You are on page 1of 14

Lei 12.

305/2010 - PNRS

So Paulo, 30 de Agosto de 2010

PNRS
Histrico:
1989: Senado Federal (PLS 354/89) 2006: Aprovao do substitutivo em Comisso Especial (Dep. Ivo Jos) 2007: Apresentao de Proposta do Executivo (PL 1997/2007) 2008: Criao do GT Dep. Arnaldo Jardim 2010: Aprovao do texto no Congresso e Sano Presidencial

PNRS e sua Regulamentao Princpios:


Poluidor-pagador e protetor-recebedor; Cooperao entre as diferentes esferas do Poder pblico, o setor empresarial e outros segmentos da sociedade; O respeito as diversidades regionais e locais; Controle social e o direito informao; Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; A razoabilidade e a proporcionalidade.

PNRS e sua Regulamentao Objetivos:


A no-gerao, reduo, reutilizao, reciclagem, tratamento e disposio final de resduos slidos; Gesto integrada dos resduos slidos; Incentivo indstria de reciclagem; Articulao entre o Poder Pblico e com o setor empresarial para cooperao tcnica-financeira; Prioridade nas compras pblicas de materiais reciclveis ou contendo reciclados; Integrao dos catadores nas aes que envolvam a responsabilidade compartilhada.

PNRS e sua Regulamentao Instrumentos:


Os planos de resduos slidos; A coleta seletiva; A Logstica reversa; Os acordos setoriais; A educao ambiental; Os incentivos fiscais, financeiros e creditcios; Os sistemas de informaes ambientais (SINIR, SINISA, SINIMA, CTF) Licenciamento ambiental.

PNRS e sua Regulamentao

Classificao:
Quanto origem
Domiciliares Urbanos Comerciais (PG) Saneamento bsico Industriais (PG) Servios de sade (PG) - Limpeza urbana - Construo civil (PG) - Agrossilvopastoril (*) - Transporte (PG) - Minerao (PG)

PNRS e sua Regulamentao

Classificao:
Quanto periculosidade
Perigosos; No-perigosos;

PNRS e sua Regulamentao

Planos de Resduos:
Plano Nacional; Planos Estaduais; Planos Microrregionais e metropolitanos; Planos intermunicipais e municipais;e Planos de gerenciamento.

PNRS e sua Regulamentao


Planos de Gerenciamento de Resduos: Descrio e diagnstico; Aes preventivas e corretivas; Metas e procedimentos para minimizao, reutilizao e reciclagem; Aes existentes na logstica reversa e no saneamento de passivos ambientais; Deve observar os Planos municipais; Integrado ao licenciamento ambiental Planos simplificados para micro e pequenas empresas.

PNRS e sua Regulamentao


Responsabilidade Compartilhada:
Poder Pblico: Organizar e prestar direta e indiretamente os servios de coleta e destinao final de resduos slidos urbanos; Consumidor: disponibilizar ou devolver seus resduos gerados para coleta

PNRS e sua Regulamentao


Responsabilidade Compartilhada:

Fabricantes, Importadores, Distribuidores e Comerciantes:


Investir no desenvolvimento, fabricao e comercializao de produtos aptos reutilizao e reciclagem; gerem a menor quantidade de resduos possvel; Informaes sobre formas para evitar a gerao e promover a reciclagem; Recolhimento de produtos e embalagens sujeitos LR

PNRS e sua Regulamentao


Responsabilidade Compartilhada:
Consumidores: efetuar a devoluo de produtos e embalagens sujeitos logstica reversa aos comerciantes e distribuidores; Comerciantes e Distribuidores: efetuar a devoluo dos produtos e embalagens entregues pelos consumidores; Fabricante e Importador: dar destinao ambientalmente adequada aos produtos e embalagens devolvidos pelos comerciantes e distribuidores.

PNRS e sua Regulamentao


Outros Pontos Importantes:
As polticas estaduais e municipais de resduos slidos devem ser compatibilizadas com a PNRS; O Poder Pblico ser remunerado por atividades de gesto de resduos cuja responsabilidades sejam de terceiros; Operadores de resduos perigosos devem elaborar planos especficos; Proibio da importao de resduos slidos e rejeitos.

Esquema de funcionamento

DISPOSIES GERAIS

DO OBJETO E CAMPO DE APLICAO DEFINIES

DA POLTICA NACIONAL DE RESDUOS SLIDOS

DISPOSIES GERAIS PRINCPIOS E OBJETIVOS INSTRUMENTOS CLASSIFICAO: - ORIGEM - PERICULOSIDADE NACIONAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E EMPRESARIAL

DAS DIRETRIZES APLICVEIS AOS RESDUOS SLIDOS

I - DISPOSIES PRELIMINARES II DOS PLANOS DE RESDUOS SLIDOS

VII - INSTRUMENTOS. ECONMICOS

III RESPONSABILIDADES DOS GERADORES E DO PODER PBLICO DISPOSIES GERAIS


AGROTXICOS PILHAS E BATERIAS LMPADAS PNEUS ELETROELETRNICOS

VIII - PROIBIES

DISPOSIES FINAIS

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

VI - DOS RESDUOS PERIGOSOS

You might also like