos os itens de uma classe de activos fixos tangveis so simultaneamente revalorizados. Os aumentos na quantia escriturada devem ser creditados directamente no capital prprio. Contudo, o aumento deve ser reconhecido nos resultados at ao ponto em que reverta um decrscimo de revalorizao do mesmo activo previamente reconhecido nos resultados. Diminuies da quantia escriturada de um activo so debitadas directamente no capital prprio at concorrncia de qualquer saldo credor do excedente de revalorizao com respeito a esse activo. Qualquer excesso das diminuies relativamente a esse saldo credor deve ser reconhecido nos resultados. Quando o activo revalorizado desreconhecido, o excedente de revalorizao includo no capital prprio, com respeito a esse activo, permanece em capital prprio, no sendo reclassificado para resultados. Partes de um activo fixo tangvel com diferentes modelos esperados de consumo dos benefcios econmicos futuros so depreciadas separadamente.
24

A quantia deprecivel de um activo deve ser imputada numa base sistemtica durante a sua vida til. O mtodo de depreciao deve reflectir o modelo pelo qual se espera que os benefcios econmicos futuros do activo fluam para a entidade. O valor residual e a vida til de um activo fixo tangvel devem ser revistos, pelo menos, no final de cada ano financeiro. O valor residual definese como a quantia estimada que uma entidade obteria correntemente pela alienao de um activo, aps deduo dos custos de alienao estimados, se o activo j tivesse a idade e as condies esperadas no final da sua vida til. Para determinar se um item do activo fixo tangvel se encontra em imparidade, uma entidade aplica a NCRF 12. Permutas de activos fixos tangveis, mesmo quando se trate de activos semelhantes, so mensuradas pelo justo valor a no ser que: A transaco carea de substncia comercial; ou Nem o justo valor do activo recebido, nem o justo valor do activo cedido sejam mensurveis com fiabilidade. NCRF 8 . Activos No Correntes Detidos para Venda e Unidades Operacionais Descontinuadas Objectivo Prescrever a contabilizao de activos detidos para venda e a apresentao e divulgao de unidades operacionais descontinuadas. Introduz a categoria de activos no correntes detidos para venda (disponveis para venda imediata e cuja concluso da venda seja altamente provvel no perodo de 12 meses a partir da data da classificao) e o conceito de grupos para alienao (grupo de activos a alienar numa s transaco, e passivos directamente associados a esses activos que sero transferidos na transaco). Os activos no correntes (ou grupos para alienao) classificados como detidos para venda devem ser mensurados pelo menor de entre a sua quantia escriturada e o justo valor menos os custos de vender, no sendo os mesmos sujeitos a depreciao aps a referida classificao.
O guia do SNC Getting on the right track 25

Resumo

Um activo no corrente classificado como detido para venda e os activos e passivos de um grupo para alienao classificados como detidos para venda so apresentados separadamente na face do balano. Uma unidade operacional descontinuada um componente de uma entidade que seja alienado ou esteja classificado como detido para venda e: Represente uma importante linha de negcios separada ou rea geogrfica operacional; ou Seja parte integrante de um nico plano coordenado para alienar uma importante linha de negcios separada ou rea geogrfica operacional; ou Seja uma subsidiria adquirida exclusivamente com vista revenda. A entidade apresenta separadamente, na face da demonstrao dos resultados, os resultados aps imposto sobre o rendimento das unidades operacionais descontinuadas, incluindo, quando aplicvel, o ganho ou a perda do perodo decorrente da sua alienao, bem como o ganho ou a perda da revalorizao resultante da reclassificao dos activos e passivos de unidades operacionais descontinuadas como grupos para alienao. Desta forma, a demonstrao dos resultados efectivamente dividida em duas seces operaes em continuao e operaes descontinuadas.

NCRF 9 . Locaes Objectivo Prescrever, para locatrios e locadores, as polticas contabilsticas e divulgaes apropriadas relativamente a locaes financeiras e operacionais. Uma locao classificada como locao financeira caso sejam transferidos substancialmente todos os riscos e vantagens inerentes posse de um activo, podendo ou no ser transferido o ttulo de propriedade. Exemplos de situaes que podem conduzir classificao de uma locao como locao financeira:

Resumo

26

O prazo da locao abrange a maior parte da vida econmica do activo, ainda que o ttulo de propriedade no seja transferido; A locao transfere a propriedade do activo para o locatrio no fim do prazo de locao; Os activos locados so de uma tal natureza especfica que apenas o locatrio os pode usar sem que tenham de ser feitas grandes modificaes aos mesmos; No incio da locao, o valor presente dos pagamentos mnimos da locao , pelo menos, substancialmente igual ao justo valor do activo locado. Todas as locaes no classificadas como financeiras so classificadas como locaes operacionais. As componentes de terreno e edifcio de uma locao de imveis so consideradas separadamente para efeitos de classificao e registo da locao. A componente do terreno normalmente classificada como uma locao operacional. A componente do edifcio classificada como uma locao financeira ou operacional, de acordo com os critrios da NCRF 9. Contudo, a anlise separada das componentes de terreno e edifcio no exigida quando, tanto os terrenos como os edifcios, forem classificados como uma propriedade de investimento de acordo com a NCRF 11 e seja adoptado o modelo do justo valor na sua mensurao. Locaes financeiras contabilizao pelos locatrios: No incio do prazo de locao, as locaes financeiras so reconhecidas como activos e passivos no balano pelo menor de entre o justo valor da propriedade locada e o valor presente dos pagamentos mnimos da locao; A poltica de depreciao a aplicar ao activo locado deve ser consistente com a dos activos depreciveis semelhantes detidos; Os pagamentos mnimos da locao devem ser repartidos entre encargo financeiro e reduo do passivo registado.
O guia do SNC Getting on the right track 27

Locaes financeiras contabilizao pelos locadores: Em substncia, numa locao financeira, o locador aliena o activo locado, pelo que deve reconhecer no balano uma conta a receber por uma quantia igual ao investimento lquido na locao (ou seja, o valor presente dos pagamentos mnimos da locao, acrescido, se aplicvel, do valor presente do valor residual no garantido); Os pagamentos da locao a receber devem ser tratados como reembolso de capital e rendimento financeiro; O reconhecimento do rendimento financeiro deve ser baseado num modelo que reflicta uma taxa de retorno peridica constante sobre o investimento lquido do locador; Os locadores fabricantes ou negociantes devem reconhecer o lucro ou perda da venda do activo no perodo, de acordo com a poltica seguida para reconhecimento do rdito. Locaes operacionais contabilizao pelos locatrios: Os pagamentos de uma locao operacional devem ser reconhecidos como um gasto numa base linear durante o prazo da locao, salvo se uma outra base sistemtica for mais representativa do modelo temporal do benefcio do locatrio. Locaes operacionais contabilizao pelos locadores: Os activos sujeitos a locaes operacionais devem ser apresentados no balano do locador de acordo com a sua natureza, sendo aplicveis as normas de reconhecimento e mensurao adequadas; O rendimento proveniente da locao deve ser reconhecido numa base linear durante o prazo da locao, salvo se outra base sistemtica for mais representativa do modelo temporal do benefcio do uso do activo locado.

28

Todos os custos directos iniciais incorridos em resultado da locao devero ser reconhecidos ao longo do perodo da locao ( proibido o reconhecimento de tais custos como gasto quando so incorridos). O tratamento contabilstico de uma transaco de venda seguida de locao depende da classificao da locao resultante. NCRF 10 . Custos de Emprstimos Obtidos Objectivo Resumo Prescrever o tratamento dos custos de emprstimos obtidos. Os custos de emprstimos obtidos incluem juros, amortizao de descontos ou de prmios relacionados com emprstimos obtidos e amortizao de custos acessrios incorridos relacionados com a obteno de emprstimos. So permitidos dois tratamentos contabilsticos: Tratamento de referncia: os custos de emprstimos obtidos so reconhecidos com um gasto no perodo em que sejam incorridos; Tratamento alternativo: os custos de emprstimos obtidos que sejam directamente atribuveis aquisio, construo ou produo de um activo que se qualifica so capitalizados como parte do custo desse activo, quando seja provvel que deles resultaro benefcios econmicos futuros para a entidade e tais custos possam ser mensurados com fiabilidade. Os restantes custos de emprstimos obtidos que no satisfaam as condies de capitalizao so reconhecidos como um gasto no perodo em que so incorridos. Um activo que se qualifica aquele que leva necessariamente um perodo substancial de tempo para ficar pronto para o seu uso pretendido ou para venda. Alguns exemplos so instalaes industriais, propriedades de investimento e, em alguns casos, existncias. Na medida em que os fundos sejam pedidos de uma forma geral (no tenham sido especificamente contrados para financiar um activo) e

O guia do SNC Getting on the right track 29

tenham sido usados com o fim de obter um activo que se qualifica, a quantia de custos de emprstimos obtidos elegvel para capitalizao deve ser determinada pela aplicao de uma taxa de capitalizao (mdia ponderada dos custos de fundos obtidos de uma forma geral) aos dispndios respeitantes a esse activo. NCRF 11 . Propriedades de Investimento Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico de propriedades de investimento e respectivos requisitos de divulgao. Propriedade de investimento a propriedade detida (pelo dono ou pelo locatrio numa locao financeira) para obter rendas, para valorizao, ou ambas. A NCRF 11 no se aplica a propriedades ocupadas pelo dono, propriedades que estejam a ser construdas ou desenvolvidas para futuro uso como propriedade de investimento, ou propriedades destinadas venda no curso ordinrio do negcio. Uma propriedade de investimento deve ser inicialmente mensurada ao custo e, subsequentemente, de acordo com um dos seguintes modelos alternativos: Modelo do justo valor: a propriedade de investimento mensurada pelo justo valor e no depreciada, sendo as alteraes no justo valor reconhecidas nos resultados do perodo em que ocorram; Modelo do custo: a propriedade de investimento mensurada ao custo deduzido de depreciaes e perdas por imparidade acumuladas. Quando a entidade opta pelo modelo do custo deve proceder divulgao do justo valor das propriedades de investimento detidas. A entidade deve aplicar a poltica contabilstica escolhida consistentemente a todas as suas propriedades de investimento.

Resumo

30

Se uma entidade usar o modelo do justo valor, mas, ao adquirir uma propriedade de investimento, for evidente que o respectivo justo valor no determinvel com fiabilidade, deve utilizar o modelo do custo para essa propriedade especfica e deve continuar a fazlo at sua alienao. permitida a alterao do modelo utilizado se a alterao resultar numa apresentao mais apropriada ( altamente improvvel que tal acontea numa alterao do modelo do justo valor para o modelo do custo). Um interesse numa propriedade que seja detido por um locatrio numa locao operacional pode ser classificado como propriedade de investimento se o locatrio usar o modelo do justo valor. Neste caso, o locatrio contabiliza a locao como uma locao financeira. NCRF 12 . Imparidade de Activos Objectivo Assegurar que os activos sejam escriturados por uma quantia que no exceda a sua quantia recupervel, estabelecendo procedimentos de mensurao de tal quantia. Um activo escriturado por mais do que a sua quantia recupervel se a sua quantia escriturada exceder a quantia a ser recuperada atravs do seu uso ou da sua venda. A NCRF 12 deve ser aplicada a todos os activos que no sejam inventrios (NCRF 18), activos provenientes de contratos de construo (NCRF 19), activos por impostos diferidos (NCRF 25), activos relacionados com benefcios de empregados (NCRF 28), activos financeiros no mbito da NCRF 27, propriedades de investimento mensuradas pelo justo valor (NCRF 11), activos biolgicos relacionados com a actividade agrcola que sejam mensurados pelo justo valor menos o custo estimado no ponto de venda (NCRF 17) e activos no correntes classificados como detidos para venda (NCRF 8). Quando a quantia escriturada de um activo superior sua quantia recupervel deve ser reconhecida uma perda por imparidade de forma a reduzir a quantia escriturada quantia recupervel.
O guia do SNC Getting on the right track 31

Resumo

Uma perda por imparidade deve ser imediatamente reconhecida nos resultados, a no ser que o activo seja escriturado pela quantia revalorizada, sendo que, nesse caso, a perda deve ser tratada como uma reduo revalorizao existente de acordo com a norma que lhe deu origem (ex: NCRF 7). A quantia recupervel a mais alta de entre o justo valor de um activo ou de uma unidade geradora de caixa deduzido das despesas de venda e o seu valor de uso. Uma unidade geradora de caixa o mais pequeno grupo identificvel de activos que seja gerador de influxos de caixa em larga medida independentes dos gerados por outros activos ou grupos de activos. Valor de uso o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados que se espera que surjam do uso continuado de um activo ou unidade geradora de caixa e da sua alienao no final da sua vida til. A taxa de desconto a utilizar para efeitos da determinao do valor de uso deve ser a taxa antes de imposto que reflicta as avaliaes correntes de mercado sobre o valor temporal do dinheiro e os riscos especficos do activo. A taxa de desconto no pode reflectir riscos pelos quais as estimativas de fluxos de caixa futuros j tenham sido ajustadas, correspondendo taxa de retorno que os investidores exigiriam na anlise de investimentos que gerassem fluxos de caixa equivalentes aos esperados do activo ou unidade geradora de caixa em anlise. data do balano deve ser avaliado se existe qualquer indicao de que um activo possa estar em imparidade. Se tal indicao existir, deve ser estimada a quantia recupervel do activo ou unidade geradora de caixa em questo. A imparidade do goodwill e de outros activos intangveis com vida til indefinida deve ser, no mnimo, testada anualmente (clculo da sua quantia recupervel). Se no for possvel estimar a quantia recupervel de um activo individual, deve ser determinada a quantia recupervel da unidade geradora de caixa qual o activo pertence. O teste de imparidade ao goodwill deve ser realizado ao nvel mais baixo em que o goodwill monitorizado
32

pela entidade para finalidades de gesto, desde que esse nvel no seja superior ao de um segmento operacional determinado de acordo com a IFRS 8 Segmentos Operacionais. A NCRF 12 d orientaes especficas sobre a imputao de perdas por imparidade aos activos de uma unidade geradora de caixa. Apenas em determinadas circunstncias especficas permitida a reverso de perdas por imparidade (a reverso proibida no caso do goodwill), sendo esta registada em resultados no perodo em que ocorre (a no ser que o activo esteja escriturado pela quantia revalorizada segundo outra norma). Interpretaes NI 2 . Uso de Tcnicas de Valor presente para Mensurar o Valor de Uso So apresentadas duas abordagens para calcular o valor presente, ambas permitidas no clculo do valor de uso: abordagem tradicional (enfoque na escolha da taxa de desconto que incorpora a incerteza associada aos fluxos de caixa atravs de prmios de risco) e a abordagem do fluxo de caixa esperado (enfoque no valor esperado dos fluxos de caixa ponderadas as diversas probabilidades para os diversos cenrios possveis).

NCRF 13 . Interesses em Empreendimentos Conjuntos e Investimentos em Associadas Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico para os interesses em empreendimentos conjuntos, independentemente da forma jurdica que possam revestir, e para os investimentos em associadas. Aplica-se a todos os interesses em empreendimentos conjuntos, independentemente das formas ou estruturas segundo as quais as actividades do empreendimento sejam realizadas e a todos os investimentos em associadas, excepto se esses interesses ou investimentos forem detidos por organizaes de capital de risco (abrangidos pelo disposto na NCRF 27), ou se estiverem classificados como detidos para venda (abrangidos pelo disposto na NCRF 8).

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 33

As caractersticas essenciais de um empreendimento conjunto so: Ligao de dois ou mais empreendedores atravs de um acordo contratual; e O acordo contratual estabelece controlo conjunto. Os empreendimentos conjuntos podem ser classificados em trs grandes tipos: Operaes conjuntamente controladas; Activos conjuntamente controlados; Entidades conjuntamente controladas. Existem princpios de reconhecimento distintos para cada tipo de empreendimento conjunto: Operaes conjuntamente controladas: o empreendedor reconhece nas suas demonstraes financeiras individuais e consolidadas os activos que controla, os gastos e os passivos em que incorre e a parte que lhe cabe nos rendimentos resultantes das operaes; Activos conjuntamente controlados: o empreendedor reconhece nas suas demonstraes financeiras individuais e consolidadas a sua parte nos activos conjuntamente controlados, quaisquer passivos em que incorra directamente e a parte que lhe cabe nos passivos conjuntamente incorridos com outros empreendedores. Reconhece ainda naquelas demonstraes financeiras os rendimentos resultantes da venda ou do uso da parte que lhe cabe na produo do empreendimento conjunto, a parte que lhe cabe nos gastos incorridos pelo empreendimento conjunto e quaisquer outros gastos incorridos directamente relacionados com o empreendimento; Entidades conjuntamente controladas reconhecimento do interesse do empreendedor de acordo com as seguintes regras: Demonstraes financeiras consolidadas: consolidao proporcional; Demonstraes financeiras individuais, quando o empreendedor
34

est sujeito elaborao de demonstraes financeiras consolidadas: mtodo da equivalncia patrimonial; Demonstraes financeiras individuais, quando o empreendedor no est sujeito elaborao de demonstraes financeiras consolidadas: recomendado o reconhecimento do interesse no empreendimento conjunto atravs da consolidao proporcional, sendo permitida a utilizao do mtodo da equivalncia patrimonial como mtodo alternativo. Podem ser usados os seguintes formatos alternativos de relato na realizao da consolidao proporcional: O empreendedor combina a sua parte em cada um dos activos, passivos, rendimentos e ganhos e gastos e perdas da entidade conjuntamente controlada com os itens semelhantes, linha a linha, nas suas demonstraes financeiras; O empreendedor inclui nas suas demonstraes financeiras linhas de itens separadas relativas sua parte nos activos, passivos, rendimentos e ganhos e gastos e perdas da entidade conjuntamente controlada. Nas transaces entre um empreendedor e um empreendimento conjunto, o empreendedor deve apenas reconhecer a parte do ganho ou perda que for atribuvel aos interesses de outros empreendedores. Um investimento numa associada deve ser registado atravs do mtodo da equivalncia patrimonial, excepto se existirem restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a entidade detentora do investimento. Neste caso deve ser usado o mtodo do custo. De acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, o investimento inicialmente registado ao custo, sendo subsequentemente ajustado pela parte do investidor nas variaes dos activos lquidos ocorridas aps a aquisio do investimento. A demonstrao dos resultados do investidor reflecte a parte deste nos resultados da associada posteriores aquisio.
O guia do SNC Getting on the right track 35

Presume-se que existe influncia significativa se o investimento detido corresponder, directa ou indirectamente, a uma participao superior ou igual a 20%. Quando uma associada usar polticas contabilsticas diferentes das do investidor, devem ser efectuados ajustamentos s demonstraes financeiras da associada usadas pelo investidor na aplicao do mtodo da equivalncia patrimonial, para que as polticas contabilsticas sejam uniformes. As datas de relato das associadas no podem diferir mais de trs meses da data de relato do investidor. Nas transaces entre um investidor e uma associada, o investidor deve apenas reconhecer a parte do ganho ou perda que for atribuvel aos interesses de outros investidores na associada. So requeridos testes de imparidade do investimento numa associada de acordo com o disposto na NCRF 12. Para o efeito, devem ser considerados os indicadores de imparidade descritos na NCRF 27. Os interesses numa entidade conjuntamente controlada e os investimentos em associadas classificados como detidos para venda de acordo com a NCRF 8 so registados de acordo com o disposto nessa Norma.

NCRF 14 . Concentraes de Actividades Empresariais Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico por parte de uma entidade quando esta empreende uma concentrao de actividades empresariais. A concentrao de actividades empresariais a juno de entidades ou actividades empresariais separadas numa nica entidade que relata. A NCRF 14 no aplicvel formao de empreendimentos conjuntos, a concentraes de actividades empresariais que envolvam entidades ou actividades sob controlo comum e a concentraes de actividades empresariais que envolvam uma ou mais entidades mtuas.

Resumo

36

Todas as concentraes de actividades empresariais devem ser contabilizadas pela aplicao do mtodo da compra. A aplicao do mtodo da compra envolve os seguintes passos: 1. Identificao da adquirente. A adquirente a entidade concentrada que obtm o controlo sobre as outras entidades ou actividades empresariais concentradas. 2. Mensurar o custo da concentrao de actividades empresariais. O custo corresponde soma: Dos justos valores, na data da concentrao, dos activos cedidos, dos passivos incorridos ou assumidos e dos instrumentos de capital prprio emitidos pela adquirente; De quaisquer custos incorridos directamente atribuveis concentrao de actividades empresariais. 3. Imputar, na data da concentrao, o custo da concentrao de actividades empresariais aos activos adquiridos e aos passivos e passivos contingentes assumidos. Para tal, a adquirente ir reconhecer os activos, passivos e passivos contingentes identificveis da entidade adquirida, existentes na data da concentrao, ao seu justo valor. Qualquer interesse minoritrio na entidade adquirida registado pela proporo do correspondente interesse no justo valor desses itens. Se no final do perodo em que ocorrer a concentrao de actividades empresariais os justos valores a atribuir aos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida ou o custo da concentrao apenas puderem ser determinados provisoriamente, a entidade adquirente deve efectuar a contabilizao inicial da concentrao usando esses valores provisrios. Ajustamentos a esses valores provisrios apenas podem ser efectuados no perodo de doze meses subsequente concentrao, produzindo efeitos retrospectivos data da concentrao.

O guia do SNC Getting on the right track 37

O goodwill inicialmente mensurado como o excesso do custo da concentrao de actividades empresariais relativamente ao interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis adquiridos. O goodwill, tal como outros activos intangveis com vida til indefinida, no amortizado. Contudo, sujeito a testes de imparidade, pelo menos, uma vez por ano. A NCRF 12 d indicaes especficas sobre estes testes de imparidade. O excesso do interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida relativamente ao custo da concentrao reconhecido em resultados como um rendimento. Os interesses minoritrios so inicialmente mensurados pela parte no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida correspondente proporo dos interesses no adquiridos na concentrao de actividades empresariais. Os interesses minoritrios so relatados no balano como uma componente do capital prprio. NCRF 15 . Investimentos em Subsidirias e Consolidao Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico dos investimentos em subsidirias e dar orientaes sobre os procedimentos de consolidao. Uma subsidiria uma entidade que controlada por outra entidade, designada por empresame. Controlo o poder de gerir as polticas financeiras e operacionais de uma entidade ou de uma actividade econmica com a finalidade de obter benefcios econmicos da mesma. Demonstraes financeiras consolidadas so as demonstraes financeiras de um grupo apresentadas como se de uma nica entidade se tratasse.

Resumo

38

Existe dispensa de elaborao de demonstraes financeiras consolidadas por parte da empresame nas seguintes situaes: O conjunto de entidades a consolidar no ultrapassou, durante dois anos consecutivos, dois dos seguintes limites: total de balano 7.500.000; vendas lquidas e outros rendimentos 15.000.000; nmero mdio de trabalhadores no exerccio 250; A empresame uma subsidiria (participao superior ou igual a 90%) de uma entidade subordinada legislao de um Estadomembro da Unio Europeia, os restantes titulares do capital aprovaram a dispensa e as demonstraes financeiras consolidadas, relatrio de gesto e correspondente documento de reviso legal das contas da entidade que consolida a um nvel mais vasto so publicados em lngua portuguesa. As demonstraes financeiras consolidadas devem incluir todas as subsidirias. Existe, contudo, a possibilidade de excluir da consolidao as subsidirias que: So imateriais; Apresentam restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a empresame; Sejam detidas exclusivamente para venda posterior. Se, na data da aquisio, uma subsidiria satisfizer os critrios de classificao como activo no corrente detido para venda ao abrigo da NCRF 8, ser contabilizada de acordo com o disposto nessa NCRF. No processo de consolidao, os saldos, transaces, rendimentos e gastos entre entidades consolidadas so totalmente eliminados. Todas as entidades includas na consolidao devem aplicar as mesmas polticas contabilsticas. A diferena entre a data de relato da empresa-me e a data de relato da subsidiria no deve exceder trs meses.

O guia do SNC Getting on the right track 39

Os resultados so distribudos entre os detentores do capital da empresame e os interesses minoritrios. A quantia atribuda aos interesses minoritrios no rendimento nem gasto. Um investimento numa subsidiria deve ser registado nas demonstraes financeiras individuais atravs do mtodo da equivalncia patrimonial, excepto se existirem restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a empresame. Neste caso deve ser usado o mtodo do custo. Interpretaes NI 1. Consolidao Entidades de Finalidades Especiais Deve ser includa na consolidao uma entidade de finalidade especial quando, em substncia, a empresame controla essa entidade. A NI fornece indicadores de controlo.

NCRF 16 . Explorao e Avaliao de Recursos Minerais Objectivo Resumo Prescrever o tratamento da explorao e avaliao de recursos minerais. Activos de explorao e avaliao so: Dispndios relacionados com a explorao e avaliao de recursos minerais anteriores demonstrao da exequibilidade tcnica e da viabilidade comercial da extraco de um recurso mineral; Dispndios que foram reconhecidos como activos de acordo com a poltica contabilstica da entidade. No reconhecimento e mensurao de activos de explorao e avaliao de recursos minerais, permitido entidade desenvolver polticas contabilsticas especficas, desde que cumpram com os critrios do pargrafo 9 da NCRF 4 (isto , que resultem em informao que seja relevante para a tomada de decises econmicas e sejam fiveis), as quais podem divergir dos requisitos e orientaes de normas e interpretaes que tratem assuntos semelhantes e das definies, critrios de reconhecimento e conceitos de mensurao constantes da estrutura conceptual do SNC.

40

A entidade deve determinar uma poltica que especifique que dispndios so reconhecidos como activos de explorao e avaliao e aplicar essa politica consistentemente. Uma entidade deve classificar os activos de explorao e avaliao como tangveis ou intangveis de acordo com a natureza dos activos adquiridos e aplicar a classificao consistentemente. Um activo de explorao e avaliao deve deixar de ser classificado como tal quando a exequibilidade tcnica e viabilidade comercial de extraco de um recurso mineral for demonstrvel. Os activos de explorao e avaliao devem ser inicialmente mensurados pelo custo. Aps o reconhecimento inicial, uma entidade tem a opo de aplicar o modelo do custo ou o modelo de revalorizao. Os activos de explorao e avaliao devem ser avaliados quanto imparidade quando os factos e circunstncias sugerirem que a sua quantia escriturada pode exceder a sua quantia recupervel. A imparidade deve ser avaliada de acordo com a NCRF 12, contudo devem ser considerados os indicadores de imparidade descritos na NCRF 16, os quais so especficos para activos de explorao e avaliao. permitido entidade determinar uma poltica contabilstica para a imputao de activos de explorao e avaliao a unidades geradoras de caixa que difira das orientaes constantes na NCRF 12. requerida a divulgao de informao que identifique e explique as quantias reconhecidas nas suas demonstraes financeiras resultantes de dispndios com explorao e avaliao de recursos minerais. NCRF 17 . Agricultura Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico da actividade agrcola a gesto da transformao biolgica de activos biolgicos (plantas ou animais vivos) em produtos agrcolas.

O guia do SNC Getting on the right track 41

Resumo

Os activos biolgicos devem ser mensurados pelo seu justo valor deduzido dos custos estimados no ponto de venda, salvo se o justo valor no possa ser mensurado com fiabilidade. O produto agrcola deve ser mensurado pelo seu justo valor no momento da colheita deduzido dos custos estimados no ponto de venda. A NCRF 17 reflecte o ponto de vista de que o justo valor do produto agrcola no ponto de colheita pode ser sempre mensurado com fiabilidade. Qualquer alterao no justo valor de um activo biolgico durante um perodo reconhecida como um ganho ou como uma perda. Se no momento de reconhecimento do activo biolgico especfico nas demonstraes financeiras no existir um mercado activo, nem outros mtodos de mensurao fiveis, o mesmo dever ser mensurado pelo seu custo deduzido da depreciao e perda por imparidade acumuladas. A cotao num mercado activo representa geralmente a base de mensurao mais apropriada para determinar o justo valor de um activo biolgico ou de um produto biolgico. Se no existir um mercado activo, a NCRF 17 descreve quais as bases de mensurao alternativas a serem utilizadas. A mensurao pelo justo valor cessa no momento da colheita, passando a ser aplicvel a NCRF 18.

NCRF 18 . Inventrios Objectivo Descrever o tratamento contabilstico para inventrios, incluindo a determinao do custo e subsequente reconhecimento como gasto. Os inventrios devem ser mensurados pelo custo ou valor realizvel lquido, dos dois o mais baixo. Os custos devem incluir todos os custos de compra, custos de converso (materiais, modeobra ou gastos gerais de fabrico) e outros custos incorridos (excluindo diferenas cambiais) para colocar os inventrios no seu local e condio actuais.
42

Resumo

O custo dos inventrios de itens que no sejam intermutveis e de bens e servios produzidos e segregados para projectos especficos deve corresponder ao seu custo especfico individual. O custo dos inventrios de itens intermutveis deve ser determinado pelo uso da frmula primeira entrada, primeira sada (FIFO) ou da frmula do custo mdio ponderado. O uso da frmula ltima entrada, primeira sada (LIFO) no permitido. Quando os inventrios so vendidos, a quantia escriturada desses inventrios deve ser reconhecida como um gasto do perodo em que o respectivo rdito reconhecido. A quantia de qualquer ajustamento dos inventrios para o seu valor realizvel lquido e todas as perdas de inventrios devem ser reconhecidas como um gasto do perodo em que o ajustamento ou perda ocorram. A quantia de qualquer reverso do ajustamento de inventrios, proveniente de um aumento no seu valor realizvel lquido, deve ser reconhecida como uma reduo na quantia dos gastos com inventrios no perodo em que a reverso ocorra. NCRF 19 . Contratos de Construo Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico dos rditos e custos associados a contratos de construo. O rdito do contrato deve compreender a quantia inicial acordada no contrato e as variaes no trabalho contratado, reclamaes e pagamentos de incentivos at ao ponto em que seja provvel que resultem em rdito e possam ser mensurados com fiabilidade. Os custos do contrato devem compreender aqueles que se relacionem directamente com o contrato, os que sejam atribuveis actividade do contrato e possam ser imputados ao mesmo e outros custos que sejam debitveis ao cliente nos termos do contrato.

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 43

Quando o desfecho do contrato puder ser estimado com fiabilidade, o rdito e os custos associados ao mesmo devem ser reconhecidos com referncia fase de acabamento do contrato na data do balano (mtodo da percentagem de acabamento). Quando o desfecho do contrato no puder ser estimado com fiabilidade, o rdito somente deve ser reconhecido at ao ponto em que seja provvel que os custos do contrato incorridos sejam recuperveis e os custos so reconhecidos como um gasto no perodo em que forem incorridos. Quando for provvel que os custos totais do contrato vo exceder o correspondente rdito, a respectiva perda dever ser reconhecida de imediato. NCRF 20 . Rdito Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico dos rditos resultantes de determinados tipos de transaces e acontecimentos. O rdito deve ser mensurado pelo justo valor da retribuio recebida ou a receber. Quando o influxo de dinheiro ou equivalente for diferido, o justo valor da retribuio pode ser inferior quantia nominal de dinheiro recebido ou a receber. A diferena entre o justo valor e a quantia nominal da retribuio reconhecida como rdito de juros. O rdito s reconhecido quando for provvel que os benefcios econmicos associados transaco fluam para a entidade. Regras de reconhecimento: Venda de bens: quando os riscos e vantagens significativos resultantes da propriedade dos bens forem transferidos para o comprador; Prestao de servios: com referncia fase de acabamento da transaco; Juros, royalties e dividendos: quando for provvel que benefcios econmicos associados fluam para a entidade;
44

Resumo

No caso dos juros, o reconhecimento do rdito deve ser efectuado de acordo com o mtodo do juro efectivo referido na NCRF 27; No caso dos royalties, o reconhecimento do rdito deve ser efectuado de acordo com o princpio do acrscimo, atendendo substncia do acordo associado; No caso dos dividendos, o reconhecimento do rdito deve ser efectuado quando for estabelecido o direito a receber o pagamento. NCRF 21 . Provises, Passivos Contingentes e Activos Contingentes Objectivo Prescrever critrios de reconhecimento e bases de mensurao apropriados a provises, passivos contingentes e activos contingentes e que seja divulgada informao suficiente no anexo s demonstraes financeiras de modo a permitir aos utentes compreender a sua natureza, tempestividade e quantia. Uma proviso s deve ser reconhecida quando uma entidade tenha uma obrigao presente (legal ou construtiva) como resultado de um acontecimento passado, seja provvel um exfluxo de recursos e possa ser efectuada uma estimativa fivel da quantia da obrigao. A quantia reconhecida como proviso deve ser a melhor estimativa do dispndio exigido para liquidar a obrigao presente data de balano. As provises devem ser revistas data de balano e ajustadas para reflectir a melhor estimativa corrente. As provises devem ser usadas somente para as finalidades para as quais foram originalmente reconhecidas. Exemplos de provises podem incluir contratos onerosos, reestruturaes, garantias e desmantelamento de unidades fabris. As despesas futuras planeadas, ainda que aprovadas pelos rgos de gesto, no so objecto de reconhecimento, bem como incertezas gerais e outros eventos que ainda no ocorreram.

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 45

Um passivo contingente surge quando: Existe uma obrigao possvel que ser confirmada pela ocorrncia de acontecimentos futuros que se encontram fora do controlo da entidade; ou Uma obrigao presente possa originar, embora tal no seja provvel, um exfluxo de recursos; ou A quantia da obrigao presente no possa ser mensurada com suficiente fiabilidade (situao rara). Um passivo contingente no deve ser reconhecido, sendo divulgado. Um passivo contingente no deve ser reconhecido nem divulgado se for remota a possibilidade de um exfluxo de recursos associado. Um activo contingente surge quando provvel um influxo de benefcios econmicos, embora no virtualmente certo, e sua a ocorrncia depende de acontecimentos fora do controlo da entidade. Os activos contingentes apenas devem ser objecto de divulgao. Porm, quando a realizao de rendimentos esteja virtualmente certa, o activo relacionado no um activo contingente e o seu reconhecimento apropriado. NCRF 22 . Contabilizao dos Subsdios do Governo e Divulgao de Apoios do Governo Objectivo Prescrever os procedimentos que uma entidade deve aplicar na contabilizao e divulgao de subsdios e apoios do Governo. Um subsdio do Governo s deve ser reconhecido se existir segurana razovel de que a entidade cumprir as condies a ele associadas e que o subsdio ser recebido. Subsdios do Governo no monetrios so contabilizados ao justo valor, excepto quando este no possa ser determinado com fiabilidade, caso em que utilizada a sua quantia nominal. Os subsdios do Governo no reembolsveis relacionados com activos fixos tangveis e intangveis, incluindo os subsdios no monetrios, devem ser inicialmente reconhecidos no capital prprio, e:
46

Resumo

Imputados como rendimentos do exerccio numa base sistemtica e racional durante a vida til do activo, no caso de activos fixos tangveis depreciveis e intangveis com vida til definida; Mantidos no capital prprio, excepto se a respectiva quantia for necessria para compensar qualquer perda por imparidade, no caso de activos fixos tangveis no depreciveis e intangveis com vida til indefinida. Os subsdios do Governo reembolsveis so contabilizados como um passivo. Os subsdios relacionados com rendimentos so imputados como rendimento desse exerccio, sendo apresentados separadamente como tal na demonstrao dos resultados. Um subsdio do Governo que se torne reembolsvel deve ser contabilizado como uma reviso de uma estimativa contabilstica. O reembolso deve ser aplicado em primeiro lugar em contrapartida de qualquer crdito diferido no amortizado com respeito ao subsdio. Na medida em que o reembolso exceda tal crdito diferido, o reembolso deve ser reconhecido imediatamente como um gasto. NCRF 23 . Efeitos de Alteraes em Taxas de Cmbio Objectivo Prescrever como se devem incluir transaces em moeda estrangeira e unidades operacionais estrangeiras nas demonstraes financeiras de uma entidade e como se deve transpor demonstraes financeiras para uma moeda de apresentao. A entidade dever, em primeiro lugar, determinar a sua moeda funcional (a moeda do ambiente econmico principal no qual a entidade opera). Posteriormente, so transpostos todos os itens denominados em moeda estrangeira para a moeda funcional: Para efeitos de reconhecimento inicial, as transaces so registadas na data em que ocorram, sendo utilizada a taxa de cmbio nessa data; No final do perodo de relato financeiro:
O guia do SNC Getting on the right track 47

Resumo

Os itens no monetrios que sejam mensurados em termos de custo histrico devem continuar a ser transpostos taxa de cmbio da data da transaco; Os itens monetrios so actualizados utilizando a taxa de cmbio data do balano; Os itens no monetrios mensurados pelo justo valor so transpostos utilizando as taxas de cmbio na data em que o justo valor foi determinado. As diferenas de cmbio resultantes: Da liquidao de itens monetrios a taxas de cmbio diferentes das que foram inicialmente utilizadas; ou Da actualizao cambial na data do balano, devem ser reconhecidas nos resultados do perodo em que ocorram, com a excepo das diferenas de cmbio resultantes de itens monetrios que faam parte do investimento lquido numa unidade operacional estrangeira. As diferenas de cmbio resultantes de itens monetrios que faam parte do investimento lquido numa unidade operacional estrangeira devem ser reconhecidas inicialmente nas demonstraes financeiras consolidadas da entidade num componente separado do capital prprio, sendo apenas reconhecidas nos resultados no momento da alienao do investimento. Os resultados e posio financeira de uma entidade cuja moeda funcional no seja a moeda de uma economia hiperinflacionria devem ser transpostos para uma moeda de apresentao diferente usando os seguintes procedimentos: Os activos e passivos de cada balano apresentado (incluindo comparativos) devem ser transpostos taxa de fecho na data desse balano; Os rendimentos e gastos de cada demonstrao dos resultados (incluindo comparativos) devem ser transpostos s taxas de cmbio na data das transaces;
48

Todas as diferenas de cmbio resultantes devem ser reconhecidas como um componente separado do capital prprio. Existem regras especficas para a transposio para uma moeda de apresentao dos resultados e posio financeira de uma entidade cuja moeda funcional seja a de uma economia hiperinflacionria. NCRF 24 . Acontecimentos Aps a Data do Balano Objectivo Estabelecer quando uma entidade deve ajustar as suas demonstraes financeiras em resultado de acontecimentos aps a data do balano e quais as divulgaes que uma entidade deve fornecer quanto data em que as demonstraes financeiras foram autorizadas para emisso e quanto a acontecimentos aps a data do balano. Acontecimentos aps a data do balano so aqueles acontecimentos, favorveis e desfavorveis, que ocorram entre a data do balano e a data em que as demonstraes financeiras forem autorizadas para emisso. As demonstraes financeiras so ajustadas para reflectir os acontecimentos aps a data do balano que do lugar a ajustamentos, tais como a resoluo, aps a data do balano, de um caso judicial que confirma que a entidade tinha uma obrigao presente data do balano. As demonstraes financeiras no so ajustadas para reflectir os acontecimentos aps a data do balano que no do lugar a ajustamentos (tais como o declnio no valor de mercado de investimentos entre a data do balano e a data em que foi autorizada a emisso das demonstraes financeiras). A natureza e o impacto de tais acontecimentos deve, contudo, ser divulgada. Os dividendos propostos ou declarados aos detentores de investimentos de capital prprio aps a data do balano no devem ser reconhecidos como um passivo nessa data. Tais dividendos devem, contudo, ser divulgados.

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 49

As demonstraes financeiras no devem ser preparadas numa base de continuidade se o rgo de gesto determinar, aps a data do balano, que pretende liquidar a entidade ou cessar os negcios, ou que no tenha alternativa realista a no ser fazer isso. Uma entidade deve divulgar a data em que as demonstraes financeiras foram autorizadas para emisso e quem deu essa autorizao. NCRF 25 . Impostos sobre o Rendimento Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico dos impostos sobre o rendimento, nomeadamente no que respeita: recuperao futura (liquidao) da quantia escriturada de activos (passivos) que sejam reconhecidos no balano; A transaces e outros acontecimentos do perodo corrente que sejam reconhecidos nas demonstraes financeiras. Resumo Os passivos e activos por impostos correntes so mensurados e reconhecidos para os perodos correntes e anteriores usando as taxas fiscais aplicveis ao perodo. A diferena temporria a diferena entre a quantia escriturada de um activo ou de um passivo e a sua base de tributao. Os passivos por impostos diferidos so reconhecidos para todas as diferenas temporrias tributveis, com as seguintes trs excepes: Reconhecimento inicial do goodwill; Reconhecimento inicial de um activo ou passivo numa transaco que no seja uma concentrao de actividades empresariais e que no afecte, no momento da transaco, nem o lucro contabilstico nem o lucro tributvel (perda fiscal); Diferenas resultantes de investimentos em subsidirias, sucursais, associadas e empreendimentos conjuntos (ex: devido a lucros no
50

distribudos), onde a entidade capaz de controlar a tempestividade da reverso da diferena e provvel que a reverso no venha a ocorrer num futuro previsvel. Um activo por imposto diferido deve ser reconhecido para todas as diferenas temporrias dedutveis, perdas fiscais no usadas e crditos por impostos no usados, at ao ponto em que seja provvel que existam lucros tributveis futuros disponveis contra os quais as diferenas temporrias dedutveis possam ser usadas, com as seguintes excepes: Um activo por imposto diferido resultante do reconhecimento inicial de um activo ou passivo que no seja uma concentrao de actividades empresariais e que, no momento da transaco, no afecte nem o lucro contabilstico nem o lucro tributvel (perda fiscal); Activos por imposto diferido resultantes de diferenas temporrias dedutveis associadas a investimentos em subsidirias, sucursais, associadas e empreendimentos conjuntos, se no for provvel a reverso da diferena temporria no futuro previsvel ou que no existam lucros tributveis futuros disponveis relativamente aos quais a diferena possa ser usada. Os passivos e os activos por impostos diferidos devem ser mensurados com base nas taxas fiscais (e leis fiscais) que estejam aprovadas data do balano e que se espera que sejam de aplicar quando os passivos e os activos forem, respectivamente, liquidados ou realizados. Os activos e passivos por impostos diferidos no devem ser descontados. Os impostos correntes e diferidos devem ser reconhecidos como um rendimento ou como um gasto no resultado lquido do perodo, excepto at ao ponto em que o imposto provenha de: Uma transaco ou acontecimento que seja reconhecido, no mesmo ou num perodo diferente, directamente no capital prprio; Uma concentrao de actividades empresariais. Os activos e passivos por impostos diferidos so apresentados no balano, como activos e passivos no correntes.
O guia do SNC Getting on the right track 51

NCRF 26 . Matrias Ambientais Objectivo Prescrever os critrios para o reconhecimento, mensurao e divulgao relativos aos dispndios de carcter ambiental, aos passivos e riscos ambientais e aos activos com eles relacionados resultantes de transaces e acontecimentos que afectem, ou sejam susceptveis de afectar, a posio financeira e os resultados. Um passivo ambiental reconhecido quando for possvel efectuar uma estimativa fivel dos dispndios para liquidar a correspondente obrigao (de natureza legal ou construtiva). Os dispndios de carcter ambiental devem ser reconhecidos como gastos no perodo em que so incorridos. Os dispndios de carcter ambiental relacionados com danos que ocorreram num exerccio anterior no podem qualificarse como ajustamentos de exerccios anteriores, sendo registados como gastos no exerccio corrente. Os dispndios de carcter ambiental podem ser capitalizados, caso tenham sido incorridos para evitar ou reduzir danos futuros ou para preservar recursos, proporcionem benefcios econmicos no futuro e satisfaam as condies para reconhecimento como activo. Caso contrrio, devem ser reconhecidos como gastos do perodo em que forem incorridos. Os dispndios relacionados com o restauro de locais, remoo dos desperdcios acumulados, paragem ou remoo de activos que a entidade seja obrigada a incorrer, devero ser reconhecidos de acordo com os critrios estabelecidos nos pargrafos 12 a 16 da NCRF 26. Caso sejam satisfeitos esses critrios, a obrigao de incorrer em dispndios no futuro dever ser contabilizada como um passivo de carcter ambiental. Quando o efeito do valor temporal do dinheiro for material, os passivos ambientais que no sejam liquidados num futuro prximo so mensurados pelo seu valor presente. As matrias ambientais devem ser objecto de divulgao na medida em que sejam materialmente relevantes para avaliao do desempenho ou da posio financeira da entidade.
52

Resumo

Apndices

Direitos de emisso de gases com efeito de estufa Contabilizao das licenas de emisso.

NCRF 27 . Instrumentos Financeiros Objectivo Prescrever o tratamento contabilstico dos instrumentos financeiros e respectivos requisitos de apresentao e divulgao. Uma entidade pode no aplicar a NCRF 27 se optar por aplicar integralmente a IAS 32 Instrumentos Financeiros: Apresentao, a IAS39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao e a IFRS7 Instrumentos Financeiros: Divulgao de Informaes. Um instrumento financeiro um contrato que d origem a um activo financeiro numa entidade e a um passivo financeiro ou instrumento de capital prprio noutra entidade. Activo financeiro qualquer activo que seja: Dinheiro; Instrumento de capital prprio de outra entidade; Direito contratual de receber dinheiro ou outro activo financeiro ou de trocar um instrumento financeiro em condies favorveis para a entidade; ou Em determinadas circunstncias, um contrato que possa ser liquidado atravs de instrumentos de capital prprio da entidade. Passivo financeiro qualquer obrigao contratual de: Entregar dinheiro ou outro activo financeiro a outra entidade; Trocar instrumentos financeiros com uma outra entidade em condies que sejam potencialmente desfavorveis; ou

Resumo

O guia do SNC Getting on the right track 53

Em algumas situaes, entregar instrumentos de capital prprio da entidade. Instrumento de capital prprio qualquer contrato que evidencie um interesse residual nos activos de uma entidade aps a deduo de todos os seus passivos. Derivado um instrumento financeiro: Cujo valor se altera em resposta alterao de um indexante (taxa de juro, taxa de cmbio, preo de ttulo, preo de mercadoria ou varivel similar); Que no exige investimento lquido inicial ou tal investimento reduzido; Que seja liquidado numa data futura. Um activo financeiro, um passivo financeiro ou um instrumento de capital prprio s devem ser reconhecidos quando a entidade se torne uma parte das disposies contratuais do instrumento. No devem ser includos os custos de transaco na mensurao inicial do activo ou passivo financeiro que seja mensurado ao justo valor com as alteraes no mesmo registadas em resultados. Os instrumentos de capital prprio devem ser reconhecidos no capital prprio pelo dinheiro recebido ou pelo justo valor dos recursos recebidos. Se os instrumentos de capital prprio forem emitidos antes dos recursos terem sido proporcionados, a entidade deve apresentar a quantia a receber como uma deduo ao capital prprio. Todos os custos associados emisso de instrumentos de capital prprio devem ser deduzidos quantia inscrita no respectivo capital prprio. Os instrumentos de capital prprio readquiridos (ex: aces ou quotas prprias) devem ser reconhecidos como uma deduo ao capital prprio pelo justo valor da retribuio paga. No deve ser reconhecido qualquer ganho ou perda na demonstrao dos resultados decorrentes da

54

compra, venda, emisso ou cancelamento dos instrumentos de capital prprio readquiridos. No caso de a entidade ficar obrigada a entregar dinheiro ou qualquer outro activo por contrapartida de instrumentos de capital prprio por si emitidos, o valor presente da quantia a pagar dever ser inscrito no passivo por contrapartida do capital prprio. Instrumentos compostos so instrumentos que combinam instrumentos de capital prprio com passivos financeiros. No reconhecimento inicial de instrumentos compostos deve ser imputada a quantia recebida a ambas as componentes. Os instrumentos financeiros (activos ou passivos financeiros) so mensurados: Ao custo ou custo amortizado menos qualquer perda por imparidade, sendo aplicvel a: Instrumentos financeiros que, satisfazendo as condies para tal dispostas na NCRF 27, a entidade tenha designado, no momento do reconhecimento inicial, como mensurados ao custo amortizado menos perdas de imparidade; Contratos para conceder ou contrair emprstimos que no possam ser liquidados em base lquida e que a entidade tenha designado como sendo mensurados ao custo menos perdas de imparidade no momento do seu reconhecimento inicial; Instrumentos de capital prprio que no sejam negociados num mercado regulamentado ou derivados sobre os mesmos, cujo justo valor no possa ser obtido de forma fivel, devendo ser mensurados ao custo menos perdas de imparidade;

O guia do SNC Getting on the right track 55

Ao justo valor com as alteraes no mesmo registadas em resultados, sendo aplicvel a todos os instrumentos no includos na classe anterior. O custo amortizado de um activo financeiro ou de um passivo financeiro (a) a quantia pela qual o activo financeiro ou o passivo financeiro mensurado no reconhecimento inicial, menos (b) os reembolsos de capital, mais ou menos a (c) amortizao cumulativa, usando o mtodo do juro efectivo, de qualquer diferena entre essa quantia inicial e a quantia na maturidade e (d) menos qualquer reduo quanto a imparidade ou incobrabilidade. Uma entidade no deve alterar a sua poltica de mensurao subsequente de activos e passivos financeiros. Deve ser avaliada a imparidade de todos os activos financeiros, que no sejam mensurados ao justo valor atravs de resultados, data de cada perodo de relato financeiro. Se existir evidncia objectiva de imparidade, deve ser reconhecida uma perda por imparidade na demonstrao dos resultados, sendo a sua quantia determinada: Para os activos mensurados ao custo amortizado, pela diferena entre a quantia escriturada e o valor presente dos novos fluxos de caixa estimados descontados taxa de juro efectiva original; Para os activos mensurados ao custo, pela diferena entre a quantia escriturada e a melhor estimativa do seu justo valor. No permitida a reverso de perdas por imparidade registadas em instrumentos de capital prprio. permitida a reverso de perdas por imparidade anteriormente reconhecidas nos outros activos financeiros at ao limite da quantia escriturada do activo caso nenhuma perda por imparidade tivesse sido reconhecida. Um activo financeiro desreconhecido apenas quando:

56

Os direitos contratuais aos fluxos de caixa do activo expiram; ou So transferidos substancialmente todos os riscos significativos e benefcios associados ao activo; ou Sendo retidos riscos significativos e benefcios associados ao activo, o controlo do mesmo tenha sido transferido. Neste caso, deve haver lugar ao reconhecimento separado de qualquer direito e obrigao criado ou retido na transferncia. Um passivo financeiro desreconhecido apenas quando o mesmo se extingue. A NCRF 27 apenas permite a contabilizao de uma operao de cobertura se forem cumpridos os seguintes requisitos: A entidade designe e documente a relao de cobertura, identificando o risco coberto, o item de cobertura, o item coberto e demonstrando que o risco do item coberto o risco para o qual est a ser efectuada a cobertura com o instrumento de cobertura; O risco coberto seja um dos riscos indicados no seu pargrafo 36; No momento inicial seja expectvel que as alteraes no justo valor ou nos fluxos de caixa no item coberto, atribuveis ao risco a ser coberto, sejam praticamente compensadas pelas alteraes no justo valor ou nos fluxos de caixa do instrumento de cobertura. A NCRF 27 prev dois tipos de relao de cobertura: Cobertura de risco de taxa de juro fixa ou de risco de preos de mercadorias para mercadorias detidas, em que: O instrumento de cobertura dever ser reconhecido como um activo ou passivo na data de balano, sendo mensurado ao justo valor com as respectivas variaes registadas em resultados;

O guia do SNC Getting on the right track 57

A variao no justo valor do item coberto atribuvel ao risco coberto dever, igualmente, ser reconhecida em resultados, por contrapartida de um ajustamento da quantia escriturada do item. Cobertura do risco de variabilidade da taxa de juro, risco cambial, risco de preo de mercadorias no mbito de um compromisso ou de elevada probabilidade de transaco futura ou de investimento lquido numa operao estrangeira, em que: As alteraes no justo valor do item de cobertura devem ser reconhecidas no capital prprio; O ganho ou perda reconhecido em capital prprio deve ser reclassificado para resultados quando o item coberto for reconhecido em resultados. NCRF 28 . Benefcios dos Empregados Objectivo Prescrever a contabilizao e divulgao dos benefcios dos empregados, incluindo benefcios a curto prazo, a longo prazo e benefcios de cessao de emprego. Princpio subjacente: o custo inerente aos benefcios dos empregados deve ser reconhecido no perodo em que uma entidade aufere os servios dos empregados e no quando os benefcios so pagos ou se tornam pagveis. Os benefcios a curto prazo dos empregados (pagveis na totalidade dentro de doze meses) so reconhecidos como um gasto no perodo em que o empregado tenha prestado servio. A quantia do benefcio por pagar deve ser mensurada por um montante no descontado. A participao nos lucros e bnus apenas reconhecida quando a entidade tenha uma obrigao legal ou construtiva de fazer tal pagamento e os custos possam ser estimados com fiabilidade. Os benefcios ps emprego (tais como penses e cuidados de sade) so categorizados como planos de contribuio definida e planos de benefcios definidos.
58

Resumo

Nos planos de contribuio definida, os gastos so reconhecidos no perodo no qual a contribuio exigvel. As entidades que necessitem de efectuar a contabilizao de planos de benefcios definidos, devem seguir o previsto na IAS 19 Benefcios de Empregados, adoptada pelo texto original do Regulamento (CE) n1126/2008 da Comisso, de 3 de Novembro. Nos planos de benefcios definidos, a quantia reconhecida como um passivo de benefcios definidos deve ser o total lquido das seguintes quantias: O valor presente da obrigao de benefcios definidos data do balano ( o valor presente dos pagamentos futuros esperados necessrios para liquidar a obrigao resultante do servio dos empregados nos perodos corrente e anteriores); Ganhos e perdas actuariais no reconhecidos e custo dos servios passados no reconhecidos; O justo valor dos activos do plano (se existirem) data do balano. Os ganhos e perdas actuariais podem: Ser reconhecidos de imediato como rendimento ou gasto; ou Ser diferidos at determinado limite, de acordo com o mtodo do corridor; ou Ser reconhecidos de imediato no capital prprio fora da demonstrao dos resultados. Os activos do plano compreendem activos detidos por um fundo de benefcios a longo prazo de empregados e aplices de seguros elegveis. Os outros benefcios a longo prazo dos empregados so reconhecidos e mensurados de forma similar dos benefcios ps emprego que respeitem a um plano de benefcios definidos, excepto no que respeita

O guia do SNC Getting on the right track 59

aos ganhos e perdas actuariais e ao custo dos servios passados, os quais so reconhecidos de imediato como rendimento ou gasto. Os benefcios de cessao de emprego so reconhecidos quando, e somente quando, a entidade esteja comprometida de forma demonstrvel a cessar o emprego de um empregado ou grupo de empregados antes da data normal de reforma ou a proporcionar benefcios de cessao como resultado de uma oferta efectuada a fim de encorajar a sada voluntria. Norma Contabilstica e de Relato Financeiro para Pequenas Entidades (NCRF-PE) A NCRFPE estabelece os aspectos de reconhecimento, mensurao e divulgao extrados das NCRF considerados requisitos mnimos aplicveis s pequenas entidades. A integrao de lacunas consideradas relevantes existentes na NCRFPE efectuada atravs das seguintes fontes e pela ordem indicada: NCRF e NI; Normas internacionais de contabilidade (IFRS) adoptadas ao abrigo do Regulamento n 1606/2002, do Parlamento Europeu e do Conselho; AS e IFRS emitidas pelo IASB e respectivas interpretaes (SIC e IFRIC). Resumo Um conjunto completo de demonstraes financeiras abrange: Um balano; Uma demonstrao dos resultados por naturezas; Um anexo onde sejam divulgadas as bases de apresentao, as polticas contabilsticas e outras informaes. As alteraes decorrentes da adopo pela primeira vez da NCRF-PE so aplicadas prospectivamente.

60

No balano de abertura resultante da primeira aplicao da norma deve ser efectuado o seguinte: Manter o reconhecimento, pelas respectivas quantias escrituradas, dos activos e dos passivos cujo reconhecimento seja exigido pela NCRFPE; Reconhecer activos e passivos anteriormente no reconhecidos, cujo reconhecimento passe a ser exigido pela NCRFPE. Esse reconhecimento no poder ser efectuado ao justo valor na data da transio; Desreconhecer os activos e os passivos no permitidos pela NCRFPE; Efectuar as reclassificaes necessrias. As quantias resultantes de diferenas na transio so registadas no capital prprio. A NCRF-PE contm algumas simplificaes ao nvel das regras de mensurao, tais como: No permitir a adopo do modelo da revalorizao na mensurao subsequente de intangveis; Estabelecer a mensurao ao custo deduzido de perdas de imparidade de todos os instrumentos financeiros que no sejam negociados num mercado lquido e regulamentado (estes ltimos sero mensurados ao justo valor com as respectivas variaes reconhecidas em resultados). Os requisitos de divulgao ao abrigo da NCRF-PE so muito mais reduzidos.

O guia do SNC Getting on the right track 61

Resumo de Algumas Diferenas entre o SNC, o POC/DC e as IFRS(2)


SNC Um conjunto completo de demonstraes financeiras inclui: (a) Balano; (b) Demonstrao dos resultados por naturezas (possibilidade de, adicionalmente, incluir uma demonstrao dos resultados por funes); (c) Demonstrao de alteraes no capital prprio; (d) Demonstrao dos fluxos de caixa (obrigatoriamente de acordo com o mtodo directo); (e) Anexo. POC/DC Um conjunto completo de demonstraes financeiras inclui: (a) Balano; (b) Demonstraes dos resultados por naturezas e por funes; (c) Demonstrao dos fluxos de caixa (pelo mtodo directo ou pelo mtodo indirecto) e respectivo anexo; (d) Anexo. Possibilidade de determinadas entidades no apresentarem demonstraes dos resultados por funes e dos fluxos de caixa. IFRS Um conjunto completo de demonstraes financeiras inclui: (a) Demonstrao da posio financeira; (b) Rendimentos e gastos reconhecidos no perodo, podendo ser apresentados em duas modalidades: 1. Em uma nica Demonstrao do rendimento integral; 2. Em duas demonstraes: (i) Uma demonstrao dos resultados separada (por naturezas ou por funes) e; (ii) Uma segunda demonstrao que comea com os lucros ou prejuzos do perodo e evidencia os demais rendimentos e gastos no reconhecidos em resultados (Demonstrao do rendimento integral); (c) Demonstrao de alteraes no capital prprio; (d) Demonstrao dos fluxos de caixa (pelo mtodo directo ou pelo mtodo indirecto); (e) Anexo. Itens do Balano classificados na face do mesmo distinguindo entre correntes e no correntes. No existem itens extraordinrios na Demonstrao dos resultados.

Itens do Balano classificados na face do mesmo distinguindo entre correntes e no correntes. No existem itens extraordinrios na Demonstrao dos resultados.

Itens do Balano classificados na face do mesmo atendendo sua liquidez e sua exigibilidade. Possibilidade de existirem itens extraordinrios na Demonstrao dos resultados. Correco de erros fundamentais atravs da rubrica do capital prprio: Resultados transitados. permitida a capitalizao de dispndios internos com activos intangveis incorridos na fase de pesquisa, desde que sejam cumpridas as condies estabelecidas na DC 7.

Correco de erros materiais efectuada atravs da reexpresso da informao comparativa. Apenas podem ser capitalizados dispndios internos com activos intangveis em situaes especficas e se incorridos na fase de desenvolvimento.

Correco de erros materiais efectuada atravs da reexpresso da informao comparativa. Apenas podem ser capitalizados dispndios internos de activos intangveis em situaes especficas e se incorridos na fase de desenvolvimento.

(2) IAS/IFRS e respectivas interpretaes emitidas pelo IASB, em vigor em 31 de Maro de 2009. 62

SNC No permitida a capitalizao de custos de arranque. Est prevista, em determinadas circunstncias, a existncia de activos intangveis com vida til indefinida e com valor residual. No permitida a revalorizao de activos fixos tangveis com base em coeficientes de desvalorizao monetria. Introduz a categoria de activos no correntes detidos para venda e o conceito de grupos para alienao e estabelece regras de mensurao, apresentao e divulgao associadas. Define o conceito de perda de imparidade e define regras de mensurao e de registo de imparidades em activos.

POC/DC permitida a capitalizao de custos de arranque. No est prevista a existncia de activos intangveis com vida til indefinida e com valor residual.

IFRS No permitida a capitalizao de custos de arranque. Est prevista, em determinadas circunstncias, a existncia de activos intangveis com vida til indefinida e com valor residual. No permitida a revalorizao de activos fixos tangveis com base na variao do poder aquisitivo da moeda. Contempla a categoria de activos no correntes detidos para venda e o conceito de grupos para alienao, assim como regras de mensurao, apresentao e divulgao associadas. Define o conceito de perda de imparidade e define regras de mensurao e de registo de imparidades em activos.

permitida a revalorizao de activos fixos tangveis com base na variao do poder aquisitivo da moeda. No prev a categoria de activos no correntes detidos para venda e o conceito de grupos para alienao.

O conceito de perda de imparidade no se encontra definido e no esto previstas regras detalhadas de mensurao e registo de imparidades em activos. A classificao de uma locao como financeira imediata desde que se verifique, pelo menos, uma das condies estabelecidas na DC 25. No est prevista a separao das componentes de terreno e edifcio na classificao e registo de locaes de imveis. permitida a capitalizao de encargos financeiros como parte do custo de determinados activos fixos. No permitida a capitalizao em existncias.

A classificao de uma locao (financeira ou operacional) fica sempre sujeita anlise do respectivo contrato como um todo.

A classificao de uma locao (financeira ou operacional) fica sempre sujeita anlise do respectivo contrato como um todo.

exigida a separao das componentes de terreno e edifcio para efeitos de classificao e registo de locaes de imveis. permitido o tratamento alternativo de capitalizao de custos com emprstimos como parte do custo de determinados activos, incluindo existncias.

exigida a separao das componentes de terreno e edifcio para efeitos de classificao e registo de locaes de imveis. obrigatria a capitalizao de custos com emprstimos em activos que se qualificam, incluindo existncias, em determinadas circunstncias.

O guia do SNC Getting on the right track 63

SNC As propriedades de investimento so mensuradas: (a) Ao custo deduzido de amortizaes acumuladas, ou (b) Pelo seu justo valor (sem amortizaes), com as variaes no justo valor registadas em resultados. Quando as propriedades de investimento se encontram em construo so aplicadas as regras de mensurao dos activos fixos tangveis. O goodwill inicialmente determinado como o excesso do custo da concentrao de actividades empresariais relativamente ao interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis adquiridos.

POC/DC Os imveis de rendimento so mensurados ao custo (eventualmente revalorizado) deduzido de amortizaes acumuladas. O excedente de revalorizao, quando aplicvel, registado no capital prprio.

IFRS As propriedades de investimento so mensuradas: (a) Ao custo deduzido de amortizaes acumuladas, ou; (b) Pelo seu justo valor (sem amortizaes), com as variaes no justo valor registadas em resultados. Estas regras de mensurao so aplicadas s propriedades de investimento ainda que se encontrem em construo.

O goodwill inicialmente determinado como o excesso do custo da concentrao de actividades empresariais relativamente ao interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos e passivos identificveis adquiridos.

De acordo com a verso de 2008 da IFRS 3, o goodwill inicialmente determinado como o excesso do somatrio de: (a) Justo valor da retribuio paga ou a pagar; (b) Montante atribudo aos interesses minoritrios; (c) Justo valor, na data da concentrao, dos interesses anteriormente detidos na entidade adquirida relativamente ao justo valor, na data da concentrao, dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis adquiridos. A anterior verso da IFRS 3 (2004) estabelecia regras similares ao SNC.

O goodwill no amortizado, sendo obrigatoriamente sujeito a testes anuais de imparidade. O excesso do interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida (goodwill negativo) registado de imediato em resultados.

O goodwill amortizado durante um prazo de cinco anos (que pode ser alargado at um mximo de vinte anos). O goodwill negativo diferido durante um prazo semelhante, ou, alternativamente, imputado aos activos no correntes adquiridos na sequncia da concentrao.

O goodwill no amortizado, sendo obrigatoriamente sujeito a testes anuais de imparidade. O excesso do interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida (goodwill negativo) registado de imediato em resultados.

64

SNC Os interesses em entidades conjuntamente controladas so registados nas demonstraes financeiras consolidadas atravs da consolidao proporcional.

POC/DC Os interesses em entidades conjuntamente controladas so registados nas demonstraes financeiras consolidadas atravs da consolidao proporcional.

IFRS Os interesses em entidades conjuntamente controladas so registados nas demonstraes financeiras consolidadas, alternativamente, de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, ou atravs da consolidao proporcional (recomendado). Quando a entidade prepara demonstraes financeiras consolidadas, os interesses em entidades conjuntamente controladas e os investimentos em associadas e subsidirias so registados nas demonstraes financeiras separadas, alternativamente, ao custo ou de acordo com a IAS 39. Quando a entidade no prepara, nem deve preparar, demonstraes financeiras consolidadas: (a) Os interesses em entidades conjuntamente controladas so registados, alternativamente, de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, ou atravs da consolidao proporcional (recomendado); (b) Os investimentos em associadas so registados de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial.

Os interesses em entidades conjuntamente controladas e os investimentos em associadas e subsidirias so registados nas demonstraes financeiras individuais de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, salvo se existirem restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a entidade detentora do investimento, sendo, neste caso, usado o mtodo do custo. Quando a entidade no prepara, nem deve preparar, demonstraes financeiras consolidadas, os interesses em entidades conjuntamente controladas so registados, alternativamente, de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, ou atravs da consolidao proporcional (recomendado).

Os interesses em entidades conjuntamente controladas e os investimentos em associadas e subsidirias so registados nas demonstraes financeiras individuais, alternativamente, de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, ou pelo mtodo do custo.

Prev a dispensa de elaborao de demonstraes financeiras consolidadas com base na imaterialidade do conjunto das empresas a consolidar.

Prev a dispensa de elaborao de demonstraes financeiras consolidadas com base na imaterialidade do conjunto das empresas a consolidar.

No prev a dispensa de elaborao de demonstraes financeiras consolidadas com base na imaterialidade do conjunto das empresas a consolidar.

O guia do SNC Getting on the right track 65

SNC permitido excluir do permetro de consolidao (carcter facultativo) subsidirias nas seguintes situaes: (a) Subsidirias consideradas imateriais; (b) Subsidirias com restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a entidade detentora do investimento; (c) Participaes detidas exclusivamente para venda posterior. Utilizao obrigatria do mtodo da compra na contabilizao de concentraes de actividades empresariais que estejam no mbito de aplicao da NCRF 14.

POC/DC permitido excluir do permetro de consolidao (carcter facultativo) subsidirias nas seguintes situaes: (a) Subsidirias consideradas imateriais; (b) Subsidirias com restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a entidade detentora do investimento; (c) Participaes detidas exclusivamente para venda posterior. permitida, embora em circunstncias excepcionais, a utilizao do mtodo da comunho de interesses na contabilizao de concentraes de actividades empresariais. No prev o tratamento contabilstico dos custos relacionados com a concentrao de actividades empresariais.

IFRS No esto previstas excluses de subsidirias do permetro de consolidao.

Utilizao obrigatria do mtodo da compra na contabilizao de concentraes de actividades empresariais que estejam no mbito de aplicao da IFRS 3.

Os custos relacionados com a concentrao de actividades empresariais so includos no custo da concentrao.

De acordo com a verso de 2008 da IFRS 3, os custos relacionados com a concentrao de actividades empresariais so registados em resultados quando ocorrem. As concentraes de actividades empresariais sob controlo comum antes e aps a concentrao no se encontram reguladas.

As concentraes de actividades empresariais sob controlo comum antes e aps a concentrao no se encontram reguladas.

As concentraes de actividades empresariais que envolvem entidades sob controlo comum antes e depois da concentrao esto no mbito da DC 1. Os interesses minoritrios so inicialmente mensurados pela parte no capital prprio da entidade adquirida, imediatamente antes da concentrao, correspondente proporo dos interesses no adquiridos na concentrao de actividades empresariais.

Os interesses minoritrios so inicialmente mensurados pela parte no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da entidade adquirida correspondente proporo dos interesses no adquiridos na concentrao de actividades empresariais.

Os interesses minoritrios so inicialmente mensurados de acordo com um dos seguintes mtodos: (a) Ao justo valor; (b) Pela parte no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da entidade adquirida correspondente proporo dos interesses no adquiridos na concentrao de actividades empresariais.

66

SNC Os interesses minoritrios so parte integrante do capital prprio. definido o tratamento contabilstico para a explorao e avaliao de recursos minerais.

POC/DC Os interesses minoritrios no so parte integrante do capital prprio. No est previsto um tratamento contabilstico especfico para a explorao e avaliao de recursos minerais. No prev a categoria de activos biolgicos.

IFRS Os interesses minoritrios so parte integrante do capital prprio. definido o tratamento contabilstico para a explorao e avaliao de recursos minerais.

Introduz a categoria de activos biolgicos e estabelece regras de mensurao associadas aos mesmos. No permitida a utilizao do LIFO como frmula de custeio das existncias. No est previsto o mtodo da obra acabada na determinao do resultado de contratos de construo. Determina o reconhecimento inicial directamente em capital prprio dos subsdios no reembolsveis relacionados com activos fixos tangveis e intangveis. Os subsdios ao investimento so apresentados no capital prprio.

Contempla a categoria de activos biolgicos e estabelece regras de mensurao associadas aos mesmos. No permitida a utilizao do LIFO como frmula de custeio das existncias. No est previsto o mtodo da obra acabada na determinao do resultado de contratos de construo. No permite o reconhecimento inicial directamente em capital prprio de quaisquer subsdios.

permitida a utilizao do LIFO como frmula de custeio das existncias. O mtodo da obra acabada um dos mtodos previstos para a determinao do resultado de contratos de construo. Permite o reconhecimento directamente em capital prprio de subsdios que no esto relacionados com investimentos, nem com a explorao. Os subsdios ao investimento so apresentados separadamente no passivo.

Os subsdios ao investimento so apresentados, alternativamente, (a) A deduzir quantia escriturada do activo; (b) Separadamente no passivo.

No permitido o diferimento de diferenas de cmbio favorveis em nenhuma circunstncia.

permitido o diferimento de diferenas de cmbio favorveis resultantes de dvidas de mdio e longo prazo, caso existam expectativas razoveis de que o ganho reversvel.

No permitido o diferimento de diferenas de cmbio favorveis em nenhuma circunstncia.

O guia do SNC Getting on the right track 67

SNC permitido o reconhecimento de um activo por imposto diferido resultante de situaes em que, por via da aplicao de coeficientes de desvalorizao monetria, a base contabilstica de um activo imobilizado no amortizvel se torna inferior correspondente base fiscal, ainda que sujeito a aferio quanto sua realizao. Os custos com aumentos de capital so registados como uma deduo ao capital. Introduz o conceito de instrumento financeiro e identifica as classes de instrumentos financeiros que podero existir: (a) Instrumentos financeiros (activos ou passivos) ao custo ou ao custo amortizado; (b) Instrumentos financeiros (activos ou passivos) mensurados ao justo valor por resultados; (c) Instrumentos de capital prprio. Regra geral, no so permitidas reclassificaes entre classes de instrumentos financeiros. Define regras especficas de reconhecimento, mensurao e desreconhecimento dos mesmos.

POC/DC No permitido o reconhecimento de um activo por imposto diferido resultante de situaes em que, por via da aplicao de coeficientes de desvalorizao monetria, a base contabilstica de um activo imobilizado no amortizvel se torna inferior correspondente base fiscal.

IFRS permitido o reconhecimento de um activo por imposto diferido resultante de situaes em que, por via da aplicao de coeficientes de desvalorizao monetria, a base contabilstica de um activo imobilizado no amortizvel se torna inferior correspondente base fiscal, ainda que sujeito a aferio quanto sua realizao. Os custos com aumentos de capital so registados como uma deduo ao capital. Contempla o conceito de instrumento financeiro e identifica as classes de instrumentos financeiros que podero existir: (a) Activos financeiros mensurados ao justo valor por resultados; (b) Activos financeiros detidos at maturidade; (c) Emprstimos concedidos e contas a receber; (d) Activos financeiros disponveis para venda; (e) Passivos financeiros mensurados ao justo valor por resultados; (f) Outros passivos financeiros; (g) Instrumentos de capital prprio. Define regras para a reclassificao entre classes de instrumentos financeiros. Define regras especficas de reconhecimento, mensurao e desreconhecimento dos mesmos.

Os custos com aumentos de capital so registados como um activo intangvel. No define o conceito de instrumento financeiro.

68

SNC Os instrumentos derivados so sempre reconhecidos no Balano ao justo valor, excepto se o subjacente for um instrumento de capital prprio no admitido cotao e cujo justo valor no possa ser estimado com fiabilidade. As variaes no seu justo valor so registadas em resultados, salvo se o derivado for detido no mbito de uma operao de cobertura registada ao abrigo da contabilidade de cobertura (situao em que as variaes no justo valor podero ser registadas no capital prprio o conceito de ineficcia de cobertura no se encontra previsto). So definidos trs critrios de mensurao subsequente de instrumentos financeiros: (a) Custo; (b) Custo amortizado, essencialmente para instrumentos de dvida; (c) Justo valor por resultados.

POC/DC Apenas est previsto o tratamento contabilstico dos contratos de futuros, sendo os ajustamentos na respectiva conta margem resultantes dos ajustes dirios registados em resultados ou diferidos, no caso de se tratar, respectivamente, de contratos de futuros detidos para especulao ou de contratos de futuros detidos no mbito de uma operao de cobertura.

IFRS Os instrumentos derivados so sempre reconhecidos no Balano ao justo valor. As variaes no seu justo valor so registadas em resultados, salvo se o derivado for detido no mbito de uma operao de cobertura registada ao abrigo da contabilidade de cobertura (situao em que as variaes no justo valor podero ser total ou parcialmente registadas no capital prprio existe o conceito de ineficcia de cobertura).

Instrumentos financeiros mensurados ao custo (ou valor nominal), ou ao menor de entre o custo e o valor de mercado.

So definidos quatro critrios de mensurao subsequente de instrumentos financeiros: (a) Custo, para instrumentos financeiros cujo justo valor no pode ser mensurado com fiabilidade; (b) Custo amortizado, essencialmente para instrumentos de dvida; (c) Justo valor por resultados, para instrumentos detidos para negociao, instrumentos designados atravs da fair value option e derivados; (d) Justo valor por capital prprio, para os activos financeiros classificados como disponveis para venda.

O guia do SNC Getting on the right track 69

SNC Define um conjunto de regras de contabilizao e divulgao para: (a) Reconhecimento inicial de instrumentos financeiros; (b) Imparidade de instrumentos financeiros; (c) Desreconhecimento de instrumentos financeiros; (d) Instrumentos financeiros compostos; (e) Contabilidade de operaes de cobertura.

POC/DC No prev o tratamento contabilstico especfico associado a: (a) Reconhecimento inicial de instrumentos financeiros; (b) Imparidade de instrumentos financeiros; (c) Desreconhecimento de instrumentos financeiros; (d) Instrumentos financeiros compostos. A contabilidade de operaes de cobertura abordada apenas no mbito de contratos de futuros.

IFRS Define um conjunto de regras de contabilizao e divulgao para: (a) Reconhecimento inicial de instrumentos financeiros; (b) Imparidade de instrumentos financeiros; (c) Desreconhecimento de instrumentos financeiros; (d) Instrumentos financeiros compostos; (e) Contabilidade de operaes de cobertura; (f) Derivados embutidos; (g) Derivados sobre aces prprias; (h) Distino entre capital prprio e passivo. O custo dos servios passados associados a planos de benefcios aps emprego registado como uma deduo correspondente responsabilidade. O custo dos servios passados deve ser reconhecido em resultados numa base de linha recta, at que os benefcios se tornem adquiridos.

O custo dos servios passados associados a planos de benefcios aps emprego registado como uma deduo correspondente responsabilidade. O custo dos servios passados deve ser reconhecido em resultados numa base de linha recta, at que os benefcios se tornem adquiridos.

O custo dos servios passados associados a planos de benefcios aps emprego registado como um activo. O custo dos servios passados deve ser reconhecido em resultados numa base de linha recta num perodo que no exceda o nmero de anos remanescente esperado de trabalho dos empregados cobertos pelo plano. Os ganhos e perdas actuariais so integralmente registados em resultados quando ocorrem. Nvel moderado de exigncia e de detalhe das divulgaes.

permitido o diferimento de ganhos e perdas actuariais.

permitido o diferimento de ganhos e perdas actuariais.

Nvel elevado de exigncia e de detalhe das divulgaes.

Nvel muito elevado de exigncia e de detalhe das divulgaes.

70

Endereos Electrnicos
A nvel nacional e internacional existem diversas instituies que permitem a consulta de informao relacionada com a temtica objecto da presente publicao. Listamse abaixo algumas dessas instituies, as quais se destacam pela sua importncia, independncia e contribuio para a normalizao contabilstica nacional e internacional. Deloitte Touche Tohmatsu www.deloitte.com www.iasplus.com Deloitte em Portugal www.deloitte.pt IASB www.iasb.org International Federation of Accountants www.ifac.org International Auditing and Assurance Standards Board www.ifac.org/iaasb International Organization of Securities Commissions www.iosco.org Endereos Nacionais Comisso de Normalizao Contabilstica www.cnc.minfinancas.pt Ordem dos Revisores Oficiais de Contas www.oroc.pt Cmara dos Tcnicos Oficiais de Contas www.ctoc.pt Comisso do Mercado de Valores Mobilirios www.cmvm.pt

O guia do SNC Getting on the right track 71

Para mais informaes, contacte-nos:


Lisboa Ed. Atrium Saldanha Praa Duque de Saldanha, 1 6 1050-094 Lisboa Portugal Tel. + (351) 210 427 500 Fax. + (351) 210 427 950 www.deloitte.pt Porto Bom Sucesso Trade Center Praa do Bom Sucesso, 61 13 4150-146 Porto Portugal Tel. + (351) 225 439 200 Fax. + (351) 255 439 650 Luanda R. Eng Costa Serro, n 13 Luanda Repblica de Angola Tel. + (244) 222 391 808 Fax. + (244) 222 391 972

A expresso Deloitte referese Deloitte Touche Tohmatsu, uma Swiss Verein, ou a uma ou mais entidades da sua rede de firmas membro, sendo cada uma delas uma entidade legal separada e independente. Para aceder descrio detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e suas firmas membro consulte www.deloitte.com/about. A Deloitte presta servios de auditoria, consultoria fiscal, consultoria, corporate finance a clientes nos mais diversos sectores de actividade. Com uma rede, globalmente ligada, de firmas membro, em 140 pases, a Deloitte combina competncias de classe mundial com um conhecimento local profundo para ajudar os seus clientes a ter sucesso onde quer que operem. Os 165.000 profissionais da Deloitte empenhamse continuamente para serem o padro da excelncia. Os profissionais da Deloitte esto unidos por uma cultura de colaborao que promove a integridade, o compromisso com os outros, a excelncia no valor acrescentado ao cliente e a fora da diversidade cultural. Desfrutam de um ambiente de aprendizagem contnua, experincias desafiantes e oportunidades de carreira enriquecedoras. Os profissionais da Deloitte empenhamse para fortalecer a responsabilidade corporativa, para construir a confiana do pblico e para gerar um impacto positivo nas respectivas comunidades. Esta publicao contm apenas informao geral, pelo que nem a Deloitte Touche Tohmatsu, nem qualquer das suas firmas membro, respectivas subsidirias e participadas, esto atravs desta publicao, a prestar servios de auditoria, consultoria fiscal, consultoria ou corporate finance, aconselhamento legal, ou outros servios profissionais ou aconselhamento. Esta publicao no substitui tal aconselhamento ou a prestao daqueles servios profissionais, nem a mesma deve ser usada como base para actuar ou tomar decises que possam afectar o vosso patrimnio ou negcio. Antes de tomarem qualquer deciso ou aco que possa afectar o vosso patrimnio ou negcio, devem consultar um profissional qualificado. Em qualquer caso, nem a Deloitte Touche Tohmatsu, nem qualquer das suas firmas membro, respectivas subsidirias ou participadas sero responsveis por quaisquer danos ou perdas sofridos em resultado de aces ou tomadas de deciso somente com base nesta publicao. Member of Deloitte Touche Tohmatsu 2009 Deloitte & Associados, SROC, S.A.

72 72

You might also like