You are on page 1of 12

UFRGS 2006

12. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes que seguem, referentes ao sistema nervoso. ( ) O primeiro grupo de animais muiticelulares a apresentar um sistema nervoso foi o dos aneldeos. ( ) Em animais muiticelulares, as clulas nervosas, os neurnios, so especializadas para receber informao, codific-la e transmiti-la a outras clulas. ( ) Um sistema nervoso difuso caracterstico dos invertebrados com simetria bilateral primria. ( ) Nos vertebrados, o crebro e o cerebelo fazem parte do sistema nervoso central, enquanto o bulbo raquidiano, a ponte e a medula espinhal fazem parte do sistema nervoso perifrico. ( ) Nos vertebrados, o sistema nervoso encontra-se posicionado na regio dorsal. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V - F - V - F - V. (B) F - V - F - F - V. (C) V - V - F - V - F. (D) F - F - V - V - F. (E) V - V - F - V - V. 13. Assinale a alternativa que apresenta trs exemplos de hormnios produzidos pelas glndulas supra-renais. (A) prolactina - caldionina - aldosterona (B) insulina - melatonina - vasopressina (C) aldosterona - glicocorticide - adrenalina (D) glucagon - timosina - testosterona (E) somatotropina -oxitocina -tiroxina RESPOSTAS

UFRGS 2006

Questo 12. B. No reino animal, podemos encontrar um sistema nervoso pela primeira vez nos celenterados (ou cnidrios), seres de simetria radial, na forma de um sistema nervoso difuso (rede nervosa), com clulas nervosas sem diferenciaes ou especializaes. O Sistema Nervoso Central formado pelo encfalo que se aloja no interior do crnio e a medula espinal que a poro do sistema nervoso central que ocupa o canal raquidiano. O encfalo formado pelo crebro, cerebelo e bulbo raquidiano. O cerebelo responsvel pelo equilbrio e pela coordenao dos movimentos realizados pelos msculos. O bulbo raquidiano ajuda a controlar os batimentos do corao e os movimentos respiratrios. Fica entre a medula e o crebro. O Sistema Nervoso Perifrico constitudo pelos nervos e gnglios nervosos e sua funo conectar o sistema nervoso central s diversas partes do corpo. Questo 13. C. As Glndulas Adrenais ou Supra-renais, cada uma delas pesando cerca de 4 g, ficam nos plos superiores dos rins. Apresentam uma subdiviso estrutural tambm funcional. A medula adrenal, os 20% centrais da glndula, est funcionalmente relacionada com o sistema nervoso simptico; secreta os hormnios adrenalina e noradrenalina em resposta estimulao simptica. Assim, a adrenalina provoca vasoconstrico e taquicardia. Por sua vez, estes hormnios causam quase os mesmos efeitos que a estimulao direta dos nervos simpticos em todas as partes do corpo. A crtex adrenal secreta um grupo inteiramente diferente de hormnios, chamados de corticosterides. Estes hormnios so todos sintetizados a partir do esteride colesterol e tm frmulas qumicas semelhantes. So os mineralocorticides e os glicocorticides. Os glicocorticides regulam o metabolismo da glicose e atuam como antiinflamatrios; os mineralocorticides regulam a concentrao dos ons sdio e potssio no sangue.

UFRGS 2008 Questo 1 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, na ordem em que aparecem. Os organismos multicelulares mantm seu meio interno relativamente estvel atravs da realizao de constantes ajustes metablicos. Assim, o principal tema da evoluo da vida o crescente desenvolvimento de sistemas complexos para a manuteno da...... As atividades dos rgos devem ser controladas em resposta a alteraes tanto do meio interno como do externo, sendo os sistemas ..... e ...... os principais responsveis por esse controle. a) homeotermia, excretor, endcrino b) entropia, linftico, urinrio c) entropia, glandular, respiratrio d) homeostase, nervoso, endcrino e) homeotermia, excretor, reprodutor Questo 16 Numa mesma semana, Pedrinho e seu av foram diagnosticados como diabticos. Para Pedrinho foi indicado o uso de insulina; para o av no. Eles apresentam, ento, diferentes tipos de diabetes melito, principal distrbio envolvendo a insulina. Considere as caractersticas abaixo, que se referem a diferentes tipos de diabetes. 1-produo de insulina pelo pncreas 2-dependncia de insulina 3-ausncia de resposta os rgos-alvo insulina 4-obesidade e sedentarismo como fatores de risco 5-morte das clulas-beta das ilhotas do pncreas Dessas caractersticas, as trs que costumam estar associadas ao tipo de diabetes do av so: a) 1, 2 e 3 b) 1, 2 e 5 c) 1, 3 e 4 d) 2, 4 e 5 e) 3, 4 e 5 RESPOSTAS UFRGS 2008 1-D 16-C Leia as questes 17 e 19 dos exerccios de fisiologia geral a seguir: FISIOLOGIA ANIMAL 1. (Puccamp-SP) Considere a seguinte frase sobre respirao: O ar entra nos pulmes quando ocorre I do diafragma II dos msculos intercostais e conseqente III da presso IV. Para complet-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substitudos, respectivamente, por: a) contrao; contrao; aumento; interna. X b) contrao; contrao; diminuio; interna. c) contrao; relaxamento; aumento; externa. d) relaxamento; contrao; diminuio; externa. e) relaxamento; relaxamento; aumento; interna.

2. (PUC-SP) Considere as seguintes etapas do processo respiratrio no homem: I Produo de ATP nas mitocndrias. II Ocorrncia de hematose ao nvel dos alvolos. III Transporte de oxignio aos tecidos pelas hemcias. A ordem em que essas etapas se realizam, a partir do momento em que um indivduo inspira ar do ambiente, : a) I II III. b) II I III. X c) II III I. d) III I II. e) III II I. 3. (UFAL) Considere as seguintes afirmaes relativas as excretas nitrogenados: I A uria o mais txico das excretas nitrogenados. II O principal produto de excreo nitrogenada dos animais pode ser a amnia, a uria ou o cido rico. III S excretam amnia os animais que tm disponibilidade de gua suficiente para sua eliminao. IV A excreo do cido rico em forma pastosa ou seca representa uma economia de gua para alguns animais. So verdadeiras apenas: a) I e II. b) I e IV. c) III e IV. d) I, II e III. X e) II, III e IV. 4. (UEL-PR) uma pessoa, com deficincia na produo de cido clordrico pelas glndulas da parede do estomago, provavelmente tem dificuldade de digerir: X a) carne b) arroz c) po d) manteiga 5. (PUC-MG) No duodeno, o alimento que veio do estomago recebe secrees: a) das amgdalas e pncreas X b) da vescula biliar e pncreas c) do fgado e glndulas partidas d) do pncreas e glndulas salivares e) da vescula biliar e glndulas salivares 6. (MACK-SP) A celase uma doena caracterizada pela intolerncia ao glten presente em trigo, centeio e aveia. Nas pessoas que apresentam essa doena, o glten provoca a atrofia da mucosa que reveste internamente o intestino delgado, tornando-a lisa. Assinale a alternativa que descreve a(s) conseqncia (s) dessa leso. a) desnutrio por incapacidade de digesto de carboidratos e protena. b) diarria e desidratao por dificuldade de absoro de gua. X c) diarria e emagrecimento, pois a superfcie de absoro de nutrientes diminui. d) anemia devida hemorragia apresentada. e) diarria por incapacidade de emulsionar e digerir lipdios.

7. (Fuvest-SP) Ao comermos um sanduche de po, manteiga e bife, a digesto do: a) bife inicia-se na boca, a do po, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile que facilita a digesto das gorduras da manteiga. b) bife inicia-se na boca, a do po, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile, que contm enzimas que digerem gorduras da manteiga. X c) po inicia-se na boca, a do bife, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile que facilita a digesto das gorduras da manteiga. d) po inicia-se na boca, a do bife, no estmago, sendo papel do fgado produzir a bile, que contm enzimas que completam a digesto do po, do bife e das gorduras da manteiga. e) po e a do bife iniciam-se no estmago, sendo as gorduras da manteiga digeridas pela bile produzida no fgado. 8. (UFPI) Um grupo de 12 pessoas permaneceu em uma sala pequena, pouco ventilada, por cerca de 1 hora. Muitos perceberam que sua freqncia respiratria aumentou. Indique a alternativa que melhor explica a razo para isso. a) O ar na sala se tornou quente. b) A concentrao de nitrognio sangneo aumentou. c) A concentrao de oxignio no sangue aumentou. d) O volume sangneo aumentou. X e) A concentrao de dixido de carbono do sangue aumentou. 9. (UCDB-MT) Dadas as seguintes afirmaes: I. O sangue que circula no corao dos peixes arterial, rico em oxignio. II. No corao dos anfbios, o sangue arterial mistura-se ao sangue venoso. III. Em mamferos, os sangues arterial e venoso no se misturam no corao. correto dizer que: a) somente II verdadeira. b) apenas I e III so verdadeiras. c) todas so verdadeiras. X d) apenas II e III so verdadeiras. e) todas so falsas. 10. (UFPE) Nos mamferos, a circulao do sangue fechada, dupla e completa. Isto significa que: 1. o sangue sempre flui no interior dos vasos; 2. numa volta completa, o sangue passa duas vezes no corao; 3. em algum ponto do sistema circulatrio, h mistura de sangues arterial e venoso; 4. os sangues arterial e venoso no se misturam. Esto corretas apenas: a) 2 e 3. b) 1 e 3. X c) 1, 2 e 4. d) 1, 3 e 4. e) 3 e 4.

11. (UFPI) Qual a seqncia correta para a coagulao do sangue nos vertebrados? a) Plaquetas, fibrinognio, protrombina, fibrina, trombina. b) Trombina, plaquetas, fibrinognio, protrombina, fibrina. X c) Plaquetas, protrombina, trombina, fibrinognio, fibrina. d) Plaquetas, fibrina, fibrinognio, trombina, protrombina. e) Fibrinognio, plaquetas, protrombina, fibrina, trombina. 12. (UFES) So funes do sistema linftico: I drenagem de lquidos dos tecidos; II reteno de partculas estranhas e clulas mortas; III proteo do organismo contra agentes infecciosos. Est(o) correta(s): a) I e II. b) I e III. c) II e III. X d) I, II e III. e) apenas III. 13. (UFPR) Os anticorpos, componentes do nosso sistema de defesa, so protenas sintetizadas para combater agentes externos (bactrias e vrus, por exemplo) ou seus produtos, e permanecem na corrente sangnea prontos para nos proteger da ao de patgenos, muitas vezes por perodos bastante longos. Os anticorpos tambm so capazes de proteger o embrio humano, na vida intra-uterina. Em relao s caractersticas dos anticorpos, correto afirmar (mais de uma alternativa pode estar correta): X a) So capazes de neutralizar toxinas bacterianas. X b) So capazes de neutralizar os vrus. c) So produzidos somente pela vacinao. X d) Podem atravessar a barreira placentria. e) So dotados de memria imunolgica. 14. (FEI-SP) Quando um vrus invade nosso organismo, ocorre um aumento de: a) hemcias. b) plaquetas. X c) leuccitos. d) tromboplastina. e) fibrina. 15. (UFRN) Duas crianas foram levadas a um Posto de sade: uma delas, para se prevenir contra poliomielite; a outra, para atendimento, em virtude de uma picada de serpente peonhenta. Indique o que deve ser aplicado em cada criana, respectivamente. X a) Vacina (porque contm antgenos) e soro (porque contm anticorpos). b) Soro (porque contm antgenos) e vacina (porque contm anticorpos). c) Vacina (porque contm anticorpos) e soro (porque contm antgenos). d) Soro (porque contm anticorpos) e vacina (porque contm antgenos).

16. (UFSE) Na hemodilise, o sangue do doente filtrado para retirar as impurezas e substncias txicas nele acumuladas. Esse processo clnico substitui a funo do: a) corao. b) pulmo. c) fgado. X d) rim. e) bao. 17. (UFPI) Um tumor na cabea que causa distrbio no equilbrio postural de um indivduo, provavelmente, est localizado no: a) bulbo raquidiano. b) hipotlamo. X c) cerebelo. d) lobo olfativo. e) lobo ptico. 18. (UFCE) no homem, os canais semicirculares, rgos responsveis pela manuteno do equilbrio, esto localizados: X a) no ouvido interno b) no cerebelo c) na medula d) nas articulaes 19. (PUC-RS) Quando prendemos a respirao, chega um determinado momento em que no conseguimos mais sustentar a situao. Isso ocorre porque o aumento exagerado de gs carbnico no sangue determinar uma ao imediata do centro respiratrio, que fica localizado: a) no crebro. b) na ponte. X c) no bulbo. d) nos ventrculos. e) na medula. 20. (UFMS) Os animais vertebrados possuem um sofisticado sistema sensorial, capaz de perceber e distinguir variaes ambientais externas ou internas ao corpo. Com relao ao tema, correto afirmar que: X 01) o ouvido interno um complicado sistema de galerias e tubos intercomunicados denominado labirinto. X 02) as clulas especializadas na percepo dos estmulos luminosos, cones e bastonetes, localizam-se na retina. 04) no decorrer da evoluo, os primatas passaram a ter olhos frontais, possibilitando a percepo de um mesmo objeto com duas imagens iguais, pois o que um olho v exatamente o que o outro v. 08) o olfato um sentido captado pela glndula pituitria ou hipfise. X 16) as anormalidades de comprimento do eixo ntero-posterior do olho provocam o astigmatismo, e a curvatura defeituosa da crnea ocasiona a miopia e a hipermetropia. 32) as papilas tcteis so inervadas por filetes do glossofarngeo e apresentam os corpsculos do gosto de natureza neuroepitelial. D como resposta a soma dos nmeros associados s proposies corretas. 19

PARA QUEM QUISER, TEM MAIS QUESTES MAIS APROFUNDADAS DO SISTEMA ENDCRINO E NERVOSO! 1. So semelhanas entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, exceto: a. ambos so sistemas de sinalizao; b. quando exposta a um hormnio, a clula-alvo apresenta resposta tipo "tudo-ou-nada"; c. clulas endcrinas e neurnios geram potenciais eltricos e podem ser despolarizadas; d. ambos do respostas a estmulos internos ou externos; e. molculas consideradas como hormnios tambm podem agir como neurotransmissores. Resposta 1 B 1. Os seguintes hormnios so secretados pela adeno-hipfise, exceto: a. Adrenocorticotropina (ACTH); b. Tireotropina (TSH); c. Hormnio Luteinizante (LH); d. Hormnio Liberador do Hormnio do Crescimento (GHRH); e. Somatotropina (GH). 2. Um grupo de hormnios liberadores e inibidores so sintetizados no.... e so transportados at a hipfise .... e regulam a sntese e secreo dos hormnios trpicos. Completam os epaos nesta sentena: a. tlamo, posterior; b. hipotlamo, posterior; c. hipotlamo, anterior; d. Infundbulo, lateral; e. Infundbulo, anterior; 3. A secreo de ACTH responde, de maneira mais marcante, a: a. stress; b. privao de sono; c. relaxamento psquico; d. infuso venosa de aminocidos; e. todas esto erradas. 4. O ADH liberado em resposta a: a. reduo da osmolaridade sangnea; b. aumento da osmolaridade sangnea; c. hipoglicemia; d. suco do mamilo; e. "c" e "d" esto corretas. 5. A oxitocina: a. liberada pela neuro-hipfise; b. Produz a ejeo do leite; c. Provoca contrao uterina;

d. Pode reduzir o sangramento ps-parto; e. todas esto corretas. Respostas: 1.D; 2.C; 3.A; 4.B; 5.E 1. So atributos dos hormnios tireoidianos, exceto: a. Regulao do ritmo metablico global do organismo; b. Participar de forma crtica no crescimento e desenvolvimento normal; c. Iniciar a sua produo j no feto com 11 a 12 semanas de gestao; d. Passar da circulao materna para a fetal e assegurar o desenvolvimento de um feto sadio; e. ritmo de secreo estvel. 2. Sobre a tiroide, podemos afirmar: a. O mais importante regulador da sua funo o TSH; b. O mais importante regulador do seu crescimento o TSH; c. "a" e "b" esto corretas; d. cada molcula de TBG fixa duas molculas de T4; e. nenhuma das anteriores; 3. Os hormnios tireoidianos aumentam o consumo tecidual de O2; como compensao ocorrem os seguintes ajustes: a. reduo do hematcrito; b. reduo do dbito cardaco; c. aumento do dbito cardaco, aumento do hematcrito, aumento da freqncia respiratria; d. apenas aumento da freqncia respiratria; e. todas esto erradas. 4. A concentrao plasmtica do Ca++: a. aumentada pelo PTH; b. aumentada pela calcitonina; c. reduzida pela Vitamina D; d. varia normalmente de 5,8 a 8,8 MEq/L; e. "c" e "d" esto corretas. 5. A calcitonina: a. liberada pela neuro-hipfise; b. produzida pelas paratireides; c. produzida pelas clulas C da tireide; d. aumenta a concentrao plasmtica de Po4; e. todas esto corretas. Respostas: 1.D; 2.C; 3.C; 4.A; 5.C

2. Estimula(m) a secreo de insulina, exceto: a. excesso de glicose; b. arginina; c. lisina; d. somatostatina; e. excesso de substratos energticos. 3. O glucagon: a. tem sua secreo estimulada pela somatostatina; b. tem peso molecular de 9.000; c. produzido fora das ilhotas pancreticas; d. promove a mobilizao de substratos energticos; e. todas esto erradas. 4. O glucagon: a. regula a utilizao de glicose pelos tecidos perifricos; b. estimula a glicogenognese; c. estimula a gliconeognese; d. tem sua secreo inibida pela hipoglicemia; e. "c" e "d" esto corretas. 5. A somatostatina: a. tem ao desconhecida; b. produzida pelas clulas alfa das ilhotas pancreticas; c. estimula a secreo de insulina; d. inibe a secreo de glucagon; e. todas esto corretas. Respostas: 2.D; 3.D; 4.C; 5.D. 1. As zonas glomerulosa e fasciculada do crtex adrenal secretam, respectivamente: a. cortisol e aldosterona; b. aldosterona e testosterona; c. aldosterona e estrognio; d. estrognio e testosterona; e. aldosterona e cortisol. 2. Estimula(m) a secreo de cortisol, exceto: a. ACTH; b. perodo da madrugada, antes do despertar; c. stress; d. TSH; e. fatores que estimulam a produo do ACTH.

3. A adrenalectomia: a. sempre fatal, mesmo que unilateral; b. sempre leva morte, independentemente do tratamento; c. somente causa a morte se bilateral e na ausncia de reposio hormonal; d. produz apenas hipertenso arterial leve crnica; e. todas esto erradas. 4. A atividade da medula adrenal pode ser avaliada com: a. dosagem de epinefrina livre na urina; b. dosagem dos nveis plasmticos de epinefrina; c. dosagem de VMA na urina; d. dosagem de MOPG na urina; e. "a" e "b" esto corretas. 5. A secreo da medula adrenal: a. faz parte da reao de "fight-or-flight"; b. produzida por estimulao parassimptica; c. composta de acetilcolina e serotonina; d. ocorre com as mudanas da posio sentada para a ortosttica; e. "a" e "d" esto corretas. Respostas: 1.E; 2.D; 3.C; 4.E; 5.E. 1. Com relao s gnadas, podemos afirmar: a. no ovrio desenvolvido, predomina a medula; b. no testculo desenvolvido, predomina a medula; c. as clulas de Leydig so responsveis pela barreira hmato-testicular; d. as clulas de Sertoli produzem 90 e. nenhuma das anteriores. 2. Sobre a diferenciao sexual: a. a sndrome de Turner apresenta fentipo masculino; b. o sistema mlleriano desenvolve-se no homem e o wolffiano regride; c. o sistema mlleriano desenvolve-se na mulher e o wolffiano regride; d. indivduos XXY apresentam genitlia externa ambgua; e. nenhuma das anteriores. 3. Funciona como um depsito de armazenamento e maturao dos espermatozides: a. tbulo seminfero; b. rete testis; c. epiddimo; d. uretra proximal; e. todas esto erradas.

4. O que se entende por espermiognese? a. transformao dos espermatcitos primrios em secundrios; b. transformao de epermatognias tipo A em tipo B; c. sinnimo de capacitao do espermatozide; d. transformao de espermtides em espermatozides flagelados; e. todas esto erradas. 5. Os andrognios: a. estimulam a calvcie em indivduos susceptveis; b. aumentam os nveis plasmticos de HDL; c. tm ao vasodilatadora; d. causam reduo rpida da massa muscular quando administrados em altas doses; e. nenhuma das anteriores. Respostas: 1.B; 2.C; 3.C; 4.D; 5.A. 1. O folculo ovariano maduro: a. mantm o ocito e produz substncias de ao exclusivamente parcrina; b. mantm o ocito e produz hormnios; c. tem funes totalmente distintas daquelas da placenta; d. sofre modificaes somente aps a menopausa; e. nenhuma das anteriores. 2. Quanto aos ocitos primrios nos ovrios: a. o seu nmero aumenta continuamente do nascimento menarca; b. o seu nmero declina somente aps a menopausa; c. aps a menopausa, restam 30 por cento dos ocitos; d. o nmero de ocitos primrios decai continuamente; e. nenhuma das anteriores. 3. Os nveis sricos de progesterona, no ciclo menstrual: a. so mximos na fase folicular; b. atingem seu menor valor na fase ltea; c. atingem os maiores valores durante a ovulao; d. so constantes ao longo de todas as fases; e. todas esto erradas. 4. A passagem do tero para a fase secretora depende principalmente de: a. testosterona; b. progesterona; c. estradiol; d. prolactina; e. ocitocina.

5. A queda dos nveis de estrognios aps a menopausa pode causar: a. osteoporose; b. "fogachos"; c. aumento da incidncia de coronariopatias; d. reduo dos nveis sricos de HDL-colesterol; e. todas as anteriores. Respostas: 1.B; 2.C; 3.C; 4.D; 5.A. PRESERVE O AMBIENTE, EVITE O DESPERDCIO! S IMPRIMA SE NECESSRIO! APRENDA A LER DIRETAMENTE NO COMPUTADOR. BOM ESTUDO! MARIEL

You might also like