You are on page 1of 11

Maio | Junho - Ano 3 - N.

15
Publicao interna da Biolab

Nossos talentos Fernanda Rubino e Darci Paiva, os talentos da vez | pg. 11

De mos dadas Biolab e Pague Menos: parceria de sucesso! | pg. 15

Meio ambiente Saiba como a reciclagem pode ajudar a natureza | pg. 15

Bola Da vEz

Pesquisa refora conceito de excelncia da

Fora de Vendas da BiolaB


1 lugar
na opinio dos cardiologistas, em relao visitao mdica
Um dos itens mais preocupantes dentro do segmento farmacutico a imagem institucional de uma empresa. Entender como os mdicos nos veem e suas principais percepes em relao ao trabalho desenvolvido pela Fora de Vendas, bem como nos comparar com as demais empresas do setor, sempre foi um dos nossos objetivos. Em 2010, encomendamos empresa Resulta uma pesquisa prpria, com mdicos visitados do nosso painel. Entendamos que a anlise desejada seria mais objetiva e, diferentemente dos anos anteriores, o objetivo era, entre outros, ter bases comparativas para pesquisas futuras, alm de identificar novas oportunidades e melhorias, entre outras. No nosso Mapa Estratgico, temos o desafio de ser uma empresa admirada pela classe mdica. Pretendemos trabalhar fortemente para venc-lo. A pesquisa envolveu 440 mdicos de todo o Brasil, dentro das especialidades que visitamos: Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Clnica Geral, Pediatria, Ortopedia e Reumatologia sendo que comeamos a conhecer estas duas ltimas em 2010, com o lanamento de Xefo.

Para nossa alegria, a pesquisa revelou que a imagem extremamente positiva da BIOLAB se deve ao trabalho da Fora de Vendas na visitao mdica (21% das respostas), qualidade dos nossos produtos (26%) e aos investimentos em pesquisa (13%). Comeamos a divulgar fortemente nossos investimentos em pesquisa no ano passado, atravs dos nossos materiais institucionais, participaes nos grandes Congressos Mdicos e em nossos eventos exclusivos, etc. Uma das conquistas mais relevantes foi ser percebida como uma empresa 100% nacional que investe em Inovao. Isso extremamente importante, pois os mdicos passam a nos ver como uma empresa sria, que busca inovaes e aposta no capital humano, nos pesquisadores e nas Universidades com Centros de Pesquisa modernssimos e que podem contribuir para o futuro da sade humana. Na Cardiologia, ficamos em 1. lugar em relao presena nos consultrios, ao pronto atendimento s solicitaes dos mdicos e prestao de servios, frente de multinacionais, como Astrazeneca e Novartis, e de empresas de peso, como Ach e Eurofarma. Na Ginecologia e Dermatologia, alcanamos o 2. lugar no ranking geral entre as melhores em visitao mdica. H uma grande aceitao ao trabalho dos nossos profissionais de campo, destacando-se a simpatia e o nvel de treinamento observado pela classe mdica. Ou seja: o investimento dos ltimos anos em treinamento contnuo, as Convenes Anuais e os lanamentos de produtos bem sucedidos esto dando resultados. No podemos achar que j conquistamos tudo: temos muito trabalho e desafios pela frente. Ainda em 2011, lanaremos produtos inovadores que agregaro uma imagem institucional cada vez mais forte e o reconhecimento aos nossos esforos em busca da excelncia e resultados. Costumamos dizer que nada acontece por acaso. Vitrias surgem quando h pessoas comprometidas com todos os processos dentro do negcio. A comear pelas reas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao, Novos Negcios e Mdica, pelos profissionais e lderes incansveis das fbricas, pela criatividade dos colaboradores internos e pela confiana dos acionistas em continuar acreditando e investindo na Fora de Vendas. A comprovao de que estamos no caminho certo demonstrada por essa pesquisa e tambm pelos resultados da Revista Exame - As 1.000 Maiores e Melhores Empresas, onde obtivemos o 3. lugar no setor farmacutico, junto ao 1o lugar em Riqueza Gerada Por Empregado e Liquidez Corrente, 6. lugar em Crescimento e Rentabilidade e 10. lugar em Liderana de Mercado. Conquistas como essas, em apenas 14 anos, no so para qualquer empresa. Esse o DNA da BIOLAB, uma empresa com um passado vitorioso e um futuro brilhante!

EXPEDIENTE

Publicao interna para os funcionrios da Biolab Farmacutica Coordenao: Departamento de Comunicao e Eventos Institucionais; Redao: Renata Penna Franca Edio e Reviso: Texto Assessoria de Comunicaes; Jornalista Responsvel: Altair Albuquerque (MTb 17.291) Criao e diagramao: Artgraphic Publicidade Endereo para correspondncia: Rua Olimpadas, 242 - 3 andar - Vila Olmpia - CEP: 04551-000 - So Paulo - SP (aos cuidados do Depto. de Comunicao e Eventos Institucionais) - Envie seus comentrios para: novomundo@biolabfarma.com.br 2

S.C.CAPELLI Vice-Presidente Comercial

Raio x

iNovaNDo

Reestruturao na rea de inteligncia de Mercado resgata talentos internos e promove colaboradores


Com o novo modelo de negcios da Biolab, em que a estrutura foi dividida em Unidades de Negcios, alguns departamentos precisaram se adaptar ao novo organograma da empresa. Foi o caso da Inteligncia de Mercado, Administrao de Vendas e Licitaes, liderados por Reinaldo Lus de Moraes, Gerente Executivo do departamento. O que fizemos foi uma reorganizao para que as reas pudessem trabalhar mais focadas, com responsabilidades bem definidas e maior organizao. Olhamos para dentro da empresa a fim de encontrar talentos para fazer parte do nosso time e conseguimos promover trs colaboradores a cargos de liderana - Betnia Lima, Gisele Ortega e Patricia Facchini, comemora. Na rea de Administrao de Vendas, Gisele Ortega foi promovida a Coordenadora da rea, sendo responsvel pelo acompanhamento de todo o processo de faturamento da empresa e atendimento aos nossos clientes, alm de dar foco na rea de inteligncia comercial com objetivo de disponibilizar nossos produtos nos principais pontos de vendas do Pas. Patrcia Facchini tambm foi promovida a Coordenadora da rea de Licitaes, sendo responsvel pelo apoio nossa equipe hospitalar e acompanhamento dos processos de licitaes da empresa. O departamento de Inteligncia de Mercado atua com informaes de mercado (liderada por Marcel Colleto, a rea acompanha a posio da empresa no ranking farmacutico, crescimento, desempenho de produtos etc.) e Efetividade da Fora de Vendas, com acompanhamento de informaes relacionadas equipe de representantes. A Biolab compra as pesquisas, ns as tabulamos e transferimos para o conhecimento de todos, explica Reinaldo. A rea responde Vice-Presidncia Comercial e presta servios para vrios setores, como Marketing, Novos Negcios, Financeiro e Treinamento, entre outras. Com o objetivo de atender expectativa da empresa no objetivo estratgico Aumentar a Efetividade da Fora de Vendas, a rea de Efetividade do departamento est sendo reestruturada. Atualmente, atua em trs frentes: Betnia Lima, recm promovida a Coordenadora de Performance, Premiao e Incentivo, tem como objetivo gerir as campanhas de incentivos da Fora de Vendas. Atualmente so trs em andamento: BioStar, Arrancada Final e a Viagem a Orlando. Um dos desafios que surgiu com a reestruturao da rea acompanhar mais de perto o desempenho dos premiados e mensurar os benefcios que trouxeram empresa; Edimria da Silva responsvel pela manuteno do cadastro mdico. A Fora de Vendas visita em mdia 90 mil mdicos, que geram 250 mil contatos num ciclo de 20 dias. Ela responsvel pelo sistema desenvolvido pela Biolab que ajuda no planejamento do trabalho e nos relatrios de acompanhamento, informa Reinaldo; Marcelo Kozuka, que acompanha os resultados e o desempenho da Fora de Vendas, monitora os resultados dos Programas de Educao Mdica Continuados e Nosso Foco. Tem ainda como objetivo ampliar a viso da empresa em todos os investimentos efetuados pela equipe.

Novos contratos de exportao confirmam avano da Biolab no mercado mundial


As linhas de medicamentos e dermocosmticos da Biolab alaram voos e pousaram em novos mercados, abrindo novos caminhos a serem percorridos pela empresa. Em 2011, o Departamento de Exportao firmou novos contratos (o primeiro foi em 2008, para Moambique), e agora a vez de Chile, Dubai (nos Emirados rabes Unidos), Peru e Equador comercializarem nossos medicamentos. A representatividade das vendas nos novos mercados no faturamento da Biolab ainda modesta (menos de 1%), mas uma excelente oportunidade para apresentar a empresa a novos consumidores em potencial. Nosso distribuidor de medicamentos nos Emirados rabes Unidos est questionando a qualidade de produtos genricos indianos e asiticos, informa Laura Gomes, Gerente de Exportao. Podemos oferecer os produtos que o mercado precisa, substituindo os fornecedores atuais. Nosso trabalho apresentar produtos com inovao incremental e, ao mesmo tempo, combater os genricos indianos e asiticos com medicamentos de marca reconhecidos pela qualidade, explica. O novo contrato firmado com Dubai est em processo de anlise das Unidades Fabris. J est definido que, nesta primeira etapa, sero comercializados Aradois, Aradois-H, Vonau Flash e Press Plus. Na segunda etapa, Elamax e Triazol, e, por fim, Gestrelan e Tantin. Vale lembrar que, no processo de exportao, fechar um contrato de distribuio e estabelecer o fluxo no significa venda imediata. Primeiro, buscamos o distribuidor e definimos os produtos de interesse. Depois, assinamos o contato e comeamos a etapa de registro local. No caso de Dubai, nossas fbricas precisam ser certificadas pelas autoridades sanitrias daquele pas, e esse processo demora alguns meses, diz Laura. O tempo de negociao de um contrato varivel. Em se tratando de um produto inovador, o distribuidor fecha imediatamente, o que significa cerca de seis meses. Mas as negociaes podem demorar at dois anos em funo das questes jurdicas e das clusulas contratuais, que incluem a definio de preos, tipo de promoo, registro da marca e registro sanitrio. Para driblar tanta dificuldade e acelerar o processo, a sugesto adaptar os contratos. Alm dos contratos fechados, a Biolab negocia com Cabo Verde e Angola. Tambm podemos destacar negociaes com Catar e Emirados rabes Unidos (para Photoprot) e Arbia Saudita (para Photoprot e medicamentos).

Para o segundo semestre, a rea dever ser ampliada a rea para atender as expectativas de crescimento da Biolab e dar o suporte necessrio para o mesmo. A INTELIGNCIA DE MERCADO PARTICIPA DE DIVERSOS PROJETOS. VEJAM QUAIS: Programa de Acelerao de Portflio (PAP) Novos Negcios (Apoio aos Novos Negcios) Bio+ Comex (Comit Executivo) Nosso Foco (Programa de Target e Segmentao) E-Guru (Projeto de Desenvolvimento da Fora de Vendas) Business Intelligence (Automao e Padronizao dos Processos de Informaes) iPad (Visitao Mdica) Dra. Simone Sotto Mayor, diretora da Biolab Dermocosmticos, e Laura Gomes durante visita ao exterior

iNStituCioNal

Parceria FaPESP e Biolab


Terminou em junho a Chamada Pblica promovida pela Biolab e FAPESP (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo) para recebimento de projetos de pesquisa para novos medicamentos. O aporte financeiro previsto para a ao de R$ 5 milhes. Esta foi a primeira vez que a FAPESP lanou uma chamada pblica ao lado de uma empresa farmacutica. Os projetos agora sero avaliados e a repercusso foi a melhor possvel. Pesquisadores de grandes universidades, alm de hospitais de renome, participaram. Alm de incentivar o envio de bons projetos, a chamada busca fomentar a pesquisa cientfica brasileira, aumentando o conhecimento aplicvel na preveno e no tratamento de doenas crnicas ou degenerativas. O Acordo de Cooperao apoiar pesquisas em oncologia, doenas degenerativas imunomoduladas e do sistema nervoso central, disfunes hormonais, diabetes e doenas provocadas por fungos, bactrias, protozorios ou vrus. Tambm podem ser financiadas pesquisas sobre distrbios cardiovasculares, processos inflamatrios envolvidos em diferentes patologias, princpios ativos moduladores da pigmentao da pele e distrbios gastrointestinais.

novos projetos de pesquisa para desenvolver medicamentos


S em 2010, a Biolab investiu mais de R$ 43 milhes em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao, mantendo alto ndice de investimento nessa rea: 7% do faturamento total. A parceria com a FAPESP refora essa caracterstica da companhia e contribui para manter a tradio dos investimentos feitos com a finalidade de desenvolver a pesquisa brasileira. Como diz Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor cientfico da FAPESP, a Biolab sabe valorizar a excelncia em pesquisa existente nas instituies no Estado de So Paulo e a parceria comprova essa afirmao.

Da esquerda para a direita: Betnia Lima, Marcel Colleto, Gisele Ortega, Reinaldo Moraes, Patrcia Facchini, Marcelo Kozuka e Edimeria da Silva

Bio+

aCoNtECE NaS FBRiCaS

Segundo Ciclo de Palestras Bio+


To importante quanto fazer parte de um processo ter conscincia da nossa relevncia e singularidade dentro dele. A Biolab tem um grande desafio sua frente: atingir o faturamento de R$ 1 bilho at 2014. E est certa de que fundamental que seus departamentos e colaboradores estejam engajados, integrados e empenhados na busca desse objetivo. Pensando em envolver ainda mais as pessoas nesse processo de crescimento, nasceu o Projeto Bio+, que tambm sustenta um dos pilares da companhia: a transparncia. Uma das atividades do projeto o Ciclo de Palestras Bio+, que apresenta aos colaboradores os detalhes do projeto, o andamento das aes e os prximos passos. De forma didtica, as palestras abordam temas como viso, misso e valores da empresa, o Mapa Estratgico e, principalmente, o papel que todos ocupam na empresa. Na primeira fase, ocorrida em maro, as palestras apresentaram a mais de 300 colaboradores o histrico do projeto, a Viso de Futuro e o Mapa Estratgico. A segunda etapa aconteceu em maio e reuniu mais de 400 participantes. Na ocasio, os temas da primeira fase foram reforados, mas o grande diferencial foi o formato. Mais dinmico e interativo, o 2. Ciclo de Palestras Bio+ convidou os presentes a identificar no Mapa Estratgico onde eles estavam inseridos e a qual objetivo da companhia cada um estava atrelado. Para fechar esta etapa, o Bio+ foi apresentado Fora de Vendas durante as Reunies de Plano de Ao, realizadas em junho. Com a palavra, os responsveis pelas palestras do 2. Ciclo de Palestras Bio+. Veja como eles vivem e sentem o andamento do projeto:

mais informao e parceria em busca do futuro


Fernando Onuma | Analista de Custos Com estas aes, conseguimos atingir todos os nveis, desde o operacional at gerentes estratgicos. Esta comunicao fundamental para a Biolab envolver todos os colaboradores e, assim, conquistar os objetivos definidos para nossa estratgia de longo prazo. Atualmente, vivo um momento muito importante na empresa, pois fao parte de um time que tem a responsabilidade de facilitar a implantao de um grande projeto. Minha presena nesta equipe refora a relevncia do meu papel de multiplicador. Tive a sensao de que todos estavam interessados em descobrir onde poderiam contribuir com o projeto e, ao final, foi muito satisfatrio ver o quanto as pessoas se enxergavam no nosso mapa estratgico. William Lussier | Gerente de Planejamento Estratgico Esse ciclo fundamental para disseminar os conceitos do Projeto Bio+ para todos os nveis e reas. importante que cada colaborador entenda que tem uma contribuio importante na estratgia e nas metas da empresa. Alm disso, o projeto tambm promove integrao, fazendo com que diferentes reas e nveis dialoguem. No Bio+ Evoluindo com o Projeto, retomamos conceitos do projeto (o que , por que foi criado, como conduzido, quem responsvel pela implementao etc.) e depois apresentamos resultados, posicionamentos e prximos passos do projeto. Os participantes estavam bem interessados e ativos nas dinmicas.

Cientista Snior da Farmacopia americana ministra curso em taboo da Serra


A Faculdade de Farmcia e Bioqumica da Universidade de So Paulo (USP) foi apenas o incio da trajetria da brasileira Margareth R. C. Marques. Pela mesma instituio, conquistou seu Mestrado em Farmcia e, em seguida, concluiu seu Doutorado em Qumica na Universidade de Campinas (Unicamp/SP). Mestre e Doutora, Margareth atuou como gerente em empresas da indstria farmacutica nacional e se tornou Cientista Snior da Farmacopia Americana (US Pharmacopeia USP). Toda essa experincia pde ser conferida em 18 de maio, quando Margareth ministrou o curso Dissoluo Aspectos Avanados, promovido na Unidade Taboo da Serra. Direcionado aos Analistas de Controle de Qualidade e Analistas de Desenvolvimento das Unidades Fabris e do Centro de PD&I, o curso teve o objetivo de atualizar os colaboradores sobre os equipamentos e as tcnicas de dissoluo de frmacos. O teste de dissoluo um requerimento da indstria farmacutica para o desenvolvimento de produtos e o controle de qualidade de rotina. Kleber Monteiro de Oliveira, Gerente da Unidade Taboo da Serra, avaliou a importncia do curso: Foi uma oportunidade mpar de aprendizado sobre um tema de extrema importncia no dia-a-dia das indstrias farmacuticas, afnal o treinamento foi ministrado pela cientista que referncia mundial no assunto, disse. Kleber tambm destaca a importncia do curso para as equipes da Biolab. Para os Analistas do Controle de Qualidade, o teste de dissoluo uma ferramenta para deteco de desvios de qualidade, pois verifica a consistncia e a reprodutibilidade dos resultados dentro de um mesmo lote e tambm entre lotes. Para os Analistas do Desenvolvimento, o teste orienta o desenvolvimento de produtos e compara diferentes formulaes, alm de auxiliar na avaliao da estabilidade dos medicamentos e na aprovao de um novo produto pelas Autoridades Regulatrias, concluiu o gerente. Dra. Margareth durante o curso ministrado a colaboradores das Unidades Fabris

Photoprot chama a ateno dos visitantes na BeautyWorld Middle East, em Dubai


A inovao da Biolab foi destaque internacional agora, no principal evento de beleza do mercado rabe. De 24 a 26 de maio, a Dra. Simone Sotto Mayor, diretora da Biolab Dermocosmticos, e Laura Gomes, Gerente de Exportao, embarcaram pela terceira vez para a BeautyWorld Middle East, em Dubai, nos Emirados rabes Unidos. Apresentamos a Linha Dermocosmtica porque ela tem produtos premium que se diferenciam dos concorrentes, conta Laura. Ela explica que o mercado do Oriente Mdio interessante para o fotoprotetor Photoprot FPS 100. Tratase de uma regio com incidncia de radiao solar muito forte. Por isso, o FPS elevado e a nanotecnologia do nosso produto chamam a ateno, complementa a Dra. Simone. Nas edies anteriores da feira, Laura notou dificuldade em encontrar o distribuidor ideal para os produtos, mas dessa vez foi diferente. Fizemos uma ao local antecipada com o envio de amostras e divulgao no catlogo e os interessados estavam com propostas detalhadas e avanadas, avaliou. A impresso da Dra. Simone foi a mesma. Senti ter lidado com pessoas mais especializadas e que fazem um trabalho semelhante ao nosso, concordou.

aS ltiMaS Do MaRkEtiNg

NoSSo PoRtiFlio

Relacionamento, cultura e inovao no principal evento da Cardiologia no Brasil


Principal evento do setor no Brasil, o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de So Paulo (SOCESP), realizado de 23 a 25 de junho, reuniu centenas de profissionais interessados em se atualizar nas novas tecnologias, observar equipamentos de ltima gerao em funcionamento, participar de palestras e conhecer novos medicamentos. Um dos destaques do evento foi a presena do cardiologista espanhol Valentin Fuster, que deu uma palestra sobre a Transio da Doena Cardiovascular para a Sade: o desafio de identificar a doena subclnica. Como j tradio, a Biolab se destacou. Durante os trs dias de SOCESP, nossos dois stands - com rea total de 180m2 - atraram a ateno dos mdicos e no ficaram vazios em nenhum momento. Dois painis luminosos exibiam nossas principais marcas e davam destaque perante os concorrentes. Dentro dos stands, os mdicos eram recepcionados por nossa equipe e convidados a aproveitar os servios de buffet, se divertir com jogos e fotografias e conhecer o exclusivo Espao Gourmet Diet, patrocinado por Prevelip, o novo produto da Linha Cardiovascular que j se destaca em receiturio e vendas. O grande diferencial de nossa participao na SOCESP foi a integrao entre as equipes de Vendas, Marketing e Relaes Mdicas, que estreitaram o relacionamento caracterstico que temos com a classe mdica. Outro ponto positivo foi o Espao Gourmet Diet dentro do stand, que oferecia sucos, frutas e alimentao saudvel, explica Luiz Carlos Rodrigues, Gerente de Grupo de Produtos da Unidade Cardiovascular. Tambm marcamos presena em uma mesa redonda promovida pela SOCESP e a Sociedade Brasileira de Cardiologia que contou com a participao da Dra. Egle Oppi, Gerente Mdica. Entre os assuntos debatidos estavam o combate hipertenso e a dislipidemia, alm de fatores de risco que desencadeiam o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocrdio. Na noite do dia 22, prvia abertura da SOCESP, promovemos um evento cultural para recepcionar 700 mdicos, no Teatro das Artes, em So Paulo. Eles tiveram a oportunidade de assistir pea Ligaes Perigosas, patrocinada pela Biolab e estrelada pela atriz Maria Fernanda Cndido, em seo exclusiva. Foi fantstico, disse o Dr. Amer Jokh, de Sorocaba (SP). O incentivo cultural mostra que a empresa no se baseia apenas em ganhos e esse posicionamento melhora sua imagem perante a sociedade, completou. L.G. Tubaldini Jr., produtor da pea, destacou o diferencial da Biolab ao apoiar a pea. A indstria farmacutica tem atuao tmida no apoio cultura brasileira, por isso a iniciativa da Biolab nobre.

Reaox | a inovao da Biolab para prevenir o


envelhecimento da pele
Reaox, lanamento da Linha Dermatolgica, um suplemento oral de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo e com eficcia comprovada na diminuio de rugas finas e linhas de expresso. Disponvel em embalagens com 30 cpsulas gelatinosas, um dos principais diferenciais de Reaox a lutena purificada, potente agente antioxidante extrado da flor da calndula (Tagetes Erecta), que aumenta significativamente a hidratao e a elasticidade da pele. Estudos demonstraram taxas de hidratao 60% maiores em pacientes que fizeram uso da lutena na forma oral por 12 semanas. Complementam a frmula de Reaox: vitamina A (melhora significativamente a hidratao e a maciez da pele), vitaminas C e E (auxiliam na mudana do processo de fotoenvelhecimento), alm dos minerais selnio e zinco (que ajudam a prevenir a formao de radicais livres). Apresentados na inovadora forma de minerais quelatos, proporcionam maior biodisponibilidade e absoro dos minerais, garantindo maior proteo antioxidante s clulas. Reaox foi lanado no XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatolgica, em abril, em Curitiba (PR) que reuniu mais de 2 mil visitantes. Antenados nos lanamentos para o mercado, os mdicos dermatologistas se surpreenderam com o formato de cpsula gelatinosa. Quem passou pelo estande da Biolab levou amostras do produto, ncessaire, caneta e uma foto que era tirada na hora com adereos divertidos para descontrair. O produto j est em farmcias do Brasil e as visitas dos representantes j comearam. E com outra novidade: para maior interatividade, os 109 representantes tero um iPad como material de apoio.

Equipe Biolab no XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatolgica

Campanha do agasalho 2011 com sangue novo


Depoimentos
Dr. Leandro Fernandes | Teresina (PI) A presena de cardiologistas de todo o Brasil mostra o prestgio da Biolab. Nada melhor do que um laboratrio com credibilidade para associar a atualizao cientfica com eventos culturais. A Biolab est entre as trs empresas que mais prescrevo porque, alm da qualidade, ela se preocupa com os anseios do mdico. Dra. Rachel Capuano | So Paulo (SP) Nunca vi laboratrios promoverem encontros em teatros. Esse diferencial destaca a Biolab dos concorrentes. A iniciativa me agradou por ser original e porque eu adoro assistir a peas. Dr. Paulo Morgado | Incor (SP) A ideia de reunir os mdicos antes do Congresso foi tima, ainda mais sendo um evento cultural. Este marketing associado interessante e gostei da iniciativa da Biolab, uma empresa brasileira que incentiva a cultura do pas. Dr. Eder Cavalheiro | Santa Maria (RS) Achei muito gentil o convite da Biolab e muito agradvel vir para a pea. Foi uma feliz ideia e no deixa de tambm ser uma inovao. O mdico est sempre envolvido em eventos cientficos, e desta vez foi a oportunidade de desfrutar da cultura brasileira. De 25 de abril a 13 de maio, promovemos a Campanha do Agasalho 2011. Realizada pelo DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional), a arrecadao foi feita nas Unidades fabris, no Centro de PD&I e no Centro Administrativo. A participao foi voluntria e, por isso, deu para notar que o corao de nossos colaboradores e prestadores de servios foi aquecido: arrecadamos 250 peas de roupas, incluindo agasalhos, cachecis, sapatos e cobertores. O objetivo da campanha contribuir com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de So Paulo, entidade assistencial que redistribui recursos a outras entidades cadastradas e a pessoas socialmente vulnerveis, explica a analista Brbara Gomes, que fez parte da equipe organizadora. Ao lado dela, a menor aprendiz Yasmine Tominaga foi o sangue novo da ao. Com apenas 16 anos, a jovem conta que a experincia foi especial. Essa campanha foi diferente e bem mais desafiadora. O trabalho contou com a ajuda do pessoal de Logstica, Resduos Industriais e Servios Gerais do Centro Administrativo, lembra. Segundo Yasmine, a organizao da campanha, desde a elaborao do projeto at a avaliao dos resultados, foi um sucesso graas ao trabalho de todos.

gESto Do CoNhECiMENto

valoRizaNDo NoSSoS talENtoS


A paulistana Fernanda V. Rubino de Oliveira no hesita ao dizer com fora e um grande sorriso no rosto: Tenho muito orgulho de ser Biolab!. Aos 35 anos, ela entrou para a empresa no incio, em 1997, sem experincia alguma na indstria farmacutica. A Biolab minha escola e eu sou sua cria, diz, orgulhosa. A rea de Vendas foi o primeiro degrau do que seria uma carreira brilhante. Aps o Departamento de Cotao de Preos, a jovem solicitou uma vaga de propagandista, que surgiu em 1999. E realizou seu sonho. Hoje ela atua no setor dos bairros paulistanos do Tatuap e Mooca, mas j atendeu Lapa, Hospital das Clnicas e Incor, tendo trabalhado com todas as linhas de produtos. Fernanda tambm participou do Projeto Piloto iPad, muito bem recebido pela classe mdica e, em 2011, foi surpreendida com dois grandes prmios: ganhou R$ 15 mil no Biostar e foi para a Disney com o grupo que apresentou melhor desempenho no ano anterior. Amo minha profisso e acredito que este prazer resulta nessas conquistas, diz. Para Fernanda, a Biolab oferece energia contagiante, estabilidade de emprego, reconhecimento profissional e benefcios.

Contando a histria para ser parte da evoluo da empresa


Vivemos numa era em que o maior capital de uma empresa o conhecimento e ter mais vantagens competitivas quem estiver melhor informado. A informao chega at ns de diversas maneiras e uma delas o chamado storytelling (traduo para o ato de contar histrias). medida que evoluem, as organizaes acumulam aprendizados associados experincia adquirida pelos colaboradores e suas equipes. As dificuldades tcnicas e de gesto, seus xitos e fracassos encontrados no dia a dia, de uma maneira geral no so registradas e se perdem, no servindo como uma importante fonte de recuperao de conhecimento e informao tanto para os colaboradores como para a prpria empresa. Histrias so ricas em todos esses elementos e, por isso, esto cada vez mais presentes no cotidiano das empresas. Toda companhia tem suas histrias construdas a partir de pequenos causos transmitidos diariamente. Mais do que transferir conhecimentos especficos, o ato de contar histrias um canal para transferir valores e atitudes que ajudam na construo de compromissos com o futuro. Storytelling significa o ato de contar histrias e isso pode ser feito em qualquer nvel nas empresas. O objetivo dessa ferramenta transformar a informao em algo palatvel, gerar estratgias e devolv-las na forma de recursos para melhorias nos processos. O storytelling permite que o conhecimento tcito, ou seja, aquele que apenas ns sabemos por ser formado por nossas experincias e opinies, seja transformado em conhecimento explcito, ou seja, aquele que qualquer pessoa pode ter acesso. A partir de uma determinada histria, parte-se para uma narrativa estruturada que chegue ao final do acontecimento. Este mtodo de troca e de transmisso de conhecimentos j melhora os processos de empresas multinacionais, como NASA, Boeing, Johnson & Johnson e Banco Mundial. Elas implantaram o storytelling por acreditar que essa tcnica agrega valor e mais intimidade entre os participantes, alm de possibilitar o registro dos processos e suas melhorias.

Tenho muito orgulho em ser Biolab!

Na iMPRENSa

grande Mdia valoriza deciso estratgica da Biolab


Uma bela fotografia do Dr. Dante Alario Jr. estampou uma reportagem de pgina dupla na edio do jornal Brasil Econmico, publicada no dia 18 de abril de 2011. Quem veio depois vai partir do zero, dizia uma das manchetes da matria, reproduzindo trecho da entrevista concedida jornalista Martha San Juan Frana. A constatao de Dr. Dante foi aproveitada na chamada da segunda parte da matria para enfatizar nossa liderana em pesquisa na indstria farmacutica nacional, em virtude do incio precoce da empresa na busca por medicamentos inovadores. Os R$ 50 milhes investidos no novo centro de pesquisa, as parcerias consolidadas e os R$ 47 milhes destinados ao desenvolvimento de novos produtos em 2010, e previso de mais 12 lanamentos para 2011, foram destaque da matria. Em entrevista, Dr. Dante falou sobre o posicionamento lder da companhia quando o assunto inovao, a deciso estratgica da Biolab de ir na contramo dos laboratrios farmacuticos e explicou por que a empresa est 15 anos frente dos concorrentes.

E l se vo 17 anos desde que Darci Paiva Carneiro cumpriu seu primeiro dia de expediente na Biolab. Aos 41 anos, ele um exemplo de determinao para a filha Gabriella, de 8 anos. Sete anos aps se formar Tcnico em Eletrotcnica, na cidade mineira de Passa Quatro, Darci se dedicou faculdade de Engenharia Eltrica com nfase em Eletrnica. Nesse meio tempo, o pontap inicial na sua longa carreira na Biolab foi dado ao se tornar Eletricista no Departamento de Manuteno, onde ficou por 12 anos (19942006). Em 2006, fui para a Garantia da Qualidade como Tcnico Eletrnico de Instrumentao e, em 2011, fui promovido a Engenheiro de Projetos & Manuteno, comemora, orgulhoso. Nos 12 anos em que permaneceu no Departamento de Manuteno, Darci adquiriu conhecimentos em equipamentos da rea farmacutica, que desconhecia, e, por isso, se deparou com muitas dificuldades. Porm, com esforo e dedicao, superou os obstculos e descobriu o gosto pela rea de injetveis. Eu me identifiquei com essa rea por ser onde o controle de qualidade e segurana so fundamentais. Assim, pude mudar alguns hbitos na minha vida, explica. Segundo ele, o maior aprendizado foi o aumento da responsabilidade e, na Garantia de Qualidade, aprendeu a rotina de cobranas pela qualidade dos processos. Gostei muito dessa passagem, pois entendi melhor a burocracia das documentaes e as exigncias que recebemos dos rgos pblicos, avalia. Sobre tantos anos vestindo a camisa, ele afirma que os investimentos e as condies que a Biolab proporciona permitem que a gente cresa.

Em quase 20 anos de Biolab, meu maior aprendizado foi a responsabilidade adquirida nas funes que desempenhei.

10

11

DEPoiS DaS 6

ESPao aBERto

livre da dependncia qumica com ajuda de voluntrios

Biolabprev | que tal pensar no seu futuro?


Planos de previdncia? Fundos de investimento? INSS? Para planejar nossa sade financeira e da famlia, preciso conhecer bem o que esses servios oferecem. Desde 2008, a Biolab ofe rece ao colaborador um Plano de Previdncia Complementar que ajuda a planejar um futuro confortvel. O BIOLABPREV, parceria da Biolab com a BRASILPREV, existe para dar uma forcinha aos co laboradores na realizao de seus projetos de vida. Altamente flexvel, a Previdncia Complementar permite que voc escolha quanto vai investir, periodicidade e tipo de fundo mais adequado ao seu perfil. O BIOLABPREV oferece diversas vantagens para quem optar por investir hoje em um futuro que pode no estar to distante assim. Confira algumas delas: Investimento no seu futuro, poupando apenas parte do seu salrio. Contribuies mensais feitas pela Biolab, caso voc faa sua adeso ao plano. Pagamento de taxas diferenciadas, mesmo com baixos valores de aplicao. Opo de escolha do fundo de investimento (total de 7) e com quanto deseja se aposentar. Vantagens fiscais no PGBL (Plano Gerador de Benefcio Livre) e deduo, mensalmente, do Imposto de Renda descontado do seu salrio. Benefcios de Risco: Peclio por Morte e Invalidez 100% custeados pela Biolab. Planejamento Sucessrio: a reserva acumulada disponi bilizada aos beneficirios, no compondo o patrimnio a ser inventariado. BIOLABPREV, incluindo palestras nas unidades para apresen tao do plano aos novos colaboradores e plantes de dvi das. A Previdncia Privada importante para complementar a renda na poca da aposentadoria, alm do benefcio em caso de morte e invalidez, o que traz segurana. Os fundos de inves timentos nos permitem aplicar de acordo com o nosso perfil, seja ele mais conservador ou agressivo. De um modo geral, uma forma mais rentvel e segura de poupar, garantindo mais tranquilidade no futuro, explica Rosngela Dur, gerente da rea. Para a consultora da Brasilprev, Michele Scarpati, o sucesso do BIOLABPREV devese ao empenho da Biolab em investir em seu maior patrimnio: o quadro de colaboradores. Alm disso, ela acredita que manter esta constante parceria, desde a implan tao at as manutenes realizadas mensalmente no plano, o grande diferencial.

Unidade feminina do projeto Antonio Carmo Evangelista (de camisa azul) com os fundadores do Projeto Fnix
Da mitologia grega, conhecemos a histria de um pssaro que, passado um tempo aps sua morte, ressurgia das prprias cinzas. A fnix, tambm conhecida por sua fora, serve de inspirao para muitas pessoas e empresas. E no foi diferente na concepo de um projeto na cidade paulista de So Joo da Boa vista. O Projeto Fnix foi criado em 1997 por iniciativa da Maonaria local. Seus objetivos so abrigar, apoiar e recuperar jovens e adultos dependentes qumicos. Hoje, so quase 60 homens e mulheres atendidos em trs unidades por uma equipe que inclui o propagandista Antonio Carmo Evangelista, da Filial SPI/CO. Este trabalho voluntrio faz com que eu me sinta til e, especialmente, capaz de fazer a diferena, mesmo que com pequenas coisas, diz. A humildade de Carmo esconde a grandiosidade das aes que j fez pelo projeto. Uma fazenda abandonada foi doada para servir de sede para os tratamentos dos dependentes. Para reerguer a construo e coloc-la em condies de uso, foi preciso muito trabalho braal. Todos os sbados, eu, minha esposa e outros casais passvamos o dia capinando o mato que rodeava a casa, pintando as paredes descascadas, lavando o cho, recuperando os mveis e plantan-

Unidade masculina do projeto

do rvores, lembra Carmo. As casinhas dos antigos colonos da fazenda foram reformadas e transformadas em alojamentos. At uma capela foi construda com as doaes. Alis, esse o papel do nosso propagandista: conseguir doaes. Ele conta que, hoje, o trabalho na fazenda feito pelos internos e ex-dependentes que continuam ajudando. Mas a busca por doaes cabe a ele. Futebol o passatempo predileto de Carmo. Por isso, ele uniu o til ao agradvel com brilhantismo, envolvendo at mesmo o rei dos gramados. Em julho, o time master do Santos jogou contra o time Mikail Kabelo e a renda foi revertida ao Projeto Fnix. Nesse evento, foram leiloadas quatro camisas autografadas pelo Pel, que consegui por meio de um amigo prximo dele, conta, orgulhoso. Iniciativas como essa foram criadas por ele para prestar servio sociedade, pois acredita que somos parte dela e no podemos viver sem olhar a nossa volta, diz. Comparo meu trabalho como propagandista ao meu voluntariado, no sentido de que no Projeto Fnix tentamos recuperar vidas que pareciam perdidas e na Biolab todo o esforo para que a qualidade de vida seja preservada, conclui.

Atualmente, 1.180 colaboradores da companhia j aderiram ao BIOLABREV. Segundo Monique Queiroz, Analista de Adminis trao de Pessoal, todos os meses o RH realiza aes referentes ao

hiStRiaS quE Do No SaC

Road Show de xefo ultrapassa fronteiras no Brasil


o SAC aos prantos, alegando que tinha um cabelo lindo, porm agora ele no tinha mais a cor original. O choro compulsivo dela, a princpio, comoveu a equipe de atendimento, mas passado o impacto da reao exagerada da moa foi difcil no se lembrar do caso com algum alvio. Se todas as consultas ao SAC fossem por motivos parecidos... A ideia simples, porm fundamental para reforar nossa promoo mdica: apresentar o produto com profundidade a pequenos grupos de mdicos de influncia em diversas cidades brasileiras. Os Road Shows do anti-inflamatrio Xefo, criados em 2011 em parceria entre o Marketing da Unidade Orto/Reuma e a Gerncia de Relaes Mdicas e Eventos, j so uma realidade. So Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre foram as primeiras cidades a receber a ao. Cada Road Show rene cerca de 50 mdicos por encontro, indicados pela Fora de Vendas. O ltimo aconteceu em abril, no Guaruj (SP), no XVI Curso de Reciclagem do CERIR (Centro de Estudos de Reciclagem e Investigao em Reumatologia). Os encontros incluram palestrantes regionais e o Dr. Wilfried Elias, palestrante internacional com larga experincia e conhecimento sobre o produto. O Departamento de Marketing, composto por Ricardo Marques, Natlia Silva e Carolina Maldonado, avalia que esses eventos ajudam a consolidar os diferenciais e a inovao de Xefo. Nos Roads Shows, mostramos que Xefo a evoluo dos oxicams, porque proporciona potente ao analgsica e anti-inflamatria com melhor perfil de tolerabilidade. Xefo est se destacando por ser uma opo moderna e inovadora no tratamento da dor e da inflamao.

Cabelos brancos indesejveis, motivo de tristeza


Qual mulher no se preocupa quando encontra o primeiro fio de cabelo branco? Mesmo fazendo parte do processo natural da vida, o aparecimento de cabelos brancos ou sua queda nem sempre bem-vinda, especialmente no caso feminino. Pensando nisso, a Biolab trouxe para o Brasil o inovador Pantogar, medicamento indicado para o fortalecimento e sade dos cabelos e unhas. Ao verificar que alguns fios brancos comearam a aparecer em sua vasta cabeleira, uma jovem de aproximadamente 20 anos iniciou o uso de Pantogar. Tudo ia bem at a moa perceber que os fios esbranquiados no voltaram por completo exata colorao original. Desolada, a consumidora entrou em contato com

Dr. Wilfred Elias, palestrante internacional


12 13

a BiolaB EStava l

DE MoS DaDaS

o maior programa de educao mdica continuada


da indstria farmacutica brasileira comea a repercutir no pas
Lanada em maro, a segunda edio do PEMC Programa de Educao Mdica Continuada - cumpre sua funo de promover a interao entre colegas de vrias especialidades com debates de alto nvel em diversas localidades do pas. Em 2010, o programa foi direcionado Cardiologia. Agora, alm desta especialidade, tambm atua na Ginecologia e Dermatologia, devendo promover 1.247 eventos at o final de 2011, impactando 27 mil mdicos. O lanamento do programa foi o pontap inicial para uma srie de debates que j aconteceram em capitais e grandes cidades brasileiras. Com foco na Nanotecnologia, a rea de Dermatologia reuniu mais de 200 mdicos em Santos, Piracicaba, Sorocaba, Santo Andr (SP), Goinia (GO), Belo Horizonte (MG), Londrina (PR), Natal (RN), Caxias do Sul (RS), Recife (PE) e Joo Pessoa (PB). Anderson Alberto, Gerente Nacional de Vendas da Unidade, diz que a proposta atingir 520 dermatologistas at setembro. Para isso, j esto previstos encontros em Vitria (ES), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA), Belm (PA), Joinville (SC), Campo Grande (MS), Cuiab (MT) e Manaus (AM), entre outras cidades. Anderson diz que um dos objetivos do PEMC mudar a forma como o mdico encara a Nanotecnologia e superar alguns preconceitos. Ao fim de cada encontro, sinto que contribumos para o aprimoramento do conhecimento da classe mdica em relao ao tema, confessa, satisfeito. A Unidade Cardiovascular preparou dois programas para promover debates especficos: o Hiper Brasil, sobre hipertenso, direcionado a 2.246 mdicos; e o Lip Brasil, sobre dislipidemia, para 193 endocrinologistas. Para Ricardo Ivo, Gerente Nacional de Vendas da Unidade, o PEMC estreita o relacionamento da Biolab com a classe mdica. Desde o incio do programa, 150 encontros j foram realizados contemplando todas as capitais do Brasil, com foco maior em So Paulo e Rio de Janeiro, reunindo em mdia 15 participantes cada. Com previso para concluir os encontros em setembro, a Unidade Especialidades j realizou 112 dos 240 eventos previstos, reunindo 2.808 ginecologistas para debater sobre osteoporose, climatrio, emese gravdica e queda de cabelos. Para Carlos Jos dos Santos, Gerente Nacional da Unidade, o evento proporciona a interao entre o palestrante e os convidados, estimulando a troca de experincias. Os elogios no demoraram a chegar. Visitei alguns ginecologistas e ouvi comentrios positivos sobre a elaborao do contedo programtico, palestrantes com nvel elevado de conhecimentos e, principalmente, relatos de experincias prticas e opes atualizadas de tratamentos. Na opinio de Carlos, a Biolab est contribuindo para suprir a necessidade de muitos mdicos que, devido s inmeras atividades de rotina, tm pouco tempo para se atualizar, alm do alto custo que isso gera. O conforto em receber as informaes e o convvio social promovido talvez sejam o que solidificam o programa, assinala.

Biolab e Pague Menos | parceria de sucesso


Qual o segredo para uma parceria dar certo? Como fazer as vendas quintuplicarem em apenas dois anos? Essas perguntas podem franzir testas e torcer narizes, mas para Adriano Caldas, Gerente Nacional de Vendas, as respostas esto na ponta da lngua. Atribumos esse sucesso ao relacionamento comercial estabelecido, ao perfil familiar e ao esprito empreendedor presente nas duas empresas, que tm objetivos claros e bem definidos, pontua. Ele se refere parceria com a rede de farmcias cearense Pague Menos, hoje a maior do Brasil em abrangncia e o principal cliente de varejo da Biolab. Parceiros desde 1997, a virada comercial veio em 2008/2009, quando o modelo de trabalho mudou e a venda para a Pague Menos passou a ser direta. A partir da, os resultados comearam a evoluir de forma significativa, diz Adriano, que acredita ser extremamente importante o trabalho prximo ao varejo. Antes da mudana, a Pague Menos comercializava 30 mil unidades mensais dos produtos da Biolab. Somente em maio de 2011, foram 150 mil unidades comercializadas. A rede trabalha com 100% do portflio da empresa, com destaque para a Linha Aradois nosso campeo de vendas. O crescimento da Pague Menos, no apenas em faturamento, mas tambm em nmero de lojas, um dos fatores que contriburam para o sucesso. Integrante do grupo de 27 redes que formam a Abrafarma, a rede a n. 1 em faturamento para a Biolab. A Diretora Comercial e de Marketing da Pague Menos, Patriciana Rodrigues, conta que, no ltimo ano, as vendas de produtos Biolab cresceram 40%, fazendo do laboratrio um dos principais e mais valiosos parceiros da rede. A credibilidade da Biolab, o trabalho da equipe geradora de negcios e o relacionamento entre os gestores e a rea comercial proporcionaram o crescimento contnuo e alguns diferenciais de negcios, como a facilidade de colocao de lanamentos e melhor distribuio do mix de produtos nas filiais da rede, hoje presente em todos os estados brasileiros no total so mais de 500 lojas. A Pague Menos credita grande parte do seu sucesso a fornecedores como a Biolab, que se empenha e se destaca na gerao de novos negcios, contribuindo diretamente para nosso crescimento, refora Patriciana. Para Maria Elisa Veiga, Gerente de Contas responsvel pelo atendimento Pague Menos, a parceria fundamental para que a Biolab leve seus produtos a todo o pas. Tenho orgulho em atender a maior rede de farmcias do Brasil, trabalhar com pessoas comprometidas e obter eficcia nas negociaes e sucesso para ambas as partes, assinala.

CoMPRoMiSSo BiolaB

homem x Natureza nessa relao, todos podem sair ganhando


Sabe aquela histria de que, nos tempos de hoje, o homem o maior inimigo da natureza? Infelizmente alguns desastres ambientais ocorridos recentemente comprovam essa tese. A pergunta : e se tivssemos em nossas mos alguma ferramenta que pudesse ajudar a mudar esse quadro? Seramos capazes de nos comprometer com a causa e levar adiante uma nova forma de vida? Afinal, o volume de lixo que produzimos, por exemplo, excessivo e vem aumentando progressivamente nos ltimos anos. Por isso, tornouse uma questo que ultrapassa a capacidade dos rgos governamentais e precisa da participao da sociedade para sua soluo. A boa notcia que ns temos uma ferramenta que pode ajudar no combate a esse problema: a coleta seletiva de materiais e a reciclagem deles. O lixo um dos mais graves problemas ambientais da atualidade porque sua destinao, na maioria dos casos incorreta, fazendo com que seja responsvel pelo aparecimento de ratos e baratas, pela proliferao de doenas e contaminao do solo, da gua e do ar. Ao participarmos de aes como essas, contribumos para a reduo da poluio causada pelo lixo e ajudamos na economia de recursos naturais - como matrias primas, gua e energia. Voc j deve ter visto uma camisa feita de garrafas pets ou um bloquinho de anotaes feito com papel reciclado, certo? Se existe ento uma ferramenta que pode mudar este cenrio, que tal us-la no dia a dia? O Departamento de Meio Ambiente e Segurana do Trabalho (DMAS) criou o programa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo com o objetivo de incentivar os colaboradores a separar corretamente os resduos que geram em seu local de trabalho. At a equipe de limpeza entrou na onda e recebeu treinamentos. O programa j est em prtica em todas as unidades da Biolab. Emerson Zago, Coordenador do DMAS, conta que, alm das caixas coletoras em pontos de grande circulao, foram distribudas caixas menores, para que cada colaborador separe seu prprio lixo dirio. Afinal, como diz uma das clebres frases de Madre Teresa de Calcut: Por vezes sentimos que aquilo que fazemos no seno uma gota de gua no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. O sucesso desse programa depende da participao de todos. Se cada um fizer sua parte, o resultado significativo. Vamos juntos nessa? Dvidas ou sugestes, entrem em contato com Alexandra (tel: 3573-6520), do DMAS.

Nas fotos, momentos das reunies promovidas pelas Unidades Cardiovascular, Ginecologia e Dermatologia nos ltimos meses

14

15

NoSSa FoRa

Reunies de Plano de ao
preparam a Fora de vendas para os desafios do segundo semestre
A Fora de Vendas da Biolab conta atualmente com mil colaboradores, que percorrem hospitais, clnicas, consultrios e clientes de todo o Brasil com a misso de apresentar produtos, destacar os diferenciais e estimular a prescrio e a venda. Trata-se de um trabalho que deve ser monitorado e atualizado constantemente para no perder a eficcia. Por isso, a cada trs meses o Departamento de Treinamento Comercial, liderado por Mximo Maia e que conta com Alexandra Chade, Camila Magalhes, rica Soares, Sheyla Coelho e Narciso Boccia, organiza as chamadas Reunies de Plano de Ao. De cunho estratgico, esses encontros renem a Fora de Vendas para apresentar resultados e estabelecer metas futuras. Mudanas nas campanhas promocionais de Marketing e treinamentos tericos e prticos com foco nas equipes e de acordo com a necessidade de cada produto tambm so realizadas. As reunies servem para atualizar o representante tanto estratgica como tecnicamente, preparando-o para enfrentar um mercado altamente competitivo e ajud-lo a alcanar melhores resultados em prescries e vendas, diz Narciso Boccia, Gerente de Treinamento Comercial. As reunies ocorreram em junho, simultaneamente em diversas cidades, com os representantes separados por Unidades de Negcios em suas regionais. Juntaram-se a eles os Gerentes Distritais (GD), gerentes e analistas de Marketing, Diretoria Mdica e convidados de departamentos com atuao relacionada. O formato e o contedo so preparados de acordo com a necessidade de cada produto, o momento vivido pela unidade ou um projeto especfico. Normalmente, so realizadas aulas mdicas sobre os novos produtos com reforo cientfico, junto a apresentaes comentadas do material promocional, estratgias e simulaes de propaganda com o mdico, explica Alexandra Chade, Gerente de Treinamento Comercial. A finalidade diferenciar os nossos representantes da concorrncia, fazendo com que sua abordagem junto aos mdicos seja baseada em evidncias cientficas e muita simpatia. Mximo Maia conta que, para garantir a conquista dos resultados necessrios, preciso enfatizar as principais estratgias dos produtos e treinar o conhecimento tcnico e habilidades individuais da Fora de Vendas. Buscamos conscientizar os nossos representantes da importncia de cumprirem o seu papel com empenho, paixo e comprometimento, destaca. Reunir fisicamente toda a Fora de Vendas demonstra simbolicamente a unio de foras que atuam alinhadas, mesmo que trabalhando distncia, completa.

16

17

hotEl MaRquES Plaza

aNtENaDo

Nova contratao no Hotel Marques Plaza


eleva ainda mais a qualidade nos servios prestados e refora a equipe recm reestruturada

Reciclagem o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria prima para um novo produto. Suas principais vantagens so a menor utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis, e a reduo da quantidade de resduos que necessitam de tratamento final, como aterramento ou incinerao. Certamente voc j ouviu falar de camisetas feitas de garrafas pet, bloquinhos de anotao de papel reciclado ou embalagens de papel jornal. Mas e calcinhas feitas com latinhas de aluminio? Puff feito de garrafa pet? Sacolinha de supermercado base de saco de farinha? A criatividade e a originalidade so os itens mais importantes na hora de reaproveitar material reciclado. Nos Estados Unidos, uma jovem de 16 anos estava na reta final dos estudos no Ensino Mdio e resolveu ser a estilista de seu vestido da festa de formatura. Um ano antes, ela fizera um vestido com 60 embalagens de salgadinhos. Assim, a nova empreitada seria moleza. Cem horas de trabalho manual e 365 metros de fita rosa deram forma pea totalmente personalizada na foto. Alm desses itens, o que mais ela precisou para a produo?

Trabalho com foco na oferta de servio com mais qualidade. Foi com base neste objetivo que a equipe de Eventos do Hotel Marques Plaza ganhou uma leve e importante repagi nada. Percebemos a necessidade de uma reestruturao na equipe para que pudssemos orientar nossas energias para a realizao de um trabalho que permita oferecermos nossos ser vios com mais qualidade e mostrar ao cliente o custo benefcio de nosso hotel, explicou Adolfo Hori, Gerente Geral. A reestruturao contou com a chegada de Telma Sueli da Fonseca, que assumiu a gerncia de Eventos & Comunicao, e na promoo de Leandro dos Santos Silva, que antes era auxiliar de garom no Restaurante Lugano e agora faz parte da equipe como garom de eventos. Liderado por Telma, o time composto por dois auxiliares de eventos (Renata Ramos Baldim e Vanessa Paiva Carneiro Dias) e dois garons (Leandro e Gilberto Pereira Martins). Com as modificaes, as atividades passaram por pequenos ajustes, como as negociaes, que agora so acompanha das mais de perto pelos gerentes. Resultado desse empenho na aproximao do cliente a pesquisa de satisfao, que j trouxe muitos elogios e agradecimentos. Adolfo Hori afirma que o aumento da demanda j perceptvel. Quando os clientes entram em contato conosco e solicitam locao para eventos com poucos dias de antecedncia, no conseguem mais salas disponveis, comemora. Recentemente, o Marques Plaza foi destaque em uma das publicaes empre sariais mais renomadas da regio, a Associao do Comrcio e Indstria de Pouso Alegre (ACIPA). De acordo com a reporta gem, 80% dos clientes do hotel que procuram o Marques Plaza so empresas em busca de espaos para realizao de eventos.

A. 200 GARRAFAS PETS B. 10 KGS DE TECIDO RECICLVEL C. 4.000 ARGOLINHAS DE LATINHA DE ALUMNIO D. 50 KGS DE PAPEL JORNAL TINGIDO

Para participar, encaminhe sua resposta Administrao de Pessoal de sua Unidade ou ao seu Gerente Regional. Os sorteios, entre os que responderem corretamente, acontecero no dia 26 de agosto. Participe e concorra a prmios.

Alm desses tens, o que ela precisou para a produo? 200 garrafas Pets 10 kgs de tecido reciclvel
Nome: Fone:

4.000 argolinhas de latinha de alumnio 50 kgs de papel jornal tingido


Unidade:

18

VOC SABIA?

Todas as Unidades da Biolab contam com pontos de coleta de papel para reciclagem. Informese e participe! Juntos, fazemos um mundo mais verde!

You might also like